• Nenhum resultado encontrado

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO

NO DESENVOLVIMENTO DE

SOFTWARE

Daniel Assmann (UNISC) danielassmann@mx2.unisc.br Jorlei Luis Baierle (UNISC) jorleib@hotmail.com Elpidio Oscar Benitez Nara (UNISC) elpidio@unisc.br Liane Mahlmann Kipper (UNISC) liane@unisc.br

O desenvolvimento de software é uma atividade criativa e colaborativa que requer metodologia, técnicas, ferramentas e processos para produzir valor a um grupo de pessoas. Para atingir níveis satisfatórios e atribuir valor ao produto, as organizações buscam implantar a gestão de seus processos. A gestão por processos surge para buscar a otimização e melhoria contínua dos processos das organizações, atendendo as especificações dos interessados. Neste contexto, os fatores críticos de sucesso (FCS) são apresentados para possibilitar a organização obter sucesso, decorrentes das razões que levam os clientes aos produtos e serviços da empresa e apresentam vantagem competitiva sobre a concorrência. O presente artigo tem como objetivo identificar os fatores críticos de sucesso presentes no desenvolvimento de software e apresenta um quadro comparativo através de uma pesquisa bibliométrica dos FCS levantados na execução de um projeto e desenvolvimento de um produto. Dos principais resultados encontrados sugere-se a utilização de 11 FCS para o processo de desenvolvimento de software.

(2)

2 1. Introdução

A tecnologia da informação (TI) está presente cada vez mais na vida de todas as pessoas, seja ela na mobilidade, nos sistemas de informação, entretenimento, entre outras áreas da TI. A área de desenvolvimento de software, não obstante das demais, tem fundamental importância quando se trata na capacidade de atender as especificações do cliente, seja ele interno ou externo, do produto final. Para isso, o presente artigo tem como objetivo identificar os fatores críticos de sucesso presentes no desenvolvimento de software. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliométrica em bases de dados acadêmicas para mensurar o universo dessa grande área.

O desenvolvimento de software é uma atividade criativa e colaborativa que requer metodologia, técnicas, ferramentas e processos para produzir valor a um grupo de pessoas. Nesse sentido, a constante avaliação dos fatores que contribuem para o desenvolvimento de um software é de fundamental importância.

Para atingir níveis satisfatórios e atribuir valor ao produto, as organizações buscam implantar a gestão de seus processos. A gestão por processos surge para buscar a otimização e melhoria contínua dos processos das organizações, atendendo as especificações dos interessados. Conforme Kipper e Nara (2014), a gestão por processos promove o alinhamento dos processos com a missão, a visão e as estratégias organizacionais; focaliza no cliente; realiza a padronização dos processos; age na realização das tarefas olhando o processo como um todo; e faz uso da tecnologia da informação.

Nessa mesma linha, os fatores críticos de sucesso (FCS) são apresentados para identificar uma área crítica da organização que necessita ser analisada, observando se houve sucesso ou fracasso nos objetivos definidos no planejamento. Segundo Beuren e Martins (2001), os FCS, quando bem gerenciados, garantem o desempenho competitivo da organização. A situação atual deve ser constantemente monitorada por meio da análise dos indicadores de desempenho desses fatores críticos.

(3)

3 são exibidos na seção 4, a seção 5 apresenta as conclusões, e por fim, a seção 6 apresenta as referências utilizadas.

2. Fundamentação teórica

Esta seção abordará os temas envolvidos com a proposta deste artigo: o desenvolvimento de sistema, gestão por processos e fatores críticos de sucesso.

2.1 Desenvolvimento de sistema

Com o desenvolvimento de sistema de informação na década de 90, surgiram oportunidades para as empresas se reestruturarem, além de possibilitar a crescente integração de sistemas estruturados, com vistas a atender as demandas de negócios e suportar o fluxo de informação associado. Com isto criou-se uma gestão capaz de buscar informações provenientes das mais diversas áreas da empresa, tais como: financeira, controladoria, produção, materiais, vendas etc., e tratá-las como únicas. Facilitando o trabalho e oportunizando a tomada de decisões mais precisa e clara, graças a esta evolução tecnológica tem se notado a mudança no setor empresarial com fortes necessidades de implantação tecnológica. As organizações que conhecem o funcionamento dos sistemas de informação e implantam estas ferramentas essenciais na tomada de decisão estão deixando de perder capital e ganhando clientes da concorrência (HOFFMANN, OLIVEIRA e ZEFERINO, 2012).

