• Nenhum resultado encontrado

Faculdade de Tecnologia ENSITEC C a t á l o g o Portaria MEC 2.864, de 24 de agosto de 2005 Curitiba - Paraná = 2013 =

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Faculdade de Tecnologia ENSITEC C a t á l o g o Portaria MEC 2.864, de 24 de agosto de 2005 Curitiba - Paraná = 2013 ="

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

C a t á l o g o

Portaria MEC 2.864, de 24 de agosto de 2005

Curitiba - Paraná

= 2013 =

(2)

A) APRESENTAÇÃO

O objetivo do Catálogo de Cursos de Graduação é apresentar, de forma transparente, informações que possibilitem aos candidatos ao Processo Seletivo conhecer dados objetivos para poder optar de acordo com suas expectativas e possibilidades.

Os dados apresentados neste documento atendem às exigências de disponibilização de informações estabelecidas pela Portaria MEC nº 2.864, de 24 de agosto de 2005, para todas as instituições de ensino superior do país. Desta forma, os candidatos ao Processo Seletivo podem confrontar dados padronizados das diversas instituições, facilitando o acesso às informações.

Os dados aqui publicados permitem aos atuais estudantes do Ensitec conhecer a realidade de seus cursos e lutar conosco na busca pela melhoria contínua.

(3)

B) SUMÁRIO

A) Apresentação ... 2

B) Sumário ... 3

C) Identificação, Sede e Missão ... 4

D) Objetivos ... 5 E) Histórico ... 6 F) Organograma ... 11 G) Cursos de Graduação ... 12 H) Equipe Diretiva ... 19 I) Equipe Docente ... 20 J) Biblioteca ... 21 K) Instalações Físicas ... 23 L) Processo Seletivo ... 25 M) Regime financeiro ... 30

(4)

C) IDENTIFICAÇÃO, SEDE E MISSÃO

A Faculdade de Tecnologia ENSITEC, credenciada pela Portaria nº 72/2004 DOU 14/01/2004, tem sede à Rua Antonio Pietruza, 83, Bairro Portão, Município de Curitiba, Estado do Paraná e tem como missão ministrar ensino superior de graduação tecnológica, de pós-graduação e extensão em todas as áreas, observadas a legislação e as normas vigentes.

A missão educacional da Faculdade baseia-se em disseminar o saber, formando profissionais críticos, investigativos, com formação humanística e visão interdisciplinar capazes de identificar as principais questões de sua área, apontando, de forma eficaz, soluções. Compromissando com a pesquisa e extensão, com a produção e disseminação de conhecimentos, visando contribuir para o desenvolvimento nacional autossustentado.

(5)

D) OBJETIVOS

De uma concepção de educação como direito de todos, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o trabalho e a cidadania, aquisição de conhecimento e sua qualificação para o exercício de uma profissão, derivam os objetivos da Faculdade de Tecnologia ENSITEC, a saber:

I - estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;

II - formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;

III - incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;

IV - promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;

V - suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;

VI - estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;

VII - promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

(6)

E) HISTÓRICO

No final da década de 1990, o Estado do Paraná e principalmente a Região Metropolitana de Curitiba, consolidava-se como um importante pólo tecnológico, principalmente com a instalação de grandes montadoras de veículos, empresas de autopeças e outras indústrias de grande porte neste local.

Percebendo que a moderna organização e gestão do mundo do trabalho exigem do trabalhador uma compreensão global do processo produtivo, concomitante à carência de instituições de ensino de qualidade de formação profissional técnica, um grupo de professores de Curitiba com experiência nesta modalidade de ensino e também atuante no mercado como empresários da área tecnológica reuniu-se, com o intuito de fundar uma instituição de ensino destinada a proporcionar habilitação técnica profissional a alunos matriculados ou egressos do Ensino Médio.

Em junho de 1998 foi constituída legalmente a Sociedade de Ensino Técnico Ensitec Ltda., Pessoa Jurídica de Direito Privado, com fins lucrativos – Sociedade Civil com CNPJ: 02.656.757/0001-63, situada à Rua Antonio Pietruza, nº 83, Portão, Curitiba – PR. A sociedade, mantenedora do Centro de Educação Profissional Ensitec, foi criada em 22 de junho de 1998, a partir do seu registro no Cartório do 1º Registro de Títulos e Documentos sob nº 815320 de 16 de março de 1999.

No final de 1998, iniciou-se a construção da sede, projetada especialmente para acolher uma instituição de ensino técnico, contendo laboratórios e demais instalações adequadas para o desenvolvimento da proposta educacional da instituição.

Em setembro de 1999, iniciaram as primeiras turmas, com os cursos técnicos devidamente autorizados pelo Conselho Estadual de Educação do Paraná, nas áreas de Eletrônica Industrial, Informática Industrial e Desenho Industrial.

Durante o segundo semestre de 2000, o Centro de Educação Profissional Ensitec teve mais um curso autorizado pelo Conselho Estadual de Educação, o Técnico em Mecatrônica. Este veio a tornar-se o curso mais procurado, devido à demanda de qualificação exigida para o aluno atuar na indústria automobilística.

Com a oferta semestral de cursos, o Centro de Educação Profissional Ensitec foi incorporando mais alunos, o que exigiu maiores investimentos na melhoria das instalações físicas, aquisição de equipamentos e na formação continuada do seu corpo docente.

Com o passar do tempo, sentiu-se a necessidade de articular a Educação Profissional com o Ensino Médio Regular, surgindo, então o Colégio Ensitec – Ensino

(7)

Médio e Educação Profissional que obteve autorização por meio da Resolução nº 2.765/01, de 15 de novembro de 2001, SEED – PR e teve renovado seu reconhecimento por meio da Resolução nº 5486/08, de 16 de fevereiro de 2009, SEED – PR.

A implantação do Ensino Médio constituiu-se em mais um desafio inovador, a considerar a meta da Sociedade de Ensino Técnico Ensitec, em ofertar um curso de qualidade voltado ao desenvolvimento de competências necessárias para a formação de um cidadão que possa contribuir conscientemente para a sociedade e inserir-se no mercado de trabalho pela formação profissional.

Desde sua criação, o Colégio Ensitec já formou aproximadamente três mil técnicos e com a expansão dos cursos e o reconhecimento obtido junto ao mercado de trabalho, a comunidade escolar passou a cobrar da instituição a oferta de cursos de nível superior na área tecnológica, destinados aos egressos do ensino médio e técnico.

Com o objetivo de formar profissionais participantes do desenvolvimento da sociedade brasileira no âmbito da ciência e da tecnologia, a Sociedade de Ensino Técnico Ensitec Ltda., mantenedora do Colégio Ensitec, elaborou uma Proposta Pedagógica inovadora para a implantação do Ensino de Nível Superior.

