• Nenhum resultado encontrado

NOTA INFORMATIVA Nº 20/2014 de 07 de novembro de Assunto: processo de pactuação de vagas Prezados Coordenadores,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOTA INFORMATIVA Nº 20/2014 de 07 de novembro de Assunto: processo de pactuação de vagas Prezados Coordenadores,"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

NOTA INFORMATIVA Nº 20/2014 de 07 de novembro de 2014

Assunto: processo de pactuação de vagas 2015-1.

Prezados Coordenadores,

Nos dias 3 e 4 deste mês participamos de reunião com a coordenação nacional do PRONATEC sobre a pactuação de vagas 2015-1. Assim, passamos a reportar as principais informações do encontro nesta Nota Informativa:

1) O processo de pactuação de vagas para 2015-1 foi alterado pela SETEC/MEC considerando avaliações nacionais dos quatro primeiros anos do Programa e o necessário aprimoramento constante da metodologia de distribuição das vagas para otimização do alcance dos objetivos da política pública. Veja mais informações no Anexo I (Descrição geral).

Distribuição das vagas: critérios para homologação

2) Como sabemos, o PRONATEC pode ser entendido como um catalisador das demandas por formação dos diversos entes da federação. Assim, se é consenso que existem demandas em todo o território nacional e há um teto orçamentário para o Programa, precisamos criar, entender e melhorar os mecanismos que venham a garantir critérios coerentes para a distribuição de vagas.

3) As discussões nos grupos gestores regionais e conselhos estaduais conduziram a equipe da Setec/MEC a optar pela utilização como referência para a definição do número de vagas a serem homologadas nos municípios o indicador de População Econômica Ativa (PEA), publicado pelo IBGE. Assim, de forma simplificada, podemos dizer que a distribuição de vagas obedecerá um percentual “x” da PEA de cada município. O “x” será determinado a partir do orçamento a ser disponibilizado para o PRONATEC anualmente. Veja mais informações no Anexo 1 (Descrição geral).

(2)

Para efeitos de Metodologia de pactuação: fases e regras

4) Precisamos conhecer a fundo a metodologia para criar, a longo prazo, condições de garantia de homologação de vagas cada vez mais afinadas com nossa missão institucional. As mudanças implantadas seguem a lógica do processo iniciado em 2014-2, com duas fases de homologação, sendo:

Fase 1 (Demanda identificada) : os demandantes fazem um diagnóstico das demandas originando o “Mapa das demandas identificadas” e os ofertantes indicam os cursos que podem atender em 2015.1.

Atenção: esta fase 1 contempla todas as modalidades de demandas, tanto as exclusivas quanto as compartilhadas. Para a fase 1 da pactuação, somente serão aceitas propostas de oferta de vagas que estejam contempladas no “Mapa de demandas identificadas”.

Fase 2 (Demanda potencial) : contemplará apenas casos específicos em que ainda há saldo de cota de vagas no município em questão e que não foram contempladas na fase 1. Nesta fase 2, os ofertantes indicam as propostas de cursos no Sistec e os demandantes avaliam e aceitam ou não.

Diálogo com os demandantes

5) Essa mudança cria um cenário de necessária otimização do diálogo entre ofertantes e demandantes e, principalmente, demandantes e público a ser atendido. Ao mesmo tempo em que exige relação mais estreita dos envolvidos, tira da zona de conforto aqueles demandantes que por vezes não atuavam da forma como o Programa prevê.

6) Como as mudanças são recentes, precisamos colaborar com o processo de comunicação entre o Ministério demandante localizado em Brasília (que lança as demandas no Sistec) e suas diversas repartições sediadas em nossos locais de atuação (que fornecem as informações que comporão o mapa de demanda identificada, exemplo CRAS). Para tal, precisamos que vocês façam um esforço no sentido de alertar seus

(3)

parceiros demandantes locais sobre estas mudanças e pedir que preencham suas respectivas planilhas e enviem aos Ministérios.

Por exemplo: o MDS, um dos maiores demandantes do PRONATEC, utiliza um sistema informatizado para elaboração do seu mapa de demanda identificada. De forma organizada, circulou comunicação interna a todos os CRAS e Secretarias de Assistência Social. Isso garantirá êxito no processo de pactuação das suas demandas.

Nem todos os Ministérios demandantes têm essa capilaridade e organização. Consequência: acabarão com menos vagas no “mapa de demanda identificada” e menos vagas homologadas. Nesse sentido, reiteramos que vocês devem estudar os documentos de referência do PRONATEC, conhecer as 43 modalidades de demanda e levar essas informações para as reuniões de pactuação. A tendência é que a oferta PRONATEC se volte cada vez mais para grupos específicos dos quais as políticas públicas têm dificuldade de atendimento. Esse é o nosso desafio, a curto e médio prazo, criar condições de atendimento daquelas modalidades estratégicas ao desenvolvimento do País por meio da educação (EJA, é um exemplo).

Diretrizes e encaminhamentos internos:

7) Encaminhar a pactuação para a coordenação geral no IFSC revisar e harmonizar a oferta

Nesta pactuação, iniciaremos o processo de harmonização dos cursos ofertados pelo Pronatec. Este processo consiste em garantir que todos os cursos sigam o mesmo PPC e a mesma carga horária (exemplo: todos os eletricistas instalador predial de baixa tensão sejam ofertados com a mesma carga horária). Também temos que garantir que os cursos pactuados estejam com a mesma carga horária que já está aprovada pelo CEPE. Isso significa que precisamos ter acesso à pactuação de cada câmpus antes de ser inserida no SISTEC para revisá-la e iniciar esse processo de harmonização da carga horária. Portanto, atentem para este item no cronograma (observar a tabela de oferta, anexo 2). 8) Apreciação no colegiado do câmpus

(4)

PRONATEC deve ser submetida ao Colegiado do respectivo câmpus. Assim, submetam a mesma à apreciação do Colegiado do seu câmpus, conforme menção no cronograma. Negociem este trâmite antecipadamente com os diretores dos campus porque em muitos casos serão necessárias reuniões extraordinárias de colegiado ou apreciação ad

referendum.

9) PNE e PDI

Além das diretrizes mais pragmáticas elencadas acima, precisamos atentar ao que estabelece o Plano Nacional da Educação (PNE). No documento, tem-se a meta de triplicar a oferta de cursos técnicos. Leia mais em <http://www.observatoriodopne.org.br/>. Também devemos levar em consideração os que está sendo construído no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/IFSC – 2014-2018) <http://pdi.ifsc.edu.br/>.

10) Modalidades de demanda

Atenção para as diferentes Modalidades de Demanda. A maior parte de nossa oferta é com o MDS (Pronatec Brasil sem Miséria e Mulheres Mil). Porém, existem outras Demandantes com quem podemos pactuar (anexo 3 – tabela de modalidade de demanda). Observem o público atendido (coluna G) e quem mobiliza a demanda no

município (coluna H).1

12) Carga horária e PPC (catálogo de oferta IFSC Pronatec)

Como já mencionada, estamos iniciando o processo de harmonização dos cursos ofertados pelo IFSC no Pronatec. Assim, solicitamos a todos que antes de pactuarem os cursos, verifiquem a carga horária já aprovada pelo CEPE na tabela de ofertas IFSC

1A oferta de curso técnico apresenta algumas características que merecem ser consideradas. São cursos de maior duração, entre 800 e 1200 horas, ou seja, mais de um ano de execução. Isso implica em questões pedagógicas que envolvem, além do acesso, a permanência e o êxito do aluno. Também envolve questões orçamentárias, pois o curso técnico acaba utilizando recursos em dois anos orçamentários.

Além disso, há maior número de professores envolvidos na oferta e, caso recorramos a bolsistas externos, há necessidade de supervisão e avaliação mais intensas, a fim de garantir a qualidade da nossa oferta.

Assim, acrescentamos alguns critérios para balizar a decisão de pactuação desta oferta:

* Cursos técnicos Pronatec ofertados fora do campus, atendendo demanda específica de algum município próximo;

* Cursos técnicos ofertados no câmpus, na condição de atendimento de demandas pontuais que não são atendidas na oferta regular do campus, dentro ou fora do eixo; * Cursos técnicos Pronatec ofertados na forma PROEJA.

Em relação aos cursos na modalidade PROEJA, podem ser ofertados: Técnico integrado ao Médio (recurso do PRONATEC (para as horas propedêuticas e profissionalizantes); Técnico concomitante ao Médio (recursos para as horas profissionalizantes); FIC integrado ao Médio e ao Fundamental (recursos para as horas profissionalizantes); FIC concomitante ao Médio e ao Fundamental (recursos para as horas profissionalizantes).

* Os cursos concomitantes serão ofertados em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (PRONATEC Jovem Técnico Concomitante). É necessário atenção as condições deste parceiro, como por exemplo, o calendário escolar. Para o ano 2014, será possível começar a oferta de cursos concomitantes a partir de 13 de fevereiro, respeitando o recesso escolar das escolas estaduais (19/07/14 à 03/08/14). Caso precise utilizar salas de aula das Escolas Estaduais, será necessário encaminhar solicitação à Secretaria Estadual de Educação. As turmas devem ser exclusivas, ou seja, apenas alunos matriculados nas escolas estaduais, e os alunos não podem estar matriculados no 1º ano do Ensino Médio, apenas a partir do 2º ano. Se o curso for ofertado no período noturno, poderão ser aceitos apenas alunos com mais de 16 anos. Levar em

(5)

(anexo 2 – tabela de oferta). Observem também os cursos que já temos aprovado e, caso pactuem um curso fora desta tabela, deverá ser providenciado a construção do PPC para oferta 2015.

13) Infraestrutura e turmas que virarão o semestre

Teremos algumas turmas que iniciaram em 2014 e continuarão suas aulas em 2015. Devemos levar em consideração esta situação no momento da pactuação para o planejamento de espaço físico, insumos (pregões), disponibilidade de carga horária dos bolsistas, capacidade de gerenciamento da oferta, entre outros itens a serem considerados.

Considerações finais

14) Depois de três pactuações já realizadas, temos condições de refletir com mais experiência sobre algumas questões que ajudarão a planejar a oferta 2015:

• os cursos planejados atenderão aos objetivos do programa?

• os cursos atenderão ao público do programa?

• estamos ampliando nossa oferta de cursos ou substituindo a oferta Deing pela do

Pronatec?

• estamos conseguimos manter a qualidade dos cursos ofertados?

• estamos conseguindo estender nosso atendimento a outros municípios para além

daquele da sede do câmpus?

• devemos ampliar o atendimento a demandas de outros Ministérios para além do

MDS (Ministério da Defesa, MDA, entre outros)?

• temos condições de selecionar bolsistas que atendam aos requisitos para atuar

nos novos cursos?

15) A decisão de quais cursos serão pactuados para 2014 deve ser construída de forma participativa no câmpus. Lembre-se de que esta oferta é do câmpus e o Pronatec não é um programa isolado, mas uma oferta institucional. Essa pactuação deve ser conduzida junto a Direção e Chefias do câmpus.

(6)

16 ) CRONOGRAMA CONSOLIDADO DA PACTUAÇÃO 2015-1:

Ação Data limite Responsável

Identificação de demandas – Reuniões entre Ofertantes e Demandantes locais

12/11/14 Coordenadores Adjuntos e Demandantes locais

(Secretarias municipais e estaduais, outras organizações ligadas aos Ministérios direta ou

indiretamente) Preenchimento e envio/cadastro de

planilhas de demandas identificadas localmente

12/11/14* Demandantes locais

(Secretarias municipais e estaduais, outras organizações ligadas aos Ministérios direta ou

indiretamente) Cadastro no Sistec do Mapa nacional

de demanda identificada

14/11/14 Ministérios demandantes Envio de planilha de previsão de

ofertas das fases 1 e 2 para a Coordenação Geral do Pronatec no IFSC proceder a harmonização da c.h.

15/11/14 Coordenadores Adjuntos

Devolutiva das planilhas de previsão de ofertas das fases 1 e 2 após

harmonização da c.h.

18/11/14 Coordenação Geral Pronatec IFSC

Publicação no Sistec do Mapa de demanda identificada para visualização nacional

19/11/14 Setec/MEC

Indicação da demanda que temos condições de atender

19/11 a 5/12 Ofertantes

(Rede Federal + Sistema S + Privadas + SEDUC) Submeter ao Colegiado do Campus a

planilha de demandas que o Campus indicou no Sistec que tem condições de atender

26/11 a 2/12 Coordenadores Adjuntos

Ajustes no Sistec da planilha de demandas que o Campus indicou no Sistec após a avaliação do Colegiado

05/12 Coordenadores Adjuntos

Homologação das vagas da Fase 1, demanda identificada

6/12 Setec/MEC

Visualização das vagas homologadas no Sistec

10/12 Ofertantes e Demandantes

Início da Fase 2, demanda potencial 10/12 Ofertantes e Demandantes **

* Varia conforme a organização de cada Ministério.

** Orientações detalhadas serão enviadas oportunamente. Esta Fase 2 contemplará somente municípios que tenham “saldo de vagas”. Ou seja, ela poderá ocorrer se existir diferença dos números do mapa da demanda em relação ao teto do dado município.

Estamos à disposição,

Referências

Documentos relacionados

Ocorre o fenômeno da crase diante dos pronomes relativos “a qual” e “as quais”, quando o verbo da oração introduzida por esses pronomes exigir a

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

vassourar – varrer... Que género de texto acabaste de ler? Justifica a tua resposta. Transcreve alguns versos que ilustrem a azáfama da vassoura. A dona da casa está descontente com

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

Combinaram encontrar-se às 21h

a) O polícia disse um palavrão, após ter saído da casa de Adrian. Corrige as falsas.. A mãe também está com gripe. “Quase que não consegui ficar calado quando vi que não

A noite de Maio com as suas sombras e os seus brilhos, os seus perfumes, as suas flores e os seus murmúrios parecia uma história fantástica.. As folhas no ar mexiam-se levemente