• Nenhum resultado encontrado

Eleições 2021 AMERICANA ADVOCACIA REVISTA DA. Campanha do dia das crianças. Entrevista com CÉSAR E. TEMER ZALAF. Edição 34 - Outubro de 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Eleições 2021 AMERICANA ADVOCACIA REVISTA DA. Campanha do dia das crianças. Entrevista com CÉSAR E. TEMER ZALAF. Edição 34 - Outubro de 2021"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

ADVOCACIA

AMERICANA REVIST A

DA DE

SÃO PAULO

Subseção Americana

Eleições 2021

pag 14

Campanha do dia das crianças Entrevista com CÉSAR E. TEMER ZALAF

pag 6 pag 15

FAÇA DOAÇÕES E COMPLETE O DIA DE UMA CRIANÇA COM

SORRISO E ALEGRIA

- NOVEMBRO AZUL, - ELEIÇÕES OAB,

- CONSCIÊNCIA NEGRA

SÃO PAULO

Subseção Americana

A palavra do Presidente aborda as eleições que se aproximam pag 4

(2)

Tatiana de Camargo Neves Presidente da Comissão de Comunicação

Rose Neves Sara Della Penna

Diretora Secretária Adjunta Cláudia Akiko Ferreira Diretora Secretária Geral

Diretoria

Equipe de Produção

Ademar Shin-Iti O. Nagata Designer Gráfico

L.Blue Marketing

Editorial

COMISSÃO DA CAASP SARA DELLA PENNA COMISSÃO DA JOVEM ADVOCACIA RODRIGO NAZATTO

COMISSÃO DA MULHER ADVOGADA LÚCIA IZABEL GONÇALVES MEZA COMISSÃO DE ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA JULIANA BUOSI CARLINI COMISSÃO DE ASSUNTOS JUDICIÁRIOS AMANDA MOREIRA JOAQUIM COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO TATIANA CAMARGO NEVES COMISSÃO DE CULTURA THUANY RAMELLA

COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR LÍVIA FRONER MORENO RAMIRO COMISSÃO DE DIREITO DO TRABALHO ÉDER ALMEIDA DE SOUSA COMISSÃO DE DIREITO IMOBILIÁRIO JOSÉ ALMIR CURCIOL COMISSÃO DE DIREITO MILITAR JOACIR DIAS

COMISSÃO DE DIREITO PENAL ANDRÉ MARCHI CAMPOS

COMISSÃO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO CÁTIA CRISTINE ANDRADE ALVES COMISSÃO DE DIREITO PRIVADO MATHEUS MENEGHEL COSTA COMISSÃO DE DIREITO PÚBLICO CLÉBER RENATO DE OLIVEIRA COMISSÃO DE DIREITO TRIBUTÁRIO LUCAS DE ARAÚJO FELTRIN COMISSÃO DE DIREITOS DA PESSOA

IDOSA

DANIELLE DOS SANTOS MARQUES CURCIOL COMISSÃO DE PRERROGATIVAS LUCAS PERES TORREZAN COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS NEIDE DONIZETI NUNES COMISSÃO DE ESPORTES RAFAEL POSSOBON COMISSÃO DE ÉTICA ANTÔNIO DUARTE JÚNIOR COMISSÃO DE EVENTOS FÁBIO GALASSI ANTÔNIO COMISSÃO DE EXAME DE ORDEM MARCELO SÁES DE NARDO COMISSÃO DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO RICARDO CANHAN MENEZES COMISSÃO DO MEIO AMBIENTE JULIANA CRISTINA MANZANO

FURLAN COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DOS

ANIMAIS DANIELA APARECIDA BARALDI

COMISSÃO ESA ALEXANDRE ICIBACI MARROCOS ALMEIDA

COMISSÃO ESPECIAL DE

RELACIONAMENTO COM A UNIMED JOSÉ ROBERTO OSSUNA COMISSÃO OAB VAI À ESCOLA NANCY MENDONÇA ERDMANN

MARROCOS ALMEIDA

COMISSÃO OAB VAI À FACULDADE SANDOR RAMIRO DARN ZAPATA Melford Vaughn Neto

Diretor Vice-Presidente

CAASP - (19) 3406-1625 CASA DA ADVOCACIA (19) 3461-5181 | 3462-5644 americana@oabsp.org.br

4 Ofício Cível 3309-2545 / 2558 2 Ofício Criminal 3309-2537 / 2539 3309-2532 / 2544

3309-2547 / 2556

Av. Brasil Sul, 2.669 - Parque Residencial Nardini

Horário de atendimento

presencial das 08h às 19h com utilização obrigatória de

máscara.

FALE CONOSCO

R. Cristovão Colombo, 155

SALA OAB NO FÓRUM TRABALHISTA (19) 3462-5447

Av. Nossa Senhora de Fátima, 3.000 - Werner Plaas

SALA OAB NO FÓRUM FEDERAL (19) 3407-6471

Av. Campos Salles, 277 - Girassol SALA OAB NO FÓRUM ESTADUAL (19) 3405-6106

FÓRUM DA COMARCA DE AMERICANA

2 Ofício Cível 3309-2531 / 2533 1 Ofício Cível 3309-2522 / 2530 3 Ofício Cível 3309-2543 / 2555 1 Ofício Criminal 3309-2535 / 2542 Ofício da Família e das Sucessões Juizado Especial Cível

Júri, Execuções Criminais, Infância e Juventude 3309-2551 / 2554

Distribuidor 3309-2546 Protocolo 3309-2515 / 2521 Portaria 3309-2550

Deivis Scherma Ortiz Fotografia

(3)

ÍNDICE

PALAVRA DO PRESIDENTE

NOVIDADES E MUDANÇAS NA JUSTIÇA FEDERAL ENTREVISTA COM CÉSAR EDUARDO TEMER ZALAF GUARDA COMPARTILHADA E SUA EVOLUÇÃO

VALOR VENAL E ITBI

REFORMA TRIBUTÁRIA: CAMINHOS E DESAFIOS

SIMPÓSIO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO

CAMPANHA CAASP DE SAÚDE DA ADVOGADA CONTINUA ATÉ O DIA 3 DE DEZEMBRO MOÇÃO DE APLAUSO RECEBIDA PELA OAB AMERICANA

ARRECADAÇÃO E ENTREGA DOS BRINQUEDOS E PRESENTES DOADOS NA CAMPANHA “FAÇA UMA CRIANÇA SORRIR”

CURSO DE INVENTÁRIO

AGRADECIMENTOS PELA PARTICIPAÇÃO NA CAMPANHA DO DIA DA CRIANÇA

GRUPO DE ESTUDOS DA COMISSÃO DE DIREITO DO CONSUMIDOR CAMPANHA CAASP DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

BLACK FRIDAY NA CAASP ELEIÇÕES OAB 2021 AGENDA CULTURAL

OAB SP LANÇA E-BOOK SOBRE DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS NAS RELAÇÕES DE CONSUMO

EDIÇÕES ANTERIORES INFORMATIVO

NOSSOS PARCEIROS

4 6

12 9 10 11

15

16 14

20

27 23 25 21

30 20

22 19

26

28 29

MÊS MUNDIAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA

NOVEMBRO AZUL

(4)

PALAVRA DO PRESIDENTE

O Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação das advogadas e advogados e responsável pela regulamentação da Advocacia no Brasil, composto por três Conselheiros Federais de cada unidade federativa além dos ex-presidentes do Conselho, que findo mandato passam a manter cadeira de membros honorários vitalícios. Já o Conselho Secional é composto por 160 Conselheiros eleitos pelo voto direto, dentre os quais se destaca a Diretoria Estadual; por fim e não menos importan- te, temos a Diretoria Subsecional, composta por cinco Diretores.

N

o próximo dia 25 de novembro ocorrerão as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil, oportunidade de escolha da próxima Diretoria das Subseções e dos membros do Conselho Seccional e de sua Diretoria, dos Conselheiros Federais que representarão a Seccional Paulista no Conselho Federal em Brasília, além dos gestores da Caixa de Assistência dos Advogados.

As eleições ocorrerão, mais uma vez, de maneira presencial, na Casa da Advocacia e Cidadania de Americana, tendo sido nomeado o Dr. Alexandre Ortiz de Camargo como Presidente da Comissão Eleitoral Subsecional. Ressaltamos que todas as medidas sanitárias estão sendo adotadas para garantir a segura participação da advocacia, em

especial, a divisão das seções eleitorais em salas diversas, com o objetivo de mitigar as aglomerações e acelerar o processo de votação.

Novidade trazida para esta eleição foi a alteração do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, com a publicação da Resolução 5/20 do Conselho Pleno da OAB Nacional, que estabelece a paridade de gênero (50%) e a política de cotas raciais consistente na exigência de composição das chapas nas eleições por 30% de candidatos pretos ou pardos.

Destaco que o processo eleitoral se trata de importante momento de reflexão sobre os rumos de nossa instituição, e a oportunidade da Classe escolher seus gestores. Enquanto presidente desta Subseção, ressalto a importância da boa escolha, da análise acurada e crítica dos candidatos e das propostas, sempre no intuito de que a advocacia contribua com o avanço e aprimoramento da instituição.

Aguardamos todos nesta grande festa democrática institucional! A nossa OAB se consolida e se torna concreta com a participação efetiva de seus inscritos.

Até o dia 25!

Também é sempre importante lembrar da importância do efetivo comparecimento da advocacia à votação, e a previsão normativa de incidência de multa de 20% da anuidade àqueles que não compare- cerem ou não justificarem, além da impossibilidade do voto em trânsito.

Rafael de Castro Garcia

Diretor Presidente

Rafael de Castro Garcia

Diretor Presidente

(5)
(6)

ENTREVISTA COM CÉSAR EDUARDO TEMER ZALAF

O desejo nasceu com a experiência na atividade de julgar os casos administrativos no TIT. Lá como no TJ o julgamento é colegiado e o empenho e dedica- ção para que sua opinião jurídica prevaleça é gran- de, exigindo muito estudo, muita atenção e resiliên- cia. Esse desafio de raciocinar juridicamente sobre um caso e extrair a conclusão mais adequada é muito estimulante. O engraçado é que isso não é novidade pra nenhum advogado ou advogada.

Quando se diz que o advogado é o primeiro juiz da causa está-se a dizer que ele necessariamente deve compreender o conflito que se lhe apresenta e formular um juízo jurídico que descortine se o direito do seu cliente é bom, se há uma causa a ser defen- dida ou uma pretensão a ser alcançada. Óbvio que o protagonismo é distinto, mas a honestidade no juízo que se coloca em cada uma dessas posições Sempre entendi que todo profissional tem um com-

promisso com a sua entidade de classe. Não existe o “meu buraco do barco”. Só o esforço coletivo e

voluntário pode proporcionar benefícios ao indiví- duo. Na Advocacia não é diferente e a partir dessa premissa me engajei atuando em várias comissões (“Tributário”, “Contencioso Administrativo Tributá- rio”, “Defesa dos Honorários Advocatícios” e “Rela- ção da Advocacia com o Tribunal Estadual”). No TIT, sempre fui indicado pela OAB/SP e lá tive a oportu- nidade de participar da modernização da lei que disciplina o processo administrativo tributário esta- dual, tornando-o mais rápido, previsível e eficiente, observando, sempre, as prerrogativas da Advoca- cia. Também atuei por muitos anos como perito nas ações de cobrança e arbitramento de honorários advocatícios e tenho orgulho de constatar que os meus laudos sempre foram prestigiados pelo Judi- ciário em ambas as instâncias, resgatando para os advogados e advogadas a respectiva remuneração pelo trabalho feito, mas não reconhecido pelo clien- te.

Não me candidatei para cargos eletivos, mas sem- pre estive ao lado de candidatos vencedores aqui em Americana – caso dos amigos Rafael de Castro Garcia, Ana Cristina Zulian, Antônio Marques, Ricardo Andreetta, Guilherme Malufe, Eraldo dos Santos, Carlos Guilhermino e tantos outros que antecederam – e em Campinas com o querido amigo e companheiro Daniel Blikstein, nos últimos três mandatos.

3. Como surgiu o desejo de galgar a Desembar- gador junto ao Tribunal de Justiça?

Tenho muitos amigos queridos e colegas estimados aqui em Americana onde venho com frequência para ver minha mãe e familiares.

Meus pais, Clóvis Zalaf (advogado) e Celina Ap.

Temer Zalaf (professora) se conheceram em Ameri- cana, ele natural de Limeira e ela de Pindamonhan- gaba. Casaram-se e aqui se estabeleceram e cons- tituíram família. Sou o segundo de três filhos, Clóvis Felipe Temer Zalaf (o primogênito) e Celso Henri- que Temer Zalaf (o caçula), ambos advogados.

Minha infância e juventude foi toda em Americana e, mesmo após a faculdade de Direito (PUCCAMP - turma de 1989), dividia meu tempo pessoal e profis- sional com a cidade de Campinas, onde acabei me fixando após o casamento com a minha esposa Carolina, há mais de 26 anos. Tenho 3 filhos (Alice, Eduardo e Isabel) e advoguei por mais de 31 anos.

1. Qual a sua trajetória pessoal? Nos fale tam- bém sobre sua trajetória profissional.

A entrevista deste mês traz o advogado america- nense César Zalaf, que foi recentemente nomeado Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo pelo Quinto Constitucional da Advoca- cia.

Ao lado da advocacia, uma paixão, fui professor universitário ao longo de 17 anos, lecionando Pro- cesso Civil (Puccamp, Unip e FGV), até 2007 quan- do submeti meu nome e fui nomeado juiz contribuin- te do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo em 2008. No TIT foram 7 mandatos (14 anos). Entrei como suplente e logo após o primeiro semestre fui convidado a integrar uma das Câmaras Julgadoras como juiz efetivo. Dali os mandatos foram sucedendo e ascendi para a vice-presidência da 4ª Câmara, depois presidência da mesma e após da 2ª Câmara, culminando neste meu último man- dato (2020/2021) na Câmara Superior. Naturalmen- te, força do impedimento, me afastei de todas as demandas envolvendo a Fazenda do Estado, mas a advocacia cível e empresarial ocupava e supria plenamente as minhas perspectivas profissionais.

2. Institucionalmente, o senhor tem uma vasta folha de serviços prestados à Advocacia. Nos conte sobre eles.

(7)

5. Deixe uma mensagem final à Advocacia de Americana.

Meus primeiros anos como advogado foram em Americana. Aqui fiz muitos amigos e os conservo até hoje. Mesmo aqueles sem contato há algum tempo, quando nos vemos é uma alegria. Meu pai, Clóvis Zalaf, foi um advogado combativo, enérgico, apaixonado pela profissão e transferiu para os meus irmãos e para mim essa paixão. Minha men- sagem é a de que nutram em seus corações a pai-

xão pelo que fazem e façam bem-feito. Sempre ouvi que a Advocacia é a mais bela das profissões e até aqui posso testemunhar isso. Também já ouvi que a Advocacia é feita com 5% de inspiração e 95% de transpiração, igualmente verdadeira. Mas a frase que mais me marcou na carreira e que repetia como mantra em minha mente é aquela tirada do “Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal contra as de Holanda” escrita no século XVII pelo Padre Antó- nio Vieira, destacada assim como faço, porque daí sim a mensagem caberá pra toda Advocacia ameri- canense. Dizia o Padre filósofo, em dado momento do seu sermão: “Não hei de pedir pedindo, senão protestando e argumentando; pois esta é a licença e a liberdade que tem quem não pede favor, senão justiça.”

deve ser a mesma.

Muito trabalho, muita atenção no trato com os advo- gados, advogadas e com as partes, mas principal- mente uma atuação sempre inspirada na experiên- cia dos 31 anos de Advocacia, sempre focado na pacificação do conflito e na crença de que as prerro- gativas da Advocacia devem ser observadas rigoro- samente porque assim se garante o exercício da cidadania, da ampla defesa, do contraditório e do atingimento da Justiça.

A Advocacia me forjou, mas a atividade judicante no tribunal administrativo poliu minhas características profissionais e me inclinou para o caminho que trilhei. Foram muitas arguições na OAB e muitas entrevistas com desembargadores, além do ele- mento político na fase da nomeação pelo Governa- dor. Esse caminho espinhoso e complexo foi desafi- ador e talvez isso tenha provocado ainda mais o desejo que hoje vejo realizado.

4. Com sua nomeação, o que a Advocacia pode esperar de Vossa Excelência?

(8)
(9)

GUARDA COMPARTILHADA E SUA EVOLUÇÃO

A

Lei 13.058/14 foi sancionada objetivando evitar a alienação parental instituindo como regra no ordenamento jurídico a guarda com- partilhada, permitindo assim que os pais possam participar ativamente da vida dos filhos menores, lhes proporcionando toda atenção e afeto que são necessários a um desenvolvimento sadio.

Ao ser sancionada a Lei 13.058/14 foi responsável por promover mudanças na atual conjectura do ins- tituto da guarda de menores, encontrando campo fértil para tanto, norteada pela pedra angular da Lei 11.698/08, qual seja, observar com primazia o prin- cípio do melhor interesse da criança, possibilitando a continuidade de uma relação saudável do mesmo para com ambos os pais, separados ou divorciados.

Todavia, a sociedade mudou, e com ela evoluíram costumes, tradições, cultura e também a legislação, sempre dita como o último vagão do trem, com a incessante missão de adequar-se (adequando-se) a nova realidade social, positivando o exercício des- tas mudanças sociais quando estas não se choca-

rem direta ou indiretamente com normas anteriores que estejam em vigência e não sejam revogadas.

Após esta exposição, urge cravar que principalmen- te o Direito de Família experimentou diversas evolu- ções que, embora para alguns o termo “evolução”

possa ser interpretado no sentido atribuído por Char- les Darwin, ou seja, não tende a ser necessariamen- te algo melhor, mas somente uma mudança, nos parece que as evoluções foram bastante significati- vas e deram as respostas sociais que se esperavam delas.

Daí nasceu legalmente ou até mesmo fruto de cons- truções jurisprudenciais, em razão da perceptível aproximação do direito brasileiro ao direito anglo- saxônico, o regime de união estável, as famílias monoparentais, famílias socioafetivas, famílias plu- riparentais e inclusive a guarda compartilhada.

A guarda compartilhada é, portanto, um sistema de corresponsabilização dos genitores separados perante filhos menores, restando consignado que os dois terão direitos e deveres diretamente com a criança.

Membro da Comissão da Jovem Advocacia e da Comissão de Prerrogativas Anteriormente a este marco histórico para o ramo

do Direito de Família, sempre houve impregnado no Poder Judiciário um preconceito crescente com a figura paterna contrariando inclusive a Constituição Brasileira que declara a igualdade entre homens e mulheres, pois, na grande maioria dos casos leva- dos à apreciação dos tribunais, decidia-se pela guar- da unilateral em favor da genitora.

Bruna Oliveira

(10)

NOVIDADES E MUDANÇAS NA JUSTIÇA FEDERAL

C

om a pandemia todos nós tivemos que nos adaptar para que o trabalho e o dia a dia fossem afetados o mínimo possível, e o mundo digital que já nos rodeava (mas ainda um pouco tímido), cresceu rapidamente e ganhou ainda mais destaque.

E, para facilitar nossas vidas e os processos administrativos e judiciais não pararem, sobretudo na área previdenciária que atuo, foram criadas algumas ferramentas e plataformas, como o INSS Digital, o guichê virtual, o Balcão Virtual, o Juízo 100% Digital, entre outros.

Mas neste artigo em que trago novidades e mudanças no âmbito da Justiça Federal, vou me ater ao BALCÃO VIRTUAL.

Penso que o Conselho Nacional de Justiça andou muito bem ao criar esta plataforma para que os advogados, as partes e interessados possam ter o atendimento remoto direto e imediato com a Secretaria de qualquer unidade judiciária a partir da interação por videoconferência.

Presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB Americana. Membro da Comissão Especial de Direito Previdenciário da OAB/SP e Coordenadora da

Subcomissão de Relação com os Tribunais

MIGRAÇÃO DO “SISJEF” PARA “PJE” - Também tivemos mudanças no Juizado Especial Federal da Subseção Judiciária de Americana, que, desde o dia 17/09/2021, teve implantado o sistema Processo Judicial Eletrônico (Pje) em substituição ao SisJEF, tanto em 1ª como em 2ª Instância (Turmas Recursais). A medida faz parte do Projeto TRF3 100% PJe, que tem como objetivo transformar o PJe no sistema processual único da Justiça Federal da 3ª Região.

Apesar de ter sido criado a priori devido à situação pandêmica que ainda estamos vivendo, é fato que o Balcão Virtual veio para ficar.

No caso do TRF3 ou da Justiça Federal da Seção de São Paulo, a plataforma pode ser acessada pelos s i t e s w w w . t r f 3 . j u s . b r , w w w . j f s p . j u s . b r , respectivamente, e clicar no ícone “Balcão Virtual”, disponível em “Informações e Serviços”.

Nos sites informados também é possível ter acesso ao tutorial para utilização desta plataforma tão importante.

Cátia Cristine Andrade Alves Imaginem serem atendidos como se estivessem no

Balcão do Fórum, mas sem saírem do seu escritório, da sua mesa de trabalho, seja para comunicar-se com a justiça local ou de outra cidade e até no Tribunal. Esta é uma das facilidades e vantagens que o balcão virtual nos traz.

É certo que o “Pje” é menos intuitivo que o antigo

“SisJEF”, mas tem suas vantagens, como a uniformização e automação dos procedimentos, d a n d o m a i o r c e l e r i d a d e a o s a n d a m e n t o s p r o c e s s u a i s , s e g u r a n ç a q u a n t o a o s a t o s produzidos e os dados existentes no sistema, já que, além do acesso por usuário e senha, requer a certificação digital para assinatura de documentos e atos judiciais. Também possui uma facilidade maior na juntada de documentos, pois permite que seja feita em vários arquivos e não unificada, como era no antigo sistema.

É comum, nós seres humanos, resistirmos a certas mudanças, mas temos sempre que pensar nas melhorias que elas nos trarão. E penso que novo sistema é uma destas mudanças que vem para contribuir com a prestação jurisdicional mais célere e segura.

(11)

REFORMA TRIBUTÁRIA:

CAMINHOS E DESAFIOS

A reforma que país precisa deve ser voltada à sim- plificação do sistema tributário, com geração de ganhos de produtividade e, também, que tenha efeitos positivos em reduzir a sonegação ao facili- tar e induzir o adimplemento fiscal.

O

momento histórico brasileiro conduz-nos a um diagnóstico de que o país precisa reinventar-se para que se torne uma nação mais justa e igualitária, bem como para que se firme no caminho do desenvolvimento econômi- co sustentável e permanente.

O maior desafio da reforma tributária, que ora se avizinha, é a conjugação de sua condição de facili- tadora no crescimento econômico com a necessi- dade de se consolidar como redutora da desigual- dade social.

O efeito final seria de uma expansão econômica calcada no mercado interno, ainda em situação de demanda latente.

Advogado especialista em Direito Constitucional e Direito Tributário

Talvez o único ponto com maior convergência na atual realidade nacional seja o da necessidade de uma reforma do Sistema Tributário Nacional.

Raphael Pires do Amaral Há, portanto, um ambiente favorável para a apro-

vação de uma reforma tributária que seja indutora do crescimento econômico e, igualmente, amplia- dora do bem-estar social.

A oportunidade para atingimento de um norte comum surge com as discussões envolvendo a provável reforma tributária, que atualmente encon- tra-se em tramitação no Congresso Nacional (PEC 110/2019, do Senado Federal; PEC 45/2019, da Câmara dos Deputados; e breve reformulação dos tributos federais pelo Ministério da Economia).

Os agentes econômicos reclamam da falta de uni- formidade do sistema tributário, do excesso de normas tributárias, da complexidade do sistema, do custo indireto que estes fatores geram e, em especial, da carga tributária individual e total.

O estímulo à produção completa-se com o aumen- to da renda das camadas menos favorecidas que poderá advir de uma redução da carga tributária sobre elas incidente.

Atingidos estes objetivos, medidas econômicas diversas devem garantir a manutenção do proces- so de crescimento econômico e social por meio de incentivo à pesquisa e desenvolvimento por parte das empresas e de qualificação da mão de obra por parte dos indivíduos, permitindo ao país melhorar sua competitivida-

de no mercado global.

A sociedade civil contesta a pouca qualidade e reduzida abrangência dos serviços prestados pelo Estado e a inércia dos governos na solução de problemas macroeconômicos.

Outrossim, a reforma deve inevitavelmente ser promotora da redistribuição de renda, ocasionan- do a diminuição da desigualdade social.

O bom caminho reside na ampliação da base de contribuintes cumpridores de suas obrigações, permitindo a redução da alíquota dos impostos e, em alguns casos, a redução da carga tributária individual, sem que haja redução da carga tributá- ria total.

A reforma que o país necessita deve enfrentar uma série de problemas de cunho socioeconômico para que atinja aos seus objetivos e tenha efeitos duradouros que permitam a instalação de um ciclo

virtuoso de crescimento na economia e na qualida- de de vida da população.

19 9 8319.9635 chefsandrapasquoto

Delivery

(12)

VALOR VENAL E ITBI

Desnecessário, mas oportuno frisar, que a base de cálculo para a apuração do ITBI é o maior valor entre o VALOR VENAL e o

VALOR DA NEGOCIAÇÃO.

José Almir Curciol

Em trabalho conjunto, da nossa Subseção da OAB/SP com a ACIA – Associação Comercial e Industrial de Americana, apoiadas pela Comissão de Direito Imobiliário da OAB local e pelo DIAC – Departamento das Imobiliárias e Administradoras de Condomínio (da ACIA), diversas reuniões e debates com o poder público municipal resultou em redução da pretensão inicial da alíquota de 3%

para 2,5%.

S

egundo os artigos 32 e 33 do CTN, o impos- to, de competência dos Municípios, sobre a propriedade predial e territorial urbana (ITBI) tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por nature- za ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Município; cuja base do cálculo é o valor venal do imóvel.

Em 2012, o município de Americana inovou a legis- lação tributária local, alterou o artigo 139 da Lei Municipal nº 4.930/2009, substituindo a base de cálculo prevista no CTN - VALOR VENAL DO IMÓVEL - para o que chamou de VALOR DE MERCADO.

O §7º do inovado artigo 139 da Lei Municipal esta- beleceu que os valores de mercado dos imóveis serão atualizados periodicamente, de forma a assegurar sua compatibilização com os valores praticados no Município, através de pesquisa e coleta amostral permanente dos preços correntes das transações e das ofertas à venda do mercado imobiliário, inclusive com a participação da socie- dade.

No dizer do § 6º, a forma de publicação dos valores de mercado, atualizados, dos imóveis inscritos no Cadastro das Propriedades Imobiliárias de Ameri- cana, cabe à Secretaria Municipal de Fazenda.

Ocorre, que ante a flagrante afronta ao CTN, não tardou para os mais diversos contribuintes judicia- lizar, com êxito, a questão. As decisões têm sido uníssonas no sentido de afastar o VALOR DE MERCADO e reconhecer o direito do contribuinte apurar o valor do ITBI com base no VALOR VENAL, conforme preconiza o artigo 33 do CTN.

Com o fito de regularizar a questão, o atual gover-

no municipal apresentou proposta de alteração da legislação, retomando o VALOR VENAL como base de cálculo mínima para apuração do ITBI.

Considerando-se que o VALOR VENAL é menor do que o VALOR DE MERCADO, o que em tese, reduziria a arrecadação municipal, o projeto trou- xe, incialmente, um aumento da alíquota de 2%

para 3%. Esse incremento não foi bem recebido pelo contribuinte, pois restou evidente o encareci- mento exacerbado para as transações imobiliári- as, fato negativo para o desenvolvimento econô- mico e social do município.

O projeto do Executivo foi recentemente aprovado pela Câmara de Vereadores, restabeleceu a ordem jurídica ao estipular como base de cálculo para o ITBI o VALOR VENAL e fixou a nova alíquo- ta em 2,5%.

Presidente da Comissão de Direito Imobiliário

Reunião no gabinete do Prefeito Reunião na Câmara Municipal

(13)

19 3406-8513 rozinellimoveis

www.rozinelli.com.br Av. Campos Sales, 1181

Desconto Especial

para Advogados

10 %

(14)

14

A Diretoria da OAB Americana agradece imensamente aos advogados e advogadas que contribuí- ram com doações de presentes e brinquedos na ação social “FAÇA UMA CRIANÇA SORRIR”, em homenagem ao Dia das Crianças.

Com muita alegria e satisfação comunicamos que todas as crianças assistidas pelo Projeto Ester de Americana, não só foram atendidas e agraciadas com o presente escolhido pelo Nobre Colega, como também agradeceram e expressaram contentamento com lindos sorrisos.

Além das crianças do Projeto Ester e, fruto da parceria firmada com empresários e escolas, tam- bém foram comtempladas as crianças assistidas pelas entidades: Coasseje, A.A.M.A, Casulo, e Casa da Criança.

Houve expressiva doação de brinquedos usados nas escolas, o que tornou possível não só aten- der as crianças das entidades, como também as crianças das comunidades dos bairros: Jardim Guanabara, Parque da Liberdade, São Manoel, Praia Azul, Lírios e assentamento Roseli Nunes.

Reiteramos agradecimentos por todas as doações recebidas. Muito mais que um brinquedo ou um presente, elas representam o Amor daqueles que fazem o bem pelos que mais precisam.

MUITO OBRIGADO!!

Nota de Agradecimento

(15)

ARRECADAÇÃO E ENTREGA DOS

BRINQUEDOS E PRESENTES DOADOS NA

CAMPANHA “FAÇA UMA CRIANÇA SORRIR”

(16)

RECEBIMENTO DE MOÇÃO DE APLAUSOS

Em reconhecimento da importância da ação social – PIT STOP DA RAÇÃO - realizada no dia 28 de agos- to, para arrecadação de ração para cães e gatos acolhidos em ONG´s e cuidadores de animais, a OAB Americana foi contemplada pela Casa Legisla- tiva com MOÇÃO DE APLAUSOS, em sessão ple- nária ocorrida em 09 de setembro.

A Diretoria agradece o vereador Léo da Padaria pela

autoria da proposição e a todos os vereadores que a aprovaram, ressaltando que a campanha se concre- tizou com tamanho sucesso em razão da participa- ção da Classe, da sociedade civil, além dos impres- cindíveis trabalhos realizados pela Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais, presidida por Dani- ela Aparecida Baraldi.

(17)
(18)
(19)

SIMPÓSIO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO

Ocorreu no dia 01 de outubro, através da plataforma virtual Zoom, o 6º SIMPÓSIO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO da OAB Americana, promovido pela Comissão de Direito Previdenciário, presidida por Cátia Cristine Andrade Alves.

Foram abordados temas atuais e importantes da área com grandes nomes do Direito Previdenciário como a Dra. Adriane Bramante de Castro Ladent- hin, Dra. Maura Feliciano de Araújo, Dr. Marcelo Barroso Lima Brito de Campos, Dr. Rodrigo Moreira Sodero Victório e Dra. Joseane Zanardi Parodi.

O evento que foi um sucesso, contou com a partici-

pação de colegas de Americana e região, além de outros Estados.

(20)

CURSO DE INVENTÁRIO

Aconteceu nos dias 21, 23, 28 e 30 de setembro, através da Escola Superior de Advocacia, Núcleo de Americana, o curso on-line “INVENTÁRIO

JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL - TEORIA E PRÁTICA”, ministrado pela Dra. Maria Fernanda Cesar Las Casas Oliveira.

Os alunos puderam aprofundar seus conhecimen- tos e sanar dúvidas relacionadas com o tema.

Ocorreu no dia 30 de setembro, através da platafor- ma virtual Zoom, o grupo de estudos promovido pela Comissão de Direito do Consumidor, presidida por Lívia Froner Moreno Ramiro.

Os participantes puderam aprofundar seus conheci- mentos e tirar dúvidas relacionadas com o tema:

"Corte no fornecimento de serviços essenciais por falta de pagamento durante a pandemia. Suspen- são temporária dos pagamentos ou cancelamento de contratos sem penalidades", cuja condução dos trabalhos foi realizada pela Dra. Francieli Camila Silva.

GRUPO DE ESTUDOS DA COMISSÃO DE DIREITO DO CONSUMIDOR

Ocorreu no dia 28 de outubro, através da plataforma virtual Zoom, o grupo de estudos promovido pela Comissão de Direito do Consumidor, presidida por Lívia Froner Moreno Ramiro.

Os participantes puderam aprofundar seus conheci- mentos e tirar dúvidas relacionadas com o tema

“REVISÃO DE CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE S E RV I Ç O S E D U C A C I O N A I S D U R A N T E A PANDEMIA", cuja condução dos trabalhos foi reali- zada pelo Dr. Matheus Belotti dos Santos.

GRUPO DE ESTUDOS DA COMISSÃO DE DIREITO DO CONSUMIDOR

(21)

Para advogados e estagiários, a consulta será gratuita e o exame de dosagem de PSA terá subsí- dio de 50%. No caso dos dependentes, consulta e exame terão subsídios de 50%.

Para maiores informações entre em contato através do telefone (19) 3461-5181 ou pelo e-mail americana@caasp.org.br.

A detecção do câncer de próstata é feita pelos exames clínicos (toque retal) e de dosagem da subs- tância produzida pela próstata (antígeno prostático específico - PSA sigla em inglês), que podem sugerir a existência da doença e indicar a realização de exames complementares de imagens, ultrassonografia ou ressonância magnética, determinando a necessidade ou não da realização de biopsia prostática transretal.

caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo realizará em todo o Estado, de 3 de

A novembro a 3 de dezembro, a Campanha CAASP de Prevenção do Câncer de Próstata 2021, destinada a advogados, estagiários de Direito e dependentes com idade a partir de 45 anos. A iniciativa integra as atividades alusivas ao NOVEMBRO AZUL, ação global de alerta sobre o câncer de próstata.

As guias de atendimento devem ser retiradas com a colaboradora Amanda, na Casa da Advocacia e Cidadania de Americana.

https://www.caasp.org.br/noticias.asp?cod_noti cia=4938

Consultas e exames serão realizados em clínicas e laboratórios integrantes da rede referenciada da CAASP. Para consultar a rede de atendimento acesse:

CAMPANHA CAASP DE PREVENÇÃO

DO CÂNCER DE PRÓSTATA

(22)

Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo realizará até o dia 3 de dezembro, em todo o Esta-

A

do, a Campanha de Saúde da Advogada 2021, cujo início coincidiu com as atividades comemorativas do OUTUBRO ROSA, movimento mundial contra o câncer de mama. A ação da CAASP é destinada a advogadas e estagiárias de Direito, bem como a dependentes cadastradas na entidade.

Para advogadas e estagiárias a consulta será gratuita, os exames regulares terão 50% de subsídio e os com- plementares, 30%. No caso das dependentes (acima de 18 anos), consulta e exames regulares terão subsí- dio de 50% e exames complementares, de 30%.

Quaisquer informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (11) 3292-4400.

Os procedimentos cobertos pela Campanha CAASP de Saúde da Advogada são: consulta com médico gine- cologista, exames regulares (papanicolaou, colposcopia, mamografia e densitometria óssea) e, caso sejam necessários, exames complementares (vulvoscopia, biópsias de vagina, colo de útero e de vulva, anátomo- patológico, ultrassonografia das mamas, ultrassonografia pélvico-transvaginal, ultrassonografia transvagi- nal e criocauterização ou eletrocoagulação de colo uterino).

Consultas e exames serão realizados em clínicas e laboratórios integrantes da rede referenciada da CAASP, cuja listagem e guias estão disponíveis com a colaboradora Amanda, bastanto entrar em contato através do telefone (19) 3461-5181.

Dependentes – O procedimento para solicitação de inclusão de dependente de advogado (a) ou estagiário (a) de Direito entre os usuários dos serviços da Caixa de Assistência – no caso, a Campanha de Saúde da Advogada – é simples, e deve ser efetuado preenchendo o cadastro através do link:

https://www.caasp.org.br/inclusao-de-dependentes.asp

Importante: tanto para utilizar os serviços da CAASP quanto para cadastrar seus dependentes é necessário estar quite com a Tesouraria da OAB-SP.

CAMPANHA CAASP DE SAÚDE DA

ADVOGADA CONTINUA ATÉ O DIA 3 DE DEZEMBRO

(23)

BLACK FRIDAY NA CAASP

É isso mesmo! O Clube de Serviços da CAASP está negociando descontos exclusivos para que

todos os nossos advogados e advogadas aproveitem essa semana da melhor forma!

(24)

Ÿ

E muito mais!

Ÿ

Tratamentos Corporais e Faciais

Ÿ

Depilação/Epilação

Ÿ

Esmalteria

Ÿ

Podologia

Ÿ

Design de Sobrancelhas

Ÿ

Laser Monalisa

Ÿ

Dia da Noiva e Dia do Noivo

Ÿ

Terapias Holisticas

Ÿ

Salão de Beleza com Equipe Especializada

Maison Visu, está em Americana para seu conforto e bem estar! Um conceito de spa urbano.

19 3604 9413 19 99321-3656

maisonvisu.com.br maison.visu

(25)

as eleições do Sistema OAB SP ocorrerão no dia 25 de novembro, das 09 às 17 horas.

Entre em contato com a Comissão Eleitoral da Secional paulista em

comissao.eleitoral@oabsp.org.br

ou

(19) 3461 5181

Dúvidas?

SÃO PAULO

Subseção Americana

Anote na agenda

(26)

AGENDA CULTURAL

xxxxxxxxxxxxxx

SEGURO AUTO:

VOCÊ SEMPRE TRANQUILO ESTAMOS AQUI PARA ISSO

(27)

OAB SP LANÇA E-BOOK SOBRE DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS NAS RELAÇÕES DE CONSUMO

OAB SP, por meio da Comissão Especial de

A

Privacidade e Proteção de Dados, lançou nesse mês de outubro um e-book exclusivo sobre relações de consumo e direito dos titulares de dados. Desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Priva- cidade e Proteção de Dados nas Relações de Con- sumo, o material tem o objetivo de contribuir para um cenário de diálogo, educação e prevenção de conflitos, além de fomentar a razoabilidade e pro- porcionalidade ao exigir e atender os direitos dos titulares de dados pessoais enquanto consumido- res.

A Comissão Especial de Privacidade e Proteção de Dados representa a OAB SP no foro de discussão técnico-jurídica específico sobre a Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, com foco profissional, legislativo, acadêmico e social, atuando no fomento a interação e a contribuição entre profissionais,

estudiosos, outras comissões, autoridades e regu- ladores, gerando também pesquisa, conteúdo, ori- entações, campanhas educativas, entre outras ati- vidades.

Autores: Bruna Peretti Rodrigues, Juliana Guima- rães de Castro Neves, Marcus Vinicius Lopes Ramos Gonçalves, Maria Carolina Mendonça de Barros, Maria Eduarda Annarumma Guedes, Nathá- lia Cardoso de Souza, Valéria Fernandes de Sousa, Thabata Paolla.

Colaboradora: Bruna Rosária Delfino de Abreu.

Coordenadora: Maria Carolina Mendonça de Barros Confira aqui o E-book Direitos Dos Titulares De Dados Pessoais Nas Relações De Consumo

(28)

INFORMATIVO

Caso ainda não as receba e queria recebê-las, basta cadastrar o núme- ro da OAB Americana

19-98806-6858 em seu aparelho celular, e encaminhar a mensagem INSCREVER.

Com intuito de aprimorar e agilizar a comunicação à Classe, a OAB Ame- ricana também envia informações e notícias através de seu WhatsApp.

Marketing Jurídico

A L.Blue ajuda advogados a expandir a sua carteira de clientes e ter seur escritório reconhecido na região.

Seja Reconhecido(a)

Site do seu escritório Blog para publicação de artigos, Canal no YouTube e Redes Sociais

19 97409.0074 - Rose 19 99129.0919 - Shin contato@lblue.com.br

Expanda a sua Carteira de Clientes

Publicidade em Redes Sociais, SEO: Otimização de Site e

Email Marketing

L.Blue

www.lblue.com.br

(29)

NOSSOS PARCEIROS

Agradecemos as empresas em destaque pelo

patrocínio da revista da Advocacia de Americana

(30)

Acompanhe as Edições Anteriores

OABamericana Siga-nos nas Redes Sociais

AMERICANA

48ª SUBSEÇÃO Edição 27 - Março de 20211

ADVOCACIA AMERICANAREVISTA

DA DE

AMERICANA 48ª SUBSEÇÃO

SUPERENDIVIDAMENTO DOS CONSUMIDORES FRENTE À PANDEMIA

Palestra:

CLÁUDIA LIMA MARQUES, ADVOGADA E PROFESSORA DA UFRS 28 de Abril de 2021 às 19h

REUNIÃO DE GESTÃO COM AS COLABORADORAS Pág 23

Edição 30 - Junho de 2021

ADVOCACIA AMERICANAREVIST

A DA

DE

DRIVE-THRU SOLIDÁRIO DO DIA DAS MÃES

PALESTRA com Marco Livotti:

“A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DAS MELHORES PRÁTICAS DE GESTAO PARA ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA”

PALESTRA com Maria Olivia Machado:

“EMPREENDA ESTRATEGICAMENTE A SUA ADVOCACIA”

SÃO PAULO Subseção Americana

21.06.2021 19h

15.06.2021 19h30

Edição 30 - Junho de 2021

ADVOCACIA AMERICANAREVISTA

DA DE

INSTALAÇÃO DA SALA DA OAB NO CENTRO DE DETENÇÃO PROVISÓRIA

SÃO PAULO Subseção Americana

CÁLCULO DE LIQUIDAÇÃO NO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA Dr Sergio Geromes

PALESTRA ONLINE | 7 jul | 18h |

Edição 31 - Julho de 2021

ADVOCACIA AMERICANAREVISTA

DA DE

SÃO PAULO Subseção Americana

Referências

Documentos relacionados

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Veem o soalho da tribuna, as gelosias 4 que dão para a capela real, e amanhã, à hora da primeira missa, se entretanto não regressarem aos veludos e à arca, hão de ver

Único, com objetivo de definir parâmetros, adequar a composição destas equipes às funções da política e às demandas dos territórios e apoiá-las na integração de

ÂNGELA GOMES SILVA AMARO MENDES RIBEIRO JOSÉ MARIA VARELA FERNANDES FIRMINO MENDES RAMOS MARIA SÁBADO MORENO SEMEDO Achada Bolanha/ Boca Ribeira/ Bolanha/ Achada Bolanha/ Boca

ate....VONY GOMES VAZ MONTEIRO de....ADALBERTO SALVE MORENO SANCHES ate....ZULEICA MARIA VIEIRA RODRIGUES de....ADELCIA PINTO TAVARES ate....ZULEICA TERESA TEIXEIRA TAVARES

José Nelson Gonçalves Lopes Ângela Helena Andrade Carlos Freire De Barros Edson Joel Paiva Fernandes Sandra Helena Tavares Gomes Ilídia Sofia Martins Da Rosa. Carlos Freire Lopes

O arrematante adquire o bem(ns) no estado de conservação em que o mesmo se encontra e declara que tem pleno conhecimento de suas condições e instalações, nada tendo

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança