• Nenhum resultado encontrado

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO

GRATIFICAÇÃO INDEVIDA - ANULAÇÃO - RESTITUIÇÃO

- O cancelamento de gratificação indevidamente concedida. ordenada pelo Tribunal de Contas da União. não obriga os beneficiários à restituição dos valores recebidos de boa fé!

TRIBUNAL DE CONTAS UNIÃO Proc. 1412/93

I - RELATÓRIO GRUPO 11 - Classe I - Plenário

TC - 001.412/93-0 Natureza: Pedido de Reexame

Órgão: Tribunal Regional do Tmbalho 1&

Região

Interessado: Procumdoria da República no Estado do Rio de Janeiro

Ementa: Pedido de Reexame interposto contm a Decisão nll561196-Plenário que de- tenninou ao TRT da 1& Região a suspensão do pagamento de 55% da GADF, cumulati- vamente com os quintos, aos ocupantes de Funções da Tabela de Gmtificação de Repre- sentação de Gabinete, bem como o ressarci- mento das importâncias recebidas indevida- mente. Esclarecimento de que o TRT suspen- deu o pagamento em 1994, antes, portanto, que o TCU promovesse a determinação. Jus- tificativa de que o pagamento arrimou-se em Ato do TRT 1& Região, expedido com base em interpretação do Superior Tribunal de Jus- tiça, seguida pelo Tribunal Superior do Tm- balho, quanto à aplicação dos arts. 14, §§ 12 e 22, da Lei Delegada nll 13/92 e 62, da Lei n2 8.538/92. Determinação prejudicada por falta de objeto. Aplicação do entendimento exam- do na Decisão n2101/96. Ata 14/96. Segunda Câmara. Provimento. Reconsideração da De- cisão.

Em Sessão de 04.09.96, ao examinar o TC n2 00 1.412/93-0 referente aos documentos en- caminhados pela Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro, concernente à ação judicial movida pela Associação dos Servidores da Justiça do Tmbalho da 1& Re- gião, contm ato do Exm2 Juiz Presidente do TRT - 1& Região, que havia detenninado a suspensão do pagamento de incorpomção de quintos de Gmtificação de Representação de Gabinete-GRG, o Plenário desta Corte profe- riu a Decisão n2 561196, prolatada nos seguin- tes termos.

.. 8.1 - detenninar que o TRT da 1& Região, suspenda o pagamento do percentual de 55%

sobre a Gratificação de Atividade pelo De- sempenho da Função, cumulativamente com os quintos, aos ocupantes de Funções da Ta- bela de Gratificação de Representação de Ga- binete, e proceda desconto em folha de paga- mento dos servidores beneficiados indevida- mente, 'em parcelas mensais não excedentes à décima parte da remuneração ou provento, em valores atualizados', nos termos do art. 46 da Lei n2 8.112/90;

8.2 - comunicar à Procuradoria da Repú- blica no Estado do RJ, e ao Presidente do TRT - da 1& Região, o teor desta Decisão, enca- minhando-lhes cópia do Relatório e Voto que a fundamentam."

Inconformada com a determinação contida

(2)

no item 8.1 supra, o Juiz Presidente do TRT - I il Região, Juiz Alédio Vieira Braga, inter- pôs o presente recurso. Em princípio, a auto- ridade recorrente alega que o pagamento in- quinado foi suspenso em 1994, por meio do Ato n!! 2.325/94 que aplicou, no âmbito da- quele TRT, a Decisão TCU n!! 119/94 Plená- rio. Ata 08/94. Sessão de 30.07.96, segundo a qual "por inexistência de dispositivo legal, que o justifique, é inadmissível o deferimento do percentual de 55% sobre a Gratificação de Atividade pelo Desempenho da Função, cu- mulativamente, com os quintos, aos ocupan- tes de Funções da Tabela de Gratificação de Representação de Gabinete" .

