• Nenhum resultado encontrado

Mais de 135 mil pessoas já estão sendo beneficiadas com o Vida Nova nas Grotas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mais de 135 mil pessoas já estão sendo beneficiadas com o Vida Nova nas Grotas"

Copied!
250
0
0

Texto

(1)

Mais de 135 mil pessoas já estão sendo

beneficiadas com o Vida Nova nas Grotas

QUALIDADE DE VIDA

Programa já chegou a 35 comunidades de Maceió com obras de mobilidade urbana, como escadarias, corrimões e passeios

Texto de Marcio Chagas

O Vida Nova nas Grotas, do Governo de Alagoas, tem um papel importante no resgate da autoestima dos moradores das comunidades da capital, por meio de avanços em mobilida-de urbana. Desmobilida-de a sua criação, em 2016, ainda como Pequenas Obras, Grandes Mudanças, o programa já beneficia mais de 135 mil pessoas, das mais de 250 mil que moram nas grotas de Maceió, com os serviços de melhorias de infraestrutura.

Entre as mais de 70 comu-nidades existentes na capital, 35 delas – que representa quase 50% do total - já estão usufruin-do das mudanças proporciona-das pelo programa, a exemplo

da construção de escadarias drenantes, pontilhões, passeios e corrimãos.

Atualmente, 18 grotas já estão com serviços concluídos e entregues, como é o caso da grota do Grutão, localizada na parte alta da cidade, no bairro da Gruta de Lourdes.

Por lá, as mudança já são comemoradas pelos mais de dois mil moradores, que, pela primeira vez, receberam in-vestimento em mobilidade na região.

Só nesta comunidade foram construídos 820 metros de es-cadarias, 350 de canaletas e 2 mil metros de corrimão para auxiliar no deslocamento dos moradores. Ainda foram im-plantados 130 metros de muro

de contenção, 52 metros de pon-tilhão, 3 mil de passeio, 1.100 de meio-fio e mais de mil metros quadrados em pavimentação, garantindo mais segurança no deslocamento dos moradores, principalmente, no período chu-voso que se aproxima.

Em menos de dois anos, o programa avançou e, além de expandir suas atividades, teve um aumento expressivo também nos investimento desti-nados aos serviços de infraestru-tura, como destaca o secretário executivo de Transporte e De-senvolvimento Urbano, Alcides Tenório.

“O que faz o Vida Nova nas Grotas ser tão vitorioso é o comprometimento do Governo do Estado. Já destinamos cerca

de R$ 107 milhões para obras em locais onde nunca existiu qualquer investimento. Estamos humanizando as grotas. Agora, morar nessas áreas passou a ser referência, algo significati-vo e que aumenta a dignidade das pessoas”, celebra Alcides Tenório.

Parceria com a ONU

Desde 2017, o Vida nova Nas Grotas ampliou suas atividades e firmou parceria com o Programa das Nações Unidas para Assen-tamentos Urbanos (ONU-Habi-tat). Além da mobilidade urbana, segmentos como lazer, esporte, empreendedorismo, saúde, edu-cação e cultura também fazem parte do planejamento de ações nas comunidades. Marcio Chagas Comunidade recebeu três mil metros de passeios implantados IMPRESSAO E PUBLICACAO DE ALAGOAS

COMPANHIA DE EDICAO IMPRESSAO E PUBLICACAO DE ALAGOAS Dados: 2018.05.22 22:58:32 -03'00'

(2)

Governador em exercício visita Comando

da PM e Secretaria de Segurança Pública

VISITAS INSTITUCIONAIS

Otávio Praxedes recebe homenagem da Polícia Militar e se reúne com integrantes da Mesa de Situação da SSP

Texto de Severino Carvalho

O governador em exercício de Alagoas, desembargador Otávio Praxedes, fez, ontem (22), visitas institucionais ao Comando Geral da Polícia Militar de Alagoas (PMAL) e à Secretaria de Estado da Segu-rança Pública (SSP).

No Quartel do Comando--Geral da PM, Otávio Praxedes foi recebido pelo comandante--geral da Corporação, coronel Marcos Sampaio. “Ficamos honrados com essa visita. É sempre uma honra receber o governador no Quartel do Co-mando-Geral. Estamos muito satisfeitos pelo reconhecimento à instituição”, destacou Marcos Sampaio.

A reunião contou, ainda, com a participação do subco-mandante-geral da PM, Wilson da Silva; do corregedor-geral, Reinaldo Cavalcante; dos dire-toresde Pessoal, Thúlio Emery; e de Ensino, Adroaldo Goulart; do comandante da Academia Militar (APMSAM), Erivaldo Albino; do assessor Militar do TJ, coronel Elias Silva; do pre-sidente do Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg), juiz de Direito Maurício César Brêda; e do procurador do Esta-do e membro Esta-do Conseg, Elder Soares.

Os militares fizeram uma apresentação sobre a estrutu-ra da PM em Alagoas: efetivo e unidades operacionais. O governador em exercício rece-beu do comandante-geral uma homenagem pela visita às ins-talações “e por sempre mostrar preocupação frente aos anseios da tropa, que diuturnamente defende a sociedade alagoana”.

Após o encontro no Quar-tel-Geral da PM, o governador em exercício seguiu para a SSP,

Márcio Ferreira

Em visita à PM, governador em exercício recebe homenagem do comandante-geral da Corporação

onde se reuniu com os integran-tes da Mesa de Situação, presi-dida pelo secretário executivo de Políticas da Segurança Pú-blica, delegado Manoel Acácio Júnior.

“Desde quando assumi o Governo, coloquei como prio-ridade fazer uma visita ao Comando da Polícia Militar e aos seus integrantes pela importância desta instituição para o Estado de Alagoas. A minha presença hoje, aqui, é

uma demonstração de respeito à Polícia Militar, que também é extensiva à Polícia Civil. Por isso também fiz questão de vir aqui, encerrando, desta forma, as visitas institucionais aos ór-gãos que têm interlocução com o Poder Judiciário, previstas na minha agenda como governador em exercício”, explicou Otávio Praxedes.

Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), o desembargador assumiu

inte-rinamente o Governo do Estado no dia 17 e fica à frente do Po-der Executivo até 26 de maio, período em que o titular, Renan Filho, estará em férias.

Participaram, ainda, da re-união da Mesa de Situação, a delegada-geral adjunta, Kátia Emanuelly; o subcomandante--geral do Corpo de Bombeiros, coronel Paulo Marques; o co-mandante-geral da PM, Mar-cos Sampaio; e o presidente do Conseg, Maurício César Brêda.

(3)

Controladoria-Geral do Estado lança

o Projeto Semear em Satuba

140 ÁRVORES

Projeto visa disseminar valores relacionados à responsabilidade ambiental e interesse pelo bem-estar coletivo

Texto de Livia Leão

Estimular a participação so-cial, estabelecer a transparên-cia e fomentar as ferramentas de controle social estão entre os objetivos do trabalho desenvolvi-do pela Controladesenvolvi-doria-Geral desenvolvi-do Estado (CGE). Para disseminar valores relacionados à responsa-bilidade cidadã e interesse pelo bem-estar coletivo, a Controlado-ria desenvolveu o Projeto Semear, que tem por objetivo incentivar a arborização do Estado.

Em uma parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), com o apoio da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), a Contro-ladoria irá disponibilizar plantas para que cada servidor coloque a mão na terra e faça a arborização de um espaço.

A Organização Mundial da Saúde recomenda 12 m² de arbo-rização por habitante. No entan-to, segundo a equipe de Educação Ambiental do IMA, a situação da cobertura alagoana ainda não é

Gás natural é alternativa a preços altos do

GLP na indústria e no comércio

ECONOMIA

Texto de Isabela Souza

Com o reajuste de 7,1% no preço do gás liquefeito de petróleo (GLP) em embalagens acima de 13 kg, para uso industrial e comer-cial, a procura por alternativas de fontes de energia econômicas e eficientes em Alagoas só tende a crescer. Com isso, o gás natural fica ainda mais vantajoso para os segmentos comercial e industrial do Estado.

Segundo a distribuidora

ala-goana de gás natural, a Algás, além da economia, o gás natu-ral canalizado é mais eficiente, porque pode ser aproveitado em diversas aplicações. Sua utiliza-ção vai desde fornos e fogões até processos de secagem, refino, tor-refação, pasteurização, destilação e lavagem.

Para o gerente comercial da Algás, Fabio Sousa, quando o as-sunto é eficiência energética, o alto rendimento do gás natural conquista cada vez mais usuários

entre hotéis, restaurantes, hos-pitais, lavanderias e academias. “Praticidade, modernida-de, eficiência e, nestes tempos, economia são algumas das ca-racterísticas que fazem do gás natural um atrativo e estimulam a migração do botijão acima de 13 kg para o gás canalizado. Essa é a realidade de cerca de 650 estabelecimentos comerciais e industriais em Maceió”, informa o gerente.

Os consumidores

interessa-dos na instalação do gás natural podem entrar em contato com uma prestadora de serviços de rede interna de gás canalizado registrada no Conselho Regio-nal de Engenharia e Agronomia (Crea/AL). A lista dessas empre-sas pode ser acessada pelo site da Algás. A Distribuidora afirma também que seus engenheiros estão disponíveis para colaborar na elaboração de projetos de ins-talação através do número 117, com ligação gratuita.

Ascom/IMA

Projeto Semear prevê o plantio de 140 árvores no povoado Santa Apolônia, na cidade de Satuba

satisfatória.

“Infelizmente, a situação da cobertura vegetal em nosso Es-tado, tanto em zona rural quanto em área urbana, é considerada precária, devido, especialmente, ao longo período em que Alagoas esteve imersa em culturas de plantio, em especial, a da ca-na-de-açúcar”, explica Meraldo Rocha, consultor ambiental.

Após uma avaliação do tipo de solo, realizada pelos técnicos do IMA, na sexta-feira (25), CGE realiza o lançamento do Projeto Semear com o plantio de 140 ár-vores no povoado Santa Apolônia, na cidade de Satuba.

Na ocasião, os servidores irão participar de uma palestra sobre os benefícios proporciona-dos pelas árvores e os cuidaproporciona-dos

necessários para que as plantas se desenvolvam adequadamente.

Serão plantadas mudas das seguintes espécies ypês (rosa, amarelo e roxo), craibeira, ingá e canafístula. A manutenção da área será realizada pelos mora-dores da região, com orientação dos técnicos do IMA e visitas dos servidores responsáveis pela planta.

(4)

Helvio Auto adota internação em alas

de acordo com identidade de gênero

DIVERSIDADE

Portaria diz que travestis, transexuais e transgêneros podem escolher a enfermaria de acordo com identidade de gênero e não pelo sexo

Texto de Ana Paula Tenório

Em atenção à Política Na-cional de Saúde Integral LGBT do Ministério da Saúde, o Hos-pital Escola Dr. Helvio Auto, por meio da publicação da portaria interna nº 06/2018, com o devido amparo legal e primando pelo respeito à di-versidade, definiu que os pa-cientes devem ser internos nas enfermarias de acordo com sua identidade de gênero, con-tribuindo, desta forma, para a eliminação do preconceito e da discriminação da população LGBT nos serviços de saúde.

Desde o início de 2017, o Hospital Escola Dr. Helvio Auto já segue a portaria da Universi-dade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), que deter-minou a adoção do nome social em todos os registros relativos ao serviço público, seja para usuários, seja para servidores. É por meio da apresentação do nome social no momento da admissão e pela vontade expressa pelo usuário que o paciente é direcionado para as enfermarias compatíveis com sua identidade de gênero.

“A partir da adoção do nome social e do desejo de-clarado pelo usuário, per-cebemos a necessidade de debater institucionalmente o tema. Nas reuniões multi-disciplinares foi trabalhada a particularidade imediata do caso contextualizado na Clínica Ampliada. A premissa foi a garantia dos princípios constitutivos do SUS - uni-versalidade, integralidade e equidade – e, especialmente, o valor fundamental da dig-nidade da pessoa humana”, explicou Vannessa Almeida, coordenadora do Núcleo de Unidades Assistenciais do

Ana Paula Tenório

Respeito à identidade de gênero humaniza atendimento e colabora com a recuperação dos pacientes

Hospital Helvio Auto.

A identidade de gênero será observada também no momento em que o paciente precisar ficar em observação no Pronto Atendimento do hospital. A portaria também dispõe que, se o caso de in-ternação não necessitar de isolamento por causa da pato-logia, devem ser estimulados o respeito às diferenças e à diversidade, o que pressupõe

a convivência do usuário em ambiente escolhido por ele e não a segregação e isolamento social.

“Entendemos que o aten-dimento e tratamento são direcionados à pessoa e não apenas ao seu diagnóstico ou tampouco à sua orienta-ção sexual, uma vez que a saúde contempla aspectos orgânicos, psíquicos e so-ciais. Portanto, é natural que

se respeite a diversidade e as expressões de gênero, o que obviamente contribui para o favorecimento da saúde do usuário”, esclareceu Vannes-sa Almeida.

O fluxo está sendo seguido normalmente pelo Hospital Helvio Auto após a publica-ção da portaria. Discussões sobre o tema já fazem parte do calendário de eventos aca-dêmicos da unidade.

(5)

Poder Executivo

. .

ATOS E DESPACHOS DO GOVERNADOR

LEI Nº 8.015, DE 22 DE MAIO DE 2018.

AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A ABRIR, AO ORÇAMENTO VIGENTE, CRÉDITO SUPLEMENTAR EM FAVOR DO FUNDO DE MODERNIZAÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO - FUNJURIS, NO VALOR QUE MENCIONA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS

Faço saber que o Poder Legislativo Estadual decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica o Poder Executivo autorizado a abrir, em favor do Fundo de Modernização do Poder Judiciário - FUNJURIS, o crédito suplementar por superávit financeiro no valor de R$ 77.000.000,00 (setenta e sete milhões de reais), para atender aos Programas de Trabalho - PT 02.061.0003.2114 - Manutenção do Poder Judiciário - FUNJURIS, 02.122.0003.3043 - Construção de Prédios Públicos, 02.122.0003.3038 - Reforma e Ampliação de Prédios Públicos, 02.122.0003.3048 - Modernização do Poder Judiciário, e 02.131.0003.3051 - Divulgação das Ações do Poder Judiciário e respectivos Planos Orçamentários - PO 000001, Fonte 0291 - Recursos da Administração Indireta, discriminados no quadro de suplementação, conforme Anexo Único desta Lei.

Art. 2º Os recursos necessários para a execução do disposto no artigo anterior decorrerão de superávit financeiro do FUNJURIS apurado em balanço patrimonial do exercício financeiro anterior, atendendo ao disposto no art. 43 da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964, no art.167, V, da Constituição Federal e no art. 178 da Constituição Estadual.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO REPÚBLICA DOS PALMARES, em Maceió, 22 de maio de 2018, 202º da Emancipação Política e 130º da República. OTÁVIO LEÃO PRAXEDES

Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas no exercício do Cargo de Governador do Estado

LEI Nº 8.015, DE 22 DE MAIO DE 2018. ANEXO ÚNICO

CRÉDITO SUPLEMENTAR SUPLEMENTAÇÃO

Código Orçamentário Especificação Natureza da Despesa/ Fonte de Recurso Valor (R$)

02000 Tribunal de Justiça 77.000.000,00

02501 Fundo de Modernização do Poder Judiciário - FUNJURIS 77.000.000,00 02.061.0003.2114

PO 000001

Manutenção do Poder Judiciário - FUNJURIS Todo o Estado. 339030/0291 339039/0291 1.000.000,0035.000.000,00 02.122.0003.3043 PO 000001

Construção de Prédios Públicos

Todo o Estado 449051/0291 25.000.000,00

02.122.0003.3038

PO 000001

Reforma e Ampliação de Prédios Públicos

Todo o Estado

449051/0291 5.000.000,00

02.122.0003.3048 PO 000001

Modernização do Poder Judiciário

(6)

O EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE ALAGOAS, DESEMBARGADOR OTÁVIO LEÃO PRAXEDES, NO EXERCÍCIO DO CARGO DE GOVERNADOR DO ESTADO, EM DATA DE 22 DE MAIO DE 2018, DESPACHOU OS SEGUINTES PROCESSOS:

PROC.1101-1897/18, da ALE = De acordo. Sanciono e promulgo o Projeto de Lei nº 609/2018, de iniciativa do Poder Executivo e aprovado pelo Poder Legislativo Estadual. Publique-se.

PROC.1101 -698/18, da UNEAL = De acordo. Lavrem-se os Decretos. Em seguida remetam-se os autos à Procuradoria Geral do Estado - PGE para fins de comprovação, se for o caso, perante o Juízo processante, da efetivação das providências e adoção das demais medidas legais a seu cargo. Ato contínuo, que o processo seja encaminhado à Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL para adoção das providências no âmbito de sua competência. PROCs.1101-4413/17, do TJ/AL;

1101-3503/16, da UNCISAL; 1101-3150/17, da UNCISAL; e 2000-30546/15, da SEPLAG.

DESPACHO: De acordo. Lavre-se o decreto. Em seguida, remetam-se os autos à SESAU para conhecimento e arquivamento por se tratar de evento funcional relacionado à servidor daquele órgão. PROC.1101-3640/17, do TJ/AL = De acordo. Lavre-se o decreto.

Em seguida, remetam-se os autos à SESAU, para as demais providências a seu cargo.

PROC.1101-3019/17, do TJ/AL = De acordo. Lavre-se o decreto. Em seguida, remetam-se os autos à SEFAZ para conhecimento e arquivamento por se tratar de evento funcional relacionado à servidor daquele órgão.

PROC.1101-105/15, da UNCISAL = De acordo. Lavre-se o decreto. Em seguida, remetam-se os autos à SEPLAG para conhecimento e arquivamento por se tratar de evento funcional relacionado à servidor daquele órgão.

