• Nenhum resultado encontrado

THERMO INDUSTRY a.s., Na Spravedlnosti 1533, Pardubice, Czech Republic, Company Reg. Number: Dados de produto AERO-THERM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "THERMO INDUSTRY a.s., Na Spravedlnosti 1533, Pardubice, Czech Republic, Company Reg. Number: Dados de produto AERO-THERM"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

Dados de produto

AERO-THERM®

(2)

2

Informação técnica base

Forma do material Selante à base de água

Função Reflexão térmica, isolamento térmico

Composição Preenchimento (filler) 3M, aerogel, dispersões, aditivos

Isolantes Microesferas 3M, Aerogel

Espessura de aplicação 0,8 a 1,0mm

Tempo de vida útil 25 anos desde que seguidas instruções de aplicação

Caraterísticas base

Propriedades

Classe

Norma Técnica

Harmonizada

Permeabilidade ao vapor de água EN ISSO 7783-2 V2 - Médio EN 15824

Permeabilidade à água EN 1061-3 W1 - Alta EN 15824

Aderência EN 1542 ≥ 0,80 MPa EN 15824

Durabilidade - EN 15824

Condutibilidade térmica λ(W/mK) EN 12667 0,047 EN 15824

Reação ao fogo EN 13501-1+A1 A2-s2,d0 EN 15824

Caraterísticas

Propriedade

Classe

Norma Técnica

Harmonizada

Aderência por aplicação em estruturas:

 Aço

 Aço inoxidável

0,5±0.1(Mpa) 0,6±0.1(Mpa)

CSN EN ISO 4624 Capacidade de acumulação de calor, queda de

temperatura de contato de acordo com CSN 730540-2

Conforme CSN 730540-2

Calor específico Cp de acordo com CSN EN ISSO

11357-1 a 22ºC

1,213(J/g.ºC) CSN EN ISO 11357-1

CSN EN ISO 11357-4

Fator Resistência à difusão de vapor de água µ 142,9(-) CSN EN ISO 7783-2

Densidade resistência fluxo vapor de água V 117,21 (g/m2.d) CSN EN ISO 7783-2

Emissividade ε, emissividade esférica a 20ºC (Método de Taylor)

0,93 (-) Mid Integrado IR/ Tecnologias

PIKE/

reflecção difusa esfera de integração

Camada de ar equivalente Sd 0,19 (m) CSN EN ISO 7783-2

Reação ao fogo – índice de propagação da chama ao longo da superfície de materiais de construção is

0 (mm/min.) CSN 73 0863

Densidade especifica ρv

Densidade especifica superfície com 1mm de espessura no estado de seco ρs

0,325 g/ml 0,184 Kg/m2 CSN EN ISO 787-10 CSN EN ISO 1183-1 parte B CSN EN ISSO 2811-1 Dados fabricante Teor de radionuclídeos

Atividade específica 226Ra, Índice de Atividade Específica utilizada em edifícios com salas destinadas para habitação - não mais de 150 Bq / kg, Máximo 1 Conforme Decreto nº 307/2002 Coll. da Secretaria de Estado de Segurança Nuclear (SÚJB), na proteção contra radiações, na redação dada pelo Decreto nº 499/2005 Coll. e Decreto nº 389/2012 Coll.

Emissão compostos orgânicos voláteis,

Impacto sobre as propriedades sensoriais de alguns alimentos No âmbito testes realizados, Regulamento n.º 1935/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho

(3)

3 cumpre requisitos para utilização no interior de edifícios, bem como para contato indireto com géneros alimentícios em interiores de edifícios

Avaliação sensorial odor (CSN) EN 1230-1 Grau 0 Decreto nº 38/2001 Coll. do

Ministério da Saúde sobre requisitos de higiene

para produtos destinados a

entrar em contacto com

géneros alimentícios e refeições

Mais informação

Parâmetros com base na medição comparativa #

AERO-THERM

COM

SEM

Linha de temperatura e tempo necessário para atingir 23ºC 10(K)

41(minutos)

7(K) 30(minutos)

Consumo para obter a mesma temperatura no intervalo de tempo (4 dias) - poupança

33,17 0(KWh)

27,20 5,97(KWh)

Descida de temperatura interna de 3ºC no período de poupança

(CSN 73 0540-2:2011) – Proteção Térmica de Edifícios – parte 2 30(minutos) 55(minutos)

Resultados comparativos medidos:

 Nível de conforto térmico permanecendo na divisão

 Tempo necessário para atingir 23ºC (aumento/diminuição)

 Poupança diária  Estabilidade térmica X Mais elevado +rápido/+lento Pelo menos 12,5% Aumentada # Nota:

Resultados da medição focada na determinação das qualidades térmica e técnicas do produto e seus efeitos sobre o ar interior num edifício.

Interpretada pelo Instituto Técnico e de teste para Construção Praga (tzus Praha s.p.), Praga filial, Prosecka 811 / 76a, 190 00 Praga 9 - Prosek.

Certificado. No. 010-033223 e Relatório de 30 de abril de 2014 - Medição das qualidades do revestimento AERO THERM

Características físicas e benefícios

A superfície tratada com o revestimento AERO-THERM ajuda a criar e a manter o conforto térmico. Particularmente, graças a uma boa combinação de propriedades, tais como capacidade de armazenamento de calor, à reflexão de calor e ao isolamento térmico. A comprovada utilização de microesferas 3M que formam o componente base do revestimento por reflexão, em conjunto com aerogel (melhor isolante do mundo), cria um revestimento com uma espessura inferior a 1,00mm. O isolamento por reflexão é utilizado para refletir a radiação das superfícies (tetos e paredes) revestidas com AERO-THERM ou para reduzir a probabilidade de condensações, particularmente em cantos e em outros locais com pontes térmicas (onde a temperatura está abaixo do ponto de condensação).

(4)

4 O revestimento por reflexão AERO-THERM é um selante à base de água que pode ser aplicado nas superfícies de paredes, tetos e pavimentos (se utilizado de forma adequado também trás benefícios quando incorporado com outros materiais).

De aplicação fácil e rápida, com poucos resíduos, sem necessidade de utilização de meios de elevação especiais, etc.

AERO-THERM pode ser aplicado em qualquer material e a qualquer forma.

Áreas de aplicação

Edifícios residenciais, edifícios públicos, locais industriais, armazéns, etc.

Áreas para as quais não pode ser aplicado AERO-THERM

Não é possível garantir a eficácia e vida útil de AERO-THERM em paredes, através das quais a humidade se move para cima por ação capilar. Nestas situações, o revestimento AERO_THERM fica húmido, o que é seguido por redução de qualidades, ou, em alguns casos, pode mesmo cair (em conjunto com a sua base).

AERO-THERM e água

As áreas onde o revestimento AERO-THERM entra em contato direto com a água devem ser tratadas com um revestimento de proteção adequado.

AERO-THERM e o vapor de água

Depois de aplicado na superfície, AERO-THERM, forma uma camada anti condensação. As estruturas são assim protegidas da humidade excessiva, a ocorrência de bolores e fungos é limitada (melhor qualidade de ar interior) e os próprios materiais são protegidos mantendo por mais tempo as suas caraterísticas.

Aquecimento rápido e acumulação

As superfícies revestidas com AERO-THERM respondem às variações de temperatura de forma muito rápida. O conforto térmico é alcançado antes da estrutura base atingir a temperatura desejada. Considerando a espessura de camada aplicada, AERO-THERM, não cria uma barreira que evite a transmissão do calor por condução logo, a estrutura base continua a acumular calor. Propriedades semelhantes aplicam-se à convecção. As propriedades acima referidas facilmente podem ser verificadas encostando a sua mão a uma superfície revestida com AERO-THERM; vai sentir o calor da sua mão ser refletido tendo assim a sensação de calor na superfície revestida. Depois de ser atingida a temperatura de conforto interno desejada o desempenho do sistema do sistema de aquecimento pode ser otimizado, reduzindo os custos de exploração.

ATENÇÃO: não se deverá comparar apenas os parâmetros particulares da envolvente (paredes, tetos, pavimentos, devendo-se avaliar o desempenho geral onde se inclui o conforto térmico, o tempo de utilização de sistemas de climatização, etc.

Poupança no aquecimento

Quando AERO-THERM é aplicado em paredes perimetrais, tetos e pavimentos, cria condições que permitem alterar o modo de aquecimento. Tal como acontece com isolamento tradicionais a poupança depende o tipo de utilização. O utilizado pode gradualmente otimizar a regulação do sistema de aquecimento de acordo com as suas necessidades. Se o utilizador não estiver disposto a alterar o modo de utilização do sistema de aquecimento a poupança será mínima, na ordem dos 15% a 20%. Utilizadores mais rigorosos e atentos com a utilização do seu sistema de aquecimento podem alcançar poupanças de 40% a 60%.

(5)

5

Aplicação

Preparação da base

É necessária a remoção de fungos ou bolores da base antes da aplicação do revestimento AERO-THERM.

Revestimento antigos

Rebocos e pinturas deterioradas devem ser removidas e preenchidas se necessário e, tratadas com o primário de ligação AT. Locais com várias camadas aplicadas ao longo do tempo, com manchas, devem ser aplicadas 2 camadas de primário de ligação AT. Fissuras, buracos e desníveis devem ser corrigidos de forma a ser possível posteriormente a aplicação uniforma de AERO-THERM.

Revestimento novos

Aplicar o primário AT na superfície nova.

Em superfícies já pintadas é necessário averiguar a aderência da pintura à base – molhe uma pequena área com água e tente raspar. Se a pintura descascar facilmente deve ser totalmente removida. Se a pintura apresentar boa aderência aplicar diretamente o primário AT antes da aplicação do revestimento AERO-THERM.

AERO-THERM pode substituir a ultima camada (ex: estuque) em paredes recém rebocadas.

Placas de gesso cartonado: paredes de gesso cartonado devem sempre ser preparadas com

primário AT para reduzir a capacidade de absorção da superfície. Se a superfície já foi pintada, é necessário averiguar a aderência da tinta à base. Se existir boa aderência basta aplicar o primário AT. Caso contrário a pintura deve ser removida.

Painéis de partículas orientadas (OSB): o revestimento AERO-THERM adere perfeitamente aos

painéis OSB. A superfície deve ser preparada com o primário AT antes da aplicação de AERO-THERM. É necessário assegurar as articulações/uniões entre as placas de OSB onde deseja aplicar AERO-THERM, utilizando fitas usadas em placas de gesso cartonado, de forma a evitar fissuras no revestimento AERO-THERM. Terminar o revestimento aplicando uma camada de 1mm de espessura sobre as áreas reforçadas conforme descrito.

Aplicação de AERO-THERM

Aplicar uma camada de 1mm de espessura.

ATENÇÃO: não devem existir locais com zonas descobertas ou com menos espessura, que pode acontecer durante a regularização da superfície.

Ao aplicar o revestimento em paredes ou tetos, aplicar também nas zonas adjacentes de forma a prevenir pontes térmicas, que pode resultar em condensações nas zonas de transição. Aplicar cerca de 40cm nas zonas adjacentes.

Misture previamente o material AERO-THERM. Coloque a quantidade necessária num recipiente e junte gradualmente água limpa conforme necessário. Misturar até obter uma consistência uniforme e homogénea.

ATENÇÃO: utilize um misturador a baixa rotação para misturar AERO-THERM já que pode danificar a microesferas 3M.

(6)

6

Se adicionar outra coisa senão água a AERO-THERM, irá prejudicar suas propriedades! Aplicando uma espátula dentada: conseguirá obter uma aparência placa utilizando uma

espátula dentada. De acordo com a absorção da base, pode misturar água limpa no revestimento numa proporção de 0,05 litros de água para 1 litro de AERO-THERM.

Aplicar a primeira camada com uma espátula dentada em aço inoxidável (dente 6cmm em base de alvenaria e dente de 4mm em bases de gesso cartonado). Em seguida alisar com o lado liso da espátula. Irá obter uma camada compacta de 1mm mesmo em superfícies ligeiramente irregulares. Permitir que a superfície seque durante 18-24h.

Depois de polimerizado, lixar com lixa nº 240 ligada a talocha plástica com fita de dupla face. Aplicar uma segunda camada de AERO-THERM que se destina a corrigir irregularidades e não aumentar a espessura da camada. Se necessário voltar a lixar 12 horas depois.

Aplicando com um rolo de pintura: a aplicação com rolo de pintura vai sempre deixar uma

superfície texturada – mais fina ou mais grossa conforme o rolo de pintura utilizado. AERO-THERM pode ser diluído em várias proporções para produzir diferentes tipos de texturas; mais água mais diluído logo textura mais fina (diluição de 5% a 35%). Aplicar 2-3 camadas com o rolo de pintura até criar uma camada compacta de 1mm. Diluir AERO-THERM na proporção de 1,5dk de água limpa para 1 litro de AERO-THERM para a primeira camada. Não exercer demasiada pressão no rolo de forma a conseguir a quantidade máxima de AERO-THERM na superfície. Depois de seco pode aplicar a segunda camada num diluindo menos AERO-THERM. Se desejar obter uma textura mais lisa, 10 minutos depois de aplicada a camada de AERO-THERM pode com um rolo liso modificar a superfície (usar sempre a mesma orientação).

Aplicação com máquina de pulverização: AERO-THERM pode ser aplicado com máquina de

pulverização que não utilize meios mecânicos para pressurizar o material, que pode danificar o revestimento AERO-THERM. A pressão de aplicação não deve exceder os 5MPa.

Diluição: 1 litro de água por 5 litros de AERO-THERM.

Acabamento da superfície revestida com AERO-THERM

A superfície pode ser pintada seguindo as indicações do fornecedor da tinta.

Pode ainda colocar papel de parede, mosaicos, azulejos, ou outro tipo de revestimentos. Aplique uma camada especial à base de polímeros à prova de água nas superfícies que estão expostas à água e humidade.

_____________________________________________________________________________

Aplicar AERO-THERM em pavimentos: Bases de betão, pisos de anidrido, placas de gesso, placas

OSB, pisos de madeira etc.

Preparação da base: a base deve estar firme, estável, sem imperfeições que interfiram com a

camada de 1mm de AERO-THERM criando assim pontes térmicas. Se a base é áspera ou porosa, deve ser aplicada previamente uma camada de regularização antes de aplicar AERO-THERM. Aplique o primário AT para reduzir a absorção da base e garantir uma aplicação mais facilitada (em pisos de madeira e em OSB). Existindo lacunas entre as partes individuais do pavimento, estas devem ser corrigidas de forma a evitar uma utilização excessiva de AERO-THERM.

(7)

7

Possíveis métodos de aplicação: AERO-THERM pode ser aplicado com espátula dentada, por

rolo ou por pulverização. A espessura de camada deve ser de 1mm. No método com espátula verter o revestimento no pavimento e utilizando uma espátula dentada alcançar uma espessura de 1mm no mesmo processo de trabalho. O tempo de secagem é de cerca de 18-30h (depende da temperatura do ar, da base e da quantidade de água usada na diluição). A diluição depende sempre da capacidade de absorção da base. O objetivo é de obter uma camada compacta. Ao aplicar com rolo de pintura, o revestimento deve ser diluído de modo a obter a estrutura compacta texturada desejada.

Acabamento de pavimentos revestidos com AERO-THERM

Mosaicos – aplicar uma camada de primário AT na camada seca de AERO-THERM, para diminuir

a absorção da base e em seguida aplique o mosaico.

Pavimentos flutuantes – colocar o revestimento acústico sobre o revestimento AERO-THERM,

e depois o pavimento flutuante.

Pavimentos em PVC, tapetes – antes de colocar o piso revestimento final em PVC, tapetes,

aplique uma camada de regularização de forma a criar uma camada que faça a distribuição de cargas pontuais. Não aplicar qualquer primário antes da aplicação da camada de regularização. Assegurará assim a perfeita aderência ao revestimento AERO-THERM.

Superfícies de estruturas e peças metálicas: aplicáveis às estruturas de aço e aço inoxidável e

suas partes, sem preparação de superfície, limpo, sem poeiras e seco, em conformidade com as condições de aplicação de costume, por exemplo, temperatura e humidade do ar envolvente para a utilização do revestimento.

No caso de qualquer dúvida contate o seu distribuidor ou fornecedor.

Aplicação e consumo

 Aplicar com uma espátula dentada - superfície lisa - 1 litro/m2.

 Aplicando com um rolo de pintura – de estrutura grossa para estrutura fina- 1 litro/m2.  Aplicação com máquina de pulverização – de superfície de lisa para superfícies texturas

1 litro/m2 + 10% de excesso de pulverização.

Diluição

De acordo com a capacidade de absorção da base e do método de trabalho, a água pode ser gradualmente adicionada como se segue:

 Para aplicar com uma espátula dentada: máximo de 0,05 litro de água para 1 litro da AERO-THERM

 Para a aplicação com uma máquina de pulverização: máximo de 0,20 litro de água para 1 litro da AERO-THERM.

Temperatura de aplicação e tempo de secagem

A temperatura do ar e da base recomendada durante a aplicação é +5°C a +65ºC. O tempo de secagem depende da temperatura do ar, da temperatura da base e da humidade.

O tempo médio de secagem é de 18 a 24 horas. O revestimento terá 14 dias para chegar ao seu estado final (endurecimento, secagem e diminuição da capacidade de absorção).

(8)

8

Limpeza das ferramentas

O material e restos que não foram limpos enquanto no estado húmido podem ser removidos com água quente.

Transporte e armazenamento

Manter a temperatura transporte e armazenamento entre 5ºC e 25ºC. O revestimento AERO-THERM não deve congelar.

Proteger da exposição direta ao sol e a temperaturas elevadas!

O período de garantia é de 2 anos na embalagem original fechada. Uma vez aberto e diluído, utilizar o mais rapidamente possível.

Embalagem

3 L, 5 L, 12 L e 30 L

Logística conveniente

Baixo peso, aproximadamente 0,4 kg / dm3.

Rendimento elevado a partir de volume por m2 de superfície aplicada.

O rendimento de 1m3 da AERO-THERM com espessura de um milímetro aplicação é de 1000 m2

Segurança e higiene no trabalho

O revestimento não é classificado nem marcado como perigoso para a saúde.

Ao aplicar, ventilar a área adequadamente.

Use equipamento de proteção individual adequado, não comer, beber ou fumar!

Ao pulverizar e lixar a superfície, use uma mascara feita de material de filtragem resistente à poeira e óculos de proteção ou protetor facial!

Em caso de contacto com os olhos lavar abundantemente com água e procurar ajuda médica imediatamente para tratamento posterior!!

Depois do trabalho lavar as mãos com água morna e sabão e aplicar preparações regeneração adequados.

Última atualização: 24 de abril de 2015 Versão 03/2015

Certificado técnico de construção e certificado de produto

Referências

Documentos relacionados

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

As key results, we found that: the triceps brachii muscle acts in the elbow extension and in moving the humerus head forward; the biceps brachii, pectoralis major and deltoid

É o movimento humano com determinado significado/sentido, que por sua vez, lhe é conferido pelo contexto histórico-cultural. O movimento que é tema da educação física é o que

O objetivo desta pesquisa foi investigar o papel da Educação Física na Educação Infantil, considerando-se os objetivos gerais, objetivos específicos, os conteúdos da

98: “En- quanto não permitir o fundo de custeio dos serviços de inspeção, a designação de inspetores especializados para orientação do en- sino da Musica e dos exercícios

sem discriminação”; “...o ensino inclusivo será uma oportunidade das pessoas portadoras de necessidades especiais de mostrar suas potencialidades”; “espero que esta

Aprendizado geral dos jogos esportivos de forma implícita - lúdica Escola da Bola - O ABC da Aprendizagem do Jogo Implícito / Lúdico. O Problema / As causas A solução:

42.1.As pessoas vinculadas a mais de um Participante devem negociar valores mobiliários por conta própria somente pelo Participante com o qual mantiverem contrato de trabalho ou