• Nenhum resultado encontrado

JAYADA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "JAYADA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)
(2)

Jayada

Jayada significa “Aquele que dá a Vitória”. É o Espaço que abrimos para podermos ser “tocados” e inspirados pelo Divino em tudo o que pensamos, sentimos e fazemos. E cada vez que permitimo-nos fazer essa escolha, de abrir um pouco mais, avançamos mais um passo na direção da realização da nossa Alma, da nossa Vitória. É um Espaço sem tempo, onde a Natureza do Ser pode ser reconhecida e abraçada em todas as suas cores, sons e dimensões. Onde podemos Curar a nossa dor, transfor-mando-a em Alegria e Gratidão pelas coisas simples. Onde podemos ser mais criativos, usando a Arte para construir pontes arco-íris entre o Mundo Espiritual e o mundo em que vivemos e somos humanos, traçando assim caminhos por onde podemos seguir mais Equilibrados, Harmonizados e Felizes. Quando criamos, irradiamos Beleza e essa Luz muda o nosso destino, mudando assim o destino do mundo.

Abraça as tuas verdadeiras cores.

(3)

Origens

A Terapia Artística foi criada a partir dos princípios da Medicina Antroposófica pela Dra. Ita Wegman em conjunto com a Dra. Margarethe Hauschka, que desenvolveu toda a metodologia, até criar a primeira escola de formação de Terapeutas Artísticos em 1962 na Alemanha.

Baseada no entendimento do ser humano desenvolvido por Rudolf Steiner, a Terapia Artística usa diferentes técnicas artísticas como pintar (sentir), modelar barro (vontade) e desenhar (pensar) visando a harmonização e integração do ser a nível orgânico, vital, anímico e de consciência, respeitando sempre a sua liberdade enquanto indivíduo.

Nesta Terapia, o resultado final não é a meta, o que importa é o processo em si mesmo e tudo o que se vivencia através das práticas artísticas como forças de sanação. Estas forças é que estimulam a transformação no indivíduo, sendo uma terapia não-verbal.

A Arte é por si mesma uma ferramenta de comunicação que fala diretamente com a nossa alma. A atividade artística expande a nossa consciência ajudando a expressar, explorar e partilhar sentimentos e pensamentos que de outra forma poderiam ser difíceis de conseguir fazê-lo.

Pode ser aplicada a todos os casos de doenças, desarmonias e como um processo de aprendizado e auto desenvolvimento pessoal.

(4)
(5)

A Formação

A Formação em Arte Terapia é oferecida pelo Centro de Formação Jean Berbaum e tem a duração de quatro anos. Realiza-se em Portugal (Harpa) e em Espanha. Segue o método da Dra. Margarethe Hauschka e é coordenada por Maya Moussa (Arte Terapeuta) e por Florencio Herrero (Médico Clínico Geral).

Este curso é complementar a uma formação académica superior anterior na área Artística, de Psicologia, Educação ou Medicina. Tem como objetivos:

.

Fornecer ferramentas criativas que permitam uma prática criativa da profissão de Arte

Terapeu-ta em pintura, desenho e modelagem proporcionando aprofundar-se no uso dessas técnicas.

.

Conhecer e aprofundar Teorias de Cor de Johann Wolfgang Von Goethe e Rudolf Steiner

.

Conhecimentos de história de arte como manifestação da evolução da consciência do ser humano.

.

Fornecer conceitos básicos de medicina (visão do ser humano e estilos terapêuticos em

diferentes enfoques médicos)

.

Conhecimentos genéricos de patologias e doenças específicas. Trabalha-se com temas

específicos, as tendências constitucionais, os sete processos vitais e os órgãos principais

.

Conhecimentos de Pedagogia Curativa, anatomia e fisiologia, ontogénese, psicologia

.

Desenvolver a capacidade de auto educação do Arte Terapeuta.

.

Capacitar o estudante a orientar processos diagnóstico artísticos e tratamentos através da arte

.

Desenvolver a capacidade de elaborar estudos de caso

.

Desenvolver atitude terapêutica e capacidade de comunicação

.

Desenvolver a prática profissional de Arte Terapeuta.

(6)
(7)

Como funciona

A nível individual ou em grupo, com pessoas com patologias de natureza orgânica/fisiológica ou psíquicas, em casos de adições ou indivíduos com necessidades educativas especiais. Desenvolve trabalho de integração social de indivíduos ou comunidades marginalizados ou excluídos com a colaboração de médicos, familiares, professores e entidades de apoio social.

Em situações de cariz profissional para melhorar o relacionamento laboral, aliviar o stress e liber-ar traumas. Atua também no âmbito geriátrico focando-se nos aspetos relevantes pliber-ara o indivíduo em questão. Ou simplesmente como ferramenta de auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal. Elabora-se um caminho terapêutico a partir do diagnóstico médico disponível e de informação disponibilizada por familiares. Esse caminho tem metas claras e bem definidas. Através da obser-vação fenomenológica o Arte Terapeuta deteta eventuais desarmonias a nível do pensar (polo neurosensorial), sentir (sistema rítmico) e da vontade (sistema metabólico motor) que se refletem a nível físico, vital, emocional e espiritual no paciente.

