• Nenhum resultado encontrado

Faculdade do Norte Goiano. Manual (62) DO ALUNO. Faculdade do Norte Goiano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Faculdade do Norte Goiano. Manual (62) DO ALUNO. Faculdade do Norte Goiano"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Faculdade do

Norte Goiano

Faculdade do Norte Goiano

(62) 3367-1090

fng@facporangatu.com.br

Manual

DO

ALUNO

www.facporangatu.com.br

@

2015

(2)

Buscar, pelo ensino, a formação do profissional responsável dentro dos princípios da cidadania, tendo em vista ainda seu contínuo aprimoramento ético-sócio-cultural.

MISSAO

~

ADMINISTRAÇÃO

FARMÁCIA

O Curso de Administração tem por objetivo buscar por meio do ensino, a formação de profissionais éticos, responsáveis e aptos à compreensão crítico-reflexiva dos fenômenos econômicos e financeiros em nível teórico e técnico, p a r a a p l i c á - l o s n a s r e l a ç õ e s n e g o c i a i s , o r g a n i z a c i o n a i s e n o empreendedorismo, tomando decisões baseadas em estratégias da gestão moderna e com domínio das ferramentas adequadas às exigências do mercado, amparando-se em valores da comunicação e das relações humanas e sociais.

O Curso de Enfermagem objetiva buscar através do ensino, a formação de enfermeiros responsáveis e com habilidade e competência técnica, científica e humanista para desenvolver atividades nos diversos níveis de atenção à saúde, com olhar clínico e holístico e acuidade investigativa para atuar na orientação, prevenção e reabilitação da saúde do indivíduo, do grupo familiar e da coletividade, para intervir nas necessidades de pacientes, usuários e clientes, dentro dos princípios éticos e humanos e dos preceitos legais.

O curso de Farmácia da FNG habilitará o farmacêutico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Podem ser iniciadas no primeiro semestre letivo e constituem-se de atividades diversificadas, como palestras, cursos de extensão, seminários, congressos, oficinas, visitas técnicas, estágios extracurriculares, pesquisas teóricas e práticas, publicação de trabalhos, monitorias, trabalhos comunitários e outras modalidades didáticas e pedagógicas acadêmicas.

Cada Coordenação de Curso elabora e se responsabiliza pela aplicação do seu programa de Atividades Complementares em consonância com outros órgãos e eventos promovidos pela instituição.

SISTEMA E CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO: O processo avaliativo da FNG é

composto de frequência mínima de 75% da carga horária da disciplina em sala de aula e médias de aproveitamento no valor de 0 (zero) a 10 (dez), com média 7,0 (sete).

As médias de aproveitamento são obtidas mediante avaliações, aplicadas pelo professor da disciplina e arguições, visitas técnicas, pesquisas em livros, e outras atividades avaliativas previstas no Plano de Curso.

A cada semestre letivo são atribuídas três médias de aproveitamento (N1, N2 e N3), sendo a N1 correspondente ao primeiro bimestre, a N2 ao segundo bimestre e a N3 ao exame final. As médias N1, N2 e N3 possuem valor de 0 (zero) a 10 (dez). O aluno que alcançar média aritmética simples igual ou superior a 7,0 (sete) entre a N1 e a N2 está dispensado da realização do exame final (N3).

A N3 é obtida com uma única avaliação e só será aplicada aos alunos com média entre N1 e N2 superior a 3,0 (três) e inferior a 7,0 (sete). O aluno com média entre N1 e N2 inferior a 3,0 (três) será automaticamente reprovado, sem direito a realizar o exame final (N3).

A nota final do semestre será obtida pela média aritmética simples entre a média parcial [(N1 + N2) ÷ 2].

A nota do exame final (N3), sendo que o resultado final, para efeito de aprovação, deverá ser igual ou superior a 5,0 (cinco).

COMPOSIÇÃO DE NOTAS DO SEMESTRE: As notas de N1 e N2 serão

compostas da seguinte forma: 7,0 (sete) pontos obtidos através de avaliação escrita; 2,0 (dois) pontos obtidos através de trabalhos e 1,0 (um) ponto obtido através de Avaliação Interdisciplinar, totalizando 10,0 (dez) pontos por bimestre.

(3)

10

programas ESTUDANTIS na fng

03

REVISÃO DE PROVA: O aluno pode requerer, por escrito, a revisão da nota que lhe

foi atribuída nos exames avaliativos, dentro do prazo de três dias úteis, após a entrega da nota e/ou da sua divulgação.

SEGUNDA CHAMADA DE PROVA: Ao aluno que deixar de comparecer, na data

previamente fixada, para a primeira prova ou exame avaliativo, será concedida uma oportunidade (avaliação de segunda chamada), desde que ele faça o requerimento, por escrito, e apresente o pagamento da taxa, na Secretaria Acadêmica, no prazo de dois dias úteis após a aplicação da prova agendada, e desde que comprove motivo justo e razoável da sua ausência ao exame anterior designado.

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA: O trancamento de matrícula formaliza o

afastamento do aluno das atividades acadêmicas, mantendo, porém, seu vínculo com a instituição.

O aluno pode requerer o trancamento de sua matrícula, depois de concluído o primeiro semestre letivo, devendo para tanto protocolizar o requerimento de trancamento na Secretaria Acadêmica, instruído com o documento de quitação do valor da matrícula e mensalidades já pagas.

O trancamento de matrícula é concedido pelo prazo de até 01 (um) semestre letivo, renovável até 02 (dois) semestres letivos não consecutivos, a critério do Regimento Interno e da Diretoria Acadêmica. Após 02 (dois) períodos de trancamento, não havendo rematrícula, o aluno é desligado da FNG.

REGIME DE EXERCÍCIO DOMICILIARES: Será concedido regime especial aos

estudantes portadores de incapacidades físicas em razão de afecções ou por estado de gestação, segundo o que determinam a Lei n. 6.202/75 e o Decreto-Lei n 1.044/69, observando-se que:

a. A duração do regime especial não poderá ultrapassar o final do período letivo em que o aluno estiver matriculado, nem ser inferior a 30 dias;

b. O requerimento para concessão do regime especial deverá ser protocolado na Secretaria Acadêmica, no prazo de 72 horas, acompanhado do correspondente atestado médico, contendo o início e o término do afastamento e o Código Internacional de Doenças (CID);

c. Deferido o regime especial, os docentes, atendendo aos planos de aula por eles elaborados, prepararão uma programação específica, conforme a ementa do curso e correspondente à carga horária a ser cumprida em cada disciplina, a ser executada pelo aluno em seu domicílio, sendo as atividades corrigidas, avaliadas e registradas no Diário de Classe.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES: As Atividades Complementares integram o

currículo, têm carga horária e regulamentos fixados pelo Projeto Pedagógico de cada curso, obedecidas as diretrizes curriculares nacionais.

Prof.ª Maria Luiza G.Vasconcelos Diretora Acadêmica Lais Breitenbach Simão

Secretária Geral Prof.º Eduardo M. Marques Coordenador do Curso de Administração

Prof.º Lairton Rodriguês Braz Coordenador do Curso de Enfermagem

Prof.º Luma Mota Palmeira Trindade Coordenadora do Curso de Farmácia Prof.ª Xênia Freire Ferreira da Silva Coordenadora de Estágio Supervisionado

Prof.ª Edna Lemes Martins Pereira Coordenadora do NUPE

Prof.ª Cacilda Fernandes de Abreu Afonso Cunha Junia Coordenadora do NUAL

Prof.º Celmar Laurindo de Freitas Diretor da Mantenedora - CESNG

(4)

CPA

A Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Faculdade do Norte Goiano (FNG) é composta por professores, técnico administrativo, discente e membros da comunidade porangatuense, com o objetivo de desenvolver o processo de autoavaliação da Instituição. A Autoavaliação Institucional expressa o resultado de um trabalho de conscientização, de discussão, de análise e de interpretação de dados coletados com os discentes, os docentes e técnicos administrativos na espera que todos os envolvidos possam cumprir, de fato, seu papel de orientação nas políticas e práticas acadêmicas de nossa Instituição.

Nupe

O Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) é órgão acadêmico institucional encarregado de coordenar todas as atividades de pesquisa e extensão da Faculdade do Norte Goiano (FNG), sendo interligado com as Coordenações de Cursos e demais órgãos da instituição e representado por um coordenador dentre os professores pesquisadores, escolhido pelo voto entre seus próprios pares ou escolhido pelo diretor acadêmico. A pesquisa tem por objeto a produção do conhecimento e de conceitos científicos e tecnológicos, mais acentuadamente no campo da educação, como suporte de um processo intelectualmente criativo e formador, visando contribuir para o crescimento e desenvolvimento econômico e tecnológico da sociedade.

NUAL

O Núcleo de Apoio ao Aluno (NUAL) é um órgão acadêmico com a finalidade de colaboração e de acompanhamento ao aluno com dificuldades intelectivas no processo de ensino e aprendizagem e de relacionamentos interpessoais na comunidade acadêmica, sendo coordenado por um professor, escolhido pelo diretor acadêmico, e com atendimento a ser realizado por uma equipe multidisciplinar, conforme as necessidades do aluno.

Compete ao NUAL:

· - atender os alunos que estejam passando por problemas na instituição ou com reflexos na instituição e procurar contribuir para a sua superação;

· - motivar os alunos com dificuldade na aprendizagem;

· - sugerir às Coordenações de Cursos e Diretoria Acadêmica programas de aprimoramento, através de aulas de reforço, trabalho dos monitores e outros recursos disponíveis;

· - encaminhar à Diretoria Acadêmica os casos mais complexos;

· - encaminhar os alunos que necessitem de um atendimento por profissional especializado; · - exercer outras atividades concernentes a sua finalidade.

ESTaGIO supervisionado

As atividades do estágio supervisionado preveem o desenvolvimento da autonomia do educando, favorecendo sua capacidade de compreender e se posicionar diante das diversas atividades propostas pelos cenários da prática de diferentes ambientes.

O estágio supervisionado tem como objetivo vivenciar situações práticas do exercício profissional, possibilitando ao acadêmico a compreensão do seu papel junto à comunidade e interagindo com ela por meio da experimentação do referencial teórico-prático construído durante o curso, por meio do ensino, pesquisa e extensão. Esta proposta fundamenta o desenvolvimento seguro das atividades que serão realizadas nas parcerias, estagiários, supervisores e orientadores.

Empresa Junior

A Empresa Júnior possui a missão de contribuir para a formação e o crescimento profissional e humano dos seus membros, através da prestação de serviços dentro de suas respectivas áreas de atuação, promovendo uma maior integração entre a sociedade e as instituições de ensino, colaborando para o desenvolvimento de ambas.

A formação da Empresa Júnior é um processo importante e sério ao que permiti a prática dos ensinamentos adquiridos em sala de aula, uma das principais formas de integração entre estudantes e mercado de trabalho.

`

CARTÃO DE ACESSO: O aluno matriculado deverá requerer na Secretaria

Acadêmica e efetuar o pagamento do valor da taxa de emissão do seu cartão de acesso para liberação na catraca e entrada nas dependências da Instituição. O uso do cartão de acesso é obrigatório e individual, sendo que o mau uso do mesmo acarretará sanções ao aluno, conforme Regimento Interno.

CARTEIRA DE ESTUDANTE: O aluno matriculado deverá preencher

requerimento na Secretaria Acadêmica, anexando cópia do RG ou Certidão de Nascimento e foto 3x4, e efetuar o pagamento da taxa de emissão da Carteira de Estudante.

DEPENDÊNCIA: O número máximo de disciplinas acumuladas a serem cursadas

em dependência é de até três por semestre. Caso o aluno acumule a quarta disciplina, terá que se matricular para cursar exclusivamente as disciplinas de dependência.

As coordenações de cursos e docentes conjuntamente decidirão a forma mais adequada de oferecer os estudos e a avaliação de dependência, de acordo com a natureza das disciplinas.

DESISTÊNCIA: O aluno deverá procurar a Secretaria Acadêmica para assinatura

do termo de desistência com o fim de encerrar seu vínculo na instituição e o cancelamento financeiro.

DESLIGAMENTO DA FNG: O aluno será desligado da FNG quando:

a. Não renovar a matrícula nos prazos previstos pelo calendário acadêmico;

b. Não renovar trancamento de matrícula nos prazos previstos pelo calendário acadêmico;

c. Houver recebido pena disciplinar de exclusão.

EMISSAO DE DOCUMENTOS: Obedecidos os prazos institucionais, é facultado

ao aluno a emissão de documentos de seu interesse. Os prazos e valores podem ser informados na Secretaria Acadêmica e no Mural Institucional.

A solicitação é feita junto à Secretaria Acadêmica. Os prazos para entrega são contados após a apresentação do pagamento referente a este requerimento na Secretaria Acadêmica. Principais documentos e respectivos prazos:

- Certidão de conclusão de curso (três dias úteis); - Certidão de estudos (cinco dias úteis);

- Currículo de curso (três dias úteis);

- Declaração de aprovação no vestibular (três dias úteis); - Declaração de comparecimento no vestibular (três dias úteis); - Declaração de conclusão de estágio (três dias úteis);

- Declaração de frequência (três dias úteis); - Declaração de matrícula (três dias úteis); - Histórico escolar (cinco dias úteis).

(5)

ITENS VALOR – R$

01 Adaptação de disciplina (Cursos de Administração) 200,00 02 Adaptação de disciplinas (Cursos de Enfermagem) 250,00 03 Adaptação de disciplinas (Cursos de Farmácia) 250,00 04 Antecipação de prova 150,00 05 Apostilamento de diploma 100,00 06 Aproveitamento de disciplina (por processo) 80,00 07 Avaliação curricular 10,00 08 Avaliação de proficiência 300,00 09 Cartão de acesso 20,00 10 Carteira de Estudante (Expedida pela UEE) 20,00 11 Certidão de conclusão de curso 10,00 12 Certidão de estudos 30,00 13 Colação de grau – em sessão extraordinária 200,00 14 Colação de grau – em sessão ordinária (sessão solene da turma) Isento 15 Declaração de aprovação no vestibular 10,00 16 Declaração de comparecimento no processo seletivo 10,00 17 Declaração de conclusão de estágio 20,00 18 Declaração de frequência 20,00 19 Declaração de matrícula 20,00 20 Histórico escolar 30,00 21 Matrícula em Estágio Supervisionado Isento 22 Matrícula em Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Isento 23 Matriz Curricular 10,00 24 Programa de disciplina 20,00 25 Prova Substitutiva 200,00 26 Reabertura de matrícula 15,00 27 Recursos administrativos internos 25,00 28 Regime de exercícios domiciliares – (Lei n. 6.202/75 e Decreto-lei

n. 1.044/69) Isento 29 Requerimento de dependência 10,00 30 Revisão de prova: N1, N2, N3 50,00 31 Segunda chamada de N1e N2 35,00 32 Segunda via do boleto de mensalidade 10,00 33 Segunda via do cartão de acesso à FNG 30,00 34 Trancamento de matrícula 70,00 35 Transferência da FNG 120,00 36 Transferência de curso (mudança interna) 120,00 37 Transferência para a FNG Isento

08

05

VALORES DAS TAXAS COBRADAS PELA FNG

FUNCIONAMENTO INSTITUCIONAL

Contatos

(6)

31/07 a 1/08 - Encontro

Pedagógico.

3 a 14 - Entrega da versão final

do TCC.

3 - Início do Semestre Letivo

2015/2. 4 a 8 - Requerimento de Reabertura de Matrículas, Ingressos de Portador de Diploma e Transferência. 4 a 29 - Requerimento para Aproveitamento de Disciplinas e Trancamento de Matrícula.

5 - Término das Matrículas dos

Calouros (Vestibular Agendado).

25 - Aniversário de Porangatu. 28 - Reunião das Coordenações

com os Representantes de Turma.

28 - Reunião da Diretoria com as

Coordenações. D S T Q Q S S

JANEIRO

D S T Q Q S S

FEVEREIRO

D S T Q Q S S

MARÇO

D S T Q Q S S

ABRIL

D S T Q Q S S

MAIO

D S T Q Q S S

JUNHO

2 a 6 - Semana de Planejamento Pedagógico. 2 a 6 - Requerimento de ingresso

como portador de diploma*.

2 a 13 - Entrega da versão final do

TCC.

2 a 20 - Requerimento de

Aproveitamento , Transferência interna e externa e trancamento de matricula.

9 - Início do semestre letivo.

17 - Carnaval.

20 - Término do prazo para

regularização de matrículas dos veteranos.

23 - Lançamento do Trote Solidário. 27 - Término do prazo para

regularização de matricula dos calouros.

1 - Dia do Trabalho.

4 a 29 - Protocolo das atividades

complementares.

6 - Prazo para fechamento dos

diários.

12 - Dia do Enfermeiro. 29 - 2ª Reunião das Diretorias,

Órgão Colegiados, CONSU, CONSEPE, CPA e NUPE.

30 - Encontro do PINTER.

4 - Corpus Christi.

5 - Prazo para fechamento dos diários. 8 - Inicio Rematricula de Veteranos 8 a 13 - Avaliações P2.

16 - Término de solicitação de prova

substitutiva e 2ª chamada P2.

17 - 2ª chamada de P2. 19 - Prova substitutiva. 24 a 26 - Avaliações N3. 29 - Prazo para fechamento dos

diários.

29 - Reunião do NDE dos cursos. 30 - Encerramento do Semestre letivo.

5 - Prazo para fechamento dos

diários.

13 - Colação de Grau Especial

do Curso de enfermagem.

20 - Colação de Grau Especial

do Curso de Administração.

27 - Colação de Grau

Ordinária de todos os cursos da FNG.

30 a 1/04 - VIII Semana

cientifica e II Jornada científica da FNG.

31 - Encerramento do Trote

Solidário.

3 - Sexta-feira da Paixão.

6 - Prazo para fechamento dos

diários. 6 a 11 - Avaliações P1. 14 - Término de solicitação da 2ª chamada P1. 17 - Avaliação de 2ª chamada de P1. 21 - Tiradentes. 1 - Confraternização Universal. 20 - Dia do Farmacêutico. 28 - Reunião da Diretoria com

as Coordenações de Curso.

29 - Reunião do NDE dos cursos.

30 - Reunião das Diretorias,

Órgão Colegiados, CONSU, CONSEPE, CPA e NUPE.

D S T Q Q S S

AGOSTO

D S T Q Q S S

SETEMBRO

D S T Q Q S S

OUTUBRO

3 - Fechamento dos Diários. 8 - Início das Matrículas dos

Veteranos.

8 - Término de solicitação de prova

substitutiva e 2ª chamada P2.

9 - Avaliações de 2ª Chamada. 9 - Encerramento do Lançamento

de Notas da N2 pelos Docentes

11 - Prova substitutiva.

13 - Feriado Municipal - Santa Luzia.

15 a 17 - Avaliações N3 18 - Fechamento dos Diários e

Finalização das Notas de N3.

21 - Término do Semestre Letivo

e Divulgação Final dos Resultados.

25 - Natal.

7 - Independência do Brasil.

4 a 9 - Colação ordinária. 8 - Prazo para fechamento dos

diários.

9 - Dia do administrador.

15 - Padroeira da cidade de Porangatu.

17 - Reunião do NDE dos cursos.

28 a 3/10 - Avaliações P1.

6 - Término de solicitação da

2ª chamada P1.

7 - Avaliação de 2ª chamada

de P1.

9 - Happy Night - Colégio Objetivo.

12 - Padroeira do Brasil.

13 - Prazo para fechamento

dos diários. 15 - Dia do Professor. 29 e 30/10 - III Feira do empreendedorismo e saúde.

CALENDARIO 2015/2

`

CALENDARIO 2015/1

`

14 dias letivos 26 dias letivos 21 dias letivos 23 dias letivos

22 dias letivos D S T Q Q S S

NOVEMBRO

D S T Q Q S S

DEZEMBRO

16 dias letivos 23 dias letivos

21 dias letivos 23 dias letivos 22 dias letivos

2015/1 - 106 dias letivos 2015/2 - 105 dias letivos

2 - Finados.

9 a 30 - Protocolo das

atividades complementares.

9 - Prazo para fechamento dos

diários. 15 - Proclamação da República. 21 - Passeio ciclístico. 30 a 5/12 - Avaliações P2. Feriados e Recessos

Início e Término do Período Letivo Sábados Letivos

Legenda:

Referências

Documentos relacionados

(h) A quantia escriturada de inventários dados como penhor de garantia a passivos. NCRF 18, § 37 - A informação acerca das quantias escrituradas detidas em diferentes classificações

Quando questionados sobre quais animais os mesmo entendiam fazer parte dos grupos dos artrópodes, observou-se por meio de suas respostas que muitos generalizavam

Foi elaborado um questionário para o levantamento de concepções dos professores a respeito da Evolução Biológica, enfocando: (i) formação, atuação profissional e tempo

As Reações da Fotossíntese reações luminosas (tilacóides) luz abundantes na natureza reações de fixação de carbono (CO 2 ) (estroma) açúcares ciclo de transformação

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial..

Pólipos Não neoplásicos Pólipo inflamatório Pólipo hiperplásico Pólipos hamartomatosos Pólipo juvenil Pólipo juvenil Pólipo de Peutz-Jeghers S...

Nota: Visto que o atraso de enfileiramento e o componente variável do atraso de rede já são incluídos nos cálculos do buffer de controle de variação de sinal, o atraso total é,

Assim como os anjos Querubins, eles também possuem companheiros cujos nomes são obtidos pela leitura da esquerda para a direita começando da segunda letra do mesmo sentido. Isto