Assim, por meio da Portaria 72/04 foi credenciada a Faculdade de Tecnologia ENSITEC, localizada no mesmo endereço da mantenedora, para ofertar o Ensino Superior com objetivo de formar profissionais na área tecnológica. Por meio da Portaria 105/04 foi autorizado o Curso de Graduação na área de Controle de Processos Industriais na modalidade presencial: Tecnologia em Mecatrônica Industrial.

A primeira turma do Curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial teve início em julho de 2004, que desde então, vem contando com um número considerável de egressos do Ensino Técnico da própria instituição, já inseridos no mercado de trabalho regional.

Em 2009 foi autorizado o Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica com abertura da primeira turma em 2010, composta de 70% de alunos egressos do Ensino Técnico da Instituição e que já trabalham na área de formação.

No final do ano de 2010, a Faculdade de Tecnologia Ensitec obteve autorização para abertura do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e ofertou a primeira turma deste curso logo no início de 2011.

Atualmente, o Colégio Ensitec – Ensino Médio e Educação Profissional oferta o Ensino Médio Regular e Cursos Técnicos, todos regulamentados pelo Conselho Estadual de Educação do Paraná, a saber: Mecatrônica, Eletrônica, Comunicação Visual, Segurança do Trabalho, Mecânica, Administração, Contabilidade e Qualidade.

(8)

A Faculdade de Tecnologia Ensitec oferta atualmente os cursos de Tecnologia em Mecatrônica Industrial, Tecnologia em Fabricação Mecânica e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

Atualmente, o histórico legal da Instituição é o seguinte:

Colégio Ensitec – Ensino Médio e Educação Profissional Documento Nº/data/D.O. Resolve:

Resolução 3605/99 DOE 07/10/99 Autoriza o funcionamento do Centro de Educação Profissional Ensitec. Resolução 3841/00 DOE 05/02/2001 Reconhece o Estabelecimento de Ensino.

Resolução 1592/01 DOE 08/08/2001 Credencia a Instituição para a oferta de educação profissional. Resolução 899/04 DOE 14/04/2004 Reconhece o Ensino Médio

Resolução 4054/2004 Altera a denominação da Instituição para Centro de Educação Tecnológica Ensitec Resolução 1103/06 DOE 10/05/06 Renova o Credenciamento da Instituição para a oferta de Educação Profissional Resolução 2371/06 DOE 21/06/06 Altera a denominação da Instituição para Colégio Ensitec – Ensino Médio e Profissional Resolução 2084/08 DOE 05/08/08 Renovação do Reconhecimento do Curso Técnico em Segurança do Trabalho. Resolução 2657/08 DOE 27/08/08 Renovação do Reconhecimento do Curso Técnico em Eletrônica Industrial. Resolução 2655/08 DOE 27/08/08 Renovação do Reconhecimento do Curso Técnico em Mecatrônica. Resolução 2656/08 DOE 27/08/08 Renovação do Reconhecimento do Curso Técnico em Mecânica Industrial. Parecer 970/08 DOE 17/12/08 Alteração da nomenclatura do Curso Técnico em Eletrônica Industrial para Técnico em Eletrônica. Parecer 970/08 DOE 17/12/08 Alteração da nomenclatura do Curso Técnico em Mecânica Industrial para Técnico em Mecânica. Resolução 5400/08 DOE 09/02/09 Reconhece o Curso Técnico em Administração. Resolução 5486/08 DOE 16/02/09 Renovação do Reconhecimento do Ensino Médio.

Parecer 269/09

Adequação do Curso Técnico em Design Gráfico e de Produto para Curso Técnico em Comunicação Visual e Técnico em Design de Móveis.

Resolução 4208/11 DOE 26/10/11 Renovação do Credenciamento da Instituição – Colégio Ensitec Ensino Médio e Profissional. Resolução 4489/11 DOE 06/12/11 Reconhece o Curso Técnico em Qualidade.

Faculdade de Tecnologia Ensitec Documento Nº/data/D.O. Resolve:

(9)

Portaria 105/04 DOU 14/01/2004 Autoriza o Curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial. Portaria 156/08 DOU 10/04/2008 Reconhece o Curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial. Portaria 235/09 DOU 31/08/2009 Autoriza o Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica. Portaria 234/10 DOU 09/12/2010 Autoriza o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Durante o período que compreende este histórico a Instituição, além de sua função científica e cultural, também reconhece a importância da sua função social. No início de cada semestre, realiza-se um Projeto de Ação Social, em que os estudantes são estimulados a desenvolver atitudes de solidariedade e promoção social por meio de campanhas para doação de alimentos, material escolar, brinquedos, materiais de higiene pessoal, produtos de limpeza e agasalhos. Tais doações são repassadas para instituições de caridade previamente selecionadas. Após cada campanha são repassados à comunidade os resultados obtidos.

Desta forma constitui-se a Missão da Faculdade de Tecnologia Ensitec, baseada em valores construídos histórica e coletivamente, com visão sistêmica e aberta aos novos desafios:

● MISSÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA ENSITEC

Disseminar o saber, formando profissionais críticos e investigativos, que apontem soluções eficazes para o desenvolvimento social e tecnológico, dentro dos preceitos éticos e morais.

● VISÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA ENSITEC

Ser uma Instituição compromissada com a investigação científica e tecnológica, com a produção e disseminação de conhecimentos, visando contribuir para o desenvolvimento nacional auto-sustentando.

● VALORES ESSENCIAIS DA FACULDADE DE TECNOLOGIA ENSITEC

Os valores da Instituição são norteados por princípios éticos e morais, contemplando:

(10)

- respeito pela vida e valorização da dignidade humana;

- preocupação constante com o meio-ambiente e sensibilidade social; - ética com os nossos discentes, docentes, colaboradores e público externo; - valorização do capital intelectual.

(11)

F) ORGANOGRAMA

Mantenedora Direção Geral Direção de Infraestrutura Direção Adm.-Financeira Recursos Humanos Manutenção Predial Almoxarifado Laboratórios Contabilidade Tesouraria Compras Central de Atendimento Terceirizados Marketing Coordenação Pedagógica Coordenação de Cursos Departamento de Estágios Secretaria Biblioteca

(12)

G) CURSOS DE GRADUAÇÃO

1) Dados do Curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial:

Curso de Tecnologia Reconhecimento Total de Vagas Duração Turno

Mecatrônica Industrial Port. nº 156/08 100 3 anos Noturno e aos sábados* *Quando necessário, serão realizadas atividades de reposição aos sábados: aulas práticas/teóricas, projetos integradores, visitas técnicas, projetos de ação comunitária, entre outros.

