• Nenhum resultado encontrado

Ainda não se sabe ao certo quando serão entregues aos búlgaros as condições de paz que lhes vão ser impostas pelo Conselho Supremo dos Alliados ^ fc

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ainda não se sabe ao certo quando serão entregues aos búlgaros as condições de paz que lhes vão ser impostas pelo Conselho Supremo dos Alliados ^ fc"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

••^'•Tsriy^TíifSSSl-KlBSHi'!t^Ê^f^K^t''''''-:'':-:K]'1 r "*¦¦ ¦"¦"¦"¦*''¦'"' ''¦¦":' ¦' -,.; "

L—

Director

LEÃO VELLOSO

Kn.leieço telegraphico - "CORREOMANHA".

em papel de HOLMBBRO BECH & O. — Stockolmo e Kio.

HJMK!*g?Si.1OTf~; ,'"r'1LiVIr*li **- 'jt' T' '

Correio

da

Manhã

Proprietário

EDMUNDO BITTENCOURT

Impicn-to

Director, 15j8, C— Rcil, 51.08. C—Adininlstreíão, ,17. Central; em papel de NOHDSKOO ,t C«. - Chrlitlouia -- Kio.

A.3Xr3>JO 3C13C — KT.

y.503

0<,rcn<(3 JL V. A. 0íM/?7_j F£L/^

KIO DE JANEIRO -- DOMINUO, 14 DE SETEMBRO DE 1919

REDACÇÃO

Largo da Carioca n. 13

q MOMENTO INTERNACIONAL—Serviços da Associated

Press, Havas, Americana e correspondentes especiaes

OA CIDADE FATAL

-000-C0M A OUERRA

ELLA SOFFREU MENOS DO QUE

MUITAS OUTRAS'CIDADES BALKANICAS

Í.

I

I

!¦*•'

1

i

1

i

adquirido o habito dc grandemente difficil encon

"tiójevo (Bosnia), 1 de agosto (Correspondência da Associated

-y JL Esta cidade, theatro do assassinio do archiduque Fernan* sua esposa, o que ateou a chamma da conflagração no mundo _.«„„ menos com a guerra do que muitas outras cidades dos n.il_ias Comparada a Belgrado, ella é uma cidade de luxo e de irias" Os cafés têm todos o» alimentos que a freguezia deseje ¦morar* seus armazéns estâo bam sortidos e os judeus e turcos vendedores de miudeza» ainda fazem grande «gocio.

O jardim de verão em Mídia enche-se aos domingos de pessoas . bí divertem. 0« bondes e os trens circulam regularmente. Os qLmatoi;raphos e os theatro» estão abertos, e os concertos reali-"""sc

1 t0da a parle e a todo o instante. Ultimamente a cidade í~"\ido o ponto procurado pelos marinheiros morte-americanoB em «ninho pira os portos do Adriático. Todos o» visitantes da cidade ,' um immenso interesse no admirável bairro turco, com os seus nntigos bazares, onde sa podem comprar os mais bellos

obje-ctos ric arle. ...

O serviço nos hotéis e nos restaurantes é excessivamente mao, ias isso é uma coisa generalizada em toda a Europa, devido em te a0 facto da maioria dos caixeiros e outros empregados have-"em

durante gs quatro annos de guerra, não ler cuidados com a freguezia. E trar..e, entre Athenas e Belgrado, um

"garçon" que procure ser

agradável aos freguezes. .'¦>;", .

As autoridades civis de Sarajevo sao especialmente bosmacas herzegovinas. Vêem-se muitos officiaes servios pelas ruas. Os turcos os judeus e os ciganos são ainda mais turcos, mais judeus mais ciganos do que nunca. As quinhentas mesquitas ainda exis-jtm attraindo os fieis ás suas orações. Os austríacos e allemães ainda lutam para conseguir mudar de nacionalidade, e nos cafés, ís "garçons" expressam-se em lingua servia, que falam mal, e per-«ratam semPrc se alguem íala ° flllema,°- , . , «... Não se pôde dizer com a certeza de se estar proferindo ttttia verdade, se o povo de Sarajevo está ou não satisfeito com o go-verno novo dos yugo-slavos em Belgrado. Se.^ todavia, existe al-ràma satisfação por isso, essa satisfação não é revelada; ao con-traria é bem guardada em segredo. Nos salões de concertos e por toda ii parte Im avisos affixados, dizendo: Falem servia. A antiga línnia official, o allemão, foi agora substituída em todas as publi-ações officiaes pelo croata (alphabeto latino) e pela servia (cyril-lico) Os programmas e os menus são impressos nos dois lados e oas duas línguas. Todas as informações de fonte official demons-tram que ha uma pequena animosidade contra o novo Estado

yngo-slovo tal como está organizado.

A população de Sarajevo é de 65.000 almas, presentemente. X cidade é a capital da Bosnia-Herzegovina.' Quanto á população das províncias, ella está assim dividida: 800.000 mussulmanos, 800 000 servios e 200.000 croatas. Os partidários de Mahomet não são necessariamente de sangue turco; ao contrario, diz-se que muitos delles são servios e falam o servio. E a verdade e isto: a questüo das nacionalidades nos Balkans não pode ser facilmente esclarecida e difficilmente haverá quem a determine.

Ainda não se sabe ao certo quando serão entregues aos búlgaros as condições

de paz que lhes vão ser impostas pelo Conselho Supremo dos Alliados

^•fc

Nas eleições de ante-hontem em Wldness, foi eleito o

"leader" trabalhista

Hender-son. Este facto é considerado um rude golpe contra o governo britannico da colligação

?x>;«

AnnunGia-se um desembarque de tropas brltannicas em Scutari

A commissão italiana, especialmente nomeada para estudar o

'tratado

Gom a Allemanha, apresentou o seu relatório

>xxl

Varias aldeias italianas foram sacudidas na noite de

quinta-fei--:- quinta-fei--:- •:- ra ultima por forte tremor de terra quinta-fei--:- quinta-fei--:-

¦:-:§*>••&

§

¦M

;

J

SITUAÇÃO NA CIDADE

DE FIUME

Roma, 13 (Recebido à tarde)

. O "Giornnle d'Italia" publica o Itsitlnte telegramnia de Veneza:

-O

poeta Gabriel d'Annunzio liiu liontem de tarde de Veneza, Incógnito, cm companhia de alguns lmigos de toda a confiança, e to* Jíoii a direcção de Fiume, encon* [•intlo era caminho numerosos vo* linlirios que se reuniram a elle.

| pWnminzio chegou a Fiume esta nnliü coín as tropas ^liberta-I O mesmo jornal informa qne ou-Ins tropas voluntárias se juntarão

forças de D'Anuunzio. Sobre o mesmo assumpto diz j-A Época":

"Attinge a cerca de mil os vo-latimos que hoje pela manhã che-Itu-im a Fiume depois de terem

linchado toda a noite.

Puzerahi-se ás ordens de D'An-hm.io numerosos habitantes da ci-Vide.

Consta que Fiume está sendo ¦ijiilroluda

por tropas volunta-tias."

R011111, 13 (Recebido í tarde) —

nota da "Agencia Stefani" Informa:

"Noticias chegadas hontem, a Barde, dizem que alguns destaca-Ventos de grnnatleiros e de "ardi-rom metralhadoras e automo-blindados, que partiram de ítonclii, chegaram a Fiume ao meio .esla força faz parte o poeta •Ariel D'Aiinunzio.

Até a meia noile nenhuma noti-|i.i linha sido recebida sobre qual-li«r perturbação da ordem em

pume.

O governo tomou as mais ener-s providenciaener-s no sentido de immediatatnenle dominado o If.ovi.aento, irreflectido e prejudi-Jil. e cujas responsabilidades o É«ernr. quer que sejam devida-pinte apuradas."

Rena. 13 — A "Época", em puta edição, refere-sc aos re-Ntados da chegada de

D'Annun-po a Fiume.

Segundo esse jornal, uni tele-Iftaniffia do comniandante em che-: do departamento de Veneza .anunciava somente que o minis-J'*o da Marinha c D'Annunzio lia-|t)l*tl Jiartido de Ronchi.•A "Época" acerescenta que to-Idos os ministros interrogados a respeito da attitude de D'Annun-l!;o. declararam esperar que D' A.uünzio pudesse ser detido an-lü' de írr pôr em contacto com ns tondades inicr-alliadas em Fiu-|t_.

O RESULTADO DAS

ELEI-ÇÕES DE HONTEM

EM WIDNESS

Londres, 13 — O resultado das eleições de hontem em Widness, em que o sr. Arthur Henderson, "leader" trabalhista, foi eleito para a Câmara dos Communs, é considerado um rude golpe des-fechado contra o governo da col-ligação, esperando-se que esse fa-cto. precipite, as eleições geraes para muito breve.

Acredita.se que a situação do trabalho provoque uma crise poli-tica, dado o facto do Congresso do Trabalho favorecer a naciona-lização das minas de carvão. Por-tes elementos manifesse tam-bem favoráveis á retirada das tro-pas britannicas ds Russia, sendo que a questão irlandeza represen-ta um outro pomo de discórdia e augmenta as dificuldades para o governo.

Sabe-se que quando o presi-dente do Conselho, sr. Lloyd George, voltar da França preten-de convocar uma reunião do ga-binete "interno" para tratar da situação em geral.

GRANDES TEMPÒRAES EM

HESPANHA

Madrid, 13 — Telegrapltam de Valencia anuunciando que durante todo o dia <le hontem caiu sobre áquella região grand(i*i temporal, provocando vastas inundações. Uma mulher morreu fulminada por um raio.

Tembem em Malagit e arredores choveu copiosamente, estando o traf-ego ferro-viario suspenso. Em diversos pontos das linhas estão parados vários trens sem poder avançar nem recuar.

O encerramento do

Congresso das

Trades Unions

GliASGOW, 13 — O Con-gresso das Irados Unions con-cluiti suas sessões hoje com a adopção de resoluções nffir-mando o direito da palavra 11-vre, protestando contra o ar-resto e deportação de todos os funccionarios da TradesUnlons, sob allegação de ligações com bolsheviquismo, o salientan-do a necessidade de continuar a fiscalização dos gêneros aU-mentidos, quanto aos preços. O sr. Thomas, membro do Parlamento, com Robert Smil-lie. "leader" dos mineiros, to-muram uma resolução, pedin-do um regimen militar para a Irlanda e declarando que a única solução era a autonomia por meio da qual o povo in-glez pudesse conduzir a obra de sua própria salvação. Ter-minando, a resolução exprime a profunda sympathia dos si-gnatarios com os operários itlandezes na hora de suas attribulações.

A resolução foi votada e appróvada por unanimidade.

LLOYD GEORGE VAE

RE-ORESSAR A LONDRES

O GOVERNO AUSTRÍACO

E A EXTRADICÇÃO

DE BELA KUN

Nova York, 13 — Segundo os jornaes viennenses o governo aus-trinco recusou o pedido de extra-dicção do sr. Bela Kun pelo go-verno húngaro, em visla de não te-rem sido apresentadas as provas das aceusações dc assassinio c rou-bos que são feitas ao ex-chefe do

"Soviet" hungaro.

Uma nota official diz que o sr. Bela Kun, por oceasião da sua en-tra-da em território austríaco, tinha em seu poder apenas aoo.000 co-rôa3.

UMA ENTREVISTA COM O

GENERAL PELLE

Paris. 13 — O Petit Parisien pu-blica uma entrevista que com o seu correspondente teve o general Pelle que se encontra actualmente

em Praga. .

O general, referindo-se ao sr. Bela Kun disse que o ex-chefe

O CHANCELLER

URU-GUAYO EM ROMA

Rama, 13 — No Ministério dos Negócios -Estrangeiros realizou-se •hontem á noite um jantar em hon-ra do sr. Buero, ministro do ex-terior do Uruguay e presidente da delegação uruguaya á

Conferen-cia da Paz. ,

1") sr. Iluero, visitou esta tarde lEajüilfiaajUBondo por essa nc-caMào *t*ieas^coròas nos túmulos dos reis. ... ¦

A' noite foi-lhe bfferecido um jantar no Grande Hotel a qn compareceram numerosas

persona-idades de destaque nos meios so ciaes, poíidicos e intellectuaes. Entre' os .presentes achavam-se os srs. Nitti, Aloricci, Ferraris, Echanzer, Sforza, Cuestas, o pre-feito e o marquez Borea d'01mo.

O brinde de honra íoi levantado pelo sr. Nitti que muna breve e eloqüente allocução manifestou o sincero desejo do governo italia-110 de que as relações entre o Uruguay e a Itália se tornassem

dia a dia mais intimas.