PROC.1101-2365/17, do TJ/AL = Com base no Parecer PGE/GAB 2304/2015, da douta Procuradoria Geral do Estado, autorizo a cessão, sem ônus para o órgão de origem, e para exercício de cargo comissionado, pelo período de 1 (um) ano, a contar de 9 de junho de 2017, do servidor José de Souza Oliveira, CPF nº 123.986.674-72, titular do cargo de provimento efetivo de Motorista, matrícula nº 165, do Quadro de Pessoal do Instituto Zumbi dos Palmares - IZP, para o Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, nos termos do art. 4º, inciso II, do Decreto nº 36.618, de 24 de julho de 1995, devendo o órgão cessionário reter, recolher e repassar as contribuições previdenciárias à Alagoas Previdência, nos termos do que dispõe os arts. 31 e 32 da Orientação Normativa SPS nº 02/2009, do Ministério da Previdência Social. Retornem os autos ao IZP para as demais providências a seu cargo.

PROC.1101-665/16 (apenso nº 1101-1933/16), do TJ/AL = Com base no Parecer PGE/PA 2528/2017, aprovado pelo Despacho PGE/ GAB nº 2032/2017, reconsiderado pelo Despacho SUB PGE/ GAB nº 2917/2017, da douta Procuradoria Geral do Estado, ratifico a permanência da cessão da servidora Maria de Fátima Gama Brêda, CPF nº 409.245.564-04, titular do emprego público de Assistente Técnico I, matrícula nº 33-7, do Quadro de Pessoal do Serviço de Engenharia do Estado de Alagoas S/A - SERVEAL, para o Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, nos termos do

art. 4º, inciso II, do Decreto nº 36.618, de 24 de julho de 1995, para o exercício de Função Gratificada, pelo prazo de 1 (um) ano, a contar de 13 de fevereiro de 2016, com ônus para o órgão de origem, mediante ressarcimento pelo órgão cessionário. Remetam-se os autos ao SERVEAL para ciência seu Titular e demais providências a seu cargo.

PROC.1101-3731/17, da FAPEAL = Com base no Parecer PGE-PA-00-4328/2017, e no Despacho Jurídico PGE/PA/CD-00-524/2018, aprovado pelo DESPACHO SUB PGE/GAB Nº 0546/2018, da douta Procuradoria Geral do Estado, autorizo a cessão, sem ônus para o órgão de origem, da servidora Betânia Santos Canuto, CPF nº 758.845.694-91, titular do cargo de provimento efetivo de Professor Auxiliar, matrícula nº 825784-1, do Quadro de Pessoal da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL, nos termos do art. 4º, inciso II, do Decreto nº 36.618, de 24 de julho de 1995, até o término do atual período administrativo Governamental, devendo o órgão cessionário reter, recolher e repassar as contribuições previdenciárias à Alagoas Previdência, nos termos do que dispõem o art. 34 da Lei Estadual nº 7.751, de 9 de novembro de 2015, e os arts. 31 e 32 da Orientação Normativa SPS nº 02, de 31 de março de 2009, do Ministério da Previdência Social. Tornem os autos à UNEAL, para as demais providências a seu cargo.

PROC.1101-39/18, da SESAU = Com base no Parecer PGE/PA-369/2018, aprovado pelo Despacho PGE/GAB nº 0659/2018, da douta Procuradoria Geral do Estado, autorizo a cessão, sem ônus para o órgão de origem, da servidora Maria Goretti Almeida da Silva, CPF nº 276.425.774-00, titular do cargo de provimento efetivo de Auxiliar Administrativo, matrícula nº 34349-8, do Quadro de Pessoal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL, para a Secretaria de Estado da Saúde, nos termos do art. 4º, inciso II, do Decreto nº 36.618, de 24 de julho de 1995, até o término do atual período administrativo governamental, devendo o órgão cessionário reter, recolher e repassar as contribuições previdenciárias à Alagoas Previdência, nos termos do que dispõe os arts. 31 e 32 da Orientação Normativa SPS nº 02, 31 de março de 2009, do Ministério da Previdência Social. Tornem os autos à FAPEAL, para as demais providências a seu cargo.

PROC.1101-2349/17, da UNCISAL = Com base no Parecer PGE/PA/ CD-7571/2017, aprovado pelo Despacho SUB PGE/GAB nº 2962/2017, da douta Procuradoria Geral do Estado, autorizo a cessão, sem ônus para o órgão de origem, da servidora Andrea Angela Silva Melo, CPF nº 635.675.124-04, titular do cargo de provimento efetivo de Enfermeira, matrícula nº 500.685-6, do Quadro de Pessoal da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL, para a Secretaria de Estado da Saúde, nos termos do art. 4º, inciso II, do Decreto nº 36.618, de 24 de julho de 1995, até o término do atual período administrativo governamental, devendo o órgão cessionário reter, recolher e repassar as contribuições previdenciárias à Alagoas Previdência, nos termos do que dispõem o art. 34 da Lei Estadual nº 7.751, de 9 de novembro de 2015, e os arts. 31 e 32 da Orientação Normativa SPS nº 02/2009, do Ministério da Previdência Social. Tornem os autos à UNCISAL, para as demais providências a seu cargo. PROC.52534-293/17, da SEDETUR = Com fundamento no Parecer

PGE/PLIC nº 1347/2017, aprovado pelo Despacho PGE-PLIC-02.131.0003.3051

PO 000001

Divulgação das Ações do Poder Judiciário

Todo o Estado

339039/0291 1.000.000,00

========================================================================================================== JOSÉ ROBERTO SANTOS WANDERLEY

Gerente de Documentação e Publicação de Atos Governamentais

(7)

Estado de Alagoas DIÁRIO OFICIAL

SECRETÁRIO - CHEFE DO GABINETE CIVIL

FRANKLIN ADRIANO CARDOSO DE BARROS

Secretário Executivo de Gestão Interna, respondendo pelo Expediente PROCURADOR - GERAL DO ESTADO

FRANCISCO MALAQUIAS DE ALMEIDA JÚNIOR

CONTROLADORA - GERAL DO ESTADO

MARIA CLARA CAVALCANTE BUGARIM

SECRETÁRIO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUARIA, PESCA E AQUICULTURA

ANTONIO DIAS SANTIAGO

SECRETÁRIO DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

FERNANDO SOARES PEREIRA

SECRETÁRIO DE ESTADO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E DA INOVAÇÃO

ROGÉRIO MOURA PINHEIRO

SECRETÁRIO DE ESTADO DA COMUNICAÇÃO

ÊNIO LINS DE OLIVEIRA

SECRETÁRIA DE ESTADO DA CULTURA

MELLINA TORRES FREITAS

SECRETÁRIO DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA

PAULO DOMINGOS DE ARAÚJO LIMA JUNIOR - Cel. PM

SECRETÁRIO DE ESTADO DA RESSOCIALIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL

MARCOS SÉRGIO DE FREITAS SANTOS

SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

LAURA CRISTIANE DE SOUZA

SECRETÁRIA DE ESTADO DO ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE

CLÁUDIA ANICETO CAETANO PETUBA

SECRETÁRIO DE ESTADO DA FAZENDA

GEORGE ANDRÉ PALERMO SANTORO

SECRETÁRIO DE ESTADO DA INFRAESTRUTURA

FERNANDO FORTES MELRO FILHO

SECRETÁRIO DE ESTADO DO TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO URBANO

MOSART DA SILVA AMARAL

SECRETÁRIO DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS HÍDRICOS

CLÁUDIO ALEXANDRE AYRES DA COSTA

SECRETÁRIA DE ESTADO DA MULHER E DOS DIREITOS HUMANOS

CLAUDIA ELIZABETH SOUZA SIMÕES

SECRETÁRIO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, GESTÃO E PATRIMÔNIO

FABRÍCIO MARQUES SANTOS

SECRETÁRIA DE ESTADO DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA

ESVALDA AMORIM BITTENCOURT DE ARAÚJO

SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE

CARLOS CHRISTIAN REIS TEIXEIRA

SECRETÁRIO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO

ARTHUR JESSÉ MENDONÇA DE ALBUQUERQUE

SECRETÁRIO DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E TURISMO

RAFAEL DE GÓES BRITO

GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS

JOSÉ RENAN VASCONCELOS CALHEIROS FILHO

VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS

JOSÉ LUCIANO BARBOSA DA SILVA

PODER EXECUTIVO

ÍNDICE

PODER EXECUTIVO

Dagoberto Costa Silva de Omena

Diretor-presidente

Jarbas Pereira Ricardo

Diretor administrativo-financeiro

José Otílio Damas dos Santos

Diretor comercial e Industrial

www.imprensaoficialal.com.br

Av. Fernandes Lima, s/n, Km 7, Gruta de Lourdes - Maceió / AL - CEP: 57080-000 Tel.: (82) 3315.8334 / 3315.8335

Preço

Pagamento à vista por cm² R$ 6,16

Para faturamento por cm² R$ 7,40

Publicações

Os textos deverão ser digitados em Word (normal), em fonte Times New Roman, tama-nho 8 e largura de 9,3 cm, sendo encaminhados diretamente ao parque gráfico à Av. Fernandes Lima, s/n, Km 7, Gruta de Lourdes - Maceió/AL, no horário das 08h às 15h ou pelo e-mail materias@imprensaoficialal.com.br.

Reclamações sobre matérias publicadas deverão ser feitas no prazo máximo de 10 dias.

