• Nenhum resultado encontrado

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. A Revolução do Ensino a Distância

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. A Revolução do Ensino a Distância"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ

A Revolução do Ensino a Distância

Enir da Silva Fonseca

Coordenador de Pólo EAD – Campus Guarujá

UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto - Campus Guarujá

efonseca@unaerp.com.br, enir.fonseca@gmail.com

Este simpósio tem o apoio da Fundação Fernando Eduardo Lee

Resumo:

Inicialmente os cursos à distância eram oferecidos simplesmente por correspondência, onde após a contratação o estudante recebia em sua residência ou local desejado um Kit impresso, assim atingia regiões e públicos sem acesso a escolas ou cursos com temas específicos. Com a criação e aprimoramento da Internet, e a sensível redução nos custos, levou as instituições de ensino a reverem suas metodologias, criando um novo meio de ensino e treinamento.

No mundo moderno, agitado, conturbado, com o tempo cada vez mais reduzido, o acumulo de atividade tanto social quanto profissional têm levado também os jovens a optarem por este caminho.

Os sistemas de educação à distância foram originalmente desenvolvidos para atender o nível pós-secundário (ensino médio), cursos de extensão, especialização, profissionalizante e os alunos dos cursos à distância estão embarcando nesta opção com anseios e objetivos completamente diferentes dos alunos tradicionais.

Para o público adulto, o ensino à distância apresenta diversos apelos como: a falta de tempo, distância, o fator financeiro, oportunidade de fazer um novo curso. E como conseqüências não ganham só o conhecimento, mas também novas habilidades sociais, incluindo a habilidade de comunicar e colaborar com colegas em qualquer lugar do planeta, a possibilidade de entrar em contato com outros estudantes de diferentes classes sociais, culturais e econômica.

Palavras-chaves:

(2)

Seção 1 – Curso de Pedagogia - Educação Ambiental

Apresentação: Oral

1. Apresentação

Existe uma necessidade muito grande de educação superior e capacitação profissional no Brasil, e considerando as dimensões continentais do país, a Educação a Distância (EAD) no ensino superior pode ser vista uma solução que deve ser considerada para atender a demanda reprimida. No entanto, muitas instituições publicas ou mesmo privadas tem utilizado e imitado a abordagem tradicional, o modelo presencial, utilizado há anos transferindo para EAD sem a correta adequação e preocupação com está nova modalidade.

Com avanço tecnológico, novas abordagens e formas de ensino estão evoluindo centrados nos meios de comunicação e material de apoio. Muito pouco tem sido falado sobre as questões pedagógicas. As propostas existentes têm prometido o desenvolvimento de habilidades e competências como, por exemplo, autonomia, criatividade, aprender a aprender, que claramente não resistem a mais simples crítica do ponto de vista pedagógico. Está sendo prometido o que não pode ser cumprido.

O Ensino Superior engloba a graduação, a pós-graduação e a extensão, e cada um desses níveis tem objetivos educacionais diferentes, e quando é transferido para a EAD, deve-se fazer um estudo detalhado das necessidades de laboratórios e encontros presenciais.

Cada uma das disciplinas ou cursos apresentados nos níveis anteriores, graduação, pós-graduação e extensão, enfatizam a construção de conceitos específicos ou apenas a entrega de informação, sem a pretensão de que os conceitos sejam construídos, utilizando-se de abordagens pedagógicas diferentes. É ilusório esperar que uma atividade educacional que privilegie a transmissão de informação tenha como produto a construção

(3)

de conhecimento. Esta construção pode até acontecer, mas ela é mais o produto de um ato de fé do que do trabalho intencional que o educador realiza para propiciar ao aluno condições de construir o conhecimento.

Os ensinos nos cursos à distância prometem capacitação com a ação de transmitir a informação sem a necessidade da interação professor-aluno para que haja condição de construção de conhecimento, que pode acontecer com o aluno isolado. Cada indivíduo tem uma capacidade de aprendizado diferenciada, e que diante do material de apoio ou de uma tela de computador pode ou não acontecer. A interação entre o aprendiz e o professor e entre os aprendizes, deve ser realizado para que esta construção aconteça.

2. Justificativa

Com os constantes avanços tecnológicos, a virtualização da escola tradicional tornou-se mais plausível e de fácil implantação e acompanhamento tornando a EAD e suas ações educacionais presentes no ensino tradicional.

