• Nenhum resultado encontrado

MA.RH.001 UNIDADES DE APLICAÇÃO: SETOR(ES) DE APLICAÇÃO:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MA.RH.001 UNIDADES DE APLICAÇÃO: SETOR(ES) DE APLICAÇÃO:"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

1. OBJETIVO

Definir o processo de Recursos Humanos do Grupo Instituto do Rim do Paraná.

Assegurando que as contratações, negociações de relações humanas, proporcionando condições seguras de trabalho, estejam em conformidade como os requisitos específicos.

2. APLICAÇÃO

Este procedimento aplica-se tal regulamento a todos os colaboradores, cujo vínculo empregatício é regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas, aos terceiros e por prestação de serviços.

3. DEFINIÇÕES

MTE – Ministério do Trabalho e Emprego;

CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social;

ASO – Atestado de Saúde Ocupacional;

CEF – Caixa Econômica Federal;

FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço;

GRRF – Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS;

CNAE – Classificação nacional de Atividade Econômica;

CCT – Convenção coletiva do Trabalho;

ACT – Acordo Coletivo do Trabalho;

BNE – Banco Nacional de Empregos;

COREN – Conselho Regional de Enfermagem.

4. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Convenção Coletiva de Trabalho;

CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas;

Constituição Federal/88;

Requisito 6.2 Recursos Humanos da norma ISO 9001:2008.

(2)

5. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

5.1. Admissão de Colaboradores 5.1.1. Da contratação

A contratação de novos colaboradores é feita através do preenchimento do FO.RH.008 - Requisição de Pessoal - BA, o mesmo deverá ser encaminhado a Coordenadora.

O preenchimento do formulário deve ser feito pelo responsável pelo setor que deverá anotar no campo específico do formulário se é substituição ou aumento de quadro.

A Coordenadora de Recursos Humanos irá avaliar o formulário e identificar se é uma nova contratação ou substituição. Se for uma nova contratação o formulário deverá ser encaminhado ao Superintendente Corporativo para a aprovação. Se for substituição, a Coordenadora de Recursos Humanos deverá buscar junto ao banco de talentos o novo colaborador, e caso não tenha o candidato adequado ao perfil solicitado, fazer a busca de currículos e dar andamento a novo processo se recrutamento e seleção para o preenchimento da vaga.

Da aprovação do Superintendente Corporativo para a contratação ou da substituição do colaborador, a Coordenadora de Recursos Humanos, deverá consultar o formulário FO.RH.005 - Descrição de Cargos, no que descreve os requisitos base, para a contratação de novos colaboradores e buscará no Banco de Talentos da Empresa o colaborador com o perfil adequado para a vaga. Caso não havendo, buscará novos candidatos junto ao BNE, COREN, anuncio da vaga em jornal ou rádio. Dará inicio ao processo seletivo ligando e agendando horário com os candidatos para realização de testes de perfil comportamental e especifico da área e entrevistas junto com a chefia solicitante.

(3)

Caso o candidato não atenda os requisitos básicos do formulário FO.RH.005, o mesmo poderá ser aprovado através de provas de conhecimento especifico, submetendo-o a treinamentos internos e externos ou da comprovação da experiência profissional.

Após a contratação do colaborador, o mesmo deverá ser submetido à integração conforme IT.RH.002 - Integração e Admissão de Novos Colaboradores.

5.2. Contrato de Trabalho

É o instrumento particular pelo qual o Grupo Instituto do Rim do Paraná e o colaborador celebram o Contrato Individual de Trabalho ou de Prestação de Serviços. Este contrato poderá ser de dois tipos:

5.2.1. Contrato de trabalho com vínculo empregatício

Ocorre quando a relação de emprego (vínculo empregatício) e o registro do empregado se faz obrigatório, ou seja, contrata-se uma pessoa para cumprir ordens, para executar tarefas que você lhe atribui, instruindo a forma de realizá-las, exigindo cumprimento de horários e seu comparecimento continuamente no local de trabalho, mediante o pagamento denominado salário.

Estabelece-se uma autêntica relação vivenciada por empregador/empregado, em que um manda e o outro executa as ordens, estando presentes os seguintes elementos:

subordinação, horário de trabalho, habitualidade, pessoalidade e salário.

5.2.1. Contrato de trabalho por prazo indeterminado:

O contrato de trabalho por prazo indeterminado prevê o dia do início em que o empregado começa a trabalhar, mas não o prazo ou qualquer condição que determinará o seu término. Nas carteiras de trabalho (CTPS) costuma-se preencher dia, mês e ano do início do trabalho, ficando em branco o campo onde consta a data de término. O período de avaliação (período de experiência) para contratados do Grupo Instituto do Rim do Paraná será de 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30 dias.

(4)

5.2.2. Contrato de trabalho por prazo determinado:

Este contrato prevê o dia do início em que o empregado começa a trabalhar e o prazo de término de contrato. Nas carteiras de trabalho (CTPS) costuma-se preencher dia, mês e ano, tanto do início das atividades quanto do tempo de duração das atividades. O período máximo para este contrato é de 2 (dois) anos.

5.3. Registro de Trabalho

O registro dos colaboradores do Grupo Instituto do Rim do Paraná será realizado no módulo “Admissão de colaboradores” do sistema Cordilheira – Departamento Pessoal da empresa de contabilidade MAB, onde devem ser preenchidas todas as informações relacionadas ao colaborador e características de sua função.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social deverá ser anotada com identificação completa da empresa, do empregado e do período a que se refere.

Quaisquer anotações que tiverem que ser registradas, deverá constar tanto no Livro de Registros quanto na Carteira de Trabalho e Previdência Social.

5.4. Anotações da função na carteira profissional

O Grupo Instituto do Rim do Paraná anotará na Carteira de Trabalho e Previdência Social de seus colaboradores suas corretas funções de acordo com a legislação e técnicas em vigor.

O Grupo Instituto do Rim do Paraná anotará as alterações de salário por ocasião da data-base, na rescisão do contrato de trabalho e quando solicitado pelo empregado.

5.5. Avaliação de Desempenho do Período de Experiência

A prorrogação ou não do Contrato de Experiência deverá ser decisão da gerência do colaborador.

(5)

O Setor de RH deverá emitir o IT.RH.003 - Avaliação de Período de Experiência com 05 (dias) dias que antecedem o término dos 30 dias, 60 dias ou término do contrato de trabalho por prazo determinado, determinando a data de devolução da avaliação.

Cabe a gerência avaliar o colaborador, devolvendo o formulário devidamente preenchido e assinado na data pré-fixada pelo RH, para que ocorra em tempo hábil a rescisão do contrato caso necessário, ficando, portanto, a critério da área a prorrogação ou não do contrato do período de experiência ou a efetivação do colaborador.

5.6. Acompanhamento Funcional

Preencher Ficha Funcional FO.RH.003 - Ficha de Avaliação Funcional. Esta Ficha acompanhará todos os colaboradores no decorrer do ano.

5.6. Desligamento

Quando do desligamento do colaborador por iniciativa do Grupo Instituto do Rim do Paraná, o mesmo deverá receber o comunicado de sua dispensa seja por justa causa ou sem justa causa pelo RH.

Quando a demissão ocorrer sem justa causa antes do final do período previsto de experiência, o Grupo Instituto do Rim do Paraná deverá pagar metade daquilo que o trabalhador receberia até o final do contrato de experiência.

Nota: após ultrapassar o período de experiência, o colaborador é efetivado automaticamente, adquirindo todos os seus direitos.

Na demissão do colaborador, o setor de Recursos Humanos deverá:

Encaminhá-lo ao exame médico demissional (após três meses de empresa) e marcar a data para a rescisão;

Na data prevista da rescisão, deverá ser dada a baixa na Carteira de Trabalho do colaborador desligado;

(6)

Deverá se emitido recibo de rescisão e comprovante de pagamento das verbas rescisórias;

Deverá ser entregue seu formulário de Perfil Profissiográfico Profissional;

Deverá ser fornecido os formulários de seguro desemprego e FGTS quando ocorrer do colaborador ser demitido sem justa causa.

5.7. Entrevista de Desligamento

A entrevista de desligamento é um complemento de informação para a gestão do Grupo Instituto do Rim do Paraná, pois acreditamos que por parte de quem foi desligado é comum haver uma visão clara dos pontos fortes e fracos da organização. Como o colaborador já tem em mente ir-se embora, possui uma idéia descomprometida da empresa, que transmitirá mais facilmente.

Podemos também através da entrevista de desligamento redefinir o perfil ideal da pessoa para o cargo.

A entrevista de desligamento deverá ser aplicada pela Coordenação de Recursos Humanos através do formulário R.H FO.RH.009 - Entrevista de Desligamento. Não é aconselhável que a própria chefia o faça, para que o entrevistado sinta-se mais livre em seus comentários.

Com a aplicação do questionário, busca-se apurar:

a) o real motivo de saída do colaborador;

b) as oportunidades oferecidas ao colaborador da nossa organização (quando demissionário);

c) as condições de trabalho;

d) o relacionamento inter-pessoal;

e) o relacionamento com chefia;

f) problemas dentro da organização;

g) os pontos fortes e os pontos fracos da organização.

(7)

Após a entrevista o RH deverá enviar o formulário devidamente assinado à gerência do Deptº do entrevistado para o seu conhecimento e parecer.

A Gerência do entrevistado deverá assinar à entrevista de desligamento.

O QUESTIONÁRIO DEVERÁ RETORNAR DENTRO DE CINCO DIAS AO RH, PARA SER ARQUIVADO EM UMA PASTA ESPECÍFICA.

Obs.: A gerência deverá ser conscientizada caso o demitido ou demissionário se negue a passar pela entrevista de desligamento. O RH deverá preencher os dados pessoais do ex-colaborador no questionário e observar o desinteresse do mesmo em participar da entrevista.

