• Nenhum resultado encontrado

Você está visualizando apenas uma parte deste manual. Para acessar o conteúdo completo, acesse com seu login e senha.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Você está visualizando apenas uma parte deste manual. Para acessar o conteúdo completo, acesse com seu login e senha."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Você está visualizando apenas uma parte deste manual.

Para acessar o conteúdo completo, acesse com seu login e senha.

(2)

Manual de Estabilidade

pH de Ativos de Uso Tópico

(3)

A ANFARMAG possui direitos reservados de acordo com a Lei nº 9.610, de 19/2/1998.

Nenhuma parte pode ser reproduzida ou copiada por qualquer meio (eletrônico ou outro) sem expressa autorização por escrito da entidade.

2

SÉRIE ANFARMAG

Manual de Estabilidade

pH de Ativos de Uso Tópico

2ª Edição – Ano 2012

Presidente Ademir Valério da Silva

Diretores Hugo Guedes de Souza | 1ª Vice-presidente Ivan da Gama Teixeira | 2º Vice-presidente Carlos Alberto P. Oliveira | 3º Vice-presidente Simone de Souza Aguiar | Secretária Geral Álvaro Favaro Junior | 2º Secretário Adolfo Cabral Filho | Tesoureiro Marcos Antonio C. Oliveira | 2º Tesoureiro Antônio Geraldo R. S. Júnior | Conselho Fiscal Rejane Alves Gue Hoffmann | Conselho Fiscal Luiz Carlos Gomes | Conselho Fiscal Ana Lúcia Mendes | Diretora de Comunicação Gerson Appel | Diretor de Comunicação

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE FARMACÊUTICOS MAGISTRAIS

Manual de Estabilidade: pH de ativos de uso tópico – 2ª edição (2012) - Brasil, São Paulo. 234 págs.

1. pH. 2. Ativos de Uso Tópico. 3. BaseGalênica. 4.

Preparações Magistrais. 5.Estabilidade. 6.Manipulação. I,

Fundação Biblioteca Nacional.

(4)

“Os autores e a editora empenharam-se para citar adequadamente e dar o devido crédito a todos os detentores dos direitos autorais de qualquer material utilizado neste livro, dispondo-se a possíveis acertos caso, inadvertidamente, a identificação de algum deles tenha sido omitida.”

SÉRIE ANFARMAG

Manual de Estabilidade

pH de Ativos de Uso Tópico

Elaboração Maria Aparecida Nicoletti

1

Magali da Silva Pacheco Nobre Rossi

2

Antônio Alves Rossi

3

Contribuição e revisão Carolina Andrea Leiva Dalsin Fiore Ivan da Gama Teixeira José Antônio Batistuzzo Lúcia Helena Gonzaga Pinto Vagner Miguel

1 Farmacêutica Bioquímica formada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – Campus Araraquara/SP. Mestre e doutora em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo. Profa. dra. do curso de Farmácia da Universidade de Guarulhos. Farmacêutica responsável pela Farmácia/Escola do Departamento de Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.

2 Farmacêutica Bioquímica formada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Especialista em Manipulação Magistral Alopática – Anfarmag.

Farmacêutica da Farmácia/Escola do Departamento de Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.

3 Farmacêutico Bioquímico formado pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense. Especialista em Manipulação Magistral Alopática – Anfarmag. Professor do curso técnico de Farmácia do Senac/Jabaquara.

(5)

4

Prefácio

A ANFARMAG orgulha-se em disponibilizar a mais nova edição do Manual de Estabilidade: pH de ativos de uso tópico, o qual é resultado do enorme sucesso e êxito conquistados pela primeira edição.

Diante da frequente modernização do mercado e da disponibilidade de novos ativos, bases galênicas e seus componentes, esta edição amplia seu rol de substâncias, fornecendo aos farmacêuticos informações de alto teor técnico.

Este Manual se consolida como uma ferramenta indispensável à rotina do laboratório, pois reúne e transcreve, de forma prática e objetiva, informações atualizadas adquiridas em pesquisas cuidadosas, realizadas por uma criteriosa equipe de trabalho.

Cumprimento a todos aqueles que colaboraram, direta ou indiretamente, para a realização de mais esta obra. Em especial, parabenizo a dra. Maria Aparecida Nicoletti, a dra. Magali Nobre e o dr. Antônio Rossi pela dedicação e comprometimento que tornaram este trabalho real, compartilhando com toda a cadeia magistral conhecimentos adquiridos ao longo da carreira profissional.

Por tudo isso, esta obra se assemelha a um verdadeiro compêndio técnico, com a marca da Anfarmag, que mais uma vez consolida seu compromisso na busca constante da sustentabilidade técnica, social, política e econômica de todos os estabelecimentos magistrais.

Ademir Valério da Silva

ANFARMAG Nacional

Presidente

(6)

5

Agradecimentos

A Anfarmag agradece o apoio e o suporte técnico fornecidos pelos seguintes distribuidores:

Biotec Dermocosméticos Ltda.

Fagron do Brasil Farmacêutica Ltda.

Embrafarma Produtos Químicos e Farmacêuticos Ltda.

Galena Química e Farmacêutica Ltda.

Grupo Pharmacopeia – Divisão Attivos Magistrais Henrifarma Produtos Químicos e Farmacêuticos Ltda.