2) Grade Curricular do Curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial:

Período Disciplina Carga horária

1

Funções, Limites e Derivadas Mecânica Geral

Metrologia Dimensional

Informática e Lógica de Programação Eletricidade em Circuitos CC Metodologia de Pesquisa 80 80 40 80 80 40 2

Integrais e Cálculo Aplicado Física Aplicada

Geometria Descritiva e Desenho Técnico Gestão Integrada da Produção

Eletricidade em Circuitos CA

Tecnologia e Propriedade dos Materiais

40 40 80 80 80 80 3

Mecânica e Resistência dos Materiais Sistemas Fluidomecânicos

Desenho Auxiliado por Computador Segurança e Saúde no Trabalho Eletrônica Analógica 80 80 80 40 120 4 Elementos de Máquinas Instrumentação Industrial Usinagem

Controle Estatístico de Processos Eletrônica Digital

Projeto Integrador Eletromecânica

80 80 80 40 80 40 5

Sistemas Supervisórios e Redes Industriais Programação de CLP´s

Acionamentos Industriais

Microprocessadores e Microcontroladores Projeto Integrador Automação

Disciplina Optativa (*) 80 80 80 80 40 40 6

Sistemas Flexíveis de Manufatura Controle de Processos Contínuos Robótica

Planejamento Empresarial

Comando Numérico Computadorizado Gestão da Manutenção

Trabalho de Conclusão de Curso Atividades complementares 80 80 40 40 80 40 40 40 Estágio Curricular Obrigatório 360

Total: 2800

(*) Disciplina Optativa: fica a critério da turma e coordenação do curso escolher qual optativa será realizada dentre as seguintes: Gestão da Qualidade e

do Meio Ambiente, Inovação e Custos Industriais, Gestão de Pessoas; Gestão da Produtividade; Modelagem Avançada por Computador, Iniciação a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. Para ser ofertada mais de uma optativa por semestre na turma, fica condicionado um número mínimo de 20 alunos para cada disciplina. Será válida também como optativa, qualquer disciplina ofertada em outro curso de graduação pela Instituição (desde que não tenha a

(13)

mesma ementa das disciplinas do curso de Mecatrônica Industrial), com o aval da coordenação do curso, que tenha uma carga horária equivalente ou maior às 40h.

3) Dados do Curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica:

Curso de Tecnologia Reconhecimento Total de Vagas Duração Turno

Fabricação Mecânica Port. nº 235/09 80 3 anos Noturno e aos sábados* *Quando necessário, serão realizadas atividades de reposição aos sábados: aulas práticas/teóricas, projetos integradores, visitas técnicas, projetos de ação comunitária, entre outros.

4) Grade Curricular do Curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica:

Período Disciplina C H

1

Metrologia Dimensional 80

Informática Instrumental 40

Funções, Limites e Derivadas 80

Metodologia de Pesquisa 40

Gestão Integrada da Produção 80

Geometria Descritiva e Desenho Técnico 80

2

Processos de Fabricação 80

Mecânica Geral 80

Integrais e Cálculo Aplicado 40

Tecnologia dos Materiais 80

Segurança e Saúde no Trabalho 40

Desenho Mecânico 80

3

Usinagem Geometria Definida 80

Física Aplicada 40

Soldagem 80

Materiais de Construção Mecânica 80

Controle Estatístico dos Processos 40

Desenho Auxiliado por Computador 80

4

Usinagem Geometria Não Definida e Não Convencional 80

Mecânica e Resistência dos Materiais 80

Conformação Mecânica 80

Eletrotécnica 80

Gestão da Qualidade e do Meio Ambiente 40

Projeto Integrador 1 40

5

Comando Numérico Computadorizado 80

Elementos de Máquinas 80

Inovação e Custos Industriais 40

Sistemas Pneumáticos e Hidráulicos 80

Gestão de Pessoas 40

Projeto Integrador 2 40

Disciplina Optativa 1 40

6

Sistemas Integrados de Fabricação 80

Metodologia de Projetos 80

Planejamento Empresarial 40

Manutenção Industrial 80

Gestão da Produtividade 40

Trabalho de Conclusão de Curso 40

Disciplina Optativa 2 40

Atividades Complementares 40

Estágio Curricular Obrigatório 360 Total Geral: 2800

(*) Disciplina Optativa: Tópicos Especiais em Usinagem; Tópicos Especiais em Soldagem; Tópicos Especiais em Conformação Mecânica; Projeto de Ferramentas para Estampagem; Projeto de Moldes de Injeção; Modelagem Avançada por Computador ou Iniciação a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.

Fica a critério da turma e Coordenação do Curso escolher qual optativa será realizada em cada semestre. Será válida também como optativa, qualquer disciplina ofertada em outro curso de graduação pela Instituição (desde que não tenha a mesma ementa das disciplinas do curso de Fabricação Mecânica), com o aval da coordenação do curso, e que tenha uma carga horária equivalente ou maior à 40h.

(14)

5) Dados do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos:

Curso de Tecnologia Reconhecimento Total de Vagas Duração Turno

Gestão de Recursos

Humanos Port. nº 234/10 80 2 anos Noturno e aos sábados* *Quando necessário, serão realizadas atividades de reposição aos sábados: aulas práticas/teóricas, projetos integradores, visitas técnicas, projetos de ação comunitária, entre outros.

6) Grade Curricular do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos:

Período Disciplina Carga horária

1

Rotinas do Departamento de Pessoal 80

Recrutamento, Seleção e Avaliação de Desempenho 80

Teoria Geral da Administração 80

Clima e Pesquisa Organizacional 40

Comunicação 40

Informática Aplicada 40

Metodologia de Pesquisa 40

2

Legislação Trabalhista 80

Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 80

Matemática Aplicada 40

Comportamento Humano nas Organizações 40

Empreendedorismo 40

Sistemas de Informação em Recursos Humanos 40

Projeto Integrador 40

Disciplina Optativa* 40

3

Planejamento Estratégico e de Recursos Humanos 80

Contabilidade Aplicada 80

Sistemas de Remuneração e Benefícios 120

Relações Trabalhistas, Sindicais e Gestão de Conflitos 40 Ética e Consultoria Interna em Recursos Humanos 80

4

Treinamento, Desenvolvimento e Educação Corporativa 80

Tópicos Especiais em Recursos Humanos 80

Liderança, Motivação e Trabalho em Equipe 80

Cargos Carreiras e Retenção de Talentos 40

Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual 40

Estatística Aplicada 40

Trabalho de Conclusão de Curso 40

Atividades Complementares 40

Estágio Curricular Obrigatório 160 Total Geral: 1800

(*) Disciplina Optativa:fica a critério da turma e coordenação do curso escolher qual optativa será realizada dentre as seguintes: Políticas e Tendências Econômicas, Gestão da Qualidade e do Meio Ambiente e Iniciação a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. Para ser ofertada mais de uma optativa por semestre na turma, fica condicionado um número mínimo de 20 alunos para cada disciplina. Será válida também como optativa, qualquer disciplina ofertada em outro curso de graduação pela Instituição (desde que não tenha a mesma ementa das disciplinas do curso de Gestão de Recursos Humanos), com o aval da coordenação do curso, que tenha uma carga horária equivalente ou maior às 40h.

