• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSITÁRIO POR UM DIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSITÁRIO POR UM DIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

8° Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Universitário por um dia, Amanda Melito, Bruna Cristina Lodis, Fernando Vinicios da Costa Eduardo, Gabriela Lopes Theodoro, Juliana Aparecida Guaberto, Marta Cileni Gadotti, Sabrina Gonçalves Cardoso.

UNIVERSITÁRIO POR UM DIA

Amanda Melito, Bruna Cristina Lodis, Fernando Vinicios da Costa Eduardo, Gabriela Lopes Theodoro, Juliana Aparecida Guaberto, Marta Cilene Gadotti, Sabrina Gonçalves Cardoso. Rio Claro, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Matemática, petmat@rc.unesp.br, Programa de Educação Tutorial – PET.

Eixo: “Direitos, Responsabilidades e Expressões para o Exercício da Cidadania”. Resumo

Este projeto visa conscientizar alunos da rede pública de ensino da cidade de Rio Claro a respeito do vestibular, a Unesp e seus cursos, a fim de que possam sanar suas dúvidas e questionamentos a respeito dos mesmos.

Palavras Chave: Universitário por um dia, UNESP

Rio Claro, Escola Publica.

Abstract

This project aims to raise awareness students from public schools in the city of Rio Claro about the college entrance exam, Unesp and their courses, so that they can solve their doubts and questions about the same.

Keywords: University for a day, UNESP – Rio Claro, Public

School.

Este projeto surgiu há cerca de cinco anos, ainda com o nome de “Matemático por um dia” a partir do desejo de integrantes dos grupos PIBID e PET Matemática da Unesp Rio Claro de proporcionar a alunos da rede pública da cidade, a oportunidade de vivenciar um dia como um universitário. Foi assim que o grupo passou, em 2011, a desenvolver o projeto “Universitário por um dia”, que em 2015 chegou à sua quarta edição.

As primeiras expectativas sobre o potencial do projeto baseavam-se em que, os alunos, ao transitar pelo campus, almoçando no restaurante universitário, conhecendo as diferentes atividades de extensão oferecidas pela instituição, além de suas instalações e também

um pouco mais a respeito do curso de Matemática, sentir-se-iam motivados a prestar o vestibular e ingressar nesse “mundo universitário”.

Depois da realização da primeira edição do “Universitário por um dia” o grupo pode concluir que as expectativas anteriormente citadas foram alcançadas e, assim, cada vez mais o projeto mostrou sua importância, e ano após ano vem ganhando espaço entre os projetos desenvolvidos pelo grupo PET Matemática e grupos de todos os dez cursos oferecidos no campus de Rio Claro da Unesp.

A última edição do projeto ocorreu nos dias 06 e 07 de agosto de 2015 e contou com a participação de aproximadamente cento e vinte alunos de três escolas diferentes, sendo duas da cidade de Rio Claro e uma de Santa Gertrudes.

(2)

8° Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Universitário por um dia, Amanda Melito, Bruna Cristina Lodis, Fernando Vinicios da Costa Eduardo, Gabriela Lopes Theodoro, Juliana Aparecida Guaberto, Marta Cileni Gadotti, Sabrina Gonçalves Cardoso.

Uma parte dos participantes está apresentada na Figura 1 abaixo. Contribuíram para o desenvolvimento do projeto membros dos dez cursos de graduação, além de diretores dos Institutos de Biociências (IB) e Geociências e Ciências Exatas (IGCE).

Figura 1. Alunos participantes da edição 2015

Promover a popularização do ensino superior entre alunos da rede pública de ensino da cidade de Rio Claro, onde se encontra um dos inúmeros campus da Unesp, proporcionando a esses alunos dois dias de vivências como legítimos universitários, levando-os a conhecer a universidade e aquilo que ela pode oferecer aos seus alunos.

Estimular alunos da Unesp a desenvolver projetos de extensão tais como esse descrito aqui, para que mais cidadãos saibam que possuem oportunidades de ingressar em universidades públicas.

Estreitar os laços existentes entre a comunidade local que cerca as instalações da universidade e os próprios integrantes da

universidade sendo eles professores, alunos ou servidores técnico-administrativos.

