• Nenhum resultado encontrado

NORMAS PARA PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DOS ARTIGOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NORMAS PARA PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DOS ARTIGOS"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

1

NORMAS PARA PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DOS ARTIGOS

Estas normas visam orientar os autores para o processo de submissão dos artigos à evista Arquivos de Ciências da Saúde (ACS). As referidas normas r para as publicações estão resumidas nos “Requisitos Uniformes” para Manuscritos Submetidos a Revistas Biomédicas: Writing and Editing for Biomedical Publication http://www.icmje.org/

MISSÃO DA REVISTA

Publicar pesquisas na área de saúde e ciências afins que contribuam para o avanço do conhecimento científico e a prática profissional.

Solicita-se aos autores que leiam todas as instruções abaixo antes de preparar o artigo e antes de iniciar o processo de submissão. Somente serão encaminhados aos revisores os manuscritos que estejam rigorosamente de acordo com as normas especificadas.

As submissões somente poderão ser feitas pela Internet. Nas páginas 9 e 10 deste documento estão as instruções para submissão online, as quais também devem ser cuidadosamente seguidas.

1. O Conselho Editorial reserva-se no direito de rejeitar os artigos que não apresentarem valor científico ou que tenham erros significativos de metodologia, gramática, bibliografia, bem como de realizar adaptações ao estilo da revista.

2. O artigo aceito para publicação pode sofrer revisão editorial para maior concisão, clareza e compreensão, sem interferência no significado do texto.

3. Caso sejam necessárias modificações, os artigos serão enviados aos autores, devendo ser revisados e devolvidos no prazo estipulado pela comissão editorial. Quando recusadas as modificações, os artigos serão devolvidos com a justificativa dos revisores.

4. Os artigos publicados são de direitos autorais da revista, vetada a reprodução total ou parcial em outros periódicos, bem como a tradução para outro idioma, sem a autorização da direção da revista.

5. A publicação dos artigos dependerá da observância das normas da revista e do Conselho Editorial, que dispõe de plena autoridade de decisão sobre a aceitação ou não.

(2)

2

Políticas editoriais

A revista Arquivos de Ciências da Saúde é um órgão de divulgação científica nacional, que apresenta circulação trimestral. Destina-se a publicar, após análise e aprovação por seu Conselho Editorial e consultores ad hoc, artigos que contribuam para o avanço do conhecimento científico na área da saúde multidisciplinar e ciências afins. Só serão considerados para revisão os manuscritos que não estejam sendo avaliados por outro periódico simultaneamente e que não tenham sido previamente publicados. Serão aceitas contribuições em Português, Inglês ou Espanhol. A evista condena r vigorosamente o plágio. Os conceitos emitidos nos artigos, afirmações, citações e opiniões são de responsabilidade exclusiva dos autores. Os autores devem se certificar de que o conteúdo é inédito e original. Artigos que apresentarem semelhanças com outros já publicados serão excluídos do processo de avaliação em qualquer fase.

O que é considerado plágio?

Originalidade e ineditismo

Ao submeter o manuscrito, os autores assumem a responsabilidade do trabalho não ter sido previamente publicado nem estar sendo analisado por outra revista.

Não são aceitáveis cópias literais de trechos já publicados, a não ser em casos excepcionais, como citação ‘IPSIS LITERES’

A evista Arquivos de Ciências da Saúde utiliza r software de identificação de similaridade: textos copiados serão identificados e o trabalho será devolvido aos autores.

Ética em pesquisa

Os artigos originais e os relatos de caso devem necessariamente ter seguido os princípios éticos da pesquisa em seres humanos (http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf) e ter passado pela aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa, devendo este fato ser referido claramente na descrição da metodologia. O número do documento de aprovação deve ser informado.

Se pertinente, informar que foi obtido consentimento livre e esclarecido de todos os participantes adultos ou, no caso de menores ou incapazes, de seus representantes legais.

Em caso de estudo experimental com animais, informar que a manutenção e o cuidado aos animais seguem as diretrizes da instituição ou do país para o uso de animais em pesquisa.

No momento da submissão, os autores assumem a responsabilidade de não utilizar dados falsos ou copiados.

Autoria

Cada pessoa consignada como autor deve ter participado efetivamente do trabalho e assumir a responsabilidade pública pela parte do artigo com a qual contribuiu.