5.8. Pagamento das verbas rescisórias

Quando na ocorrência de rescisão de contrato de trabalho, não forem pagas as verbas decorrentes da rescisão a partir do dia legalmente exigível, a empresa incorrerá em multa equivalente a 01 (um) dia de trabalho, como se o empregado estivesse trabalhando. Esta multa se reverte a favor do empregado e incide por dia de atraso. O valor desta multa não será computado para efeito de 13º salário, férias e quaisquer outras verbas rescisórias.

No caso de alegação de cometimento de falta grave, ensejadora de justa causa, incluem-se na obrigatoriedade estabelecida apenas as verbas tidas como incontroversas (salário, férias vencidas, etc.).

5.9. Aviso Prévio

O aviso prévio será comunicado, obrigatoriamente, por escrito, contra recibo do Grupo Instituto do Rim do Paraná, esclarecendo se será trabalhado ou indenizado, devendo

(8)

neste último caso ser efetuado o pagamento das verbas rescisórias em até 10 (dez) dias.

Conforme CCT quando o colaborador é dispensado sem justa causa e a empresa solicitar que o mesmo cumpra o aviso prévio, este será de 15 (quinze) dias.

5.10. Férias Proporcionais

Os colaboradores com menos de 12 (doze) meses de contrato de trabalho que rescindirem por demissão espontânea o pacto laboral, farão jus ao recebimento de férias proporcionais assim como o abono de 1/3 (um terço) proporcional.

5.11. Multa do F.G.T.S.

Quando da rescisão do contrato de trabalho, deve-se observar o disposto no artigo 18, parágrafo 10 da Lei n0 8.036/90, no que diz respeito à multa de 40% (quarenta por cento) ser incidente sobre o montante de todos os depósitos realizados na conta vinculada do empregado, durante a vigência do contrato de trabalho, atualizados monetariamente e acrescidos dos respectivos juros, mesmo em tendo ocorrido saque para aquisição/amortização de casa própria.

5.12. Controle de Freqüência

O colaborador deverá cumprir os horários de entrada e saída dos serviços, bem como intervalos para as refeições, registrando através do REP (Registrador Eletrônico de Ponto), exceto cargos de confiança.

A jornada de trabalho no Grupo Instituto do Rim do Paraná deverá ser:

5.12.1. Setor Administrativo De 9 horas sendo:

(9)

a. De segunda à quinta-feira: das 07h30min às 17h30min;

b. Sexta-feira: das 07h30min às 16h30min

c. Horário de almoço: das 12h00min às 13h00min;

5.12.2. Recepções Hemodiálise:

De 9 horas sendo:

a. De segunda a sexta-feira: das 06h00min as 15h00min; Sábados conforme escala de revezamento;

b. Horário de almoço: 11h00min as 12h00min;

c. De segunda à sexta-feira: das 08h00min às 17h00min; Sábados conforme escala de revezamento;

d. Horário de almoço: das 12h00min às 13h00min;

e. Segunda a sexta-feira: das 12h00min as 21h00min; Sábados conforme escala de revezamento;

f. Horário de janta: 16h00min as 17h00min

5.12.3. Almoxarifado:

a. Segunda a sexta-feira: das 08h00min as 17h00min; Sábado 08h00min as 12h00min;

b. Horário de Almoço: 12h00min as 13h00min.

5.12.4. Higienização:

Jornada 12hx36h

a. Segunda a sábado: das 09h às 21h;

b. Horário de almoço: 12h às 13h;

Jornada de 6h diárias:

a. Segunda a sábado: das 06h às 12h com 15min de intervalo.

5.12.5. Sala de Hemodiálise:

a. 1º turno: 05h30min às 11h30min com 15min de intervalo;

(10)

b. 2º turno: 10h00min as 16h00 com 15min de intervalo;

c. 3º turno: 15h00min as 21h00min com 15min de intervalo.

5.12.6. Reuso Jornada 12hx36h

c. Segunda a sábado: das 09h às 21h;

d. Horário de almoço: 12h às 13h;

5.12.7. Recepção Consultórios:

9 horas sendo:

a. Segunda a sexta: das 07h30min às 17h30min;

b. Horário de Almoço: 11h30min às 12h30min;

c. Segunda a sexta: das 08h00min as 18h00min;

d. Horário de Almoço: 12h00min as 13h00min.

5.12.16. Do horário da alimentação

Caso o colaborador tenha compromissos durante este período o mesmo deverá comunicar verbalmente (com antecedência) a chefia sobre a sua necessidade, o colaborador deverá bater o ponto de saída para o intervalo e bater novamente somente quando retornar.

5.12.17. Horas extras

As horas extras serão remuneradas com os seguintes adicionais conforme CCT:

“O adicional de horas extraordinárias prestadas além das 44ª horas semanal será de 50% (cinquenta por cento) sobre a hora normal, considerando-se o divisor de 220 (duzentos e vinte) para as jornadas de 44 horas semanais. Nas hipóteses de jornada reduzida, ou seja, 36 horas semanais, o adicional de horas extras, prestadas até a 44ª., inclusive, será de 50% (cinquenta por cento), devendo ser considerado o divisor de 180 (cento e oitenta)”.

