• Nenhum resultado encontrado

Valia lança seu novo site. + Investimentos. + Empréstimos Reabertura para concessões de empréstimos 3 PARTICIPANTES ATIVOS.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Valia lança seu novo site. + Investimentos. + Empréstimos Reabertura para concessões de empréstimos 3 PARTICIPANTES ATIVOS."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Valia lança

seu novo site

+

Investimentos

Conheça a Política de Investimentos para 2016 | 6

+

Empréstimos

Reabertura para concessões de empréstimos | 3

Bom Saber

Você sabe qual é o seu Perfil de Investimento na Valia? | 10

+

PARTICIPANTES ATIVOS

Informação pública

2016 | nº 240 |

JANEIRO/FEVEREIRO

(2)

O ano de 2015, no qual a Va-lia completou 42 anos, foi de muitos desafios, sem dúvida. Mas também de muitas rea-lizações, porque, sobretudo em tempos de crise, é preciso agir para aperfeiçoar a ges-tão e obter melhores resulta-dos com menores custos.

O

lhando em retrospectiva algumas das ações impor-tantes do ano passado, temos como exemplo a cria-ção das Trilhas de Educacria-ção Financeira e Previdenciárias, com o objetivo de oferecer aos participantes mais instru-mentos e informações, no sentido de conscientizá-los da relevância de um bom planejamento financeiro, visando a uma aposentadoria mais tranquila.

Lançamos um novo site, com uma nova versão do simu-lador de benefícios, para proporcionar a nossos partici-pantes melhores condições e ferramentas para um bom planejamento financeiro. Além disso, o site contém víde-os, jogvíde-os, cursos e muito mais. A revista pode ser lida de forma eletrônica e tem versão específica para cada perfil, uma vez que passamos a lançar, ano passado, edições exclusivas para participantes ativos e para participantes assistidos. O participante ativo pode, ainda, alterar seu Perfil de Investimento e seu percentual de contribuição di-retamente pelo Portal do Participante, tornando esse pro-cesso mais ágil.

Junto a isso, mais uma vez, a Valia revalidou a sua certifi-cação ISO 9001, após um ciclo de auditoria promovido pelo órgão certificador Bureau Veritas Quality International (BVQI), que constatou a manutenção do padrão de qualidade obtido. Isso demonstra o compromisso da Fundação com a qualidade e a segurança dos recur-sos investidos. Outro fator que merece destaque diz respeito ao alcance da marca de 120 mil participan-tes, fruto de uma imagem positiva e dos resultados atingidos ao longo de nossa história.

Os resultados da Valia, durante o ano de 2015, foram consistentes e positivos, assim como nos anos anteriores. O foco de investimentos se manteve no longo prazo e tem como uma importante estratégia sua diversificação. Em 2016, enfrentaremos muitos desafios, mas man-teremos o foco e trabalharemos para vencê-los. Dessa maneira, ao final do ano, teremos muitos motivos para comemorar.

Retrospectiva

de um ano de

muitas ações

“Mais uma vez, a Valia

revalidou a sua certificação

ISO 9001, após um ciclo de

auditoria promovido pelo

órgão certificador Bureau

Veritas Quality International

(BVQI), que constatou a

manutenção do padrão de

qualidade obtido”

Por Elisabete Teixeira,

diretora de Seguridade da Valia

[PALAVRA DA VALIA]

(3)

+

Mudança no percentual

de contribuição

Abertura para novas

concessões de empréstimo

A

té o final de fevereiro, será en-viado, aos participantes ativos, autopatrocinados e vinculados, pe-los Correios, o demonstrativo conten-do o total de contribuições feitas por boleto bancário para preenchimento da declaração de Imposto de Ren-da. Além disso, na mesma data, o documento também será disponibili-zado no Portal do Participante. Caso não receba o documento até o final de março, o participante deve procurar o atendimento da Valia para solicitação de uma segunda via do documento.

Saiba mais em:

site Valia (www.valia.com.br)

N

o mês de janeiro, foi alterado o per-centual de contribuição daqueles que fizeram essa opção em 2015. Vale a pena reforçar que a mudança agora é realizada diretamente pelo participan-te no siparticipan-te da Valia (www.valia.com.br).

Quem não a solicitou manteve o percentual utilizado no ano passado. Quem quiser fa-zer alteração pode optar também por reali-zar contribuições esporádicas mensais. Para isso, basta procurar os canais de atendimen-to da Valia e preencher um requerimenatendimen-to.