O documento Modelo Carta Famerp.doc deve ter sido lido, concordado e assinado por todos os autores.

(3)

3

PREPARAÇÃO DO ARTIGO

O artigo deverá ser digitado com margem de 2,5 cm de cada lado, em folha de papel tamanho A4, fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento duplo em todo o arquivo. Somente nos títulos, Resumo e Abstract o espaçamento é simples.

Idioma

Os artigos podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol, sendo que a linguagem científica requer um estilo claro, simples e conciso.

Fontes de Financiamento: Indique o apoio financeiro se houver no sistema, durante a submissão do manuscrito.

ARQUIVO PRINCIPAL

Organização do artigo e outras regras de publicação

A ordem das seções é a seguinte para todos os tipos de artigo: CATEGORIA DO ARTIGO(SESSÃO), TÍTULO EM PORTUGUÊS E INGLÊS, RESUMO,

DESCRITORES, ABSTRACT, DESCRIPTORS, MANUSCRITO,

AGRADECIMENTOS (se houver) e REFERÊNCIAS. Observar na tabela (Página 5) a divisão de cada seção conforme o tipo de artigo. Detalhes sobre a preparação de cada um desses itens encontram-se em "ELEMENTOS TEXTUAIS".

Números de um a nove devem ser escritos por extenso, a não ser quando seguidos por unidade de medida ou quando compondo uma série. As unidades de medida devem seguir o Sistema Internacional de Medidas. Termos estrangeiros e nomes de micro-organismos e de espécies animais ou vegetais devem ser escritos em itálico. Podem ser usadas siglas de termos compostos, ou abreviaturas. Na primeira citação, o termo deve ser escrito por extenso, seguido da sigla ou abreviatura entre parêntesis. Não usar as siglas nem abreviaturas nos resumos e abstracts. Na citação de marcas comerciais informar o nome do fabricante e o local de fabricação (cidade, país), entre parêntesis.

ELEMENTOS DO ARQUIVO PRINCIPAL Título

Informativo até 15 palavras. O título não pode conter localização geográfica da pesquisa e abreviações. Deve ser condizente com o estudo e nos idiomas

(4)

4

Português e Inglês. Digitado em caixa alta, negrito, centralizado, espaço simples

Resumo e Abstract

Deve haver uma versão do Resumo em português (ou em espanhol, se o texto principal for nesse idioma) e outra em inglês (Abstract), com até 300 palavras cada uma. Ambas as versões devem ter exatamente o mesmo conteúdo.

Todas as informações que aparecem no Resumo e no Abstract devem aparecer também no texto principal. O Resumo e o Abstract devem ser estruturados, conforme a tabela abaixo. Não serão aceitos abstracts feitos em tradutores eletrônicos.

Descritores (indexadores ou palavras chave) e Descriptors

Descritores são termos utilizados na indexação do artigo para que seja localizado, por assunto, por mecanismos de pesquisa eletrônica. O preenchimento correto dos descritores é fundamental para que sua publicação seja facilmente encontrada por outros pesquisadores. A Arquivos de Ciências da Saúde utiliza os Descritores em Ciência da Saúde (DeCs), disponíveis pela BIREME/OPAS/OMS, no endereço http://decs.bvs.br O resumo/abstract deverá ser acompanhado de três até seis descritores/descriptors, palavras ou expressões que identificam o conteúdo do artigo. Devem ser separados com ponto e vírgula e a primeira letra de cada descritor/descriptor em caixa alta. Os descritores deverão ser no idioma original do artigo e baseadas na determinação do DeCS .

Texto

Deve ser dividido em subtítulos, de acordo com o tipo de artigo (conforme a tabela abaixo).

