• Nenhum resultado encontrado

O Grupo Hennings, com 35 anos de experiência na condução de fluidos, busca a constante melhoria em seus processos produtivos e administrativos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Grupo Hennings, com 35 anos de experiência na condução de fluidos, busca a constante melhoria em seus processos produtivos e administrativos."

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

LINHA

VEDAÇÕES

(2)

O Grupo Hennings, com 35 anos de experiência na condução de fluidos, busca a constante melhoria em seus processos

produtivos e administrativos.

Visando a excelência no atendimento aos clientes das linhas de vedação e lubrificação, criamos a empresa Smierveda Lubrificantes e Vedações, que é distribuidora exclusiva dos Lubrificantes Especiais ROCOL e das Vedações PARKER para o

estado de Santa Catarina.

A Smierveda já nasce com todo o Know-how e estrutura de apoio do Grupo Hennings.

Neste catálogo demonstramos a variedade de perfis de vedações que temos para oferecer ao exigente mercado de

vedações e dicas importantes para facilitar a escolha da

vedação correta para cada tipo de aplicação

(3)

O Grupo Hennings, com 35 anos de experiência na condução de fluidos, busca a constante melhoria em seus processos

produtivos e administrativos.

Visando a excelência no atendimento aos clientes das linhas de vedação e lubrificação, criamos a empresa Smierveda Lubrificantes e Vedações, que é distribuidora exclusiva dos Lubrificantes Especiais ROCOL e das Vedações PARKER para o

estado de Santa Catarina.

A Smierveda já nasce com todo o Know-how e estrutura de apoio do Grupo Hennings.

Neste catálogo demonstramos a variedade de perfis de vedações que temos para oferecer ao exigente mercado de

vedações e dicas importantes para facilitar a escolha da vedação correta para cada tipo de aplicação

Índice

Quadro de Aplicações de Perfis 4

Vedações de Haste 4

Vedações Simétricas para Haste e Êmbolos 5

Vedações de Êmbolos 5

Raspadores 7

Anéis Guia / Fita Guia 7

Anéis Back-up 8

Anéis Orings em Uretano e D-Orings 8

Vedações Métricas 8

Materiais 9

Engenharia 10

Aplicação 11

Aplicações em Hidráulica Móvel 12

Aplicações em Hidráulica Industrial 15

Vedação de Haste - Fluxograma de escolha 16

Vedação de Êmbolo - Fluxograma de escolha 17

Informações Técnicas de Anéis Oring 18

Instalação 19

Ferramentas de Instalação - Vedação de Haste 19

Ferramentas de Instalação - Vedação de Êmbolo 20

Kits originais de reparo para aplicações diversas 21

Kits Anéis Oring 22

(4)

Quadro de Aplicações de Perfis

Aplicação Descrição

Perfil

BD

BT

BR

B3

UR

E5

TR

ON

CR

OC

OD

V6 BS

Hidráulica

Pneumática

Leve Média Pesada

Vedações de Haste

Perfil BD é uma vedação para haste não simétrica de ação única com lábios de vedação chanfrados e um lábio secundário em sua base para maior estabilidade.

Perfil BT é uma vedação para haste não simétrica de ação única, lábio estilo perfil U sem anel oring e apresenta um lábio secundário em sua base para maior estabilidade.

Perfil BR é uma vedação usada em conjunto com vedações de haste primária e tem um ótimo desempenho em aplicações hidráulicas de alta pressão.

Perfil B3 é uma vedação da haste de cilindros hidráulicos de simples ação, design em forma U em poliuretano. Para aplicações de alta pressão. Perfil de vedação robusto para condições operacionais mais difíceis. ISO 5597, ISO 6020.

Perfil UR é uma vedação com lábio design em forma U não simétrico com lábio cortado. Utilizada em baixas e médias pressões.

Perfil E5 é uma vedação de haste para cilindros pneumáticos, simples ação, design em forma U

Perfil TR é uma vedação da haste de cilindros hidráulicos de dupla ação. Disponível sem anel back- up, com um back-up ou com dois aneis back-up. Design compacto proporciona maior estabilidade e resistência a extrusão.

O perfil ON é uma vedação em PTFE da haste de cilindros hidráulicos, bi-direcional, para uso em baixas ou médias pressões. Esta vedação é comumente utilizada em aplicações tais como hidráulica para veículos, máquinas-ferramentas, máquinas de moldagem por injeção e prensas hidráulicas.

O perfil CR é uma vedação para haste de cilindros que proporciona baixo atrito e desgaste. Utilizado em haste bi-direcional, tanto em unidades pneumáticas como em hidráulicas de baixa e média pressão. Design compacto que necessita de pouco espaço para alojamento.

O perfil OC é uma vedação para haste bi-direcional para uso em cilindros pneumáticos e hidráulicos de média pressão. O perfil OC é composto por duas peças, um anel oring e uma base de PTFE. O perfil OC é uma excelente escolha para aplicações que necessitam de uma vedação compacta.

O perfil OD é uma vedação para haste que consiste em um anel base em PTFE e um anel oring, combinados eles formam uma única peça apropriada para vedar hastes e êmbolos em cilindros hidráulicos. O perfil OD apresenta baixo atrito, grande durabilidade e versatilidade de aplicação.

O perfil V6 proporciona uma ação tipo válvula de retenção para uso no amortecimento em cilindros pneumáticos. O perfil V6 proporciona um amortecimento para o final do curso do cilindro graças a sua construção especial com algumas fendas.

Perfil BS é uma vedação da haste de cilindros hidráulicos, simples ação, design em forma U em poliuretano com lábio de vedação secundário. Para aplicações de alta pressão, perfil de vedação robusto para condições operacionais mais difíceis. ISO 5597, ISO 6020.

(5)

O perfil de vedação BP é um tipo de vedação utilizada em êmbolos de função bi-direcional, é recomendado para aplicações hidráulicas pesadas. Essa vedação foi concebida para aplicações lineares, mas tem sido usada com sucesso em aplicações rotativas em baixa velocidade.

O perfil de vedação PSP é um tipo de vedação utilizada em êmbolos de função bi-direcional para uso em aplicações hidráulicas em leves e médias pressões. Disponível em poliuretano, as vedações PSP oferecem baixo atrito e excelente resistência a extrusão.

O perfil CT é um perfil robusto para utilização em hidráulica pesada. O perfil CT é uma excelente escolha para vedação de equipamento móbil que sofrem altas cargas.

O perfil de vedação OK é um tipo de vedação utilizada em êmbolos de função bi-direcional e recomendado para aplicação em hidráulica pesada. De fácil instalação em êmbolos não requer ferramentas especiais. A superfície de vedação com Nylon e fibra de vidro tem excelente desempenho com as mais severas aplicações.

O perfil PIP é uma combinação de uma vedação de “Pedestal de Pressão Invertida” com uma vedação de perfil Tipo B que fornece uma excelente vedação para êmbolos bi-direcionais em aplicações hidráulicas. A aplicação do perfil PIP requer apenas um alojamento e a combinação desses dois

Aplicação Descrição

Perfil

SPP

DPP

BPP

8400 8500

US

AN 6226

SL

Hidráulica

Pneumática

Leve Média Pesada

Vedações Simétricas para Haste e Êmbolos

O perfil das gaxetas Standard tem como característica a secção transversal igual à altura e são adequadas para uma grande variedade de aplicações na haste ou êmbolo. O padrão Standard oferece alta resistência ao desgaste e o oring funciona como uma mola para manter o contato dos lábios no cilindro garantindo a perfeita vedação sob baixa pressão.

O perfil DPP tipo Deep é uma vedação perfil simétrico para uso em haste ou aplicações em êmbolos.

A sua forma retangular assegura a estabilidade no canal de alojamento. O perfil Deep oferece alta resistência ao desgaste e o oring funciona como uma mola para manter o contato de vedação sob aplicações de baixa pressão ou de vácuo.

O perfil BPP tipo B é uma vedação com perfil simétrico para uso em haste ou aplicações em êmbolos.

A sua forma retangular assegura a estabilidade no canal de alojamento. O perfil BPP oferece alta resistência ao desgaste e o oring funciona como uma mola para manter o contato de vedação em aplicações de baixa pressão ou de vácuo. Uma ampla seleção de tamanhos e compostos alternativos permite que este perfil seja utilizado em muitas aplicações hidráulicas.

Os perfis 8400 e 8500 série U são vedações de lábios simétricos para uso em haste ou aplicações em êmbolos. O fino e flexível design de lábio reage a baixa pressão e fornece uma movimentação extremamente suave e constante exigindo menos força do conjunto por trabalhar com menos fricção.

O perfil US é uma vedação com perfil simétrico para uso em haste. A sua forma simétrica permite a permutabilidade entre aplicações na haste e êmbolo. O processo de fabricação utilizado cria lábios chanfrados precisos que asseguram perfeita vedação na parte interna como na parte externa dos lábios.

O perfil AN6226 estilo U tem um formato quadrado onde a secção nominal e transversal tem o mesmo tamanho. Embora amplamente utilizado em equipamentos pneumáticos e hidráulica de baixa pressão, originalmente ele foi projetado para utilização em aeronaves.

O perfil SL é considerado uma vedação de multiplo lábio. O lábio primário tem um corte onde é encaixado a base com um segundo lábio de vedação. Essa construção em duas camadas garante alta resistência ao desgaste e maior área de contato para vedação mesmo em baixas pressões ou vácuo.

BP

PSP

CT

OK

PIP

Vedações de Êmbolos

BU

O perfil BU é uma vedação compacta com um anel anti-extrusão integrado. Vedação robusta para trabalhos pesados é extremamente resistente. Perfil muito utilizado em cilindros hidráulicos em máquinas de construção civil. Devido a sua forma especial e o material Uretano utilizado em sua construção, trabalha com pressões de 500 bar podendo suportar picos de até 1000 bar.

(6)

Aplicação Descrição

Perfil

UP

E4

BMP

TP

R5

CQ

OE

OG

CP

OA

OQ

KR

ZW S5

Hidráulica

Pneumática

Leve Média Pesada

Vedações de Êmbolos

O perfil UP é um tipo de vedação hidráulica não simétrica para êmbolo. Seus lábios de vedação em formato chanfrado permitem a utilização em baixas e médias pressões além de ajudar a limpeza da haste. Duas vedações podem ser utilizadas para pressões bi-direcionais.

O perfil E4 é uma vedação que foi concebida para vedar tanto lubrificantes quanto ar isento de óleo.

Para garantir que os pontos críticos de vedação se mantenham lubrificados e sem atrito os lábios de vedação são produzidos com composto especial garantindo maior resistência ao desgaste.

O perfil BMP é uma vedação de aplicação pneumática com baixo atrito que proporciona uma ótima desaceleração e redução de barulho no fim de curso do êmbolo. Concebido para utilização em conjunto com o perfil V6, absorve a inércia final e impede o contato do êmbolo e o final do cilindro.

O perfil TP foi projetado para utilização nas ranhuras dos anéis orings, ele pode ser utilizado com um ou dois anéis de encosto. Seu design compacto proporciona maior estabilidade e resistência a extrusão em aplicações dinâmicas.

O perfil R5 é uma vedação bi-direcional para êmbolo para uso em aplicações de média e alta pressão hidráulica e aplicações pneumáticas. Ele é formado por um anel de borracha quadrado e uma base retangular de PTFE. Tem excelente estabilidade, grande resistência ao desgaste e baixo atrito.

O perfil CQ é uma vedação para êmbolo bi-direcional para uso em aplicação de média e alta pressão.

O perfil CQ tem um design único, formado por uma base retangular de borracha, um anel retangular de PTFE com uma ranhura onde fica alojado um anel quadriring.

O perfil OE é uma vedação para êmbolo bi-direcional para aplicação em hidráulica de baixa e média pressão. É composto por um anel oring e o topo com um anel PTFE resistente ao desgaste. Muito utilizado em sistemas hidráulicos móveis e máquinas de injeção e prensas hidráulicas.

O perfil de vedação OG é uma vedação para êmbolo de ação simples. É formado por um anel oring e uma base de PTFE. A secção transversal assimétrica da base em PTFE é projetada para melhor desempenho e arraste do óleo em ambas direções.

O perfil de vedação CP é uma vedação para êmbolo anti-extrusão de baixo atrito que apresenta baixo desgaste. O perfil CP é indicado para aplicações pneumáticas e em hidráulica de média pressão.

Devido ao seu design e do anel PTFE oferece grande resistência ao desgaste e requer um espaço pequeno de alojamento.

O perfil OA é uma vedação para êmbolo bi-direcional para uso em pneumática e hidráulica de baixa e média pressão. Esse perfil é composto por um anel oring e um anel retangular de PTFE que proporciona grande resistência ao desgaste, uma ótima escolha para aplicações com pouco espaço.

O perfil OQ é uma vedação de êmbolo para uso em baixa e média pressão em sistemas rotativos ou oscilantes. É formado por um anel oring e uma base de PTFE com ranhuras especias que oferece maior lubrificação e grande resistência ao desgaste e baixo atrito.

O perfil de vedação KR é um conjunto de vedação para êmbolos de dupla ação (também pode ser utilizada em êmbolos de ação simples) e podem trabalhar com pressões de até 300 bar. É composto por um anel quadrado em NBR com um anel externo retangular em poliuretano com dureza de 93 shore A.

O perfil ZW é uma vedação para êmbolos de dupla ação que consiste em um componente de vedação de elastômero, dois anéis anti-extrusão e dois anéis guias angulares. Utilizado em prensas, cilindros motores e cilindros para sistemas móveis e industriais.

O perfil S5 é uma vedação bi-direcional para êmbolo utilizado em aplicações de baixa e média pressão hidráulica e aplicações pneumáticas. Ele é formado por um anel oring e uma base de PTFE. Grande resistência ao desgaste e baixo atrito, requer um pequeno espaço de alojamento para instalação.

(7)

A Guia WPT é um padrão de guia com as bordas internas chanfradas, indicado para aplicações hidráulicas pesadas prevenindo o contato metal-metal das peças em movimento. As fitas guias WPT estão disponíveis em diâmetros internos padrões de 1” até 12”.

A Guia WRT é um padrão de guia para evitar o desgaste da haste, quando combinado com o perfil WPT completa o sistema de guia principal. Recomendada para aplicações desde hidráulica leve até pesada, disponíveis em tamanhos de 7/8” até 7”. O perfil WRT apresenta os cantos externos chanfrados para facilitar a montagem e previnem o contato metal-metal das peças em movimento.

A fita Guia PDT está disponível em uma variedade de misturas de PTFE que oferece excelente desempenho e baixo atrito em aplicações pneumáticas e hidráulicas. A fita guia PDT está disponível em peças prontas ou a granel fornecida em metro.

As guias PDW são peças em PTFE usidas com precisão que oferecem encaixe preciso e fácil

instalação. A ampla gama de misturas em PTFE dá uma vasta versatilidade de aplicação em hidráulica leve ou em sistemas pneumáticos garantindo baixo atrito e resistência a altas temperaturas.

Aplicação Descrição

Perfil

YD

SHD

SH959

AH

AY

H/

8600

AD J

Hidráulica

Pneumática

Leve Média Pesada

Raspadores

O perfil YD é um raspador de alta performance. Para melhorar o desempenho, o perfil YD foi

desenhado com dois lábios de vedação que garantem a máxima limpeza ao longo da haste. Apresenta um segundo lábio de limpeza que garante que água ou outros contaminantes não entrem no sistema.

O perfil SHD é um raspador excelente para aplicações em pneumática e hidráulica leve e média. O design da base do raspador com algumas ranhuras previne a retenção de pressão e impurezas que podem retirar o raspador do alojamento. Devido sua grande disponibilidade de medidas é uma ótima escolha para grandes diâmetros.

O perfil SH959 é um raspador que foi desenhado para ter um ajuste apropriado com todos os MS-28776 (MS-33675). O design da base do raspador com algumas ranhuras previne a retenção de pressão e impurezas que podem retirar o raspador do alojamento. Este perfil não necessita de muito espaço, por isso são ideais para pneumática e hidráulica leve e média onde há restrições de espaço.

O perfil AH é um raspador com revestimento externo de metal para aplicações em hidráulica pesada.

A instalação sob pressão impede a contaminação enquanto o lábio de vedação adicional funciona em conjunto com as vedações de haste proporcionando uma ótima vedação e redução de fugas.

O raspador perfil AY pode ser utilizado em aplicações leves e de alta pressão. Quando utilizado em aplicações de alta pressão combinado com vedações de haste, o perfil AY complementa o sistema de vedação, proporcionando um lábio de vedação adicional, produzindo excelente limpeza da haste.

Essas características permitem que o perfil AY possa ser utilizado sozinho para vedação em sistemas de baixa pressão.

Os raspadores de perfis H e 8600 contém lábios duplos com desenhos idênticos que combinam a vedação e limpeza da haste. Os raspadores de perfil H estão disponíveis em compostos plásticos e são indicados para aplicação hidráulica de média pressão. O raspador de perfil 8600 está disponível em compostos de borracha e são tipicamente utilizados em clilindros pneumáticos onde se exige menor atrito.

O raspador perfil AD é um raspador de ação dupla para utilização em hidráulica em baixas e médias pressões. É composto por um anel oring e a base por um anel em PTFE com desenho especial.

O desenho especial do perfil AD ajuda na vedação principal da haste prevenindo a fuga de fluido quando a haste se estende. Quando a haste se retrai o perfil AD realiza a limpeza da haste evitando a contaminação do sistema.

O raspador de perfil J contém uma carcaça externa de metal que faz com que ele se aloje sob pressão em cavidades simples ajudando a evitar a contaminação externa. O lábio do perfil J é muito eficiente, eliminando a entrada de poeira, lama e umidade em condições severas de trabalho. O raspador de perfil J é ideal para aplicações hidráulicas de alta pressão em variadas condições.

WPT

WRT

PDT

PDW

Anéis Guia / Fita Guia

(8)

Aplicação Descrição

Perfil

MB

Hidráulica

Pneumática

Leve Média Pesada

Anéis Back-up

O Back-up modular de perfil MB é projetado especificamente para complementar os perfis PolyPak. O sistema de numeração dos perfis MB é muito semelhante ao utilizado pelas vedações Polipak, o que facilita a identificação da peça correta a ser utilizada no conjunto com a vedação PoliPak. A mistura de componentes utilizada para produzir o perfil MB garante uma grande compatibilidade com diversos tipos de fluidos.

Anel oring de alta performance produzido a partir de Resilon (família de Uretano resistente a alta temperatura com baixa taxa de compressão). Disponível nos tamanhos padrões de anéis oring.

A elevada resistência a extrusão do Resilon elimina a necessidade de instalação de back-ups em muitas aplicações hidráulicas, simplificando a instalação e não havendo necessidade de alteração nas ranhuras de alojamento do anel.

O perfil BT é uma vedação premium não simétrica de haste. O perfil BT foi projetado para proporcionar melhor desempenho, vedação e estabilidade. O design do perfil BT tem o lábio de vedação principal mais robusto do que o perfil BS e o lábio estabilizador está localizado em sua base.

O perfil DG foi desenvolvido para subtituição de orings e back-ups com apenas uma peça em aplicações dinâmicas sendo uma ótima solução pelo seu design diferenciado. O seu formato em “D”, com suas extremidades mais baixas e o meio mais alto, proporciona mais vedação nas áreas críticas e reduz os riscos da vedação ser cortada durante a instalação.

O perfil AY pode ser usado como um raspador para serviços leves e pesados. Quando utilizado em sistemas de alta pressão com conjunto de vedações de haste o perfil AY oferece um lábio adicional de vedação. Estas características de atuação fazem com que esse raspador possa ser usado individualmente para vedação em aplicações de baixa pressão.

Os perfil HS foi desenvolvido para substituir os anéis oring e back-ups padrões das tampas de êmbolos fornecidos em equipamentos originais. Produzidos em Uretano de alto desempenho, seu design simétrico garante melhor ajuste e estabilidade para o êmbolo.

O perfil métrico BP é uma vedação para êmbolo de dupla ação que pode ser utilizado em aplicações de média ou altas pressões. O perfil BP é uma combinação de uma base retangular NBR e a parte superior de um composto de poliuretano com Resilon que melhora o deslizamento.

8700

5100

PAB

WB PDB

O perfil Back-up 8700 quando aplicado com as vedações Polipak fornecem maior resistência a extrusão, é necessário apenas um mínimo aumento do alojamento para adicionar o perfil 8700. O perfil 8700 foi desenvolvido originalmente para aumentar a pressão suportada pelas vedações de borracha onde não havia a possibilidade de utilizar vedações de uretano por compatibilidade de fluido ou temperatura.

O perfil 5100 é indicado para utilização em conjunto com anéis oring oferecendo maior resistência a extrusão tanto em aplicações estáticas quanto nas dinâmicas. São intercambiáveis com a maioria dos back-ups existentes. O perfil 5100 é facilmente identificado pela cor laranja do composto Polymyte, que comparado com back-ups em borracha, proporciona maior resistência a extrusão e grande compatibilidade com diversos fluidos.

Enquanto alguns modelos de back-ups exigem um aumento da ranhura do alojamento para ser incorporado ao sistema de vedação, o perfil PAB não precisa dessa alteração, pois ele é integrado as vedações do sistema. Devido a natureza dessa linha de backup, ele é fornecido em conjunto com a vedação que mais se adeque a aplicação exigida.

O perfil de back-up WB é projetado para aplicações de extrema pressão e altas temperaturas ajudando a prolongar a vida útil da vedação usada em conjunto. Devido ao seu perfil em corte, sob grandes pressões ele se adequa ao alojamento evitando a extrusão da vedação primária. Os perfis WB são fornecidos sob encomenda e estão disponíveis em uma grande variedade de materiais que são definidos dependendo das condições de aplicação.

O perfil PDB de anéis back-up anti-extrusão são produzidos em PTFE. Os perfis PDBA e PDBB são perfis projetados para utilização na maioria das aplicações comerciais e auxiliam na retenção dos anéis oring.

568

BT DG

AY HS

BP

Anéis Orings em Uretano e D-Orings

Vedações Métricas

(9)

Materiais

Faixa de Temperatura Uso Recomendado

Composto

NBR - NITRÍLICA

FKM FLUORCARBONO

POLIURETANO

MOLYTHANE

ULTRATHANE

POLYMYTE

MOLYGARD

PTFE-BRONZE

P4300 ELASTOPLÁSTICO

-40 °C até +120 °C

-20 °C até +206 °C

-35 °C até +80 °C

-54 °C até +92 °C

-30 °C até +110 °C

-54 °C até +135 °C

até 135 °C

-100 °C até +200 °C

-40 °C até +135 °C

Vedações em geral, derivados de petróleo.

Graxas e óleos de silicone, lubrificantes à base de di-Ester.

Fluidos à base de etileno-glicol, água.

Óleos de petróleo, lubrificantes à base de di-Ester.

Fluidos e graxas de silicone, hidrocarbonos halogenados.

Ácidos em geral, combústiveis em geral.

Resistência a abrasão e desgaste, alta tensão de ruptura.

Óleos de petróleo, oxigênio e ozona.

Óleos e fluidos hidráulicos à base de petróleo.

Soluções ácidas e alcalinas (até conc. 10%), óleos combústiveis, sais, alcoóis, alinfáticos, hidrocarbonos, soluções contendo menos de 80% de aromáticos, sólidos em suspensão, radiação e ozona.

Fluidos hidráulicos à base de petróleo, óleos combústiveis, sais alcoóis, alinfáticos, hidrocarbonos, soluções contendo menos de 80% de aromáticos, sólidos em suspensão, radiação e ozona, resistente à hidrólise, temperaturas mais elevadas e menor deformação permanente.

Fluidos hidráulicos à base de petróleo, fluido à base de água.

Fluidos de éster fosfato, alguns fluidos clorinatados e solventes.

Material com excepcional resistência ao rasgamento e resistência à abrasão, adequado para serviços de alta pressão onde a extrusão é o problema.

Maioria dos fluidos hidráulicos, velocidade superficial até 1m/s, carga de compressão até 150 N/mm².

Maioria dos fluidos hidráulicos, velocidade superficial até 5m/s, carga de compressão até 20 N/mm²

Excelente resistência a óleos derivados de petróleo, fluidos de hidrocarbonetos e combustíveis, oxigênio e ozônio. Poliuretano de alto desempenho desenvolvido com melhores propriedades físicas e uma melhor deformação permanente de propriedades únicas aumentando sua capacidade de vedação e velocidade de resposta

(10)

Engenharia

Controle de vazamentos

Quando escolhemos um sistema de vedação, o resultado desejado será o controle de vazamentos. O desenvolvimento de novos designs de vedações como novos materiais não só tornaram possíveis combinações que forneçam vazamento zero, mas também proporcionam maior vida útil em uma variedade de aplicações. Além das vedações, uma compreensão completa dos parâmetros do sistema é necessário para obter os melhores resultados.

A vedação ideal para um sistema é alcançada com uma abordagem completa do conjunto em vez de considerar seus componentes individualmente. Os perfis de vedação que trazemos ao mercado foram projetados especificamente para complementar um ao outro para criar sistemas de alto desempenho. Por exemplo, uma vedação de haste Parker em conjunto com um raspador Parker, minimiza vazamento de fluido e maximiza a exclusão de contaminação. Nossas vedações de haste são projetadas com lábios aperfeiçoados para proporcionar e garantir a quebra do filme de óleo e melhorar a vedação. Essa tecnologia que deixa a haste seca, permite que o raspador seja extremamente agressivo excluindo contaminações sem acumular óleo ao seu redor. Outra possibilidade muito eficaz de controlar vazamento é utilizar vários lábios de vedação. Os perfis Parker Buffer, U, BT e AH são projetados para trabalhar em conjunto para proporcionar um desempenho otimizado e vedação o mais seca possível. (figura abaixo)

Mesmo quando as vedações apropriadas estão instaladas no sistema pode haver vazamento por fatores que vão além das vedações. Exemplos são os acabamentos das superfícies desgastadas, danos na instalação das vedações, armazenamento incorreto das vedações, lavagens químicas no sistema, contaminação, manutenções erradas, entre outras causas. A observação dessas recomendações de utilização das vedações e cuidados com o equipamento como um todo, vão proporcionar maior durabilidade do equipamento e minimizar a probabilidade de vazamentos.

Utilização dos perfis BR, BT e AH em conjunto para controle de vazamento

(11)

Aplicação

Os sistemas de vedações hidráulicas possuem os seguintes componentes:

A ilustração desta seção demonstra os vários tipos de vedações que podem ser aplicadas em sistemas hidráulicos. Características individuais de cada componente, bem como as funções exercidas pelos conjuntos de vedações.

Vedação de Haste - Vedações de Haste são tipicamente unidirecionais. Elas são estáticas no diâmetro externo e dinâmicas no diâmetro interno. Essas vedações são instaladas em ranhuras na parte interna do êmbolo para vedar hastes de movimento recíproco. Vedações de Haste podem ser utilizadas em conjunto com outras vedações em aplicações em baixas pressões.

Vedação Buffer - São vedações compactas para Haste com lábio dinâmico que são alojadas em frente a vedação padrão da haste. A vedação Buffer protege a vedação principal de picos de pressão, aumentando drasticamente a eficiência da vedação principal.

As vedações Buffer são projetadas para permitir que o fluido pressurizado entre a vedação principal e ela volte para dentro do sistema.

Raspador - Os raspadores são projetados para garantir que contaminações como poeira ou água não entrem no sistema. As contaminações do sistema com impurezas são resposnsáveis por até 75% das falhas em sistemas hidráulicos.

Vedação de Êmbolo - As vedação de êmbolo podem fazer a vedação unidirecional (ação simples) ou bidirecional (dupla ação). São estáticas no diâmetro interno e dinâmicas no diâmetro externo. Essas vedações são instaladas em êmbolos de pressão recíproca.

Fita Guia - As fitas guias previnem o contato metal-metal em aplicações com movimentos alternados. As fitas guias podem ser instaladas na parte externa ou em alojamento interno do êmbolo.

Raspador Fita

Guia

Fita Guia Vedação

de Haste

Vedação Êmbolo Vedação

Buffer

Fita Guia

(12)

Aplicações em Hidráulica Móvel Escavadeiras

Equipamentos para Agricultura

Controle de Fluxo: Válvulas

Haste

Haste

Raspador

Raspador

Primária AH

Canned (non-vented

design)

SHD

BT

BD

DG 4300

5065

4300

4733

4733 4733

4733

4300/4301

4650

4622 4700

4700 4300

5065

4300/4301

BR WRT

WRT

HS

HS

WPT

WPT

568

OK

PSP Primária

Primária

Buffer Guia

Guia

Guia

Guia

Oring

Primária

Primária Ved. da

Tampa

Ved. da Tampa

Estático

Estático

Êmbolo

Êmbolo

Êmbolo

Materiais

Materiais

Materiais

AH BT BR WRT HS WPT OK WPT

SHD BD WRT HS WPT PSP WPT

HS

DG 568

(13)

Elevadores Aéreos

Empilhadeiras

Haste

Raspador

YD BD

4300 4733 4700 4733 4304

4300

WRT HS WPT BP

Primária Guia Ved. da Guia Primária

Tampa

Estático Êmbolo

Materiais

YD BD WRT HS WPT BP WPT

AY BT BR WRT HS WPT PSP WPT

Haste

Raspador

BT AY

4300 4300 4733 4700 WPT 4304

4300

BR WRT HS WPT BP

Primária Buffer Guia Ved. da Guia Primária Tampa

Estático Êmbolo

Materiais

Terraplenagem / Retroescavadeiras

J BT BR WRT HS WPT PSP WPT

Haste

Raspador

BT J

4300 4300 4733 4700 4733 0401

4700

BR WRT HS WPT CT

Primária Buffer Guia Ved. da Guia Primária Tampa

Estático Êmbolo

Materiais

(14)

Mini Carregadeiras

Mineração / Fora de Estrada

Acumuladores: Móveis e Industriais

YD BT BR WRT HS WPT BP WPT

J BT BR WRT HS WPT BP WPT

Haste Haste

Raspador Raspador

BT BT

J YD

WPT 4300 4300

4733

4300 4300

4733 4733

0401

4733 4733

4115, B001 4304 4304

4700 4700

4300 4300

BR BR

WRT WRT

HS HS

OG

WPT WPT

BP BP

TP Primária

Primária

Buffer Buffer

Guia Guia

Guia

Guia Guia

Primária Primária

Primária Ved. da

Tampa Ved. da

Tampa

Estático Estático

Êmbolo Êmbolo

Êmbolo

Materiais Materiais

Materiais

WPT OG TP OG WPT

(15)

Uso Geral: Fluidos Biodegráveis / base de água

Geração de Energia

Cilindros Pneumáticos

YD

YD

8600 BT

BT

8400 BR

BR

PDW

WPT

WPT

WPT WRT

WRT HS

HS

HS

OE

OE

PDW WPT

WPT

8500

Haste

Haste

Raspador

Raspador

BT

BT YD

YD

4301 4301 0810

4733

4301

4700

0401

4304 0810,

PEEK, PTFE composto

4733 4301

4300/

4301

4300/

4301

4300/

4301 BR

BR

WRT

WRT

HS

HS

WPT

WPT

OE

BP Primária

Primária

Buffer

Buffer

Guia

Guia

Guia

Guia

Primária

Primária Ved. da

Tampa

Ved. da Tampa

Estático

Estático

Êmbolo

Êmbolo

Materiais

Materiais

Aplicações em Hidráulica Industrial

Haste

Raspador

8600 8400

4180 0307 4700 4180 0307

4181

PDW HS 8500 PDW

Primária Guia Ved. da Guia Primária

Tampa

Estático Êmbolo

Materiais

(16)

Vedação de Haste - Fluxograma de escolha

(17)

Vedação de Êmbolo - Fluxograma de escolha

(18)

Informações Técnicas de Anéis Oring

Série 2-xxx

Série 3-xxx

1,78 ± 0,08 2,62 ± 0,08 3,53 ± 0,10 5,33 ± 0,13 6,99 ± 0,15

As medidas acima são aplicáveis para os compostos N 0674-70, C 0873-70 e S 0604-70. Para outros compostos, cujas variações de contratação são diferentes, consultar a fábrica.

Espessura Nº 2-001 = W 1,02 mm Nº 2-002 = W 1,27 mm Nº 2-003 = W 1,52 mm Medidas e tolerâncias conforme norma SAE AS 568-A

(19)

Instalação

Ferramentas de Instalação - Vedação de Haste

Muitas vedações de haste em borracha, plástico ou PTFE podem ser manipuladas sem ferramentas para instalação em seus alojamentos. Vedações de pequenos diâmetros ou seções transversais largas podem

exigir ferramentas para sua correta instalação. Vedações em PTFE e Polymyte especialmente, requerem um cuidado especial na instalação para evitar que sejam danificadas, amassadas ou cortadas. Nas informações a seguir demonstramos algumas etapas para instalação das vedações da haste. Caso necessário, entre em contato conosco para solucionarmos eventuais dúvidas.

1- Inspecione todas as vedações e ferramentas que serão utilizadas para a instalação. Certifique-se de que não haja nenhuma contaminação, rebarbas ou bordas afiadas. Limpe ou rebarbe caso necessário. Certifique-se que o local onde a vedação será instalada esteja limpo e sem danos, como amassados ou arranhões.

2- Caso você esteja instalando uma vedação composta por duas peças, vedação mais um anel oring, por exemplo, insira o anel cuidadosamente na ranhura da vedação para garantir o encaixe adequado.

3- Com as mãos, dobre gentilmente a vedação em forma de rim (conforme figura 1). Para vedações de borracha ou poliuretano que tem uma dureza maior, a utilização de ferramenta de três pinos pode ser útil para dobrar a vedação e instalá-la no interior da ranhura (figura 2).

4- Desdobre a vedação na ranhura,

5- Para vedações em PTFE, depois de desdobrar a vedação dentro do alojamento, utilize uma ferramenta de redimensionamento para fazer

Estado normal da vedação

Figura 1 - Dobrando a vedação da haste Vedação dobrada

(forma de rim)

Figura 2 - Ferramenta de 3 pinos para instalação de vedações em poliuretano e borracha

Figura 3 - Instalação da vedação de haste

(20)

Ferramentas de Instalação - Vedação de Êmbolo

A instalação das vedações de êmbolo pode ser facilitada com a utilização de ferramentas adequadas. A utilização de ferramentas não só torna mais fácil a instalação, como diminui os custos de mão de obra em aplicações seriadas e diminui os riscos de danos tanto nas vedações, como no êmbolo. Para a instalação de vedação de êmbolo com ferramentas siga os passos abaixo:

1- Inspecione todas as vedações e ferramentas que serão utilizadas para a instalação. Certifique-se de que não haja nenhuma contaminação, rebarbas ou bordas afiadas. Limpe ou rebarbe, caso necessário. Certifique-se que o local onde a vedação será instalada esteja limpo e sem danos, como amassados ou arranhões.

2- Caso você esteja instalando uma vedação composta por duas peças, vedação mais um anel oring, por exemplo, insira o anel cuidadosamente na ranhura da vedação para garantir o encaixe adequado conforme recomendação do fornecedor.

3- Instale o cone de expansão para o êmbolo. (figura 4)

4- Leve lubrificação e/ou aquecimento da vedação (máximo 60 °C) pode ajudar na instalação. Utilize somente lubrificantes compatíveis.

5- Coloque a vedação sobre o cone de expansão e utilizando a pressão das mãos ou um empurrador, se necessário, empurre cuidadosamente a vedação ao longo do cone até que a vedação se encaixe no lugar. (figura 5)

Figura 4. Cone de extensão

Figura 5. Instalação de vedação no êmbolo com ferramenta

Figura 6. Redimensionamento

Êmbolo Ferramenta de

redimencionamento

Vedação

Ferramenta de redimensionamento

Diâm. ext. máx + 2x a secção transversal

Ângulo

(21)

Kits originais de reparo para aplicações diversas

Na hora da manutenção do seu equipamento faça a escolha certa, utilize os Kits Originais de Reparo Parker Seals.

Kits prontos com as vedações necessárias para reparos em máquinas de construção civil, máquinas agrícolas, máquinas florestais, caminhões, ônibus e reparos para máquinas industriais diversas. Com isso, você estará adquirindo produtos da mais alta qualidade e garantido um ótimo desempenho ao seu equipamento.

Dicas de instalação para os kits:

VOLVO Escavadeira

CNH CASE FIAT Retroescavadeira Carregadeira Pá Carregadeira MICHIGAN

Arrastador florestal Pá carregadeira BOBCAT

Escavadeira Carregadeira

EMPILHADEIRAS CATERPILLAR Escavadeira

Pá carregadeira de rodas KOMATSU

Escavadeira Carregadeira Motoniveladora

Caminhão fora de estrada

(22)

Kits Anéis Oring

Kit de Oring PHB-382 (Medidas SAE AS 568A) ASTM D-2000 SAE J200 Nitrílica 70 Shore A Quantidade: 382 peças

Kit de O-Ring PHB 492 Borracha Nitrílica ou Viton®

Quantidade: 492 peças

Kit de Oring PHB 408 (Medidas Métricas) ASTM D-2000

Nitrílica 70 Shore A Quantidade: 408 peças Os kits de anéis oring são desenvolvidos para atender às mais diversas aplicações em equipamentos hidráulicos e pneumáticos proporcionando facilidade e economia em relação à compra de peças avulsas. Disponíveis em quatro Kits diferentes, os Kits PHB 382, PHB 408, PHB 492 e PHB 212 atendem as normas de padronização das séries SAE AS 568A e também medidas especiais e medidas métricas nos materiais NBR dureza 70 e 90 e FKM dureza 75.

Kit de O-Ring PHB 212 Medidas SAE AS586 Série 3 Quantidade: 212 peças

(23)
(24)

Fone: 47 3037-4545

Rua São Paulo, 2444 - Bairro Itoupava Seca

Referências

Documentos relacionados

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

E ele funciona como um elo entre o time e os torcedores, com calçada da fama, uma série de brincadeiras para crianças e até área para pegar autógrafos dos jogadores.. O local

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

transientes de elevada periodicidade, cujos poros de fusão, de maior diâmetro, se mativeram abertos durante mais tempo. A expressão das quatro isoformas de HCN foi confirmada