Respondendo, o sr. Buero disse •une o Uruguay contava a Itália entre as suas amigas mais caras. Terminou bebendo á saude do rei Victor Emmamnuel, do governo e á grandeza da Itália.

Um grave revez

sof-frido pelos

bolshe-viKis

LONDRES, 13 — O Minis-terio da Guerra annuncia que o general Dencklne, o chefe i-usso, derrotou definitivamen-tc os bolshevikis em Tzaiitsyn, capturando 9.800 prisionei-ros, 11 canhões o 100 metia-lhadoras.

Tres regimentos bolshevikis foram cercados o dois outros destruídos.

Paris, 13 — Depois de assistir á ultima reunião do Supremo Con-selho, segunda-feira, o primeirp ministro Lloyd George, que repre-senta a Grã-Bretanha, partira para Londres. Emquanto isso, Lloyd George terá conferências pnrticula-res com o primeiro ministro Cie-menceau e outros, com relação a questão syria. Ha bem razões para crer-se que os desnecordos entre francezes e inglezes sobre a questão syria serão aplainados sem diffi-cuidados, mas todos os entendimen tos feitos serão sujeitos á revisão pelo Supremo Conselho, quando a questão turca fôr discutida.

UMA GRANÕlTiXPANSÃO

DA NAVEGAÇÃO

MARÍTIMA

Nova- York, 13 — O sr. Fran-ltlin, presidente da Internacional Mercantile Marine, que chegou hoje da Europa, disse que as con-dições do commercio favorecem uma grande expansão da navega-ção maritima. Disse elle que sim companhia estava em condições vantajosas para aproveitar qual-¦quer opportunidade de cooperar para o desenvolvimento da navega-ção americana, seja por obra da United States Shipping Board, seja por qualquer outro meio. E elle disse:

"Os construetores inglezes de navios tião estão cuidando na com-petição norte-americana e a Grã' Bretanha não está preoecupada em saber se continuará sendo ou não "leader" da navegação mundial, como era antes da guerra. Ao con-trario, ella afigura-se desejosa de cooperar para o restabelecimento das condições normaes, atigmentan-do a tonelagem universal."

O RELATÓRIO ITALIANO

SOBRE O TRATADO

COM

A

ALLEMANHA

Roma, 12 (Retardado) — O ex-primeiro ministro sr. Luzzatti apresentou á Câmara dos Depu-tados o relatório da commissão especial nomeada para examinar o tratado com a Allemanha. O re-latorio queixa-se de que a Itália parece não ter sido garantida com relação ao recebimento do carvão da Allemanha, visto que o tra-tado deixa esse abastecimento de-pendente da capacidade da Alie-manha em produzil-o, ao passo que com referencia á França o tratado torna esse fornecimento obrigatório.

O relatório aconselha a máxima reducção possivel nas despesas militares e formula o voto para que a Liga das Nações admitta em seu seio todas as nações, mes* mo as que são consideradas res. ponsaveis pela guerra.

AS TENTATIVAS PARA A

SUPPRESSÃO DO

PARLAMENTO IRLANDEZ

Dublin. 13 — O sr. Arthur Grif-fiths, um dos fundadores das or-ganizações do Sinn Feinn, pronun-ciando hoje um discurso, declarou que teve conhecimento de lentati-vas destinadas a supprimirem o Parlamento irlandez.

\ Cork, 13 — A policia militar oroseguiu hoje nas suas buscas, tendo feito pesquizas na casa do sr. David Kent, membro do Par-lamento, nada encontrando ali po-rem, de compronicttedor.

A VISITA DO REI

ALBER-TO A' HESPANHA

Bntxellas, 13 Annuncia-se que a visita do .rei Alberto a Ma-drid, marcada para dentro de bre-ves dias, será provavelmente adia-da. O rei Alberto e a rainha Elizabeth estão fazendo os prepa rativos para partir para os Esla-dos UniEsla-dos a j; do corrente.

UE PORTUGAL

-+-A QUESTÃO DE TESCHEN

Pari5 13 (Recebido á tarde) A coiumissão encarregada de ef-tudar _ questão.; de -'escben ! imp, ciou esta manhã o exame, das di-versas modalidades de .plebiscito que se .deverá realizar naquella região.

DESEMBARQUE DE

TRO-PAS 1NGLEZAS EM

SCUTARI

Iwdm, 12 (Retardado) —

An-ÇMtitMe. o desembarque de tro. , PM britunnicas cm Scutari. Uma'

¦"¦ti oííicial explica que se trata commünlsta ordenara a evacuação '.nas dr um movimento com- da Slovaquia menos para obedecer *« de tropas, c que o referido ; ** .rden. da "E™.^ ««£ tontin^n,. - .1 receio de um desastre militar, por 1 «a compoc-se somente de isso que 0 exercito tcheco-slovaco

1 -00 homens. '

jj tinha inflingido graves derrotas aos invasores magyares. Conclum-! do o general Pelle insiste na neces-sidade do estabelecimento, de mala

A ALLEMANHA E O

CAR-Ber'.

VÃO AMERICANO

'•3 — Apezar do

offcre-'."¦•«ttercni ta_, s Estados Unidos, de

1

I

J

I

3 m

carvão para a Allema-¦n os jornaes que é im-ta ,r*c'--'-'**sr essa importação, íx V'rt w" <"° elevadíssimo preço *? tretts e das taxas de cambio !5bf*-n Allemanha.

intimas relações commerciaes, eco' nomicos e intellectuaes entre a França c os tcheques.

A DELEGAÇÃO TCHECO

SLOVACA A*

CON-FERENCIA

Paris, 13 — Deixam hoje esta "M

PROJFPTn nj rDI!7 capita, de regresso a Praga, os VFDAICTii» •uJ.^oÇSV**' membros da delegação H» aucmr.ua '

tchcco-slo-vaca A Conferência da Paz. A delegação leva da sua estadia cm Paris a mais excellente impres. 5J0. não procurando dissimular a iv-rlpathia que votam pela França e* manifestando o desejo c a firme vontade de tornar mais intimas as relações intellectuaes* commerciaes e econômicas entre a França e o

seu paiz. ,

Entrevistados declararam os de-lerdos que sc esforçarão especial-mente por obter relações circctas de todas as espécies entre esta ca-—m> pitai e Praga. Disseram mais que ¦**¦ ORGANIZAÇÕES "SINN- ' múltiplas razões de interesse

ci-'

mentam tão propiciamente as rela-çôes entre os dois grandes povos.

O TRATADO DE PAZ COM

A AUSTRIA

Vienna, 13 — Esteve hoje re-unida a commissão parlamentar encarregada de examinar o Ira-tado de Saint-Germain.

A QUESTÃO

DE SHANTUNG

A'o-*ii York, 13 — O barão de Goto, ex-ministro das Relações .Exteriores do Japão, se recusará a ratificar o Tratado de Paz caso a cláusula relativa a Shang lung

for modificada. 1

A ALTA DOS CÂMBIOS

Paris, 13 — O "Journal" dedi-ca hoje um artigo á alta dos cam-bios, facto este que está sendo muito commentado nos meios fi-nanceiros, e diz que a Bolsa re-clama ido governo uma enérgica intervenção para attenuar a depre-ciação da moeda e dos tm

francezes.

O PROCEDIMENTO DOS

SOLDADOS RUMAICOS

NA HUNGRIA

Londres, 13 — A legação da Rumania nesta capital desmente os boatos que aqui circularam dizen-do que o exercito rumaico de oc-cupação na Hungria tinha ali com-mettido varias depredações e

sa-A GREVE GERsa-AL Nsa-A

CI-DADE DÉ MARSELHA

T-nri5 13 (Recebido á tarde) rç-Communicam de Marselha que, á saida de uni comicio que se reali-zou oelu manhã, os grevistas ten-taranu promover manifestações de-ante dos cafés e Tcstaurde-antes cujas portas se conservavam ainda aber-tas, mas foram contrariados nas suas intenções pela policia local. Entre as primeiras providen-cias tomadas pelas autoridades de Marselha figura a prisão, pelo menos provisória, do secretario da União Departamental dos Syn-dicatos e de um dos membros do Syndicato dos Ferroviários.

Paris. 13 — Dizem de Marselha que a parede dos trabalhadores do porto recrudesceu de importância nas ultimas vinte c quatro horas, sendo este movimento considerado muito mais prejudicial que o dos inscriptos marítimos.

Cerca de dez mil passageiros estão ali á espera de transporte, o que tambem suecede a milhares de toneladas de mercadorias que se amontoam nos armazéns.

A

GRÉVlT~DÕS

FERRO-VIÁRIOS DA LORENA

Paris 13 (Recebido á tarde) ,'—¦ Communicam de Metz que ternii-nou a parede dos empregados dos caminhos de ferro da Lorena.

O SR. CAILLAUX

TRANS-FERIDO PARA UM

HOSPITAL

Paris, 13 — E conseqüência do seu precário estado de saude, o sr. Caillaux foi hoje transferido da prisão em que se achava para um hospital particular em Netul-ly. O sr. Caillaux está preso ha mais de um anno.

UMA NOTA DA LEGAÇÃO

PERUANA SOBRE

OS ACONTECIMENTOS

DE LIMA

Communica-nos a legação do Peru:

"A legação do Peru recebeu do Ministério das Relações Exterio-res o seguinte telegramma sobre os últimos acontecimentos de Lima:"Tendo

sido descoberta unia conspiração, tendo por fim atten-tar contra o presidente da Repu-blica, o governo ordenou a prisão de vários conspiradores.

Ante-hontem r c a li z o 11 J»e um meeting de protesto contra os conspiradores e a multidão enfu-reoida dc forma a nao poder ser contida, rompeu os cordões da policia* e -i-ncendiarf-^parcialmente :ás

typberaphia.-i de "La Prensa' e "El Comercio", e totalmente a casa dos srs. Miro-Quesada.

O governo conseguiu reprimir, depois dos primeiros momentos,' oufros ataques tentados e conde-ninando os altentados contra a propriedade, ordenou a abertura de um inquérito para averiguar quaes os seus principaes autores. Não houve desgraças pessoaes e a tranquillidade publica foi com-pletamente restabelecida duas ho-ras dcpoÍ3 de iniciadas as desor-dens.

A ESPOSA DO

EX-KRON-PRINZ EM AMERONGEN

Amerongen, 13 — A ex-prince-za herdeira da Allemanha chegou hoje aqui, em companhia de dois filhos seus. Os visitantes foram recebidos na estação da estrada de ferro pela ex-kaiserina.

O Parlamento

irlandez

DUBLIN, 13 — O governo britannico ordenou que fosse supprimido o Parrlamento sinn-1'einista.

A TURQUIA ESTA*

NEGO-CIANDO UM GRANDE

EMPRÉSTIMO

Londres, 13 — De accordo com 11111 - despacho t r;tns^|jt,t&0->f-*-*f>f ConBtanti-nopli-^KliP^iífMWlíMBTCt!* le da " Exchange Telegraph", está sendo negociado um empréstimo de nove milhões esterlinos entre financeiros inglezes e o governo da Turquia.

Adeanta.se que como garantia desses empréstimos serão dadas as jóias da coroa Ottomana.

UMA VICTORIA DECISIVA

PARA A AVIAÇÃO

FRANCEZA

Amsterdam, 13 — O "dia fran-cez" da expedição internacional de aeronáutica foi ura verdadeiro triumpho para os aviadores; fran-cezes, marcando uma victoria de-cisiva para a aviação da França. Os aviadores foram frenética-mente acclamados pela multidão que assistia á cerimonia da inau-guraçâo.

Um combate simulado entre os aviadores capitão Fonck e Fa-cliaire produziu um enthusiasmo indescripüvel na iinmensá mui-tidão.

Durante um banquete que foi offerecido aos expositores e 110 qual tomaram parte grande nu-mero de aviadores, foram pronun-ciadas eloqüentes allocuções^ ceie-brando a fralernização da IFrança e Hollanda.

A rainha Gunhermina enviou um telegramma de agradecimentos nos aviadores pelos ramos de fio-res que lançaram sobre o palácio real.

A homenagem pelos aviadores prestada á soberana da Hollanda sensibilizou fortemente o povo hollandcz.

O SR. HOOVER CHEGOU A

NOVA YORK

iVotiit 5'or*, 13 — A bordo do "Aquitania" chegou hoje a esta cidade o sr. Herbert Hoover, que serviu como chefe da commissão interalliada de soecorros em vive-res. O sr. Hoover projecla ir descansar algum tempo em sua ci-dade natal, Paio Alto, na Califor-nia.

Lisboa. 1 . — Eslão a terminar, diz a Opinião, as negociações para a organização dos novos partidos, esperando-se nos circulos politicos que dentro de poucos dias esse problema esteja

resolvi-do satifatorfamente.

Parece que para chefe do novo partido democrático, constituido pela facção que repelle a fusão com os evolucionistas. está indi-cado o dr. Bernardino Machado. Diz-se que o progranima do novo partido está nas importantes -^c-clarações feitas pelo dr. Bernar-dino Machado a um jornal do Porto, declarações que causaram grande impressão nos circulos

politicos. ,

Lisboa, 13 — O Congresso dos Operários dc Construcções Civis, que está reunido em Coimbra, re-solveu que fosse creada com a possivel urgência a Federação Na-cional dos Operários de Constru-cções Civis, da qual fariam parte todas as aggrcmiçnões de traba-Ihadores em construcções.

í.i'ífcoo 13 — Foram apprehen-dldos e confiscados na Refinaria Lisbonense tres anil kilos de as-sucar que haviam sido subtraídos ao consumo

publico-Lisboa. 13 — Caíram grandes temporaes 110 Baixo Alemtejo, principalmente na região de Sa-boia, onde as inundações se es-tendem rapidamente. O trafego ferro-viario está sendo muito pre-judicado, pois as chuvas damnifi-ca.ram as linhas. Os comboios es-tão chegando aqui com grande atrazo.

Lisboa. 13 — O cruzador 'San Gabriel" uartirá em breve para a Itália em missão especial afim de retribuir a visita que o cruzador "Liibia" fez ao3 portos portu-guezes. __.*•*_.' ,

Lisboa. 13 — O Senado appro-vou o projetto que autoriza o go-verno a leventar um empréstimo de vinte e oito milhões e meio de escudos nara ampliação e me-lhoramentos no porto de Lisboa, tornando-se o principal porto -da península,

Lisboa». t3 -T Contsa que O sr. •Jieu- Cajito. -JíafiiáBseifáí §P convite ciue"llíe.fd! feito.pelp mi-nistro das colônias ptirn exercer o cargo de governador de Mo-çambique.

^ Lisboa, 13 — uma nota oífi-ciosa declara que o governo, em-hora não lançando mão da censu-ra prévia, não prescinde do dever dc applicar 11 lei sobre apprehen-são de jornaes desde que estes, abusando da liberdade que pos-suem, se entreguem á propaganda dissolvente da ordem e da disci-plina sociaes.

DECLARAÇÕES

ATTRIBUI-DAS AO EX-PRIMEIRO

MINISTRO SCHEIDMANN

Berlim, 13 — O "Verchertz" publica hoje uma nota contendo uma declaração que um informan-te gracioso diz informan-ter ouvido do ex-primeiro ministro Scheidemann, depois do discurso por este pro-nunciado em Cassei.

"Em -novembro de 1904", cita o " Vorwaertz" como palavras do sr. Scheidemann, " Haase e eu vi-sitamos o então chanceller Beth-mann-.Holwey, afim de informal-o das demonstrações de pacifistas do partido Social Democrata no Rei-chstag. Deante de todo o mundo e cheio da consciência da enorme responsabilidade, eu faço aqui ago-ra publico pela primeiago-ra vez o que o sr. Bethmann-iHolwcg disse na-quella oceasião a mim e a Haase, " Depois de notificado o referi-do acto referi-do Reichstag, o chanceller retrucou: " Senhores, peço-lhes com toda instância não se atira-rem á tarefa de agitar o publico neste momento. Podem estar cer-tos de que uma tal demonstração apenas servirá para fortalecer os intuitos deliberados de guerra dos nossos inimigos, pois, de accordo com todas as informações dignas de credito, a impressão que preva- j lece no exterior é de que a Alie- | manha está no extremo dos seu» recursos. Se for possivel, os se-nhores devem trabalhar com os so-cialistas britannicos e francezes a favor da paz."

O sr. Scheidemann acerescen tou, diz o " Vorwaesrtz", que o

conselho director do partido so-cialista esforçou-se infatigavel-mente .para entrar em contacto com os socialistas dos jirfizes hostis, ___?'-que todas "as tentativas fracas-saram por causa du attitude nega-tiva dos seus collegas francezes e inglezes.

A paz entre os

es-thonianos e os

bolsheviKis •

HELSINGFOKS, 13 sr. Tçíiicherine enviou um ru-(iiogriuuma ao governo cstliò-niano indicando-llu* » ponto em que os delegado.**, tln 1'u/. e.sthoninnos devem atravessai' as linhas de frente do lvi 'ilo Vermelho.

Parecem que us nçgoctó.òé» serão iniciadas 1111 iiltleiii do •Mogclo.

A CONVENÇÃO DOS CLUBS

DE ANNUNCIO

AVti' Oi'/!*<riií, 13 — se que está assentada

NAVIOS EX-ALLEMÃES

QUE ESTÃO SENDO

REPARADOS

Washington, 13 — Os transpor-les *'Iiaròn de Kalb", "Aeolus", "Murou" e " Princess Motoika", navios estes que pertenceram aos allemães, estão sendo reparados afim de serem mais tarde empre-gados no serviço das linhas sul-americanas pelo departamento da navegação dos Eslados Unidos. Elles trafegarão entre Nova Vork, Pernambuco, Rio de Janeiro, .Mon-tevidéo e Buenos Aires, mas pro-vavelinente elles só estarão prom-ptos depois de vários mezes.

VARIAS ALDEIAS

ITÁLIA-NAS SACUDIDAS POR

UM TERREMOTO

Rama, 13 (Retardado) — Va* rias aldeias da província de Siena foram hontem, á noite, fortemente sacudidas por um tremor de terra. Em Bagni, Asciana, Montorio, Radicofani, Piancastagnajo, Badia, San Salvatore e Célia, muitas casas ruiram 011 foram seriamente dumnificadus.

OPERÁRIOS ATTENDIDOS

NAS SUAS

RECLA-MAÇÕES

Paris 13 (Recebido á tarde) — Foram attendidas as -reclamações apresentadas pelos operários com-munaes e os de serviço das_ águas. A' vista disso, esses operários de"

cidiram voltar ao trabalho.

O CONSELHO SUPREMO

DOS ALLIADOS

Pan'J 13 (Recebido á tarde) — O Conselho Supremo dos Aluados não se reuniu hontem e_ não 9e reunirá antes de terça-feira pro-xima, pois o sr. Balfour. plenlpo-tenciario britannico. partiu desta capital e Lord Milner, que o deve substituir, ainda nâo chegou a Paris.

^RMELHA AMERICANA *

»i«8i-_f, ij — A Cruz Ver-j aancioa o projecto para a

•i1 de orphanatos e de rtiUiiççes destinadas ao de milhares de creanças ae f-.caram sem pae, em •"* da guerra,

•sue cerca de 35000 crean-cora o exercito na sua '•-rsca de 1915. e que só-sobreviveram, assim 1 =•_> srande maioria sc:n *!_ ali fi&.C

PEIfilSTAS" NA

IRLANDA

,-- — A "Gazeta de li-HCí a preelamaçâo da *.oda$ a« orsaniza-fr.Eso-as" *4a Ir_.nda

DOLLARES PARA A

AME-RICA DO SUL

.Vor-J Yort. — Foi embarcado t»r» a Anierica do Sal a «•>*»¦>•;« de- cem mil dollars era ouro.

Desmente egualmente que a Ru-mania cogite de tomar a offensi-va contra a Servia ou de occ-.r par certas partes do território do Banato a não ser aquellas que me foram concedidas pela Conferen-cia da Paz.

CONTRA A POLÍTICA DO

GOVERNO NA IRLANDA

Glasgow, 13 — O congresso da "Trade Union" approvou uma resolução protestando contra a po-litica do governo da I-Ianda e ex-primindo a sua sympathia pelos ir-landezes.

MERCADO DÊTCAMBIO

.V*j:*o Vcrlc, — Mercado do cam-Libra esterlina, S-\7-25; dollar 3-bre Pari». S.66; dollar sobre Itália. 0.S1; dollar «obre S-J.wa. S«': n**5* Pinha pesíla«, io.ot; dollar sobre bto-csolmo, aa-3-;: dollar sobre Chr-_iia-nia, aa.-ps; dollar soore -Cor_it*air_i*; 22.10; marco ayemXo. 3 a-jítriaca. 1.7».

AS CONDIÇÕES DE PAZ

COM A BULGÁRIA

Paris 13 (Recebido á tarde) — Apezar das noticias publicadas sobre o assumpto por diversos jornaes, não é ainda possivel dar nenhuma informação precisa a respeito da data da entrega das condições de paz á delegação bul-Rara.

A ESTHONIA EXPULSA

4.000 ESTRANOEIROS

Stockolmo, 13 — O governo da Esrhonia resolveu expulsar quatro mil estrangeiros ali residentes.

AS COTAÇÕES DA

BORRA-CHA EM NOVA YORK

.Y__ Yerk, t.r — As cc"I.ic?« no n-.errado da borracha foram boje as seguintes: Alto Amazonas, fica, cen-tavos 51 iU a libra: idem, inferior, jj: caudié era bollaí, 32; plantai*. 5, 30; defumada, 40

O VAPOR

"VESTRIS" COM

FOGO A BORDO

Lenins. 13 — O vapor -Veitris" cttRou a Sa---ta _od_ de *No_i >ork, vem com fogo a berdo..

Mais sards o fogo foi extineto.^ Foi coroa 1 necessário de»_Trerar mil tone-ada»

de carga.

AS GARANTIAS DADAS A'

FRANÇA PELO

TRA-TADO DE PAZ

Paris, 12 (Recebido á tarde) —

0 deputado Lefrevre pronunciou na sessão de hoje da Câmara tira longo discurso sobre as garantias dadas á França pelo Tratado de Paz.

iDepois de demoradas considera-ções o orador diz que receia que a Allemanha se arme secretamen-tc. Acha que os meios de fiscali-zação são iIlusórios. Teria sido preciso prohibir completamente á Allemanha a fabricação de canhões aeroplanos e tanks.

O orador, concluindo, pede ao governo que agora ainda tem a arma do bloqueio, exija da Allema-nha o seu desarmamento completo. Prolongados applausos cobriram as ultimas palavras do deputado Lefevre. Em scgttida o sr. André Tardieu, chefe da Secretaria da Conferência, levantou-se e, em res-pasta ao sr. Lefevre, declarou que o Tratado da Paz reduzia de 97 por cento o numero de canhões de pequeno calibre e a zero o de canhões de grande calibre. Quan-to á artilheira excedente e o ma-terial em fabricação deverão ser destruídos dentro do prazo de seis mezes. (Vivos applausos). Conti-nuando, o orador disse que a tarefa da Commissão é perfeitamente rea-iizavel Era inadmissível V-ue na Câmara de um paiz victorioso se parecesse receiar pela não execu-ção de cada uni dos artigos do tra-tado. Nunca, em época alguma da historia, quaíquer tratado offercceu ainda, como esse. mais sólidas ga-rantias dos desarmamentos da Al-lemanha (Vivo applausos cm nu-merosas bancadas).

Falando de novo o sr. Lefevre disse: ""Exigi da Aüemanha que não fabrique mais um só canhão. Sc a AUemanba acecitar então re-conhecerei a intenção pacifica do seu governo, mas se recu_ir esta-remos então avisados sobre seus intuitos e neste caso tendes ainda 05 meios, para impor a Allemanha essas precauções indispensáveis. (Applauos em diversas bancadas). A sessão foi addiada Pira ter-ça-feira.

O ART. 61 DA NOVA

CONS-TITUIÇÃO ALLEMA

Berlim, 13 — O ex-ministro do Interior, sr. Press, publicou uma declaração censurando a attitude da Conferenciayia Paz, pelo facto de haver esta pedido, que a Allema-nha -modificasse a sua constituição, de forma a impedir que a Austria

fosse annexada.

.Diz elle que esse pedida c illegal c que a "politica da Entente visa impedir pela força o fortalecimen-to da Republica Allema por meio de uma união com a Austria .

"Esta união", diz elle, "seria de grande importância e .valor para a oven democracia allema, trazendo resultados que a diplomacia de Bismarck não conseguiu realizar .

CONSEQÜÊNCIAS DA

GREVE DOS POLICIAES

DE BOSTON

Boston, 13 — O chefe de poli-cia declarou vagos os postos dos policiaes que se constituíram em greve e annuncia que vae cuidar de .preenchel-os.

Os guardas do Estado, procu-rando fazer evacuar a ponta de baioneta a entrada das linhas sub-terraneas, atiraram contra o povo matando um homem e ferindo uma mulher.

O governador Coolidye deu a publicidade um telegramma por elle enviado aos policiaes grevistas pedindo-lhes que voltassem ao tra-b_ho. O sr. Frank Hobarthy, organizador da Federação do Tra-balho, annunciou que havia' acon-seíhado os grevistas a regressarem ao serviço e guardarem a reunião do Congresso do Trabalho a sc effectuar proximamente em Wash-ington.

Boston, 13 — O chefe de poli-cia, sr. Curtis, annunciando a attitude do governo em face da greve dos policiaes desta cidade, disse que a sua politica consistia em combater a greve até o seu termo difinitivo. O3 logares ante-riormente oecupados pelos grevis-tas serão preenchidos por pessoal novo, disse elle. As solicitações do sr. Samuel Gempers a favor da admissão dos grevistas, nova-mente em seus postos serão re-cus-adas. bem assim como fracas-saram todas as tentativas de re-conciliação.

Ha agora ameaça de uma greve geral, receiando-se que efectiva-mente venha a se consummar a ameaça, o que resultará na maior greve até hoje conhecida na _>w England. As autoridades estão to-maedo todas as medidas para en-frentar semelhante eventualidade.

O EMBAIXADOR JAPONEZ

NOS ESTADOS UNIDOS

Washington, 13 — Kijuro Shi* dehara. sub-secrelario das Rela-ções Exteriores do gabinete japo-nez, foi formalmente confiniiuuO como embaixador japonez nos Es-tados Unidos, segundo comnuini-cações recebidas aqui pela embai-xada japoneza.

M. Shidehara suecedera ao con-de Ishii, que foi retirado.

A POLÍTICA DO GOVERNO

INGLEZ NA RUSSIA

Londres, 13 — Os jornaes com-mentam as declarações do nunis-tro da Guerra, Churchill. em que elle nega qualquer mudança na po-litica do governo, com o recuo das tropas do norte da Russia. Esses commentãrios suggerem fltui pode ser intenção do governo eva-cuar a região ártica, mas pelo Baltico, depois de 11:11 ataque con-tra Petrogrado.

O GENERAL OBREGON E

OS ESTADOS UNIDOS

Xogalcs, Arizona, 13 — O

gene-ral Obregon, ex-ministro da guer-ra no gabinete Carguer-ranza e candi-dato á presidência para as eleições de 1920, declarou que tomará a iniciativa das hostilidades contra os Estados Unidos, no caso de uma intervenção armada norte-americana.

AS COMMUNICAÇÕES

EN-TRE BELGRADO

E SOFIA

Belgrado, 13 (Recebido á tardei — Foram restabelecidas as conuiiunicações ferroviari.19 entre esta capilal e Sofia, que estavam suspensas- devido ás destrtiições operadas quando flá evacuação da Servia pelas tropas inimigas.

O FURACÃÕ*QÜE VARREU

O MAR DÁS ANTILHAS

Miniii, (florida) 13 — De

accor-do com informações trazidas por pessoas boje aqui chegadas, por oceasião ilo ultimo furacão que varreu o mar das Antilhas, nau-frágíiriim duas esctimis ao largo da ilhii de Cat, 110 grupo -das Balia-mas. morrendo todas ns pessoas que iam a bordo.

'Xa ilh.t lElentha muitas casas foram destruídas, o mesmn acon-tecendo na ilha \Vind\vard, onde se perderam tambem duas «seu-nas.

Havana, 13 Os agentes do vapor hespanhol "Valbanera", de que não se tem noticias desde o furacão desencadeado terça-feira ultima, annunciam que receberam aviso de Key West. dizendo que a estação radiographica daquella, informa ter esse navio tentado

\1111unc1.'.-1 reali/nr ção de .sessões especiaes pnn-anje-ricanas a 23 c 34 '1° corrente, por oceasião da convenção da As-sociated Advertising Cl "lis ot tlie Ferld. Associação Mundial ue Clubs de Annunciosl, durante a> quaes falarão vários rcprestiitáii' tes da imprensa latino-americana. Os directores de jornaes da America Latina foram convidados a participar desse congresso, em conseqüência do grande interesse, despertado através rios listados Unidos, pelo desenvolvimento ile mais estreitas relações cominer-ciaes .e de amizade com a Ame-rica Latina, c em conseqüência das maiores vantagens que resul-tara de mais perfeito conheci-mento entre 09 publicistas e an-nunciantes da America do Norte

e do Sul. , . .

A commissão que esta incum. -da re realizai* essa parte do pro-gramma,. acredita que esse facto marcará o começo de «ma no-a era de mútuos benefícios nas tc-lações dos publicistas, e annun. ciantes de toda a America.

MAIS UM DISCURSO DO

PRESIDENTE WILSON

Tacoma, 13 —No discurso hoje pronunciado* nesta cidade, u sidente Wilson leu parte da

pre-sua mensagem ao Congresso _ norte-amerocano, pedindo a declaração de guerra á Allemanha. . .

¦Ufirmoti elle que o objectivo esboçado naquella mensagem ain-da não estava alcançado e naco estaria emquanto o tratado nao fosse ratificado.

por-se em coiiimtmicaçao com

Ma-PARA CUMPRIR UMA

DE-TERMINAÇÃO DO

TRATADO

Varsovia. 13 — As autoridades allemãs estão tomando medidas tendentes a repatriar temporária-mente, emquemo durar o plebisci-to. todos os allemães naturaes das regiões onde se deverá executar áquella medida prescripta no Tra-tado de Versalhes.

REINA CALMA NA ALTA

SILESIA

Paris, 13 (Recebido á tarde) —

Um telegramma procedente de Berlim diz que reina completa cal-ma na Alta Silesia. onde a po-pulação e com especialidade os at-ricuitores já sc entregaram aos trabalhos dos tempos normaes da paz. A producçâo da Província, superior á media dc antes da guer-ra, attingiu nestes ultimos dias a media de mais noventa mil

tone-Iadas. m

O CONGRESSO DAS

SCIEN-CIAS, DE BILBAO

ifoàrid. 13 (Recebido á tarde).

— Communicam de Belbtáo: " Com toda a solennidade reali-xtrarse a sessão de encerramento do Congresso das Sciencias. O sr. Prado Palácios, ministro da instrucção. pronunciou um discur-so de saudaçõe? de despedida» •"¦•s coneressius estrangeiro».

vana. Apezar de tudo não de co nhecia a posição do navio.