Atos e Despachos do Governador... 01

Gabinete Civil ...04

Procuradoria Geral do Estado ... 05

Sec. de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social ...12

Sec. de Estado da Segurança Pública ...12

Sec. de Estado da Ressocialização e Inclusão Social ...13

Sec. de Estado da Educação ... 13

Sec. de Estado da Fazenda ...16

Sec. de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio ...50

Sec. de Estado da Infraestrutura ...58

Sec. de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos ... 59

Sec. de Estado de Prevenção à Violêcia ...61

Sec. de Estado da Saúde ...62

Sec. de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo ... 215

Delegacia Geral da Polícia Civil ...216

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil ...216

ADMINISTRAÇÃO INDIRETA ...218

EVENTOS FUNCIONAIS ...247

DEFENSORIA PÚBLICA ESTADUAL ...294

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL ...297

PREFEITURAS DO INTERIOR ...305

(8)

CD nº 3289/2017, às fls. 121/124, ambos da Procuradoria Geral do Estado, autorizo a celebração de Convênios entre o Estado de Alagoas, por intermédio da SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO - SEDETUR, tendo por interveniente a Junta Comercial de Alagoas - JUCEAL, e demais órgãos da Administração Direta e Indireta do Estado de Alagoas e outros entes federados, cujo objeto é a liberação do acesso à base de dados da JUCEAL (SIARCO), bem como a visualização dos cadastros e dos atos digitalizados das empresas nele registradas, de que trata o Processo Administrativo nº 52534-293/2017. Remetam-se os autos à SEDETUR para as providências cabíveis, ficando o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo autorizado a representar o Estado de Alagoas celebração dos Convênios, bem como o Presidente da Junta Comercial do Estado de Alagoas na qualidade de interveniente.

=================================================== JOSÉ ROBERTO SANTOS WANDERLEY

Gerente de Documentação e Publicação de Atos Governamentais

Protocolo 358295

. . . .

Gabinete Civil

O SECRETÁRIO EXECUTIVO DE GESTÃO INTERNA DO GABINETE CIVIL, FRANKLIN ADRIANO C. DE BARROS, EM DATA DE 22 DE MAIO DE 2018, DESPACHOU OS SEGUINTES PROCESSOS:

PROC.1101-3993/17 do TJ/AL = DESPACHO Nº 2.149/18 - Diante das informações acostadas pela Delegacia Geral da Polícia Civil, de fls. 145/149, remetam-se os autos à PGE para análise e manifestação sobre a matéria objeto deste processo, em conformidade com o disposto no art. 152, II, da Constituição Estadual, bem como no art. 4º, III, da Lei Complementar Estadual nº 07, de 18 de julho de 1991, que determinam ser função institucional da PGE exercer a consultoria jurídica ao Chefe do Executivo Estadual. Após, retorem os autos para superior consideração governamental. PROC.1101-1622/18 do GC = DESPACHO Nº 2.164/18 - Evoluam os

autos à AMGESP para, na qualidade de entidade gerenciadora, ciência e providências ulteriores que o caso requer.

PROC.1101-1107/18 do TJ/AL = DESPACHO Nº 2.165/18 - Remetam-se os autos sucessivamente à SEPLAG e à CGE para ciência de seus Titulares dos atos e termos do presente processo, e demais medidas a seu cargo, se for o caso. Voltando, ao final, para arquivamento. PROC.1206-892/17 (Ap.1206-2511/15) da PM/AL = DESPACHO Nº

2.166/18 - Retornem os autos à Procuradoria Geral do Estado - PGE para conhecimento e manifestação sobre o teor do Despacho PGE/PA/SUBUNIDADE PREVIDENCIÁRIA 277/2018, de fls. 72, especialmente quanto a orientação de retificação do decreto governamental de reserva do servidor ocorrer em caráter precário. Após, retornem para superior consideração governamental. PROCs.1101-1879/18 do GC = DESPACHO Nº 2.170/18; 1101-1880/18 do GC = DESPACHO Nº 2.171/18; 1101-1881/18 do GC = DESPACHO Nº 2.172/18; 1101-1873/18 do GC = DESPACHO Nº 2.173/18; 1101-1874/18 do GC = DESPACHO Nº 2.174/18; 1101-1882/18 do GC = DESPACHO Nº 2.175/18; 1101-1875/18 do GC = DESPACHO Nº 2.176/18; 1101-1876/18 do GC = DESPACHO Nº 2.177/18; 1101-1877/18 do GC = DESPACHO Nº 2.178/18; 1101-1878/18 do GC = DESPACHO Nº 2.179/18; e 1101-1693/18 do GC = DESPACHO Nº 2.180/18.

DESPACHO: Autorizo. Lavre-se a portaria e, em seguida, vão os autos à SUPOFC para as providências cabíveis.

O SECRETÁRIO EXECUTIVO DE INTEGRAÇÃO POLÍTICA E SOCIAL DO GABINETE CIVIL, ADRUALDO CATÃO, EM DATA DE 22 DE MAIO DE 2018, DESPACHOU OS SEGUINTES PROCESSOS: PROC.1101-1889/18 do TJ/AL = DESPACHO Nº 2.150/18 - Tendo em

vista a sentença judicial em fls. 03 a 06, sigam os autos à douta PGE para, nos termos da Lei Complementar nº 7, de 18 de julho de 1991, a orientação jurídica adequada, tendo em vista o teor do MANDADO OFÍCIO s/n de fls. 2, oriundo do Juízo de Direito da 17ª Vara Cível das Capital / Fazenda Estadual.

PROC.1101-1818/18 do TJ/AL = DESPACHO Nº 2.151/18 - Tendo em vista o pronunciamento da PGE através do DESPACHO PGE-PJ-Nº784/2018, de fs. 04, arquivem-se os presentes autos.

PROC.1101-2807/11 da ALE = DESPACHO Nº 2.152/18 - Tendo em vista o decurso do lapso temporal, e considerando o teor do DESPACHO GSE Nº 3231/2018, de fls. 08, noticiando o atendimento do pedido, arquivem-se os presentes autos.

PROC.1101-02/12 da ALE = DESPACHO Nº 2.153/18 - Tendo em vista o decurso do lapso temporal, e considerando o teor do DESPACHO GSEF Nº 3229/2018 de fls. 07, noticiando o atendimento do pedido, arquivem-se os presentes autos.

PROC.1101-239/12 da ALE = DESPACHO Nº 2.154/18 - Tendo em vista o decurso do lapso temporal, e considerando o teor do DESPACHO GSEF Nº 3230/2018 de fls. 07, oticiando o atendimento do pedido, arquivem-se os presentes autos.

PROC.1101-5711/10 da ALE = DESPACHO Nº 2.155/18 - Tendo em vista o decurso do lapso temporal, e considerando o teor do DESPACHO GSEF Nº 3222/2018 de fls. 06, noticiando o atendimento do pedido, arquivem-se os presentes autos.

PROC.1101-1861/18 do MUN DE PAULO JACINTO = DESPACHO Nº 2.156/18 - Tendo em vista a o DESPACHO D-AMGESP-GP 1181-2018 em fls. retro, encaminhem-se os autos à SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA - SECULT para ciência de sua Titular e providências que julgar pertinentes no âmbito de sua competência, oficiando-se diretamente ao interessado, arquivando-se em seguida.

PROC.1101-1863/18 do TJ/AL = DESPACHO Nº 2.157/18 - Tendo em vista as informações contidas no Ofício nº 492/2018/GP de fls. 2, e da documentação que o acompanha (fls. 3/6), encaminhem-se os autos à SERIS para manifestação conclusiva de encaminhem-seu Titular acerca da matéria, e adoção das medidas cabíveis no âmbito da competência desse órgão, a fim de encontrar a melhor solução que atenda ao interesse público, oficiando-se diretamente ao interessado. Voltando, ao final, para ciência do Chefe do Poder Executivo acerca das medidas que foram adotadas.

PROC.1101-1856/18 do GOV DO EST DO PIAUÍ = DESPACHO Nº 2.158/18 - Tendo em vista o OFÍCIO nº 105/GG, encaminhem-se os autos à SEAGRI para ciência de encaminhem-seu Titular e adoção das providências que se fizerem necessárias. Por oportuno, extraiam-se fotocópias do preextraiam-sente processo, encaminhando-as, mediante ofício, à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - SEMARH para conhecimento do Titular daquela Pasta, e devidos fins no âmbito de sua competência. Voltando, ao final, para ciência do Chefe do Poder Executivo acerca das medidas que foram adotadas.

PROC.1101-1884/18 da SEINFRA = DESPACHO Nº 2.159/18 - Tendo em vista o OFÍCIO Nº 277/2018-GS/SEDETUR em fl. 02, encaminhem-se os autos aos SERVEAL para conhecimento de seu titular e atendimento ao pleito formulado, evoluindo o feito diretamente à SEDETUR, arquivando-se, ao final.

PROC.1101-1867/18 da CASAL = DESPACHO Nº 2.160/18 - Evoluam os autos à douta PGE para, nos termos da Lei Complementar nº 7, de 18 de julho de 1991.

PROC.1101-1458/18 da SEMUDH = DESPACHO Nº 2.161/18 - Considerando o teor do DESPACHO PGE/PLIC nº 707/2018, de fls. 19, acolhido pelo DESPACHO PGE/GAB Nº 1698/2018, retornem os autos à SEMUDH.