(11)

Parágrafo único: As horas prestadas além da 50ª hora semanal serão remuneradas à ordem de 100%.

Na hipótese de prestação de jornada extraordinária em domingos, feriados ou dias já compensados, exceto quando concedida à folga compensatória, as horas trabalhadas estarão sujeitas ao adicional previsto neste capítulo, além do pagamento da jornada de folga.

Deverá ser observado pela empresa o limite máximo de que trata o artigo 59 da CLT.

O pagamento (ou desconto) das horas extras (ou horas de ausência) será feito respeitando o valor de salário do mês em que o pagamento (ou desconto) estiver sendo efetuado.

5.13. Faltas e Atrasos

a) A falta justificada com abono não deverá implicar no desconto do dia da falta, quer no desconto do Descanso Semanal Remunerado. Requer para tanto um comprovante legal: atestado médico, atestado militar, certidão de casamento, certidão de nascimento de filhos certidão de óbito de parentesco de primeiro grau.

b) A falta justificada sem abono, apesar de justificada implicará no desconto do dia da falta e do Descanso Semanal Remunerado conseqüentemente;

c) A falta injustificada implicará no desconto no dia da falta e do Descanso Semanal Remunerado;

d) O Controle de Freqüência será entregue ao colaborador para assinatura e correções no dia 16 de cada mês e deverá ser devolvido ao RH devidamente assinado pela gerência do colaborador e do colaborador, até o dia 20. O fechamento de cartão

(12)

ponto se dará do 16º dia do mês até 15º dia do mês posterior, para fins de apuração de horas extras, atrasos e ou faltas.

e) Após conferência, os dados fornecidos através do Controle de Freqüência serão repassados para a planilha de colaboradores em nosso banco de dados p/ a elaboração da Folha de Pagamento.

5.14. Benefícios

São todos os benefícios oferecidos pela organização.

5.14.1. Vale Transporte.

O vale transporte constitui um beneficio que a empresa deverá antecipar ao colaborador para a utilização efetiva em despesas de deslocamento residência- trabalho e vice-versa quando este deslocamento não é realizado pela empresa (meios de transporte). Este adicional deverá ser pago conforme IT.RH.007 - Benefícios Concedidos.

5.14.2. Alimentação

A partir da data de admissão o colaborador poderá optar pelo cartão Alimentação ou Refeição. Obs.: A Organização adota como critério: não descontar nenhum valor dos colaboradores referente a esse benefício.

Devido ao fornecimento do cartão Alimentação ou Refeição, o Grupo Instituto do Rim do Paraná se isenta do fornecimento de refeição local, entretanto permite ao colaborador que traga a sua própria refeição.

5.14.3. Convênio médico

O colaborador poderá solicitar o convênio médico após o vencimento do período de experiência de 60 dias. Irá coparticipar com 50% (cinquenta por cento) de sua mensalidade.

(13)

O convênio poderá ser estendido para dependentes diretos, tais como esposo, esposa e filhos e filhas mediante ao pagamento do valor total da mensalidade.

O valor do convênio médico assim como as coparticipações serão descontados mensalmente em folha de pagamento.

OBS.: no primeiro mês é descontado em folha de pagamento o valor da adesão mais mensalidade, tanto para o colaborador quanto para o(s) dependente(s).

O cadastro do colaborador para receber o cartão Alimentação ou Refeição deve ser efetuado conforme IT.RH.007 - Benefícios Concedidos.

5.14.4. Pagamento de salário

O pagamento de salário é efetuado até o 5o (quinto) dia útil de cada mês através de deposito bancário e em horário normal de trabalho nos termos da lei, através de comprovantes de pagamento (holerite), especificando o nome da empresa, o nome do colaborador, as parcelas pagas discriminadamente e, de igual modo, os descontos efetuados, inclusive o valor do recolhimento de FGTS.

5.14.5. Adicional de tempo de serviço

O adicional por tempo de serviço, será incidente sobre o salário base do empregado, na proporção de 3% (três por cento no terceiro ano de trabalho na mesma empresa, e, a partir do inicio de 01/05/1993, de 1% ao ano a partir do quarto ano de duração do contrato de trabalho, computado cada período a partir de 1976, quando foi concedido pela primeira vez o beneficio, limitado ao máximo de 15% (quinze por cento), respeitando o direito já adquirido.

5.14.6. Adicional insalubridade

Independente de perícia médica o adicional de insalubridade será pago conforme CCT: “Independente de perícia médica o adicional de insalubridade será pago na

(14)

forma da Portaria No. 3214/78 NR 15 Anexo 14, sobre o valor base de R$ 1.011,00 (um mil e onze reais) a partir de 01/05/2016”.

a. O valor a ser pago pelo Grupo Instituto do Rim do Paraná, é de 40% (quarenta por cento) para todos os colaboradores.

