• Nenhum resultado encontrado

ART193 - Desenho e Meios de Expressão I eliane bettocchi

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ART193 - Desenho e Meios de Expressão I eliane bettocchi"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

ART193 - Desenho e Meios de Expressão I

eliane bettocchi | elianebettocchi@gmail.com

AVALIAÇÕES

Contínuas, por meio de exercícios valendo pontos, que compoem as etapas do PROJETO desenvolvido pelo/a estudante nas aulas presenciais, nos quais deve aplicar os conhecimentos. Os resultados de cada exercício são comparados com a PLANILHA de autoavaliação preenchida pelo/a estudante no início do semestre, e os pontos obtidos distribuídos entre as competências desta planiha. Ao final do semestre, o/a estudante deverá ter acumulado no mínimo 60 pontos para ser aprovado/a.

Para saber como aplicar os conhecimentos no projeto, é preciso se ter metas a alcançar. Cada META demanda um tipo de ação, e cada pessoa realiza uma ação do seu jeito, ou seja, cada um tem um PERFIL de atuação, que privilegia uma COMPETÊNCIA. Os perfis considerados são:

ANALÍTICO: preferem detalhar assuntos; costumam ter bom domínio de linguagem CRÍTICO: preferem avaliar; costumam ter boa visão histórica e prospectiva

GESTOR: preferem coordenar; costumam ter boa capacidade interdisciplinar SINTÉTICO: preferem executar; costumam ter boa criatividade

A planilha deve ser baixada, preenchida [veja como: http://www.historias.interativas.nom.br/lilith/aula/didatica/planilhaex.htm] e enviada para a sala de aula virtual (moodle) uma única vez, até a data limite da primeira avaliação. ATENÇÃO:

A NÃO REALIZAÇÃO DOS EXERCÍCIOS IMPLICA PERDA DOS PONTOS EQUIVALENTES NA PLANILHA.

O NÃO PREENCHIMENTO DA PLANILHA IMPLICA NOTA ZERO.

A PLANILHA NÃO PODE SER ENVIADA COMO IMAGEM.

PROJETO SKETCHBOOK

O Desenho é um meio de expressão. Em palavras muito simples, expressar-se é tirar uma ideia da cabeça tornando-a concreta partilhando-a com os outros. Para concretizar uma ideia precisamos de materiais e de linguagens. O Desenho, portanto, é uma maneira de se expressar utilizando a Linguagem Visual e materiais que tanto podem ser tradicionalmente artísticos, como papel e lápis quanto diversos, como alimentos, lixo, tecidos etc.

Portanto, o PROJETO consiste em escolher um tema - uma ideia - de seu interesse para expressá-lo por meio de desenhos em diversos materiais compondo um caderno de esboços. Este caderno deve contar a história do desenvolvimento do seu projeto e ao mesmo tempo expressar visualmente o tema escolhido.

Video: An Illustrated Life: Drawing inspiration from the private sketchbooks of artists, illustrators and designers - Danny Gregory [http://www.youtube.com/embed/odpf_PcXJZo?rel=0]

Artistas que trabalham com sketchbooks:

Suzanna Schlemm [http://www.suzannaschlemm.com/28217/313388/gallery/sketchbook-29-days-of-august] Renato Alarcão [http://www.renatoalarcao.com.br/site.htm]

LISTA DE MATERIAL:

• um Caderno de Desenhos (folhas em branco) pronto ou folhas ou bloco A4 ou A3 para transformar em caderno de papel comum e pesado (canson ou similar) para meios aquosos

(2)

ART193 - Desenho e Meios de Expressão I

eliane bettocchi | elianebettocchi@gmail.com

• cola, tesoura, fita adesiva, estilete • Meios secos:

• lápis ou lapiseira de grafite macio • borracha sintética macia e esfuminho

• caneta preta e/ou cinza entre 0.05 e 0.5 e caneta hidrocor • grafite integral série B

• carvão, sepia, sanguinea • lápis de cor aquarelavel • pastel seco e oleoso • Meios aquosos:

• nanquim, aquarela e guache

• bico de pena e pincéis redondos marta numeros 1, 3 e 6 • fita crepe e suporte (eucatex, papel paraná ou papel pluma)

• para a Unidade 4, serão solicitados materiais não artísticos, como lixo, alimentos, artesanato, tecidos, construção etc.

CONCEITUAÇÃO (7 pontos): escolha e delimitação do tema (assunto, finalidade, receptores).

Material: lápis, borracha, papel comum

1. Qual pode ser a finalidade do seu projeto?

2. Como você imagina que seu desenho pode vir a ser fruído: em que tipo de suporte (impresso, digital, plástico bidimensional ou tridimensional, estático, dinâmico etc), e por quem?

3. Quais assuntos ou idéias gostaria de abordar por meio do Desenho? 4. Pense nesses assuntos e anote as palavras que lhe vem à mente. 5. Represente estas palavras com desenho de interpretação.

6. Faça uma pesquisa de imagens sobre estas palavras e traga para a próxima aula. O desenho, no seu projeto, será:

• um meio para desenvolver uma idéia que será expressa em outro meio (por exemplo, um storyboard para um video), que pode ter finalidade funcional (por exemplo, um video publicitário) ou poética (um video experimental);

• um meio de expressão final da idéia, que pode ter finalidade funcional (por exemplo, uma ilustração científica) ou poética (uma grafitagem). Essa expressão poderá ser:

• uma transposição estética de uma linguagem não-visual (textos verbais, músicas e sons, sabores, aromas etc), em que se identifique as sensações e emoções que a referência provoca para transpô-las para desenho;

• uma releitura de um/a artista, designer, cineasta, estilista, de qualquer momento histórico, de qualquer origem cultural, ou de um estilo artístico histórico, um movimento moderno ou contemporâneo, que se use como referência para desenvolver esboços para uma peça gráfica, para uma sequencia de video, para uma peça de vestuário, para um objeto etc;

• uma inversão da finalidade de uma imagem ou objeto, produzindo-se desenhos com a finalidade inversa; por exemplo, se escolheu um trabalho poético (uma obra de arte, uma peça de teatro, um filme, uma performance etc), desenvolva um projeto de desenho funcional (por exemplo, um logotipo); se escolheu uma peça funcional (um documentário, uma fotografia publicitária, um automóvel etc), desenvolva um projeto de desenho poético (por exemplo, uma tatuagem).

(3)

ART193 - Desenho e Meios de Expressão I

eliane bettocchi | elianebettocchi@gmail.com

Método e Design [http://www.historias.interativas.nom.br/lilith/aula/apostilas/metododesign.pdf]

Definições de Desenho [http://www.historias.interativas.nom.br/lilith/aula/apostilas/definicoesdesenho.pdf]

LEVANTAMENTO (7 pontos): pesquisa de imagens e conteúdos pertinentes ao tema.

Material: lápis, borracha, papel comum

1. Trace, por desenho de observação, as linhas estruturais das imagens projetadas, primeiro livremente, depois contando o tempo: 5, 3 e 1 minutos.

2. Escolha, dentre as suas imagens pesquisadas, as que melhor representem as palavras e trace as linhas estruturais delas, primeiro livremente, depois contando o tempo: 5, 3 e 1 minutos.

3. Traga estes desenhos para a próxima aula.

4. Faça uma pesquisa sobre o assunto que escolheu abordar, incluido história, conceitos, trabalhos de outras pessoas sobre tal assunto, influências etc, citando as fontes.

5. Desta pesquisa, escolha referências visuais e traga para a próxima aula.

APOSTILAS PARA ESTUDO:

Método e Design [http://www.historias.interativas.nom.br/lilith/aula/apostilas/metododesign.pdf]

Definições de Desenho [http://www.historias.interativas.nom.br/lilith/aula/apostilas/definicoesdesenho.pdf] Avaliação 1 (14 pontos) = Exercícios de Conceituação (7 pontos) + Levantamento (7 pontos)

1. Baixe o arquivo PLANILHA.DOC [http://www.historias.interativas.nom.br/lilith/aula/caderno/planilha.doc] e preencha [veja como:

http://www.historias.interativas.nom.br/lilith/aula/didatica/planilhaex.htm].

2. No mesmo arquivo, responda às perguntas do exercício de Conceituação e anexe ou zipe junto as pesquisas feitas no exercício de Levantamento. 3. Poste no Moodle.

(4)

ART193 - Desenho e Meios de Expressão I

eliane bettocchi | elianebettocchi@gmail.com

CONCEPÇÃO (total 45 pontos): escolha dos modos de apresenteção e representação, configuração e técnicas e materiais artísticos e/ou não artísticos.

DO TEMA (5 pontos)

Material: lápis, borracha, papel comum, papel vegetal ou manteiga, tesoura, estilete, cola 1. Seu projeto tem finalidade funcional ou poética?

2. Qual é a mensagem e/ou o conteúdo que pretende expressar?

3. Refaça os desenhos anteriores incluindo, por meio de colagem ou do papel transparente, elementos das referências visuais trazidas. 4. Apresente-os para um ou mais colegas e peça-lhes para dizerem o que evocam.

5. Anote e compare com as palavras definidas na sua Conceituação.

6. Preencha a tabela temática, anexe-a ao exercício e traga tudo para a próxima aula.

APOSTILA PARA ESTUDO:

(5)

ART193 - Desenho e Meios de Expressão I

eliane bettocchi | elianebettocchi@gmail.com

DO ESTILO DE APRESENTAÇÃO (5 pontos) Material: lápis, borracha, papel comum

1. Escolha algumas das suas imagens de referência mais significativas e analise-as indentificando os estilos de apresentação.

2. Escolha qual modo de registro parece mais coerente com seu tema e refaça os desenhos anteriores; traga-os para a próxima aula.

3. Pesquise estilos históricos e/ou atuais que mais se pareçam com o estilo que escolheu e traga estas imagens, além das suas imagens de referência, para a próxima aula.

4. Anexe estas análises às imagens de referência e traga para a próxima aula.

APOSTILA PARA ESTUDO:

Transformações e Estilos [http://www.historias.interativas.nom.br/lilith/aula/apostilas/transformacoesestilos.pdf]

(6)

ART193 - Desenho e Meios de Expressão I

eliane bettocchi | elianebettocchi@gmail.com

DO ESTILO DE REPRESENTAÇÃO (5 pontos) Material: lápis, borracha, papel comum

1. Analise as suas imagens de referência do exercício anterior e as imagens de obras coletadas procurando identificar os estilos de representação delas. 2. Relacione cada palavra sua com uma variação de contraste ou harmonia; seu tema tende mais para qual?

3. Compare o resultado de variação de contraste ou harmonia que obteve nos seus desenhos com a anaálise das referências.

4. Observe alguns exemplos de aplicação de estilos a desenhos atuais e procure fazer o mesmo com seus desenhos a partir da comparação. 5. Anexe estas análises às imagens e desenhos e traga para a aula seguinte.

APOSTILA PARA ESTUDO:

Transformações e Estilos [http://www.historias.interativas.nom.br/lilith/aula/apostilas/transformacoesestilos.pdf]

(7)

ART193 - Desenho e Meios de Expressão I

eliane bettocchi | elianebettocchi@gmail.com

DAS RELAÇÕES FORMAIS: COMPOSIÇÃO (5 pontos)

Material: lápis, borracha, papel comum, papel vegetal ou manteiga 1. Partindo das variações predominantes no estilo de

representação, analise cada uma das relações entre os elementos presentes, primeiro nas suas imagens de referência.

2. Reita o procedimento nos seus desenhos feitos até agora e compare com a análise: o que predomina,

contraste ou harmonia? O que parece mais

coerente com seu tema?

3. Trace a grade de composição no papel comum e ponha por cima os contornos traçados, relacionando os elementos de modo contrastante ou harmônico. 4. Traga-os para a próxima aula.

APOSTILA PARA ESTUDO:

(8)

ART193 - Desenho e Meios de Expressão I

eliane bettocchi | elianebettocchi@gmail.com

DOS ELEMENTOS FORMAIS: FORMATO (5 pontos)

Material: lápis, borracha, papel comum, papel vegetal ou manteiga

1. Trace as linhas estruturais dos seus desenhos feitos até agora: quais são os formatos predominantes: geométricos? orgânicos? Angulosos? Sinuosos? 2. Usando o papel transparente, trace as linhas estruturais de modo cada vez mais simplificado até obter os contornos mais básicos destes formatos. 3. Relacione cada formato traçado com uma variação de contraste ou harmonia.

4. Repita o mesmo procedimento com suas imagens de referência e compare os formatos.

5. Identifique quais formatos são coerentes com quais palavras, descartando os incoerentes com seu tema. 6. Se precisar, refaça os desenhos aplicando os formatos obtidos no presente exercício.

7. Traga-os para a próxima aula.

APOSTILA PARA ESTUDO:

(9)

ART193 - Desenho e Meios de Expressão I

eliane bettocchi | elianebettocchi@gmail.com

DOS ELEMENTOS FORMAIS: VALORES TONAIS (5 pontos)

Material: carvão, sanguínea, sépia, grafite integral, esfuminho, papel comum, nanquim, papel canson ou similar, pincéis redondos marta nos. 1, 3 e 6, bicos de pena, fita crepe, suporte (eucatex, papel paraná, papel pluma, madeira)

1. Observe como são os valores tonais nas suas imagens de referência. 2. Faça os exercícios de observação de luz e sombra projetados.

3. Faça o mesmo exercícios de observação com as suas imagens de referência.

4. Depois, trabalhe o sombreamento das suas composições experimentando o contraste, com poucas gradações entre luz e sombra, e harmonia, com gradações suaves.

5. Compare com suas palavras e escolha o que for mais coerente. 6. Traga os desenhos escolhidos para a próxima aula.

APOSTILA PARA ESTUDO:

(10)

ART193 - Desenho e Meios de Expressão I

eliane bettocchi | elianebettocchi@gmail.com

DOS ELEMENTOS FORMAIS: COR (5 pontos)

Material: lápis de cor, caneta, pastel seco e/ou oleoso, papel comum, papel color-plus, aquarela, guache, papel canson ou similar, pincéis redondos marta nos. 1, 3 e 6, fita crepe, suporte (eucatex, papel paraná, papel pluma, madeira)

1. Faça uma análise da paleta de cores das suas imagens de referência.

2. Tomando como base os valores tonais experimentados no exercício anterior, refaça seus desenhos com as seguintes paletas no papel branco: a. matizes análogos quentes

b. matizes complementares primários c. matizes análogos frios

d. matizes complementares secundários

3. Compare seus resultados com a análise das paletas de cores das das suas imagens de referência.

4. Escolha o que for mais coerente com sua Conceituação e suas palavras e experimente no papel colorido. 5. Traga os desenhos escolhidos para a próxima aula.

complementares análogos

APOSTILA PARA ESTUDO:

(11)

ART193 - Desenho e Meios de Expressão I

eliane bettocchi | elianebettocchi@gmail.com

DOS ELEMENTOS FORMAIS: TEXTURA (5 pontos) Material: todos os usados até agora mais papel texturizado.

1. Observe se há e como são as texturas nas suas imagens de referência; obtenha delas texturas ilusórias ou padronagens para aplicar nos seus desenhos. 2. Faça pelo menos 3 cópias impressas ou xerox do traçado dos seus últimos desenhos, sem os valores e sem as cores, sendo uma delas num papel

texturizado da sua escolha; ou simplesmente trace os desenhos nestes papeis, acrescetando depois valores tonais e cores.

3. Escolha superfícies texturizadas (folhas, lixa, madeira, concreto) disponíveis pelo campus e coloque-as por baixo do papel com seus desenhos para obter as texturas com lápis, carvão, pastel etc.

4. Compare as diferenças de rugosidade e aspereza em termos de contraste e harmonia, escolha o que for mais coerente com seu tema e traga para a próxima aula.

papel texturizado superfície texturizada textura ilusória ou padronagem

APOSTILA PARA ESTUDO:

(12)

ART193 - Desenho e Meios de Expressão I

eliane bettocchi | elianebettocchi@gmail.com

DO SUPORTE: TÉCNICAS & MATERIAIS (5 pontos) Material: todos, a escolher

1. Analise suas imagens de referência segundo os suportes que as materializam.

2. Escolha um desenho que considere mais exressivo do seu tema e preencha a tabela formal.

3. Com base na análise das referências e nas descrições formais e temáticas, identifique tipo de imagem predominante nos seus desenhos e complete sua tabela formal. Anexe a tabela preenchida ao desenho analisado.

4. A partir deste tipo predominante, escolha as técnicas e os materiais e ferramentas artísticos [http://desmat.no.sapo.pt/index.html] e não-artísticos mais adequados para executar suas artes/produtos finais.

5. Para a aula seguinte à Avaliação 2, traga todo o material para finalizar os desenhos e para montar ou personalizar seu caderno (papéis, tesoura, cola, tesoura, linha, barbante, fitas, espiral, etc).

(13)

ART193 - Desenho e Meios de Expressão I

eliane bettocchi | elianebettocchi@gmail.com

Videos de exemplos de materiais não artísticos como meios de expressão:

Animação com Areia [http://www.youtube.com/embed/ZH1UjY6Uy4k?rel=0]

Performance com Terços [http://www.youtube.com/embed/TFxO0zpOalI?rel=0]

Pintura com Lixo [http://www.youtube.com/embed/_pyR9qCd2F8?rel=0] APOSTILAS PARA ESTUDO:

Imagem e Tecnologia [http://www.historias.interativas.nom.br/lilith/aula/apostilas/tecnologia.pdf]

Materiais de Desenho [http://www.historias.interativas.nom.br/lilith/aula/apostilas/materiaisdesenho.pdf] Avaliação 2 - Concepção (45 pontos)

Traga na data marcada todos os Exercícios de Concepção (5 pontos cada exercício). JUSTIFICATIVA (total 41 pontos): montagem do caderno e relatório final.

FINALIZAÇÃO DOS DESENHOS E DO CADERNO (20 pontos)

Material: todos, a escolher, papéis, tesoura, cola, tesoura, linha, barbante, fitas, espiral, etc para encadernar

1. Com base nas técnicas e tipo de imagem, finalize os desenhos com os materiais mais adequados, incluindo os materiais não artísticos.

2. Junte todos os exercícios realizados na disciplina, desde os primeiros rascunhos até os desenhos finais, o texto final solicitado no relatório e, se julgar pertinente, suas imagens de referência.

3. Escolha materiais e modos de personalizar ou montar seu caderno de modo que o resultado final conte a história do desenvolvimento do seu projeto e expresse seu tema.

APOSTILAS PARA ESTUDO:

Método e Design [http://www.historias.interativas.nom.br/lilith/aula/apostilas/metododesign.pdf]

Definições de Desenho [http://www.historias.interativas.nom.br/lilith/aula/apostilas/definicoesdesenho.pdf] Transformações e Estilos [http://www.historias.interativas.nom.br/lilith/aula/leitura/transformacoesestilos.pdf] Linguagem Visual [http://www.historias.interativas.nom.br/lilith/aula/apostilas/linguagemvisual.pdf]

Imagem e Tecnologia [http://www.historias.interativas.nom.br/lilith/aula/apostilas/tecnologia.pdf]

Materiais de Desenho [http://www.historias.interativas.nom.br/lilith/aula/apostilas/materiaisdesenho.pdf] Avaliação 3 - Justificativa (41 pontos) = Finalização (20 pontos) + Relatório (21 pontos):

1. Traga na data marcada o caderno montado e/ou personalizado.

Referências

Documentos relacionados

Aos sete dias do mês de janeiro do ano 2002, o Perito Dr. OSCAR LUIZ DE LIMA E CIRNE NETO, designado pelo MM Juiz de Direito da x.ª Vara Cível da Comarca do São Gonçalo, para proceder

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

Quando a luz acende, o console está sob a condição de monitoramento, com os medidores de nível principal mostrando o nível do sinal do canal do monitor e o sinal do canal é

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

22 doença e os factores externos (nomeadamente a sujeição a estímulos infecciosos) deverão interferir na gravidade do fenótipo, num dado momento. No que se refere ao

d) os dados obtidos na avaliação fonoaudiológica foram, na maioria da vezes, suficientes para definir a conduta fonoaudiológica quanto à necessidade de avaliação abrangente ou

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Quadro 5-8 – Custo incremental em função da energia em períodos de ponta (troços comuns) ...50 Quadro 5-9 – Custo incremental em função da energia ...52 Quadro 5-10