• Nenhum resultado encontrado

Impactos ambientais advindos do descarte inadequado de resíduos de pedras ornamentais na cidade de Várzea - PB

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Impactos ambientais advindos do descarte inadequado de resíduos de pedras ornamentais na cidade de Várzea - PB"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Impactos ambientais advindos do descarte inadequado de resíduos de pedras

ornamentais na cidade de Várzea - PB

Hallyson Oliveira1, Karoline Thays Andrade Araújo1, Bruno Gaudêncio de Almeida2, Tainara

Tâmara Santiago Silva1, Maria Sallydelândia Sobral de Farias3

1Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Campina Grande; 2Universidade Estadual da Paraíba –

Campus de Lagoa Seca;3 Professora da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola – Campus de Campina Grande.

RESUMO

Atualmente, o descarte inadequado de resíduos de construções civis em locais inapropriados vem crescendo acentuadamente, causando vários impactos ambientais e modificando o cenário natural dos locais. Desse modo, objetivou-se verificar os impactos ambientais de uma área localizada na cidade de Várzea – PB onde há o descarte inadequado de resíduos de pedras ornamentais utilizadas na construção civil. Como metodologia realizou-se levantamento bibliográfico, registros fotográficos e visitas técnicas ao local. Os principais impactos ambientais observados na área de estudo foram poluição visual, poluição do solo, destruição do ecossistema e proliferação de vetores de doenças. O estudo realizado nesse trabalho serve também como ênfase para os demais locais onde há o despejo inadequado desses resíduos.

PALAVRAS CHAVE: ambiental, recuperação, gestão.

ABSTRACT

Environmental impacts resulting from improper waste disposal of ornamental stones in the city of Várzea – PB.

Actually, the improper waste disposal of civilian buildings in inappropriate places have been growing sharply, causing many environmental impacts and modifying the natural setting of local. Thus, the objective was check the environmental impacts of an area located in the city of Várzea – PB that there are the inadequate waste disposal ornamental stone used in construction. The methodology was bibliographic, photographic records and technical visits in the place. The main environmental impacts observed in the study area were visual pollution, soil pollution, ecosystem destruction and proliferation of disease vectors. The study performed in this work also serves as emphasis to other locations where there is inadequate disposal of such waste.

(2)

INTRODUÇÃO

A preocupação crescente com a preservação e conservação dos recursos naturais têm despertado o interesse para o enfoque ecológico, rentável e social, o qual se orienta para o uso sustentável da água, solo, fauna, flora, energia e minerais (GUIZARDI,2010).

A resolução CONAMA 001/86, que regulamentou a Lei 6.938, de 31/8/1981, definiu os empreendimentos passíveis de Licenciamento Ambiental, e entre eles está a mineração. Tornou-se obrigatório, a partir desta resolução, o licenciamento ambiental para qualquer tipo de extração mineral. O mais importante instrumento para a concessão deste licenciamento é o EIA/RIMA, Estudo de Impactos Ambientais/Relatório de Impactos Ambientais (SIQUEIRA,2002).

Apesar de ser considerada uma das legislações ambientais mais avançadas do mundo, o arcabouço legal brasileiro não conseguiu controlar totalmente os problemas ambientais gerados pelas minerações sobre os ecossistemas. Muitas empresas – especialmente as de pequeno porte – e garimpos clandestinos continuam a degradar grandes áreas, abandonando-as sem qualquer tipo de recuperação.

Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo verificar os impactos ambientais de uma área localizada na cidade de Várzea – PB descarte inadequado de resíduos de pedras ornamentais utilizadas na construção civil.

MATERIAL E MÉTODOS

O presente estudo foi realizado na cidade de Várzea – PB, mais precisamente ao lado da rodovia PB 233 que dá acesso a cidade. Várzea ocupa uma área territorial 190.447 mil km², com uma população de 2.504 mil habitantes (IBGE, 2010).

(3)

FIGURA 1. Despejo inadequado de resíduos de construções civis.

Foi adotada uma linha metodológica formulada, inicialmente, por visitas nas obras, para levantamento de dados primários com vistas a identificar os principais resíduos oriundos da construção civil, por meio da pesquisa descritiva, a qual observa, registra, analisa e ordenam dados, sem manipulá-los, isto é, sem interferência do pesquisador (PINTO, 2010, p:09).

