• Nenhum resultado encontrado

2º Simulado Inédito AFA 2022

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2º Simulado Inédito AFA 2022"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)
(2)

2º Simulado Inédito AFA – 2022

Estratégia Militares

INSTRUÇÕES!

• Esta prova contém 64 questões objetivas, com 4 alternativas cada, e simula a prova da AFA;

• Você receberá esta prova via e-mail cadastrado no ato da inscrição ou poderá baixar em um artigo publicado no blog do Estratégia Militares. Baixe-a e imprima-a se preferir;

• Os participantes terão das 9h40min às 15h (horário de Brasília) para responder às questões e enviar o gabarito com as respostas;

• Seu gabarito deve ser enviado através de um formulário eletrônico que ficará disponível nesta prova e no blog do Estratégia Militares;

• Somente serão corrigidas as redações de alunos matriculados em nossos cursos regulares. Para ter seu texto corrigido, envie o arquivo da foto da folha pela aba Minhas Redações, na Área do Aluno;

• Não serão corrigidas as redações de candidatos que não são nossos alunos de pacotes ou curso regulares; • O Formulário estará disponível para preenchimento durante toda aplicação da prova;

• Só serão considerados (para critérios de premiação) os gabaritos enviados dentro do prazo de aplicação da prova, ou seja, até às 15h (horário de Brasília);

• Gabaritos enviados após às 15h (horário de Brasília) serão automaticamente desclassificados da premiação, mas não ficam de fora do ranking geral classificatório que montamos com todos os candidatos;

• Para fins de desempate, será considerado o horário de envio do gabarito;

• A partir das 19h do dia 28 de fevereiro de 2021, será divulgado o gabarito preliminar deste simulado;

• Resultado oficial do simulado com o desempenho dos candidatos será divulgado neste domingo, 28/02, a partir das

19h (horário de Brasília);

• Os alunos ganhadores dos descontos, deverão entrar em contato, no prazo máximo de 30 dias a contar da realização desta prova, com o Estratégia Militares pelo e-mail vemsercoruja@estrategiamilitares.com.br, solicitando o cupom de desconto referente a sua pontuação;

• As premiações não se aplicam a atuais alunos e serão de 100% de desconto para desempenho acima de 70% de acertos.

Cronograma – 28/02/2021

Início da prova: às 9h40min.

Fim da prova: às 15h.

Limite para envio do gabarito: às 15h.

Divulgação do gabarito: a partir das 19h.

Divulgação do ranking: a partir das 19h.

Divulgação da correção em PDF:a partir de terça-feira, dia 02/03, às 19h.

Preencha seu Gabarito!

(3)

Texto I

Ciências humanas para quê?

27/08/2020 Léo Miranda Tales de Mileto e Pitágoras são considerados os responsáveis por organizar e sistematizar o conhecimento matemático na Grécia Antiga. O mais interessante é que esses dois grandes pensadores eram, na verdade, filósofos. Tales foi considerado pelo próprio Aristóteles o primeiro filósofo grego, cujo conhecimento adquirido por meio das trocas comerciais com os povos da mesopotâmia foi fundamental no desenvolvimento da geometria. Por sua vez, Pitágoras, com base em seu entendimento abstrato e ao mesmo tempo filosófico, desenvolveu o seu famoso teorema, que afirma que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.

Ainda na Grécia Antiga, Heródoto começou a registrar sistematicamente a história da sua própria época. Ele assim inaugurava de forma organizada um dos principais ramos das ciências humanas, a História. A palavra provém do grego e significa pesquisa, investigação. O historiador é, portanto, um investigador das relações humanas e sociais através do tempo e dos eventos por elas produzido. No contexto atual, muito se indaga sobre a “utilidade” desse conhecimento para a nossa vida, mas sempre com a perspectiva de fornecimento de soluções imediatas perante as mudanças cada vez mais efêmeras produzidas pelo uso da tecnologia, quando na verdade o que esse campo do conhecimento humano faz é fornecer as ferramentas necessárias para uma análise crítica do mundo, das civilizações, etc.

