• Nenhum resultado encontrado

Arq. NeuroPsiquiatr. vol.51 número3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Arq. NeuroPsiquiatr. vol.51 número3"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

A N Á L I S E S D E L I V R O S

S U B J E K T I V I T Ä T U N D P O S T M O D E R N E : D E R D I S K U R S D E R PSYCHOLOGIE, K L A U S -JÜRGEN B R U D E R . F r a n k f u r t am Main: S ú h r k a m p Verlag, 1903.

L a importancia fundamental d e este libro r a d i c a en su explicita desclaración constructi-vista. «Los objetos del discurso psicológico no existen independientes d e éste», escribe el a u t o r en el prólogo. N o sólo influímos s o b r e las emociones, l a s pasiones y los actos p o r el modo como hablamos d e ellos. N u e s t r o h a b l a r los constituye.

Posiblemente no se aprecie la radicalidad de las consecuencias de un a s e r t o como este sin sacar a l g u n a s conclusiones. L a p r i m e r a es q u e el modo «científico» d e h a b l a r de lo psico-lógico es s i m p l m e n t e u n modo m a s y en modo alguno el único. P a r a la medicina t e n d r í a t a m b i é n la aceptación d e u n hecho como é s t e incalculables consecuencias: legitimaría, esta vez «desde» lía teoría, el discurso de los «no expertos».

O t r a consecuencia, que y a a n t i c i p a r a William J a m e s , en muchos aspectos u n pioneiro de la mentalidad p o s t m o d e r n a : la subjetividad y la objetividad existen sólo en el á m b i t o del discurso. Se constituyen como modos discursivos, pues en é s t e se j u n t a experiencia y realidad ( E r f a h r u n g und Wirklichkeit), y tiene p o r t a n t o lo social u n papel relevante en todo acto humano.

Una t e r c e r a consecuencia es la s i g u i e n t e : la dependencia del discurso no equivale a u n a a r b i t r a r i e d a d del h a b l a r . El discurso a r t i c u l a lenguaje y hablante, p e r o e s t á d e t e r m i n a d o por e s t r u c t u r a s de poder. N o sólo i m p o r t a q u é se dice; también quién d o dice, y par q u é lo dice. Un superficial examen de e s t a s consecuencias convencerá a cualquiera de la importancia de este libro, sin d u d a ejemplar en sus planteamientos y útil en su perspectiva histórica.

FERNANDO LOLAS (Santiago de Chile)

N E U R O P E D I A T R I A . SÉRGIO ROSEIMBERG. Um volume ( 1 6 x 2 3 cm), com 330 páginas. São P a u l o : Sárvier, 1992.

Sérgio Rosemberg, com a a u t o r i d a d e que lhe confere a longa experiência em Clínica Neuropediátrica e em Neuropatologia aliada a s u a reconhecida capacidade como professor, publica em 1992 o i n t e r e s s a n t e livro «Neuropediatria». É u m livro em que se sobressai a abor-dagem didática, divididla em d u a s p a r t e s .

(2)

Compor-tamento, situações que podem coexistir e que tem possibilidades etiológicas semelhantes. No capítulo 12, sob o t e m a Involução Psicomotora, o a u t o r é capaz de t o r n a r menos pesada e mais didática a a b o r d a g e m de 25 erros metabólicos, de acordo com a faixa e t á r i a n a qual iniciam os sintomas. As alterações do estado de consciência, com d e s t a q u e p a r a a etiologia, avaliação e conduta, são a b o r d a d a s sob o título Encefalopatias Agudas-Coma, no capítulo 13. Os distúr-bios do sono e d a vigília, situações que com m u i t a frequência levam u m a criança a consulta pediátrica, são t r a t a d o s no capítulo 14. Os distúrbios da linguagem, no captíulo 15, englobam a s etapas d a evolução de linguagem seguindo a s faixas e t á r i a s ; as mais frequentes causas de comprometimento d a fala e suas manifestações clínicas: Disfasias e Afasia adquirida. A p r i -m e i r a p a r t e d e s t e livro é encerrada no capítulo 16, q u e versa sobre Distúrbios do Aprendizado, sem dúvida, motivo que com miais frequência leva crianças em idade escolar à consulta neuro-¬ pediátrica.

N a s e g u n d a p a r t e , o a u t o r discute as g r a n d e s categorias etiopatogênicas a b o r d a n d o : neo-¬ plasias do sistema nervoso; doenças infecciosas e p a r a s i t á r i a s ; afecções p r é e peri-natais, enfa-tizando os distúrbios metabólicos lisossomiais, mitocondriais, peroxissomiais; as doenças des-mielinizantes; a s neuroectodermoses; e a s afecções neurológicas decorrentes de doenças sis-têmicas.

Os 5 apêndices são e x t r e m a m e n t e elucidativos p a r a o entendimento do texto e vão desde o exame neurológico do recém-nascido e do lactente, p a s s a n d o pelas curvas de crescimento do p e r í m e t r o cefálico a t é à s listagens d a s anomalias oculares n a s doenças neurológicas asso-ciadas à s u r d e z e d a s lesões cutâneas assoasso-ciadas à doenças neurológicas.

O c a r á t e r geral e prático1

d e s t e livro p e r m i t e que sejam só 14 as bibliografias recomen-d a recomen-d a s e torecomen-das referentes a m a n u a i s recomen-d e fácil acesso.

P o r todos estes motivos, t r a t a - s e de u m livro que h á m u i t o t e m p o se fazia necessário na l i t e r a t u r a médica brasileira, p o r s ua agilidade no auxílio a o e s t u d o e diagnóstico d a s principais síndromes neurológicas d a infância. E s t á fadado a ser o livro d e consulta p a r a os neurologistas que a t e n d e m crianças e, principalmente, p a r a os pediatras) q u e com g r a n d e frequência recebem pacientes com problemas neurológicos em seu consultório.

N E W R A N. T E L L E C H E A ROTTA

EXAME NEUROLÓGICO: BASES ANÁTOMO-FUNCIONAIS. SEBASTIÃO S. GUSMÃO & GIL-B E R T O GIL-BELISÁRIO CAMPOS. Um volume (18,5 x 27 cm) encadernado, com 301 páginas de texto. R i o de J a n e i r o : R E V I N T E R , 1992. ( L i v r a r i a e E d i t o r a R E V I N T E R Ltda., R u a do Matoso 170, 20270 Rio de J a n e i r o ) .

Ângelo Machado, ao prefaciar esta obra, d á ênfase à contribuição q u e t r a z a Neurologia Básica à Neurologia Clínica e nesta, p a r t i c u l a r m e n t e ao exame neurológico e s u a interpretação. Nesse sentido, r e a l ç a a i n d a a importância d a a t u a ç ã o em Neurofisiologia, d u r a n t e s u a fase de formação, dos a u t o r e s do compêndio, a m b o s hoje professores de Neurologia em Belo Horizonte, n a F a c u l d a d e d e Medicina d a Universidade F e d e r a l d e M i n a s Gerais. D e fato, ao longo do texto, a importância do sólido conhecimento em neurociências básicas se faz s e n t i r n a aborda-gem d a propedêutica neurológica, à qual é voltado o compêndio. Como expressam os autores, a m a t é r i a t e m sido considerada de difícil a p r e n d i z a d o p a r a o e s t u d a n t e d e medicina, muito embora seja de reconhecida importância clínica saber realizar e i n t e r p r e t a r o exame neuroló-gico. A seu ver, u m dos motivos principais dessa dificuldade é a falta d e conhecimento das correlações í n t i m a s e n t r e os dados do exame neurológico e d a anatomofisiologia do sistema nervoso. Como apontam, e com eles p l e n a m e n t e concordo, a e s t r u t u r a c u r r i c u l a r do curso mé-dico não permite, n a atualidade, um imbricamento a d e q u a d o do que se aprende em neuro-ciências básicas e em neurologia. Acrescento q u e tal carência de i m b r i c a m e n t o não t e m desper-tado a necessária atenção dos encarregados dos currículos médicos em nossas escolas, nem mesmo pela simples t e n t a t i v a de iniciar por atividades d e a m b u l a t ó r i o o aprendizado clínico, n e s t e incluído o de clínica neurológica. Mesmo assim, era compensação, continuam os neuro-logistas buscando compensar essa falha e, neste sentido, este compêndio é b r i l h a n t e em si mesmo, assim como oportuno, além d e contar a chancela d a excelência dos seus autores.

(3)

achado; em si, este catpítulo é preciosa fonte do p e n s a r médico e, p a r t i c u l a r m e n t e , r e t r a t a uma escola. Seguem-se a d e t a l h a d a exposição acerca de anamnese, os estudos d a motricidade e da sensibilidade de tronco e m e m b r o s . A s funções d e e x t r e m i d a d e cefálica (nervos cranianos) são analisadas no Capítulo 5. L i n g u a g e m , memória, p r a x i a e gnosia são e s t u d a d a s no Capítulo 6 (Funções Superiores). Seguem-se o exame neurológico do paciente em coma (Capítulo 7) e o estudo das síndromes topográficas (Capítulo 8).

Pela própria disposição da matéria, realça-se o aspecto didático da obra. Voltada ao estudante de medicina, pelo conteúdo é i g u a l m e n t e r e c o m e n d a d a ao cultor d a Neurologia, p a r t i -cularmente Residentes, P r e c e p t o r e s e Docentes.

ANTONIO SPINA-FRANÇA

CONDUTAS EM NEUROLOGIA 1993 . RICARDO N I T R I N I & L U Í S DOS RAMOS MACHADO, editores. Um volume (21,5 x 28 cm) em brochura, com 208 páginas. São P a u l o : Clínica Neurológica N C / F M U S P , 1993. (Clínica Neurológica, H o s p i t a l d a s Clínicas FMUSP, Caixa P o s t a l 3461, 01060-970 São P a u l o ) .

Dado não ser t a r e f a fácil discriminar, d a s descobertas recentes, aquilo que pode t e r i n t e -resse imediato n a p r á t i c a neurológica, a i s t o se propõem os responsáveis p o r este compêndio. De fato, Milberto Scaff com R a u l Marino J r . , Aron D i a m e n t e Luiz Alberto Bacheschi devida-m e n t e assessoraradevida-m R i c a r d o Nitrini e L u í s dos R a devida-m o s Machado, os editores q u e levaradevida-m a cabo a tarefa e r e u n i r a m em u m só volume a experiência d e t o d a u m a escola de neurologia, aquela d a Clínica Neurológica (CN) do Hospital das Clínicas (HC) d a F a c u l d a d e d e Medicina d a Uni-versidade d e São P a u l o ( F M U S P ) . Tal experiência foi a p r e s e n t a d a n o I I I Curso d e Educação Continuada em Neurologia / I I I E n c o n t r o d e E x - E s t a g i á r i o s d a C N / H C / F M U S P (junho-1993), em contínuo sendo a p r e s e n t a d o o r e s u l t a d o «experiência X p r o g r e s s o — discriminação» pelos cultores d a Neurologia que a t u a l m e n t e r e s p o n d e m pelos diversos s e t o r e s dessa clínica. É assim q u e 43 dos i n t e g r a n t e s d e s s a escola, de modo preciso e sintético, contribuíram p a r a este com-pêndio. No todo, pela uniformidade e qualidade, salienta-se u m a só e m e s m a m a t r i z científica: aquela dos c o n t i n u a d o r e s de E n j o l r a s Vampré.

A m a t é r i a é d i s t r i b u í d a em 38 capítulos sintéticos, cada qual escrito p o r u m dos seus experts. Diagnóstico e t r a t a m e n t o em epilepsia, síncopes, cefaléias, algias faciais; t u m o r e s ; miopatias, polimiosites; polirradiculoneurite, esclerose m ú l t i p l a ; acidente vascular encefálico isquêmico; infecções d o sistema nervoso; doença de Alzheimer, hidrocefalo> de pressão normal, delírio; convulsão febril, convulsão do recém-nascido, i n a d e q u a d o aproveitamento escolar; neu-¬ roimagem, biópsia estereotáxica, L C R ; mielopatia cervical; t u m o r e s da hipófise, h i p e r t e n s ã o i n t r a c r a n i a n a aguda, ferimentos c r a n i a n o s p o r projétil de a r m a d e fogo, síndrome pós-concus-¬ sional; estado de mal epiléptico — alinham-se e n t r e os principais t e m a s a b o r d a d o s nesses capítulos.

Desde que a avaliação do p r o g r e s s o é fruto d a experiência q u e se vive, p a r a t a n t o este compêndio r e p r e s e n t a valiosa contribuição. Assim, encontra-se e n t r e a s publicações d e cabe-ceira a l t a m e n t e recomendáveis ao neurologista, p a r t i c u l a r m e n t e aquele de nosso meio, p o i s toda a matéria é a n a l i s a d a levando em conta r e c u r s o s de q u e r e a l m e n t e podemos dispor.

Referências

Documentos relacionados

[r]

Tres pacientes fueron intervenidos quirúrgicamente, uno por la presencia de hidrocefalia obstructiva debida a un quiste alojado en el agujero de Monro, en el que se hizo el

The nerve conduction studies showed a complete conduction block of the MN at the level of the wrist, with absence of both sensory action potentials and compound muscle

The value of magnetic resonance imaging (MRI) in the prognosis of out- come from surgery of subjects with cervical spondylotic myelopathy has been suggested by several authors The

In the present study, a single oral dose of midazolam (15 mg) or placebo were administered to healthy subjects at bedtime, in a double-blind design. The subjective evaluation by

studied f in awake normal and diseased subjects and observed that respiratory rate was increased above the normal in smokers and in patients with COPD, restrictive lung disease

Apresentou boa evolução clínica, tendo alta hospitalar 15 dias após a admis- são, em boas condições.. Durante a internação, apresentou quadro de sonolência e ataxia da marcha

is a progressive, fatal central nervous system disease of sheep that has been known to sheep breeders in Scotland and northern England for more that 200 years and has