• Nenhum resultado encontrado

2. Modelo de Casos de Uso (Use Cases)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2. Modelo de Casos de Uso (Use Cases)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1. Introdução (Técnicas e Modelos de Análise e Desenho)

A presente solução consiste na modelação de um sistema de apoio à gestão dos estágios de uma escola profissional.

Este caderno de análise foi realizado com o propósito de ser utilizado como base para a implementação, não correspondendo por isso à única solução possível do caso em estudo. Para a análise do sistema foi utilizada uma metodologia orientada em objectos recorrendo à linguagem UML. O desenho da base de dados foi efectuado com o modelo relacional. Todos os diagramas foram construídos com a aplicação MS Visio.

O presente relatório é composto por quatro secções. Na secção dois será apresentado o modelo de Casos de Uso (ou Use Cases), onde se identificam os actores, se apresenta o diagrama de casos de uso e se faz a descrição dos Casos de Uso do diagrama que correspondem às funcionalidades do sistema. Na secção três é apresentado o modelo de objectos através do diagrama de classes, enquanto que na secção quatro é apresentado o esquema relacional resultante da transposição do modelo de objectos e a matriz que cruza os processos ou funcionalidades do sistema (casos de uso) com as classes de dados (relações).

2. Modelo de Casos de Uso (Use Cases)

2.1. Identificação dos Actores

Neste sistema de informação existem os seguintes actores que interagem com o sistema: Administrativo (trabalha na escola e actualiza a base de dados)

Formador (trabalha na escola e acompanha os alunos em estágio)

Aluno (frequenta um curso da escola e pode realizar estágios em várias organizações)

2.2. Identificação dos Casos de Uso

Administrativo

A - Registar alunos

B - Registar ramos de actividade C - Registar locais de estágio Formador

D - Registar estágios E - Registar classificações F - Consultar alunos

(2)

2.3. Diagrama de Casos de Uso

Sistema de Informação de Estágios

Administrativo Formador Aluno A - Registar alunos E - Registar classificações D - Registar estágios Registar estabelecimentos _________________________

se organização não registada Registar organizações C - Registar locais de estágio B - Registar ramos de actividade F - Consultar alunos G - Consultar estágios H - Consultar locais de estágio

Consultar por aluno

Consultar por local

Consultar por zona

Consultar por ramo de actividade Consultar por empresa Consultar por produto «extends» I - Validar acesso «uses» «uses» «uses» «uses» «uses»

(3)

2.4. Descrição dos Casos de Uso (Funcionalidades do Sistema)

A - Registar alunos

Após a matrícula do aluno, o Administrativo selecciona a opção de “Registo de Aluno”.

Para registar um novo aluno, preenche os seguintes dados: Número, nome, observações e sigla da turma onde o aluno ficará colocado. Em caso de necessidade o Administrativo pode ter de registar uma nova turma ou até mesmo um novo curso.

Uses: Validar acesso

B - Registar ramos de actividade

Sempre que a escola pretende guardar dados sobre novas organizações, o Administrativo verifica se o respectivo ramo de actividade já está introduzido no sistema. Se não estiver, o Administrativo selecciona a opção “Registo de Ramos de Actividade”.

Para registar um novo ramo de actividade, preenche os seguintes dados: Código CAE e descrição. Uses: Validar acesso

C - Registar locais de estágio

Quando a escola celebra um protocolo com uma organização com o objectivo desta receber estagiários, o Administrativo selecciona a opção “Registo de Locais de Estágio” e depois selecciona “Registo de Organização” ou “Registo de Estabelecimento” conforme o caso.

Para registar uma nova organização, preenche os seguintes dados:

Nº de contribuinte, firma, morada da sede, localidade, código postal, telefone, fax, e-mail, url do site, tipo de organização (empresa ou outra), se está disponível para aceitar estagiários e observações. O sistema atribui automaticamente um número (id_organização) à nova organização e permite associar um contacto de uma pessoa a essa organização, bem como indicar quais os ramos de actividade com os quais a organização trabalha.

Para registar um novo estabelecimento, o sistema começa por solicitar a escolha da organização à qual pertence o estabelecimento, no caso da organização não estar registada o sistema envia para “Registo de Organização”, caso contrário o Administrativo preenche os seguintes dados:

Nome comercial, morada, localidade, código postal, telefone, fax, e-mail, foto do estabelecimento, horário de funcionamento, data da fundação, se já aceitou estagiários e observações. O sistema atribui automaticamente um número (id_estabelecimento) e o respectivo número da organização ao novo estabelecimento e permite associar um contacto de uma pessoa responsável pelo estabelecimento, bem como associar o estabelecimento a determinada zona, indicar quais os meios de transporte que servem o estabelecimento e quais os principais produtos comercializados.