Ao final do século XVIII, o alemão Alexander Von Humboldt ajudou a desenvolver as bases para o que hoje conhecemos como Geografia. Suas expedições pela América Central, do Sul e Ásia central resultaram em estudos sobre a geologia e a climatologia dos lugares por onde passou. Sem saber, Humboldt contribuía para que hoje tivéssemos um conhecimento tão vasto sobre o comportamento dos elementos geográficos e principalmente da maneira como eles se relacionam e impactam as nossas vidas. Para além de Humboldt, o conhecimento geográfico nos permite compreender como o mundo está organizado nas suas mais diversas dimensões, política, econômica, ambiental e social, e como atuam os atores que produzem o espaço geográfico e como esses interagem entre si.

Não faz muito tempo que um ataque generalizado e sem embasamento foi iniciado em relação ao ensino de ciências humanas na educação básica brasileira. A despeito de uma pretensa necessidade de valorizar mais as “ciências exatas”, tão importante aos rankings mundiais e do combate a “ideologização” manipuladora. O que na verdade está em jogo nessa abordagem é uma interpretação equivocada da construção do conhecimento, calcada em impressões superficiais e sem embasamento científico. Ao mesmo tempo, há o desconhecimento da construção do pensamento nas ciências humanas, que, entre outros métodos, vale-se da dialética ou confrontação de perspectivas teóricas do mundo em seu processo de

desenvolvimento. Diante dos constantes ataques e da desvalorização das ciências humanas, cabe a pergunta: o que seriamos sem elas?

(Disponível em <https://www.hojeemdia.com.br/opini%C3%A3o/colunas/educa %C3%A7%C3%A3o-1.333457/ci%C3%AAncias-humanas-para-qu%C3%AA-1.801428> Acesso em 16 fev. 2021)

1 - (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Wagner

Santos) Com relação ao Texto I, é INCORRETO

afirmar que

a) a significação da palavra História, no grego, demonstra seu valor científico e social.

b) o autor demonstra, no primeiro parágrafo, que o conhecimento matemático é filosófico.

c) o surgimento das bases matemáticas é concomitante com o surgimento da História. d) as análises de Heródoto serviram para comprovar

a importância de Tales de Mileto.

2 - (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita –

Professor Wagner Santos) De acordo com Léo

Miranda,

a) o ataque ao ensino das humanidades é fundamentado em um medo generalizado de conscientização da população de sua condição de explorada.

b) as humanidades servem como maneira de desenvolvimento de pensamento e, por isso, tem sido combatido como forma de manipulação de opiniões.

c) a geografia é parte das disciplinas valorizadas dentre as exatas, dado que é um conhecimento prático da organização do mundo.

d) as teorias dos matemáticos Tales de Mileto e Pitágoras não são colocadas em questão por serem, os dois filósofos de renome nas ciências.

3 - (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita –

Professor Wagner Santos) Assinale a alternativa em

que há uma construção ambígua.

a) “Tales de Mileto e Pitágoras são considerados os responsáveis por organizar e sistematizar o conhecimento matemático na Grécia Antiga.” b) “Ainda na Grécia Antiga, Heródoto começou a

registrar sistematicamente a história da sua própria época.”

c) “Suas expedições pela América Central, do Sul e Ásia central resultaram em estudos sobre a geologia e a climatologia dos lugares por onde passou.”

d) “Tales foi considerado pelo próprio Aristóteles o primeiro filósofo grego, cujo conhecimento

(4)

adquirido por meio das trocas comerciais com os povos da mesopotâmia foi fundamental no desenvolvimento da geometria.”

4 - (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita –

Professor Wagner Santos) Os dois elementos “que” encontrados em “Por sua vez, Pitágoras, com base em seu entendimento abstrato e ao mesmo tempo filosófico, desenvolveu o seu famoso teorema, que afirma que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa” são classificados, respectivamente, como

a) pronome relativo e partícula expletiva. b) conjunção integrante e pronome relativo. c) pronome relativo e conjunção integrante. d) conjunção integrante e partícula expletiva.

5 - (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita – Professor Wagner Santos) Assinale, a seguir, a

alternativa em que a análise morfossintática está correta, com relação ao trecho a seguir, retirado do terceiro parágrafo do texto.