Introdução

ABSTRACT TEXTO PRINCIPAL ARTIGO

ORIGINAL Objetivos

Conclusão Material

étodos M e Casuística

ou étodos M e Resultados

Introdução Introduction

Objective

Material Methods Methods and Patients

or and

Results Conclusion

Métodos e Casuística

ou Métodos e Material Resultados Discussão Conclusão

ARTIGO DE REVISÃO

Material Resultados Conclusão

Métodos e

Introduction Objective Results

MaterialandaMethods Conclusion

MaterialeMétodos Resultados

ConteúdodaSeleção Conclusão

Introdução Objetivos

Introdução

RESUMO

(5)

5

RELATO DE

Introdução

CASO Conclusão

Caso de

Relato Case

Introduction Conclusion

Report

Para a definição de cada tipo de artigo e outras normas específicas, consultar as Políticas de Seção: Política de Seção

CATEGORIAS DE ARTIGOS ACEITOS PARA AVALIAÇÃO:

Artigo Original: São trabalhos resultantes de pesquisa científica apresentando dados originais de descobertas com relação a aspectos experimentais ou observacionais de característica médica, bioquímica e social, e inclui análise descritiva e ou inferências de dados próprios.

Artigo de Revisão: Revisão crítica da literatura sobre temas pertinentes à Saúde, que têm por objetivo resumir, analisar, avaliar ou sintetizar trabalhos já publicados em revistas científicas.

Editorial: Comentário crítico e aprofundado por pessoa com notória vivência sobre o assunto abordado. Deverá estar relacionado a um ou mais artigos publicados no número em questão.

Relato de Caso: São artigos que representam dados descritivos de um ou mais casos explorando um método ou problema por meio de exemplo, com abordagem essencialmente didática além da discussão acadêmica dos aspectos mais importantes, como aspectos clínicos, laboratoriais e anatomopatológicos. Apresenta as características do indivíduo estudado, com indicação de sexo, idade e pode ser realizado em ser humano ou animal.

Carta ao Editor: Inclui cartas que visam discutir artigos recentes, publicados na ACS, relatar pesquisas originais, ou achados científicos significativos.

Ver também as normas específicas para Artigos de Revisão: Normas de Revisão

TABELAS

Tabelas, figuras, quadros e ilustrações, devem ser inseridas no corpo do texto

com limitação de 05 (cinco) no conjunto.

Conclusão Caso de ção Introdu Relato

(6)

6

6.1 Ilustrações (figuras, fotografias, desenhos, etc): Devem ser apresentadas apenas quando necessárias, para efetiva compreensão do texto e dos dados. As ilustrações devem ser originais e de boa qualidade e indicadas como figuras. As letras e símbolos devem estar na legenda. O título deve estar abaixo da figura. As legendas das figuras devem permitir sua perfeita compreensão, independente do texto. As fotografias deverão ser de boa qualidade, na dimensão máxima de 22 cm (altura) x 16,5 cm (largura). Se houver figuras extraídas de outros trabalhos previamente publicados, os autores devem providenciar permissão, por escrito, para reprodução das mesmas; exceção aos documentos de domínio público. Esta autorização deve acompanhar os manuscritos submetidos à publicação. Caso a publicação de fotografias de pacientes seja imprescindível para propósitos científicos, o material deverá vir acompanhado de consentimento informado por escrito pelo paciente ou seu responsável. Informações de identificação não devem ser publicadas e o original a ser publicado deverá ser mostrado ao paciente.

6.2 Tabelas e Quadros: deverão obedecer as “normas de apresentação tabular”, feitas no Word. A denominação Tabela é corretamente aplicada quando existe informação sobre algum tratamento estatístico (média, desvio- padrão, IC95%, risco relativo, etc.). A estrutura da tabela é constituída de traços (retas perpendiculares), delimitada em sua parte superior e inferior por traços horizontais paralelos; recomenda-se não delimitar (fechar) os extremos da tabela por traços verticais à direita e à esquerda. Nos Quadros constam textos ou informações numéricas sem tratamento estatístico. Os quadros devem ser fechados lateralmente, mas sem traços horizontais ou verticais separando os dados numéricos das colunas. O título precede a tabela ou quadro e a fonte de informação (legendas) situa-se abaixo da tabela ou quadro.

Tabelas ou quadros publicados em outras revistas ou livros devem conter as respectivas referências e o consentimento do autor por escrito. Devem ser digitadas em espaço duplo, numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que forem citadas e aparecerem no texto, dimensão máxima de 22 cm (altura) x 16,5 cm (largura). Tabelas e quadros muito extensos, mesmo com dados importantes, podem não ser aceitos. O redator de comum acordo com os autores poderá reduzir o número de ilustrações, quadros e tabelas apresentadas. Os dados apresentados em tabelas ou quadros não devem ser repetidos em gráficos. Só serão aceitas ilustrações que permitam boa reprodução.