(9)

PROC.1500-9434/18 da SEFAZ = DESPACHO Nº 2.162/18 - Remetam-se os autos à SEFAZ para atendimento da condicionante disposta no Despacho PGE/PFE-CD nº 561/2018, aprovado pelo Despacho PGE/GAB nº 1786/2018, de fls. 17/18, ambos da Procuradoria Geral do Estado - PGE. Após, retornem para superior consideração governamental.

PROC.1500-9049/18 da SEFAZ = DESPACHO Nº 2.163/18 - Remetam-se os autos à SEFAZ para atendimento das condicionantes dispostas no Despacho PGE/ASS nº 34/2018, aprovado pelo Despacho PGE/GAB nº 1785/2018, de fls. 38/40, ambos da Procuradoria Geral do Estado - PGE. Após, retornem para superior consideração governamental.

PROC.1101-806/18 da UFAL = DESPACHO Nº 2.167 /18 - Tendo em vista as informações contidas no despacho de fl.07, retornem os autos à SEDETUR para arquivamento, tendo em vista a especificidade da matéria, nos termos da Lei Delegada nº 47, de 10 de agosto de 2015.

PROC.1101-846/17 da UNCISAL = DESPACHO Nº 2.168 /18 - Tendo em vista as informações contidas no despacho de fl.10, retornem os autos à SEDETUR para arquivamento, tendo em vista a especificidade da matéria, nos termos da Lei Delegada nº 47, de 10 de agosto de 2015.

PROC.1101-846/17 da UNCISAL = DESPACHO Nº 2.169/18 - Retornem os autos à douta PGE, para nova manifestação acerca do pedido de cessão formulado, à luz das disposições insertas na Lei Estadual nº 5.247, de 26 de julho de 1991.

PROC.1101-1922/18 de JOSELITO G DE VASCONCELOS = DESPACHO Nº 2.181/18 - Tendo em vista a especificidade da matéria em apenso, evoluam os autos à SEPLAG para ciência, análise e demais providências que julgar pertinentes quanto ao assunto apresentado, oficiando diretamente ao interessado, e arquivando-se em seguida, tendo em vista a especificidade da matéria, nos termos da Lei Delegada nº 47, de 10 de agosto de 2015.

=================================================== JOSÉ ROBERTO SANTOS WANDERLEY

Gerente de Documentação e Publicação de Atos Governamentais

Protocolo 358296

. .

Procuradoria Geral do Estado

EVENTOS FUNCIONAIS ATOS E DESPACHOS DO GOVERNADOR

O PROCURADOR GERAL DO ESTADO, FRANCISCO MALAQUIAS DE ALMEIDA JUNIOR, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES, DESPACHOU EM DATA DE 22 DE MAIO DE 2018 O(S) SEGUINTE(S) PROCESSO(S): PROC: 1204.1076/2018 - INTERESSADO: ANNA CAMILA FALCÃO BROAD. - ASSUNTO: FÉRIAS. - DESPACHO PGE/GAB. N° 1878/2018 - Ciente do Termo de Informação DRH/PGE nº 170/2018, e diante da excepcionalidade do caso, defiro o pleito conforme requerido às fls. 02, tendo em vista a documentação anexada aos autos, dando conta de fatos ocorridos antes da instrução normativa 02/2018 da SEPLAG. Retornem os autos à DRH, para as providências de sua competência, voltando.

PROC: 1101-1767/2018. - INTERESSADO: ALAGOAS ATIVOS - ASSUNTO: DIVERSOS ASSUNTOS - DESPACHO PGE/GAB. N° 1882/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE/PAI/CD nº 1067/2018, emanado da Coordenação da Procuradoria Administrativa, com as razões ali exaradas. Destarte, encaminho o presente processo ao Gabinete Civil para adoção das medidas pertinentes, com a urgência que o caso requer.

PROC: 2000.8046/2018 - INTERESSADO: SESAU - ASSUNTO: REQUERIMENTO - DESPACHO PGE/ GAB. N°1867/2018 - Aprovo o Despacho Jurídico PGE-CE nº 22/2018, emanado do Centro de Estudos, conclusivo pelo envio dos autos à SESAU, para os fins apontados no referenciado despacho, nos termos do art. 30, inciso VIII, do Código Eleitoral.

PROC: 1204-290/2018. - INTERESSADO: PLIC/PGE - ASSUNTO: COMISSÃO - DESPACHO PGE/GAB. N° 1884/2018 - Aprovo o Despacho PGE/PLIC-CD nº 1541/2018, emanado da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, conclusivo pela aprovação das minutas constantes no CD-R acostado aos autos às fls. 06v. Destarte, remeta o presente processo à Assessoria de Informática e Informação para divulgação no sítio eletrônico desta PGE conforme mencionado às fls. 05.

PROC: 4105-563/2018. - INTERESSADO: AMGESP - ASSUNTO: ABERTURA DE PROCESSO LICITATÓRIO PARA REGISTRO DE PREÇOS - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1892/2018 - Conheço e aprovo o Despacho PGE-PLIC-CD nº 1531/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Despacho PGE-PLIC nº 917/2018, conclusivo pela regularidade dos atos da fase interna, desde que atendidas as condicionantes exaradas no sobredito parecer. Ressalte-se que, antes da assinatura do contrato, caso se trate de aquisição de material permanente, os autos devem ser encaminhados ao CPOF, caso se trate de aquisição de material de consumo deve o ordenador de despesa do órgão atestar que os bens a serem adquiridos são destinados ao desenvolvimento das atividades essenciais da Secretaria. Reitero a recomendação de que, tendo o parecerista optado pela aprovação condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, remetam os autos à AMGESP para as providências ulteriores.

PROC: 36000-000164/2017 - INTERESSADO: SELAJ - ASSUNTO: AQUISIÇÃO DE MATERIAL ESPORTIVO - DESPACHO PGE/GAB. N° 1889/2018 - Aprovo o Despacho PGE-PLIC-CD nº 1471/2018, emanado da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu em parte o Despacho PGE/ PLIC nº 847/2018, com as razões ali contidas, conclusivo pela nulidade da fase externa do certame licitatório. Destarte, remetam-se os autos à AMGESP para adoção das medidas pertinentes.

PROC: 4105-945/2017. - INTERESSADO: AMGESP - ASSUNTO: AQUISIÇÃO DE MEDICAMENTOS - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1890/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE/PLIC/CD nº 1500/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Parecer PGE-PLIC nº 173/2018, conclusivo pela regularidade dos atos da fase externa, ensejando a realização dos atos de homologação e assinatura da ata pretendida, desde que cumpridas as condicionantes apontadas no sobredito parecer. Alerto que, tendo o parecerista optado pela aprovação condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, remetam os autos à AMGESP para as providências ulteriores.

PROC: 2102-186/2018 - INTERESSADO: PERÍCIA OFICIAL DO ESTADO - ASSUNTO: CONTRATAÇÃO - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1888/2018 - Aprovo o Despacho PGE-PLIC-CD nº 1479/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu em parte o Despacho PGE/PLIC Nº 858/2018, conclusivo pela possibilidade da contratação pretendida, desde que atendidas as requisições exaradas na referida manifestação jurídica, com as observações ali constantes. Reitero a recomendação de que, tendo o parecerista optado pela aprovação condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, sigam os autos à POAL para os fins devidos.

PROC: 35032.000805 /2017 - INTERESSADO (A): GABINETE CIVIL - ASSUNTO: SOLICITAÇÃO DE PROVIDÊNCIAS - DESPACHO PGE/GAB N° 1894/2018 - Aprovo o Despacho PGE/ASS n° 040/2018, oriundo da Assessoria Especial da Procuradoria Geral do Estado, entendendo que as condicionantes foram atendidas. Sendo assim, retornem os autos ao Gabinete Civil, para superior consideração governamental.

PROC: 36000-162/2017. - INTERESSADO: SELAJ - ASSUNTO: MATERIAIS ESPORTIVOS - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1887/2018 - Conheço e aprovo o Despacho PGE-PLIC-CD nº 1506/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Despacho PGE-PLIC nº 879/2018, conclusivo pela regularidade dos atos da fase interna, desde que atendidas as condicionantes exaradas no sobredito parecer. Ressalte-se que, antes da assinatura do contrato, caso se trate de aquisição de material permanente, os autos devem ser encaminhados ao CPOF, caso se trate de aquisição de material de consumo deve o ordenador de despesa do órgão atestar que os bens a serem adquiridos são destinados ao desenvolvimento das atividades essenciais da Secretaria. Reitero a recomendação de que, tendo o parecerista optado pela

(10)

aprovação condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, remetam os autos à AMGESP para as providências ulteriores. PROC: 36000-485/2017. - INTERESSADO: AMGESP - ASSUNTO: RP DE AQUISIÇÃO DE MATERIAL DE LABORATÓRIO - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1893/2018 - Conheço e aprovo o Despacho PGE-PLIC-CD nº 1533/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Parecer PGE-PLIC nº 182/2018, conclusivo pela regularidade dos atos da fase interna, desde que atendidas as condicionantes exaradas no sobredito parecer. Ressalte-se que, antes da assinatura do contrato, caso se trate de aquisição de material permanente, os autos devem ser encaminhados ao CPOF, caso se trate de aquisição de material de consumo deve o ordenador de despesa do órgão atestar que os bens a serem adquiridos são destinados ao desenvolvimento das atividades essenciais da Secretaria. Reitero a recomendação de que, tendo o parecerista optado pela aprovação condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, remetam os autos à AMGESP para as providências ulteriores. PROC: 4105.757/2017. - INTERESSADO: AMGESP - ASSUNTO: PROCESSO LICITATÓRIO - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1891/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE-PLIC/CD nº 1544/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Parecer PGE/ PLIC/SEINFRA nº 176/2018, conclusivo pela aprovação da fase interna, ensejando a realização dos atos de convocação e julgamento das propostas, desde que cumpridas as condicionantes apontadas nas referenciadas manifestações jurídicas. Alerto que, tendo o parecerista optado pela aprovação condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, remetam os autos à AMGESP para as providências ulteriores.