O estudo realizado resultou num diagnóstico ambiental da área afetada por problemas de degradação causada pela disposição imprópria de resíduos de construções civis.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Diante dos resultados obtidos através dos registros fotográficos e visitas realizadas na área afetada pelo descarte inadequado de resíduos de pedras ornamentais utilizadas na construção civil, observou-se os principais impactos ambientais, que foram poluição visual, poluição do solo, destruição do ecossistema e proliferação de vetores de doenças.

Poluição Visual: com o despejo desses resíduos, o cenário natural da área foi modificado, se tornando uma área propícia a um maior acúmulo de resíduos descartados. A forma de recuperação desse impacto é a retirada dos resíduos, colocando os mesmos em um local adequado.

Poluição do Solo: o solo foi afetado diretamente pelos resíduos, pois está sobre o solo, com isso o mesmo sofre a compactação, perdendo assim sua porosidade através do adensamento de suas partículas, o que influencia diretamente na produção agrícola, pois o sistema

(4)

radicular das plantas não consegue atingir uma grande profundidade a procura de água. Outro fator que a compactação causa problema é na infiltração da água no solo.

Destruição do ecossistema: as vegetações que existiam na área foram retiradas para colocação indevida dos resíduos de pedras ornamentais utilizados na construção civil, o que ocasionou a destruição do ecossistema, ocorrendo assim à saída dos animais que lá existiam para outros ambientes.

Proliferação de vetores de doenças: com o acúmulo dos resíduos encontrados na área, a mesma ficou susceptível a proliferação de vetores de doenças, como insetos, baratas, ratos, etc, o que prejudica a saúde da população que reside próximo a essa área.

CONCLUSÃO

Diante do estudo realizado na área com deposição inadequada de resíduos de pedras ornamentais na cidade de Várzea – PB, identificou-se quatro principais impactos ambientais que são poluição visual, poluição do solo, destruição do ecossistema e proliferação de vetores de doenças. Tais impactos ambientais podem ser sanados pelas autoridades competentes da cidade, conscientizando as empresas com programas de gestão desses resíduos e também as mesmas autoridades podem estabelecer regras de preservação de áreas públicas e construir um aterro sanitário que possibilite a colocação desses resíduos.

REFERÊNCIAS

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAGIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Cidades@. Disponível em <http ://www.cidades.ibge.gov.br /xtras / perfil .php?lang= &codmun = 251710 &search=paraiba|varzea> Acesso em 15/10/2014.

GUIZARDI, P. S.; SILVA, D.; NUNES, E. T.; PRADO, A. C. A.; FREITAS, E.; NEVES, M.A.; BRAGA, A. A. RESÍDUOS DE ROCHAS ORNAMENTAIS E SUAS IMPLICAÇÕES

MORFOLÓGICAS NO SISTEMA DIGESTÓRIO E NA OVIPOSIÇÃO DE MINHOCAS Eisenia foetida. XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e X Encontro Latino

(5)

PINTO, A. F. METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO: planejamento, estrutura e

apresentação de trabalhos acadêmicos, segundo as normas da ABNT. Belo Horizonte, 2010.

Disponível em <http://www.iceg.pucminas.br/ApostilaMetdologiaCientificaAdministracao.pdf> Acesso em 15/10/2014.

SIQUEIRA, A. B. O Direito Ambiental na legislação brasileira: um contributo para o resgate

da história. Revista Eletrônica Mestrado Educação Ambiental, ISSN 1517-1256, v. 9, p. 112-123,

Referências

Documentos relacionados

a) autossômica recessiva, porque o casal I-1 e I-2 tem um filho e uma filha com lobos das orelhas soltos. b) autossômica recessiva, porque o casal II-4 e II-5 tem uma filha e

Perícias e avaliações em imóveis rurais para aquisição, desapropriação e/ou constituição de servidão administrativa para obras de perfuração de poços,

“prática” de professores. • Há muitos esforços que tentam um consenso nacional sobre práticas docentes a serem incluídas nos cursos de licenciatura. • O desenvolvimento

Secondary structure was not significantly affected by polymers although some loss of it was observed in the presence of UCON for holo protein at pH 7.5 and for molten globule states

Diagrama T-p onde são representadas as fases termodinâmicas para uma determinada substância. Cada fase ocupa uma região do diagrama

Mineração de conhecimento interativa em níveis diferentes de abstração: Como é  difícil  prever  o  que  exatamente  pode  ser  descoberto  de  um  banco 

Objetivo: Identifi car tipos penais no exercício da enfermagem e a existência de fatores relacionados a conduta profi ssional nas ocorrências éticas envolvendo tipos penais a partir