Ao final do século XVIII, o alemão Alexander Von Humboldt ajudou a desenvolver as bases para o que hoje conhecemos como Geografia. Suas expedições pela América Central, do Sul e Ásia central resultaram em estudos sobre a geologia e a climatologia dos lugares por onde passou. Sem saber, Humboldt contribuía para que hoje tivéssemos um conhecimento tão vasto sobre o comportamento dos elementos geográficos e principalmente da maneira como eles se relacionam e impactam as nossas vidas.

a) O elemento “tão”, em “um conhecimento tão vasto sobre o comportamento” é classificado morfologicamente como um adjetivo no contexto em questão.

b) Em “pelos lugares onde passou”, o elemento “onde” deve ser classificado como um pronome interrogativo, com ampliação morfológica.

c) O elemento “se” em “eles se relacionam e impactam as nossas vidas” é classificado como pronome apassivador, dado termos construção passiva sintética.

d) Em “o alemão Alexander Von Humboldt (...) o que hoje conhecemos como Geografia”, os dois elementos “o” ocupam classes de palavras diferentes.

6 - (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita –

Professor Wagner Santos) O uso das aspas em

“utilidade”, no segundo parágrafo do texto, pode ser explicado

a) pela ampliação de significado da palavra. b) pela referência a fala de outra pessoa. c) pela necessidade de enfatizar um discurso. d) pelo uso de um neologismo.

7 - (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita – Professor Wagner Santos) Assinale a alternativa em

que há trecho do texto com construção de figura de palavra.

a) “...quando na verdade o que esse campo do conhecimento humano faz é fornecer as ferramentas necessárias para uma análise crítica do mundo, das civilizações, etc.”

b) “Ao final do século XVIII, o alemão Alexander Von Humboldt ajudou a desenvolver as bases para o que hoje conhecemos como Geografia.”

c) “Sem saber, Humboldt contribuía para hoje tivéssemos um conhecimento tão vasto sobre o comportamento dos elementos geográficos e principalmente da maneira como eles se relacionam e impactam as nossas vidas.”

d) “Não faz muito tempo que um ataque generalizado e sem embasamento foi iniciado em relação ao ensino de ciências humanas na educação básica brasileira.”

Texto II

Do nosso sangue

Andamos nos caminhos vendo flores morenas Os olhares dos milênios no sangue da América Somos o desenho riscado ao luar da esperança Atravessamos as brisas, os dias de sol… Batemos sempre forte por livres amanhãs

Não perdoamos os que deixaram abatidos nossos antigos irmãos que diziam que a terra não havia de ser vendida

Que não se renderam e deixaram a vida

Deixaram a luta para que outras mãos empunhassem a lança

A lança da revolta e da justiça Do dia trevoso e sem deuses Por que eles não vieram?

Se gostavam de sangue por que não vieram? Seguimos com o nosso, nossa força

Estamos aqui!

(5)

Estes acariciamos e damos vida, para que perpetue a paz nos passos que damos E não seremos silêncio

Bravos seguimos.

(Odilon Machado de Lourenço. Disponível em https://poetadagarrafa.wordpress.com/1-poemas-sobre-historia/ Acesso em 16 fev. 2021)

8 - (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita –

Professor Wagner Santos) Analisando o contexto do

poema, percebe-se que

a) o perdão será demorado e construído ao final da batalha travada.

b) o abandono dos deuses simboliza a derrota iminente na luta travada.

c) o eu lírico, junto a seus iguais, permanecerá na luta de seus irmãos.

d) a luta é vã e, por isso, todos silenciaram, exceto o eu lírico do poema.

9 - (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita –

Professor Wagner Santos) O texto II é repleto de

figuras de linguagem, como é de se esperar em um texto literário em verso. Assinale, a seguir, o verso em que há uma figura que ameniza uma informação. a) “Andamos nos caminhos vendo flores morenas” b) “Deixaram a luta para que outras mãos

empunhassem a lança”

c) “Não perdoamos os que deixaram abatidos nossos”

d) “Seguimos com o nosso, nossa força”

10 - (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita –

Professor Wagner Santos) Indique, dentre os versos

a seguir, aquele em que há uma incorreção quanto à concordância verbal.

a) “Deixaram a luta para que outras mãos empunhassem a lança”

b) “perpetue a paz nos passos que damos” c) “Se gostavam de sangue por que não vieram?” d) “Por que eles não vieram?”

Texto III

(Disponível em <https://www.facebook.com/tirasarmandinho/posts/3234704826

574801/> Acesso em 16 fev. 2021)

11 - (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita –

Professor Wagner Santos) A relação estabelecida

entre a linguagem verbal e a não verbal indica que Armandinho

a) deseja cursar biologia, dada a sua relação com os animais.

b) deseja cursar medicina, dada a sua importância social.

c) deseja cursar jornalismo, dada a sua curiosidade. d) deseja cursar história, pela construção do cartaz.

12 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professor Wagner Santos) No último quadrinho, o

texto verbal apresenta-se como a) ambíguo.

b) incoerente. c) pleonástico. d) prolixo.

Texto IV

A falta de interesse pela preservação da memória no Brasil, explícita no incêndio que atingiu o Museu Nacional na noite do domingo 2, é uma característica histórica e cultural da sociedade brasileira.

A análise é da historiadora, pesquisadora e professora Mary del Priore, que lista, entre tantos motivos, a falta de investimentos das autoridades públicas na manutenção e valorização do patrimônio, os maus professores de histórias que não transmitem a paixão sobre o passado para seus alunos, os pais que preferem levar seus filhos ao shopping e não a um museu.

A responsabilidade, diz a professora, é de toda a sociedade, que agora se sensibiliza ao ver um patrimônio depredado. “Todos nós temos que jogar as cinzas do Museu na nossa cabeça. Foi culpa nossa”, disse a CartaCapital nesta segunda-feira 3.

“Nunca foi valorizado no Brasil o nosso passado, a nossa memória, a disciplina histórica. As faculdades de

(6)

história, por exemplo, só começam no País no século XX. A falta de prestígio da história é histórica”, afirma.

O edifício que abriga o Museu Nacional e mais de 20 milhões de itens, agora carbonizados, foi palco de momentos cruciais na história do País. Para citar apenas dois, nele foi assinada a declaração da Independência do Brasil e, mais tarde, abrigou a reunião dos republicanos que definiram a primeira Constituição, de 1891. O lugar também guarda as histórias do dia a dia de dom João VI, Pedro I e Pedro II.

(Disponível em <https://www.cartacapital.com.br/cultura/a-falta-de-prestigio-da-historia-e-historica-no-brasil/> Acesso em 16

fev. 2020)

13 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professor Wagner Santos) O uso das falas da

historiadora Mary del Priore serve, no texto, para a) confirmar o pensamento geral da população. b) negar a ideia apresentada pela autora do texto. c) sustentar a tese da autora do texto.

d) contrapor ideias às apresentadas pela autora.

14 - (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita –

Professor Wagner Santos) Caso fossem unidos os

períodos encontrados em ““Todos nós temos que jogar as cinzas do Museu na nossa cabeça. Foi culpa nossa”, por um conectivo, esse poderia ser, com manutenção de significados,

a) contudo. b) portanto. c) porque. d) embora.

15 - (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita – Professor Wagner Santos) Há, no trecho “A falta de

prestígio da história é histórica”, uma construção a) irônica.

b) metafórica. c) exagerada. d) comparativa.

16 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professor Wagner Santos) Assinale, a seguir, a

alternativa em que a oração adjetiva deve ser, necessariamente, explicativa.

a) O simulado, que foi aplicado pelo Estratégia, era bastante completo.

b) Eles encontraram a apostila, que sempre quiseram comprar.

c) Os meninos, que tiraram as maiores notas, serão premiados hoje.

d) Ismael, que é o nosso 01, apresenta a matemática de forma límpida.

(7)

Directions: Read the text below and answer questions 17

to 32 according to it.

TEXT

How to cope with parent guilt, during the pandemic and beyond

As a mother, I’m vulnerable to the influence of our cultural messaging, and I have fallen prey to the “We can never give enough, do enough or be enough” narrative. As a psychologist, though, I know how risky this constant thread of guilt is for our well-being. Guilt can be helpful as an uncomfortable emotion that motivates us to make amends and change hurtful behaviors, but in the case of parent guilt, much of the time we are only hurting ourselves.

Enter a global pandemic that has shattered our already precarious parenting lives and provided ample evidence of our systems’ failures. Employers are expecting our remote-learning children to behave during our work day, and women are leaving jobs in record numbers for their suddenly homebound children, because they “just can’t do it all anymore.” Ilyse DiMarco, a clinical psychologist and the author of the upcoming book “Mom Brain,” sums up the problem: “The issue with guilt right now is there is potential guilt with anything you do.”

Stress levels have risen, with parents outpacing nonparents in surveys, creating fertile ground for mental health problems. “We’re feeling like we’re not measuring up in some area or maybe we’re not making the right choices,” DiMarco says. “Not surprisingly, if we feel like we’re failing, we feel depressed; if we’re worried about not making the right decision, we feel anxious.”