Esse projeto é preparado durante aproximadamente seis meses para só então ser executado.

Em geral um grupo de seis integrantes juntamente com a tutora do grupo PET Matemática compõem a comissão organizadora. Tal comissão é responsável por selecionar a(s) escola(s) que participará(ão), convidar os alunos; providenciar seu transporte no trajeto escola – Unesp e Unesp – escola junto à prefeitura; entrar em contato com membros dos dez cursos de graduação oferecidos no campus, para que se representem os mesmos e preparem suas respectivas atividades que serão apresentadas no dia da execução do projeto; selecionar apresentações culturais; providenciar alimentação para os alunos visitantes, seja ela por meio de kits e até mesmo o almoço no restaurante universitário; divulgar o projeto; elaborar a programação e cuidar de toda a parte logística.

Nos dias em que os alunos visitam a universidade, muitas outras pessoas colaboram para que nenhum detalhe passe despercebido e que os participantes possam realmente vivenciar dois dias como universitários, alunos da Unesp.

Os institutos IB e IGCE colaboram com a divulgação e elaboração do projeto, providenciando, por exemplo, faixas, cartazes, brindes, lanches e até mesmo proporcionando

(3)

8° Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Universitário por um dia, Amanda Melito, Bruna Cristina Lodis, Fernando Vinicios da Costa Eduardo, Gabriela Lopes Theodoro, Juliana Aparecida Guaberto, Marta Cileni Gadotti, Sabrina Gonçalves Cardoso.

aos alunos participantes do evento a oportunidade de almoçar gratuitamente no restaurante universitário do campus.

Em parceria com a coordenação da escola selecionada o projeto ganha forma à medida que os alunos são consultados sobre quais cursos eles mais desejam conhecer, visto que ainda não há condições logísticas para que os participantes conheçam todos os cursos oferecidos de uma só vez. Dessa forma é montada uma estrutura de maneira que os dez cursos são apresentados dois a dois simultaneamente, cabendo a cada aluno portanto, optar por cinco deles.

Na última edição do “Universitário por um dia” foram apresentados simultaneamente: Geografia e Matemática, Ecologia e Educação Física, Ciências da Computação e Geologia, Ciências Biológicas e Física, e Engenharia Ambiental e Pedagogia.

A forma de apresentação dos cursos pode variar desde palestras sobre a estrutura didática do mesmo, passando por visitas a laboratórios ou museus até caminhada pelo campus e suas instalações enquanto as atividades desenvolvidas no curso são apresentadas oralmente.

Sendo assim os participantes são envolvidos das mais distintas formas no ambiente universitário e é possível perceber que tais procedimentos encantam e motivam os alunos a almejar prosseguir seus estudos em nível

superior.

A Figura 2 mostra o cartaz de divulgação elaborado na edição mais recente do “Universitário por um dia”.

Observa-se pela Figura 2 que várias apresentações culturais foram apresentadas durante o evento, entre elas, grupo de dança, música e teatro.

Figura 2. Cartaz de divulgação do projeto em

(4)

8° Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Universitário por um dia, Amanda Melito, Bruna Cristina Lodis, Fernando Vinicios da Costa Eduardo, Gabriela Lopes Theodoro, Juliana Aparecida Guaberto, Marta Cileni Gadotti, Sabrina Gonçalves Cardoso.

Os resultados obtidos no decorrer dos anos de existência desse projeto indicam que é necessário um número maior de iniciativas como essa, que são chamadas de extensão e promovem a aproximação entre a comunidade local e os membros da universidade.

Outro aspecto que salta a nossos olhos é a importância de explicar aos jovens alunos do ensino médio o que é e tudo aquilo que a vida universitária pode oferecer-lhes. É bonito perceber o quão é fascinante para os participantes do projeto saber que a Unesp oferece biblioteca com laboratórios de pesquisa e salas de estudos, projetos de extensão com atividades voltadas para idosos e os mais variados esportes.

A importância de proporcionar a alunos da rede pública de ensino a oportunidade de viver dois dias como universitários motiva-os a prosseguir em seus estudos, dedicando-se e valorizando aquilo que lhes é oferecido, sendo assim, o projeto “Universitário por um dia” contribui para o ingresso desse tipo de alunado em instituições públicas e privadas de ensino superior.

Todos aqueles que trabalham para o bom desenvolvimento desse projeto acabam por ganhar tanto em experiência como em aprendizado, pois dedicam suas forças para que os objetivos sejam cumpridos e vêem nos olhos dos participantes que todos seus esforços dão resultado, além de poderem conhecer mais sobre os outros cursos e recursos que a Unesp oferece em seu campus de Rio Claro.

Ao longo das edições desse projeto centenas de alunos foram beneficiados, sendo que as escolas Escola Estadual Joaquim Ribeiro, Escola Estadual Professor João Batista Leme,

Escola Estadual Chanceler Raul Fernandes, Escola Estadual Professor José Cardoso, Educandário e Escola Estadual Pedro Raphael da Rocha – de Santa Gertrudes, participaram do projeto.

Durante todo o período de realização do projeto, houve alguns momentos em rodas de conversa, com o objetivo de gerar bate-papos descontraídos entre os alunos participantes e os universitários. Acreditamos que a partir de situações como essa, vínculos de amizade e afinidade podem ser formados, possibilitando momentos de orientação aos alunos, visto que possuíam muitas dúvidas a respeito de vestibulares e cursos. Dessa forma, pudemos notar que esses momentos de conversas informais promoveram aproximação entre universitários, alunos e professores que participaram do “Universitário por um dia”.

Com o projeto foi possível unir os organizadores dos dez cursos do campus, fato que motivou a interação entre eles e a elaboração de novas atividades e projetos a serem desenvolvidos. Além disso, percebemos que o projeto foi capaz de popularizar as atividades que a universidade oferece até mesmo entre os seus membros.

(5)

8° Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Universitário por um dia, Amanda Melito, Bruna Cristina Lodis, Fernando Vinicios da Costa Eduardo, Gabriela Lopes Theodoro, Juliana Aparecida Guaberto, Marta Cileni Gadotti, Sabrina Gonçalves Cardoso.

Depois de executado notamos que o resultado final do projeto foi acima do esperado sendo, portanto, satisfatório. Acreditamos que isso se deve à entrega e dedicação totais de seus organizadores e colaboradores.

Agradecemos aos grupos PET Matemática, PET Biologia, PET Geologia, PET Geografia, ao PIBID Matemática, Centros Acadêmicos, Coordenações de Curso, aos institutos de Biociências (IB) e Geociência e Ciências Exatas (IGCE), ao Restaurante Universitário, às escolas que participaram permitindo que seus alunos viessem para a universidade, à Prefeitura pelo ônibus cedido para o transporte dos alunos, ao Programa de Educação Tutorial pelo financiamento desse projeto.

Referências

Documentos relacionados

Pra você, que ainda não assistiu e ficou curioso(a), segue abaixo o link direto, caso queira ver... Falo de pessoas, da SEVIA... de tanta coisa que vi e vivi.... Espaço Salute!.

Os 4 produtores, 1 de cada região, cujos lotes obtiveram a maior pontuação (independente da categoria) serão premiados com uma viagem a um tradicional país na produção de cafés

é de anterioridade. b) o pretérito imperfeito indica um processo concluído num período definido no passado. Em junho de 1913, embarquei para a Europa a fim de me tratar num sanató-

Utilizando a expressão de Paulo Freire, Gadotti acredita que existe uma educação da reprodução da sociedade, uma educação como prática da domesticação e no outro extremo

Os muros e as grades nos protegem de quase tudo Mas o quase tudo quase sempre é quase nada E nada nos protege de uma vida sem sentido O quase tudo quase sempre é quase nada E nada

Landeira Carvalhais Vilanova Calvário Local Serrazes Vilanova Local Carvalhais Carvalhais Local Penso Vila Nova Ferreiros Calvário Tarefas Diárias. Eneida Almeida e Aurora

Mendes Filho (2016) avaliando desempenho e características da carcaça em função de estratégias de terminação de bovinos em pastagens na época da seca, com dietas

A proposta do projeto apoiado pela CCR NovaDutra e desenvolvido em São José dos Campos (SP), pelo São José Rugby Clube é contribuir para a promoção social por meio do