(15)

7) Sistema de Avaliação:

A avaliação da aprendizagem é um processo contínuo de acompanhamento do desenvolvimento do aluno durante o curso.

Com objetivo de estabelecer critérios para a atribuição de conceitos de forma a deixá-lo o mais claro possível, foi concebida uma tabela de correspondência entre pontos e conceitos. A pontuação é cumulativa e será convertida em conceito no final do semestre. Os alunos receberão somente um conceito em cada disciplina, correspondente à sua pontuação, conforme a seguinte tabela:

Resultado das Avaliações Conceito Escala de Pontuação Nível de Conhecimento Ótimo A de 100 a 90 Bom B de 89 a 70 Satisfatório C de 69 a 50 Insatisfatório D de 49 a 40 Insatisfatório E abaixo de 39

O sistema de pontuação é baseado no máximo de cem pontos, sendo que o número de avaliações deverá ser composto pela somatória de três notas para os períodos que não possuam o Projeto Integrador e de quatro notas para os que possuam o Projeto Integrador. Os projetos integradores são avaliados e tem participação obrigatória na composição do conceito final das disciplinas envolvidas.

Aprovação

Ao final de cada semestre será aprovado na disciplina o aluno que obtiver conceito final, igual ou superior a “B” (Bom) e freqüência igual ou superior a 75% das aulas.

O aluno que obtiver conceito “C ou D” a partir de suas avaliações aplicadas durante o semestre, e apresentar freqüência igual ou superior a 75% das aulas, poderá ainda realizar o Exame Final. Após o Exame Final, será aprovado na disciplina apenas o aluno que obtiver o Conceito Final igual ou superior a “C”, de acordo com a tabela abaixo:

Freqüência Conceito Final Resultado Final

≥ 75%

A

Aprovado B

C* Aprovado após Exame Final D

Reprovado E

< 75% A, B, C, D, ou E

Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Pedagógica juntamente com a Coordenação de Cursos.

Provas de Segunda Chamada

Em caso de perda de uma ou mais avaliações o aluno deverá requerê-la, no prazo de 72 (setenta e duas) horas ou três dias úteis a partir da realização da avaliação através de requerimento junto à Secretaria, anexando ao mesmo documento que comprove a sua ausência (atestado médico, declaração de trabalho ou outro documento), cujo mérito deverá ser analisado e deferido pelo Coordenador de Curso.

Deferido o requerimento caberá ao professor responsável pela disciplina estabelecer nova data para realização da avaliação.

(16)

Freqüência

É obrigatória a freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas letivas por disciplina no semestre letivo. O aluno cuja freqüência às aulas ministradas em cada disciplina for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), independentemente dos resultados do seu aproveitamento, será considerado reprovado por faltas, ressalvadas as exceções previstas em Lei.

Nos casos amparados pela legislação vigente, o aluno deverá solicitar esses ou quaisquer outros benefícios, e acompanhar o trâmite de seu requerimento na Central de Atendimento, para evitar prejuízos futuros, resultantes de indeferimentos e perda de prazos.

Revisão de Avaliações

É assegurado ao aluno o direito à revisão do resultado final, desde que o aluno protocole requerimento com justificativa na Central de Atendimento, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas ou dois dias úteis, a contar da data da divulgação do conceito.

O requerimento de revisão com a devida justificativa deve ser dirigido à Coordenação de Curso, que deverá, após despacho, encaminhá-lo ao professor para proceder à revisão. Permanecendo a discordância, no ato da revisão, o aluno e o professor devem especificar por escrito seus argumentos, que a Coordenação de Curso encaminhará para a Comissão de Revisão. Da decisão da Comissão não cabe recurso.

Dependência

Em caso de reprovação, o aluno deve fazer matrícula nas disciplinas em que ficou reprovado.

Com relação ao sistema de dependência, a modalidade “trabalho e prova” só poderá ser cursada se o conceito final da disciplina reprovada for “D” e freqüência igual ou superior a 75% das aulas. Conforme tabela abaixo:

Nº de disciplinas reprovadas

Conceito final Regime de dependência

≤ 2

D

com freqüência

≥ 75%

O aluno pode optar por se matricular nas disciplinas não aprovadas em regime de dependência com trabalhos e provas ou poderá repetir as disciplinas em turmas regulares.

E O aluno deve repetir as disciplinas em turmas regulares – repetência.

> 2 D ou E

O aluno não pode se matricular em disciplinas do período seguinte, devendo primeiramente repetir as disciplinas em turmas regulares – repetência.

O aluno reprovado em até 02(duas) disciplinas, que obtenha conceito final igual a “D” (Insatisfatório) e freqüência igual ou superior a 75% das aulas, deverá requerer junto à Central de Atendimento matrícula na(s) dependência(s) desta(s), que serão realizadas paralelamente às disciplinas do período letivo subseqüente. A dependência consiste em repetir provas e trabalhos da disciplina, sem prejuízo das atividades regulares do período no qual esteja inscrito o aluno.

Ao aluno reprovado em até 02(duas) disciplinas que obtenha conceito final igual a “E” (Insatisfatório) ou freqüência menor que 75% das aulas, deverá requerer junto à Secretaria, matrícula na(s) disciplina(s) de dependência e cursá-las em turmas regulares, obtendo freqüência igual ou superior a 75% das aulas e conceito igual ou superior a “B” (Bom) para aprovação.

(17)

O número máximo de dependências que o aluno poderá realizar concomitantemente às disciplinas do período letivo subseqüente é de 2 (duas). Se este número for superior, o aluno deverá cursar as disciplinas em turmas regulares em caráter de repetência, não podendo se matricular em disciplinas do período seguinte.

A repetência de disciplinas será cursada em turmas regulares, nas quais o aluno deverá se submeter ao regime de freqüência e avaliações propostas pelo professor comum a todos os alunos inscritos na mesma.

O aluno reprovado pela segunda vez na mesma disciplina deverá cursá-la novamente em turmas regulares em caráter de repetência.