5.15. Tempo hábil

Caso os pagamentos da quitação sejam feitos em cheque, a Grupo Instituto do Rim do Paraná se compromete a efetuar o pagamento das rescisões/vales/pagamentos em tempo hábil, de forma a permitir que o colaborador venha a sacar o cheque no mesmo dia do respectivo pagamento.

5.16. Erros de folha de pagamento

No caso de ocorrência inequívoca de diferença de salário, em prejuízo do empregado, na folha de, a empresa se obriga a efetuar o pagamento da respectiva diferença no prazo de 05 (cinco) dias úteis, a partir da data de constatação da diferença.

No caso de ocorrência inequívoca de diferença de salário, em prejuízo do Grupo Instituto do Rim do Paraná, na folha de pagamento ou adiantamento, o empregado se obriga a efetuar a devolução da respectiva diferença, na próxima folha de pagamento.

5.17. Descontos de folha de pagamento

O Grupo Instituto do Rim do Paraná efetuará na folha de pagamento de seus colaboradores, conforme lei e demais descontos conforme autorização na adesão do plano.

5.18. Comunicação de Falta grave

Nos casos de faltas graves, chefias deverão proceder da seguinte maneira:

Passo 1 – Advertência verbal;

Passo 2 – Advertência por escrito;

(15)

Passo 3 – Demissão por justa causa.

Nos casos de rescisão de contrato de trabalho por justa causa, a Grupo Instituto do Rim do Paraná comunicará ao empregado, indicando por escrito contra recibo passado pelo empregado, a falta grave cometida pelo mesmo.

Havendo recusa do empregado em fornecer o recibo de comunicação, a Grupo Instituto do Rim do Paraná poderá supri-lo mediante a assinatura de duas testemunhas.

As medidas descritas anteriormente esta de acordo com o artigo 482 da CLT.

5.19. Início das férias

O início das férias dos colaboradores deverá ser preferencialmente nas segundas-feiras, exceto se o feriado cair neste dia, quando o início se dará no dia seguinte.

No caso de férias coletivas, os feriados que porventura recaiam no período de férias não serão considerados para efeito da contagem dos dias gozados, que serão considerados, para efeito de remuneração, como dias normais de trabalho.

5.20. Opção pelo período de férias

O empregado poderá manifestar sua opção, preferencial em relação ao período de férias individuais, quando da elaboração, pela empresa, da respectiva escala. A empresa, na medida de suas possibilidades, programará as férias de seus colaboradores segundo essa opção preferencial, permanecendo, entretanto, com as prerrogativas contidas no Art. 136 da CLT.

A solicitação de férias deve ser efetuada pelo FO.RH.007 - Solicitação de Férias – Programação.

5.21. Direito de férias

(16)

Todo empregado tem direito anualmente ao um período de férias sem prejuízo da remuneração.

Após cada período de 12 (doze) meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito de férias, na seguinte proporção:

30 (trinta) dias corridos, quando não houver faltado ao serviço mais de 5 (cinco) vezes;

24 (vinte e quatro) dias corridos, quando houver tido de 6 (seis) a 14 (quatorze) faltas;

18 (dezoito) dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e três) faltas;

12 (doze) dias corridos, quando houver tido de 24 (vinte e quatro) a 32 (trinta e duas) faltas.

Não terá direito a férias o empregado que, no curso do período aquisitivo:

a. Deixar o emprego e não for readmitida dentro dos 60 (sessenta) dias subsequentes a sua saída;

b. Permanecer em licença, com percepção de salários por mais de 30 (trinta) dias;

c. Deixar de trabalhar, com percepção do salário, por mais de 30 (trinta) dias, em virtude de paralisação parcial ou total dos serviços da Organização; e

d. Tiver percebido da Previdência Social prestações de acidente de trabalho ou de auxílio doença por mais de 6 (seis) meses, embora descontínuos;

10.22. Garantia de emprego após as férias

Conforme CCT no retorno das férias individuais, o colaborador do Grupo Instituto do Rim do Paraná terá seu emprego garantido pelo prazo de 30 (trinta) dias corridos.

5.24. AUSÊNCIAS LEGAIS

(17)

5.24.1. O Grupo Instituto do Rim do Paraná conforme CCT concedera ao colaborador, 03 (três) dias úteis de licença remunerada nos casos de casamento e 02 (dois) dias úteis nos casos de falecimento de pais, irmãos, cônjuge ou companheiro, filhos, inclusive adotivos e dependentes legais devidamente comprovados.

5.24.2. A empregada gestante fica assegurada a garantia no emprego na forma das disposições constitucionais, garantida em qualquer hipótese o período de 60 (sessenta) dias após o término da licença previdenciária

5.24.3. A critério da empregada, os dois intervalos de 30 minutos para amamentação durante a jornada de trabalho, que alude o artigo 396 da CLT, poderá ser concedido cumulativamente no início ou no término da jornada diária.

5.24.4. Para o ato de registro e acompanhamento do filho recém-nascido ou adotado legalmente será concedido ao empregado pai, licença remunerada de 05 (cinco) dias.

