• Nenhum resultado encontrado

Município de Nepomuceno

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Município de Nepomuceno"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Município de Nepomuceno

ESTADO DE MINAS GERAIS

CONCURSO PÚBLICO

Nº 001/2013

Organizadora:

Organizadora:

Atendente de Farmácia

Básica

(2)

C

CAARRGGOO::AATTEENNDDEENNTTEEDDEEFFAARRMMÁÁCCIIAABBÁÁSSIICCAA

Texto

Crise de sensatez

É possível que o que vou dizer nesta crônica espante o leitor como espantou a mim, ao pensá-lo. É que nunca o pensara antes, nem supunha que tal pensamento me ocorresse um dia, a sério. Foi o seguinte: pensei que é melhor ser louco que sensato, como sou.

Refiro-me ao louco de fato, não estou usando de metáfora, como quando se diz “Fulano é loucão”. Nada disso, falo do cara que ouve vozes e acredita que o porteiro do prédio sequestra meninas, mata-as, cozinha-as em grandes panelas que tem em sua casa e as come. Refiro-me ao sujeito que é pirado mesmo, necessitando de internações e remédios. Doido varrido.

Mas por que isso, por que achar que ser doido é melhor do que ser normal? Simplesmente porque o doido inventa a existência como lhe apraz, sem dar bola para o que nós outros chamamos de realidade.

Não é só isso, porém, ou melhor, isso não é o principal motivo de minha opção preferindo a loucura à normalidade. A razão mesmo é que a visão dita normal não explica a realidade, irredutível a ela.

Por exemplo, alguém é capaz de dizer por que existe o mundo em vez de nada? Ninguém sabe a resposta a essa pergunta. E outra: houve um tempo em que nada existia, antes de haver o universo? É impossível imaginar um tempo em que nada existia. Ou seja, a sensatez não explica a existência e muito menos a não existência.

Veja bem, essas perguntas são feitas por gente sensata, ou seja, quem as formula é quem pretende reduzir a existência do mundo a explicações objetivas e compreensíveis. Quem não quer entender, não faz perguntas. Isto é, só os sensatos as fazem; os loucos, não. Se fazem algumas perguntas, são outras, insensatas, e as respostas que encontram são mais loucas ainda.

Não consigo impedir que certas perguntas me perturbem. Por exemplo, o sistema solar mais próximo da Terra está a uma distância de 4,3 anos-luz, ou seja, a distância que a luz percorre à velocidade de 300 mil quilômetros por segundo. Como nenhuma nave pode viajar à velocidade da luz, porque se desintegraria, viraria luz, jamais algum habitante da Terra poderá chegar àquele sistema solar. Mesmo que viajasse a 300 mil quilômetros por hora, levaria séculos para chegar lá. O que dizer dos sóis que estão a 1 milhão ou 2 milhões de anos-luz? Ou seja, o universo existe apenas para ser contemplado por nós, de longe.

Mas é o de menos. Pensa só nisto: o nosso sistema solar, com todos os planetas que o constituem, e os satélites e tudo o mais, equivale a 2% da massa total do Sol, que é uma estrela de quinta grandeza; quer dizer, não é das maiores.

Só na Via Láctea, há bilhões de outros sóis e, no universo, há bilhões de galáxias infinitamente maiores que a Via Láctea, com bilhões e bilhões de sóis. Dá para entender isso? Pode alguém achar que a mente humana é capaz de explicar um troço como esse, que excede toda e qualquer possibilidade de abranger e compreender? Não resta dúvida de que o universo, por suas incomensuráveis dimensões, está para além da compreensão humana. Concorda comigo ou não? Claro que concorda. Se não concorda, o doido é você.

Mas, tudo bem, esqueça as galáxias e me explica a existência desta pequenina aranha que surgiu presa ao filtro de parede na minha cozinha. Ela é minúscula e sua teia tão tênue que nem sequer consigo vê-la. Só sei que a teia existe porque a aranha não poderia estar suspensa no ar sem nada em que se apoiasse.

A aranha não é igual à barata nem ao rato, já que, além do mais, são maiores que ela, têm outra forma e não produzem teia, que, quase invisível, é uma armadilha mortal para os insetos. Foi a aranha quem bolou essa armadilha, quem a inventou? Se não foi ela, quem foi então? Não me diga que foi Deus, porque essa é a resposta que facilmente explica tudo.

A verdade é que não dá para entender, a existência não tem explicação, e o que não tem explicação é absurdo. Absurdo para quem, sensato como eu, quer entendê-la. Já o louco não busca explicações sensatas. Inventa alguma tão absurda quanto o próprio universo. Enfim, a existência é a existência, não precisa de lógica. E é, por isso mesmo, maravilhosa.