(18)

H) EQUIPE DIRETIVA

NOME CARGO TITULAÇÃO REGIME DE TRABALHO

Danièlle Previdi Olandoski Diretora Geral Mestre Integral

Alder Rogério S. de Oliveira Infraestrutura Diretor Graduado Integral

Gilberto Demori Administrativo - Financeiro Diretor Especialista Integral

Fernanda Cardoso Calixto Coordenação Pedagógica Graduada Integral

Franceli Scremin Secretaria/Pesquisadora Institucional Especialista Integral

Marcos Rocha Tecnologia em Mecatrônica Coordenador do Curso de

Industrial Doutorando Integral

Sandro de Paula Pires Coordenador do Curso de Tecnologia em Fabricação

Mecânica Mestrando Integral

Maria Soraia Salomão Marques Coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão de

(19)

I) EQUIPE DOCENTE

NOME DO PROFESSOR(A) ÁREA DE CONHECIMENTO TITULAÇÃO REGIME DE TRABALHO

Aércio Fernando Mendes Engenharia Mestre Horista

Alcides Neri B. do Nascimento Ciências Sociais Aplicadas Doutorando Horista

Álvaro Emilio Leite Ciências Exatas Doutorando Horista

Ana Paula Vaz Ciências Exatas Doutoranda Horista

Andréa Caroline Meneghini Ciências Biológicas Mestre Horista Ângela Maria Cordeiro de Oliveira Ciências Exatas Doutoranda Parcial

Antônio Massao Eto Engenharia Doutorando Horista

Cícero Fernandes Marques Ciências Sociais Aplicadas Doutorando Parcial Cintia Martins da Costa Passos Ciências Sociais Aplicadas Especialista Horista Cintia Regina Pezzi Ciências Sociais Aplicadas Mestre Parcial

Cristiano Carvalho Ciências Exatas Mestre Horista

Cristiano José Scheuer Engenharia Doutorando Horista

Dalton Alexandre Kai Ciências Sociais Aplicadas Mestrando Horista

Edson Luiz Machado Ciências Exatas Mestre Horista

Fernando Estevan Gazzoni Ciências Exatas Mestre Horista

Flávio Edson Serbena Engenharia Especialista Horista

Gerson Antonio de Almeida Ciências Sociais Aplicadas Especialista Horista Heverson Barbosa Ciências Sociais Aplicadas Especialista Horista Irineu Gomes de Amorim Junior Engenharia Especialista Horista

João Almir Soares Engenharia Mestre Horista

José Alceu Garcia Filho Engenharia Especialista Horista

José Cesar Ribeiro Engenharia Especialista Horista

Lincoln dos Santos Siqueira Engenharia Especialista Horista Luis Carlos Carli Ciências Sociais Aplicadas Especialista Horista Marcelo Barbosa Alcaraz Ciências Humanas Doutorando Horista Marcio Alberto da Silva de Jesus Engenharia Especialista Horista

Marcio Cesar Carzino Ciências Exatas Mestre Horista

Marcos Costa Maciel Engenharia Mestrando Horista

Marcos Rocha Ciências Exatas Doutorando Integral

Maria Soraia Salomão Marques Ciências Sociais Aplicadas Doutoranda Integral

Marlon Wesley Machado Cunico Engenharia Doutor Horista

Marta Gomes Francisco Engenharia Mestre Horista

Marystela Assis Baratter Sanchez Ciências da Saúde Doutoranda Parcial Milton Correia dos Santos Junior Engenharia Mestre Horista

Nadir Teixeira Junior Engenharia Especialista Horista

(20)

Osnei Francisco Alves Ciências Sociais Aplicadas Doutorando Horista

Ravilson Antonio Chemim Filho Engenharia Doutor Parcial

Rita de Cássia Moser Alcaraz Lingüística, Letras e Artes Mestre Horista

Romano Penavski Engenharia Especialista Horista

Rosalvo da Cunha Barreto Neto Engenharia Mestre Parcial

Rosane Madruga R. de Amorim Ciências Exatas Mestre Horista Rosiane Follador Rocha Egg Ciências Sociais Aplicadas Mestre Horista

Rubens Alberto dos Reis Ciências Exatas Mestre Parcial

Sandro de Paula Pires Ciências Exatas Mestrando Integral Sueli de Fátima Fernandes Lingüística, Letras e Artes Doutora Horista Thiago Ayres de Araujo Castro Ciências Exatas Mestrando Horista Vitor Hugo Lopes Lau Ciências Sociais Aplicadas Especialista Parcial

J) BIBLIOTECA

1. Área física disponível: 268,06 m²

2. Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 08h00 às 22h00 e aos sábados das

08h30 às 12h30.

3. Missão:

“Servir de apoio à comunidade oferecendo suporte aos programas de ensino, pesquisa, extensão e cidadania; contribuir para a formação profissional do aluno na busca do conhecimento, da informação, da tecnologia e da cultura mediante alta disponibilidade de acervo atualizado e qualificado”.

4. Acervo:

Áreas Títulos Exemplares

Ciências Agrárias 8 9

Ciências Biológicas 42 85

Ciências da Saúde 108 203

Ciências Exatas e da Terra 413 1076

Ciências Humanas 447 619

Ciências Sociais Aplicadas 849 1.877

Engenharia/Tecnologia 536 1.882

Linguística, Letras e Artes 741 1140

Multidisciplinar 77 296

TOTAL: 3.221 7.187

Mídias Digitais: 213 itens

Fitas de vídeo: 60 Fitas cassete: 18 CD-Rom: 96 Disquetes: 10 DVD´s: 42

(21)

- BANAS QUALIDADE / METROLOGIA & INSTRUMENTAÇÃO - BRASIL MINERAL - CÁLCULO - CIPA - EMPREENDEDOR - EXAME PME - FS – FUNDIÇÃO E SERVIÇOS - GESTÃO E RH - HSM MANAGEMENT - INFO EXAME - MECATRÔNICA ATUAL

- MEIO AMBIENTE INDUSTRIAL - MELHOR GESTÃO DE PESSOAS - METAL MECÂNICA

- MM – MÁQUINAS E METAIS - MUNDO PM – Project management - O MUNDO DA USINAGEM

- PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS - PLÁSTICO INDUSTRIAL

- PRODUÇÃO

- PROFISSIONAL E NEGÓCIOS - PROTEÇÃO

- RAUSP – Revista de Administração da USP - RBA – Revista Brasileira de Administração - RTI – REDES, TELECOM E INSTALAÇÕES - SABER ELETRÔNICA - SANEAMENTO AMBIENTAL - VOCÊ S/A - CORTE E CONFORMAÇÃO - EM - ELETRICIDADE MODERNA - FS – FUNDIÇÃO E SERVIÇOS - MM – MÁQUINAS E METAIS - PLÁSTICO INDUSTRIAL

- RTI – REDES, TELECOM E INSTALAÇÕES - SANEAMENTO AMBIENTAL

- SIDERURGIA BRASIL - VOCÊ RH

- VOCÊ S/A

K) INSTALAÇÕES FÍSICAS

Os ambientes administrativos são: - Sala da Direção Geral, com 15,5 m²

(22)

- Sala da Direção Financeira, com 13,0 m²

- Sala da Direção de Infraestrutura, com 11,2 m² - Sala da Coordenação Pedagógica, com 25,2 m² - Sala das Auxiliares de Coordenação, com 16,5 m²