5.24.5. A licença maternidade será de 120 (cento e vinte) dias, na forma da legislação previdenciária e, nos casos de adoção conforme os artigos 392 e 392A da CLT, e seus parágrafos.

5.24.6. Até 2 (dois) dias consecutivos ou não, para o fim de se alistar eleitor, nos termos da lei respectiva;

5.24.7. No período de tempo em que tiver de cumprir as exigências do Serviço Militar referidas na letra c do art. 65 da Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964 (Lei do Serviço Militar).

5.24.8. Nos dias em que estiver comprovadamente realizando provas de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior.

(18)

5.24.9. Pelo tempo que se fizer necessário, quando tiver que comparecer a juízo.

5.24.10. Pelo tempo que se fizer necessário, quando, na qualidade de representante de entidade sindical, estiver participando de reunião oficial de organismo internacional do qual o Brasil seja membro.

5.24.11. No caso de ausência do empregado motivada pela necessidade de obtenção de documentos legais pessoais, mediante posterior comprovação, a falta não será considerada para efeito de descanso semanal remunerado, férias e 13º salário.

Não se aplicará este item quando o documento puder ser obtido em dia não útil.

5.25. CIPA (Comissão interna de Prevenção de Acidentes)

A eleição da CIPA deverá ser precedida de ampla divulgação interna, sendo convocada com antecedência de 60 (sessenta) dias do término de mandato, estabelecendo prazo desde a convocação até 10 (dez) dias antes do pleito para registro de candidatos, que no ato deverão receber comprovante de sua inscrição.

5.25.1. A eleição será precedida sem a constituição e inscrição de chapas, realizando- se o pleito através de votação em lista única contendo nome de todos os candidatos;

5.25.2. Os representantes dos colaboradores na CIPA, efetivos ou suplentes, não poderão sofrer despedida arbitrária, entendendo-se como tal a que não se fundamentar por motivo disciplinar, técnico, econômico ou financeiro;

5.25.3. Os membros da CIPA em conjunto, e de acordo com as orientações do Presidente da Comissão, serão responsáveis, além das atribuições normais previstas na legislação, pela realização semestral de inspeção relativa a Higiene e Segurança do Trabalho, devendo da mesma apresentar relatório assinado por todos os membros;

(19)

5.25.4. As atas de reunião da CIPA deverão ser redigidas em linguagem compreensível, assinadas por todos os presentes na reunião e comunicadas aos colaboradores, após as reuniões da Comissão;

5.25.5. Os membros titulares da CIPA poderão utilizar até 02 (duas) horas em cada mês, sem prejuízo de seu salário e benefícios, para atividades de preparação técnica das reuniões mensais ordinárias da Comissão.

5.26. Uniforme, Ferramentas, e EPI’S

O Grupo Instituto do Rim do Paraná fornece gratuitamente aos colaboradores uniformes, jalecos, e outras peças de vestimentas, bem como equipamentos de proteção individuais para prestação segura de atividades, sendo obrigatório o registro deste fornecimento através do FO.RH.015 - Termo de Responsabilidade EPI’s e FO.RH.016 - Termo de Responsabilidade Uniforme.

5.26.1. O fornecimento de EPI’s atenderá as prescrições constantes no PPRA.

5.26.2. O colaborador se obrigará ao uso devido, à manutenção e limpeza adequada dos equipamentos e uniformes que receber e a indenizar a empresa por extravio ou dano, desde que se comprove o caráter doloso. Extinto ou rescindido o seu contrato de trabalho, deverá o colaborador devolver os equipamentos e uniformes, que continuam de propriedade da empresa;

5.26.3. A empresa fará a entrega do equipamento de proteção individual no primeiro dia de trabalho do colaborador, treinando-o quanto ao seu uso adequado, a manutenção e cuidados necessários com o mesmo, dando conhecimento das áreas perigosas e/ou insalubres. Informará sobre os riscos decorrentes das atividades de trabalho.

(20)

5.26.4. A empresa fornecerá sem qualquer ônus ao empregado, as ferramentas e instrumentos de precisão necessários e utilizados no local de trabalho, para a prestação dos serviços respectivos.

5.26.5. As ferramentas ou instrumentos de precisão serão reembolsados pelo empregado, na ocorrência de perda ou dano causado pelo uso indevido, ressalvado o desgaste normal das ferramentas.

5.27. Exames médico ocupacionais

Será obrigatório e gratuito o exame médico por ocasião da admissão, periódico, na mudança de função, no retorno ao trabalho, depois de afastado por período igual ou superior a trinta dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto, e demissional, respeitando os prazos legais.

Será fornecido ao empregado, quando por este ou seu médico forem requeridos, o resultado dos exames admissional, periódicos, na mudança de função, motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto, ou demissional.

A segunda via do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) será obrigatoriamente entregue ao trabalhador, mediante recibo na primeira via.