Idealfarma Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda.

Mapric Produtos Farmacocosméticos Ltda.

Opção Fênix Distribuidora Ltda.

Pharma Nostra Comercial Ltda.

PharmaSpecial Especialidades Químicas e Farmacêuticas Ltda.

Polimate Ltda. – Divisão Brasquim Sarfam Indústria, Comércio e Importação Ltda.

Via Farma Importadora Ltda.

Vital Especialidades Dermocosméticas Ltda.

(7)

6

Sumário

P

ARTE

1 | I

NTRODUÇÃO

:

CONTEXTUALIZAÇÃO DOS ASPECTOS DE INTERESSE NA MANIPULAÇÃO

... 8 P

ARTE

2 | A

ESTABILIDADE RELACIONADA À ELABORAÇÃO DE PRODUTOS

MANIPULADOS

FATORES ENVOLVIDOS

... 10 P

ARTE

3 | I

MPORTÂNCIA DO P

H

EM MANIPULAÇÃO

... 19 P

ARTE

4 | I

NFORMAÇÕES SINTETIZADAS SOBRE P

H

E BASES DE INCORPORAÇÃO DE ATIVOS DE USO TÓPICO

... 25

Q

UADRO

1 I

NFORMAÇÕES SOBRE P

H

DE ESTABILIDADE E BASES DE

INCORPORAÇÃO DE ATIVOS UTILIZADOS EM PREPARAÇÕES DE USO TÓPICO

. ... 26

P

ARTE

5 | C

ARACTERÍSTICAS DAS PRINCIPAIS BASES GALÊNICAS

... 206 Q

UADRO

2 I

NFORMAÇÕES GERAIS SOBRE AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE BASES GALÊNICAS PARA A INCORPORAÇÃO DE ATIVOS DE USO TÓPICO OU DE MATÉRIA

-

PRIMA DETERMINANTE PARA A ELABORAÇÃO DA BASE

. ... 206

P

ARTE

6 | B

IBLIOGRAFIA

... 221

(8)

7

Resumo

O texto traz uma relação dos principais ativos pH dependentes de uso tópico com a descrição de aspectos relacionados à faixa de pH de estabilidade, além de sugestões de bases galênicas para a respectiva incorporação, considerando que essas informações configuram ferramenta importante e facilitadora para o direcionamento das preparações a serem elaboradas na rotina de farmácias de manipulação.

Palavras-chave: pH de estabilidade, base galênica, ativos de uso tópico,

preparações magistrais.

(9)

Série ANFARMAG Manual de Estabilidade | pH de Ativos de uso Tópico

8

P ARTE 1 | I NTRODUÇÃO : CONTEXTUALIZAÇÃO DOS ASPECTOS DE INTERESSE NA MANIPULAÇÃO

O avanço tecnológico na área de insumos para uso dermatológico disponibiliza inúmeras opções que o prescritor pode considerar no momento de elaborar uma formulação que atenda às necessidades de seu paciente. Entretanto, a formulação proposta deverá estar em conformidade com os parâmetros de qualidade estabelecidos, que buscam assegurar seu uso durante o prazo de validade, ou seja, a manutenção das especificações atribuídas.

O termo estabilidade é amplo e engloba vários aspectos do produto elaborado, considerando para isso os aspectos físicos, químicos, microbiológicos, toxicológicos e terapêuticos.

Cada componente da formulação tem participação fundamental na estabilidade da preparação elaborada. Considerando que inúmeros fatores poderão atuar favorável ou desfavoravelmente na manutenção das especificações da formulação, classificamos esses fatores em dois grandes grupos: fatores extrínsecos ao produto e fatores intrínsecos ao produto.

Dentro do grupo dos fatores extrínsecos, podemos citar: tempo, temperatura, luz, oxigênio, dióxido de carbono, embalagem primária, umidade, presença de microrganismos e vibração durante o transporte. Já no grupo dos fatores intrínsecos estão inseridas reações de oxidação, hidrólise, racemização, descarboxilação, polimerização e desaminação, além das inúmeras possíveis incompatibilidades que poderão ocorrer.

Na área de produtos dermatológicos de uso tópico, os principais fatores intrínsecos estão relacionados à própria natureza das formulações, sobretudo à interação entre seus componentes ou com o material primário de embalagem utilizado.

Em algumas situações, as incompatibilidades químicas e físicas, além das manifestações de instabilidade da preparação, podem ser perceptíveis através de alterações físicas que se tornam importantes em razão de configurar alertas visíveis de que houve algum problema em relação ao produto; entretanto, nem sempre as alterações indesejáveis são traduzidas através de manifestações físicas e/ou organolépticas.

Em relação às incompatibilidades químicas, o pH da preparação é um dos fatores decisivos que incidem na estabilidade da estrutura elaborada e relaciona-se com a eficácia, a estabilidade e a solubilidade dos componentes.

Esse fator também incide na segurança do produto.

Referências

Documentos relacionados

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Em amostras de sementes coletadas na mesma área, das 12 linhagens estudadas, apenas na linhagem RJ 04-26 foi observada uma incidência fúngica de 2%, podendo indicar possíveis fontes

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

a) O polícia disse um palavrão, após ter saído da casa de Adrian. Corrige as falsas.. A mãe também está com gripe. “Quase que não consegui ficar calado quando vi que não