- Sala dos Coordenadores dos Cursos Superiores, com 27,1 m² - Sala dos Professores, com 42,0 m²

- Sala do Núcleo Docente Estruturante com 16,4 m² - Sala do Setor de Marketing, com 9,2 m²

- Almoxarifado do Setor de Marketing, com 5,4 m²

- Sala do Setor de Tecnologia da Informação, com 20,8 m² - Sala dos Servidores, com 7,5 m²

- Sala do Almoxarifado de Manutenção de Informática, com 9,8 m² - Sala do Coordenador Financeiro, com 6,8 m²

- Sala da Secretaria, com 26,6 m²

- Sala do Setor de Recursos Humanos, com 23,0 m² - Sala do Setor de Compras / Financeiro, com 19,6 m² - Sala de Arquivos Ativos, com 5,4 m²

- Sala de Arquivos Inativos, com 12,8 m² - Central de Atendimento, com 44,5 m² - Atendimento do Caixa, com 6,2 m²

- Cozinha da Central de Atendimento, com 2,8 m² - Sala do Setor de Compras / Financeiro, com 19,6 m² - Sanitário Masculino – Térreo, com 1,9 m²

- Sanitário Feminino – Térreo, com 2,6 m²

- Sanitário Masculino/Feminino - 2° Piso, com 2,5 m² - Sanitário Feminino - 3° Piso, com 2,5 m²

- Sanitário Masculino - 3° Piso, com 1,6 m² - Sala da Manutenção Predial, com 23,4 m² - Refeitório dos Funcionários, com 24,0 m²

- Estacionamento para Funcionários, com 872,3 m² - Vestiário para Funcionários da Limpeza, com 7,4 m² - Almoxarifado Administrativo, com 29,2 m²

A instituição possui as seguintes salas de aula: - Sala 01, com 45,3 m² e capacidade de 29 alunos - Sala 02, com 38,4 m² e capacidade de 24 alunos - Sala 03, com 49,0 m² e capacidade de 35 alunos - Sala 05, com 48,8 m² e capacidade de 35 alunos - Sala 06, com 42,1 m² e capacidade de 29 alunos - Sala 07, com 47,0 m² e capacidade de 35 alunos - Sala 09, com 54,8 m² e capacidade de 40 alunos - Sala 10, com 60,0 m² e capacidade de 40 alunos - Sala 16, com 31,1 m² e capacidade de 25 alunos - Sala 17, com 41,7 m² e capacidade de 30 alunos - Sala 18, com 79,7 m² e capacidade de 49 alunos - Sala 19, com 70,2 m² e capacidade de 54 alunos - Sala 20, com 73,5 m² e capacidade de 54 alunos - Sala 21, com 69,4 m² e capacidade de 54 alunos - Sala 22, com 70,9 m² e capacidade de 54 alunos - Sala 25, com 48,3 m² e capacidade de 35 alunos - Sala 28, com 51,9 m² e capacidade de 40 alunos - Sala 31, com 42,7 m² e capacidade de 30 alunos - Sala 32, com 45,8 m² e capacidade de 36 alunos

(23)

- Sala 35, com 49,6 m² e capacidade de 35 alunos - Sala 37, com 66,3 m² e capacidade de 50 alunos - Sala 38, com 71,3 m² e capacidade de 50 alunos - Sala 41, com 92,9 m² e capacidade de 60 alunos - Sala 42, com 85,7 m² e capacidade de 60 alunos - Sala 43, com 71,9 m² e capacidade de 50 alunos - Sala 44, com 65,9 m² e capacidade de 50 alunos

O Auditório, conhecido como salão, tem uma área de 123,0 m² e capacidade para 120 pessoas quando preparado para auditório e 60 alunos quando utilizado como sala de aula.

A Instituição disponibiliza os seguintes laboratórios:

- Laboratório de Informática: Sala 12, tem área de 73,8 m² e capacidade para 40 alunos, sendo 1 aluno por estação de trabalho.

- Laboratório de Informática: Sala 14, tem área de 70,2 m² e capacidade para 40 alunos, sendo 1 aluno por estação de trabalho.

- Laboratório de Informática: Sala 23, tem área de 87,9 m² e capacidade para 50 alunos, sendo 1 aluno por estação de trabalho.

- Laboratório de Informática: Sala 24, tem área de 106,2 m² e capacidade para 50 alunos, sendo 1 aluno por estação de trabalho.

- Laboratório Multidisciplinar: Sala 15, tem uma área de 79,2 m² e capacidade para 54 alunos.

- Laboratório de Metrologia: Sala 41, tem área de 92,9 m² e capacidade para 60 alunos - Laboratório de Eletrônica: Sala 04, tem área de 40,0 m² e capacidade para 30 alunos. - Laboratório de Eletrônica: Sala 12, tem área de 74,1 m² e capacidade para 48 alunos.. - Laboratório de Eletrônica: Sala 26, tem área de 57,7 m² e capacidade para 37 alunos. - Laboratório de Eletrônica: Sala 27, tem área de 70,1 m² e capacidade para 50 alunos. - Laboratório de CAD/CAM: Sala 30, tem área de 68,3 m² e capacidade para 40 alunos, sendo 2 alunos por estação de trabalho.

- Laboratório de automação 1: Sala 39, tem área de 85,6 m² e capacidade para 40 alunos, sendo 2 alunos por estação de trabalho.

- Laboratório de Automação 2: Sala 40, tem área de 92,9 m² e capacidade de 40 alunos, sendo 2 alunos por estação de trabalho.

- Laboratório de Microprocessadores e Controladores Lógicos Programáveis: Sala 11, tem área de 70,9 m² e capacidade para 36 alunos, sendo 2 alunos por estação de trabalho. - Laboratório de Soldagem: Sala 34, tem área de 66,5 m² e capacidade para 24 alunos, sendo 3 alunos por estação de trabalho.

- Laboratório de Fabricação: Sala 36, (usinagem e conformação) tem área de 239,3 m² e capacidade para 20 alunos.

- Laboratório de projetos integradores, tem área de 32,4 m². - Aulas Práticas de CNC – Comando Numérico Computadorizado

A instituição utiliza convênios e parcerias para disponibilizar aos alunos aulas práticas com equipamentos específicos de CNC – Comando Numérico Computadorizado. Atualmente a instituição possui um contrato firmado com a empresa ALM Indústria e Comércio de Máquinas Industriais Ltda.

(24)

L) PROCESSO SELETIVO

O Processo Seletivo 2013/1º semestre para os cursos Superiores de Tecnologia em Mecatrônica Industrial, Tecnologia em Fabricação Mecânica e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos será de acordo com as disposições do Edital abaixo:

PROCESSO SELETIVO 2013 – 1º SEMESTRE EDITAL nº 02/2012

A Faculdade de Tecnologia ENSITEC, por sua Comissão Permanente do Processo Seletivo (CPPS), instituída pela Portaria nº. 03/12 – DG tornam públicas as normas a seguir, que regerão o Processo Seletivo para ingresso nos cursos de graduação no 1.º semestre do ano 2013, organizado sob a forma de concurso público, de conformidade com o prescrito no inciso I do art. 5.º da Constituição Federal; no inciso II do art. 44 da Lei n.º 9394, de 20 de dezembro de 1996; na Portaria n.º 2.941, de 17 de dezembro de 2001, do MEC; no Regimento Institucional e nas portarias de autorização dos cursos ofertados, a saber: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL, reconhecido pela Portaria nº 156/08 – DOU 10/04/08, CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM FABRICAÇÃO MECÂNICA, autorizado pela Portaria n° 235 - DOU 31/08/09, e CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS, autorizado pela Portaria nº 234 – DOU 09/12/2010, as quais a Instituição se obriga a cumprir e os candidatos que nele se inscreverem declaram, implicitamente, conhecer e com elas concordarem.

1 – Das normas gerais

1.1 – Os cursos ofertados são de Tecnologia em Mecatrônica Industrial, com 50 vagas

para o turno noturno, de Tecnologia em Fabricação Mecânica, com 40 vagas para o turno noturno, e de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, com 40 vagas para o turno noturno.

1.2 – Ao se inscrever, o candidato aceita, de forma irrestrita, as condições contidas neste

edital e no Manual do Candidato, não podendo delas alegar desconhecimento.

1.3 – Os candidatos portadores de necessidades especiais que requeiram tratamento

diferenciado nos dias de provas deverão solicitá-lo, por escrito, até o dia 29/11/2012 indicando os recursos especiais que necessitarão para a realização das provas.

1.4 – Os candidatos que, a critério médico, devidamente comprovado junto à equipe

médica credenciada, e hospitais conveniados, estiverem impossibilitados de realizar as provas em sala de aula, farão as mesmas em local especialmente designado pela Direção. Quando houver necessidade de internamento, o candidato deverá requerer até o dia 29/11/2012 junto à Central de Atendimento, por escrito, a aplicação das provas em caráter especial indicando o Hospital em que está internado.

2 – Da inscrição

2.1 – As inscrições para o processo seletivo serão realizadas no período de 16/10 a 29/11/2012 pessoalmente na Central de Atendimento da Instituição, à Rua Antônio

Pietruza, nº 83, Portão, Curitiba - PR, ou de 16/10 a 26/11/2012 pela internet, no endereço www.ensitec.com.br, em ambos os casos, mediante o preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento de taxa no valor de R$ 30,00 (trinta reais).

2.2 – No ato da inscrição, o candidato indicará se realizou o Exame Nacional do Ensino

Médio – ENEM do ano anterior, para fins de apuração de critério de classificação. O candidato que optar pela inclusão da nota da prova objetiva do ENEM do ano anterior deverá indicar no campo apropriado, os dados solicitados de sua inscrição e classificação no ENEM do ano anterior.

(25)

2.3 – A Faculdade informará o candidato sobre quaisquer irregularidades na sua

inscrição através de informativos fixados nos editais. Caso alguma irregularidade não seja corrigida até o dia 29/11/2012 a inscrição do candidato será cancelada.

3 – Da realização das provas

3.1 – O Processo Seletivo será realizado no dia 01/12/2012, das 14h00 às 17h00, nas

dependências da Faculdade, conforme ensalamento disponível nos editais internos da Instituição no dia 30/11/2012.

3.2 – O Processo Seletivo é constituído das seguintes provas:

Provas Número de Questões Pontos

Prova Objetiva Português 10 25 Matemática 10 25 Raciocínio Lógico 10 25 Redação 25

3.3 – As provas serão por meio de 30 questões objetivas de múltipla escolha, totalizando

75 pontos e da redação que consiste em prova discursiva, com valor de 25 pontos.

3.4 – Os candidatos deverão estar presentes no local das provas, no dia e horário

estabelecidos com no mínimo 15 (quinze) minutos de antecedência do início das provas, munido dos seguintes documentos originais: comprovante de inscrição e cédula de identidade. Após o início das provas, o candidato atrasado não terá direito a realizá-las.

3.5 – O candidato somente poderá se ausentar do local das provas depois de decorrida

uma hora do início da prova.

3.6 – Durante a realização das provas não será permitido o uso de relógios, calculadoras

ou similares; celulares, bips, pagers ou quaisquer aparelhos eletrônicos e quaisquer impressos.

3.7 – Em nenhum caso haverá segunda chamada para a realização das provas. Não

caberá recurso quanto aos procedimentos, conteúdos ou julgamentos adotados, bem como não se concederão recurso, recontagem de notas, vistas em qualquer prova ou conteúdo destas.

4 – Da classificação

4.1 – O Candidato que faltar no dia da prova, não obtiver pontuação na prova de Redação

ou que obtiver Total de Pontos menor que 25 (vinte e cinco), estará automaticamente desclassificado e eliminado, salvo alunos em situação constante no item 4.3.

4.2 – A classificação dos candidatos será efetuada em ordem decrescente de seus

desempenhos, possibilitando-se o aproveitamento da nota da prova objetiva e da Redação do ENEM do ano anterior, de acordo com a opção do candidato, sempre que aquela nota for maior do que a pontuação final obtida no Processo Seletivo. No caso de aproveitamento dos resultados do ENEM do ano anterior, estes serão multiplicados por 10 para fins de classificação. Não poderão ser aproveitados os resultados de notas do ENEM do ano anterior inferiores a 2,5 (dois e meio).

4.3 – Caso o candidato tenha manifestado que deseja utilizar o resultado da prova do

ENEM do ano anterior e não tenha comparecido para a prova do Processo Seletivo da Faculdade, a pontuação final do candidato será igual ao resultado da prova do ENEM do ano anterior.

4.4 – Se o MEC/INEP não fornecer a nota do ENEM do ano anterior de acordo com os

critérios e prazos acordados e em caso de qualquer tipo de ocorrência que venha a comprometer o processo de utilização do ENEM do ano anterior no Processo Seletivo, esta nota não será considerada para classificação do candidato, prevalecendo as disposições previstas para os candidatos que optaram pela não utilização da nota do ENEM.

4.5 – Na ocorrência de candidatos com igual número de pontos, far-se-á o desempate,

(26)

objetiva. Em caso de persistir a igualdade na pontuação, o candidato com mais idade terá a preferência.

4.6 – Caso restem vagas no curso, decorrentes da inexistência de candidatos

classificados, essas vagas poderão ser preenchidas por portadores de diploma de graduação devidamente registrados pelo MEC, transferências externas ou poderá ser realizado processo seletivo agendado.