5.32. Atestados médicos

As faltas ocorridas por motivo de doença poderão ser justificadas por atestados médicos fornecidos pela Instituição Previdenciária, qualquer instituição conveniada ou contratada pela empresa.

5.33. Exames laboratoriais

O colaborador será dispensado do trabalho, no caso de existir a necessidade de submeter-se a exames laboratoriais, quando solicitado pela clínica responsável pela

(21)

saúde ocupacional da empresa ou pela Previdência Social, pelo tempo necessário a realização dos exames mediante a respectiva comprovação posterior.

5.34. Necessidades higiênicas

O Grupo Instituto do Rim do Paraná proporciona gratuitamente, produtos adequados a higiene pessoal de seus colaboradores, de acordo com as condições específicas do trabalho realizado.

5.35. Estabilidade da gestante

O Grupo Instituto do Rim do Paraná garante a estabilidade provisória da funcionária gestante desde o momento da comprovação da gravidez enviada ao RH (Para tal, é necessário que a funcionária apresente um exame comprobatório de gravidez ao setor de Recursos Humanos), até 60(sessenta) dias após a licença previdenciária (que é paga pelo INSS). (Conforme CCT)

A garantia de estabilidade poderá ser cessada no caso de rescisão de contrato de trabalho por mútuo acordo entre empregada e empregador.

5.36. Colaboradores em via de aposentadoria

Conforme CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA ESTABILIDADE AO PRÉ-APOSENTADO Aos empregados que comprovarem estar em um prazo máximo de 36 (trinta e seis) meses da aquisição do direito à aposentadoria integral e especial, excetuando-se a aposentadoria proporcional, e que estiverem trabalhando na mesma empresa por um período ininterrupto de 36 (trinta e seis) meses, ficarão assegurados o emprego e o salário, à exceção da ocorrência de justa causa, na forma da lei, devidamente comprovada.

5.37. Salário adimensional

Será garantido ao empregado admitido para a mesma função de outro, cujo contrato de trabalho foi rescindido sob qualquer condição, igual salário ao menor salário pago na função, sem considerar as vantagens pessoais.

(22)

Não se incluem na garantia do item anterior as funções individualizadas, ou seja, aquelas que possuam um único empregado no seu exercício.

5.38. Salário família

A partir de 1-1-2015, o valor da quota do Salário-Família por filho ou equiparado de qualquer condição, até 14 anos de idade, ou inválido de qualquer idade, é de:

REMUNERAÇÃO MENSAL (R$) VALOR DA QUOTA (R$)

Não superior a R$ 806,80 R$ 41,37

Superior a R$ 806,81 e igual ou inferior a R$

1.212,64

R$ 29,16

5.39. Promoções

A promoção e aumento salarial dela decorrente deverão ser anotados na CTPS do empregado, não sendo compensável ou dedutível.

5.40. INSS

O recolhimento do INSS – Instituto Nacional de Seguro Social é retido pelo Grupo Instituto do Rim do Paraná em favor do colaborador com o embasamento na tabela de salários e alíquotas emitido pelo Ministério da Previdência Social.

Salário de Contribuição (R$) Alíquota (%)

Até R$ 1.556,94 8

De R$ 1.556,95 até R$

2.594,92 9

De R$ 2.594,92 até R$

5.189,82 11

(23)

O Grupo Instituto do Rim do Paraná deverá complementar este recolhimento com 20%

mais alíquota também estabelecida pelo Ministério da Previdência Social conforme o CNAE da empresa onde é relacionado o grau de risco da atividade desenvolvida.

5.41. PPP (Perfil Profissiográfico Profissional)

O Grupo Instituto do Rim do Paraná deverá elaborar PPP de forma individualizada para seus colaboradores, trabalhadores avulsos e cooperados expostos a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física, considerados para fins de concessão de aposentadoria especial. E ainda, para fins de concessão de benefícios por incapacidade, a partir de 1º de janeiro de 2004, a Perícia Médica do INSS poderá solicitar o PPP à empresa, com vistas à fundamentação do reconhecimento técnico do nexo causal e para avaliação de potencial laborativo, objetivando o processo de reabilitação profissional.

Este documento deverá ser liberado ao colaborador sempre que houver necessidade como demissões, acidentes de trabalho com afastamento, solicitação de aposentadoria especial, entre outros.

5.42. IR (IMPOSTO DE RENDA)

O Grupo Instituto do Rim do Paraná deverá reter do colaborador a alíquota referente ao Imposto de Renda conforme o salário de cada colaborador, de acordo com a tabela estabelecida pelo Ministério da Fazenda.

(24)

O colaborador deverá receber até o ultimo dia útil do mês de Fevereiro o IRRF - Informe de Rendimentos Retido na Fonte, referente ao ano subseqüente para a devida declaração até o último dia útil do mês de Abril.

5.43. FGTS

OBSERVAR QUE PARA O ANO DE 2016 EXISTEM 2 TABELAS, CONFORME DESCRIÇÃO ABAIXO:

Medida Provisória 670/2016 Validade Base de Cálculo

(R$)

Alíquota (%) Parcela a Deduzir do IR (R$)

VIGÊNCIA A PARTIR 30/07/2015 15h23min

Até 1.903,98 - -

De 1.903,99 até 2.826,65

7,5 142,80

De 2.826,66 até 3.751,05

15 354,80

De 3.751,06 até 4.664,68

22,5 636,13

Acima de 4.664,68 27,5 869,36

Dedução por dependente:R$ 189,59 (cento e oitenta e nove reais e cinqüenta e nove centavos).

Medida Provisória 528/2011 convertida na Lei 12.469/2011

Validade Base de Cálculo (R$)

Alíquota (%)

Parcela a Deduzir do IR (R$)

VIGÊNCIA A PARTIR 30/07/2015 15h23min

Até 1.787,77 - -

De 1.787,78 até 2.679,29

7,5 134,08

De 2.679,30 até 3.572,43

15 335,03

De 3.572,44 até 4.463,81

22,5 602,96

Acima de 4.463,81 27,5 826,15 Dedução por dependente:R$ 179,71 (cento e setenta e nove reais e setenta e um centavos).

(25)

A Organização deverá depositar para o FGTS - Fundo de Garantia por Tempo de Serviço o percentual de 8,5% do salário nominal de cada colaborador, sendo 8% para o colaborador e 0,5% para o Ministério do Trabalho.

5.44. PIS

São contribuintes do PIS – Programa de Integração Social, as pessoas jurídicas de direito privado e as que lhe são equiparadas pela legislação do Imposto de Renda.

5.45. RAIS

A gestão governamental do setor do trabalho conta com importante instrumento de coleta de dados denominado de Relação Anual de Informações Sociais – RAIS (Relação Anual de Informações Sociais). Instituída pelo Decreto no 76.900, de 23/12/75, a RAIS tem por objetivo o suprimento às necessidades de controle da atividade trabalhista no País, e ainda, o provimento de dados para a elaboração de estatísticas do trabalho e a disponibilização de informações do mercado de trabalho às entidades governamentais.

Os dados coletados pela RAIS constituem expressivos insumos para atendimento das necessidades. A entrega da Declaração da RAIS é obrigatória. O RH deverá entregar a Declaração RAIS dentro do prazo legal (publicada no Diário Oficial da União).

5.46. TREINAMENTO

Com treinamento, a Grupo Instituto do Rim do Paraná, busca desenvolver e implantar sistemas que permitam o desenvolvimento de mão-de-obra, objetivando a sua capacitação e melhoria na sua qualificação e perspectiva de ascensão funcional.

O plano de Treinamento envolve:

5.47. FO.RH.024 - Levantamento de Necessidade de Treinamento – LNT;

5.48. FO.RH.019 - Ficha de Registro - Educação Continuada 5.49. FO.RH.002 - Solicitação Treinamento Externo;

(26)

5.50. FO.RH.004 - Avaliação de Desempenho;

5.51. FO.RH.08 – Cronograma de Treinamento;

5.52. Feed back de treinamento com certificado.

DOCUMENTO DE APOIO Não aplicável.

HISTÓRICO DE ALTERAÇÕES

Versão Data Elaborado Aprovado Próxima

Revisão Histórico 00 02/04/2012 Ester Pereira-

Coord. de RH

DR. Ricardo Akel- Superintendente

04/2013

Implantação 01 07/05/2014 Ester Pereira-

Coord. de RH

DR. Ricardo Akel- Superintendente

05/2016

Revisão sem alteração

02 25/06/2018

Fabio de Souza- Téc.

Enf.

Samuel F.

Ferreira- Coord.

Qualidade

06/2020 Alterado a estrutura deste documento

Referências

Documentos relacionados

Conclui-se, portanto, que o processo de implementação da nova organização curricular, que traz o Trabalho de Conclusão de Curso como requisito obrigatório para obtenção do

Obs.: Os números da coluna VALOR são meramente Informativos, não refletindo os valores passíveis de realização, servindo como referência em situações em que a MASSA possa sofrer

Fica mantido o adicional por tempo de serviço, incidente sobre o salário base do empregado, na proporção de 3% (três por cento) no terceiro ano trabalhado na mesma

Então Ulisses, que todos diziam ser o mais manhoso dos homens, pensou, pensou e teve uma ideia: construir um enorme, um gigantesco cavalo de pau, assente num estrado com rodas para

Numa corrida rápida, de velocidade, teria as minhas hipóteses, mas dar cinco voltas ao recinto enlameado da escola era mais apropriado para o Mário e o Xavier, por exemplo,

a) “O velho dá um passo à frente, três passos atrás, dois passos à frente” _________________. b) O velho estava desorientado

Por sua vez, a complementação da geração utilizando madeira, apesar de requerer pequenas adaptações do sistema, baseia-se em um combustível cujas origens são mais diversifi

A vida, para estas autoras, tornou-se mais “individual” numa época que o Martin Albrow (1997. In: The global age. Stadford: Standford Univ. Press apud CALHEIROS e PAIVA, 2001)