• Nenhum resultado encontrado

Projeto Interdisciplinar Final

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto Interdisciplinar Final"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

ERIK JOSÉ ALVES

Projeto Integrador do I Semestre

Empresa investigada: ATACADÃO SA

São Paulo

2015

Projeto apresentado como Projeto Interdisciplinar do I Semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD sob a orientação do Prof. Carlos Penhalber (mediador).

(2)

FATEC VICTOR CIVITA

Autor: ERIK JOSÉ ALVES Título: ATACADÃO SA

Projeto Integrador recebido e aprovado em _____/_____/_____

_________________________________________ Prof. Carlos Antônio de Lima Penhalber

_________________________________________ Prof. Franklin Larrubia Valverde

São Paulo

2015

Projeto apresentado como Projeto Interdisciplinar do I Semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD sob a orientação do Prof. Carlos Penhalber (mediador).

(3)

mostrar como é aplicado, na prática, o conteúdo teórico das disciplinas que compõem a grade curricular do primeiro semestre do curso de Gestão Empresarial EAD. Como orientado pelo manual do projeto, para a disciplina de Administração Geral, foram observados o modelo básico de negócio, a estrutura organizacional, os principais processos e o funcionamento do sistema de pessoas e recompensas. Para as disciplinas de Comunicação e Expressão e Inglês I foram investigados os meios de comunicação utilizados pela empresa para se comunicar com clientes e funcionários. Na disciplina de Contabilidade foram descritos a forma jurídica da empresa, seu enquadramento contábil, o seu ramo de atividade e construídos o Balanço Patrimonial (BP) e a Demonstração dos Resultados do Exercício (DRE), neste processo, a disciplina de Matemática mostrou-se indispensável. À disciplina de Sociedade, Tecnologia e Inovação ficou a responsabilidade de demonstrar como a empresa lida com a questão do meio ambiente e como ela se relaciona com a comunidade local. Já a disciplina de Informática Aplicada à Gestão explica como a empresa faz o gerenciamento de seus dados, acompanha seus principais processos e, além disso, o conteúdo ministrado nesta disciplina foi fundamental para o desenvolvimento deste projeto. Concluímos que o sucesso e a sobrevivência de uma organização não dependem apenas do fato dela ter os recursos à sua disposição e que o conteúdo das disciplinas oferece ao aluno o conhecimento necessário para se tornar um gestor capaz de administrar corretamente esses recursos.

Palavras–chave: Estrutura. Comunicação. Meio ambiente. Comunidade. Desenvolvimento. Projeto. Conhecimento.

(4)

ABSTRACT

The objective of this work is to monitor the routine of a real company and show how it is applied in practice, the theoretical content of the disciplines that make up the curriculum of the first semester of Gestão Empresarial EAD. As directed by the project manual for the discipline of Administração Geral, it was observed the basic model of business, organizational structure, core processes and the functioning of people and rewards system. For disciplines of Comunicação e Expressão e Inglês I the media were investigated used by the company to communicate with customers and employees. Contabilidade discipline were described the legal form of the company, its accounting framework, its field of activity and built the Balance Sheet (BS) and the Statement of Net Profit (SNP), in this process, Matemática discipline proved indispensable. In the course Sociedade, Tecnologia e Inovação was a responsibility to demonstrate how the company deals with the issue of the environment and how it relates to the local community. Since the discipline of Informática Aplicada à Gestão explains how the company is managing your data, monitors its key processes and, moreover, the content taught in this discipline was key to the development of this project. We conclude that the success and survival of an organization does not depend only on the fact that she had the resources at its disposal and that the content of the courses provides students with the necessary knowledge to become a manager able to manage these resources properly.

Key-words: Structure. Communication. Environment. Community. Development. Project. Knowledge.

(5)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ... 7

2 ADMINISTRAÇÃO GERAL ... 8

2.1 MODELO BÁSICO DO NEGÓCIO E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ... 8

2.2 PRINCIPAIS PROCESSOS ... 8

2.3 SISTEMA DE PESSOAS E RECOMPENSAS ... 9

3 COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ... 12 3.1 A EMPRESA E OS COLABORADORES ... 12 3.1.1 Portal Intranet ... 13 3.1.2 Murais ... 13 3.1.3 Revista Informe ... 13 3.2 A EMPRESA E OS CLIENTES ... 14 3.2.1 Jornal de Ofertas ... 14

3.2.2 Site e Redes Sociais ... 14

4 CONTABILIDADE ... 15

4.1 FORMA JURÍDICA ... 15

4.2 RAMO DE ATIVIDADE ECONÔMICA ... 15

4.3 ENQUADRAMENTO CONTÁBIL ... 15

(6)

4.5 DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS DO EXERCÍCIO (DRE) ... 18

5 INFORMÁTICA APLICADA À GESTÃO ... 19

6 INGLÊS I ... 20

7 MATEMÁTICA PARA GESTÃO ... 22

8 SOCIEDADE, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO ... 24

9 CONCLUSÃO ... 25

(7)

1 INTRODUÇÃO

O Atacadão foi fundado em 1962 em Maringá/PR e sua atividade principal, inicialmente, se resumia à representação comercial de produtos alimentícios. Com o passar do tempo, a empresa começa a trabalhar com lojas de autosserviço, um modelo que permite atender tanto aos clientes atacadistas como varejistas.

A necessidade de expansão e o foco nas oportunidades fizeram com que a empresa, em 1975, mudasse a sua sede para São Paulo, já considerada a maior cidade do país na época. Esta mudança alavancou o seu crescimento e aos poucos ela foi se consolidando no mercado brasileiro.

Ocupando uma posição de destaque no cenário nacional e considerada uma das maiores e melhores no segmento, o Atacadão atrai a atenção de diversas redes mundiais e, em 2007, fecha negócio com o Carrefour. De olho na oportunidade de expandir o modelo de negócio “cash & carry” (atacado de autosserviço), tanto no Brasil quanto em outros países, o grupo francês fez um grande investimento para a ampliação da empresa e o número de filiais salta de 34 neste ano para 118 em 2015.

Para atender a esta quantidade de lojas, o Atacadão conta também com 22 centros de distribuição e atacados localizados estrategicamente e emprega, atualmente, mais de 33 mil colaboradores em todo o país. Mesmo com todo esse sucesso, a empresa pretende continuar investindo e a sua meta é abrir dez novas filiais a cada ano.

(8)

8

2 ADMINISTRAÇÃO GERAL

2.1 MODELO

BÁSICO

DO

NEGÓCIO

E

ESTRUTURA

ORGANIZACIONAL

O modelo básico do negócio da empresa é baseado no conceito de “cash & carry”, ou seja, lojas de autosserviço voltadas ao atendimento de todos os tipos de cliente, tanto atacado como varejo ou como é conhecido no Brasil: Atacarejo. Este modelo permite ainda uma maior aproximação com o cliente, possibilitando à empresa a manutenção do foco no freguês e, desta forma, a prestação de um atendimento de acordo com a sua necessidade.

Analisando a rede Atacadão com um todo, fica difícil definir uma única estrutura organizacional que traduza ao pé da letra a forma como a empresa é comandada, mas observando, individualmente, uma das suas filiais fica claro que o conceito adotado é o funcional, pois as pessoas são agrupadas de acordo com a função exercida.

2.2 PRINCIPAIS PROCESSOS

A operação da matriz, Centro de Distribuição (CD) da rede Atacadão é voltada ao atendimento e manutenção do estoque de grande parte das suas filiais, isso exige o envolvimento de um grande número de pessoas atuando em diversos setores e processos sincronizados, que vão desde a compra do produto pelo setor de Compras até a entrega dos pedidos pelo setor de Frota.

Após a realização do pedido junto ao fornecedor, o setor de agendamento se encarrega de fazer o planejamento de acordo com o espaço físico disponível e a prioridade é estabelecida de acordo com a necessidade de cada produto. Com a agenda em mãos, o setor de recebimento recebe as notas fiscais, lança no sistema, emite um documento que será utilizado para a conferência da carga e se encarrega de cobrar o valor da descarga e liberar os motoristas, caso tudo esteja conforme esperado.

(9)

Uma vez dentro do armazém, o produto é encaminhado para o setor no qual ele está cadastrado para ser armazenado e o próprio setor de compras é responsável por realizar a sua transferência de acordo com a necessidade de cada filial. Esta transferência se resume à montagem dos pedidos levando em consideração o estoque dos clientes (filiais) e, a partir daí, esses pedidos são encaminhados para os setores para serem separados, conferidos, carregados e, finalmente, passam pelo setor de expedição, que se encarrega da emissão de notas fiscais, cartas-frete e toda a documentação necessária para a sua entrega.

2.3 SISTEMA DE PESSOAS E RECOMPENSAS

Desde a chamada primeira fase da revolução industrial, que foi marcada pela inserção das máquinas no ambiente organizacional com o objetivo de mecanizar os processos de produção para satisfazer as necessidades das empresas, cuja única preocupação era aumentar a sua produtividade e, consequentemente, o seu lucro. Como afirma Pozo (2010, p.98):

Toda organização industrial propõe-se a executar duas coisas: a primeira é produzir o seu produto; a outra é comercializar o que produz. O sistema de produção requer a obtenção e utilização dos recursos produtivos que incluem: mão de obra, materiais, edifícios, equipamentos e capital. A comercialização exige a interação a outras atividades, tais como: Pesquisa de mercado, promoção, vendas, distribuição e pós-vendas (POZO, 2010, p. 98).

A sociedade vem passando por transformações contínuas que provocam mudanças que sugerem novas formas de percepção e interpretação do verdadeiro papel das pessoas dentro do ambiente organizacional. Segundo Chiavenato (2010, p. 4)

[...] as pessoas passam a significar o diferencial competitivo que mantém e promove o sucesso organizacional: elas passam a constituir a competência básica da organização, a sua principal vantagem competitiva em um mundo globalizado, instável, mutável e fortemente concorrencial (CHIAVENATO, 2010, p. 4).

Sabendo da importância dos recursos humanos para o seu sucesso, o Atacadão tem investido cada vez mais forte em projetos de incentivo, capacitação,

(10)

10

motivação, formação e melhorias na gestão no que diz respeito à satisfação pessoal e profissional dos seus colaboradores.

A primeira medida adotada pela empresa para alcançar este objetivo foi a capacitação de toda a equipe de gestores através do Programa de Educação Continuada (PEC), no qual eles recebem treinamentos relacionados às normas, leis trabalhistas, aplicação de feedbacks, recrutamento e seleção de pessoas, enfim, são incentivados a participar de todos os processos ligados à área de recursos humanos com o intuito de promover a aproximação entre líderes e demais funcionários.

Esta iniciativa tem proporcionado uma melhoria no relacionamento e, consequentemente, a oportunidade de conhecer o potencial de cada colaborador, facilitando uma abordagem específica e o direcionamento das tarefas de acordo com o perfil de cada um.

A quebra de barreiras é um passo fundamental para o estreitamento das relações entre a empresa e os funcionários, mas, segundo Oliveira (2011, p. 39):

É preciso que as organizações trabalhem em sinergia entre uma conversa informal e o treinamento do capital humano, utilizando os recursos disponíveis, assim como um programa de treinamento, o qual prima por uma tática excelente de suas tarefas, proporciona um espaço para o colaborador desenvolver competências para que se tornem mais produtivas e criativas buscando individualmente melhorar seu crescimento pessoal e profissional aliado aos objetivos organizacionais (OLIVEIRA, p. 39).

Para isso, a empresa oferece a oportunidade de crescimento a todos os colaboradores através de um plano de carreira que utiliza a meritocracia como critério principal nos processos de recrutamento interno. Desta forma, só são preenchidos através de contratação externa os cargos de base. As demais funções, que oferecem maiores benefícios e, portanto mais almejadas, são ocupadas por aqueles que vêm se destacando dentro da empresa.

Isto proporciona a todos a oportunidade de um crescimento gradual e, ao atuar em diferentes áreas, o colaborador adquire o conhecimento necessário para continuar avançando. Para se ter uma ideia do sucesso desta metodologia, a maioria dos cargos de supervisão, coordenação, gerência e até da diretoria são

(11)

ocupados por colaboradores que ingressaram na empresa como auxiliares, motoristas, dentre outros.

Segundo MAXIMIANO (2010, p. 62), [...] “tudo influencia na maneira como as pessoas se sentem em relação à empresa”, por isso o Atacadão está buscando uma constante inovação e investindo naquilo que ele acredita ser o seu maior patrimônio: as pessoas, que através do seu comprometimento, inconformismo e motivação, o transformaram naquilo que ele é hoje.

(12)

12

3 COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Segundo Tavares (2010, p. 15), “a comunicação é a base de qualquer processo administrativo” e, sem dúvida, é fundamental para a manutenção do bom relacionamento entre a organização e o seu público, seja ele interno ou externo. Outro grande papel da comunicação é a integração dos recursos às tarefas a serem executadas a fim de atingir objetivos previamente estabelecidos.

Uma boa comunicação, além de possibilitar a troca de conhecimento e experiências, compatibiliza interesses à medida que compartilha valores e funciona como mediadora entre os empregados de diversos níveis hierárquicos.

Para construir uma base de confiança e credibilidade que permita o fortalecimento do seu relacionamento com o público, o Atacadão se utiliza de diversos meios para divulgar as suas informações. A seguir, alguns dos principais veículos utilizados para se comunicar com os colaboradores e clientes.

3.1 A EMPRESA E OS COLABORADORES

A empresa só tem a ganhar com o desenvolvimento de ações que visam promover a comunicação interna, de acordo com Martinez (2010, p. 82):

A comunicação interna ajuda na eliminação de subculturas grupais ou departamentais no seio de qualquer organização, impede em grande medida a atomização dos públicos internos. Uma boa gestão dessa comunicação facilita a coesão interna ao mesmo tempo em que potencializa as relações interdepartamentais, e inclusive as individuais, no sentido de que se incrementa conhecimento do que faz cada departamento e se fomentam as relações humanas (MARTINEZ, p. 82).

Para realizar a comunicação interna e fazer esta integração entre seus colaboradores, o Atacadão disponibiliza as informações através de vários canais, com destaque para as seguintes:

(13)

3.1.1 Portal Intranet

O portal intranet é a ferramenta mais utilizada pelos funcionários da área administrativa e nele, além da troca de mensagens através das suas contas pessoais, os usuários podem acompanhar informações que vão desde o cardápio diário do refeitório da empresa, benefícios e parcerias firmados entre a cooperativa dos funcionários com fornecedores, normas e regulamentos, material de treinamento, novidades sobre diversos temas, até o material completo sobre os seus principais projetos.

3.1.2 Murais

Para divulgar as informações aos funcionários da área operacional, que não têm acesso ao portal intranet, a empresa disponibiliza, além de comunicados, as informações mais importantes como convocação para exames periódicos, recrutamentos internos, atividades de lazer e diversas outras finalidades.

3.1.3 Revista Informe

Já em sua 27ª edição, a Revista Informe é distribuída aos funcionários de todas as filiais e tem como proposta principal oferecer ao colaborador a oportunidade de tirar suas dúvidas, enviar sugestões, conhecer as principais rotinas de outros departamentos e/ou filiais.

Outro papel importante desempenhado por este canal é a conscientização dos funcionários. Para isso, a equipe de comunicação realiza entrevistas e pesquisas sobre diferentes temas e a cada edição traz uma matéria diferente abordando assuntos como saúde, segurança, sustentabilidade, união, economia, além de entrevistas motivacionais com funcionários que conseguiram alcançar seus objetivos dentro da empresa etc.

(14)

14

3.2 A EMPRESA E OS CLIENTES

Segundo Kotler (1998, p. 31):

Um mercado consiste em todos os consumidores potenciais que compartilham de uma necessidade ou desejo específico, dispostos e habilitados para fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo.

Este pensamento ilustra bem o modelo de negócio no qual o Atacadão atua, que é voltado a atender as necessidades dos mais variados tipos de clientes. Incialmente a empresa atraia os seus fregueses através da propaganda boca a boca, mas, com o passar do tempo, o avanço tecnológico e aumento da concorrência, ela sentiu a necessidade de buscar novos meios para atraí-los. Dentre eles os mais utilizados são:

3.2.1 Jornal de Ofertas

Em 1990 a empresa começou a enviar a seus clientes o Jornal de Ofertas por mala direta através dos correios, mas, apesar de bons resultados, este canal era bastante limitado, pois só permitia o envio de ofertas aos clientes já cadastrados no sistema da empresa. Portanto não ajudava muito na atração de novos clientes.

3.2.2 Site e Redes Sociais

Segundo uma pesquisa divulgada pelo IBOPE em 2013, o número de pessoas com acesso à internet no Brasil ultrapassa a marca de 105 milhões. Diante disso, a internet se tornou uma ferramenta decisiva para o sucesso das organizações.

De olho nesta nova oportunidade, o Atacadão decide criar o seu site e, apesar de não realizar vendas pela internet, o utiliza para divulgar informações como a história da empresa, ofertas, localização das lojas, programas para captação de novos funcionários e espaço para que os usuários possam tirar dúvidas e manter contato com a empresa.

(15)

4 CONTABILIDADE

4.1 FORMA JURÍDICA

A empresa iniciou as suas operações em 1962 com a sua forma jurídica Limitada (LTDA) e sua razão social era Atacadão Comércio e Indústria LTDA. Após a sua aquisição pelo grupo francês Carrefour em 2007, a empresa se tornou uma Sociedade Anônima (SA) e mudou a sua razão social para Atacadão SA.

4.2 RAMO DE ATIVIDADE ECONÔMICA

Inicialmente a empresa trabalhava, basicamente, com a representação comercial atacadista de produtos alimentícios de gêneros como laticínios, pescados, bebidas e cereais. À medida que foi crescendo, além de diversificar a linha de produtos de terceiros, investiu em uma ampla linha de produtos próprios e adotou o modelo de autosserviço, que permite atender tanto clientes atacadistas como varejistas.

4.3 ENQUADRAMENTO CONTÁBIL

O enquadramento contábil adotado pelo Atacadão é o lucro real, pois assim a empresa adianta seus tributos mensalmente, tendo como base o faturamento mensal, sobre o qual se aplicam os percentuais predeterminados. Nesta modalidade a empresa, tem a possibilidade de realizar balancetes mensais e, caso seja comprovado lucro real efetivo menor que o estimado ou prejuízo fiscal, ela pode reduzir o recolhimento do IRPJ e, no final do ano, após a realização do balanço anual, são descontadas as antecipações realizadas mensalmente.

(16)

16

4.4 BALANÇO PATRIMONIAL

ATIVO

2013

2012

2011

Total do Ativo Circulante 18145 19787 19254

Caixa 1738 1693 2563

Caixa e equivalentes 3019 4880 1286

Investimentos em curto prazo 359 352 911

Contas a receber 6236 6002 7259

Inventário 5738 5658 6848

Despesas antecipadas 297 307 343

Outros 758 895 44

Total do Ativo não Circulante 25369 26219 28677

Imobilizado 11109 11509 13770

Ágio 8277 8608 8740

Intangíveis 767 801 966

Investimentos em longo prazo 2381 2360 2236

Outros 880 919 745

Total do Ativo 43514 46006 47931

(17)

PASSIVO

2013

2012

2011

Total do passivo circulante 21382 21955 26097

Contas a pagar 12854 12925 15362

Investimentos de curto Prazo 1696 1633 1615

Empréstimos de curto prazo 3080 3032 4482

Arrendamento mercantil 1683 2263 2149

Outros 2069 2102 2489

Total do Passivo não circulante 14208 16870 15217

Empréstimo a pagar em longo Prazo 9315 10949 9523

Imposto de Renda 521 580 586 Participação de Acionistas 754 866 1009 Outros 3618 4475 4099 Total do Passivo 35590 38825 41314 Ações Ordinárias 1810 1773 1698 Lucros Retidos 6430 5315 4919 Outros - 316 93 - Total do Passivo e PL 43514 46006 47931

(18)

18

4.5 DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS DO EXERCÍCIO

(DRE)

DRE

2013

2012

2011

1. Receita Operacional Bruta 76675 77330 77481 2. (-) Deduções 10769 10918 10921 3. (=) Receita Operacional Líquida 65906 66412 66560 4. (-) Custo das Mercadorias Vendidas 49059 49741 49752 5. (=) Lucro Bruto 16847 16671 16808 6. (-) Despesas Operacionais 14466 15206 16948

6.1. Despesas com Vendas 13178 13028 13060

6.2. Depreciação do Imobilizado 1385 1470 1512

6.3. Despesas com Juros 17 15 18

6.4. Outras Despesas - 693 2358

6.5 (+) Receitas Operacionais 114 - -

7. (=) Lucro Operacional 2381 1465 - 140 8. (-) Despesas não Operacionais 722 884 705 9. (+) Receitas não Operacionais - - - 10. (=) Lucro Antes do IR e CS 1659 581 - 845 11. (-) Imposto de Renda e CS (Provisão) 631 380 931 12. (=) Lucro Depois do IR e CS 1028 201 - 1776 12. (+) Itens Extraordinários 227 1058 2148 12. (=) Lucro ou Prejuízo Líquido 1255 1259 372

(19)

5 INFORMÁTICA APLICADA À GESTÃO

Um dos grandes desafios enfrentados pelos administradores de empresa, sejam elas de qualquer porte, sempre foi a manutenção do controle de suas informações. Esse desafio ficou ainda maior, pois, à medida que o mundo se torna cada vez mais globalizado, as empresas são obrigadas a lidar com volumes de dados gigantescos. Para facilitar o processamento destas informações as empresas são obrigadas a se modernizar e adotar novas tecnologias para conseguir se adequar a este novo cenário. Como afirma Albertin (2010, p. 59):

As pressões estão cada vez mais intensas, frente às novas tendências que exigem das organizações o foco no cliente e qualidade nos serviços, o esforço contínuo de melhoria e mudanças estruturais são estendidos aos indivíduos e à sua utilização constante de TI, que se veem pressionados a se integrar no ambiente digital (ALBERTIN, p. 59).

Pensando nisso, o Atacadão SA fez um alto investimento buscando automatizar os seus processos operacionais em 2013. Após vários meses de implementação, trabalhando em conjunto com a empresa desenvolvedora do sistema, a Sythex, para fazer os ajustes necessários, tanto no código-fonte do programa quanto na estrutura da empresa para recebê-lo, o WMS foi implantado e passa a ser a principal ferramenta de gerenciamento de dados da operação.

O software é responsável, basicamente, por controlar o estoque da empresa, desde o momento em que é feito o pedido do produto junto ao fornecedor, a sua entrada no armazém pelo setor de recebimento, armazenamento, separação de pedidos, movimentação para a área de conferência e carregamento, até o fim do seu ciclo no setor de expedição.

Além disso, o programa permite à empresa acompanhar o faturamento em tempo real, pois os valores são contabilizados somente após o carregamento dos produtos e a emissão da nota fiscal. Isso facilitou a interpretação das informações e emissão de relatórios pelos usuários; aumentou a produtividade em todas as etapas e permite um acompanhamento mais preciso pelos gestores, mesmo que eles não estejam presentes.

(20)

20

6 INGLÊS I

Com o chamado processo de globalização, o mundo se vê diante da queda de barreiras e a integração da sociedade ocorre tanto a nível econômico como político e cultural. As mudanças constantes, os avanços tecnológicos cada vez mais sofisticados e a necessidade de interação entre diferentes partes do planeta, transformam o perfil dos profissionais.

Neste cenário, manter-se atualizado e buscar competências essenciais, como o domínio de uma segunda língua, são requisitos cruciais para que esses profissionais conquistem seus lugares e acompanhem essas constantes mudanças. Devido ao seu vasto uso e abrangência, a língua inglesa figura como a mais importante e indispensável na conquista deste espaço no mercado de trabalho. Como destaca Silva (2012, p.11):

O uso do inglês como língua internacional leva à crescente desvinculação entre a língua e os espaços geográficos restritos a países ou nações específicas, passando o idioma a ser apropriado nos mais diversos contextos e para diferentes propósitos, enquanto a intensificação das interações entre pessoas de diferentes países, através da língua inglesa, leva-nos a pensar seu ensino por meio de uma abordagem intercultural (SILVA, p. 11).

A necessidade de lidar com a língua inglesa faz parte da rotina de qualquer empresa, mesmo que seja em tarefas simples como compreender uma mensagem de erro ao manipular um sistema computacional, por exemplo.

O fato de a empresa ter sido comprada pelo grupo Carrefour, fez com que os funcionários do Atacadão, principalmente, da gerência, diretoria e presidência passassem a ter que manter contato direto com a sede localizada na Europa. Além dos contatos à distância para troca de informações relacionadas às operações do grupo no Brasil, constantemente a empresa recebe visitas de acionistas de diversas partes do mundo que vêm para conhecer as instalações, a rotina dos processos, os funcionários e a forma como o negócio é gerenciado. Durante as visitas, os sócios mantêm contato com os colaboradores, procuram se informar sobre a operação, conhecem equipamentos, passam pelos departamentos e visitam as filiais. Para que

(21)

haja compreensão entre os visitantes e os colaboradores, é necessário que ambos falem uma língua em comum que, neste caso, é o inglês.

(22)

22

7 MATEMÁTICA PARA GESTÃO

A matemática é um instrumento de vital importância em diversas áreas do conhecimento humano e está presente em praticamente todos os momentos do nosso cotidiano. No dia a dia de uma organização ela é importantíssima como ferramenta de análise, facilitando a tomada de decisões pelos administradores.

O funcionamento de uma empresa do porte do Atacadão exige que vários processos aconteçam simultaneamente e muitos desses processos são divididos em diferentes etapas para facilitar a sua realização. Para garantir que tudo isso aconteça da maneira como foi planejada, é necessário um acompanhamento constante por parte dos seus responsáveis. Segundo afirmam Macedo e Corrar (2010, p. 142):

Mesmo com a evolução de diversos sistemas de medição de desempenho, a dificuldade de se lidar com o universo de medidas de desempenho ainda é muito grande. Por ser um fenômeno que possui muitos aspectos, o desempenho organizacional acaba se tornando por muitas vezes complexo de se abordar (MACEDO E CORRAR, p. 142).

O alcance das metas propostas depende do desempenho individual de cada colaborador e o faturamento da empresa depende, em especial, da eficácia de um processo: a separação dos pedidos. Esta tarefa dita o ritmo da operação, pois dela dependem atividades como o recebimento das mercadorias, a liberação de espaço no depósito para receber novos produtos; o carregamento dos pedidos, a expedição das notas e, consequentemente, o valor do faturamento final. Por isso o Atacadão faz um acompanhamento rigoroso em cima da produtividade dos funcionários.

Ao emitir um relatório de produtividade no sistema, o líder recebe separadamente quatro informações relacionadas ao colaborador: a quantidade de tarefas realizadas, quantidade de volumes separados, quantidade de endereços visitados no depósito e o tempo total gasto. Para facilitar o cálculo do desempenho, os líderes decidiram cruzar esses dados a fim de medir a eficácia de cada colaborador. Para isso eles resolveram utilizar um conceito bastante conhecido na matemática, a regra de três composta. Para explicar melhor, abaixo um exemplo de como é realizado o cálculo:

(23)

Eficácia Tarefas Volumes Endereços Tempo (minutos) 10 70 800 100 480 X 65 813 97 463 10 𝑥 = 70 65 . 800 813 . 100 97 . 463 480 10 𝑥 = 2592800000 2460463200 2592800000 . 𝑥 = 24604632000 𝑥 = 24604632000 2592800000 𝑥 = 9,49

Apesar de parecer complicado, como o cálculo é realizado no Microsoft Excel, os resultados são obtidos em poucos minutos. No exemplo, os dados superiores das colunas representam a produtividade ideal para que o funcionário consiga atingir um nível de eficácia 10 e os dados inferiores representam os valores alcançados por uma pessoa no decorrer de uma jornada de trabalho. Comparando as grandezas apresentadas, podemos concluir que todas, com exceção do tempo gasto (quanto maior o tempo, menor a eficácia), são diretamente proporcionais e o desempenho do funcionário, neste caso, foi de 9,49. Este é apenas um dos exemplos da utilização da matemática da rotina da empresa, pois ela é utilizada na elaboração de demonstrações financeiras e diversos outros cálculos.

(24)

24

8 SOCIEDADE, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

No ano de 2015, o Brasil vem passando por uma série de situações que geram incerteza, tanto para os cidadãos como para as organizações. Dentre esses diversos problemas, destacam-se a recessão econômica e uma das maiores crises no abastecimento de água e energia já enfrentadas pelo país. Este cenário impôs a todos a adoção de medidas severas com o objetivo de evitar o agravamento do problema.

Por isso, segundo Castro, Siqueira e Macedo (2010, p.87):

[...] é necessário que exista um relacionamento de respeito na perspectiva social e também o interesse na preservação do meio ambiente, minimizando seus impactos. Assim, a empresa pode continuar a ser vista como um dos pilares fundamentais no desenvolvimento econômico social (CASTRO, SIQUEIRA E MACEDO, p. 87).

Pensando no problema como um todo, o Atacadão passou a promover diversas ações de incentivo, convocando a todos os colaboradores a adotarem novos hábitos no sentido de reduzir o consumo destes dois recursos preciosos. Na sua edição de número 25, a revista Informe (distribuída pela empresa a todos os funcionários) traz depoimentos de diretores, dicas de como reduzir o desperdício e destaca uma ideia implantada pela filial do Guarujá, que passou a reciclar a água produzida pelo sistema de ar-condicionado e reutilizá-la para serviços de limpeza em geral.

Outro projeto, já em implantação, é o Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGR) que tem como finalidade a redução do custo de remoção do lixo, aumento da receita com recicláveis, diminuição na incidência de pragas como ratos, baratas, pombos, moscas e abelhas, adequação às exigências legais, cumprimento do seu dever socioambiental e contribuir com a imagem da empresa.

A empresa também salienta a necessidade de adaptação de todos, não só como empresa, mas como cidadãos, a essa nova realidade e deixa clara a importância da sua colaboração, pois com medidas simples ela acredita que podem ser alcançados resultados muito satisfatórios.

(25)

9 CONCLUSÃO

Durante a elaboração deste projeto, acompanhamos a rotina do Atacadão a fim de identificar os seus principais processos, a sua estrutura organizacional, o relacionamento da empresa com funcionários, clientes e a comunidade, elaboração dos relatórios para facilitar a tomada de decisão, o gerenciamento de dados e acompanhamento do desempenho de uma forma geral.

Levando-se em conta o que foi observado, concluímos que, a disponibilidade de recursos é imprescindível para a organização, mas a sua sobrevivência e sucesso, principalmente no cenário atual, onde os avanços e, consequentemente, as mudanças, acontecem rapidamente, dependem da sua capacidade de antecipar-se, adaptar-se a esta realidade e a forma como ela lida com todos estes aspectos. Para tanto, o gestor deve estar sempre atento, tanto ao ambiente interno como ao externo para identificar qualquer alteração, mesmo que esta seja mínima.

Observamos ainda que o conteúdo teórico das disciplinas, aliado à experiência, são fundamentais no processo de preparação do aluno para o mercado de trabalho, pois o material coletado durante a investigação da empresa, reflete, quase que na totalidade, o que está sendo estudado neste primeiro semestre do curso.

(26)

26

REFERÊNCIAS

MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. - 7ª Edição - São Paulo: Atlas, 2010;

OLIVEIRA, M. A. Comportamento organizacional para a gestão de pessoas: como agem as empresas e seus gestores. - São Paulo: Saraiva, 2011. 422 p.

ALBERTIN, A. L. Comércio Eletrônico. Modelo, Aspectos e Contribuições de sua Aplicação. - 6ª Edição. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

CASTRO, F. A. R.; SIQUEIRA, J. R. M.; MACEDO, M. A. S. Análise da Utilização dos Indicadores Essenciais da Versão “G3”, da Global Reporting Initiative, nos Relatórios de Sustentabilidade das Empresas do Setor de Energia Elétrica Sul Americano. Revista de Informação Contábil, v. 4, n. 4, p. 83-102, 2010.

MACEDO, M. A. S.; CORRAR, L. J. Análise do Desempenho Contábil-Financeiro de Seguradoras no Brasil no ano de 2007: um estudo apoiado em Análise Hierárquica (AHP). Contabilidade Vista & Revista, v. 21, n. 3, p. 135-165, 2010.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. - 3ª Edição - Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

POZO, Hamilton. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. - 6ª Edição - São Paulo: Atlas, 2010.

TAVARES, M. Comunicação Empresarial e planos de comunicação: integrando teoria e prática. - 3ª Edição - São Paulo: Atlas, 2010.

MARTINEZ, A.A. Assessorias de Comunicação. Traduzido por Andreia Athaydes. São Caetano do Sul, São Paulo: Difusão, 2010.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. - 5ª Edição - São Paulo: Atlas, 1998.

SILVA, J.M. Implicações Culturais e Didáticas do inglês como língua internacional: o livro didático. Dissertação Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Linguagem – Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada) –, FEUSP, São Paulo, 2012.

AMARAL, J. A contabilidade como ferramenta indispensável à gestão empresarial. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-contabilidade-como-ferramenta-indispensavel-a-gestao-empresarial/64302/. Acesso em: 10 de novembro de 2015.

Referências

Documentos relacionados

Tentacles: também conhecido como aliases, são identidades utilizadas pelos hackers para executar suas “proezas” sem serem identificados.... Trojan Horse: os cavalos de Tróia são

A vida, para estas autoras, tornou-se mais “individual” numa época que o Martin Albrow (1997. In: The global age. Stadford: Standford Univ. Press apud CALHEIROS e PAIVA, 2001)

A elevação da composição orgânica do capital leva a custos globais de investimento cada vez mais elevados, ou, como se formula às vezes, a um desvio maior

Tendo em vista que os jovens têm um contato muito intenso com essa temática, vale a pena trazer outras perspectivas sobre o assunto para a sala de aula, de modo que os estudantes

Material versus espiritual Erotismo versus espiritualidade O Barroco é um estilo de época marcado pela oposição e pelo conflito, o que acaba.. revelando uma forte

Os balconistas devem saber que venda adicional também faz parte da atenção prestada ao cliente e deve ser praticada com bom senso, pelo oferecimento de produtos e serviços que

Veja o significado de alguns prefixos de uso comum em nossa língua. O hífen colocado depois de prefixo indica que ele sempre vai aparecer junto com um radical, nunca sozinho como

Nessas alturas, Fábio, você pode objetar que para uma pessoa que não acredita em Deus tudo é permitido e eu lhe respondo que sim, tudo é permitido, mas não tudo é lícito, como