PROC: 2100-000236/2018 - INTERESSADO: SSP. - ASSUNTO: RENOVAÇÃO DE CONTRATO. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1901/2018 - Aprovo o Despacho PGE-PLIC/CD nº 1538/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Parecer PGE/PLIC nº 860/2018, conclusivo pela possibilidade de celebração do termo aditivo pretendido, desde que atendidas integralmente as condicionantes apontadas no sobredito parecer jurídico. Reitero o alerta de que, tendo a aprovação ocorrido de forma condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, sigam o presente processo à SSP para adoção das medidas pertinentes.

PROC: 4105-000425/2018. - INTERESSADO: AMGESP. - ASSUNTO: ABERTURA DE PROCESSO LICITATÓRIO PARA REGISTRO DE PREÇOS. DESPACHO PGE/ GAB. N° 1900/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE-PLIC-CD nº 1503/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Despacho PGE-PLIC nº 886/2018, conclusivo pela aprovação da fase interna do certame licitatório, ensejando a realização dos atos de convocação e julgamento das propostas, desde que cumpridas as condicionantes apontadas nas referenciadas manifestações jurídicas. Reitero que, tendo o parecerista optado pela aprovação condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, remetam os autos à AMGESP para as providências ulteriores.

PROC: 2000-016791/2017 - INTERESSADO: SESAU. - ASSUNTO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1899/2018 - Aprovo o Despacho PGE-PLIC-CD nº 1542/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Despacho PGE/PLIC Nº 926/2018, conclusivo pela possibilidade jurídica da contratação pretendida, desde que atendidas as requisições exaradas na referida manifestação jurídica. Ressalte-se a impossibilidade de ser realizada qualquer nova aquisição emergencial para esse mesmo serviço, motivo pelo qual se deve dar prioridade à condução do processo licitatório para a contratação regular. Reitero que, tendo o parecerista optado pela aprovação condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, sigam os autos à SESAU para adoção das medidas pertinentes.

PROC: 2000-001957/2018 - INTERESSADO: SECRETARIA MUNICIPAL. - ASSUNTO: DIVERSOS ASSUNTOS. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1898/2018 - Aprovo o Despacho PGE-PLIC-CD nº 1540/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Despacho PGE/PLIC nº 923/2018, que, seguindo entendimento anteriormente exarado, conclui pela possibilidade jurídica de celebração do termo de compromisso objeto dos autos, desde que atendidas as condicionantes exaradas na manifestação jurídica juntada às fls. 106/107. Alerto que, tendo a aprovação ocorrido de forma condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, remetam os autos à SESAU para adoção das medidas pertinentes. PROC: 1500-017599/2018 - INTERESSADO: SEFAZ. - ASSUNTO: PEDIDO DE PRORROGAÇÃO DE CONTRATO. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1897/2018 - Conheço e aprovo o Despacho PGE-PLIC-CD nº 1513/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Despacho PGE/PLIC nº 885/2018, conclusivo pela possibilidade jurídica de celebração do Termo Aditivo versado nos autos. Dessa forma, vão os autos à SEFAZ para adoção das providências cabíveis.

PROC: 1500-013953/2018 - INTERESSADO: SEFAZ. - ASSUNTO: PEDIDO DE DEFERIMENTO. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1896/2018 - Conheço e aprovo o Despacho PGE-PLIC-CD nº 1514/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Despacho PGE/PLIC nº 867/2018, conclusivo pela possibilidade jurídica de celebração do Termo Aditivo versado nos autos, desde que cumprida a condicionante apontada no sobredito despacho. Reitero que, tendo o parecerista optado pela aprovação condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Dessa forma, vão os autos à SEFAZ para adoção das providências cabíveis.

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO, Maceió/AL, 22 de maio de 2018. MAILSON LUIZ PEREIRA DOS SANTOS

Responsável pela Resenha

O SUBPROCURADOR GERAL DO ESTADO, EM EXERCÍCIO, ALEX RAMIRES DE ALMEIDA, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES, DESPACHOU EM DATA DE 22 DE MAIO DE 2018, OS SEGUINTES PROCESSOS: PROC: 2000.13500/2017 - INTERESSADO: SESAU. - ASSUNTO: DIVERSOS ASSUNTOS. - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 1426/2018 - Aprovo o Parecer PGE/PA nº 1231/2018, devidamente apreciado pela Coordenação da Procuradoria Administrativa, nos termos ali exarados, com a ementa abaixo transcrita: ADMINISTRATIVO. SERVIDOR PÚBLICO. SINDICÂNCIA. Constatado, mediante sindicância, a existência de supostas irregularidades no serviço público, e havendo indícios quanto à autoria, impõe-se a instauração de processo administrativo disciplinar para a apuração de responsabilidades. Incidência dos artigos 150 e 157, III, da Lei Estadual n° 5.247, de 26 de julho de 1991. Destarte, remetam-se os autos à PLIC a fim de que se manifeste acerca do item 11 de fls. 100. PROC: 2000.30543/2015 - INTERESSADO (A): MARIA ROSIETE CARNEIRO BANDEIRA. - ASSUNTO: REQUERIMENTO. - DESPACHO SUB PGE/GAB N° 1416/2018 - Conheço e aprovo o Parecer PGE/PA nº 1227/2018, devidamente apreciado pela Coordenação da Procuradoria Administrativa, que, por suas razões e fundamentos jurídicos, conclui pelo indeferimento do pleito, tendo em vista que o aumento de carga horária resultará em acréscimo remuneratório, portanto, imprescindível a demonstração de prévia dotação orçamentária, caso esse, que não se verifica nos autos. À SESAU, para adoção das medidas pertinentes.

PROC: 1700.902/2016 - INTERESSADO (A): SEPLAG. - ASSUNTO: ACUMULAÇÃO. - DESPACHO SUB PGE/GAB N° 1427/2018 - Conheço e aprovo o Despacho PGE/PA nº 406/2018, devidamente apreciado pela Coordenação da Procuradoria Administrativa, que, por suas razões e fundamentos jurídicos, conclui pela boa-fé da servidora ocupante do cargo de Enfermeira, inexistindo o ilícito administrativo de acúmulo de cargos públicos. Dessa forma, remetam-se os autos à SEPLAG, para adoção das medidas pertinentes.

PROC: 20105-1015/2018 - INTERESSADO: LARISSA BOMFIM PALMEIRA LIMA - ASSUNTO: PRORROGAÇÃO DE PRAZO DE POSSE - DESPACHO SUB PGE/ GAB. N° 1422/2018 - Aprovo o Despacho PGE-PA nº 1237/2018, devidamente aprovado pela Coordenação da Procuradoria Administrativa, conclusivo pelo indeferimento do pleito e consequente deseficacização do Decreto de nomeação, cuja ementa transcrevo: ADMINISTRATIVO. CONCURSO PÚBLICO. PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA POSSE. O prazo para posse

(11)

no cargo efetivo é de 30 (trinta) dias, a contar da publicação do ato de nomeação, prorrogável por mais 30 (trina) dias. Desde que haja nomeação, inobservados estes prazos para a posse, implica na deseficacização do ato de nomeação. Incidência do Art. 13, §§ 2º e 3º da Lei Estadual nº 5.247/91. Pelo Indeferimento do pleito. Dessa forma, remetam-se os autos ao Gabinete Civil para os devidos fins.

PROC: 200-14493/2017. - INTERESSADO: SESAU. - ASSUNTO: ABERTURA DE SINDICÂNCIA ADMINISTRATIVA REFERENTE AO PROCESSO DE Nº 17724/2016. - DESPACHO SUB PGE/GAB N° 1382/2018 - Aprovo o Parecer PGE/PA Nº 498/2018, devidamente apreciado pela Coordenação da Procuradoria Administrativa, que, pelos fatos e fundamentos jurídicos ali expostos, conclui pela regularidade formal do processo administrativo disciplinar, encontrando-se apto a receber a decisão final da autoridade administrativa competente. Desta forma, retornem os autos à SESAU para adoção das providências pertinentes.