Particularizações: Registar organizações, Registar estabelecimentos Uses: Validar acesso

(4)

E - Registar classificações

Quando os alunos terminam o estágio, cada Formador selecciona a opção “Registo de Classificações”, selecciona o estágio do aluno e preenche os seguintes dados:

Nota da empresa, nota da escola, nota da procura de estágio e nota do relatório de estágio. O sistema calcula automaticamente a nota final do estágio. No final o Formador introduz a classificação atribuída pelo aluno ao local onde estagiou e o sistema actualiza a classificação média desse mesmo local.

Uses: Validar acesso F - Consultar alunos

O Formador selecciona a opção “Consulta a Alunos” e o sistema solicita o nome do aluno a consultar. Após a introdução da identificação do aluno o sistema emite uma listagem com o nome, número, turma e curso do aluno, bem como os locais onde efectuou estágios com as respectivas datas e notas obtidas.

G - Consultar estágios

O Formador selecciona a opção “Consulta a Estágios” e depois selecciona “Consulta por Aluno” ou “Consulta por Local”. No primeiro caso o sistema mostra a listagem dos alunos da escola e depois permite, escolhendo um dos alunos, consultar onde ele está a estagiar ou onde realizou o último estágio. No segundo caso o sistema mostra a listagem dos locais de estágio e depois permite, escolhendo um dos locais, saber quais os alunos que lá estão neste momento a estagiar ou quais os que lá estagiaram da última vez.

Particularizações: Consultar por aluno, Consultar por local

H - Consultar locais de estágio

O utilizador (Formador ou Aluno) pode seleccionar a opção “Consulta a Locais de Estágio” e depois selecciona “Consulta por Produto”, “Consulta por Empresa”, “Consulta por Ramo de Actividade” ou “Consulta por Zona”. O sistema mostra a informação de todos os estabelecimentos que correspondem ao critério escolhido: dados de cada estabelecimento, nome e contacto do responsável, transportes para chegar ao local e a classificação média obtida por cada local em cada ano lectivo.

Particularizações: Consultar por produto, Consultar por empresa, Consultar por ramo de actividade, Consultar por zona

I - Validar acesso

O utilizador deve introduzir o seu login e password. Caso o login e a password estejam correctos o utilizador passa a ser utilizador válido podendo aceder ao sistema, caso contrário o sistema dará mais duas oportunidades de validação do acesso.

(5)

3. Modelo de Objectos

3.1. Descrição das Classes

CONTACTO Representa uma pessoa que trabalha numa empresa ou outra organização que concede estágios aos alunos da escola.

ORGANIZACAO Representa uma organização que concede (ou pode vir a conceder) estágios aos alunos da escola.

ESTABELECIMENTO Representa um local de estágio pertencente a uma empresa ou outra organização que concede estágios aos alunos da escola.

RAMO_ACTIVIDADE Representa um ramo de actividade a que se dedica uma organização. PRODUTO Representa um tipo de produto que é comercializado por um estabelecimento. TRANSPORTE Representa um meio de transporte que serve determinada zona.

ZONA Representa uma área geográfica onde se podem situar vários estabelecimentos.

ALUNO Representa um aluno de um curso da escola.

TURMA Representa um conjunto de alunos de um curso da escola. CURSO Representa um curso da escola.

UTILIZADOR Representa um utilizador do sistema que tem acesso a dados reservados e por isso deverá validar o seu acesso através de login e password.

ADMINISTRATIVO Representa um empregado administrativo da escola.

FORMADOR Representa um formador da escola que lecciona uma disciplina e acompanha estágios.

CLASSIFICACAO Representa a média das classificações atribuídas por todos os alunos estagiários num ano lectivo para determinado estabelecimento. ESTAGIO Representa uma situação de estágio de um determinado aluno num

determinado estabelecimento acompanhado por determinado formador da escola.

(6)

3.2. Diagrama de Classes -numero -nome -observacoes ALUNO -nome -titulo -cargo -telefone_directo -telemovel -email -observacoes CONTACTO -num_ contribuinte -firma -morada_sede -localidade -codigo_postal -telefone -fax -email -site -tipo_organizacao -aceita_estagiarios -observacoes ORGANIZACAO 1 * lidera 1 * responsável -nome_ comercial -morada -localidade -codigo_postal -telefone -fax -email -foto -horario_func -data_fundacao -aceitou_estagiarios -observacoes ESTABELECIMENTO 1 * -data_inicio -data_fim -nota_empresa -nota_escola -nota_procura -nota_relatorio -nota_final -classificacao -estado ESTAGIO * 1..* -nome_produto -marca PRODUTO * * comercializa -codigo_cae -descricao RAMO_ACTIVIDADE * 1..* trabalha -meio_transporte -linha -observacoes TRANSPORTE * * servido -ano_lectivo -valor CLASSIFICACAO 1 * recebe -designacao -localidade -mapa ZONA * * serve 1 * situado -codigo -designacao CURSO -sigla -ano TURMA 1 10..28 1 1..* tem -numero_formador -nome -disciplina FORMADOR 1 * acompanhado -numero_admin -nome -cargo ADMINISTRATIVO -login -password UTILIZADOR Na Classe ORGANIZACAO: tipo_organizacao = {empresa, outra} aceita_estagiarios = {sim, não}

Na Classe ESTABELECIMENTO: aceitou_estagiarios = {sim, não}

Na Classe TURMA: ano = {1º, 2º, 3º}

Na Classe UTILIZADOR: tipo = {administrativo, formador}

Na Classe ESTAGIO:

(7)

4. Modelo Relacional

4.1. Esquema Relacional

01 CONTACTO (id_contacto, nome, titulo, cargo, telefone_directo, telemovel, email, observacoes) 02 ORGANIZACAO (id_organizacao, num_contribuinte, firma, morada_sede, localidade, codigo_postal, telefone, fax, email, site, tipo_organizacao, aceita_estagiarios, observacoes, id_contacto)

03 ESTABELECIMENTO (id_estabelecimento, id_organizacao, nome_comercial, morada, localidade, codigo_postal, telefone, fax, email, foto, horario_func, data_fundacao, aceitou_estagiarios, observacoes, id_contacto, id_zona)

04 RAMO_ACTIVIDADE (codigo_cae, descricao) 05 PRODUTO (id_produto, nome_produto, marca)

06 TRANSPORTE (id_transporte, meio_transporte, linha, observacoes) 07 ZONA (id_zona, designacao, localidade, mapa)

08 ALUNO (numero, nome, observacoes, sigla) 09 TURMA (sigla, ano, codigo)

10 CURSO (codigo, designacao) 11 UTILIZADOR (login, password, tipo)

12 ADMINISTRATIVO (numero_admin, nome, cargo, login) 13 FORMADOR (numero_formador, nome, disciplina, login)

14 CLASSIFICACAO (id_classificacao, ano_lectivo, valor, id_estabelecimento, id_organizacao) 15 ESTAGIO (id_estabelecimento, id_organizacao, numero, data_inicio, data_fim, nota_empresa, nota_escola, nota_procura, nota_relatorio, nota_final, classificacao, estado, numero_formador) 16 COMERCIALIZA (id_estabelecimento, id_organizacao, id_produto)

17 TRABALHA (id_organizacao, codigo_cae)

18 SERVIDO (id_estabelecimento, id_organizacao, id_transporte) 19 SERVE (id_transporte, id_zona)

(8)

4.2. Matriz de Processos / Classes de Dados

MATRIZ FUNCIONALIDADES/CLASSES DE DADOS

FUNCIONALIDADES CLASSES DE DADOS

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19

A Registar alunos U/C U U

B Registar ramos de actividade U/C C Registar locais de estágio U/C U/C U/C U U/C U/C U/C U/C U

D Registar estágios U U U U/C

E Registar classificações U U/C

F Consultar alunos U

G Consultar estágios U U U U

H Consultar locais de estágio U U U U U U U U U U U

I Validar acesso U U U

U – Usa (Consulta dados) C – Cria (Actualiza dados)

Referências

Documentos relacionados

apresentar documentação falsa para o certame, ensejar o retardamento da execução de seu objeto, não mantiver a proposta, não celebrar o contrato ou instrumento equivalente, falhar

Após diversos estudos e caracterizado o postulado teórico- metodológico da pesquisa, foi definida a técnica de métodos mistos para a análise e coleta de dados,

O agrupamento proposto em função da razão entre o comprimento do lóbulo central e a largura do mesmo resultou em equações com bons coeficientes de determinação, podendo

O conhecer, aprender e tomar consciência de área por parte dos professores abarca um movimento em diferentes direções, como: apropriar-se dos elementos fundantes

No segundo momento do encontro, os professores da escola participante relataram como os Seminários Integrados estão sendo desenvolvidos na escola; (II) Estudos teóricos:

No que concerne à formação continuada de professores, Imbernón (2010) acrescenta que, esta formação deve aproximar-se da escola e partir de situações problemáticas

diferente do Brasil. E nem tudo fica à mão: a maioria das coisas ficam atrás do balcão. Ah, e não existe aquela quantidade de remédios à disposição para compra sem receita.

Diferentemente dos EUA, onde Ritter pôde avaliar a performance de Longo Prazo a partir de uma amostra de mais de 1.500 IPOs ao longo de três anos, no Brasil as aberturas de