• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 1. Das savanas tropicais Do cerrado brasileiro Carnes, leites e cereais Viajam ao mundo inteiro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Capítulo 1. Das savanas tropicais Do cerrado brasileiro Carnes, leites e cereais Viajam ao mundo inteiro"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Capítulo 1

Das savanas tropicais

Do cerrado brasileiro Carnes, leites e cereais Viajam ao mundo inteiro Os olhos famintos do mundo

Voltam-se ao continente Os frutos daqui oriundos Chegam ao longínquo Oriente

(2)

O Simpósio Nacional sobre o Cerrado e o

Simpósio Internacional sobre Savanas

Tropicais

Fábio Gelape Faleiro Liliane Castelões Gama Austeclinio Lopes de Farias Neto Evie dos Santos de Sousa

Abstract

During recent years, the growth of agriculture and livestock production in the Cerrado provided considerable enhancements at the contribution of agribusiness to the Brazilian Gross Dosmetic Product (GDP). In 2006, the Cerrado region contributed to 33 % of agribusiness GDP, employing aproximately 40 % of the labor force. The theme “Challenges and strategies for the equilibrium between society, agribusiness and natural resources” has been chosen to delineate the main discussions of the IX National Symposium of Cerrado and the II International Symposium of Tropical Savannas. The objectives of these events are to discuss the advances and new perspectives of researchs in the Brazilian Cerrados and others savannas, contributing for the integration and knowledge exchange between professionals, formation of new research networks and identification of new demands for researches seeking the equilibrium between society, agribusiness and natural resources.

(3)

Introdução

O Bioma Cerrado é a segunda maior formação vegetal brasileira depois da Amazônia e também a savana tropical mais rica do mundo em biodiversidade. Concentra nada menos que um terço da biodiversidade nacional e 5 % da flora e da fauna mundiais.

Nos últimos anos, o crescimento da produção agropecuária no Cerrado proporcionou incrementos significativos da porcentagem do agronegócio brasileiro no PIB. Em 2006, a região do Cerrado contribuiu com 33 % do PIB do agronegócio, empregando aproximadamente 40 % da população economicamente ativa. Essa importância macroeconômica é ainda maior quando pensamos nas demais savanas tropicais. Encontrar o equilíbrio e as soluções tecnológicas que permitam ao homem não apenas gerar riqueza, mas também repartir essa riqueza, contribuindo para a promoção do desenvolvimento integrado e sustentável dos recursos naturais, garantindo qualidade de vida às gerações presentes e futuras, são alguns dos novos desafios deste milênio.

Nesta edição do evento, o tema central “desafios e estratégias para o equilíbro entre sociedade, agronegócio e recursos naturais” foi o escolhido como delineador das principais discussões do IX Simpósio Nacional do Cerrado e II Simpósio Internacional de Savanas Tropicais.

Histórico dos Simpósios

Acompanhar a evolução dos Simpósios sobre o Cerrado permite entender como o Brasil se tornou referência mundial em agricultura tropical e como a ciência e a tecnologia tornaram-se relevantes para o desenvolvimento econômico e social do País. Na década de 1960, a população brasileira ainda era pequena e havia terras de boa qualidade suficientes para a produção de alimentos, por isso não se pensava em cultivar em terras do Cerrado. À medida que a população cresceu e passou a exigir produção cada vez maior de alimentos, tornou-se necessário voltar as vistas para a utilização das terras de Cerrado, de qualidade inferior, mas abundantes e de menor preço.

Uma das conseqüências da exploração econômica do Cerrado foi o incremento das pesquisas voltadas ao aproveitamento da região pela agricultura, silvicultura e

(4)

pecuária. A Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo recebeu em seu primeiro ano de funcionamento um grande número de pedidos de subvenções a pesquisas no Cerrado. Verificou-se, então, a necessidade de uma coordenação das atividades nesse campo, para obtenção de melhores resultados. Para isso, foi realizado, em 1962, na Universidade de São Paulo, o I Simpósio Nacional do Cerrado. A publicação dos Anais do I Simpósio do Cerrado inaugurou a Editora da Universidade de São Paulo (Fig. 1).

Fig. 1. Capa dos Anais que registraram a memória do I Simpósio

Nacional do Cerrado.

Em 1965, quando ocorreu o II Simpósio, no Rio de Janeiro, o Cerrado ainda era, para a maioria do meio científico, um assunto de investigação restrito à Biologia Vegetal e a especialidades limítrofes. As pesquisas eram desenvolvidas isoladamente e sem um

(5)

planejamento. Havia uma discrepância entre o que efetivamente estava sendo estudado sobre o Cerrado e o que se precisava saber sobre ele. Essa situação levou à realização do II Simpósio, que teve como objetivo agenciar a articulação dos esforços isolados e contribuir para um planejamento de pesquisa, por via indutiva (Fig. 2). Os participantes concluíram que seria recomendável um esforço para maior diversificação interdisciplinar de estudo do Cerrado e identificaram como problema o fato de que naquela época ainda não tinham sido estabelecidas linhas mestras de uma política nacional de desenvolvimento dos trabalhos básicos e aplicados sobre o Cerrado.

Fig. 2. Capa dos Anais que registraram a memória do II

(6)

Apesar da articulação de alguns grupos de cientistas, em 1971, quando foi realizado o III Simpósio, em São Paulo, o País continuava sem planejamento para a pesquisa no Cerrado (Fig. 3). No entanto, o tema despertava grande interesse dos estudiosos. Tanto que os organizadores tiveram que alterar a programação para atender a todos os participantes. Foram realizadas sessões simultâneas, passando de quatro sessões para oito, além de uma conferência a mais. Foi marcado também mais um dia para apresentação de trabalhos.

Fig. 3. Capa dos Anais que registraram a memória do III

Simpósio Nacional do Cerrado.

O marco, em definitivo, da tomada de posição do governo diante da ocupação agrícola de uma extensa área do território nacional foi a implantação do Programa de Desenvolvimento dos Cerrados (Polocentro), em consonância com o II Plano Nacional de

(7)

Desenvolvimento. A estratégia do Polocentro consistia basicamente no estabelecimento de pólos de desenvolvimento localizados de modo a facilitar a geração e difusão de tecnologias, mediante a integração entre os diferentes componentes da política agrícola.

Nesse cenário, foi realizado, em 1976, o IV Simpósio, o primeiro em Brasília (Fig. 4). O evento visava recolher subsídios à utilização agrícola, por meio da quantificação, conhecimento e avaliação dos recursos naturais e dos sistemas de uso do solo. Os debates e as conclusões obtidas constituíram-se em ferramentas que muito auxiliaram no desempenho do então recém-criado Polocentro.

Fig. 4. Capa dos Anais que registraram a memória do IV

(8)

Durante 1976 a 1979, um grande volume de conhecimento foi gerado, fosse por intermédio de programa de pesquisa ou como resultado da abertura e implantação de milhares de projetos agropecuários na região. Como forma de proporcionar acesso mais rápido a essas informações, foi realizado o V Simpósio, em 1979, orientado para a discussão sobre seu uso e manejo (Fig. 5).

Fig. 5. Capa dos Anais que registraram a memória do V

(9)

Com o gradual desenvolvimento da atividade de pesquisa agropecuária na região e em virtude dos resultados disponíveis gerados pelo sistema, foi escolhido, para o VI Simpósio, em 1982, o tema “savanas: alimento e energia”. Os profissionais reuniram-se para demonstrar e discutir a potencialidade agropecuária das savanas na produção de energia e alimento, com ênfase nos fatores limitantes, insumos, energia e programas de desenvolvimento (Fig. 6).

Fig. 6. Capa dos Anais que registraram a memória do VI Simpósio

(10)

No final da década de 1980, o Cerrado brasileiro já tinha superado a fase de ser considerado como uma área marginal para a produção agrícola e de carência em infra-estrutura necessária para a ocupação da região. Restava o desafio para a pesquisa de encontrar a eficiência dos sistemas produtivos para garantir maior produção de alimentos. Por isso, o VII Simpósio, em 1989, teve o objetivo de analisar as estratégias de utilização do Cerrado (Fig. 7).

Fig. 7. Capa dos Anais que registraram a memória do VII Simpósio

(11)

Em 20 anos, os níveis de produtividade foram incrementados em quatro vezes. No entanto, problemas ambientais como a degradação do solo, a perda de matéria orgânica e a disseminação de plantas daninhas, pragas e doenças impactaram esses avanços e trouxeram novas demandas para a pesquisa. O VIII Simpósio Nacional e o I Simpósio Internacional, em 1996, refletiram essa problemática e buscaram os avanços dos conhecimentos e tecnologias relacionadas ao tema “biodiversidade” e “produção sustentável de alimentos e fibras” (Fig. 8). A partir daí, tornou-se constante a preocupação com aproveitamento racional do Cerrado e demais ambientes savânicos em outras partes do mundo.

Fig. 8. Capa dos Anais que registraram a memória do VIII

Simpósio Nacional sobre o Cerrado e I Simpósio Internacional sobre Savanas Tropicais.

Transcorridos mais de 10 anos do último Simpósio, o tema central escolhido para o IX Simpósio Nacional do Cerrado e II Simpósio Internacional de Savanas Tropicais foi “desafios e estratégias para o equilíbrio entre sociedade, agronegócio e recursos

(12)

naturais”. O grande desafio atual é buscar harmonia e soluções tecnológicas que permitam ao homem não apenas gerar riqueza, mas também repartir essa riqueza, contribuindo para a promoção do desenvolvimento integrado e uso sustentável dos recursos naturais, garantindo qualidade de vida às gerações presentes e futuras.

Para registrar a memória do IX Simpósio Nacional sobre o Cerrado e II Simpósio Internacional sobre Savanas Tropicais serão editados três documentos. O livro intitulado “Savanas: desafios e estratégias para o equilíbrio entre sociedade, agronegócio e recursos naturais” com o conteúdo de 39 palestras apresentadas durante o evento (Fig. 9); o livro “Savanas: demandas para pesquisa” com a memória das informações levantadas nos 12 grupos de trabalho (Fig. 10); e o CD-ROM “IX Simpósio Nacional sobre o Cerrado e II Simpósio Internacional sobre Savanas Tropicais”, que contém, além do conteúdo de 39 palestras apresentadas no evento, os anais do simpósio, contendo 418 trabalhos completos, apresentados na forma de pôsteres, e redações e desenhos do I Concurso de Redação e de Desenho do Simpósio Nacional do Cerrado (Fig. 11).

Fig. 9. Capa do livro “Savanas: desafios e estratégias para o

(13)

Fig. 10. Capa do livro “Savanas: demandas para pesquisa”.

Fig. 11. Capa do CD-ROM “IX Simpósio Nacional sobre o

Cerrado e II Simpósio Internacional sobre Savanas Tropicais”.

ANAIS

(14)

Objetivos do IX Simpósio Nacional do Cerrado e

II Simpósio Internacional de Savanas Tropicais

Geral

Discutir os avanços e as novas perspectivas das pesquisas no Cerrados brasileiro e nas demais savanas, contribuindo para a integração e o intercâmbio de conhecimento entre profissionais, formação de novas redes de pesquisa e identificação de novas demandas de pesquisa visando a incrementar a contribuição científica e tecnológica para o equilíbrio entre sociedade, agronegócio e recursos naturais.

Específicos

Divulgar resultados de pesquisas e discutir problemas técnico-científicos atuais e futuros da região de Cerrado e savanas tropicais.

Discutir as necessidades, perspectivas e futuras ações estratégicas para as pesquisas no Cerrado e em savanas tropicais.

Estimular parcerias técnico-científicas entre instituições e profissionais que trabalham com a pesquisa e o desenvolvimento do agronegócio, de recursos naturais no Brasil e nas savanas tropicais.

Estimular o investimento do setor público e privado nas pesquisas no Cerrado brasileiro e em savanas tropicais.

Conscientizar profissionais, jovens e futuros cientistas sobre a importância do Cerrado e savanas tropicais.

Estratégia e Programação do IX Simpósio Nacional do

Cerrado e II Simpósio Internacional de Savanas Tropicais

Para a discussão dos avanços da pesquisa, foram programadas 4 conferências e 36 palestras abordando diferentes temas relacionados aos desafios e estratégias para o equilíbrio entre sociedade, agronegócio e recursos naturais. Entre os temas, podemos

(15)

destacar: as savanas sobre uma perspectiva macroeconômica; as mudanças climáticas globais; os desafios para a coexistência harmônica entre agronegócio e recursos naturais; o histórico e as perspectivas para a ocupação do Cerrado; a exploração agrícola e as ações de manejo e conservação dos recursos naturais; a caracterização, conservação e uso da biodiversidade; a caracterização, uso e conservação do solo e da água; a produção agropecuária e florestal; os impactos dos sistemas de produção e estratégias de mitigação; as commodities agrícolas e a valoração ambiental; biotecnologia, transgênicos e biossegurança; agroenergia; sistemas alternativos e diversificados para a produção; a agricultura familiar; agricultura de precisão; zoneamento agroambiental e aspectos relacionados à elaboração de políticas públicas e perspectivas para as savanas.

Para a identificação de novas demandas da pesquisa e formação de redes de pesquisa, foi programado um workshop com a formação de 12 grupos de trabalho envolvendo os temas discutidos no evento. Também faz parte da programação a apresentação de mais de 400 trabalhos técnico-científicos na forma de pôsteres.

Considerações Finais e Perspectivas

Acreditamos que a programação transdisciplinar e interinstitucional, envolvendo profissionais de grande renome nacional e internacional, vai possibilitar a realização do evento com muita discussão e avanços na definição de estratégias para o equilíbrio sociedade, agronegócio e recursos naturais nas savana tropicais. Este livro é um dos produtos científicos do evento e registra a memória das conferências e palestras apresentadas.

Referências

Documentos relacionados

• Entregue para sua anfitriã, um The Look e algumas amostras que ela possa levar para o escritório para mostrar aos colegas de trabalho, presentear alguma amiga em especial –

Quem pretender arrematar dito(s) bem(ns), deverá ofertar lanços pela Internet através do site www.leiloesjudiciais.com.br/sp, devendo, para tanto, os interessados,

Os resultados obtidos indicam que, pelo menos considerando essa indústria, a utilização do índice final (VAIC) do método VAIC TM (Value Added Intelectual Coefficient), pode

Dando prosseguimento, o presidente em exercício, colocou em votação a proposta de menção de elogio para os membros da comissão eleitoral central e comissões

Assim, de forma a avaliar a influência da técnica de reforço NSM no incremento de capacidade de carga e na redistribuição de momentos em elementos contínuos de CA, um

Aos 7, 14 e 21 dias após a emergência (DAE), foi determinado o índice SPAD no folíolo terminal da quarta folha completamente expandida devido ser esta folha recomendada para verificar

Neste estudo, as vítimas de trauma fechado foram separadas em seis grupos, de acordo com o me- canismo de trauma: Grupo AUTO: ocupantes de veícu- lo de quadro rodas envolvidos

No caso do Programa “Zorra Total” o objetivo é dar um entretenimento e informações ao telespectador sobre assuntos veiculados na atualidade, mas que não