As ações de ensino e aprendizagem até então centradas no professor, que detém a informação, e sua função é passá-la para o aprendiz. Como acontece na sala de aula tradicional, com alguma interação entre o aluno e o professor, mediada ou não pelo uso da tecnologia, onde o professor passa a informação e o aluno pode simplesmente armazená-la ou processá-la, convertendo-a em conhecimento.

As alternativas que o docente dispõe de verificação do aprendizado é apresentar ao aprendiz situações-problema ou avaliações, em que ele é obrigado a usar as informações recebidas na solução e respostas, sendo que na maioria das vezes, está interação resume-se em verificar se o aprendiz memorizou a informação.

(4)

O advento e evolução da internet e uso constante de novas tecnologias na educação, possibilitaram novas alternativas e condições para que a interação professor-aprendiz seja intensa. Desta forma permitindo o acompanhamento do aluno e a criação de mecanismos que permitem o professor esteja o mais próximo possível, quebrando a barreira do espaço e tempo, vivenciando situações e auxiliando-o a resolver problemas pontuais ou geograficamente produzidos.

Na abordagem à distância, além do uso de tecnologia, o aluno constrói ou pode construir seu conhecimento com pesquisas na internet, assistindo vídeos, em fóruns de duvidas e temas apropriados, tornando-o independente no aprendizado e responsável por maior parte dos conhecimentos adquiridos. No entanto, o aprendizado exige maior dedicação por parte do aluno, que influencia diretamente no seu aprendizado. Em geral é uma possibilidade da construção de conhecimentos e a preparação de um aprendiz autônomo, criativo e capaz de aprender continuadamente.

A possibilidade de ter um aluno frustrado, sentindo-se sozinho, ainda é muito grande e provavelmente algumas das causas que podem explicar a alta taxa de evasão dos cursos EAD, justificado pela transferência do modelo tradicional para a EAD, sem a preocupação e trato das diferenças de aprendizado. Alguns ajustes simples e imediatos podem corrigir estes pontos, com a diversificação do ensino e uso de todas as tecnologias e produtos gratuitos, assim com os softwares disponíveis no mercado.

A criação de uma equipe multidisciplinar envolvida e comprometida com o acompanhamento e assessoramento constante do aprendiz permitem a ele entender quem é e o que faz neste novo mundo, tornando-se capaz de propor soluções aos desafios e identificação com o processo de aprendizagem.

(5)

3. Objetivos

Identificar formas de uso e inserção do ensino a distância (EAD) e seus recursos pedagógicos em cursos do ensino superior numa perspectiva construtivista, preparando o egresso para estudar, investigar, pesquisar assessorado pelo uso da tecnologia.

4. Recursos tecnológicos

O uso da internet possibilitou uma grande expansão da EAD e parte das tecnologias que hoje é utilizada de forma separada, computador, celular, mp3, câmera digital, televisão já se integram facilitando o aprendizado

Estudiosos do setor tecnológico apontam que esse novo cenário será sustentado pelas redes celulares, redes locais sem fio (WLAN’s), redes pessoais (PAN’s) e redes corporativas de longa distância, e com isto possibilitará:

Celulares com recursos Wi-Fi, para o tráfego de voz, dados e vídeo entre as redes celulares públicas e as redes locais sem fio das corporações. A utilização em massa na telefonia móvel dos recursos de quarta geração (4G), com a transmissão em banda larga, baseadas em endereços de IP (Internet Protocol – protocolo de internet1) com suporte para sistemas de

comunicação convergentes, incluindo voz, dados e vídeo.

As redes locais e sem fio permitirá conexão de qualquer equipamento com recursos compatíveis, experimentando uma evolução acentuada e tecnologias como o Bluetooth e o Wi-Fi.

A integração das redes de telecomunicações, conhecida como NGN – Next Generation Network2, permitindo a utilização de banda larga e

1

Protocolo de comunicação ou padrão de comunicação, utilizado para troca e encaminhamentos de dados entre duas ou mais computadores

(6)

endereçamento universal e onde os serviços de transporte de dados, voz, imagem e multimídia convergem, com as redes sem fio.

Alguns dos serviços já utilizados por professores no modelo presencial são excelentes ferramentas a revolução da educação a distância:

Correio eletrônico: Blogs3

Páginas pessoais

Redes de relacionamentos

Sites com conteúdos de som e imagens

5. Resultados esperados

Levantar uma discussão com os professores e alunos na revolução que a tecnologia tem proporcionado a educação e a formação do indivíduo e sua inserção no mercado de trabalho, permitindo:

 Identificar como os conteúdos em vídeo podem contribuir para os processos de raciocínio na formulação das relações entre conteúdo teórico e prática educativa nas etapas de produção do conhecimento;  Relacionar as formas de aprendizagem com uso de tecnologias através de

vídeos, podcast, fóruns, wiki, apresentações, jogos, e-mails entre outras;  Classificar os instrumentos e recursos que possam contribuir para a

formulação de modelos práticos que dimensionem o ensino;

 Identificar as formas de atuação do educando na construção de modelos práticos ou experiências no ensino superior;

3

(7)

6. Considerações finais

O crescimento da EAD nos últimos tempos pode ser explicado por uma razão muito simples: sua viabilidade financeira e praticidade pedagógica em termos de aproximação ao ensino presencial. No setor privado, um dos pontos mais valorizados é a redução de custos que possibilita economia em escala. Algumas empresas já utilizam a EAD para cursos de capacitação e aperfeiçoamento, pois alguns funcionários tem dificuldades de deslocamento a outras cidades, ou o custo é muito elevado para a empresa.

Além da viabilidade financeira, a EAD ocupa uma posição vantajosa em relação a tempo de locomoção, praticidade pedagógica com o uso de tecnologias e possibilidade de atendimento ilimitado de alunos em diversos pontos do país e do mundo. Permitindo assim uma melhoria continua dos processos educacionais, e com avanço tecnológico que ocorre constantemente, a EAD cria vantagens em relação ao ensino tradicional, atendendo rapidamente as necessidades de mercado.

A educação a distância pode se transformar em um importante instrumento de socialização do ensino, com educação de boa qualidade para todos, permitindo a formação de um capital humano e social elevado, com conseqüência elementar para o processo e crescimento da nação.

(8)

6. Referências

GUTIERREZ, F. e PRIETO, D. A mediação pedagógica: Educação a

Distância Alternativa. São Paulo: Papiros 1991.

LITTO, Frederic M., FORMIGA, Marcos. Educação à distância: O estado da

arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009

PIAGET, J. A linguagem e o pensamento da criança. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1959.

SANCHEZ. Fábio – Coordenação. Anuário Brasileiro Estatístico de

Educação Aberta e a Distância. 4ª edição. -- São Paulo : Instituto Monitor,

2008.

SCIELO. Educação a distância no ensino superior: soluções e

flexibilizações. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/v7n12/

v7n12a09.pdf>. Data de acesso, 10 de agosto de 2009.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa: a educação presencial e à

distância em sintonia com a era digital e com a cidadania.

XXIVCONGRESSO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO. Campo Grande, MS, set. 2001.

VIGOSTKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Referências

Documentos relacionados

Analisar a qualidade da água através da seleção de variáveis representativas de potabilidade das águas, dentre elas, as variáveis físico- químicas

Logo após o término da Segunda Guerra Mundial foram realizados testes sísmicos com explosivos e hidrofones sensitivos visando avaliar jazidas petrolíferas em

Sendo então, as fases designadas como: Exploração, envolvimento, desenvolvimento, consolidação e estagnação. Esta última podendo desencadear o declínio ou rejuvenescimento.

Segundo Minine (2003), a partir de maio de 1940 o valor do salário mínimo passou a vigorar no país, que foi dividido em 22 regiões: os vinte estados existentes na

Como o recurso em disputa usado neste estudo foi a posse de fêmea reprodutiva, e o valor do recurso influi nas disputas (Schaefer e Uhl, 2003), esperava-se maior interação entre

Ensino; Aprendizagem; Educação; Ensino de Biologia; Ciência; Ensino de Ciências; Educação em Ciências; Educação Científica; Alfabetização Científica.. Prosseguimos

Percebemos a importância da continuidade de atividade de prevenção primária e educação à população, diminuindo os fatores que influenciam no processo

RESUMO A situação financeira das empresas tem sido investigada por profissionais e técnicos, quando estudam a concessão de créditos, fusão ou qualquer