A

Valia tem uma novidade importan-te para os participanimportan-tes do plano Vale Mais. Agora, eles voltam a poder solicitar empréstimos junto à Fundação.

Confira as novas regras:

• Taxa de empréstimos: 1,55% a.m. + INPC (modalidade Com Reserva); e 1,75% a.m. + INPC (modalidade Sem Reserva);

• Prazo máximo para pagamento: 84 meses (modalidade Com Reserva); e 60 meses (modalidade Sem Reserva); • Limite de crédito: máximo de 5 salários (modalidade Sem Reserva);

• Consulta ao Serasa: haverá consulta ao Serasa para cada concessão solicitada.

Documentos necessários para concessão de empréstimo:

• Carteira de identidade com foto (origi-nal e cópia);

• CPF (original e cópia); • Dados bancários.

Para saber mais detalhes, acesse nos-so site (www.valia.com.br) e vá à seção “Planos e Serviços, Empréstimos”. Simulações e concessões podem ser feitas por meio dos canais de atendi-mento, que são: agências e postos da Valia; e-mail – fale.conosco.valia@vale.com; e Disque Valia – 0800 7020 162 / ramal interno 162 / celular ou exterior 0XX 21 3184 9999.

Os participantes do Valiaprev ainda não poderão solicitar novos emprésti-mos, pois seu plano está acima do limite máximo permitido para empréstimos a participantes, que é de 15% do patrimô-nio. Assim que ocorrer o enquadramen-to, a notícia será divulgada nos canais de comunicação da Fundação.

Fim do

horário

de verão

Envio de

informe de

rendimentos

para IR

O

horário de verão, em vigor nas regiões Sul, Centro--Oeste e Sudeste, termina em 21 de fevereiro. Na data, os reló-gios de quem mora nessas áreas do país deverão ser atrasados em uma hora. Por isso, os par-ticipantes das regiões Norte e Nordeste precisam ficar atentos para a volta do fuso horário ha-bitual. O Disque Valia funciona das 7h às 19h, pelo horário do Rio de Janeiro.

[CONHECIMENTO GERAL]

(4)

Total Ativo Assistido 2013 2015

AVALIAÇÃO GERAL DA VALIA

NOTA PARA OS CANAIS DE ATENDIMENTO DA VALIA

8,9 8,6 8,8 8,5 9,0 9,0

NOTA DA REVISTA VALIA

2015 2013

8,89,2 9,1 8,79,2 8,8 8,3 8,7 8,7 8,6 9,0 8,7 8,6 8,8 8,6

Consultor

Valia DisqueValia ConoscoFale ParticipantePortal do Atendimento

presencial

2010

2010 2013 2015 8,7 8,7 8,5

IMPORTÂNCIA DOS PERFIS DE INVESTIMENTOS

2010 2013 2015 8,6 9,0 8,5

Conheça o resultado da

Pesquisa de Satisfação 2015 da Valia

A

Valia realizou, em 2015, uma pesquisa de satisfação por meio de contatos telefônicos com 2 mil participantes – amos-tragem adequada para fins estatísticos –, sendo 75% participan-tes ativos e 25% assistidos. Perguntados sobre que associação imediata fazem quando ouvem o nome Valia, 18% citaram “se-gurança”; 15%, “previdência privada”; 10%, “credibilidade/ confiança”; e 10%, “ajuda/complemento”.

A nota geral dada à Valia foi de 8,64, em uma escala de 0 (menor nota) a 10 (maior nota). Na pesquisa anterior, realiza-da em 2013, a nota foi de 8,90, demonstrando ligeira querealiza-da com relação a esta última.

A Fundação desenvolverá planos de ação com base nos resultados obtidos, com o objetivo de sempre buscar a melhoria contínua em seus serviços e produtos. Veja a seguir alguns resultados da pesquisa.

[GESTÃO RESPONSÁVEL]

(5)

O

novo site da Valia (www.valia.com.br), lan-çado em dezembro, está com layout mais moderno, as informações estão segmentadas para cada tipo de público, há novos vídeos, matérias, jogos e muito mais.

Agora você pode acessar informações exclusivas de seu interesse: basta selecionar, na página

principal, seu perfil (“Participantes Ativos”) e es-colher o seu plano. Dessa forma, será possível conferir as informações e características de seu plano de benefícios.

