• Nenhum resultado encontrado

Genilce Ferreira dos Santos - Reitoria ( ) Joselice Ferreira Lima - Campus Januária (

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Genilce Ferreira dos Santos - Reitoria ( ) Joselice Ferreira Lima - Campus Januária ("

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

APRESENTAÇÃO

O time ​Corujas NorteMG é formado por servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG, de diferentes áreas de atuação, com formação e experiências diversificadas, e apaixonados por inovação que gera maior valor público para a sociedade, sendo esses:

Genilce Ferreira dos Santos - ​Reitoria (​genilce.santos@ifnmg.edu.br)

Gustavo Henrique Silva de Souza - ​Campus Teófilo Otoni

(gustavo.souza@ifnmg.edu.br)

Joselice Ferreira Lima - ​Campus Januária (​joselice.lima@ifnmg.edu.br)

Lillian Gonçalves de Melo - ​Campus Araçuaí (​lillian.melo@ifnmg.edu.br)

Luan Diego de Lima Pereira - ​Campus Teófilo Otoni (​luan.pereira@ifnmg.edu.br)

Rafael Farias Gonçalves - ​Campus Montes Claros (​rafael.goncalves@ifnmg.edu.br)

Yuri Bento Marques - ​Campus Teófilo Otoni (​yuri.marques@ifnmg.edu.br)

O IFNMG foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela Lei nº 11.892, através da integração do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Januária e da Escola Agrotécnica Federal de Salinas (EAF), instituições com mais de 50 anos de experiência na oferta da educação profissional. Atualmente, agrega onze campi – Campus Almenara, Campus Araçuaí, Campus Arinos, Campus Diamantina, Campus Avançado Janaúba, Campus Januária, Campus Montes Claros, Campus Pirapora, Campus Avançado Porteirinha, Campus Salinas e Campus Teófilo Otoni – e a Reitoria, sediada em Montes Claros.

A área de abrangência do IFNMG é formada por 176 municípios, das mesorregiões Norte e Noroeste de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri, cobrindo quase toda a metade norte do território mineiro e atendendo uma população total de 2.898.631 habitantes (dados do IBGE, 2010).

(2)

LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO -

SE

CONECTE

Inovação e Cooperação em Rede

APRESENTAÇÃO DAS DIMENSÕES

Estratégia Contexto e Problema

Mais de 1.300 servidores (TAEs e Docentes), 20.000 alunos, com formação e experiências diversas, distribuídos em área de abrangência que corresponde a quase metade do Estado de MG, representada por 176 municípios.

Esse público-alvo não está ​conectado ​de forma satisfatória. Em virtude disso, suas competências e experiências são desconhecidas ou pouco conhecidas uns dos outros, o que desfavorece a criação de uma cultura interna de inovação.

Problema

Como promover a conexão (em rede) entre esses atores?

Abordagem de estratégia do CÍRCULO DOURADO (Simon Sinek)

Por quê?

Fomentar a conexão, a interação, e a colaboração entre os atores internos e externos, de modo a potencializar o valor público gerado pela instituição.

Como?

Criar uma iniciativa autônoma, com apoio institucional, para difundir ​a cultura da inovação em todos os segmentos da comunidade acadêmica, através de estratégias de engajamento e conexão de pessoas - com o apoio de inteligência artificial.

O quê?

Plataforma web/mobile para viabilizar a conexão e a interação entre a comunidade acadêmica e os agentes de inovação, registrar e permitir o acesso a informações da formação e do histórico de atuação dos servidores, conjuntamente à divulgação de oportunidades de projetos colaborativos, de editais de fomento, de oportunidades de desenvolvimento profissional, de acesso a mentorias e de grupos de interesses profissionais.

(3)

Validação MVP

Metodologia

Para validar a proposta do Laboratório de Inovação - SeConecte, foi realizado um levantamento junto a 168 potenciais usuários do LABi, com alguma ligação junto ao Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), a saber: estudantes (n = 71), técnicos administrativos em educação (n = 29), professores (n = 53) e comunidade acadêmica externa (n = 15).

O procedimento amostral foi não-probabilístico, com coleta de dados por acessibilidade e de forma individual, em que os participantes foram convidados pelas redes sociais (whatsapp e instagram) a responder voluntariamente ao questionário on-line, entre às 14h do dia 30 de Janeiro e às 07h do dia 31 de Janeiro de 2021.

Foram operacionalizadas 4 questões baseadas em uma escala de 5 pontos contínuos, que abordaram:

● O nível de satisfação em relação aos canais de conexão e interação (entre servidores, alunos e comunidade) utilizados pelo IFNMG para viabilizar iniciativas e projetos de inovação.

● O interesse na participação em uma rede de compartilhamento de informação e oportunidades de cooperação entre comunidade acadêmica e agentes de inovação.

● O interesse em ter acesso a uma Plataforma web que permita conhecer: projetos, editais de fomento e divulgação de oportunidades de desenvolvimento profissional.

● A percepção da efetividade de uma Plataforma Web que possibilite o acesso a mentorias para desenvolver projetos e ações colaborativas.

Análises e Resultados

Por meio de estatísticas descritivas de frequência e porcentagem, os dados coletados foram analisados conforme cada uma das questões apresentadas aos participantes.

Conforme o Gráfico 1, quando se analisa a satisfação com os canais de conexão e interação entre servidores, alunos e comunidade para o desenvolvimento de iniciativas de inovação, verifica-se que 27,9% dos participantes estão insatisfeitos, 33,9% se mostram indiferentes, enquanto que 38,1% tendem a se mostrar satisfeitos. Os dados mostram ambiguidade e multiplicidade de percepções quanto à satisfação com os canais já existentes, e demonstram que possivelmente há uma lacuna a ser atendida. Os dados dos gráficos seguintes corroboram essa linha de pensamento.

(4)

Gráfico 1:​ Nível de Satisfação com os Canais de Conexão e Interação

Fonte: Dados da pesquisa de validação.

Gráfico 2: interesse em participar de uma Rede de Compartilhamento de Informação e

Oportunidades de Cooperação

Fonte: Dados da pesquisa de validação.

Gráfico 3: interesse em uma Plataforma web que permita conhecer: projetos, editais e

oportunidades de desenvolvimento profissional

Fonte: Dados da pesquisa de validação.

Complementarmente, analisando a percepção sobre a efetividade de uma Plataforma Web que possibilite o acesso a mentorias para desenvolver projetos e ações colaborativas, no Gráfico 4, verifica-se que a grande maioria (91,6%) acredita que esse tipo de plataforma seria bastante efetiva dentro do contexto supramencionado.

(5)

Gráfico 4: Percepção quanto à efetividade de uma Plataforma Web que possibilite o acesso a mentorias para desenvolver projetos e ações colaborativas

Fonte: Dados da pesquisa de validação.

Conclusões da Pesquisa de Validação

A pesquisa de validação reforça a existência de uma carência/lacuna a ser atendida, cuja demanda operacional pode ser solucionada por meio de um laboratório que se estruture em uma rede de conexão entre comunidade acadêmica e agentes de inovação. O interesse por esse tipo de conexão e a crença em sua efetividade corroboram e validam a proposta.

Público-alvo do Laboratório de Inovação SeConecte: servidores, alunos, agentes locais de inovação e a sociedade em geral.

Área de atuação:​ Gestão de serviços públicos em educação Objetivos estratégicos:

● Difundir ​a cultura da inovação em todos os segmentos da comunidade acadêmica.

● Aplicar ​a inteligência artificial e técnicas de análise de dados para identificar pessoas com competências necessárias para a solução de problemas.

● Conectar competências / habilidades (pessoas), inovações (ideias) e tecnologias (ferramentas) desenvolvidas e estabelecidas no Norte de Minas Gerais.

● Fomentar redes (alianças, convênios e parcerias) entre os principais atores inovativos: IFEs, Fundações, Pesquisadores, Empreendedores, ONGs, etc. ● Potencializar ​a inter-relação entre o setor público e a comunidade externa - na medida em que é possível gerar valor público a partir das ações desenvolvidas pelos atores inovativos, visando soluções inovadoras para problemas reais.

● Aprimorar ​os processos, os procedimentos de trabalho e gestão institucional.

(6)

Serviços

Através da Plataforma Web/mobile, os principais serviços do LABi SeConecte serão esses:

● Recebimento de demandas externas

● Recebimento demandas internas (servidores, alunos)

● Identificação e conexão de profissionais que possam contribuir para o atendimento e/ou mentoria de demandas recebidas

● Integração com o portfólio público de serviços da instituição (da pesquisa e da extensão do IFNMG);

● Divulgação de informações sobre editais de fomento a projetos, e ações de desenvolvimento profissional;

Estrutura

● É uma iniciativa autônoma, com apoio e suporte institucional do IFNMG. ● Escritório/Espaço Coworking na Reitoria, com layout e mobília que

estimulem o pensamento criativo.

● Estrutura organizacional horizontalizada, e acessível. ● Plataforma WEB/Mobile hospedada na nuvem da reitoria

● Estrutura de Comunicação Própria (E-mail / Redes Sociais / Página na WEB / App / Unidade SEI)

● Liberdade de acessar, criar, prototipar e participar de projetos no LABi. Os erros são aceitos como oportunidades de aprendizado.

● Realização frequente de atividades práticas no espaço coworking para atração de pessoas interessadas em desenvolver a sua criatividade.

Parceiros:

● PROPPI/NIT/Portfólio de Tecnologias e Competências - Apresentação e captação de demandas.

● PROEX/Portfólio de Oportunidades - Apresentação e captação de demandas.

● Fundação FADETEC​ - Apresentação e captação de demandas ● RMPI ​- Apresentação e captação de demandas. Parcerias

● FAPEMIG/CNPQ/MCTI - Parcerias. Financiamento de projetos. Desenvolvimento do LAB

● ENAP/GNOVA/LABORA-GOV/Outros LABi - Capacitação do time do LABi. Benchmark. Parcerias.

● DGP/CDP​ - Parcerias no desenvolvimento de servidores. ● PROEN ​- Parcerias no desenvolvimento dos alunos

(7)

Áreas funcionais:

● Coordenação do LABi ​(Relações Externas / Captação de Recursos / Gestão Estratégica)

● Núcleo de Projetos (Prospecção de Editais / Auxílio na Elaboração de Projetos / Captação de Recursos)

● Núcleo de TD&E​ (Treinamentos, Cursos, Capacitações etc.)

● Núcleo de TI (Gestão da Plataforma / Apoio Técnico em Projetos / Segurança da Informação)

● Núcleo de Comunicação & Marketing (Eventos / Pesquisas Internas / Redes Sociais)

● Núcleo de Gestão Administrativa (Documentos / Recebimento de Demandas / Organização do Trabalho Interno)

Equipe​:

● Servidores do IFNMG e alunos (voluntários e estagiários) para gestão dos núcleos.

Orçamento​:

● Patrocinado pelo IFNMG para o custeio básico, rateado entre as unidades.

Aprendizagem

● Contato contínuo com pesquisadores e agentes de inovação.

● Acompanhamento na elaboração de projetos e no desenvolvimento de tecnologias.

● Participação em rede integrada de informação.

● Participação em eventos e redes colaborativas de LABi’s. ● Mapeamento de competências da equipe do LABi.

● Plano de capacitação da equipe, de acordo com os perfis, que contemple o aprendizado em: análise de dados, inteligência artificial, uso de novas tecnologias, relacionamento com usuários, gestão da inovação, comunicação, gestão de projetos, design de serviços, transformação digital em governo, design thinking, métodos ágeis de planejamento e gestão, inteligência emocional, gestão de pessoas, liderança, entre outros.

● Avaliação de indicadores de resultados do LABi.

● A gestão do conhecimento será feita com mapeamento e documentação de processos, criação de regulamentos para funcionamento e utilização do Lab, documentação dos projetos desenvolvidos, compartilhamento de documentação de cursos feitos pela equipe do LABi, criação de comunidades de prática do Lab com participação interna e externa, e job

(8)

Mapa mental do projeto

Ao final deste documento há o mapa mental do projeto, desenvolvido na plataforma Miro, para uma melhor compreensão da nossa estratégia.

Agradecemos à equipe organizadora do iLabthon.

Agradecemos aos mentores e parceiros que contribuíram com o projeto. Agradecemos a toda comunidade do IFNMG pelo apoio recebido.

Comunicação

● A comunicação terá por objetivo central viabilizar o engajamento de servidores e alunos na plataforma Web/Mobile, e difundir o conhecimento sobre inovação.

● O público-alvo é composto por: servidores, alunos, agentes de inovação e a sociedade em geral. Haverá estratégias de divulgação específicas para os usuários.

● Canais utilizados: Feed da Plataforma WEB/Mobile própria (interna), área pública da Plataforma WEB/Mobile para conexão com a sociedade, mídias sociais (externa), site do IFNMG, e-mail institucional e revistas institucionais.

● Conteúdo da comunicação: eventos, oportunidades de participação em projetos, demandas internas e externas para colaboração, ações de desenvolvimento, conteúdo técnico e teórico sobre inovação e outros correlatos, pesquisas, relatórios de pesquisas, relatórios de projetos, relatórios de resultados do LABi.

(9)
(10)
(11)
(12)
(13)
(14)
(15)
(16)
(17)
(18)
(19)
(20)
(21)
(22)
(23)
(24)
(25)

Referências

Documentos relacionados

E é justamente por uma doença respiratória, sistema do qual a boca faz parte, que a personagem morre, sendo a boca um dos primeiros objetos da sexualidade

Nesse sentido, entende-se que escola deveria procurar desenvolver um trabalho baseado em brincadeiras, incentivando as crianças por meio do brincar, pois seria um passo

Kulčar 40 , encontrou benefícios semelhantes (Tabela 3) e, além disso, ao acompanhar os membros permanentes do grupo por um período de 10 anos, constatou uma

A origem do nome Açaí é que nós justamente tivemos o trabalho né, foi o processo foi feito com o SEBRAE né, foi dado as aulas pra nós, aí então, lá no curso ela pediu pra

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

Além disso, a sua estratégia de suporte omnichannel não exige (ou pelo menos não deveria exigir) que você ofereça todos os canais ao mesmo tempo, especialmente se não tiver

Siga os procedimentos abaixo para configurar o Aplicativo Sat-Fi para Twitter: Passo 1 Em seu iPhone, ligue a conexão Wi-Fi e conecte à

Sua participação é voluntária e se dará por meio de um instrumento de avaliação, que consta questões sobre cuidados com higiene durante o uso do colírio, número de