(Ferreira Goulart, crítico do Caderno Ilustrado do jornal Folha de São Paulo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/ferreiragullar/2013/07/1310368-crise-de-sensatez.shtml.)

01

O assunto do texto é o(a)

A) ciência. D) diferença entre a aranha, a barata e o rato. B) origem da Via Láctea. E) preferência repentina do narrador pela loucura. C) desequilíbrio constante dos loucos.

(3)

Cargo: Atendente de Farmácia Básica (09-T)

Prova aplicada em 20/10/2013 – Disponível no endereço eletrônico www.consulplan.net a partir do dia 21/10/2013.

- 3 -

02

Um dos argumentos usados pelo narrador para fundamentar sua opção pela loucura é a A) simplicidade do sistema solar.

B) formulação de perguntas por pessoas sensatas. C) distância entre a Terra e o sistema solar mais próximo. D) impossibilidade de uma explicação racional para a existência. E) profunda capacidade de compreensão existencial do ser humano.

03

Julgue a classificação das funções sintáticas desempenhadas pelas palavras destacadas e assinale a alternativa correta. A) “... as respostas que encontram são mais loucas ainda.” (6º§) – sujeito simples

B) “... esqueça as galáxias e me explica a existência...” (10º§) – complemento verbal C) “É impossível imaginar um tempo em que nada existia.” (5º§) – complemento nominal D) “Não consigo impedir que certas perguntas me perturbem.” (7º§) – complemento nominal

E) “... alguém é capaz de dizer por que existe o mundo em vez de nada?” (5º§) – complemento verbal

04

Em qual alternativa a palavra destacada exerce função sintática diferente das demais nos fragmentos? A) “... falo do cara que ouve vozes...” (2º§)

B) “... pensei que é melhor ser louco...” (1º§)

C) “... e acredita que o porteiro do prédio sequestra meninas,...” (2º§) D) “... nem supunha que tal pensamento me ocorresse um dia,...” (1º§)

E) “Pode alguém achar que a mente humana é capaz de explicar um troço como esse,...” (9º§)

05

Assinale a alternativa em que a referência estabelecida entre as palavras destacadas esteja INCORRETA. A) “Simplesmente porque o doido inventa a existência como lhe apraz,...” (3º§)

B) “Quem não quer entender, não faz perguntas. Isto é, só os sensatos as fazem; os loucos, não.” (6º§) C) “É possível que o que vou dizer nesta crônica espante o leitor como espantou a mim, ao pensá-lo.” (1º§)

D) “... jamais algum habitante da Terra poderá chegar àquele sistema solar. Mesmo que viajasse a 300 mil quilômetros por hora, levaria séculos para chegar lá.” (7º§)

E) “... essas perguntas são feitas por gente sensata, ou seja, quem as formula é quem pretende reduzir a existência do mundo a explicações objetivas e compreensíveis.” (6º§)

06

Leia os fragmentos do texto e assinale a alternativa correta.

I. “É que nunca o pensara antes, nem supunha que tal pensamento me ocorresse um dia, a sério.” (1º§) II. “... a sensatez não explica a existência e muito menos a não existência.” (5º§)

III. “Ela é minúscula e sua teia tão tênue...” (10º§)

A) No fragmento I, a palavra destacada assinala uma concessão.

B) A palavra destacada no fragmento II é a única que coordena duas informações. C) As palavras destacadas nos fragmentos II e III adicionam uma informação contrária. D) Nos fragmentos I, II e III as palavras destacadas estabelecem a mesma relação de sentido.

E) As palavras destacadas nos fragmentos I, II e III do texto estabelecem diferentes relações de sentido.

07

Em “Só sei que a teia existe porque a aranha não poderia estar suspensa no ar sem nada em que se apoiasse.” (10º§), a palavra destacada pode ser definida morfologicamente como um(a)

A) adjetivo, porque caracteriza a aranha. B) conjunção, pois liga duas informações.

C) preposição, já que forma uma locução adjetiva.

D) pronome, pois retoma uma palavra expressa anteriormente.

(4)

08

Leia as informações.

I. No fragmento “... têm outra forma e não produzem teia,...” (11º§), o sujeito dos verbos ter e produzir é indeterminado. II. No fragmento “Não resta dúvida de que o universo, por suas incomensuráveis dimensões, está para além da

compreensão humana.” (9º§), o sujeito do verbo destacado é classificado como simples.

III. No fragmento “... a existência é a existência, não precisa de lógica.” (12º§), a palavra destacada é o núcleo do sujeito dos dois verbos.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

A) I, II e III. B) I, apenas. C) I e II, apenas. D) I e III, apenas. E) II e III, apenas.

09

Ao afirmar que “o louco não busca explicações sensatas. Inventa alguma tão absurda quanto o próprio universo.” (12º§), em relação ao sentido, o narrador exprime uma

A) finalidade para sensatez.

B) condição para explicação dos loucos. C) causa para os fenômenos do universo. D) consequência para as explicações sensatas.

E) comparação entre a explicação dos loucos e o universo.

10

Assinale a alternativa INADEQUADA quanto à classificação semântica das palavras destacadas. A) “Se não concorda, o doido é você.” (9º§) – causa

B) “É que nunca o pensara antes,...” (1º§) – negação

C) “Se fazem algumas perguntas, são outras,…” (6º§) – condição D) “Absurdo para quem, sensato como eu,...” (12º§) – comparação E) “... o universo existe apenas para ser contemplado...” (7º§) – finalidade

R

RAACCIIOOCCÍÍNNIIOOLLÓÓGGIICCOO

11

Semanalmente Vanessa compra um pacote de bombons de mesma quantidade, distribui metade para sua família, consome 1/3 do que sobrou e guarda o restante para adicionar à quantidade de bombons a serem divididos na próxima semana. Considerando que, na terceira vez que realizou esse processo, Vanessa consumiu 13 bombons, então a quantidade de bombons que há nesse pacote é

A) 56. B) 54. C) 50. D) 48. E) 46.

12

Em uma loja de calçados, Guilherme comprou 3 sapatos de preço x e 2 de preço y, com 20% de desconto sobre o valor total, pagando R$603,20. Considere que Guilherme precisou trocar um dos sapatos de valor x, mas, como a loja não tinha o tamanho apropriado, decidiu trocá-lo por um sapato de preço y. Se, na troca, Guilherme pagou uma diferença de R$32,00 entre o preço pago pelo sapato trocado e o valor y, então a soma x + y é igual a

A) R$289,00. B) R$298,00. C) R$302,00. D) R$306,00. E) R$312,00.

13

Observe a sequência a seguir.

A soma de a, b, c e d é

(5)

Cargo: Atendente de Farmácia Básica (09-T)

Prova aplicada em 20/10/2013 – Disponível no endereço eletrônico www.consulplan.net a partir do dia 21/10/2013.

- 5 -

14

Um estúdio fez uma pesquisa com seus 802 funcionários, a fim de saber qual deveria ser o gênero de seu próximo filme: ação, romance ou comédia. A pesquisa constatou que o número de funcionários que preferiram apenas

• comédia foi 6 vezes maior que o número dos que preferiram a mistura de todos os gêneros;

• ação e romance foi 102 a menos do que o número de funcionários que preferiram apenas comédia;

• ação era a soma do número de funcionários que preferiram todos os gêneros com os que preferiram apenas comédia; • romance era igual à metade dos que preferiram ação mais 20;

• ação e comédia era igual ao número de funcionários que preferiram apenas romance menos o número de funcionários que preferiram todos os gêneros;

• comédia e romance era duas vezes maior do que os que preferiam todos os gêneros.

Com base nos dados anteriores, o número de funcionários que preferiram apenas ação e comédia era A) 64. B) 74. C) 76. D) 81. E) 92.

15

Uma pessoa nasceu num sábado de maio. Se, em 2013, essa pessoa faz 18 anos, então o dia da semana em que ela fará aniversário em 2014 é

A) sábado. B) domingo. C) segunda-feira. D) terça-feira. E) quinta-feira.

16

O primeiro e o terceiro termos de uma progressão geométrica crescente são, respectivamente, 4 e 100. A soma do segundo e quarto termos dessa sequência é igual a

A) 210. B) 250. C) 360. D) 480. E) 520.

17

Numa sala há 3 ventiladores de teto e 4 lâmpadas, todos com interruptores independentes. De quantas maneiras é possível ventilar e iluminar essa sala mantendo, pelo menos, 2 ventiladores ligados e 3 lâmpadas acesas?

A) 12. B) 18. C) 20. D) 24. E) 36.

18

Num zoológico, a razão entre o número de aves e mamíferos é igual à razão entre o número de anfíbios e répteis. Considerando que o número de aves, mamíferos e anfíbios são, respectivamente, iguais a 39, 57 e 26, quantos répteis existem neste zoológico?

A) 31. B) 34. C) 36. D) 38. E) 43.

19

Jonas começou uma caminhada no quarteirão com a intenção de completar 4 voltas em torno do mesmo. Se, a cada volta, ele demora 5 minutos a mais que o tempo gasto na volta anterior, gastando nas 4 voltas um total de 1 hora e 2 minutos, então o tempo gasto para completar a primeira volta foi de

A) 6 minutos. B) 7 minutos. C) 8 minutos. D) 9 minutos. E) 10 minutos.

20

Um líquido foi aquecido até atingir 75°C e, em seguida, sua temperatura passou a sofrer um decréscimo de 0,2°C a cada 25 segundos. O tempo gasto durante o resfriamento até que sua temperatura atingiu 20°C foi de

A) 110 minutos. B) 112 minutos. C) 113 minutos. D) 115 minutos. E) 116 minutos.

I

INNFFOORRMMÁÁTTIICCAABBÁÁSSIICCAA

21

Em uma repartição pública, os funcionários do setor contábil trabalham em 5 computadores, que possuem o Sistema Operacional Microsoft Windows XP (configuração padrão), para realizar suas tarefas diárias. O coordenador do setor precisa disponibilizar uma pasta “Documentos Contábeis”, para que os demais funcionários da repartição possam acessá-la, criando e modificando arquivos de uso comum a todos. Este problema pode ser solucionado aplicando a tal pasta o recurso de

A) DNS. B) SMTP. C) Formatação. D) Diretório Público. E) Compartilhamento.

(6)

22

No navegador Mozilla Firefox 22.0 (configuração padrão), o cache é utilizado para armazenar temporariamente imagens, scripts e outras partes de sites enquanto se navega. O procedimento para limpar o cache do navegador é A) clicar no menu Exibir / clicar em Opções / selecionar o painel Segurança / clicar na aba rede / na seção Cache de

conteúdo web clicar em Limpar Agora e clicar em OK para fechar a janela de opções.

B) clicar no menu Histórico / clicar em Opções / selecionar o painel Conteúdo / clicar na aba rede / na seção Cache de conteúdo web clicar em Limpar Dados e clicar em OK para fechar a janela de opções.

C) clicar no menu Segurança / clicar em Opções / selecionar o painel Segurança / clicar na aba rede / na seção Cache de conteúdo web clicar em Limpar Agora e clicar em OK para fechar a janela de opções.

D) clicar no menu Ferramentas / clicar em Opções / selecionar o painel Avançado / clicar na aba rede / na seção Cache de conteúdo web clicar em Limpar Agora e clicar em OK para fechar a janela de opções.

E) clicar no menu Segurança / clicar em Opções / selecionar o painel Escolha de Dados / clicar na aba rede / na seção Cache de conteúdo web clicar em Limpar Dados e clicar em OK para fechar a janela de opções.

23

Matheus trabalha na edição de um jornal e utiliza a ferramenta Microsoft Office Word 2007 (configuração padrão), sendo o responsável por receber os textos enviados pelos leitores, realizar edições, se necessário, e enviar o texto para o setor de diagramação. Em um dia de trabalho recebeu o seguinte texto:

Rede social é a relação estabelecida entre indivíduos com interesses em comum em um mesmo ambiente. Na Internet são exemplos de rede social: Orkut, Facebook e MySpace, em que internautas se comunicam, criam comunidades e compartilham informações e interesses semelhantes.

Com o auxílio de recursos da ferramenta em questão, o procedimento correto para que todas as letras do texto sejam maiúsculas é selecionar o texto,

A) acessar a guia Início no grupo Fonte / clicar no botão Definição de Fonte / selecionar a opção MAIÚSCULAS. B) acessar a guia Início no grupo Parágrafo / clicar no botão Definição de Fonte / selecionar a opção MAIÚSCULAS. C) acessar a guia Início no grupo Fonte / clicar no botão Maiúsculas e Minúsculas / selecionar a opção MAIÚSCULAS. D) acessar a guia Início no grupo Parágrafo / clicar no botão Formatação de Fonte / selecionar a opção MAIÚSCULAS. E) acessar a guia Início no grupo Formatação / clicar no botão Maiúsculas e Minúsculas / selecionar a opção MAIÚSCULAS.

24

Observe a planilha produzida com a ferramenta Microsoft Office Excel 2007 (configuração padrão).

Considerando que é necessário excluir a linha da lista de contatos que apresente as informações referentes ao nome “Daniel”, o procedimento correto é selecionar o cabeçalho da linha

A) 5 e acessar a guia Início no grupo células / clicar na seta ao lado do botão excluir / clicar em Excluir Linhas da Planilha. B) 5 e acessar a guia Início no grupo Dados / clicar na seta ao lado do botão excluir / clicar em Excluir Colunas da Planilha. C) 4 e acessar a guia Início no grupo células / clicar na seta ao lado do botão excluir / clicar em Excluir Colunas da Planilha. D) 4 e acessar a guia Formatação no grupo células / clicar na seta ao lado do botão excluir Dados / clicar em Excluir Linhas

da Planilha.

E) 6 e acessar a guia Formatação no grupo células / clicar na seta ao lado do botão excluir Dados / clicar em Excluir Colunas da Planilha.

(7)

Cargo: Atendente de Farmácia Básica (09-T)

Prova aplicada em 20/10/2013 – Disponível no endereço eletrônico www.consulplan.net a partir do dia 21/10/2013.

- 7 -

25

Analise as afirmativas sobre o aplicativo Microsoft Windows XP (configuração padrão – idioma Português Brasil). I. Para alternar entre as janelas abertas, deve-se pressionar as teclas Alt + Tab, que devem ser liberadas quando

desejar ativar a janela desejada.

II. O programa de ajuda do Windows XP pode ser acionado clicando no botão Iniciar e selecionando a opção Ferramentas de Ajuda.

III. Ao efetuar Logoff, todos os serviços da rede e do computador local continuam acessíveis.

IV. O painel de controle permite configurar recursos de rede, impressoras, aparências da tela, sons e outras configurações. Estão corretas apenas as afirmativas

A) I e II. B) I e IV. C) II e III. D) II e IV. E) I, II e III.

C

COONNHHEECCIIMMEENNTTOOSSEESSPPEECCÍÍFFIICCOOSS 26

A temperatura é um fator que pode servir para garantir um armazenamento adequado dos medicamentos ditos como termolábeis. Para isso, os medicamentos possuem condições de estocagem classificadas em: ambiente; sob refrigera-ção; e, congelado. Assinale a alternativa que apresenta adequadamente classificação e temperatura correspondentes. A) Congelado: zero grau.

B) Sob refrigeração: 2° a 8°C. C) Sob refrigeração: 0° a 25°C.

D) Temperatura ambiente: variação de 25° a 26°C.

E) Temperatura ambiente: variação de temperatura de 25° a 35°C.

27

A política de medicamentos genéricos busca, entre outros objetivos, aumentar o acesso a medicamentos e reduzir os custos com o medicamento para a sociedade. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta.

A) A intercambialidade entre o medicamento genérico e de referência baseia-se na equivalência farmacêutica.

B) A intercambialidade entre o medicamento genérico e de referência baseia-se na equivalência farmacêutica e biodisponibilidade.

C) Os medicamentos de referência podem ser intercambializados pelos medicamentos genéricos, mesmo se o prescritor manifestar por escrito de próprio punho sua contradição pela intercambialidade.

D) O medicamento genérico, conhecido como um medicamento similar a um produto de referência ou inovador que pretende ser não intercambiável, é produzido, geralmente, após a expiração da patente do produto inovador.

E) O medicamento genérico é um produto similar ao produto de referência ou inovador. Além disso, pode ser intercambiável com o medicamento de referência e possui comprovada eficiência e eficácia, possuindo, ainda, qualidade e segurança comprovada.

28

Atualmente, o mercado farmacêutico brasileiro dispõe de três tipos de medicamentos: genéricos, similares e de referência. Assinale a alternativa que apresenta a DIFERENÇA entre os medicamentos similares e os genéricos. A) O medicamento similar é igual ao de referência e o medicamento genérico é igual ao ético.

B) O medicamento genérico difere do similar, visto que o medicamento genérico não passa pelos testes de bioequivalência. C) O medicamento similar é igual ao genérico; o que altera entre eles é somente a embalagem, pois no medicamento

genérico deve-se ter a listra amarela com um “G” maiúsculo inscrito.

D) O medicamento similar difere do genérico, pois o medicamento similar deve ser uma cópia fiel do medicamento de referência, já o genérico pode seguir o critério que a indústria farmacêutica definir.

E) O medicamento similar é diferente do genérico, pois o medicamento similar pode ter alterações nas suas característi-cas relativas ao tamanho e forma do produto, embalagem e rotulagem. Além disso, o medicamento similar deve ser identificado pelo nome comercial, e não pelo princípio ativo.

(8)

29

Os medicamentos podem sofrer alterações de estabilidade e das características físico-químicas devido à umidade do ambiente em que está armazenado. A ação recomendada que pode contribuir para uma armazenagem adequada do medicamento, evitando os efeitos da umidade, é

A) não depositar os medicamentos no chão e bem próximos às paredes. B) não depositar os medicamentos no chão e longe das paredes e do teto.

C) depositar os medicamentos no chão, pois estes estão acondicionados dentro de caixas.

D) que a umidade relativa do ar dos ambientes de armazenagem de medicamentos seja superior a 70%.

E) encostar os medicamentos nas paredes e nos tetos para ganhar espaços dentro dos locais de armazenamento.

30

Segundo a Resolução ANVISA nº 71/09, que estabelece regras para a rotulagem de todos os medicamentos, qual é a definição de embalagem secundária?

A) Embalagem que contém contato direto com o medicamento.

B) Embalagem externa do produto, não estando em contato com o medicamento.

C) Embalagem opcional que está separando a embalagem primária da embalagem terciária.

D) Embalagem utilizada para o transporte de medicamentos, acondicionados em suas embalagens finais, ao consumidor. E) Embalagem utilizada para o descarte apropriado dos medicamentos, quando estes apresentam características

diferen-tes do padrão.

31

Sobre os rótulos das embalagens de medicamentos genéricos e similares, de acordo com a legislação brasileira, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) No caso de medicamento genérico e imunoterápico, é proibido usar nome genérico, devendo-se adotar apenas a denominação comercial.

( ) No caso de medicamentos injetáveis classificados como Soluções Parenterais de Pequeno Volume, é facultativo usar nome comercial, podendo-se adotar apenas a denominação genérica.

( ) É proibido incluir a logomarca da empresa farmacêutica titular do registro, mesmo que não prejudique a presença das informações obrigatórias.

A sequência está correta em

A) V, V, V B) F, V, F C) V, F, F D) F, V, V E) F, F ,F

32

Os rótulos de medicamentos genéricos e similares devem conter uma série de informações. Analise as afirmativas acerca das embalagens e rótulos e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) No caso de medicamento genérico e imunoterápico, é facultativo usar nome comercial, devendo ser adotada a denominação genérica que aparece logo abaixo.

( ) No caso de medicamentos injetáveis classificados como Soluções Parenterais de Pequeno Volume (SPPV), tais como solução de cloreto de sódio, água para injeção, solução de glicose e outros açúcares e eletrólitos, é facultativo usar nome comercial, podendo ser adotada apenas a denominação genérica.

( ) No caso de medicamentos fitoterápicos, deve-se utilizar a nomenclatura botânica, indicando espécie (gênero + epíteto específico) para sua denominação genérica. A concentração de cada princípio ativo deve ser expressa pela concentração de cada derivado vegetal e a composição do medicamento deve indicar a relação real, em peso ou volume, do derivado vegetal utilizado, a correspondência em marcadores e a descrição do derivado.

( ) No caso de medicamentos dinamizados, deve-se descrever os insumos utilizando a nomenclatura das farmacopeias e compêndios reconhecidos pela Anvisa para sua denominação genérica e a concentração de cada princípio ativo deve ser expressa pela potência e escala de cada insumo ativo.

A sequência está correta em

(9)

Cargo: Atendente de Farmácia Básica (09-T)

Prova aplicada em 20/10/2013 – Disponível no endereço eletrônico www.consulplan.net a partir do dia 21/10/2013.

- 9 -

33

“Para os rótulos de medicamentos genéricos, algumas padronizações são obrigatórias, segundo a legislação brasileira. O logotipo do medicamento genérico consiste em uma letra ‘G’ estilizada e as palavras ‘Medicamento Genérico’ escritas na cor _______________ PANTONE 276C, inseridas em um retângulo _______________ PANTONE 116C.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

A) azul / amarelo D) preto / amarelo B) amarelo / azul E) amarelo / vermelho C) azul / vermelho

34

Várias indústrias farmacêuticas produzem o antibiótico cefaclor genérico. Qual é o medicamento de referência desse antibiótico?

A) Ceclor®. B) Claritin®. C) Clavulin®. D) Cefamox®. E) Celestamine®.

35

Os medicamentos genéricos devem ser designados por sua denominação comum brasileira, segundo a legislação atual. Assinale a alternativa que apresenta o nome de uma denominação comum brasileira, e não o nome comercial de um medicamento.

A) Aerolin. B) Aspirina. C) Aldomet. D) Captopril. E) Buscopan.

C

COONNHHEECCIIMMEENNTTOOSSGGEERRAAIISS

Leia o texto a seguir para responder às questões 36 e 37.

O relatório dos inspetores da ONU (Organização das Nações Unidas) divulgado nesta segunda-feira (15/09/2013) afirma que armas químicas foram usadas num ataque nos arredores de Damasco, no dia 21 de agosto passado. O documento da ONU não aponta responsáveis pelo uso do gás contra as vítimas. Os EUA acusam o regime de Bashar al-Assad pelo episódio. O ditador sírio tem negado ligação com esses ataques químicos.

(Portal Folha on line. Disponível em: www.folha.uol.com.br. Acesso em: 16/09/2013, às 13h27.)

36

Sobre o conflito retratado na Síria, país governado por Bashar al-Assad, desde o início desta década, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Aliada dos EUA e União Europeia, mantém uma relação conflituosa com Rússia, China e demais nações árabes da Ásia.

( ) Localiza-se na área central do continente asiático, tendo como base de sua economia a exploração de petróleo. ( ) Possui, aproximadamente, 90% da população de religião islâmica formada por árabes, sírios, curdos, turcos etc. ( ) Reivindica a devolução das Colinas de Golã, área ocupada por Israel, na Guerra dos Seis Dias.

A sequência está correta em

A) F, F, V, V B) F, V, V, F C) F, V, F, V D) V, F, V, F E) V, V, F, F

37

O conflito retratado pela ONU no texto, incluído historicamente numa série de revoltas populares denominada Primavera Árabe, abrangeu alguns países do Oriente Médio e do norte da África. Sobre a Primavera Árabe, é possível afirmar que

A) atingiu o Iêmen, na península arábica, com a deposição de Ali Abdullah Saleh. B) mantém conflito na Tunísia, com a luta pelo fim do governo de Zine A. Ben Ali. C) resultou no fim de todas as ditaduras existentes na região abrangida pelos conflitos. D) teve início com a deposição do antigo regime ditatorial de Muammar Kadafi, na Líbia. E) trouxe a paz ao Egito com a deposição de Hosni Mubarak e a implantação da democracia.

(10)

38

Os países da América Latina vêm passando por transformações constantes nas últimas antigos regimes ditatoriais e adotando governos

político desta região do continente americano, analise as afirmativas.

I. Brasil, Argentina e Uruguai podem ser incluídos num grupo de governos de esquerda moderados, que adotam políti de combate à pobreza e de inclusão social.

II. Venezuela, Bolívia e Equador formam o bloco bolivariano que se utiliza de uma forte política nacionalista e antiliberal, com posição abertamente antiamericana.

III. Colômbia, México e Cuba cultivam governos conservadores com for acordos de livre comércio.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s) A) I. B) II.

39

Segundo informação do IBGE, o Brasil passou dos 200 milhões de habitantes em ju menos populosos são, respectivamente,

A) Paraná e Piauí. B) São Paulo e Roraima. C) Minas Gerais e Amapá.

40

Observe a foto a seguir.

“As manifestações realizadas em todo o país no primeiro semestre de 2013, de forma apartidária e com motivações múltiplas, tiveram início na cidade de __________________ com as motivações claramente expressas na faixa acima, liderada pelo movimento ______________________.”

Com base na foto apresentada, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior A) Salvador / Sem Tarifa

B) São Paulo / Passe Livre C) Belo Horizonte / Estudantil

Os países da América Latina vêm passando por transformações constantes nas últimas

regimes ditatoriais e adotando governos democráticos e de esquerda em muitos casos. Sobre o cenário político desta região do continente americano, analise as afirmativas.

Brasil, Argentina e Uruguai podem ser incluídos num grupo de governos de esquerda moderados, que adotam políti à pobreza e de inclusão social.

Venezuela, Bolívia e Equador formam o bloco bolivariano que se utiliza de uma forte política nacionalista e antiliberal, com posição abertamente antiamericana.

Colômbia, México e Cuba cultivam governos conservadores com fortes ligações com os Estados Unidos, incluindo Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

C) III. D) I e II.

Segundo informação do IBGE, o Brasil passou dos 200 milhões de habitantes em julho de 2013. Os estados mais e D) Rio Grande do Sul e Acre.

E) Rio de Janeiro e Tocantins.

manifestações realizadas em todo o país no primeiro semestre de 2013, de forma apartidária e com motivações múltiplas, tiveram início na cidade de __________________ com as motivações claramente expressas na faixa acima,

___________.”

assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior D) Porto Alegre / dos Sem Terra

E) Brasília / Brasil Sem Corrupção

Os países da América Latina vêm passando por transformações constantes nas últimas décadas, abandonando os democráticos e de esquerda em muitos casos. Sobre o cenário Brasil, Argentina e Uruguai podem ser incluídos num grupo de governos de esquerda moderados, que adotam políticas Venezuela, Bolívia e Equador formam o bloco bolivariano que se utiliza de uma forte política nacionalista e antiliberal, tes ligações com os Estados Unidos, incluindo

E) II e III.

lho de 2013. Os estados mais e D) Rio Grande do Sul e Acre.

E) Rio de Janeiro e Tocantins.

manifestações realizadas em todo o país no primeiro semestre de 2013, de forma apartidária e com motivações múltiplas, tiveram início na cidade de __________________ com as motivações claramente expressas na faixa acima, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

D) Porto Alegre / dos Sem Terra E) Brasília / Brasil Sem Corrupção

(11)
(12)

1. Material a ser utilizado: caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Os objetos restantes devem ser colocados

em local indicado pelo fiscal da sala, inclusive aparelho celular desligado e devidamente identificado.

2. Não é permitida, durante a realização das provas, a utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros,

anotações, impressos ou qualquer outro material de consulta, protetor auricular, lápis, borracha, corretivo. Especificamente, não é permitido que o candidato ingresse na sala de provas sem o devido recolhimento, com respectiva identificação, dos seguintes equipamentos: bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica,

notebook, palmtop, ipad, ipod, tablet, smartphones, receptor, gravador, calculadora, máquina fotográfica,

controle de alarme de carro, relógio digital etc.

3. Durante a prova, o candidato não deve levantar-se, comunicar-se com outros candidatos e nem fumar. 4. A duração da prova é de 03 (três) horas, já incluindo o tempo destinado à entrega do Caderno de Provas e à

identificação – que será feita no decorrer da prova – e ao preenchimento do Cartão de Respostas (Gabarito).

5. Somente em caso de urgência pedir ao fiscal para ir ao sanitário, devendo no percurso permanecer

absolutamente calado, podendo antes e depois da entrada sofrer revista através de detector de metais. Ao sair da sala no término da prova, o candidato não poderá utilizar o sanitário. Caso ocorra uma emergência, o fiscal deverá ser comunicado.

6. O Caderno de Provas consta de 40 (quarenta) questões de múltipla escolha para os cargos de nível superior,

médio técnico, médio e fundamental e de 30 (trinta) questões para os cargos de nível fundamental incompleto. Leia-o atentamente.

7. As questões das provas objetivas são do tipo múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas (A a E) e uma única resposta correta.

8. Ao receber o material de realização das provas, o candidato deverá conferir atentamente se o Caderno de

Provas corresponde ao cargo a que está concorrendo, bem como se os dados constantes no Cartão de Respostas (Gabarito) que lhe foi fornecido estão corretos. Caso os dados estejam incorretos, ou o material esteja incompleto, ou tenha qualquer imperfeição, o candidato deverá informar tal ocorrência ao fiscal.

9. Os fiscais não estão autorizados a emitir opinião e prestar esclarecimentos sobre o conteúdo das provas. Cabe

única e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir.

10. O candidato poderá retirar-se do local de provas somente a partir dos 90 (noventa) minutos após o início de

sua realização, contudo não poderá levar consigo o Caderno de Provas, sendo permitida essa conduta apenas no decurso dos últimos 30 (trinta) minutos anteriores ao horário previsto para o seu término.

11. Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala somente poderão sair juntos. Caso o candidato insista em sair do

local de aplicação das provas, deverá assinar um termo desistindo do Concurso Público e, caso se negue, deverá ser lavrado Termo de Ocorrência, testemunhado pelos 2 (dois) outros candidatos, pelo fiscal da sala e pelo coordenador da unidade.

RESULTADOS E RECURSOS

- As provas aplicadas, assim como os gabaritos preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, no

site www.consulplan.net, às 16h00min do dia útil subsequente ao da realização da prova escrita.

- O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas disporá de 03 (três) dias úteis, a contar do dia subsequente à divulgação, em requerimento próprio disponibilizado no link correlato ao Concurso Público no site www.consulplan.net.

- A interposição de recursos poderá ser feita via Internet, através do Sistema Eletrônico de Interposição de

Recursos, com acesso pelo candidato ao fornecer dados referentes à sua inscrição apenas no prazo recursal, à CONSULPLAN, conforme disposições contidas no site www.consulplan.net, no link correspondente ao Concurso

Referências

Documentos relacionados

O IBM Storwize V7000 é um Storage avançado que, através de sua virtualização da infraestrutura de Storage, oferece um único ponto de controle para maior eficiência de armazenamento,

todos os militares (ativos e inativos) já contribuíam para a Pensão Militar e a alteração da sua denominação levaria a um antigo debate sobre a contribuição de inativos para

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Assim, este estudo buscou identificar a adesão terapêutica medicamentosa em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde, bem como os fatores diretamente relacionados

No primeiro livro, o público infantojuvenil é rapidamente cativado pela história de um jovem brux- inho que teve seus pais terrivelmente executados pelo personagem antagonista,

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se