Justificando o pagamento, a autoridade re- corrente esclareceu que a extensão da percep- ção da GADF, no percentual de 55%, cumu- lativamente com o pagamento da vantagem denominada" quintos" , ao ocupantes de Fun- ções integrantes da Tabela de Representação de Gabinete, optantes pela remuneração do cargo efetivo, fora feito com base no Ato do TST n!! 2.066/92, alterado pelo Ato do TST/GP n!! 1002193, de 27.10.93. Explicou, ainda, que o pagamento se deu com base em Ato do STJ, que foi seguido pelo TST e pelos Tribunais Regionais do Trabalho, de confor- midade com a interpretação dada aos arts. 14,

§§ I!! e 2!!, da Lei Delegada n!! 13/92 e 6!!, da Lei n!! 8.538/92, que visava assegurar isono- mia de tratamento entre os ocupantes de fun- ções da Tabela de Gratificação de Repre- sentação de Gabinete e os ocupantes de cargos em comissão do grupo DAS. Referida inter- pretação foi adotada nos diversos órgãos do Poder Judiciário, havendo no Supremo Tribu- nal Federal, sido introduzida pela Resolução n!! 91/92, e no Superior Tribunal de Justiça, pela Resolução n!! 02193. Aduz que o paga- mento somente ocorreu no período de 01.11.93 a 30.04.94, sendo suspenso em vir- tude de orientação desta Corte.

Requer, por fim, .. seja o presente Pedido de Reexame conhecido e acolhido para que:

a) quanto à determinação da suspensão do pagamento da opção de 55% sobre a GADF, seja considerada prejudicada pela anterior ob- servância do seu conteúdo;

b) no tocante aos valores recebidos àquele título, seja afastada a hipótese de devolução."

A Unidade Técnica, analisando os argu- mentos trazidos pela recorrente, não apresenta pareceres uniformes. O Analista, em instru- ção inicial, propõe seja aplicada a Súmula TCU n!! 105, tendo em vista que o pagamento dos valores inquinados ocorreu em data ante- rior à alteração jurisprudencial desta Corte, inserta na Decisão Administrativa n!! 444/94.

Finaliza propondo que o Tribunal conheça do recurso para:

.. 10.1 ratificar o entendimento de que, por inexistência de dispositivo legal que o justi- fique, é inadmissível o deferimento do per- centual de 55% sobre o GADF, cumulativa- mente com os quintos, aos ocupantes de Fun- ções de Tabela de Representação de Gabinete;

10.2 reconsiderar, em parte a Decisão n!!

561/96 - Plenário, no sentido de, no período de 01.11.93 a 30.04.94, dispensar o desconto em folha das importâncias recebidas de boa fé por parte dos servidores."

A digna Diretora de Divisão e o Titular da Secretaria, discordam desses entendimento, considerando que o pagamento já fora sustado antes que a determinação do TCU fosse pro- ferida, o que a fez perder seu objeto. Quanto ao pedido de dispensa de ressarcimento, en- tendem que não cabe a aplicação da Súmula n!! 105, visto que a alteração jurisprudencial não alcança o mérito do pagamento da vanta- gem, mas apenas a obrigatoriedade de ressar- cimento. Concluem, pois, propondo que o pe- dido de reexame seja" provido parcialmente, no sentido de se considerar prejudicada a de- terminação da suspensão do pagamento da opção de 55% sobre a GADF, contida na pri- meira parte do item 8.1 da Decisão 561/96- Plenário". No mais, concordam "com a pro- posta de encaminhamento de fi. 400, no que se refere ao item 10.1 da Instrução."

O douto Ministério Público, em parecer da lavra do Dr. Ubaldo Alves Caldas, manifes- ta-se de acordo com a proposta da Diretora de Divisão e do Titular da 1()1 SECEX e con- clui propondo que, "nos termos do art. 48 da Lei n!! 8.443/92, seja conhecido o Pedido de Reexame do Tribunal Regional do Trabalho da I il Região para, no mérito, ser-lhe conce-

(3)

dido provimento parcial, alterando o item 8.1 da Decisão n2 561196-Plenário da seguinte forma:

8.1 - ratificar o entendimento de que, por inexistência de dispositivo legal que o justi- fique, é inadmissível o deferimento do per- centual de 55 sobre a Gratificação de Ativi- dade pelo Desempenho de Função, cumulati- vamente com os quintos, aos ocupantes de Funções da Tabela da Gratificação de Repre- sentação de Gabinete, determinando ao TRT da li Região que proceda o desconto em folha de pagamento dos servidores beneficiados in- devidamente, em parcelas mensais não exce- dentes à décima parte da remuneração ou pro- vento, em valores atualizados, nos termos do artigo 46 da Lei n28.112l90".