íWidt.li (Florida), 13 — Oito ma-ritiheiros que conse|uiram alcan-çar este porto, sobreviventes do vapor "Corydon", que naufragou com perria de 27 vidas, contam que muitas horas antes do furacão, irromper, um abutre seguiu o na* vio c empoleiinii-se no mastareo. O pânico invadiu a tripulação, crendo ella na superstição dos ma-ritimos e convencida de que estava condemnada. Os sobreviventes sot-freram durante $3 horas com a falta de alimentos e dc agua.

No domingo c na segunda-feira o "Corydon" esteve a vagar num mar bastante encapellado, empe-nhando-se toda a sua tripulação numa luta desesperada para «alvar o navio. Na terça-feira, á tripula-¦ião perdeu a direcção do navio e o apparelho de telegraphia sem fio desarranjou-se. tornando impossi-vel qualquer -pedido de soccorro.

Um dos sobreviventes disse: "Quando o "Corydon" pendeu para um lado. segureime a um bote salva-vidas que caiu ao mar. Im-mediatamente o salva-vidas tomou a direcção de terra, para a direita, e eu fui arrepanhamlo ouiros sobre-viventes. em numero de nove, para dentro do pequeno bote."Alguns

poucos minutos mais tarde, o navio naufragou. Duas ev-zes o bote foi arrastado para o alto mar; mas nós conseguimos manter-lhe a direcção certa que deveríamos seguir. Um marinheiro grego en-louqueceu e tentou apunhalar o terceiro contra mestre. O grego toi amarrado, mas depois conseguiu elle mesmo desprend/r-se e atiran-do-se ao mar. afogouse".

FOI

ORGANIZADO

O

NOVO OOVERNO DE

HONDURAS

São Salvador, 12 (Retardado)

—-Segundo informações hoie aqui recebidas, o novo governo dc Hon-duras, que acaba de substituir o governo do presidente Bcrirand. foi denominado " governo recons-truido ".

O novo zoverno offerece toda? as garantias constitucionais, sen-do o seu gabinete chefiado pelo dr. Francisco Pogran. que é can-didato á presidência.

São Salvador, 13 — O novo

ga-binete de Honduras está assim constituído: chefe do ministério. Aguirre: ministro da guerrra, Meza Caiix: ministro düS relações exteriores, dr. Jesus Bendana: nistro da agricultura. Codova: mi-nisrro das finança-., dr. Hector V.i.emuela: ministro da

educa-ção, dr. Fredericom Smi_h.

CALÇADOS PARA UM

ASY-LO DE ORPHÃOS DE

BUDAPEST

pn,.;s ,3 — No dia 9 do corren-te foi aqui recebido um pedido dos ruiuaicos de 70.428 pores de calça-do paru um asylo de orphãos em Budapest. A Sociedade de Soccor-ros dos Orphãos da su8"11 so tlls" põe, porém, de 8.000 pares, re-ceiando que lambem esse pouco llio seja tomado a pretexto de neces-sidades militares, deixando os or-phãos sem calçado durante o m« verno, Muitos outros casos de dil-ficuldades soffridas pelos ruma-.cos foram hoje levados ao conheci-mento do Conselho Supremo, pnr meio de telegrammas.

,A SITBAÇÃO POLÍTICA EM

S. DOMINGOS

Washington' 13 Francisco HènHiqiteu; que era presidente de S. Domingos quando as tropas norte-americanas ali se -estabelece-ram, pediu ao depafltamento (lo Estado que fizesse retirar seus

soldados. ,,

Affirma-se qu.: Ilenriquez não tem nenhuma situação ofíici-: 1 agora e que não haverá nçiiliu-nui mudança na actual

administra-çoã de S. Domingos.

RENUNCIAS NO GABINETE

TCHECO-SLOVACO

Paris 13 — A renuncia de do:i -ministros, do gabinete toheco-.slo-vaco determinou o boato segundo o qual o governo teria caido rui conseqüência do fracasso na qtiesr tão da posse do districto de

les-chen. , . ,

Na sede da delegação dr pai tcheco-siovaca diz-se que apenas dois ministros deitaram o gabine-te e por questões muito pessoaes. Affirma-se, pois. que não ¦tem _ menor significação essa modifica-ção nn gabinete do novo paiz.

O PERIGO DA RESTAURA*

ÇÃO MONARCHICA

NA RUSSIA

Cassei. 13 — O sr. Scheidemann ex-primeiro minis*.ro allemSo, num discurso que pronunciou nesta ci-dade declarou que ha um grande perfigo na restauração da monar-«hia na Russia. onde o bolchr-viwno preparou o caminho para a reaoção. Comtudo. elle Hoclara que. embora isto aconteça, a Al-lemanha continuará sendo uma Republica. I

OS CANGACEIRO»

i

••'¦¦¦_

i ,

'¦¦yí 1 VV. , 'M ¦ '

V

_

»

"*'¦.*¦].

;y:'

.lil:

v.;>.

\r

W'*'_ ...-¦,.

;-'.

..{•1 ¦¦ _s.'.*, ¦ y*

x

O bando de Luiz Padre

está sendo fortemente

aíacado

Fortaleça, n (Retardado) — O

sr. João Thomr. presidente do Es-tado. recebeu do tenente Dourado o seçninie teleiramm:

"Milagres

; — Luiz Padre cs'i sendo fortemente atacado prhis focas dc Pernambuco no território da Parahyba. O fogo começou no enienho. Luiz Padre recuou para Santa Rita onde re»;-.:e ao ataque.

Para cortar a retirada para o nosso Estado siço afim de guar-necer a fronteira. Já communiquei-tr.tt com as forças de Aurora c jatdir.i".

Referências

Documentos relacionados

É neste sentido que a SPO, sempre que possível, se tem associado a acções de sensibilização da população, como foi o caso, este ano, da parceria estabelecida com a

A autuada deverá ser informado de que a não interposição de recurso ocasionará o trânsito em julgado, sendo o processo remetido ao Núcleo Financeiro para cobrança da multa.. O

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

As medidas realizadas por um robô para caracterização do ambiente foram utilizadas para a emulação do canal, e indicaram que a distribuição de Weibull apresenta um grau

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

A maneira expositiva das manifestações patológicas evidencia a formação de fissuras devido a movimentação térmica das paredes, Figura 9, que não foram dimensionadas com

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise

Entrando para a segunda me- tade do encontro com outra di- nâmica, a equipa de Eugénio Bartolomeu mostrou-se mais consistente nas saídas para o contra-ataque, fazendo alguns golos