5 - Da divulgação dos resultados

5.1 - A Faculdade emitirá lista dos candidatos classificados no Processo Seletivo do Curso

Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial, de Tecnologia em Fabricação Mecânica, e de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos de que trata este edital, até o dia 04/12/2012. Essa lista será exposta ao público no site www.ensitec.com.br e em edital na Central de Atendimento da Instituição. A Faculdade de Tecnologia ENSITEC não se compromete em avisar os interessados pessoalmente, ou por qualquer meio que não sejam os mencionados acima.

5.2 – O candidato será eliminado do Processo Seletivo:

- quando se constatar a prática de qualquer espécie de fraude, improbidade ou indisciplina na realização da prova.

- mesmo depois de matriculado, o candidato que houver efetivado a inscrição ou a matrícula usando documentos ou informações falsas ou outros meios ilícitos.

5.3 – O resultado do Processo Seletivo dos Cursos Superiores de Tecnologia em

Mecatrônica Industrial, de Fabricação Mecânica, e de Gestão em Recursos Humanos de que tratam o presente edital, é válido apenas para as vagas nele relacionadas para a matrícula no 1º semestre de 2013, nas datas constantes deste Edital e do Manual do Candidato.

6 – Da matrícula

6.1 – As matrículas serão realizadas na Central de Atendimento da Instituição, de 05/12/2012 a 15/12/2012, no horário das 09h00 às 21h00 de segunda à sexta-feira e

das 08h00 às 12h00 aos sábados.

6.2 – Se o total de vagas fixado para o curso e turno não for preenchido em primeira

publicação da lista, convocar-se-ão os candidatos classificados imediatamente após o último candidato chamado por ocasião da divulgação dos resultados, em quantidade suficiente para o preenchimento das vagas não preenchidas.

6.3 – Para matrícula, o candidato deverá apresentar 01 (uma) fotocópia legível

acompanhada do original dos seguintes documentos: - Certidão de nascimento ou casamento, sem tarja; - Carteira de Identidade - RG;

- CPF;

- Histórico Escolar do Ensino Médio completo ou equivalente juntamente com o Certificado de Conclusão. Para o caso de estudos de Ensino Médio realizados no exterior, os mesmos deverão estar convalidados junto à Secretaria de Educação;

- Para portador de Diploma do Ensino Superior, 01 (uma) via em fotocópia autenticada do diploma, frente e verso, devidamente registrado pelo MEC, juntamente com o histórico escolar original do curso;

- Comprovante de residência.

6.4 - No ato da matrícula o candidato aprovado deverá efetuar o pagamento

correspondente à primeira mensalidade.

7 – Da perda da vaga

7.1 – Perderá a vaga o candidato que:

- Não apresentar documento de conclusão ou histórico escolar do Ensino Médio, de acordo com a legislação em vigor;

- Por qualquer motivo, não realizar a matrícula nos dias e horários previstos neste edital; - Mesmo após o registro acadêmico tenha usado documentos ou informações falsas, ou meios ilícitos. Neste caso, os estudos realizados serão automaticamente cancelados.

(27)

- Não terá direito à matrícula, o candidato cuja classificação ultrapasse o número de vagas ofertadas e efetivamente preenchidas.

8 – Das disposições gerais

8.1 – Na ocorrência de caso fortuito ou força maior que impeça parcial ou integralmente a

realização do processo seletivo, a Faculdade reserva a si o direito de cancelar, substituir, alterar datas, horários, realizar nova prova de modo a viabilizar o conjunto do Processo Seletivo, desde que informe o candidato em tempo hábil através dos editais ou internet.

8.2 – As disposições e instruções contidas neste documento e na prova constituem, para

todos os efeitos, normas que integram o processo seletivo. Incorporar-se-ão, para todos os efeitos, quaisquer editais complementares que vierem a ser publicados pela Direção da Faculdade.

8.3 – A Direção da Faculdade de Tecnologia Ensitec se reserva o direito de:

- Não oferecer curso cujo número de candidatos inscritos seja inferior ao número mínimo para abertura da turma. Neste caso, o candidato será comunicado através dos editais do Ensitec, podendo solicitar a devolução da taxa de inscrição se não desejar permanecer no Processo Seletivo.

- Transferir o curso de prédio ou sala para outro, quando necessário ou conveniente; - Estabelecer o horário que julgar conveniente para as aulas.

8.4 – Os casos omissos ou duvidosos serão resolvidos pela Direção da Faculdade de

Tecnologia ENSITEC.

ATENÇÃO: Após o período de matrícula fixado neste edital, se ainda restarem vagas

poderá ser realizado novo processo seletivo agendado. Neste caso, as informações estarão no site www.ensitec.com.br, e nos editais do Ensitec a partir de 17/12/2012.

4. Instruções para Inscrição Procedimento de Inscrição 1) Inscrições pela internet

(28)

O candidato deve acessar o site www.ensitec.com.br e no link de inscrições para o vestibular preencher devidamente seus dados e seguir as orientações para inscrição. O candidato deverá trazer no dia da prova o documento original de identidade - RG, o comprovante original de pagamento da taxa de inscrição (R$ 30,00) e em caso de optar por utilizar os resultados do ENEM do ano anterior, deverá trazer o formulário com as notas disponibilizado pelo INEP/MEC.

2) Inscrições na Central de Atendimento

O Candidato deverá vir pessoalmente ao Ensitec, de segunda a sexta-feira das 09h00min as 21h00min e aos sábados das 08h00 às 12h00. O atendente preenche os dados no sistema, realiza a inscrição e no final o candidato dirige-se ao caixa para realizar o pagamento da taxa de inscrição (R$30,00).

Curitiba, 21 de setembro de 2012.

Danièlle Previdi Olandoski Diretora Geral

(29)

M) REGIME FINANCEIRO

1. Valor corrente das mensalidades por curso

Curso Valor das parcelas

Mecatrônica Industrial R$ 680,00 Fabricação Mecânica R$ 600,00 Gestão em Recursos Humanos R$ 425,00

No ato da matrícula o estudante pagará a primeira parcela do Curso ao qual está se matriculando.

2. Taxas e outros encargos financeiros a serem assumidos pelos alunos

No valor da mensalidade não estão inclusos serviços de dependência em matérias, adaptações curriculares, taxas e emolumentos relativos a provas especiais, exercícios domiciliares, outros requerimentos, emissão 2ª via de diplomas, históricos, materiais de uso opcional ou facultativo, bem como apostilas, material didático de uso individual ou de laboratório do aluno.

Os professores fornecerão ao aluno uma Lista de Materiais necessários ao bom desenvolvimento das atividades escolares, ficando sob a responsabilidade do aluno a aquisição destes.

3. Formas de reajuste das mensalidades

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins &amp; Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição