• Nenhum resultado encontrado

Preparado para Encontrar- se com Deus

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Preparado para Encontrar- se com Deus"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

Preparado para Encontrar- se com Deus

Sermão nº 2965

Por Charles H. Spurgeon (1834-1892) Traduzido, Adaptado e

Editado por Silvio Dutra

Jul/2019

(2)

2

S772

Spurgeon, Charles H.- 1834-1892 Preparado para encontrar-se com Deus / Charles H. Spurgeon

Tradução e adaptação Silvio Dutra Alves – Rio de Janeiro, 2019.

31p.; 14,8 x21cm

1. Teologia. 2. Pregação. 3. Alves, Silvio Dutra.

I. Título.

CDD 252

(3)

3

“Portanto, assim te farei, ó Israel! E, porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus.” (Amós 4:12)

Há uma peculiar solenidade sobre a linguagem do nosso texto, porque, apesar de toda a Escritura ser a Palavra de Deus, muito dela nos é dado pelos profetas, apóstolos e outros escritores inspirados. Mas aqui, é o próprio Deus quem está falando, e do céu, Ele se dirige ao Seu povo errante, e diz-lhes: “Portanto, assim te farei, ó Israel! E, porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus.” Se alguma vez cada ouvido mortal deve estar sinceramente atento, é quando a voz de Deus é ouvida. A criatura não deve ouvir seu Criador? O homem não dará ouvidos à voz do Deus de toda a terra? Ó Senhor, dá-nos a ouvir os ouvidos, e não permitam que as tuas palavras cheguem aos nossos ouvidos, mas que o significado interno delas penetre as nossas almas, através da operação eficaz do teu Espírito Todo-Poderoso!

I. Vou usar as palavras finais do texto: “Prepara- te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus”, como um discurso a todos os que agora estão presentes. Você veio aqui, mas com que propósito você veio? Se você veio corretamente,

(4)

4

veio ao encontro de seu Deus. Os israelitas frequentemente se reuniam para se curvar diante de suas imagens gravadas, ou professando adorar a Deus com ritos de sua própria invenção. Esqueceram que toda adoração verdadeira deve ser espiritual; e, embora não tivessem e não pudessem se encontrar com Deus de tal maneira, voltaram para suas casas perfeitamente satisfeitos com o que haviam feito. Eles haviam realizado os ritos externos de sua religião; eles haviam passado por todas as cerimônias corretamente e estavam contentes. Mas agora Deus os chama a se preparar para encontrar-se com Ele - não mais para ficar satisfeito com o visível e o externo, mas para chegar ao Invisível e ao Eterno; e esse é o chamado de Deus para todos que agora estão presentes aqui. "O que você saiu para ver?" O que você veio aqui para ouvir?

Muitos atendem até mesmo à casa de Deus com a ideia de simplesmente ouvir o pregador. Ele é um homem pensativo, profundo, filosófico; ou ele é um homem eloquente, orador e fluente. É por esta razão que você vai a suas igrejas e suas capelas, simplesmente para se encantar com a voz do homem? Se assim for, deixe-me lembrá- lo de que Deus abomina essa zombaria de adoração. Quanto a mim, há muito tempo desprezei os truques da oratória e as manifestações espalhafatosas de eloquência, e

(5)

5

preferiria ser mais mudo do que meramente falar de modo a exibir meus próprios poderes.

Se você veio aqui corretamente, você veio para que Deus possa encontrar-se com você, e para que você possa se encontrar com Deus, que suas consciências possam ser despertadas, e que a verdade possa entrar em seus corações; mas, ó meus ouvintes, você veio com tal desígnio? Não há alguns de vocês que quase saíram ao encontro de Deus como Mical saiu para encontrar-se com Davi - para que ela pudesse zombar dele? Alguns de vocês não vêm quase como Golias foi desafiar Israel - para que você possa lutar contra Deus e lutar contra a verdade? Ou, possivelmente, desprezá-lo em seus corações e zombar dele? Deus fala a todas essas pessoas e lhes diz: “Sai-te dos teus maus caminhos e prepara o teu coração para comigo.”

Oh, se sempre subíssemos às assembleias do povo de Deus com corações preparados, não iríamos ali em vão. Se os pecadores subissem para ouvir o evangelho, com os corações quebrantados por todo o caminho, e clamando em suas próprias almas: “Oh, para que encontremos a Cristo!” - se eles aparecerem com fervorosa e crente oração - se eles se reunirem com uma santa expectativa de bênçãos - que reuniões haveria entre Deus e eles! Não haveria para eles mais domingos

(6)

6

desperdiçados, nem mais falsa profissão, nem mais religião formal sem qualquer efeito sobre a consciência e a vida. Então, nossos serviços solenes seriam fluxos de bênção; a água saltaria de novo da rocha e a congregação sedenta seria de fato revigorada. Ó Deus, não tocarás os corações dos homens para que, quando se reunirem em tua casa, venham preparados para te encontrar ali e para adorar-te em espírito e em verdade?

II. Uma segunda aplicação do texto que farei, sem insistir em que seja o designado, é esta;

pode ser encarado como um

ENDEREÇAMENTO ÀS PRÓPRIAS PESSOAS DE DEUS.

Às vezes, o povo do Senhor sai do caminho da comunhão com Ele. Foi assim com Israel no dia de Amós, mas aqui o Senhor se confessa ainda ser o seu Deus, pois Ele diz: “Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus.” Quanto a ti que és o Seu povo, Ele ainda é o teu Deus; e embora você possa ter caído em uma condição fria de coração, e agora esteja andando em trevas, e não vendo nenhuma luz, ainda assim Ele o chama para encontrá-Lo, pois Ele deseja ter sua companhia. Ele tem estado castigando-o de novo e de novo, porque você não andaria próximo a Ele, e Ele está preparado para castigá-

(7)

7

lo ainda mais; mas ele parará a sua mão se você se aproximar dele. Lembre-se do que Elifaz disse a Jó e obedeça à injunção: “Familiarize-se agora com Ele e esteja em paz: assim, o bem chegará a você”. Filho de Deus, permita que eu aponte para você com meu dedo e lhe diga “Prepara-te para te encontrares com o teu Deus.”. Não foram esses momentos abençoados em que o som dos seus pés tocou música nos seus ouvidos? Você se esqueceu dos Hermonitas e da Colina Mizar, onde o Senhor apareceu para você e disse: “Eu te amei com amor eterno, portanto, com benignidade eu te atraí”?

Oh, abençoados foram aqueles dias em que nos retiramos para um canto privado e comungamos com Deus. Santificado era aquele estudo, aquela cozinha, aquele quarto, aquele celeiro, ou aquele fosso debaixo da sebe, onde estávamos acostumados a nos encontrar com o Amado de nossas almas, e conversar com Ele como alguém fala com seus amigos. Tivemos muitas ocasiões abençoadas quando o portão do céu pareceu estar bem aberto; e se não passássemos por ele, ainda nos sentamos como à porta da glória, e Jesus se revelou a nós, e derramamos o nosso coração diante dele.

Houve ocasiões em que recebemos aqueles beijos de Seus lábios que amamos falar agora mesmo quando a companhia é seleta; e houve

(8)

8

sinais de amor entre nossa alma e nosso Salvador que nos fizeram sentir que, seja no corpo ou fora do corpo, dificilmente poderíamos dizer; só Deus sabia. Então, por todas as suas doces lembranças do passado, venha, você filho do Deus vivo, e prepare-se para encontrá-Lo novamente agora. Se você perguntar: “O que faremos para nos prepararmos para encontrá-Lo?” Eu respondo:

Expulsem os ídolos de seus corações; deixe todos irem; não amem mais ninguém e nada mais como você O ama, mas Lhe dê todo o seu corpo, alma e espírito. Humilhe-se diante dEle no próprio pensamento de que você alguma vez se afastou dEle e buscou o devasso para ser o seu amado. Venham, também, com uma firme confiança em Sua imutável misericórdia, acreditando que, embora você frequentemente o tenha abandonado, Ele nunca lhe abandonou.

Creia nessa graciosa declaração dAquele que diz: “Apago como nuvem espessa as vossas transgressões e como uma nuvem os vossos pecados: Tornai para mim; porque eu te resgatei.”

Olhe novamente para o precioso sangue de Jesus, que é o único caminho de acesso ao Pai, e venha borrifado com ele mesmo agora. Por que você não deveria vir a Ele imediatamente? Deus tem maneiras maravilhosas de abençoar Seu

(9)

9

povo de repente. “Ou eu já sabia, minha alma me fazia como as carruagens de Aminadabe.”

Pessoalmente, eu sei o que é subir, das profundezas do desespero, imediatamente do lugar onde eu estava distraído com mil cuidados e tristezas. e os pecados, e elevar-se imediatamente ao sereno éter da perfeita reconciliação com Deus e à comunhão consciente com Ele. “Eis que”, diz o Jesus ressuscitado e glorificado, “estou à porta e bato”. É à porta de Laodiceia, a porta daquela igreja que era morna, nem fria nem quente, e é à sua porta, cristão morno, que Cristo está agora batendo. Qual é a cura para a sua indiferença? É Cristo que está de pé à porta, e batendo e dizendo a você: "Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo." levanta-te da tua indiferença;

e, em vez de Cristo expelir você da Sua boca, como parece que Ele deve fazer, Ele virá e se banqueteará com você, e você se banqueteará com Ele. Abram seus corações para Ele agora, irmãos e irmãs; Quem dentre nós, que professa amá-lo, pode manter nossos corações fechados contra ele? “Entre, bendito Senhor”, clamamos ao nosso amado; e, enquanto olhamos para Ele, e vemos que Sua cabeça está molhada de orvalho, e Seus cabelos com as gotas da noite, nossos corações anseiam por Ele, e com amor

(10)

10

sincero, nós oramos a Ele: "Permaneça conosco, ó bendito Salvador, e não saia mais para sempre, mas deixe que nossa comunhão contigo seja perpétua!”

III. Eu deveria ter gostado, se tivesse tido tempo - mas não o fiz - de aplicar este texto a qualquer professante aqui que tenha ido além da perda negativa da comunhão com Deus, que se desviou para o pecado. Este é o ENDEREÇAMENTO DO SENHOR PARA OS APÓSTATAS: “Prepara-te para te encontrares com o teu Deus.”

Prepare-se para voltar aos Seus braços amorosos e reconciliar-se com Ele novamente.

Há alguns de vocês, talvez, que não eram apenas membros desta igreja, mas que também eram membros da classe, por tanto tempo presididos por aquela mulher piedosa pela qual penduramos esses memoriais de nossa dor [Sra.

Bartlett tinha sido chamada ao "lar", durante a semana anterior à entrega deste sermão. (Ver Sermão nº 1249, Volume 21 - Santos no Céu e na Terra - Uma Família)]. Ela chorou por você quando você se virou; e, entre as muitas coisas que tornaram difícil o trabalho para você pecar, é esta que você sabia que estava afligindo seu espírito gentil e gentil. Ouça a voz dela

(11)

11

chamando você da sepultura; não, mais que isso;

ouça como ela fala com você da excelente glória, dizendo: “Minha amada irmã, volte para o seu Senhor!” Você já teve que sofrer por seus desvios. Deus enviou-te, como o Senhor diz que enviou à idolatria de Israel, “detonação e ferrugem”. Ele também reteve a chuva em sentido espiritual, de modo que estás perto da fome; e há algo ainda pior vindo sobre você.

Deus não lhe diz o que é, mesmo quando Ele não disse aos israelitas culpados tudo o que Ele faria a eles. É algo tão terrível que parece hesitar em descrevê-lo; mas Ele diz: “Porque eu farei isto a você”. Eu não sei o que é, nem você pode adivinhar; mas é algo que destruirá todas as suas alegrias e lhe prostrará no pó da tristeza. Porque Ele ameaça fazer isso com você, volte para Ele, volte para Ele agora. “Beije o Filho, para que ele não fique com raiva, e você pereça pelo caminho, quando a ira dele for acesa.” Eu gostaria de poder vir em volta de cada um de vocês, apóstatas, e suplicar que você se lembrasse de que não deixou de amá-lo, de orar por você ou de esperar que você ainda seja levado a se preparar para encontrar seu Deus.

IV. Agora, chegando ao meu objetivo principal nesta ocasião, quero pegar o texto e usá-lo como MENSAGEM PARA O não convertido. Ó Espírito

(12)

12

de Deus, aplique-o a eles com Seu poder todo- poderoso!

Eu acho que o texto pode ser aplicado aos não salvos de três maneiras: primeiro, como um desafio: "Prepara-te, para te encontrares com o teu Deus”; em segundo lugar, como um convite:

"Prepare-se para encontrar seu Deus"; e, em terceiro lugar, como uma convocação - e um dia virá dessa forma para cada um. de nós: “Prepare- se para encontrar o seu Deus”.

Primeiro, esta frase chega ao ímpio como um desafio. Na época referida no texto, Deus havia punido os israelitas idólatras novamente, e novamente, com a visão de trazê-los ao arrependimento; mas nenhum dos Seus castigos, até agora, os moveu a ceder a ele.

Quanto mais Deus os feriu, mais duros eles se tornaram, então Ele parecia dizer-lhes: “Bem, então, visto que você não se submeterá a Mim, visto que nada parece fazer você se curvar aos Meus pés, eu agora colocarei minha armadura de ira, e saí contra ti com espada e broquel; e desfaço este desafio para você - prepare-se para Me encontrar.”

Agora, meus queridos leitores, vocês que há muito ouvem o evangelho, mas que até agora o rejeitaram, eu lhes peço - Vocês esperam poder

(13)

13

resistir a Deus quando Ele se manifestar contra você na majestade da Sua ira justa? Quando ele tocou em você, Ele fez todos os ossos e nervos do seu corpo tremerem. Você sabe quão perto das portas da morte Ele lhe trouxe; você imagina que quando Ele vier contra você na Sua força, você vai ser um páreo para Ele? Há três coisas que você pode tentar fazer e eu lhe perguntarei se você está preparado para se encontrar com Deus em referência a elas. A primeira será, para justificar-se por permanecer o Seu inimigo.

Você está preparado para fazer isso? Quando o Senhor Deus te diz: “Eu te criei, te guardei, te alimentei e cuidei de ti até agora, porque não me obedeceste?” - quando o Senhor Jesus Cristo te diz “Eu amava tanto os pecadores que morri por eles; por que não crerás em Mim? ”- e quando o Espírito de Deus diz: “Eu me esforcei com os homens; por que você resistiu a mim?” - que resposta você daria? Você será capaz de deixar claro que você estava perfeitamente justificado em escolher os prazeres deste mundo ao invés de obedecer a Deus? Você será capaz, com toda a sua lógica, de fazer parecer correto para você ter vivido uma vida errada, ter desprezado a lei de Deus e ter rejeitado o evangelho de Cristo?

Venha, homem, ajuste sua inteligência para o trabalho, e veja se você pode esperar, no grande grupo que será realizado em breve, ser capaz de

(14)

14

se justificar diante do tribunal de Deus. Prepare- se, dessa maneira, para encontrar seu Deus.

Ou, em segundo lugar, você espera poder resistir a Ele? Venham, vocês bravos homens, cingir sua armadura e sair para a batalha contra o Senhor Deus Todo-Poderoso! É melhor que os espinhos lutem contra o fogo que os lambe com sua língua flamejante; é melhor que a cera lute contra o calor da fornalha que a faz correr como a água, do que o pecador tentar lutar contra o Deus onipotente. Sua respiração mais fraca seria suficiente para dispersar os ímpios e levá- los como palha diante do vento. Você pode se levantar contra o Altíssimo, ó você que despreza e esquece dEle? Faraó triunfou sobre Jeová no Mar Vermelho? Senaqueribe derrubou o Deus de Israel naquela noite terrível, quando seu vasto exército foi lançado em um sono profundo do qual não havia despertar? Não; e você não pode se levantar com sucesso contra Deus; mas se você pretende lutar com Ele, conte o custo, entenda o que isso significa e, assim, prepare-se para encontrar seu Deus.

Há um terceiro curso aberto para você, e isto é, você é capaz de suportar o que Ele pode colocar sobre você? Li de um prisioneiro insultando o juiz por quem ele havia sido condenado e dizendo-lhe que o castigo que ele havia

(15)

15

concedido era uma mera ninharia. Você pode dizer isso a Deus? Ó homens não convertidos, você será capaz de suportar o terror de Sua ira naquele dia quando Ele se manifestar contra você? Ah não! As próprias juntas do seu corpo serão soltas naquele dia, os seus cabelos ficarão eretos de horror, o seu espírito ousado desesperará, e todas as suas bravatas com as quais você disse: "Não há Deus", terá partido de você e você vai se agachar e tremer e chorar e lamentar em Sua presença. Você diz hoje: “Não há inferno”, mas você não dirá isso quando chegar lá. Você desafia hoje a Deus, mas não o desafiará no dia em que Ele se revelar a você;

pois, então, você vai clamar para as montanhas caírem sobre você para escondê-lo do rosto irado dEle.

Ó senhores, o desafio do Deus vivo é exatamente isso - se você não se submeter a Ele, esteja preparado para lutar com Ele. Se você não se submeter à Sua misericórdia, se você não pode justificar-se por seus erros, então pegue seus braços e contenda com Ele, ou endureça-se como inflexível, e prepare-se para suportar a fúria de Sua ira. Mas nenhuma dessas coisas você pode fazer, então deixe esse terrível desafio deixá-lo de joelhos, e faça com que você -

“Busque a Sua graça, dAquele cuja ira você não pode suportar.”

(16)

16

Então, em segundo lugar, eu usarei o texto como um convite, e a nota muda imediatamente dos trovões do Sinai para a ainda pequena voz do Calvário: "Preparai-vos para encontrar o vosso Deus". Ouviste estas notícias, homens ímpios?

Deus está saindo contra você, armado com Sua terrível espada de dois gumes - aquela mesma espada de infinita justiça com a qual Ele feriu Seu Filho unigênito no dia em que Ele permaneceu como o Substituto dos pecadores.

O que você pode fazer? Você vai fugir dEle? Para quem ou onde você pode correr? Os extremos da Terra estão em suas mãos. Se você voar para os mares distantes, Ele irá prendê-lo lá; se você mergulhar nos mais densos tons da escuridão, Seus olhos ainda verão você –

“Senhor, onde as almas culpadas se retirarão, Esquecidas e desconhecidas?

No inferno elas se encontram Seu terrível fogo,

No céu Seu glorioso trono.

Se alado com feixes de luz da manhã, eu voo para além do oeste;

(17)

17

Sua mão, que deve suportar meu voo, logo trairia meu descanso.

Se por meus pecados eu penso em desenhar as cortinas da noite;

Aqueles olhos flamejantes que guardam Sua lei

Virariam as sombras à luz.

Os raios do meio-dia, a hora da meia-noite,

Ambos são semelhantes para Ti:

Oh, que eu nunca provoque

aquele poder do qual não posso fugir!”

Deus está vindo ao seu encontro, e não há como você escapar dEle. Você vai ficar onde está?

Então Ele logo irá alcançá-lo; e quando Ele vier, então virá seu terrível fim. Sua sabedoria é dar atenção ao conselho do texto e ir encontrá-lo.

Você não pode escapar se você permanecer onde está, então vá encontrá-lo.

(18)

18

Como você diz, vá ao encontro dele assim: com humildes confissões e petições em seus lábios, e com cordas em seus pescoços, julgando-se dignos de morte, e entregando-se inteiramente nas mãos do Senhor, confessando que você merece qualquer punição que Ele queira colocar em cima de você. É assim que um sujeito rebelde deve encontrar seu Rei - confessando culpa, orando por misericórdia, implorando por perdão, pedindo graça. Assim Davi encontrou seu Deus. Leia o Salmo 51, observe como ele orou e vá você e faça o mesmo.

Você também deve ir com arrependimento em seu coração. Os pecados que você amou no passado devem ser odiados e abandonados.

Você deve ir a Deus abominando a si mesmo, e fazendo uma entrega completa de sua alma a ele. Entreguem-se assim a Ele e façam-no imediatamente, visto que, uma vez que você se rebelou contra Ele, Sua justiça pode agarrar você a qualquer momento e executar seu desagrado fervente.

Mas deixe-me dizer-lhe que você tem uma tarefa severa diante de você se você se preparar desta maneira para encontrar seu Deus - uma tarefa que você achará impossível realizar em sua própria força, pois seu coração não renderá prontamente; nosso espírito teimoso não se

(19)

19

curvará facilmente; nosso orgulho não nos deixa confessar nosso pecado; o diabo mudo dentro de nós não nos permitirá orar. Eu vou lhe dizer o que fazer. Vá para Deus, exatamente como você é, no nome do Mediador; ou vá primeiro a Jesus e diga: “Senhor Jesus, dá-me arrependimento, dá-me fé, dá-me o ódio do pecado, dá-me um espírito de submissão, dá-me um coração de carne, dá-me uma mente sensível”; assim, submetido a Jesus, você está preparado para se encontrar com Deus, pois o lugar onde Deus encontra pecadores é na cruz de Cristo, e é o único lugar onde é seguro para um pecador tentar encontrar seu Deus.

Se, então, você estiver preparado para encontrar seu Deus, vá àquele Jesus que encontrou Seu Pai em seu favor e que, como resultado desse terrível encontro, morreu pelos seus pecados, se você realmente confia nele. Vá a Cristo, e Ele lhe lavará em Seu precioso sangue, e lhe vestirá em Seu manto imaculado de justiça.

Vá a Cristo e Ele respirará o perfume dos Seus méritos sobre você; e então, quando você se encontrar com Deus, Ele não verá meramente em você um pecador, mas um pecador salvo. Ele cheirará o odor fragrante das vestes de Seu Filho, que terá um aroma tão doce para Ele que

(20)

20

você será aceitável a Ele por amor a Cristo. Não há outro caminho para Deus do que esse. Como desejo que cada pessoa não convertida aqui escute essa mensagem e obedeça: “Prepare-se para encontrar seu Deus”. Vá e encontre-O da maneira que lhe mostrei; vá e encontre-O nesta mesma hora.

“Onde devo ir ao encontro de Deus?”, Pergunta um deles. Bem, encontre-o exatamente onde você está. Confie em Jesus e entregue-se a Deus, e a grande transação é feita; ou afaste-se em algum canto sossegado e derrame sua dor diante do Senhor, e peça a Ele, por amor de Jesus, que se encontre com você, para que você seja reconciliado com Ele através da morte de Seu Filho.

Faz pouco mais de uma semana que a nossa boa irmã, a senhora Bartlett, adormeceu; e eu não sei de nada que possa mantê-la em nossas memórias - especialmente nas memórias de vocês que muitas vezes ouviram seus convites amorosos, mas que não se renderam a eles, como eu falar em seu nome, como bem como em nome do meu Senhor, e digo a você: “Venha e encontre o Senhor; venha e encontre-O agora, preparado para encontrá-Lo através do sangue e da justiça de Jesus Cristo, seu Senhor.” Dia feliz, dia feliz, seria se muitos fossem guiados pelo

(21)

21

gracioso Espírito para encontrarem-se com Deus agora. Lembro-me bem da época em que o encontrei pela primeira vez. Eu pensei que eu era uma alma perdida; eu me julguei à beira do inferno. Eu não tinha mérito nem bondade nativa para levar a Deus; eu era uma massa de corrupção e pecado; mas - “Eu vim a Jesus como estava, cansado e exausto e triste”; e em Jesus encontrei meu Deus e, encontrando-me com Deus, minha alma foi posta em liberdade; e esta noite, minha alma exalta o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus meu Salvador. A porta que estava aberta para mim está aberta para você, meu amigo, então entre nela e entre agora. Que o Espírito Santo, graciosamente, permita que você venha!

E, por último, se o convite deste texto não for aceito, logo será ouvido como uma convocação.

Eu não sou o oficial para trazer a convocação para você, eu não tenho autoridade para fazer isso; eu sou enviado para convidá-lo a encontrar seu Deus, e eu fiz isso; mas chegará um dia, meus amigos, quando o oficial autorizado lhe entregará esta mensagem: "Prepare-se para encontrar seu Deus". Você estará sentado à mesa de trabalho, jovem, e sentirá uma dor estranha seu lado, e você vai se perguntar: "O que é isso?" Será uma mensagem dizendo para você: "Traga-o para sua cama, pois assim diz o

(22)

22

Senhor, da cama você não descerá mais até você ser carregado em seu caixão.” “Prepare-se para encontrar o seu Deus”.

Essa mensagem chegará a você também, meu velho amigo, antes de muito tempo. Você quase completou o período completo da sua vida; e, muito em breve, você deve se retirar para o seu quarto e ficar quieto e esperar, pois você também deve se preparar para encontrar seu Deus. Essa convocação pode chegar até mim quando eu estiver aqui, ou para você enquanto você estiver lá; pode chegar ao jovem mais forte entre nós. Mesmo enquanto estamos neste serviço, o dardo da morte pode chegar a qualquer um de nós. Que agitação algumas pessoas sentem quando essa convocação chega a elas: “Preparem-se para encontrar seu Deus!”

Como regra geral, elas não têm a dureza de colocá-la de lado. Alguns fazem isso; mas muitos dizem: “Envie para o ministro, convide alguns amigos que oram e nos preparemos para nos encontrarmos com nosso Deus”. Eles tratam desse assunto solene da maneira errada. Sua colheita é passada, seu verão é terminado e eles não são salvos; e, mesmo agora, eles não seguem o caminho certo para serem salvos. Eles estão confiando nos homens; eles estão confiando em orações; pois eles ainda não aprenderam a olhar sozinhos para Jesus. Não

(23)

23

conheço mais trabalho sombrio do que ser chamado, às vezes na calada da noite, para ver um moribundo ou uma mulher que viveu uma vida descuidada e ímpia. Muitas vezes sinto que seria melhor recusar-se a ir; porque, quando alguém chega lá, frequentemente a pessoa é insensível; e o que seus amigos imaginam que nós, ministros, podemos fazer com pessoas insensíveis, é mais do que eu posso dizer. Ora, não podemos fazer muito com você enquanto você tem seus sentidos. Mesmo quando você está sentado aqui, muito do que dizemos desliza sobre você como chuva no telhado de sua casa;

O que você pode esperar que possamos dizer a você quando você está inconsciente ou distraído com a dor, com a cabeça doendo, a mente confusa e a alma espantada com a perspectiva do mundo vindouro? A graça de Deus pode operar milagres, eu sei; mas temo que este milagre raramente seja trabalhado - que o homem, que negligenciou toda a sua vida para se preparar para encontrar seu Deus, seja capaz de acender sua lâmpada de repente, e sair para encontrar o Rei justamente quando a voz da trombeta está soando pelas ruas: “Eis que vem o esposo; saiamos ao encontro dele.” Na maior parte do tempo, há um apetite lamentável: “Dê- nos do seu óleo; porque as nossas lâmpadas se apagam”, mas isso não podemos fazer; e, enquanto eles vão comprar para si mesmos, o

(24)

24

Noivo vem, e quando eles clamam por admissão na porta fechada, a resposta é: “Tarde demais!

Muito tarde! Você não pode entrar agora.” Os velhos rabinos costumavam dizer que todo homem deveria se preparar para morrer um dia antes de seu dia da morte; e, como ele não sabia se não poderia morrer amanhã, o plano mais sábio era que ele se preparasse hoje; e assim é.

Através desta assembleia, então, deixe esta verdade acontecer - que chegará uma intimação à morte, e que a convocação será executada assim: “Prepare-se para encontrar seu Deus.”

Mas quando você morrer, em um instante sua alma estará diante do tribunal de Deus. Haverá, como posso chamar, as sessões diante do último grande juiz; e nessa sessão sua alma permanecerá sozinha, e Deus lhe ordenará que vá à casa de detenção, onde você deve esperar até que seu corpo também se levante para se unir à sua alma.

Quando o dia da ressurreição chegar, mais alto que dez mil trovões, tocará a explosão da trombeta do arcanjo, espantando o céu e a terra, e ecoando pela terra e pelo mar: “Despertai para o juízo!” Então os cemitérios se levantam e se agitam como mares quando açoitam a fúria pela tempestade. Então os campos de batalha da terra se enriquecerão de homens vivos, assim como o campo de colheita é rico quando o

(25)

25

ceifeiro sai com a foice. Então a terra, de seu útero abundante, dará as inumeráveis miríades que dormiram em seu seio; e eles permanecerão, cobrindo terra e mar, uma multidão incontável, como as folhas da floresta ou as areias da praia. Então novamente a trombeta soará sobre toda a multidão reunida,

“Prepara-te para te encontrares com o teu Deus.”; e ele virá, o homem, Cristo Jesus, a quem eles não teriam para ser seu Deus e Rei; e, sentado no grande trono branco, com todas as nações diante dEle, "Ele separará uns dos outros, como um pastor separa suas ovelhas dos bodes;" e "os livros" serão abertos e qualquer um, de todos os nossos semelhantes e de nós mesmos também, não deve ser encontrado escrito no livro da vida será lançado no lago de fogo.

Ó senhores, ó senhores, em nome do Deus vivo, eu lhe pergunto - Você está preparado para aquele grande dia? Alguns de nós podem dizer, com humilde ousadia: “Sim, estamos preparados para isso”. Espero que muitos aqui possam dizer com verdade, com o conde Zinzendorf:

“Jesus, teu sangue e justiça, minha beleza são,

(26)

26

meu vestido glorioso;

Em meio a mundos flamejantes, nestes montados,

Com alegria levantarei minha cabeça.

Ousadamente eu permanecerei naquele grande dia,

Para quem qualquer coisa a meu cargo se estabelecerá?

Enquanto através do Teu sangue eu estou absolvido

Da tremenda maldição e vergonha do pecado.”

Mas se você não foi absolvido pelo sangue de Jesus, como você pode ficar aí? A própria luz de Seu semblante lhe assustaria em terror abjeto;

e, se o Seu rosto lhe alarmar, o que a Sua voz fará quando Ele disser: “Aparta-te maldito”? E o que fará a sua mão quando agarrar a barra de ferro e quebrar-te em pedaços como o vaso de oleiro?

(27)

27

Cuidado, você que se esquece de Deus, para que não se demore, permaneça e procrastine, até que a última trombeta soe: “Prepare-se para encontrar seu Deus.” Que Ele conceda graciosamente que você esteja preparado agora, em vez de ficar despreparado nesse pavoroso dia! –

“Pecadores, busquem a Sua graça, Cuja ira você não pode suportar;

Voe para o abrigo de Sua cruz, E encontre a salvação lá.”

Lance-se a seus pés; curve-se diante daqueles pés que foram pregados na cruz. Olhe para as mãos que ainda carregam as impressões dos cravos. Olhe para o rosto que uma vez foi manchado com saliva, mas agora brilha para além da luz do sol. Olhe para cima, para aquela cabeça que uma vez foi coroada de espinhos.

Esconda-te naquela fenda do seu lado, onde a lança abriu caminho para o coração de Jesus. Em uma frase, descanse em Seu sacrifício, pois não há mais nada em que você possa descansar. Que o Senhor permita que você faça isso, pelo amor de Jesus! Amém.

(28)

28

Amós – 5

1 Ouvi esta palavra que levanto como lamentação sobre vós, ó casa de Israel:

2 Caiu a virgem de Israel, nunca mais tornará a levantar-se; estendida está na sua terra, e não há quem a levante.

3 Porque assim diz o SENHOR Deus: A cidade da qual saem mil conservará cem, e aquela da qual saem cem conservará dez à casa de Israel.

4 Pois assim diz o SENHOR à casa de Israel:

Buscai-me e vivei.

5 Porém não busqueis a Betel, nem venhais a Gilgal, nem passeis a Berseba, porque Gilgal, certamente, será levada cativa, e Betel será desfeita em nada.

6 Buscai ao SENHOR e vivei, para que não irrompa na casa de José como um fogo que a consuma, e não haja em Betel quem o apague.

7 Vós que converteis o juízo em alosna e deitais por terra a justiça,

8 procurai o que faz o Sete-estrelo e o Órion, e torna a densa treva em manhã, e muda o dia em

(29)

29

noite; o que chama as águas do mar e as derrama sobre a terra; SENHOR é o seu nome.

9 É ele que faz vir súbita destruição sobre o forte e ruína contra a fortaleza.

10 Aborreceis na porta ao que vos repreende e abominais o que fala sinceramente.

11 Portanto, visto que pisais o pobre e dele exigis tributo de trigo, não habitareis nas casas de pedras lavradas que tendes edificado; nem bebereis do vinho das vides desejáveis que tendes plantado.

12 Porque sei serem muitas as vossas transgressões e graves os vossos pecados; afligis o justo, tomais suborno e rejeitais os necessitados na porta.

13 Portanto, o que for prudente guardará, então, silêncio, porque é tempo mau.

14 Buscai o bem e não o mal, para que vivais; e, assim, o SENHOR, o Deus dos Exércitos, estará convosco, como dizeis.

15 Aborrecei o mal, e amai o bem, e estabelecei na porta o juízo; talvez o SENHOR, o Deus dos Exércitos, se compadeça do restante de José.

(30)

30

16 Portanto, assim diz o Senhor, o SENHOR, Deus dos Exércitos: Em todas as praças haverá pranto; e em todas as ruas dirão: Ai! Ai! E ao lavrador chamarão para o pranto e, para o choro, os que sabem prantear.

17 Em todas as vinhas haverá pranto, porque passarei pelo meio de ti, diz o SENHOR.

18 Ai de vós que desejais o Dia do SENHOR! Para que desejais vós o Dia do SENHOR? É dia de trevas e não de luz.

19 Como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se, entrando em casa, encostando a mão à parede, fosse mordido de uma cobra.

20 Não será, pois, o Dia do SENHOR trevas e não luz? Não será completa escuridão, sem nenhuma claridade?

21 Aborreço, desprezo as vossas festas e com as vossas assembleias solenes não tenho nenhum prazer.

22 E, ainda que me ofereçais holocaustos e vossas ofertas de manjares, não me agradarei deles, nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais cevados.

(31)

31

23 Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias das tuas liras.

24 Antes, corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene.

25 Apresentastes-me, vós, sacrifícios e ofertas de manjares no deserto por quarenta anos, ó casa de Israel?

26 Sim, levastes Sicute, vosso rei, Quium, vossa imagem, e o vosso deus-estrela, que fizestes para vós mesmos.

27 Por isso, vos desterrarei para além de Damasco, diz o SENHOR, cujo nome é Deus dos Exércitos.

Referências

Documentos relacionados

Baseando-se na proposta feita por Falbo, Souza e Felizardo (2017), objetivamos, então, realizar um mapeamento sistemático para contemplar uma revisão sistêmica posteriori,

O presente documento não pode ser reproduzido de nenhuma forma, em seu todo ou parcialmente, ou copiado para outra linguagem de leitura natural ou por máquina ou para um suporte de

sólidos totais, proteínas, lipídios, fibra, cinza e carboidratos, compostos fenólicos totais, 15.. flavonóides e carotenóides totais, sólidos insolúveis em álcool

O candidato e seu responsável legalmente investido (no caso de candidato menor de 18 (dezoito) anos não emancipado), são os ÚNICOS responsáveis pelo correto

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Nesse caso, todas as pessoas são escolhidas (apenas uma escolha) e ocupam m salas, já que a outra sala é ocupada apenas pela pessoa.. Tomando um elemento qualquer do conjunto

Entrando para a segunda me- tade do encontro com outra di- nâmica, a equipa de Eugénio Bartolomeu mostrou-se mais consistente nas saídas para o contra-ataque, fazendo alguns golos

É importantíssimo que seja contratada empresa especializada em Medicina do Trabalho para atualização do laudo, já que a RFB receberá os arquivos do eSocial e