Referências

A seguir estão alguns exemplos de Referências, conforme a norma Vancouver.

Casos particulares de referências não constantes desta padronização poderão

(7)

7

eventualmente ser encontrados no texto original do “Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals” (Ann Intern Med. 1997; 126(1):

36-47).

• ARTIGO DE PERIÓDICO

Com mais de seis autores:

Bocker D, Block M, Isbruch F, Wietholt D, Hammel D, Borgreffe M, et al. Do patients with an implantable defribillator live longer? J Am Coll Cardiol.

1993;21(2):1638-44.

Instituição com autor:

The Cardiac Society of Australia and New Zeeland. Clinical exercise stress testing safety and performance guidelines. Med J Aust. 1996;164(12):182-284.

Com suplemento:

Moy AB, Sheldon R, Lindsey K, Shasby S, Shasby DM. Contripetal tension and endothelial retraction. Chest. 1994;105(3 Suppl):107-8.

Com parte:

Carr ME Jr, Zekert SL. Abnormal ciot retraction, altered fibrin structure, and normal platelet function in multiple myeloma. Am J Physiol. 1994;266(3 Pt 2):195-201.

Editorial:

Cancer in South Africa [editorial]. S Afr Med J. 1994;84(8):15.

• ARTIGO DE PERIÓDICO NO PRELO

Imbroisi MA, Canalini AF. Alterações clínicas e urodinâmicas em pacientes portadores de doença de Parkinson (D.P.) J Bras Urol. No prelo 1999.

• ARTIGO DE JORNAL

Tynan T. Medical improvements lower homicide rate: study sees drop in assault rate. The Washington Post. 2002 Aug 12;Sect. A:2 (col. 4).

Sem autoria:

Novo remédio ajuda a deixar o hábito de fumar em 120 dias. O Globo. 1999 Maio 17. p.C-4.

• LIVROS

Livro como um todo

(8)

8

Costa AC, Breda MV, coordenadores. Legislação de segurança e medicina do trabalho. 2ª ed. São Paulo: LTr; 1992.

Rockwood CA, Green DP, Heckman JD, Bucholz RW, Wilkins KE, Beaty JH.

Fractures: adults and children. 4th ed. New York: Lippincott-Raven; 1996.

Editores como autores

Norma IJ, Redfern SJ, editors. Mental health care for elderly people. New York:

Churchill Livingstone; 1996.

Entidades como autores

Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Amamentação e uso de drogas. Brasília (DF); 2000.

United States. Institute of Medicine. Looking at the future of the Medicaid program. Washington (DC): Institute of Medicine; 1992.

Capítulo de livro

Philips SJ, Whisnant JP. Hypertension and stroke. In: Laragh JH, Brenner BM, editors. Hypertension: pathophysiology, diagnosis and management. 2nd ed.

New York: Raven Press; 1995. p.465-78.

• DISSERTAÇÃO E TESE

Barboza DB. Afastamentos do trabalho na enfermagem de um hospital geral no período de 1995 a 1999 [dissertação]. São José do Rio Preto: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; 2001.

Mizobuchi RR. Estudo ultra-sonográfico da espessura da patela, do índice de Insall-Salvati e do ângulo do sulco femoral em joelhos de crianças de 0 a 24 meses de idade [tese]. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo; 1997.

• TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO

Monico M, Tostes M. Avaliação da infiltração do FUJI IX em sulcos e fissuras de terceiros molares: estudo in vitro. In: 13ª Reunião Científica da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica; 1998; Águas de São Pedro. Resumos.

São Paulo:SBPqO; 1998. p.12.

Silva JH. Preparo intestinal transoperatório. In: 45º Congresso Brasileiro de Atualização em Coloproctologia; 1995; São Paulo. Anais. São Paulo:

Sociedade Brasileira de Coloproctologia; 1995. p. 27-9.

(9)

9

• EM SUPORTE ELETRÔNICO

Homepage:

Cancer-Pain.org [homepage na Internet]. New York: Association of Cancer On- line Resources, Inc.; c2002 [atualizada em 2002 May 16; acesso em 2002 Jul 9]. Disponível em: http://www.cancer-pain.org/

Parte de uma Homepage:

Ministério da Saúde. DATASUS [homepage na Internet]. Brasília (DF); 2004 [acesso em 2013 Mar 26]. Resolução RDC n° 220, de 21 de setembro de 2004.

Aprovar o Regulamento Técnico de Fundamento dos Serviços de Terapia Antineoplásica; [aproximadamente 6 telas]. Disponível em:

http://pnass.datasus.gov.br/documentos/normas/121.pdf

Artigo de periódico:

Weinblatt ME, Kremer JM, Bankhurst AD, Bulpitt KJ, Fleischmann RM, Fox RI, et al. A trial of etanercept, a recombinant tumor necrosis factor receptor:Fc fusion protein, in patients with rheumatoid arthritis receiving methotrexate. N Engl J Med [periódico na Internet]. 1999 Jan [acesso em 2003 Dez

21];340(4):[aproximadamente 7 p.]. Disponível em:

http://www.nejm.org/doi/pdf/10.1056/NEJM199901283400401

Sequência de citação

As citações devem ser identificadas por algarismos arábicos, sobrescrito e entre parênteses, indicadas imediatamente após a frase ou palavra sem a utilização de espaço e no decorrer do texto, antes da vírgula. Exemplo: The largest lesion in the first study was 10 cm(13).; The theory was first put forward in 1987(1).; Scholtz(2) has argued that... . Numerar as referências de forma consecutiva, de acordo com a ordem de citação no texto, sendo que mais de 70% das citações deverão ser dos últimos cinco anos. A numeração deve ser crescente e consecutiva. Deve-se evitar o uso de “abstracts” como referências. A exatidão e a adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo são de responsabilidade do autor. Se forem citadas mais de duas referências em sequência, apenas a primeira e a última devem ser digitadas separadas por um traço. Exemplo:

These patients showed no sign of nausea(1-5). Em caso de referências intercaladas devem ser separadas por vírgula. Exemplo: Several recent studies(3,6,15,20)

have suggested that... . Citações “ipsis literes”

(10)

10

Entre aspas, sem itálico, tamanho 12, na sequência do texto.

Itens não permitidos

Espaço entre a citação numérica e a palavra que a antecede.

Indicação da página consultada.

Nomes de autores, exceto os que constituem referencial teórico.

Citações nas conclusões.

Terminologia

A ACS adota a Terminologia Anatômica Oficial Universal, aprovada pela Federação Internacional de Associações de Anatomistas (FIAA).

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO ONLINE

Para iniciar o processo de cadastro e submissão, entrar em: Submissão online

O autor que faz a submissão precisa cadastrar-se no site, onde escolherá um nome de usuário e uma senha. Marcar a opção "Autor" na parte de baixo do formulário de cadastro, além de "Leitor", que já vem marcada. Uma vez cadastrado, poderá entrar no sistema a qualquer momento, com seu login e senha (em ACESSO, no menu superior da página eletrônica).

Automaticamente ao concluir o processo inicial de cadastro, ou quando uma pessoa previamente cadastrada entra com seu login e senha, o sistema remete para a "Página do Usuário", que lista as funções que a pessoa pode assumir na revista. Clicando na função de autor, aparece a lista de suas submissões ativas, e uma nova submissão pode ser iniciada.

O autor não precisa concluir os passos da submissão de uma vez só, podendo retomar a qualquer momento às submissões listadas como "incompletas", na lista de submissões ativas. É essencial seguir rigorosamente as instruções que irão aparecendo nos cinco passos da submissão.

ESCOLHA DA SEÇÃO

No início da submissão, o autor escolhe a seção em que o artigo deve ser inserido. É muito importante que o autor se informe sobre as normas específicas para cada tipo de seção. Além das instruções já fornecidas nestas Diretrizes, informações sobre cada tipo de artigo estão no menu "Políticas de Seção": Políticas de Seção

ESCOLHA DO IDIOMA DO DOCUMENTO PRINCIPAL

(11)

11

Deve ser marcado o idioma em que está redigido o texto principal. Em qualquer dos idiomas, sempre serão exigidos o Resumo (em português) e o Abstract (resumo em inglês), assim como os títulos nesses dois idiomas.

CONDIÇÕES DE SUBMISSÃO

O autor que está fazendo a submissão terá que assinalar vários itens em que todos os autores assumem a responsabilidade de atender às normas e diretrizes da Arquivos de Ciências da Saúde. Os itens devem ser lidos com atenção e, se algum deles não estiver sendo observado, o autor deve interromper a submissão e tomar as devidas providências para que as condições sejam cumpridas.

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

Os autores declaram aceitar a política de direito autoral praticada pela revista.

A submissão de originais para a r evista Arquivos de Ciências da Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a r evista Arquivos de Ciências da Saúde como o meio da publicação original. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte. A Revista Arquivos de Ciências da Saúde adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.en

TRANSFERÊNCIA DO ARTIGO

Procurar o documento principal no computador e transferi-lo.

(12)

12

INCLUSÃO DOS METADADOS

Os metadados precisam ser cuidadosamente preenchidos. Por favor, siga estas instruções.

Os nomes de TODOS os autores do artigo devem ser acrescentados no site da submissão, assim como seus endereços de e-mail e biografia, instituições de origem (denominadas de "afiliação"), títulos e funções. No Campo "Resumo da Biografia" é muito importante que a pessoa que realiza a submissão coloque as seguintes informações de todos os autores: CATEGORIA PROFISSIONAL, MAIOR TÍTULO UNIVERSITÁRIO, CARGO, DEPARTAMENTO E INSTITUIÇÃO A QUE ESTÁ VINCULADO.

Ao terminar de preencher os dados em Português, clicar no menu "adicionar dados em outro idioma" (não é o mesmo menu de escolha do idioma inicial de interface), localizado na parte central superior da página dos metadados, e escolher "English" para incluir o título, resumo e palavras chave em inglês. Se o artigo for em inglês e o autor que submete estiver trabalhando na página, neste momento escolher o menu "Português (Brasil)" e incluir o título, resumo e palavras chave em português.

Informar ao sistema o idioma em que o texto principal do documento está redigido. Se o artigo estiver escrito em português, marcar "pt"; se estiver em inglês, marcar "en"; em espanhol, marcar "es". A identificação do idioma é importante para a indexação do artigo nas bases de dados.

TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS SUPLEMENTARES

O checklist é fundamental para auxiliar o autor no preparo do artigo de acordo com as normas da ACS. A r evista efetuará a conferência do artigo e das documentações e, se houver alguma pendência, solicitará correção. Caso a solicitação de adequação não seja atendida, a submissão será cancelada automaticamente. checklist.docx (Envio opcional)

Formulário de declarações de direitos autorais, conflitos de interesse, e contribuição na pesquisa. Modelo Carta Famerp.doc

Arquivo do manuscrito. Título em português e inglês, resumo, abstract, Introdução, Casuística e Métodos ou Material e Métodos, Resultados

(13)

13

(tabelas, ilustrações, quadros), Discussão, Conclusão, Referências e Agradecimentos.

Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa ou declaração informando que a pesquisa não envolveu sujeitos humanos.

Referências

Documentos relacionados

A avaliação psicológica será realizada de acordo com agendamento, os candidatos deverão comparecer ao local definido, trazendo o documento de identidade, lápis nº. Os

A dificuldade deste argumento reside, em grande medida, em como fazer sentido do mundo através de coisas que, conscientemente, sabemos serem falsas (e, por isso também,

Irritação: Olhos: Não cumpre os critérios de classificação segundo a Directiva 1999/45/CE da UE. Pele: Não cumpre os critérios de classificação segundo a Directiva 1999/45/CE

Este trabalho tem como objetivo indicar os principais elementos na implantação de um programa de gestão ambiental eficaz numa empresa, passível de integração com outros requisitos

dossiês temáticos, artigos de fluxo contínuo, entrevistas e resenhas. Dossiês temáticos – Conjunto de artigos específicos de determinado tema historiográfico. Podem ser

f) Nas subsequentes referências ou citações da mesma obra devem apenas referir-se o nome do autor, o título abreviado da obra (seguido ou não de ed cit , de acordo com a

Takahach iet al, 2014 36 trabalhos publicado s entre 1990 a 2011 Estudo exploratór io descritivo simples e transversal Descrever a incontinência fecal em pacientes homossexuais do

1. Entende-se por original um trabalho, com resultados, que nunca tenha sido apresentado em qualquer evento científico nacional ou internacional. O não cumprimento de tal