PROC: 52555-000276/2018. - INTERESSADO: EDSON VIEIRA DE LIMA. - ASSUNTO: PROGRESSÃO HORIZONTAL. - DESPACHO SUB PGE/ GAB. N° 1420/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE/PA/CD nº 1576/2018, emanado da Coordenação da Procuradoria Administrativa, o qual acolheu o Parecer PGE/PA nº 1285/2018, conclusivo pelo deferimento do pleito de progressão funcional, diante do preenchimento dos requisitos legais. Quanto aos efeitos financeiros, estes devem ser delimitados seguindo os parâmetros abaixo descritos: a) quando os certificados utilizados forem apresentados por ocasião do requerimento, os efeitos financeiros devem ser contabilizados a partir da data de protocolo; b) se os certificados aproveitados forem trazidos aos autos em momentos diferentes no curso do procedimento, deve ser considerada a data de juntada do último título. Desta forma, vão os autos à SEPLAG para adoção das providências pertinentes.

PROC: 1800-010939/2014. - INTERESSADO: SEDUC. - ASSUNTO: COMUNICAÇÃO DE SERVIDOR SEM FREQUÊNCIA. -DESPACHO SUB PGE/GAB N° 1421/2018 - Aprovo o Parecer PGE/PA Nº 1269/2018, devidamente acolhido pela Coordenação da Procuradoria Administrativa, que, pelos fatos e fundamentos jurídicos ali expostos, conclui pela regularidade formal do processo administrativo disciplinar, encontrando-se apto a seguir sua tramitação regular para fins de aplicação da sanção administrativa recomendada. Desta forma, retornem os autos à SEDUC para adoção das providências pertinentes.

PROC: 2000-128/2017. - INTERESSADO: PEDRO VIEIRA SANDES - ASSUNTO: APOSENTADORIA COMPULSÓRIA. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1411/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE/PA/SUB-CD-909/2018, emanado pela Coordenação da Procuradoria Administrativa, o qual acolheu o Parecer PGE/PA Subunidade Previdenciária nº 695/2018, conclusivo pela efetivação da aposentadoria compulsória do servidor interessado, sem direito a paridade e com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, calculados com base na média das 80% maiores remunerações, nos termos do art. 40, §1º, II, da CF/88. Desta forma, remetam-se os autos ao Gabinete Civil para superior consideração governamental e lavratura do respectivo ato.

PROC: 4799.5128/2017 - INTERESSADO: MARIA CÍCERA DE OLIVEIRA SILVA - ASSUNTO: PENSÃO POR MORTE - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 1412/2018 - Aprovo o Despacho Jurídico PGE/PA/SUB-CD nº 914/2018, emanado pela Subcoordenação da Procuradoria Administrativa, que por suas razões e fundamentos jurídicos, conclui pelo indeferimento do pleito da interessada. À Alagoas Previdência.

PROC: 2000.28085/2015. - INTERESSADO: SESAU. - ASSUNTO: MEDICAMENTOS. - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 1381/2018 - Aprovo o Parecer PGE/PA nº 1229/2018, devidamente apreciado pela Coordenação da Procuradoria Administrativa, nos termos ali exarados, com a ementa abaixo transcrita: ADMINISTRATIVO. SERVIDOR PÚBLICO. SINDICÂNCIA. Constatado, mediante sindicância, a existência de supostas irregularidades no serviço público, e havendo indícios quanto à autoria, impõe-se a instauração de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para a apuração de responsabilidades. Incidência dos artigos 150 e 157, inciso III, da Lei Estadual n° 5.247, de 26 de julho de 1991. Destarte, remetam-se os autos à PLIC a fim de que se manifeste acerca do item 10 de fls. 77.

PROC: 20105.8448/2017 - INTERESSADO: ROGÉRIO DANTAS DE ALBUQUERQUE - ASSUNTO: ABONO PERMANÊNCIA. - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 1410/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE/PA/SUB-CD nº 907/2018, emanado da Subcoordenação da Procuradoria Administrativa, conclusivo pela concessão do abono permanência ao servidor interessado, diante do preenchimento dos requisitos para aposentadoria especial, disciplinada na Lei Complementar nº 51/1985, com as alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 144/2014, e na Lei Complementar Estadual n° 28/2010. Dessa forma, vão os autos à SEPLAG para adoção das providências ulteriores.

PROC: 2000.23429/2015 - INTERESSADO (A): SESAU. - ASSUNTO: AQUISIÇÃO DE MATERIAL. - DESPACHO SUB PGE/GAB N° 1430/2018 - Aprovo o Despacho Jurídico PGE/PA nº 1468/2018 da Coordenação da Procuradoria Administrativa, o qual acolheu o Despacho PGE/PA nº 496/2018, com as razões nele contidas, o qual opina pelos procedimentos abaixo descritos: a) Em caso de servidor público estadual, a necessidade de instauração de processo administrativo disciplinar para apuração de eventual responsabilidade funcional; b) Em caso de ex-servidor, constatada a irregularidade e configuração de crime, envio dos autos ao Ministério Público Estadual; c) Com relação à Empresa SERVMED COMÉRCIO E SERVIÇOS DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS EIRELI - EPP, o devido encaminhamento ao Ministério Público; Ademais, sigam os autos à PLIC para manifestação quanto ao item 4 do despacho de fls. 82, voltando.

PROC: 2000.17344/2017. - INTERESSADO: SESAU. - ASSUNTO: DIVERSOS ASSUNTOS. - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 1380/2018 - Aprovo o Parecer PGE/PA nº 1230/2018, devidamente apreciado pela Coordenação da Procuradoria Administrativa, nos termos ali exarados, com a ementa abaixo transcrita: ADMINISTRATIVO. SERVIDOR PÚBLICO. SINDICÂNCIA. Constatado, mediante sindicância, a existência de supostas irregularidades no serviço público, e havendo indícios quanto à autoria, impõe-se a instauração de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para a apuração de responsabilidades. Incidência dos artigos 150 e 157, III, da Lei Estadual n° 5.247, de 26 de julho de 1991. Destarte, remetam-se os autos à PLIC a fim de que se manifeste acerca do item 11 de fls. 103.

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO, Maceió/AL, 22 de maio de 2018. MAILSON LUIZ PEREIRA DOS SANTOS

Responsável pela Resenha

A COORDENADORA, DA PROCURADORIA ADMINISTRATIVA CLÁUDIA MUNIZ DO AMARAL DESPACHOU EM DATA DE 22.05.2018, O(S) SEGUINTE(S) PROCESSO(S):

PROCESSO: 20105 – 1652/2018 - INTERESSADO: JAELSON PIMENTEL DA SILVA - ASSUNTO: ASCENSÃO DE NÍVEL - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-CD–1603/2018 - Conheço e concordo com o entendimento manifestado no PARECER PGE/PA-1307/2018, conclusivo pelo deferimento do pleito de progressão funcional do(a) servidor(a) para a Classe “D”, com fundamento no artigo 8º, da Lei Estadual nº 6.276/2001, com as alterações introduzidas pela Lei Estadual nº 7.602/2014, desde que as despesas com pessoal no âmbito administrativo estejam de acordo com os limites estabelecidos na Lei Complementar nº 101/2000, nos termos do artigo 3º, da Lei Estadual nº 7.602/2014. À PCAL.

PROCESSO: 2000 - 21724/2017 - INTERESSADO: MARIZE MARIA DE MAGALHÃES DANTAS OLIVEIRA - ASSUNTO: PROGRESSÃO FUNCIONAL - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–1605/2018 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1308/2018, conclusivo pelo deferimento da progressão funcional do(a) servidor(a) Classe “B” para a Classe “C” da respectiva carreira, com as razões nele contidas. À SESAU.

PROCESSO Nº 1206 – 1384/2018 - INTERESSADO: GEORGE MENDES DE OLIVEIRA - ASSUNTO: AVERBAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–1608/2018 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 73/2018, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1136/2018, conclusivo pelo deferimento condicionado do pleito. À PMAL. PROCESSO Nº 1206 – 878/2018 - INTERESSADO: CRISTIANO BERNARDO DA SILVA - ASSUNTO: AVERBAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–1609/2018 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 73/2018, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1135/2018, conclusivo pelo deferimento condicionado do pleito. À PMAL.

PROCESSO Nº 1206 – 874/2018 - INTERESSADO: MARCONDES DOS SANTOS ANGELO - ASSUNTO: AVERBAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–1610/2018 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 73/2018, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1134/2018, conclusivo pelo deferimento condicionado do pleito. À PMAL. PROCESSO Nº 1206 – 1986/2018 - INTERESSADO: JOÃO PAULO CLEMENTINO DA SILVA - ASSUNTO: AVERBAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–1624/2018 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 73/2018, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1325/2018, conclusivo pelo deferimento condicionado do pleito. À PMAL.

(12)

PROCESSO Nº 1800 – 14387/2017 - INTERESSADO: ADRIANA RAME DE MELO COSTA - ASSUNTO: AVERBAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO/ CONTRIBUIÇÃO. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–1618/2018 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 73/2018, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1327/2018, conclusivo pelo deferimento parcial do pleito. À SEPLAG.

PROCESSO Nº 20105 – 1872/2018 - INTERESSADO: ITMA ANDRADE DA FONSECA UMBELINO - ASSUNTO: AVERBAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO/ CONTRIBUIÇÃO. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–1622/2018 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 73/2018, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1314/2018, conclusivo pelo deferimento do pleito. À SEPLAG.

PROCESSO Nº 20105 – 1115/2018 - INTERESSADO: MANOEL ACÁCIO JUNIOR - ASSUNTO: AVERBAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO/ CONTRIBUIÇÃO. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–1621/2018 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 73/2018, aprovo o DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-00-542/2018, conclusivo pelo deferimento do pleito. À SEPLAG.

PROCESSO Nº 1800 – 1233/2018 - INTERESSADO: JANE CLEIDE DOS SANTOS BEZERRA - ASSUNTO: AVERBAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO/ CONTRIBUIÇÃO. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–1619/2018 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 73/2018, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1316/2018, conclusivo pelo deferimento do pleito. À SEPLAG.

PROCESSO Nº 20105 – 1186/2018 - INTERESSADO: JOSÉ DIOGENES DO AMARAL FILHO - ASSUNTO: AVERBAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO/ CONTRIBUIÇÃO. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–1623/2018 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 73/2018, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1328/2018, conclusivo pelo deferimento do pleito. À SEPLAG.

PROCESSO: 34000 - 233/2018 - INTERESSADO: WALMARAY SILVA DOS SANTOS - ASSUNTO: MUDANÇA DE CLASSE - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–1617/2018 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA-1326/2018, conclusivo pelo deferimento da progressão funcional do(a) servidor(a) da Classe “B” para a Classe “C” da respectiva carreira, com as razões nele contidas. À SERIS.

PROCESSO: 2000 - 19067/2017 - INTERESSADO: JENIANE BATISTA BISPO - ASSUNTO: PROGRESSÃO FUNCIONAL - DESPACHO JURÍDICO PGE/ PA/CD–00–1616/2018 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1137/2018, conclusivo pelo deferimento da progressão funcional do(a) servidor(a) Classe “A” para a Classe “B” da respectiva carreira, com as razões nele contidas. À SESAU.

PROCESSO: 2000 - 19396/2017 - INTERESSADO: KÁTIA PRAXEDES DOS SANTOS - ASSUNTO: PROGRESSÃO FUNCIONAL - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–1615/2018 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1138/2018, conclusivo pelo deferimento da progressão funcional do(a) servidor(a) Classe “A” para a Classe “B” da respectiva carreira, com as razões nele contidas. À SESAU.

PROCESSO: 1206-78/2018 - INTERESSADO: SYLVIO CARLOS TENÓRIO DE VASCONCELOS - ASSUNTO: PRORROGAÇÃO DE LICENÇA PARA TRATO DE INTERESSE PARTICULAR - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-CD-00-1613/2018 - Retornam os presentes autos para exame do Despacho PGE/ PA/SUBUNIDADE PREVIDENCIÁRIA 233/2018. Entretanto, compulsando-se os autos, verifica-se que a análise do Despacho supra da Unidade Previdenciária, que tem o mesmo teor do de fl. 53, já fora feita por conduto do Despacho Jurídico PGE/PA-408/2018, aprovado pelo Despacho Jurídico PGE/PA-CD-00-1360/2018 (fls. 54-56), não havendo o que reanalisar. Em tal condição, os autos devem retornar à Subunidade da PGE no âmbito da Alagoas Previdência para análise e parecer, por competente, no que se refere à possibilidade de transferência do PM interessado para a Reserva Remunerada. Ao AL PREV.

PROCESSO Nº 2102-462/2017 - INTERESSADO: WELLINGTON COSTA MELO FILHO - ASSUNTO: SOL. RETROATIVO DO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD-00-1629/2018 - Nos termos da delegação conferida pela Portaria PGE nº 73/2018, conheço e discordo do entendimento manifestado no Despacho Jurídico PGE/PA-540/2018, uma vez que, nos presentes autos, o(a) interessado(a) requer o pagamento de verbas retroativas, enquanto o referenciado Despacho analisou o pleito sob a ótica da concessão do adicional em razão do laudo da perícia médica que serviu de base

aos adicionais implantados em 2008, questão estranha ao processo. No mérito, desde logo fique assentado que há necessidade de interpretação sistemática dos Decretos Estaduais nº 38.943/2015 e 39.456/2015 com o Decreto Estadual nº 4.190/2009, em especial o inciso IV e o § 1º do art. 3º deste último, para fins de só ser obrigatória a prévia oitiva desta PGE, nos casos de pagamento retroativo, na hipótese de haver dúvida jurídica devidamente apontada no processo, e não para simples homologação de valores, como parece ser a hipótese dos autos. Em tal condição, retornem os autos ao órgão de origem para esclarecer se existe alguma dúvida jurídica a merecer análise por esta PGE, e na hipótese da dúvida ter alguma relação com a possibilidade de implantação do adicional de insalubridade, então que seja anexado o processo administrativo que originariamente deferiu o pleito do(a) servidor(a), e caso inexista dúvida jurídica então o processo deve seguir o seu respectivo tramite, sem necessidade de nova oitiva da PGE. (Precedente no mesmo sentido publicado no DOE, edição de 21/03/2018). À POAL.

PROCESSO Nº 1800 – 3511/2018 - INTERESSADO: ANILDO ANTÔNIO ROSSO - ASSUNTO: AVERBAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO/CONTRIBUIÇÃO. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–1620/2018 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 73/2018, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1275/2018, conclusivo pelo deferimento do pleito. À SEPLAG.

PROCESSO: 20105 – 8128/2017 - INTERESSADO: MARIMUTH COELHO DA SILVA - ASSUNTO: ASCENSÃO DE NÍVEL - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-CD–1604/2018 - Conheço e concordo com o entendimento manifestado no PARECER PGE/PA-1305/2018, conclusivo pelo deferimento do pleito de progressão funcional do(a) servidor(a) para a Classe “D”, com fundamento no artigo 8º, da Lei Estadual nº 6.276/2001, com as alterações introduzidas pela Lei Estadual nº 7.602/2014, desde que as despesas com pessoal no âmbito administrativo estejam de acordo com os limites estabelecidos na Lei Complementar nº 101/2000, nos termos do artigo 3º, da Lei Estadual nº 7.602/2014. À PCAL.

PROCESSO Nº 1203 - 477/2018 - INTERESSADO: JOSÉ PEDRO DOS SANTOS FILHO - ASSUNTO: AVERBAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–1626/2018 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 73/2018, conheço e aprovo o PARECER PGE/PA-00-1317/2018, conclusivo pelo deferimento do pleito. Ao CBMAL.

PROCESSO: 1206-5425/2017 - INTERESSADO: PMAL – EVERALDO BORGES DA SILVA - ASSUNTO: RESERVA REMUNERADA EX OFFICIO - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–1628/2018 - Nos termos da delegação conferida pela Portaria PGE nº 73/2018, conheço e aprovo, com ressalva, o entendimento manifestado no PARECER PGE/PA/SUBUNIDADE PREVIDENCIÁRIA Nº 808/2018. Ao Gabinete Civil.

PROCESSO Nº 20105 – 587/2017 - INTERESSADO: SYDNEY BONFIM - ASSUNTO: AVERBAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO/CONTRIBUIÇÃO. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–1612/2018 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 73/2018, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1131/2018, conclusivo pelo deferimento parcial condicionado do pleito. À SEPLAG.

PROCESSO: 20105 - 8470/2017 - INTERESSADO: CARLO GIORDANO LOBATO RAMALHO DA SILVA - ASSUNTO: ASCENSÃO DE NÍVEL - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-CD–1602/2018 - Conheço e concordo, em parte, com o entendimento manifestado no PARECER PGE/PA-1306/2018, conclusivo pelo deferimento do pleito de progressão funcional do(a) servidor(a) para a Classe “C”, e não para a Classe “D’ como consta no referido parecer. À PCAL.

PROCESSO Nº 1800 – 5927/2017 - INTERESSADO: PATRÍCIA PATRIOTA LOURENÇO - ASSUNTO: AVERBAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO/ CONTRIBUIÇÃO. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–1611/2018 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 73/2018, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1133/2018, conclusivo pelo deferimento condicionado do pleito. À SEPLAG.

PROCESSO: 34000 - 1471/2017 - INTERESSADO: MAXWELL PONTES DE LIMA FILHO - ASSUNTO: MUDANÇA DE CLASSE - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–1607/2018 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA-1233/2018, conclusivo pelo deferimento da progressão funcional do(a) servidor(a) da Classe “B” para a Classe “C” da respectiva carreira, com as razões nele contidas. À SERIS.

PROCESSO: 34000 - 232/2018 - INTERESSADO: RENATA HOLANDA BARBOSA - ASSUNTO: MUDANÇA DE CLASSE - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–1606/2018 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA-1232/2018, conclusivo pelo deferimento da progressão funcional do(a) servidor(a) da Classe “B” para a Classe “C” da respectiva carreira, com as razões nele contidas. À SERIS.

Referências

Documentos relacionados

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Invólucro campanulado, 8-10 mm alt., 13-15 mm diâm., trisseriado, brácteas involucrais dimorfas, as da série externa foliáceas, expandidas, de maior tamanho que as internas, às

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O conceito de juízo reflexivo ou reflexionante, se o consideramos como uma das espécies de juízo mencionadas acima, tem, sob si, três sub espécies de juízo: o