• Nenhum resultado encontrado

Manifesto dos Auditores-Fiscais da Receita Federal em Passo Fundo/RS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manifesto dos Auditores-Fiscais da Receita Federal em Passo Fundo/RS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Manifesto dos Auditores-Fiscais da Receita

Federal em Passo Fundo/RS

Os Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil em exercício na Delegacia da Receita Federal do Brasil em Passo Fundo/RS, reunidos em Assembléia Extraordinária convocada para discutir e aprovar os eixos de atuação da diretoria eleita para o biênio 2007/2009, RESOLVEM, após profundas discussões e reflexões,apresentar propostas e/ou sugestões que possam vir auxiliar a Diretoria Nacional trilhar novos caminhos e traduzir em benefícios para toda categoria.

É cediço a grande preocupação que assola a todos quanto ao futuro do cargo, de suas atribuições e prerrogativas, bem como a crise de credibilidade que a Direção Nacional tem enfrentado nos últimos anos. Esse fato tem contribuído substancialmente para o afastamento dos filiados das assembléias e, como resultado, as decisões tomadas e os rumos trilhados pela entidade quase sempre não refletem o pensamento da grande maioria dos auditores-fiscais.

Questões importantes se avizinham ou já se encontram em estágios avançados de discussões. Senão vejamos:

‰ Campanha Salarial 2007

‰ Unafisco x Administração RFB x Governo Federal x Parlamento

‰ Lei Orgânica do Fisco Federal; ‰ Lei de Greve

‰ PMAB – Plano de Modernização da Aduana Brasileira ‰ Pró-Pessoas

‰ Pluralidade de Entidades Sindicais ‰ Reforma Sindical e Trabalhista

‰ Reforma tributária ‰ Reforma Previdenciária

Não temos tempo a perder. Precisamos redefinir urgentemente a linha de atuação de nossa entidade, traçando novos rumos, novos desafios, novas estratégias, novas alianças, de forma a interferir direta e efetivamente no futuro da entidade, dos Auditores-Fiscais e da Receita Federal.

O momento é propício para inovações, mudanças de rumos e implantação de novas idéias. O resultado das últimas eleições

(2)

demonstra o desejo da grande maioria dos auditores-Fiscais de trilharem novos caminhos com implantação de estratégias inovadoras e inteligentes.

1. Planejamento Estratégico

Proposta: Institucionalizar o planejamento estratégico

de médio e longo do Unafisco Sindical, com revisões periódicas das metas traçadas e dos instrumentos utilizados para alcançá-las, sempre de maneira não coincidente com as eleições sindicais de modo a evitar ingerências políticas no processo. Recomendamos que o processo de construção do planejamento estratégico seja profissional, preferencialmente por meio da contratação de uma consultoria especializada na “Teoria dos Jogos”.

Justificativa: A Teoria dos Jogos é o estudo das ações

estratégicas integradas entre tomadores de decisões interdependentes, e foi desenvolvida pelo matemático John Von Neumann e o economista Oskar Morgentern, em 1944, através da obra Theory of games and economic behavior.

A Teoria dos Jogos é uma análise matemática de situações que envolvam interesses em conflito a fim de indicar as melhores opções de atuação para que seja atingido o objetivo desejado.

Jogo é uma situação em que os jogadores (participantes) tomam decisões estratégicas, ou seja, decisões que levam em considerações as atitudes e respostas dos outros. Decisões estratégicas resultam em retornos para os jogadores: resultados que acarretam recompensas ou benefícios.

O objetivo crucial da teoria dos jogos é determinar a estratégica ótima para cada jogador. Estratégia é uma regra ou plano de ação para o jogo.

Os jogos podem ser divididos em cooperativos e não cooperativos. Os primeiros permitem aos jogadores acertar acordos e eles podem formar alianças; nos segundos, isso não é permitido. (Livro Auditoria e Gestão Tributária – Marcelo Coletto Pohlamann e Sérgio de Iudícibus – p.59).

2. Participação efetiva dos Administradores na Estrutura Sindical

(3)

Proposta 1: Criação do Conselho Consultivo de

Administradores (CONCA) dentro da estrutura sindical;

Proposta 2: Realização do “I Congresso Nacional de

Auditores-Fiscais Administradores” (CONAFA)

Justificativa: Entendemos que o projeto de administração

tributária que vem sendo engendrado e implantado nos últimos anos, cujo objetivo declarado é a desburocratização e redução do “Custo Brasil”, tem resultado no enfraquecimento da fiscalização tributária e aduaneira. Muitas das medidas adotadas tiveram por conseqüência a extração das prerrogativas e atribuições da autoridade tributária e sua transferência aos cargos de confiança, de nomeação política e demissíveis ad nutum. Muitas vezes os administradores de nossa instituição são meros executores das decisões tomadas pela classe política, não necessariamente concordando com essas decisões.

Por isso, as propostas têm como objetivo criar órgãos e mecanismos que tenham a capacidade de canalizar e consolidar os pensamentos, idéias e propostas dos auditores-fiscais administradores, de forma institucional, evitando qualquer tipo de retaliação aos administradores considerados individualmente e fortalecendo a entidade sindical na defesa de nossas atribuições e prerrogativas de autoridade tributária.

3. Instituir as pesquisas de Opinião

Proposta 1: Utilização do sitio do Unafisco Sindical

para realização de pesquisas de opinião/enquetes sobre questões que dizem respeito à categoria. O acesso às votações e ao resultado deve ser restrito ao auditor-fiscal, limitando-se um voto por auditor-fiscal. Os resultados terão caráter indicativo e não deliberativo.

Sugestões iniciais para pesquisa:

1. Os auditores-fiscais concordam com a linha editorial adotada pela Unafisco?

2. Os auditores-fiscais concordam com a Campanha “Correção Tabela IR”?

3. Os auditores-fiscais concordam com forma que o Unafisco tem sido conduzido as questões relacionadas aos Analistas-Tributários?

(4)

4. Você é favorável a ações que podem levar à reestruturação e pacificação da Carreira de Auditoria da Receita Federal?

Justificativa: a)Incentivar a participação dos filiados

no dia-a-dia do Unafisco; b) maior legitimidade às discussões e decisões tomadas; c) obtenção de dados que podem subsidiar a adoção de novas estratégias pela Diretoria Nacional; d) auxiliar na solução da crise de credibilidade que se instaurou no seio da categoria.

4. Profissionalização do Trabalho Parlamentar

Proposta 1: Reestruturação da Diretoria de Assuntos

Parlamentares.

Proposta 2: Contratação de Assessores Parlamentares

Permanentes (por Estados ou Região ou Região Fiscal).

Proposta 3: Elaboração de Estudos e Análise para fins

gerenciais e auxiliar a atuação dos assessores parlamentares:

‰ Definição das atribuições, formas e áreas de atuação e perfil dos assessores parlamentares

‰ Estudos e análise sobre impacto das Atividades Sindicais e dos assessores x Eleições parlamentares ‰ Definição formas de interação dos Assessores

Parlamentares x DEN x Delegacia Sindical

‰ Estudos sobre as correlações de forças no Parlamento Brasileiro x Atividades sindicais

‰ Estudos e análise do perfil e histórico de cada parlamentar, dividos por estados;

‰ Dimensionar o grau de empatia/simpatia do Unafisco Sindical x governo federal x parlamento

Proposta 4: Realização de “Oficina Parlamentar” com

objetivo de preparar o auditor-fiscal para trabalho parlamentar

Proposta 5: Criação de um banco de auditores-fiscais com

perfil e disponibilidade para realizar trabalhos parlamentares em caráter permanente ou provisório e emergencial.

Justificativa: a)Por entendermos que o trabalho

(5)

indispensável no relacionamento com governo federal e o parlamento; b) minimização dos custos e maximização dos resultados em benefícios da categoria; c) proporcionar uma visão estratégia para atuação dos assessores parlamentares; d) subsidiar a elaboração de um “Plano Estratégico” de atuação do Unafisco Sindical; e) evitar desgastes desnecessários com o parlamento, com o governo federal e a alta cúpula da RFB.

5. Unificação das Entidades Sindicais (FENAFISP, ANFIP E UNAFISCO)

Proposta: Criação de Grupo/comissão composta pelos

Dirigentes das Entidades Representativas referidas acima com o fim de estudar, propor e implementar ações visando unificar

definitivamente e em todos seus aspectos, no prazo máximo de 01 ano, as entidades sindicais.

Justificativa: Unir de forma rápida e consistente os

Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil, evitando desgastes desnecessários entre estes, haja vista as diferentes formas de atuação, cultura e visão político-administrativa das entidades sindicais, além de enxugar as estruturas existentes com conseqüente redução de custos e redirecionamento dos recursos humanos e financeiros existentes para maximização dos resultados desejados pela categoria.

6. Reestruturação da Carreira de Auditoria Fiscal Proposta: Criação do GERCA (Grupo de Dirigentes das Entidades Representativas das Categorias que integram a Carreira de Auditoria da Receita Federal do Brasil) com o

objetivo de estudar e propor ações que tenham a capacidade de por fim as históricas desavenças entre Auditores-Fiscais e Analistas-Tributários, sempre respeitando o concurso público externo para ingresso no cargo de auditor-fiscal.

Justificativa: a) Pacificar a carreira de auditoria fiscal;

b) proporcionar um convívio harmonioso no dia-a-dia da instituição; c) estabelecer parceria estratégica entre as entidades sindicais; d) exterminar efetivamente a história “desavença” entre auditores-fiscais e analistas-tributários, tornando as entidades sindicais representativas dos dois

(6)

cargos parceiros e aliados na construção de uma nova “Receita Federal do Brasil”.

7. Ações que podem propiciar Marketing Pessoal e Legitimação Profissional dos Auditores-Fiscais

Proposta 1: Implantação de Projeto de Educação Continuada

e capacitação à Distância (nacional)

Proposta 2: Fomentar e incentivar a participação dos

auditores-fiscais em cursos de especialização, mestrado e doutorado.

Proposta 3: Vestimenta

‰ Institucionalização de uma campanha pela DEN ‰ Contratar empresa especializada em seleção e

orientação profissional para realização de

Palestra e produção de um vídeo demonstrando

a importância do uso do “Terno e Gravata” na construção e consolidação da imagem do auditor-fiscal como autoridade tributária

Justificativa: a) Propiciar a disseminação de forma efetiva

e continuada de conhecimentos técnico-jurídicos de alta qualidade e a custos reduzidos aos auditores-fiscais da receita federal com vistas a possibilitar o cumprimento de forma segura e eficiente de sua missão institucional b) auxiliar na legitimação profissional, governamental e administrativa e na consolidação do Auditor-Fiscal da Receita Federal como autoridade tributária do Estado brasileiro.

Referências

Documentos relacionados

O representante da Susep informou que, a princípio, o entendimento da Susep com relação aos excedentes financeiros está em linha com o apresentado pelo representante da Fenaprevi na

Anatomia Humana. As inscrições serão gratuitas. O candidato deverá ainda assinar um termo em que dispõe de 2 horas semanais para o exercício da atividade de monitoria, sem

Em 20 de novembro de 2015, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução sobre a adesão do Equador ao Acordo Comercial (2015/2656(RSP)), na qual se congratula com a conclusão

orçamentais para alocar os fundos para transporte terrestre disponíveis rumo a projetos de transporte de infraestrutura para o Cape Cod até o ano 2040.. DIRECIONADO

Processar imediatamente, não é recomendado refrigeração ou meio de transporte Necessita validação.. Fisioterapia

 O conhecimento necessário para a tomada de decisão é. razoavelmente

Pelos resultados apresentados neste trabalho verificou-se que, de uma maneira geral, tanto para caracteres de aparência como para produtividade e peso específico, a seleção de

O último artigo do primeiro eixo, “REA na educação básica: a colaboração como estratégia de enriquecimento dos processos de ensino-aprendizagem” (p. 121-129), escrito por