O desenvolvimento de sistema é todo o conjunto de atividades necessárias para construir uma solução de sistemas de informação para um problema empresarial ou oportunidade de negócios (ROCHA, GARCIA e GARCIA, 2010).

O processo de desenvolvimento de sistema é fundamental para a organização, para que todas as informações sejam adequadas conforme necessidade de cada organização e tomada de decisão, pois são informações centralizadas e controladas, para que os administradores e quem mais for utilizá-las possa encontrar o que precisa de maneira fácil e compreensível. Deve-se ficar claro que os sistemas são projetados para gerar informações de valor para as empresas (HOFFMANN, OLIVEIRA e ZEFERINO, 2012).

(4)

4 A gestão por processos é uma metodologia gerencial adequada ao cenário atual das organizações empresariais e territoriais, que é caracterizado por mudanças permanentes, inovações contínuas e interatividade do cliente nos processos de gestão (ANJOS, ANJOS e RADOS, 2006).

A prática da gestão por processos é um elemento importante na melhoria contínua, pois nela os processos e a estrutura são avaliados constantemente para a adequação aos requisitos do cliente e estratégicos. A falta dessa prática acaba por ocasionar a inexistência de uma base de dados necessária a esse gerenciamento (PONTALTI e BITTENCOURT, 2008).

Um dos objetivos da prática administrativa da gestão por processos é assegurar a melhoria contínua do desempenho da organização, por meio da elevação dos níveis de qualidade de seus processos de negócios. As práticas de gestão do conhecimento aplicadas à operação e gestão de processos são um recurso com grande potencial para identificação de problemas e oportunidades relacionadas ao processo e, consequentemente, transformam-se em um importante facilitador para a melhoria contínua do processo (CONTADOR, SORDI, MARINHO e CARVALHO, 2005).

A gestão por processos substitui a hierarquia tradicional, calcada em critérios funcionais. Adotar a gestão por processos é ver a organização como uma estrutura transversal, no qual operam “cooperações horizontais”, em contraposição à estrutura vertical funcional. O objetivo é direcionar as estratégias da empresa às demandas dos clientes (MUNIZ, 2001).

2.3 Fatores críticos de sucesso (FCS)

Um FCS é um elemento de oferta que tem valor para os clientes (usuários, distribuidores, especificadores) e um conhecimento e/ou vantagem de custo essencial em uma cadeia de concepção – produção – e distribuição do produto (ou serviço), que permite criar uma vantagem competitiva (QUINTELLA, ROCHA e ALVES, 2005).

Conforme Fontana, Heemann e Gomes (2012), propõe-se a utilização de uma lista de fatores críticos de sucesso (FCS) dentro do co-design para que, além de proporcionar um certo controle quanto aos possíveis problemas na interação entre os atores, também aumente as possibilidades de resultados positivos que a colaboração efetiva pode trazer.

(5)

5 por ações diretas da empresa (FONTANA, HEEMANN e GOMES, 2012). Caralli (2004) define os fatores críticos como áreas chave de desempenho dentro de um processo para que a organização cumpra a sua missão.

3. Metodologia

Essa pesquisa é de caráter exploratória e descritiva, uma vez que visa à pesquisa e exploração e o método da pesquisa é do tipo bibliométrica.

Em relação à pesquisa de natureza exploratória, Gil (1991) afirma que esta forma de pesquisa é realizada sobre um problema ou questão que geralmente são assuntos com pouco ou nenhum estudo anterior a seu respeito. O objetivo desse tipo de estudo é procurar padrões, ideias ou hipóteses. A ideia não é testar ou confirmar uma determinada hipótese. As técnicas tipicamente utilizadas para a pesquisa exploratória são estudos de caso, observações ou análises históricas, e seus resultados fornecem geralmente dados qualitativos ou quantitativos. Conforme Santos (2000), a caracterização da pesquisa exploratória visa criar maior familiaridade em relação a um fato ou fenômeno e normalmente é realizada com levantamento bibliográfico e entrevistas com profissionais que atuam na área. A pesquisa é descritiva, pois descreve um fato ou fenômeno e é feita na forma de observações sistemáticas do fato. No caso desta pesquisa serão apontados os principais fatores críticos de sucesso para o desenvolvimento de software.

Para isto foi utilizada a técnica analítica bibliométrica que é um método para analisar quantitativamente a literatura acadêmica utilizando técnicas matemáticas e estatísticas, que tem sido amplamente utilizada em vários casos (BELLIS, 2009).

Segundo Zhanga, Yana e Dua (2015), o estudo bibliométrico está relacionado com a situação atual e futuras tendências de desenvolvimento do objeto de estudo, pois a partir da análise de conteúdo abrangendo palavras-chave, autores e resumos são conduzidos para dar uma descrição qualitativa do estado de desenvolvimento do objeto em estudo.

(6)

6 proposição particular (premissa menor) e, a partir do raciocínio lógico, chegar à verdade daquilo que propõe (conclusão).

3.1 Procedimentos metodológicos

Para a realização desse artigo foi feita uma pesquisa bibliométrica com duas abordagens, de forma quantitativa e qualitativa. A primeira, para identificar a quantidade de publicações e seu comportamento nos últimos cinco anos, foi realizada sobre os termos, entre aspas duplas e utilizando o conector lógico AND, contidos na tabela 1 nas bases de dados Web of Science e Scopus, acessadas através dos portais http://www.webofscience.com/ e http://www.scopus.com/ respectivamente.

Tabela 1 – Termos para pesquisa nas bases de dados Web of Science e Scopus

Idioma Termos

Português 1- fatores críticos de sucesso

2- desenvolvimento de sistema/software 3- gestão de/por processos

Inglês 1- critical success factors 2- development system 3- process management

Fonte: Elaborado pelos autores.

Quanto aos filtros de pesquisa realizados nas pesquisas, estes são exibidos na tabela 2. Foram consideradas publicações posteriores ao ano de 2010.

Tabela 2 – Filtros de pesquisa realizados nas pesquisas Base de dados Filtros de pesquisa Web of Science 1- Tipo de documento: artigo

2- Categorias da base de dados: engenharia industrial, ciência da computação sistemas de informação, manufatura, ciência da computação engenharia de software, ciência da computação inteligência artificial

(7)

7 2- Categorias da base de dados: engenharia,

ciência da computação, negócios, administração, contabilidade, ciências sociais, ciências ambientais, ciência da decisão

3- Anos da publicação: 2010/2014 Fonte: Elaborado pelos autores.

Após realizar a pesquisa bibliométrica quantitativa, realizou-se a abordagem qualitativa buscando agrupar os principais artigos em consonância com o objetivo deste trabalho. Foram analisados os artigos provenientes da busca anterior, e de artigos disponíveis na Abrepo nos últimos três anos. As palavras-chave, o título, o resumo e os objetivos das publicações sendo os critérios utilizados para separar os artigos de maior relevância.

Tendo os artigos de maior relevância serão relacionados em um quadro os FCS levantados por cada um deles. Após serão identificados os principais fatores críticos da seguinte forma: os FCS que tem maior número de ocorrência ou no mínimo em mais de um artigo, com duplicidade e semelhança, e a utilização da lógica-dedutiva para linkar os FCS identificados com o desenvolvimento de software.

4. Resultados e análises

Nessa seção serão apresentados os resultados e análises atingidos com a realização desse artigo.

A partir da pesquisa bibliométrica, com carácter quantitativo, foram criadas três tabelas (tabela 3, tabela 4 e tabela 5) que demonstram a quantidade de artigos publicados no idioma estrangeiro com as 3 palavras-chave informadas anteriormente nas bases Web of Science e Scopus.

(8)

8 para a pesquisa realizada na base Web of Science, uma vez que a pesquisa com aspas não retornou resultados satisfatórios para atingir os objetivos deste trabalho.

Tabela 3 - Publicações encontradas na base de dados Scopus com aspas

Scopus (2010-2014) 1 2 3 1,2,3

1 5119 35 1116

2 1897 63

3 8629

1,2,3 12

Fonte: Elaborado pelos autores.

Tabela 4 - Publicações encontradas na base de dados Web of Science com aspas

Web of Science (2010/2014) 1 2 3 1,2,3

1 158 0 3

2 25 0

3 264

1,2,3 0

Fonte: Elaborado pelos autores.

Tabela 5 - Publicações encontradas na base de dados Web of Science sem aspas

Web of Science (2010/2014) 1 2 3 1,2,3

1 284 52 92

2 7907 905

3 5686

1,2,3 25

Fonte: Elaborado pelos autores.

Para demonstrar o comportamento das publicações dos artigos nas bases Web of Science e Scopus no período foram produzidos dois gráficos (figura 1 e figura 2).

(9)

9 Fonte: Elaborado pelos autores a partir de consulta no site http://webofknowledge.com/. Acesso em 18 dez.

2014.

Figura 2 – Publicações encontradas na base de dados Scopus

Fonte: Elaborado pelos autores a partir de consulta no site http://www.scopus.com/search/. Acesso em 18 dez. 2014.

Como retorno na pesquisa realizada na base de dados Web of Science foram encontrados 25 artigos. Na pesquisa realizada na base de dados Scopus foram encontrados 12 artigos. A partir dos retornos obtidos, nota-se a falta de publicação de artigos relacionados aos termos pesquisados.

(10)

10 de Tsu, Fan, Cheng (2013) e Morioka e Carvalho (2014). Depois de listados e tratados, foram identificados os FCS gerando o quadro 1 com um total de 24 fatores.

Quadro 1 – Fatores críticos de sucesso equivalentes de Tsu, Fan, Cheng (2013); Morioka e Carvalho (2014) e Vezzoni, Júnior, Junior, Silva (2013)

Fatores Críticos de Sucesso

T su , Fan , Cheng (2013) M or iok a e Car valh o (2 014) Ve zz on i, Jú n ior, Jun ior, Si lva (2013 )

Apoio da alta diretoria X X X

Conexão entre as novas estratégias de produto e visões de

negócios X

Estrutura organizacional flexível X X

Motivação da equipe de projeto X X

Satisfazer a demanda do cliente X

Criatividade e inovação X

Alocação de recursos X X

Sistema de gerenciamento de banco de dados X

Planejamento e monitoramento X

Metodologia de gestão de projetos X X

Ferramentas de gestão X X

Tecnologia da informação X

Aplicação de mercado e informação tecnológica X

Envolvimento de clientes X X

Valor do projeto X

Definição e controle de escopo X X

Comunicação eficiente X X X

Definição e controle de orçamento X

Gerenciamento de mudanças X X

Definição e controle de cronograma X

Envolvimento de fornecedor X X

Gerenciamento de requisitos X

Tratamento de conflitos X

Preparação para enfrentar risco X

(11)

11 Pode-se observar no quadro 3, por exemplo, os FCS “apoio da alta diretoria” e “comunicação eficiente” foram levantados nos 3 artigos com mesma relevância. Os fatores “motivação da equipe de projeto”, “metodologia de gestão de projetos” e “ferramentas de gestão” foram encontrados em Tsu, Fan, Cheng (2013) e Morioka e Carvalho (2014). Já o fator “tratamento de conflitos” foi encontrado somente no artigo de Vezzoni, Júnior, Junior, Silva (2013). Como resultado da aplicação da forma em buscar os principais FCS foi gerada a figura 3. Foram determinados 11 FCS para o desenvolvimento de software. Para linkar os FCS identificados com o desenvolvimento de software, fez-se uso da lógica-dedutiva para justificar os fatores utilizados.

Figura 3 - Fatores críticos de sucesso sugeridos no desenvolvimento de software

Fonte: Elaborado pelos autores.

(12)

12 melhor, ou seja, uma probabilidade de produção mais eficiente. Os fatores estrutura organizacional flexível e alocação de recursos tornam-se fundamentais a partir do momento que são necessárias modificações durante o andamento do projeto e também para otimizar o aproveitamento de todos os recursos disponíveis, por exemplo, evitar mão-de-obra ociosa. Os FCS ferramentas de gestão e metodologia de gestão de projetos estão intimamente relacionados à forma como deve ser guiado o desenvolvimento do software, pois são através de metodologias e ferramentas que são geridos os projetos desenvolvidos. Já os fatores definição e controle de escopo e gerenciamento de mudanças estabelecem uma relação para garantir que o projeto fique dentro do que foi solicitado, mantendo prazos de desenvolvimento, entrega, implantação, enfim, para atender as necessidades do cliente.

5. Conclusão

Os objetivos propostos para a realização desse artigo foram atingidos através da pesquisa bibliométrica quantitativa realizada nas bases de dados Web of Science e Scopus e de forma qualitativa nos artigos disponíveis na Abrepo. O estudo realizado sobre desenvolvimento de

software, fatores críticos de sucesso, bem como, gestão de processos, possibilitaram definir os

conceitos dessas grandes áreas do conhecimento.

A partir da leitura dos artigos pesquisados, foram elaborados um quadro e uma imagem. O quadro contendo uma lista dos fatores críticos levantados nos artigos, no âmbito de projeto e desenvolvimento de produto. E a imagem indicando os FCS no desenvolvimento de software. Essa imagem possibilita, abstraindo o desenvolvimento de software como a produção de um produto, ponderar sobre áreas com importância para atingir ou não o objetivo definido no escopo inicial do projeto.

A base conceitual centrou-se na teoria de desenvolvimento de sistemas, na gestão por processos e nos fatores críticos de sucesso na área da TI. Tal base conceitual foi inter-relacionada, buscando a ligação entre essas áreas do conhecimento, permitindo contribuições para a discussão sobre os FCS no desenvolvimento de software.

(13)

13 entendimento dos fatores críticos frente a visão de diferentes gestores. Também a identificação da aplicabilidade dos FCS sugeridos e o seu grau de prioridade.

REFERÊNCIAS

ANJOS, Francisco Antonio dos; ANJOS, Sara Joana Gadotti dos; RADOS, Gregório Jean Varvakis. O processo de compreensão do sistema territorial turístico para o planejamento e a gestão integrados. Turismo - Visão e Ação - vol. 8 - n.1 p. 105 - 118 jan. /abr. 2006.

BELLIS, Nicola de. Bibliometrics and citation analysis: from the science citation index to cybermetrics. Lanham: Scarecrow Press; 2009.

BEUREN, Ilse Maria; MARTINS, Luciano Waltrick. Sistema de informações executivas: suas características e reflexões sobre sua aplicação no processo de gestão. Rev. contab. finanç. vol.12 no.26 São Paulo May/Aug. 2001.

CARALLI, R. The Critical Success Factor Method: Establishing a Foundation for Enterprise Security Management (CMU/SEI-2004-TR-010). Pittsburgh, PA: Software Engineering Institute, Carnegie Mellon University, 2004.

CONTADOR, José Celso; SORDI, José Osvaldo De; MARINHO, Bernadete de Lourdes; CARVALHO, Marcius Fabius Henriques de. Gestão do conhecimento aplicada à gestão por processos: identificação de funcionalidades requeridas às soluções de Business Process Management System (BPMS). RAI - Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 5-18, 2005.

FONTANA, Isabela Mantovani; HEEMANN, Adriano; GOMES, Marcelo Gitirana Ferreira. Design Colaborativo: Fatores Críticos para o Sucesso do Co-design. In: Anais do 4o Congresso Sul Americano de Design de Interação, 2012.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

HOFFMANN, Rosa Cristina; OLIVEIRA, Patrícia Santos Marcondes de; ZEFERINO, Renato Zanelato. A utilização estratégica dos sistemas de informações gerenciais no ramo hoteleiro da cidade de Ponta Grossa - PARANÁ. Revista de Engenharia e Tecnologia. V. 4, No. 1, Abr/2012.

KIPPER, Liane Mahlmann; NARA, Elpídio Oscar Benitez. Gestão de processos. Programa de Pós-graduação em Sistemas e Processos Industriais, Set/2014, Notas de aula.

MORIOKA, Sandra; CARVALHO, Marly Monteiro de. Análise de fatores críticos de sucesso de projetos: um estudo de caso no setor varejista. Production, v. 24, n. 1, p. 132-143, jan./mar. 2014.

MUNIZ, Sérgio Tadeu Gonçalves. Flexibilidade organizacional e novos modelos de gestão: sinergias a complementaridades. Escola Politécnica - Universidade de São Paulo. In: Anais do Enegep, 2001.

PONTALTI, Gislene; BITTENCOURT, Otávio Neves da Silva. Gestão Baseada em Atividades aplicada em um Centro de Terapia Intensiva de um hospital público. Rev Gaúcha Enferm., Porto Alegre (RS) 2008.

QUINTELLA, HEITOR LUIZ MURAT DE MEIRELLES; ROCHA, HENRIQUE MARTINS; ALVES, MANUELA FONTANA. Projetos de veículos automotores: fatores críticos de sucesso no lançamento. Universidade Federal Fluminense. Revista Produção, v. 15, n. 3, p. 334-346, Set./Dez. 2005.

ROCHA, Aleksandro da Silva; GARCIA, Osmarina Pedro Garcia; GARCIA, Elias. Os Fatores Determinantes na Escolha dos Sistemas de Informação Contábil para os Profissionais contábeis do Município de Cascavel. In: Anais do 2o Encontro de Estudantes de Ciências Contábeis, 2010.

SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 3. ed Rio de Janeiro: DP&A, 2000, 139 p.

SANTOS, J. H. V. Considerações acerca dos métodos dedutivo e indutivo. 2008. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/10195328/Consideracoes-acerca-dos-metodos-dedutivo-e-indutivo>. Acesso em: 08 mai. 2015.

TSU, Ming Yeh; FAN, Yun Pai; CHENG, Wei Liao. Using a hybrid MCDM methodology to identify critical factors in new product development. Springer-Verlag London, 2013.

VEZZONI, Guilherme; JÚNIOR, Antônio Carlos Pacagnella; JUNIOR, Ailton Luiz Banzi; SILVA, Sérgio Luis da. Identificação e análise de fatores críticos de sucesso em projetos. Revista de Gestão e Projetos - GeP, São Paulo, v. 4, n. 1, p 116-137, jan./abr. 2013.

Referências

Documentos relacionados

Nesta reunião, o ScrumMaster trabalha junto com o Proprietário do Produto e a Equipe de Desenvolvimento para definir qual a carga de tempo que cada funcionalidade do Product

Esse conjunto de função consiste naquelas funções não diretamente relacionada à definição, ao gerenciamento, ao desenvolvimento e ao teste de software, mas que não

Processo de Desenvolvimento de Software: Analises iniciais, ciclo de vida de um processo, modelos de processos de desenvolvimento, padrões de processos, processo unificado;

• Gerar nos alunos de Análise e desenvolvimento de software a capacidade de analisa, documentar e especificar sistemas computacionais de informação.. Estes devem fazer uso

• O ciclo de vida iterativo e incremental pode ser visto como uma generalização da abordagem em cascata: o software é desenvolvimento em incrementos e cada incremento é desenvolvido

• Deve-se avaliar o conjunto de requisitos essenciais para a definição do Documento de Visão do software e este deve incluir o escopo do projeto e suas limitações, bem como

• Depois de determinar os custos e benefícios para uma possível solução, você pode realizar a análise de custo- benefício.. Estudo

• Requisitos são tipicamente utilizados como informações fundamentais para a fase de projeto de um produto ou serviço, especificando as propriedades e funções necessárias