Confira ainda informações de Investimentos e Ren-tabilidades, Educação Financeira e Previdenciá-ria, entre outros assuntos.

[TECNOVALIA]

Valia lança

(6)

O Conselho Deliberativo da Valia aprovou,

em reunião realizada em 10 de dezembro,

a Política de Investimentos 2016 dos

planos administrados pela Fundação.

O

documento, elaborado pela Diretoria Executiva, estabelece as diretrizes e estratégias de aplicação dos recursos dos planos para 2016, observando os princípios de segurança, rentabilidade, solvência, liquidez e transparência. A alocação proposta está alinha-da com o cenário macroeconômico de curto, médio e longo prazo.

Nesta edição, destacamos a alocação de recursos e os limites por segmento de aplicação, além da taxa mínima atuarial ou os Índices de Referência, observado o regulamento de cada plano de benefícios.

Para ter acesso ao documento completo, entre no site da Valia (www.valia.com.br), clique em “Portal do Parti-cipante”, digite seu código de acesso e senha, vá até a seção “Gestão de Investimentos” e, depois, em “Política de Investimentos”.

Nota: RGRT = Recursos Garantidores de Reservas Técnicas.

* Títulos públicos federais:

de 85% para 91%

* FIDC e FICFIDC: de 10% para 5% * Ações em mercado e cotas de fundos em ações: de 30% para 10% * Cotas de fundos de índices (ações):

de 30% para 10%

* SPE: de 10% para 5%

* Fundos imobiliários: de 1% para 4% * Empreendimentos imobiliários:

de 5% para 0%

* Outros imóveis: de 1% para 0% * Fundos offshore: de 5% para 0% * BDRs: de 5% para 0%

1. PLANO BD

Alterações em classe

de ativos para 2016:

[INVESTIMENTOS]

Política de Investimentos

para 2016

+

Alocação 2016 - % RGRT 69,0% 0% 2,0% 5,0% 2,0% 91,0% 10,0% 7,0% 8,0% 6,0% 80,5% 91,0% 5,0% 5,0% 20,0% FIDC e FICFIDC CRI

Debêntures, notas promissórias e títulos de inst. financeira

10,0% 10,0% 5,0% 3,0% 7,0% 4,0% 0,0% 8,0% 0,0% 6,0% 1,0% 3,0% 5,0% 8,0% 3,5%

Títulos públicos federais

Cotas de fundos de índices (ações) SPE

Ações em mercado e cotas de fundos em ações

Fundos de participação Fundos imobiliários

Outros

Imóveis para aluguel e renda Outros imóveis

Empréstimos a participantes e assistidos Financiamento imobiliário Empreendimentos imobiliários Renda fixa Renda variável Investimentos estruturados Imóveis Operações com participantes

Segmentos Mínimo% Máximo % Alvo% Carteiras Limite

(7)

Alocação 2016 - % RGRT 46,5% 0% 0% 0% 2,5% 93,0% 25,0% 2,0% 8,0% 5,0% 74,5% 93,0% 5,0% 5,0% 34,0% FIDC e FICFIDC CRI

Debêntures, notas promissórias e títulos de inst. financeira

25,0% 25,0% 5,0% 3,0% 2,0% 1,0% 8,0% 8,0% 8,0% 0,0% 5,0% 10,0% 1,0% 2,0% 4,0%

Títulos públicos federais

Cotas de fundos de índices (ações) SPE

Ações em mercado e cotas de fundos em ações

Fundos de participação Fundos imobiliários

Outros

Cotas de fundos de índice BDRs

Empreendimentos imobiliários Imóveis para aluguel e renda

FICs, FIAs e FIMs

Renda fixa Renda variável Investimentos estruturados Investimentos no exterior 4,0% 13,5% 0,5% 13,5% 1,0%

8,5% Empréstimos a participantes e assistidos Financiamento imobiliário Outros imóveis Imóveis Operações com participantes

Segmentos Mínimo% Máximo % Alvo% Carteiras Limite

Segmentos

Renda fixa Renda variável

Investimentos estruturados Imóveis

Operações com participantes Plano de Benefício Definido

Taxa mínima atuarial

INPC + 5% a.a. Ibovespa INPC + 5,5% a.a. INPC + 5,5% a.a. INPC + 5,5% a.a. INPC + 5% a.a. Renda fixa Renda variável Investimentos estruturados Investimentos no exterior Imóveis

Operações com participantes Plano Vale Mais Consolidado

42% CDI + 58% (IPC-Br + 5,5%) Ibovespa

IPC-Br + 5,5% a.a.

MSCI World Index (em reais) IPC-Br + 5,5% a.a.

IPC-Br + 5,5% a.a.

10% Ibovespa + 2% MSCI World Index + 31,5% CDI + 56,5% (IPC-Br + 5,5%)

Segmentos Índices de Referência

3. VALIAPREV

Alocação 2016 - % RGRT 55,0% 0% 0% 5,0% 95,0% 30,0% 7,5% 15,0% 75,5% 95,2% 5,0% 5,0% 43,4% FIDC e FICFIDC CRI

Debêntures, notas promissórias e títulos de inst. financeira

30,0% 30,0% 7,5% 7,5% 7,5% 15,0% 1,0% 14,5% 0,0% 10,0%

Títulos públicos federais

Cotas de fundos de índices (ações) FICs, FIAs e FIMs

Ações em mercado e cotas de fundos em ações

BDRs

Empréstimos a participantes e assistidos Cotas de fundos de índice

Financiamento imobiliário Renda fixa Renda variável Exterior Operações com participantes

Segmentos Mínimo% Máximo% Alvo% Carteiras Limite

Meta atuarial do BD:

Índice de Referência do Vale Mais:

2. VALE MAIS

Alterações em classe

de ativos para 2016:

Alterações em classe

de ativos para 2016:

* Títulos públicos federais: de 86% para 93% * FIDC e FICFIDC: de 10% para 5%

* Debêntures, notas promissórias e títulos de inst. financeira: de 30% para 34% * Ações em mercado e cotas de fundos em ações: de 35% para 25%

* Cotas de fundos de índices (ações): de 35% para 25% * SPE: de 10% para 5%

* Fundos de participação: de 4% para 2% * Fundos imobiliários: de 0,5% para 1% * Empreendimentos imobiliários: de 4% para 0% * Imóveis para aluguel e renda: de 6% para 5% * Outros imóveis: de 1% para 0,5%

* Empréstimos a participantes e assistidos:

de 14% para 13,5%

* BDRs: de 2% para 8%

* FICs, FIAs e FIMs (fundos offshore): de 3% para 8%

* Títulos públicos federais: de 90% para 95,2% * FIDC e FICFIDC: de 10% para 5%

* Debêntures, notas promissórias e títulos de inst. financeira: de 50% para 43,4%

* Ações em mercado e cotas de fundos em ações:

de 34% para 30%

* Cotas de fundos de índices (ações): de 34% para 30% * FICs, FIAs e FIMs: de 0% para 7,5%

* Cotas de fundos de índice: de 0% para 7,5% * BDRs: de 0% para 7,5%

(8)

Renda fixa Renda variável

Investimentos no exterior Operações com participantes Plano Valiaprev Consolidado

73% CDI + 27% (IPC-Br + 5,5%) Ibovespa

MSCI World Index (em reais) IPC-Br + 5,5%

14,5% Ibovespa + 55% CDI + 30,5% (IPC-Br + 5,5%)

Segmentos

Índices de Referência

[INVESTIMENTOS]

Índice de Referência do Valiaprev:

Índice de Referência do Vale Fertilizantes:

Meta atuarial do Cenibra:

Meta atuarial do Abono:

4. CENIBRA

5. ABONO COMPLEMENTAÇÃO

6. VALE FERTILIZANTES

Alocação 2016 - % RGRT 100,0% 100,0% 100,0% 100,0% 5,0% 5,0% 30,0% FIDC e FICFIDC CRI

Debêntures, notas promissórias e títulos de inst. financeira

Títulos públicos federais

Renda fixa

Segmentos Mínimo% Máximo% Alvo% Carteiras Limite

Renda fixa

Plano Cenibra IGP-M + 5,5% a.a.IGP-M + 5,5% a.a.

Segmentos Taxa mínima atuarial

Renda fixa Abono Complementação IGP-DI + 5,5% a.a. IGP-DI + 5,5% a.a. Segmentos Meta Alocação 2016 - % RGRT 100,0% 100,0% 100,0% 100,0% 5,0% 5,0% 30,0% FIDC e FICFIDC CRI

Debêntures, notas promissórias e títulos de inst. financeira

Títulos públicos federais

Renda fixa

Segmentos Mínimo% Máximo% Alvo% Carteiras Limite

Alocação 2016 - % RGRT 80,5% 0% 100,0% 19,5% 90,5% 98,0% 5,0% 5,0% 50,0% FIDC e FICFIDC CRI

Debêntures, notas promissórias e títulos de inst. financeira

19,5% 19,5%

9,5%

Títulos públicos federais

Cotas de fundos de índices (ações) Ações em mercado e cotas de fundos em ações

Renda fixa Renda variável

Segmentos Mínimo% Máximo % Alvo% Carteiras Limite

* FIDC e FICFIDC: de 10% para 5% * Ações em mercado e cotas de fundos em ações: de 40% para 19,5%

* Cotas de fundos de índices (ações):

de 35% para 19,5%

Alterações em classe

de ativos para 2016:

Renda fixa Renda variável Plano Vale Fertilizantes

Segmentos

Índices de Referência

(9)

Confira os resultados de rentabilidade do mês de dezem-bro no site da Valia (www.valia.com.br), clicando na seção “Investimentos” e, depois, em “Rentabilidades e Carteiras”.

[DESTAQUE]

Valia foi destaque no Caderno

de Finanças do

Valor Econômico

O jornal Valor Econômico publicou,

em 22 de janeiro, uma matéria

destacando os resultados positivos

da Valia. Confira a seguir os principais

trechos da reportagem.

“(...) a presidente da Valia, Maria Gurgel, ressalta que os fundos de pensão possuem horizonte de longo prazo e, quando se olham os resultados nesse contexto, a situação é bastante confortável (...).“

No acumulado de 15 anos, em dados consolidados, o fun-do tem rentabilidade média anual de 17,3%, superior aos

benchmarks de meta atuarial (13,20%); CDI (13,64%);

e Ibovespa (7,21%).

“Os últimos três anos têm sido difíceis para os investimentos por uma situação conjuntural, com inflação em alta e bolsa em baixa. A meta de curto prazo é algo que perseguimos – estamos atentos a ela, mas nossa situação é confortável“, afirma Maria.

Ainda conforme dados preliminares, o patrimônio da Valia fe-chou 2015 em R$ 19,5 bilhões. São 120 mil participantes, 99 mil ativos. O maior fundo é o de Benefício Definido (BD), com R$ 10,9 bilhões. Fechado desde 2000, ele distribui, há oito anos, superávits que somam R$ 2 bilhões. Isso equivale a dizer que os participantes, além dos 13 benefícios anuais (janeiro a dezembro e 13º salário), receberam mais 57, uma média de 6,33 benefícios extras ao ano.

A estratégia desses últimos anos foi aumentar a exposição a tí-tulos de renda fixa, em função da alta dos juros e da inflação, e também reduzir a participação em renda variável.

Maria afirma que os investimentos em renda variável foram es-senciais para que o fundo BD pudesse distribuir superávits nos últimos anos. “Somente com a renda fixa, não teríamos obtido

esse resultado“, diz. Ela espera que a bolsa recupere o papel de diversificação de investimentos.

No acumulado de 15 anos, além da renda variável, que pro-porcionou, em média, 18,91% ao ano, outros dois investi-mentos deram mais retorno à Valia do que os 16,25% da renda fixa. Foram os empréstimos a participantes (18%), que representam 5% do patrimônio do fundo; e os imóveis, dez em-preendimentos comerciais no Rio e em São Paulo alugados, os quais renderam 19%, em média, ao ano, e eram 6% do fundo. Maria atribui os bons resultados aos sistemas de gestão e qualificação da equipe e a uma governança robusta e es-truturada. Para este ano, a estratégia focada em renda fixa está mantida, mas a equipe permanece atenta a mudanças de cenário. Dos R$ 10,9 bilhões do plano BD, 13% estão em caixa, disponíveis para oportunidades de investimento de acordo com a política do fundo.

(10)

V

ocê sabia que os valores de contribui-ção descontados mensalmente em seu contracheque vão para uma conta em seu nome na Valia e que, além disso, sua con-ta recebe con-também depósito de previdência de sua empresa? Este valor, construído por você e sua empresa, é investido pela Valia com o objetivo de aumentar o seu Saldo de Conta, por meio da rentabilidade alcança-da, para que, no futuro, você possa usufruir de um benefício de renda mensal que lhe pro-porcione uma aposentadoria mais tranquila. Cada participante possui características financeiras diferentes e, por isso, precisa-rá de estratégias de investimentos espe-cíficas para ir ao encontro de seu plane-jamento de longo prazo. E é buscando atender da melhor forma os diversos perfis de participantes que a Valia disponibiliza diferentes Perfis de Investimento.

A Fundação acompanha ativamente os movimentos do mercado financeiro, pro-curando oferecer para os participantes perfis adequados ao momento.

Inicialmente foram disponibilizados perfis com alocação em renda fixa e renda

variá-vel, com diferentes pesos entre esses dois segmentos: Fix (100% renda fixa); Mix 20 (80% renda fixa e 20% renda variá-vel) e Mix 35 (65% renda fixa e 35% ren-da variável). A alocação em renren-da vari-ável era totalmente atrelada a um índice de bolsa (Ibovespa, IBX) – isso significa que a parte de renda variável dos perfis seguia a rentabilidade desses índices. Em 2013, atenta a oportunidades do mer-cado, a Valia passou a oferecer o Ativo Mix 40 (60% renda fixa e 40% renda variável). Nesse perfil, os ativos de renda variável não estão atrelados a nenhum índice de bolsa, tendo como objetivo melhorar a rentabilida-de da parte rentabilida-de renda variável com relação aos índices. As parcelas de renda variável dos perfis Mix 20 e Mix 35 também pas-saram a ter alocações ativas. Com isso, a rentabilidade da renda variável dos perfis tem conseguido consistentemente resultados melhores que os índices Ibovespa, IBX. A fim de oferecer maior flexibilidade para os participantes, a Valia lançará um novo perfil, chamado Valia Flex.

O Valia Flex tem como principal caracte-rística dar flexibilidade na alocação de investimento em renda variável e adicio-nar mais uma opção de alocação: que é a de fazer investimento no exterior (veja

a tabela abaixo). Na prática, a Valia

poderá investir 100% do valor em renda fixa, ou, dependendo das oportunidades de investimento, chegar a até 30% em renda variável e 10% em investimento no exterior, ficando, desta forma, com 60% em renda fixa. Esta alocação será flexí-vel, ou seja, o perfil não necessitará ser balanceado mensalmente.

O perfil Mix 35 não será mais disponibi-lizado para escolha, uma vez que, com a mudança da alocação em gestão ativa na renda variável para todos os perfis, esse perfil ficou com alocação muito pró-xima à do Ativo Mix 40.

Fique ligado! A Valia irá anunciar a data de lançamento do novo perfil em seus canais de comunicação.

Confira abaixo como ficam os

perfis oferecidos pela Valia:

Perfil

Valia Fix

Composição

Segmento de renda fixa e operações com participantes

Valia Fix 100% 0% 0%

Valia Flex De 60 a 100% De 0% a 30% De 0% a 10% Valia Mix 20 80% 20% 0% Valia Mix 40 60% 40% 0%

Segmento de renda variável Investimentos no exterior

100% dos recursos aplicados em renda fixa e operações com participantes (empréstimos) Sem renda variável

Valia Flex

Os recursos podem ser aplicados em renda fixa e operações com partici-pantes (de 60% a 100%); renda variável (de 0% a 30%); ou investi-mentos no exterior (de 0% a 10%) Os recursos serão aplicados de acordo com as variáveis do mercado, não havendo um percentual de alocação definido como alvo

Valia Mix 20

Maior parte dos recursos aplicada em renda fixa e operações com participantes (empréstimos), e cerca de 20% em renda variável Alocação da parcela renda variável em gestão passiva (atrelada a índice de bolsa) e em gestão ativa (não atrelada a índice de bolsa)

Valia Mix 40

Maior parte dos recursos aplicada em renda fixa e operações com participantes (empréstimos), e cerca de 40% em renda variável

Alocação da parcela variável majoritariamente em gestão ativa (não atrelada a índice de bolsa)

NOVO!

Você conhece os Perfis de

Investimento oferecidos pela Valia?

(11)

Relembre o que significa, de forma resumida,

cada classe de ativos:

Renda fixa - tipo de aplicação na qual a rentabilidade pode ser determinada previamente ou que segue taxas conhecidas do mercado financeiro. São exemplos de renda fixa títulos públicos federais e Certificados de Depósito Bancário (CDBs).

Renda variável - tipo de investimento no qual a rentabilidade não pode ser determinada na data de sua realização. Uma apli-cação é considerada de renda variável quando seu retorno ou rendimento é pouco previsível, pois está sujeito a oscilações de acordo com o mercado. Ações de empresas são exemplos de renda variável.

Investimentos no exterior - tipo de aplicação feita por fundos, com atuação global e reconhecida capacidade que leva em con-ta a oportunidade de se obter boa rencon-tabilidade, com seguran-ça, em ativos de fora do país.

Você conhece o seu atual Perfil de Investimento?

Tão importante quanto conhecer todos os Perfis de Investimento oferecidos pela Valia é saber em qual deles estão alocados seus investimentos de previdência.

Você encontra esta informação no site valia (www.valia.com.br), na seção “Portal do Participante”, entrando com seu código

de acesso e senha. Lá você também verifica a rentabilidade alcançada.

A Valia disponibiliza constantemente, em seu site e em sua revista, matérias sobre este tema. Além disso, o participante conta com nos-sos canais de atendimento: e-mail fale.conosco.valia@vale.com; Disque Valia – 0800 7020 162 / ramal interno 162 / celular ou exterior 0XX 21 3184 9999 (de segunda a sexta, das 7h às

19h – horário de Brasília); ou agências e postos, para auxiliá-los

sobre a característica de seu Perfil de Investimento.

Qual é o melhor Perfil de Investimento?

( ) Valia Fix ( ) Valia Mix 20 ( ) Valia Mix 40 ( ) Valia Flex (

X

) Depende

A escolha do perfil é pessoal e deve levar em consideração seu objetivo futuro. É preciso considerar o tempo que falta para se apo-sentar, quanto está acumulado em seu Saldo de Conta, qual é o seu apetite para correr riscos. Definir essas metas é essencial para que você faça a escolha do perfil adequada ao seu planejamento. Seja protagonista de seu futuro financeiro. Procure a Valia, tire suas dúvidas e conheça ou escolha o perfil mais adequado para você.

(12)

EXPEDIENTE

Diretora-superintendente: Maria Gurgel | Diretora de Seguridade: Maria Elisabete Silveira Teixeira | Diretor de Investimentos e Finanças: Maurício da Rocha Wanderley | Gerente de Educação e Comunicação: Daniel Coelho | Analistas de Comunicação: Aline Abreu (Mtb. 15490), Aline Braile e Paloma Cunha |Estagiária de Comunicação: Camila Carnevale |Conselho Editorial: Alessandra Lemelle, Maria Elisabete Silveira Teixeira, Liliane Monteiro, Milena Miranda, Juliana Maciel, Rodrigo Carvalho, Silvia Zagury e Gelson Felix.

Projeto gráfico: Invitro Comunicação |Diagramação: Invitro Comunicação |Produção editorial: Tempero Comunicação.

Canais de atendimento: Disque Valia (0800 7020 162) | Ligações de celular ou do exterior (0xx 21 3184 9999) | Endereço para devolução: VALIA – Av. das Américas, 4.430 – 3º andar – salas 301 e 302 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 22640-102 |E-mail (fale.conosco.valia@vale.com) |Site Valia (www.valia.com.br).

Referências

Documentos relacionados

Todas as associações culturais e recreativas que pretendam ter um apoio regular às suas atividades, incluindo aquelas que à data já bene- ficiam de apoios regulares da Câmara

Construção e operacionalização do projeto de ação para orientação do estágio de observação da prática docente em aulas de Biologia no Ensino Médio. Reflexão crítica acerca

Lavro o presente para ser afixado em cartório e publicado- pela imprensa

Para a Avaliação de Defesa/Discussão do Projeto de Pesquisa serão atribuídas notas de 0 a 10 e será exigida uma nota mínima 6,00 (seis) para aprovação do candidato porque se

Installation de l’appareil Le chargeur doit être utilisé exclusivement avec des batteries de véhicules motorisés ayant une tension de 12V DC.. Ne connectez pas le chargeur à

julgando esses rumores com a atti- tude inconveniente daquella folha anarcliista que o governo federa1 resolveu tomar enérgicas medidas que estão plenaiiiei.tc

Projetar em relação ao sistema de recuperação dos produtos eliminados (não mais usados) Minimizar o peso do produto. Minimizar o volume e tornar facilmente empilháveis os

O sobrante neste lado será de 1,5 mm, ou então não haverá sobrante, conforme se tiver regulado o prensor do lado fixo (ver capítulo de prensores) (Fig. Lado móvel:.. A) Todo