É o Relatório.

11 - VOTO

Preliminarmente, cumpre assinalar que o Pedido de Reexame preenche os requisitos regimentais de admissibilidade, podendo ser conhecido por este Tribunal.

No mérito, cabe observar, quanto à primeira parte do pedido, que as justificativas apresen- tadas pelo recorrente demonstram que o pa- gamento do percentual de 55% sobre a GADF aos ocupantes de funções integrantes da Ta- bela de Gratificação de Representação de Ga- binete, cumulativamente com os quintos, já fora suspenso em 1994. Antes, portanto que a determinação presente na decisão ora recor- rida fosse expedida, o que a torna prejudicada, pela perda de seu objeto e enseja sua recon- sideração, como bem propôs a Unidade Téc- nica.

No que concerne ao pedido de dispensa de ressarcimento dos valores recebidos em vir- tude do pagamento tido como irregular, dava venia dos pareceres, permito-me dissentir das conclusões a que chegaram. Creio que mais uma vez nos defrontamos com o pagamento de vantagem que, embora criada por lei, me- receu aplicação incorreta pelos órgãos que lhe devem dar cumprimento. Ante os esclareci- mentos e justificativas trazidas pelo recorren- te, ficou patente que não houve má fé por

parte dos servidores ou dos gestores, mas, tão-somente, uma interpretação equivocada do dispositivo legal, no âmbito do Poder Ju- diciário.

Mais evidente se mostra a boa fé e a inci- dência do equívoco, quando se verifica a pres- teza com que se houve a Presidência daquele TRT, ao adotar as providências para dar ime- diato cumprimento à orientação do TCU, pro- lata na Dec. 119/94, Ata 08/94, Plenário, Ses- são de 09.03.94, em que esta Corte entendeu ser "inadmissível o deferimento do percen- tual de 55% sobre a Gratificação de Atividade pelo Desempenho da Função, cumulativa- mente, com os quintos, aos ocupantes de Fun- ções da Tabela de Gratificação de Repre- sentação de Gabinete". Tão logo tornou co- nhecimento da Decisão, foi prontamente sus- penso o pagamento do percentual de opção sobre a GADF e revogado o Ato que lhe dava guarida.

Desse modo, entendo que neste processo deve ser dispensado o mesmo tratamento já adotado em situações análogas, quando este Tribunal, acolhendo as razões por mim expe- didas no Voto condutor da Decisão n2101/96, Ata 14/96, Segunda Câmara, entendeu que não cabe o ressarcimento de importâncias re- cebidas por servidores, sob a presunção de legalidade, quando o pagamento estiver arri- mado em atos e pareceres emanados de auto- ridades legalmente investidas de competência para expedi-los. Nesse mesmo sentido já se pronunciara este E. Plenário, seguindo a es- teira de decisões que dispensavam o ressarci- mento de valores recebidos em virtude de reconhecido conflito de interpretação legal, cuja devolução somente foi exigida a partir do momento em que o Tribunal de Contas da União esclareceu definitivamente o assunto (TC n2 002.202194-8, Decisão n2046/96, Ata n2 06/96, Plenário).

Ante o exposto e dissentindo dos pareceres.

VOTO no sentido de que o Tribunal adote a deliberação que ora submeto ao Colegiado.

Sala das Sessões Ministro Luciano Brandão Alves de Souza, em 16 de julho de 1997.

ADHEMAR P ALADINI GHISI, Ministro- Relator

(4)

Proc. TC-001.412193-0 Acompanhamento

PARECER

Merece destaque questão jurídica concer- nente à devolução dos valores indevidamente recebidos e à aplicabilidade do Enunciado nl!

105 da Súmula da Jurisprudência predomi- nante no Tribunal de Contas da União.

Lembra-nos a instrução de fls. 398 a 400 que o Tribunal vinha adotando, até meados de 1994, posicionamento pela dispensa de re- colhimento de valores percebidos de boa fé.

Por meio da Decisão Administrativa nl!

444/94, exarada em Sessão de 6.7.94, o Pleno desta Corte firmou nova orientação no sentido do ressarcimento ao Erário de valores referen- tes a pagamento indevidos de vantagem a ser- vidores públicos, mesmo reconhecendo-se a boa fé do beneficiário.

A instrução defende tese de que, diante do disposto no mencionado Enunciado nl! lOS, o ressarcimento deveria corresponder a paga- mentos indevidos efetivados posteriormente a 22.8.94, data de publicação da Decisão nl!

444/94. Como os pagamentos indevidos ocor- reram no período de 111 de novembro de 1993 a 30 de abril de 1994, propõe a instrução que seja tomado sem efeito a parte da Decisão nll 561/96 - Plenário que determina o desconto em folha de pagamento dos servidores bene- ficiados indevidamente.

Quanto ao assunto, adotamos, porém, o po- sicionamento da Sra. Diretora de Divisão e do Sr. Secretário de Controle Externo. O argu- mento mais solido no sentido da obrigatorie- dade de ressarcimento deriva da constatação de que, com a edição da Decisão Administra- tiva nll 444/94, não houve mudança de natu- reza jurisprudencial no que se refere à ilega- lidade dos pagamentos, mas sim, quanto à necessidade de ressarcimento dos valores re- cebidos de boa fé.

Poderíamos admitir a adoção da orientação contida no Enunciado nl! lOS, por hipótese, de o Tribunal já tivesse decidido, em data ante- rior a da edição da Decisão Administrativa nll 444/94, pela dispensa do ressarcimento e ago- ra, em sede de Pedido de Reexame, estivesse sub examine a possibilidade de se determinar

que se procedesse ao ressarcimento ao Erário dos valores recebidos de boa fé. A incidência do comando contido no item 2 da Decisão Administrativa nll 444/94 em conjunto com a orientação inserta no Enunciado nll 105 da Súmula deste E. Tribunal, ao referir-se a jul- gados de data anterior a da publicação dessa Decisão Administrativa, deve ser considera- da.

Nesse caso, portanto, não havendo altera- ção jurisprudencial no que atine à legalidade dos pagamentos, em nada importa se os pa- gamentos indevidos ocorreram anteriormente ou ulteriormente à data de publicação da ci- tada Decisão Administrativa.

Esposamos também o entendimento, aduzi- do pela Unidade Técnica, que considera pre- judicada a determinação de suspensão dos pa- gamentos indevidos, visto que estão de fato suspensos desde abril de 1994. Nesse sentido, parece-nos adequado o item 10.1 da proposta da instrução (fi. 400), se o considerarmos como alteração do item 8.1 da Decisão recor- rida.

Isso posto, este representante do Ministério Público, perfilhando o posicionamento da Sra. Diretora de Divisão e do Sr. Secretário de Controle Externo, propõe que, nos termos do art. 48 da Lei nl! 8.443/92, seja conhecido o Pedido de Reexame do Tribunal Regional do Trabalho da 11 Região para no mérito, ser-lhe concedido provimento parcial, alte- rando o item 8.1 da Decisão nll 561/96 - Plenário da seguinte forma:

"8.1. - ratificar o entendimento de que, por inexistência de dispositivo legal que o justifique, é inadmissível o deferimento do percentual de 55% sobre a Gratificação de Atividade pelo Desempenho de Função, cu- mulativamente com os quintos, aos ocupantes de Funções da Tabela de Gratificação de Representação de Gabinete, determinando ao TRT da IA Região que proceda o desconto em folha de pagamento dos servidores beneficia-

dos indevidamente, em parcelas mensais não excedentes à décima parte da remuneração ou provento, em valores atualizados, nos ter- mos do artigo 46 da Lei nll. 8.112190. "

Ministério Público, em 25 de março de 1997.

UBALDO ALVES CALDAS, Procurador

(5)

DECISAO Nlo! 412197 - TCU - Plenário I. Processo TC n!! 001.412193-0

2. Classe de Assunto: I - Pedido de Ree- xame

3. Interessado: Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro

4. Órgão: Tribunal Regional do Trabalho la Região

5. Relator: MINISTRO ADHEMAR PA- LADINI GHISI.

6. Representante do Ministério Público: Dr.

Ubaldo Alves Caldas

7. Unidade Técnica: 1()1 SECEX

8. Decisão: O Tribunal Pleno, diante das razões expostas pelo Relator, e nos tennos do art. 48 da Lei n!! 8.443/92 DECIDE:

8.1 - conhecer do presente recurso para, no mérito, dar-lhe provimento;

8.2 - acolher as razões apresentadas pelo Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da la Região e tomar sem efeito o item 8.1 da Decisão n2 561/96, Plenário, considerando prejudicada a detenninação nele contida, por falta de objeto;

8.3 - dispensar a devolução dos valores.

recebidos a título de opção pela Gratificação

de Atividade pelo Desempenho de Função, cumulativamente com quintos, a ocupantes de funções da Tabela de Gratificação de Repre- sentação de Gabinete, no período de 01.11.93 a 30.04.94;

8.4 - ratificar o entendimento de que, por inexistência de dispositivo legal que o justi- fique, é inadmissível o deferimento do per- centual de 55% sobre a Gratificação de Ati- vidade pelo Desempenho de Função, cumu- lativamente com os quintos, aos ocupantes de Funções da Tabela de Gratificação de Repre- sentação de Gabinete.

9. Ata na. 27/97 - Plenário

10. Data da Sessão: 16/07/1997 - Ordiná- ria

11. Especificação do quorum:

11.1. Ministros presentes: Homero dos San- tos (presidente), Adhemar Paladini Ghisi (Re- lator), Marcos Vinícios Rodrigues Vilaça, Iram Saraiva e Bento José Bugarin; e os Mi- nistros-Substitutos José Antonio Barreto de Macedo e Lincoln Magalhães da Rocha.

HOMERO SANTOS Presidente

ADHEMAR PALADINI GHISI Ministro-Relator

CONTRIBUIÇÃO SOCIAL - INADIMPLÊNCIA - SERVIÇO ESSENCIAL SOB MONOPÓLIO

- Empresa estatal prestadora de serviço essencial sob regime de mo- nopólio, ainda que inadimplente junto ao INSS e ao FGTS, poderão ser contratadas pela Administração Pública.

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Proc. n. 4.389/96

GRUPO I - CLASSE

m -

PLENÁRIO TC-004.389/96-4

NATUREZA: Consulta

ÓRGÃO: Superior Tribunal de Justiça RESPONSÁVEL: Paulo Roberto Loureiro de Alencar, Secretário de Controle Interno.

EMENTA: Consulta fonnulada pelo Secre-

tário de Controle Interno do Superior Tribunal de Justiça relativa à contratação de empresas paraestatais sem a apresentação das certidões comprobatórias de regularidade junto ao INSS e ao FGTS. Possibilidade de a Admi- nistração Pública contratar os entes paraesta- tais detentores do monopólio de serviços pú- blicos essenciais, mesmo sem a apresentação

Referências

Documentos relacionados

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Muita gente já tinha escrito (verbo escrever, no Pretérito Mais-Que-Perfeito Composto do Indicativo) ao menino para lhe dizer que gostaria (verbo gostar, no Condicional) de

Violeta fez uma viagem ao campo durante o verão. Não gostava era de saber que lá existia uma alcateia que aterrorizava as ovelhas da quinta “Ramalhete”. Sublinha todos os nomes

 Condições insalubres no ambiente de trabalho  Superexploração do trabalho feminino e infantil  Ausência completa de qualquer assistência

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

Este incremento tanto no valor de energia como de potência nominais causam um aumento do valor do investimento (um incremento de 15%) mas, por outro lado, permite uma maior

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos