• Nenhum resultado encontrado

CONHECIMENTOS GERAIS JÚLIO RAIZER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONHECIMENTOS GERAIS JÚLIO RAIZER"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)
(2)

1º BLOCO ...2

I. Conhecimentos Gerais – Júlio Raizer ...2

• Concursos Públicos no Brasil ...2

• Áreas ...2

II. Características das Bancas Organizadoras ...2

• Fundação Carlos Chagas (FCC) ...2

• Cesgranrio ...3

• Vunesp ...3

• Fundação Getúlio Vargas (FGV) ...3

• Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe) ...3

• Esaf ...3

III. O Edital ...3

IV. Análise do Edital ...4

• Banca ESAF (ATA-MF): ...4

V. ATUALIDADES ...4

• Banca IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural Assistencial) ...5

• Banca VUNESP (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista ) ...5

(3)

I. CONHECIMENTOS GERAIS – JÚLIO RAIZER

EU

___________________________________________________________________________________________, QUERO MUDAR DE VIDA!

Concurso público é um processo seletivo que tem por objetivo avaliar candidatos concorrentes a um cargo efetivo de uma entidade governamental de uma nação. Apesar do processo geralmente ser preparado por empresas especializadas, a responsabilidade da avaliação dos serviços cabe às áreas de Recursos Humanos legalmente designadas.

Geralmente os concursos são exigidos para avaliar a competência dos candidatos relativos ao cargo pelo qual estão concorrendo e também para evitar que políticos ocupando cargos eletivos usem de sua influência para fornecer empregos públicos a parentes e conhecidos, desrespeitando assim os princípios da igualdade e da isonomia.

CONCURSOS PÚBLICOS NO BRASIL

No Brasil, os concursos são de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas. Note-se que mesmo para cargos ou funções temporárias (com prazo determinado), o preceito constitucional exige concurso, que nesse caso é chamado de processo seletivo.

O edital pode ser chamado de a "lei do concurso". A inscrição do candidato fica condicionada ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção expressamente previstas, também no edital.

O concurso público terá validade de até dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação. Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.

ÁREAS

Os concursos públicos são divididos em grandes áreas, como fiscal, bancária, jurídica, cargos de gestão, entre outras. Todas as áreas são muito concorridas, especialmente as carreiras de melhor remuneração, como Procuradorias, Fiscal, Banco Central, BNDES, Agências Reguladoras, Ministério da Fazenda e Ministério do Planejamento. É necessária uma boa formação acadêmica e muito investimento e dedicação para ingressar nestas carreiras. Um dos maiores atrativos é a estabilidade (que não é, necessariamente, característica de todas as carreiras públicas).

II. CARACTERÍSTICAS DAS BANCAS ORGANIZADORAS

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC)

A FCC é conhecida por realizar concursos federais, estaduais e também municipais. As questões geralmente são bastante objetivas, e mesmo que sejam extensas, não têm muito mistério. Suas respostas costumam ser claras, não deixando normalmente margem para dúvidas.

Os ALFARTANOS devem tomar cuidado com as provas de língua portuguesa e as questões relacionadas ao direito que são bem equilibradas e exigem um grau de análise e conhecimento literal às leis.

Normalmente a prova abrange todo o edital. A apresentação das questões é objetiva. Uma “pegadinha” que pode atrapalhar os ALFARTANOS que por alguma diarreia mental fiquem desatentos está nos enunciados das questões de múltipla escolha. É a velha mania de pedir para que seja assinalada a INCORRETA. Nesse instante, o ALFARTANO deverá interromper seu raciocínio e dizer para si mesmo que a questão exige uma resposta falsa dentre as verdadeiras.

Usar a técnica do FALE PARA SI MESMO.

Uma dica valiosa: Lembre da letra das leis e treine bastante a escrita de redações. Usar provas anteriores é um

(4)

CESGRANRIO

Conhecida por realizar concursos de bancos, IBGE, Liquigás, Petrobrás.

Apresenta um nível de exigência médio nas questões. As questões são parecidas com a FCC, inclusive no que diz respeito aos textos de lei. Os enunciados não são complexos e a objetividade também é característica.

Em questões de Atualidades, raciocínio e interpretação, não é rara a presença de gráficos e imagens. A banca costuma repetir assuntos que já foram cobrados em outros concursos elaborados por ela, então a dica de resolver provas anteriores é válida também.

VUNESP

Responsável pelos concursos da Polícia Civil paulista, tribunais de justiça, Cetesb, prefeituras paulistas, entre outros.

Questões elementares, abordagem direta e alternativas erradas que chegam ao nível do ridículo. Prontamente o ALFARTANO poderá descartar duas alternativas que são absurdas, uma será mais ou menos, e duas poderão causar uma certa dúvida. Em atualidades às vezes ela cobra diretamente um nome associado a um fato pertinente.

A banca está cogitando aumentar a complexidade das questões.

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS (FGV)

Faz concursos de câmaras municipais, da Polícia Civil do Rio de Janeiro e secretarias. É a banca responsável pela prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Considerada uma banca imprevisível, sem um padrão definido na elaboração das suas questões. As provas variam bastante. Algumas características são frequentes: textos longos para interpretação, casos práticos nas questões de direito e questões interdisciplinares.

Estudar com afinco o edital, não deixando nenhum item de fora pode ser uma boa forma de ter um bom desempenho. As bibliografias apresentadas são cobradas pela banca.

CENTRO DE SELEÇÃO E DE PROMOÇÃO DE EVENTOS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (CESPE)

Comumente temida pelos concurseiros, mas para os ALFARTANOS ela é apenas mais uma banca. Conhecida por elaborar as provas das carreiras policiais (PF, PRF, DEPEN, PCDF), mas também realiza provas nas áreas bancárias.

Prova longa com questões cansativas. Pode se apresentar em dois formatos: Múltipla Escolha (A, B, C, D, E) ou no modelo Certo e Errado, onde a questão errada anula uma certa, criando às vezes a ideia do FALSO POSITIVO. Nas questões da CESPE, mais importante que acertar, é não errar.

Além disso, os ALFARTANOS devem ficar ligados nas questões de atualidades. Temas recentes de várias áreas como saúde, educação, transporte, energia, segurança, política internacional, economia, entre outros.

ESAF

Por ser responsável pelos concursos da Fazenda e Tesouro Nacional é uma banca que preocupa muita gente. Banca polêmica que não traz consenso entre os doutrinadores. Diante disso, o volume de recursos que a banca recebe após a aplicação das provas é gigantesco.

Questões bem elaboradas, complexas, com estudo de caso na área do direito e cobrança do texto da lei. O ALFARTANO que estiver bem preparado não terá problemas para a resolução da prova, mas ela exige uma atenção redobrada.

A banca não cobra todos os itens do edital. Pelo menos não é costume fazê-lo. A tendência da banca pode ser observada com a resolução de provas anteriores.

III. O EDITAL

A leitura do edital é fundamental no que tange ao conteúdo programático, mas esse será um problema a menos, pois nós do AlfaCon nos responsabilizamos pelo conteúdo! Aqui é importante ressaltar que alguns pontos do edital são simplesmente inócuos, ou seja, as bancas colocam no programa e nunca cobram e é por isso que o apoio especializado é tão importante!

(5)

IV. ANÁLISE DO EDITAL

 ÓRGÃO – EXEMPLO: TRIBUNAL DE JUSTIÇA  ESTADO (pode ser nacional)

 CARGOS  VAGAS

 NÍVEL (fundamental, médio ou superior)  REMUNERAÇÃO  BANCA  DATA DA INSCRIÇÃO  VALOR DA INSCRIÇÃO  DATA DA PROVA  NUMEROS DE QUESTÕES

 FORMATO: A, B, C, D, E ou Certo e Errado  REDAÇÃO: sim ou não

 QUANTAS CORRIGIDAS  AVALIAÇÃO FISICA sim ou não

 NÚMEROS DE CANDIDATOS PARA O FISICO: -  VALIDADE DO CONCURSO PÚBLICO

Exemplos de como os editais trazem a matéria de Conhecimentos Gerais / Atualidades  Geral

 Brasil Recorte temporal:

 Abrangente  Restrito

BANCA ESAF (ATA-MF):

V. ATUALIDADES

1) Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade.

2) Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida política e social.

3) O debate sobre a legalização das drogas e seu impacto sobre as políticas públicas e sobre a sociedade. 4) Tecnologia e educação.

5) Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado. 6) Movimentos sociais na era da internet.

7) Conselhos de políticas públicas.

8) Instrumentos de participação e controle social.

9) Transformações das estruturas produtivas e influência da economia na sociedade global.

10) A globalização e as novas tecnologias de telecomunicação e suas consequências econômicas, políticas e

sociais.

11) Poder econômico e responsabilidade social.

12) Norma Brasileira de Diretrizes sobre Responsabilidade Social - ABNT NBR ISO 26000: 2010. 13) Educação e trabalho.

14) Desenvolvimento Sustentável e Administração Pública.

15) Origem e evolução do conceito de Desenvolvimento sustentável.

16) Questões ambientais contemporâneas: mudança climática, efeito estufa, chuva ácida, biodiversidade. 17) A nova ordem ambiental internacional - Rio/92, Agenda 21, Rio+20.

18) O serviço público e os desafios da sustentabilidade: Agenda Ambiental da Administração Pública; Contratações

(6)

BANCA IDECAN (INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL, CULTURAL ASSISTENCIAL) CONHECIMENTOS GERAIS

Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas.

BANCA VUNESP (FUNDAÇÃO PARA O VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA )

 Atualidades: fatos políticos, científicos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do primeiro semestre de 2014, divulgados na mídia local e/ou nacional.

BANCA: CESPE

 Atualidade: Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas.

FONTES SEGURAS PARA CONSULTA DE NOTÍCIAS

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________

CAMINHO DA APROVAÇÃO – O ALFACON MUDANDO A VIDA DE QUEM QUER TER A VIDA MUDADA! 1) Curso Regular – É onde você encontra a base preparatória para sua aprovação. O Curso Regular é feito

conforme as matérias do último edital e está dividido em encontros com várias vídeoaulas acompanhadas com um material dialógico em pdf para acompanhamento.

2) Apostila – É um acompanhamento importantíssimo que fará parte do seu estudo dirigido. O Material AlfaCon é

produzido com altíssima qualidade, escrito pela própria Equipe AlfaCon e leva consigo o selo de qualidade Abril Educação. A apostila acompanha o concurseiro durante seu estudo diário, potencializando seu acesso à informação.

3) Eventos ao vivo – Super Aulões, Eventos e Projetos Free servem como um importante agente de

potencialização do conhecimento. Os eventos acontecem de forma interativa e o aluno consegue assimilar o conteúdo já estudado com as super dicas da Equipe AlfaCon.

4) Curso de Exercícios – Seguindo a escalada do sucesso, o Curso de Exercícios permite a fixação do conteúdo.

Após entender e aprender o conteúdo com o Curso Regular, potencializar o aprendizado com o material didático e os aulões ao vivo, é necessário a fixação do aprendizado. A repetição leva à excelência, por isso os exercícios não podem ficar fora de uma boa preparação.

5) Simulados – Os simulados reproduzem as condições reais da prova. O tempo de duração, a necessidade da

concentração, o controle do nervosismo, o autoconhecimento acerca das dificuldades. Tudo isso é testado durante os simulados. Eles são importantes para que o concurseiro consiga controlar suas emoções e utilizar a racionalidade, desenvolvendo técnicas que aperfeiçoarão sua produtividade.

(7)

7) Área do Assinante – É o suporte que potencializa toda a preparação. Dentro da Área do Assinante você

encontra exercícios, simulados, aulas exclusivas, eventos exclusivos, análise de editais, plano de estudos, dicas de como conciliar a organização dos estudos, acesso a um plantão especial tira dúvidas e também a possiblidade de visualizar eventos em outros horários, conforme julgar conveniente. Cada Área do Assinante possui um Coordenador exclusivo. São quatro áreas: Básico + Essencial, Carreiras Policiais, Carreiras de Tribunais e Carreiras Fiscais, sendo que a escolha da área deverá levar em consideração o concurso escolhido.

8) Aprovação – Como Resultado de todo esforço empregado durante a preparação a APROVAÇÃO é a

consequência natural para quem se dedica com vontade e determinação. Para que ela aconteça, é muito importante a preparação baseada no compromisso de uma Equipe que realmente sabe o que faz.

Referências

Documentos relacionados

A súbita desaceleração dos elétrons ao penetrar no material, resulta na produção das ondas eletromagnéticas de alta energia que chamamos de raios X e que ao atravessarem

Sabemos que a formação de uma sociedade inclusiva requer mudança de ideias e de práticas. Isto leva tempo e, em relação ao processo educativo, que hoje caminha em uma

PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DE BILHETES – FREQUÊNCIA DA ESCOLA PROFISSIONAL DE HOTELARIA E TURISMO DE CARVALHAIS: - Presente Informação da Técnica Superior de Serviço

Na identificação dos resultados em porcentagens constatou-se que em torno de 70% (setenta por cento) dos estudantes não possuem domínio adequado das habilidades

As despesas com a CFURH aumentaram 111,4% na comparação do 3T15 com o 3T14, em função do maior volume de energia gerada no período (1.994,5 GWh no 3T15 versus 1.250,9 GWh no 3T14)

A iniciativa conta com ações para fortalecer pequenas e médias empresas de Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Alvorada de Minas e Serro.. Ao todo, 120 empresários integram

A madeira de eucalipto citriodora comercializada na modalidade árvore em pé com casca, tendo como base o eixo Campo Grande a Três Lagoas, teve preço médio de R$ 66,25/estéreo no mês

a) É correto dizer que há distinção entre os princípios constitucionais fundamentais e os princípios gerais do direito constitucional. b) as normas-sínteses ou normas-matrizes