Pode-se fazer uso de diferentes suportes artísticos, dependendo do caminho terapêutico e das necessidades do mesmo:

.

Pintura (aguarela húmida, velaturas ou pigmentos em pó)

.

Desenho (observação realista, dinâmico, raiado, de forma ou geométrico, em carvão, grafite,

cera de abelha em barra ou lápis de cor)

(8)

Trabalham-se temas ligados aos ritmos da natureza (estações, horas do dia, crescimento das plantas), metamorfoses, observação da natureza, os quatro elementos, o arco-íris, as transições de cores, os contos de fadas, entre outros...

A Terapia parte sempre do ponto onde se encontra o paciente. O Terapeuta também desenvolve os trabalhos seguindo ao seu lado e assim vão fazendo um caminho juntos.

Cada trabalho é uma ferramenta de diagnóstico que ajuda o terapeuta a definir cada passo, orientando e observando a forma como o paciente se envolve, desenvolve e implica nas tarefas. O Terapeuta sacrifica a sua própria expressão e habilidade artística para que o trabalho do paci-ente possa brilhar mais do que o seu, para que este último se sinta bem com os seus resultados, motivado e não frustrado. Por isso também as propostas de trabalho deverão ter em conta as capacidades de realização do paciente, não sendo demasiado difíceis para ele. Mas é também, pela superação das dificuldades aceitáveis que poderá aumentar a sua auto-estima e auto-confi-ança.

Não são necessários conhecimentos e experiência artística anteriores para a prática da Terapia Artística.

É responsabilidade do Terapeuta criar um ambiente de trabalho acolhedor, caloroso, protegido e alegre.

(9)
(10)

Percurso

Jayada nasceu em 1973. Passou sua infância no Brasil, país com o qual tem grande ligação e raízes. Licenciou-se em Design Gráfico pelo IADE (1995), tendo trabalhado como Diretora de Arte em várias Multinacionais como Lintas, Saatchi & Saatchi, Young & Rubicam e Publicis. Em 2001 retirou-se do mundo das Agências e passou a dedicar-se a tempo inteiro ao seu trabalho enquanto artista. Fez parte de Coletivos Artísticos e realizou Exposições Individuais, mas fazer Arte de Gale-ria e Feiras nunca foi seu verdadeiro objetivo. Em 2006 regressou ao Brasil - Goiás onde sua ligação à Natureza, que sente como Mestra e Mãe Divina, aprofundou-se. Viveu também em Sintra onde comungou com a Serra durante vários anos. A disponibilidade (temporal, emocional e mental) para aprofundar uma conexão Espiritual, através da contemplação da Natureza e da Criação Artística, abriu portais que transformaram para sempre suas escolhas e perceções. Começou a pintar e a modelar barro com um novo foco, mais consciente e intuitivo, iniciando um processo de autodescoberta e conexão com o Divino dentro de si mesma.

Através de sincronicidades, insights, iniciações, práticas e muita perseverança foi abraçando a Arte como um grande mistério, como um instrumento Divino de Transformação, Comunicação Interdimensional e Cura atuando sobre si mesma. Sentiu um dia no seu íntimo como uma reve-lação, que o seu Propósito de Vida estava relacionado com levar a Alegria aos outros através da Arte e aos poucos a ideia de Arte como Terapia, como Serviço à Vida, foi ganhando a forma de um caminho. Mas foi só em 2010 que sentiu o chamado para avançar numa Formação Profissional nesta área, ao ter conhecimento do Curso de Arte Terapia Antroposofia, com o qual se sentiu identificada e frequentou durante os últimos quatro anos (2010 - 2013).

Querida Mãe Divina,

Referências

Documentos relacionados

No Brasil, nossa margem de contribuição bruta por hectolitro aumentou como resultado de uma sólida execução de preços, mas nossa margem EBITDA reduziu organicamente devido ao

Effects of Continuance, Affective, and Moral Commitment on the Withdrawal Process: An Evaluation of Eight Structural Equation Models.. The Academy of

As cadeias laterais variam em certo nível entre as diferentes formas de clorofila encontradas em diferentes organismos, mas todas possuem uma cadeia fitol (um terpeno ) ligada

Lernaea cyprinacea of Steindachnerina insculpta from Taquari River, municipality of Taquarituba, São Paulo State, Brazil.. Note the hemorrhagic area around the insertion point of

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

• Capacitação e Transferência da metodologia do Sistema ISOR ® para atividades de Coaching e/ou Mentoring utilizando o método das 8 sessões;.. • Capacitação e Transferência

Se no cadastro da administradora, foi selecionado na aba Configurações Comissões, para que as comissões fossem geradas no momento da venda do contrato, já é

quantificar os benefícios para efeito de remunerar o seu gerador. A aprovação da idéia e a autorização para sua implementação dependem da alta administração,