• Nenhum resultado encontrado

Regulamento do "Voa que te quero livre - II Concurso Fotográfico da Reserva Guainumbi de 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regulamento do "Voa que te quero livre - II Concurso Fotográfico da Reserva Guainumbi de 2011"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Regulamento do "Voa que te quero livre” - II

Concurso Fotográfico

da Reserva Guainumbi de 2011

Categoria LIVRE - fotos de todo o país. Somente para usuários de câmeras

compactas.

Listamos abaixo um resumo com os principais pontos, mas é fundamental você lertodo o regulamento.

1. Este é um concurso que celebra a beleza das aves brasileiras silvestres e livres. Não serão aceitas fotos de aves cativas e/ou domesticadas, aves na mão, ave acuada, sem identificação, não representativa da espécie, fotos de ninho, fotos com bordas, assinaturas, logomarcas e datas, com excesso de manipulação e fotos de terceiros.

2. Há duas divisões na Categoria LIVRE: compacta com zoom até 5x, e compacta com zoom acima de 5x.

3. O concurso objetiva premiar a pessoa que se dedica à fotografia de aves, mas que ainda não conseguiu melhorar seu equipamento. Se você está em vias de comprar um novo equipamento, por favor preste atenção nesta condição: na subcategoria compacta com zoom até 5x, só podem participar pessoas que só possuam esse tipo de câmera até o dia 31/março/12. Na subcategoria zoom acima de 5x, só podem participar pessoas que não possuam DSLR até o dia 31/03/12. Você pode ter enviado fotos feitas com a câmera antiga, mas se adquiriu uma superior (segundo a configuração descrita) antes do dia 31/março/12, suas fotos não são mais elegíveis. Neste caso, por favor avise a comissãovoa@reservaguainumbi.com.br para retirar seu nome do concurso.

4. Inscrição e envio das fotos pela internet até dia 31/janeiro/2012. Apenas um cadastro por pessoa. Após o envio dos arquivos, por favor, confira se suas 3 fotos estão no sistemaacessando este link. Não serão aceitas fotos entregues após essa data.

5. Cada participante deverá enviar 3 fotos de espécies diferentes. O ganhador será quem obteve a maior soma de pontos das 3 fotos, nos quesitos qualidade-beleza da imagem, originalidade da composição da foto ou pose da ave, dificuldade em registrar a espécie. 6. É obrigatório que todos os arquivos tenham o EXIF, confirme isso antes de enviá-los.

7. Menores de 18 anos podem participar com autorização assinada pelos pais ou responsáveis.

8. Os direitos autorais das fotos continuam sendo de propriedade do autor da foto. Mas ao se inscrever, o participante autoriza que as fotos ganhadoras e o nome do ganhador sejam usados para divulgação do concurso.

(2)

1. Objetivos

O presente regulamento estabelece as regras de funcionamento do “Voa que te quero livre 2011” – II Concurso Fotográfico da Reserva

Guainumbi.

1.1 - O “Voa que te quero livre” é um concurso para fotógrafos de aves, promovido pelo Administrador da Reserva Guainumbi

(www.reservaguainumbi.com.br). Este concurso é uma iniciativa da Reserva Guainumbi e a categoria LIVRE tem patrocínio do Clube de Observadores de Aves - Sul Fluminense (COA – Sul Fluminense).

1.2 - O concurso tem três objetivos principais:

1.2.1 - Aumentar a visibilidade das questões de preservação ambiental, visto que as aves representam um forte símbolo da riqueza do meio ambiente.

1.2.2 - Incentivar a prática de observação e fotografia de aves, tanto pela mecânica de um concurso, quanto pelo fato dos prêmios principais serem equipamentos que possibilitam aos usuários de câmeras compactas obterem resultados melhores através desta atividade tão prazerosa.

1.2.3 – Reforçar a imagem da Reserva Guainumbi, como local onde se promove a preservação ambiental, usando como alternativa de sustentabilidade a observação e fotografia de aves.

2. Inscrição e participação

2.1 - As inscrições para participação no “Voa que te quero livre" são gratuitas e deverão ser realizadas pelo site, sendo a data limite para envio das 3 (três) fotos o dia 31 de janeiro de 2012.

2.2 - Poderão se inscrever para participar do “Voa que te quero livre" pessoas físicas, domiciliadas no Brasil (doravante denominados "Participantes" para o Voa que te quero livre).

2.3 - Ao efetuar a inscrição, o Participante afirma que leu todo o regulamento e concorda com todos os termos.

2.4 - Será permitido apenas um cadastro por Participante, sendo vedados e rejeitados dois ou mais cadastramentos para o mesmo Participante.

2.5 – Serão permitidas as inscrições de pessoas com idade inferior a 18 (dezoito) anos, desde que a comissão receba um termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis legais.

2.5.1 - Neste termo de autorização devem figurar todos os dados do Participante, assim como dos pais ou responsáveis. São necessárias as assinaturas do pai e da mãe conjuntamente.

2.5.2 – É de inteira responsabilidade dos pais ou responsáveis legais as informações prestadas, assim como a conduta dos Participantes com idade inferior a 18 (dezoito) anos.

Veja no final desta página o modelo do termo e oendereço para envio.

3. Características e funcionamento

(3)

Categoria Quem pode participar Prêmio

1. Geral: Usuários de câmera compacta com zoom ótico máximo de 5x

Qualquer pessoa física domiciliada no Brasil que não possua equipamento superior a essa câmera até dia 31/março/12.

Câmera Panasonic FZ100 2. Geral: usuários de câmera compacta com

zoom ótico superior a 5x

Qualquer pessoa física domiciliada no Brasil que não possua câmera DSRL até dia 31/março/12. Obs: não é permitido participar das categorias 1 e 2 ao mesmo tempo.

Câmera Nikon D5100*(somente corpo), mais cartão de 16GB e bateria extra *semi-nova, apenas alguns cliques.

3.2 - Categoria melhor fotógrafo com câmera compacta simples

3.2.1 - É obrigatório o uso de câmera compacta simples com zoom ótico máximo de 5x (cinco vezes). É vedada a participação de usuários que possuem câmeras compactas com zoom ótico superior a 5x (cinco vezes), as denominadas superzoom ou ultrazoom e câmeras DSLRs. 3.2.2 - Se o participante vir a adquirir câmera com zoom superior a 5x, ou câmera DSRL antes do dia 31/03/12 suas fotos não são mais elegíveis, e o participante deve informar a comissão pelo e-mail voa@reservaguainumbi.com.br.

3.2.3 - Não há restrição quanto ao uso de teleconversor nesta categoria.

3.2.4 - Após fazer a inscrição o sistema permitirá que o Participante faça o upload de 3 (três) imagens de espécies diferentes, em arquivo jpg. Pedimos que dimensione seu arquivo para o tamanho máximo de 1.200x800 pixels. Todas as fotos deverão ter EXIF.

3.3 - Categoria melhor fotógrafo com câmera compacta com zoom superior a 5x

3.3.1 - É obrigatório o uso de câmera compacta com zoom ótico superior a 5x (cinco vezes). É vedada a participação de usuários que possuem câmeras DSLRs.

3.3.2 - Se o participante vir a adquirir câmera DSRL antes do dia 31/03/12 suas fotos não são mais elegíveis, e o participante deve informar a comissão pelo e-mail voa@reservaguainumbi.com.br.

3.3.2 - Não há restrição quanto ao uso de teleconversor nesta categoria.

3.3.3 - Após fazer a inscrição o sistema permitirá que o Participante faça o upload de 3 (três) imagens de espécies diferentes, em arquivo jpg. Pedimos que dimensione seu arquivo para o tamanho máximo de 1.200x800 pixels. Todas as fotos deverão ter EXIF.

3.4 - Pontuação, critérios e comissão julgadora

3.4.1 - Será válido o período de 01 de fevereiro a 31 de março de 2012 para avaliação pela Comissão Julgadora das mídias selecionadas e enviadas pelos Participantes.

3.3.3 - Para as duas categorias os pontos serão calculados da seguinte forma:pontos por Qualidade-Beleza, Originalidade da

composição da foto ou pose da ave e Dificuldade de registro da espécie: sobre cada uma das 3 (três) fotos selecionadas pelo

Participante para avaliação, serão atribuídos de 1 (um) a 5 (cinco) pontos por qualidade, originalidade e dificuldade, conforme avaliação da Comissão Julgadora.

3.3.4 – Os pontos atribuídos pelos jurados às 3 (três) imagens selecionadas e enviadas serão somados, perfazendo o total de pontos de cada Participante.

3.6 - Comissão Julgadora das fotos: ● Claudia Komesu

(4)

● João Marcelo da Costa ● João Quental ● Marco Crozariol ● Paulo Guerra

3.5 - Critérios de exclusão

3.5.1 – Fotos de aves cativas e/ou domesticadas, aves na mão, ave acuada, sem identificação, não representativa da espécie, fotos de ninho automaticamente excluem o Participante do concurso.

3.5.2 - Fotos com bordas, assinaturas, logomarcas e datas, com excesso de manipulação e fotos de terceiros automaticamente excluem o Participante do concurso.

3.5.3 - Se o participante vir a adquirir equipamento superior antes do dia 31/03/12 suas fotos não são mais elegíveis. Neste caso, o participante deve informar a comissão pelo e-mail voa@reservaguainumbi.com.br.

3.5.4 - Fotos sem EXIF excluem o Participante. Confira antes de enviar os arquivos.

3.5.5 - Ganhadores de edições anteriores do concurso "Voa que te quero livre", na categoria LIVRE - fotos em qualquer lugar do Brasil, não podem participar das edições seguintes do concurso na mesma categoria (mas um ganhador da categoria zoom até 5x pode participar da superzoom no ano seguinte). -- adendo de esclarecimento da comissão, feito em 29/11/2011.

4. Premiação

4.1 - O resultado da premiação será divulgado no endereçowww.reservaguainumbi.com.br no dia 16 de abril de 2012.

4.2 - O participante que obtiver a maior soma de pontos das 3 fotos enviadas na categoria compacta com zoom até 5x receberá como prêmio uma câmera compacta Panasonic FZ100.

4.3 - O participante que obtiver a maior soma de pontos das 3 fotos enviadas na categoria compacta com zoom superior a 5x receberá como prêmio o corpo de uma câmera Nikon D5100 (semi-nova, apelas alguns cliques), junto com cartão de 16GB e bateria extra.

5. Disposições gerais

5.1 - A inscrição dos Participantes implica na integral concordância com as disposições deste regulamento.

5.2 - Os Participantes autorizam a coordenação do “Voa que te quero livre" a utilizar, publicar e divulgar, por meio de jornais, revistas, televisão, cinema, rádio e Internet, VHS e CD-Rom ou DVD-Rom, ou por meio de outro recurso audiovisual, nomes, imagens e vozes dos participantes e o conteúdo ou qualquer outra informação contida no " Voa que te quero livre", bem como na cerimônia de premiação ou em outra etapa da competição, sem qualquer ônus para a coordenação e por qualquer meio ou técnica, excluindo-se desta autorização apenas os dados cadastrais tais como números de documentos e de telefones, endereço e outros de caráter pessoal.

5.3 - Os direitos autorais das mídias (fotos) continuam de propriedade dos Participantes. Não haverá qualquer forma de transferência de direitos autorais (patrimoniais e de uso) para o Administrador da Reserva Guainumbi.

5.4 - A coordenação do "Voa que te quero livre", a seu critério, reserva-se o direito de suspender ou cancelar a inscrição de Participantes que estejam utilizando o sistema indevidamente.

5.5 - O Participante que não cumprir todas as condições deste regulamento estará automaticamente desclassificado.

(5)

destes, em despesas de transporte, hospedagem e ainda custos no acesso à internet que os Participantes terão no desenvolvimento deste concurso.

6. Disposições finais

6.1 - Dúvidas sobre o regulamento do “Voa que te quero livre” devem ser encaminhadas à Administração do concurso até dia 10/janeiro/ 2012 pelo e-mail voa@reservaguainumbi.com.br.

6.2 – Todas as fotos de aves enviadas para este concurso deverão ser de espécies nativas brasileiras livres conforme lista primária do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos(CBRO), disponível no endereço www.cbro.org.br

(6)

ANEXO

Modelo – Termo de autorização para participação de menor de 18 anos

Pelo presente termo, autorizamos __________________, idade ___, morador da Rua ________________________, matriculado na Escola _______________________________ a participar do “Voa que te quero livre” – II Concurso Fotográfico da Reserva Guainumbi.

Categoria LIVRE - fotos feitas em qualquer lugar do Brasil.

Reconhecemos e concordamos com os termos do regulamento deste concurso e certo que evidenciaremos esforços para o bom andamento deste concurso.

______________(cidade), ___ de ___________ de 20__

Nome e assinatura dos pais ou do responsável legal

Assinatura ____________________________________________________ (Nome completo e legível da mãe) e RG _____________________________ Assinatura ___________________________________________________ (Nome completo e legível do pai) e RG _____________________________

ou

Assinatura ______________________________________________________________ (Nome completo e legível do responsável legal) e RG _____________________________ Enviar uma cópia para:

Administração da Reserva Guainumbi – Voa 2011

Referências

Documentos relacionados

Qual a importância de existir uma licença para um software livre (código

Para os crimes de abuso de autoridade, será admitida ação privada se a ação penal pública não for intentada no prazo legal, cabendo ao Ministério Público aditar a

Desta forma, a atuação do grupo de poder do regime militar para construir a aceitabilidade deste último se deparava com novos elementos, os quais somente podem ser apreendidos

moléculas de alimento do ambiente, depois absorvem os produtos de degradação; são sapróbios, ou seja, absorvem nutrientes da matéria morta; podem ser parasitas absorvendo nutrientes

Os estudos aqui apresentados, baseados na sistemografia, consistem em apresentar os fluxos operacional, informacional e decisional envolvidos no processo, auxiliando

Entre os principais fatores para a baixa produtividade do milho no Brasil, estão a baixa densidade de plantio, a implantação da cultura fora da época adequada, o uso de cultivares

É mais produtivo apresentar dicas para cada um dos poemas à medida que se lê e, em seguida, explorar as brincadeiras fei- tas com a linguagem, a relação com outros textos, além de,

Desse modo, para a possibilidade de existência do aborto nos casos da microcefalia, deveria ser considerada a vontade da gestante, pois elas possuem o direito sobre os