Daily life in a pandemic has given us a host of new reasons to feel guilty. In addition to the impossibility of simultaneously working, parenting and, in some cases, teaching our children, we face daily decisions around health and safety.

Do we allow play dates? What if all of my child’s friends are playing basketball and I say no? What if we choose in-person school and our child gets covid-19, or we choose remote school and our child becomes depressed?

Working moms are not okay. No good choices and no good answers, but guaranteed guilt, with a sprinkling of judgment caused by social pressures.

“Guilt is a useful emotion when it tells us we’ve done something wrong,” says clinical psychologist Jill Stoddard, author of “Be Mighty.” “What’s happening now is we feel like we’ve done something wrong even when we’re doing the very best we can.”

So, what can we do about the guilt hanging heavy around our collective necks? Experts suggest a combination of mindfulness, meaningful self-care and shifting our perspective.

Mindfulness

Do not ignore the guilt; acknowledging it means you can do something about it. Even if our pandemic-related guilt may be misplaced, Stoddard says we can still use the feeling for its positive function and make amends. She has told her children, “I really wish I could spend more time with you guys, and it’s been so hard on all of us. Things will be different someday. I’m sorry I can’t be there for you more.” She adds: “You’re not saying, ‘I screwed up.’ You’re saying, ‘It hurts my heart I can’t do this the way I wish I could right now.’ ”

Remember you are not alone. Feelings of failure are a universal experience of parents during the coronavirus pandemic. Seeking social support is critical for mental health in times of stress. It can be as simple as texting a friend to share “Mom fails” from your day. Even this brief connection offers support and solidarity, and it can decrease our sense of self-blame and inadequacy when we hear others’ similar feelings and experiences.

Practice self-kindness. Talk to yourself as you would to your friend: “You are doing your very best in this moment.” This practice helps shift thinking patterns from self-criticism to self-compassion, which is known to increase positive emotions and decrease negative ones, including guilt.

Real self-care

Prioritize the daily demands on your time and energy. DiMarco advises doing this by asking, “What’s most important here, on a day-to-day or hour-to-hour basis?” Focus on what is highest on the priority list, and allow yourself to let go of the other potential tasks instead of feeling guilty for, inevitably, not getting everything done.

Prioritize yourself. “An important piece, and counterintuitive piece, to manage guilt about not being there for everybody else, is to also be there for yourself, and make sure you’re on the list somewhere,” DiMarco says. Plan ahead to ensure time for you in the daily routine, even if it’s just 15 to 30 minutes. This may require an agreement with your partner and/or kids about when you will not be available the next day. Be realistic about the amount of time you need and how you will spend it (e.g., 15 minutes on a meditation app). Then, stay committed to making it happen.

Remember the basics. We make sure our kids are fed, but are we sleeping, drinking enough water, and eating well enough to meet our own basic needs? These stress management essentials strengthen us, which will help us ward off the guilt.

Shift focus

Adjust expectations. “If you expect yourself to stay calm and never lose it, you’re setting yourself up for failure,” says child and adolescent psychologist Emily W. King. “Own it that you’re more emotionally fragile right now, notice it and walk outside for 10 minutes, or whatever you need, instead

(8)

of getting in a negative feedback loop, and then you’re emotionally exhausted.”

Consider your successes. Flip the script so you’re not focusing only on the negative. What do you feel proud of? What can your children do now they couldn’t do a year ago? Redefine success for you and your children during a global pandemic. “Success is not about grades but about independence or chores,” says King. For parents, success can be getting through each day with everyone sheltered, fed and in bed safely.

Invent new narratives. Instead of looking at yourself as being never enough, how about acknowledging that you have been — and continue to be — enough to endure a global pandemic while parenting? What recent generation of parents has accomplished this? In fact, we are not just enough, we are so much greater. Remind yourself of this when parent guilt attempts to tread that familiar path, both now and after the pandemic.

(Adapted from https://www.washingtonpost.com/lifestyle/2021/02/25/how-cope-with-parent-guilt-during-pandemic-beyond/)

17 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professora Fabiana Lanza) The text

a) aims at highlighting how to deal with remote-learning children during the pandemic.

b) provides the reader with a heartfelt narrative of a father about his experience during the pandemic. c) focus on a considerable set of psychological

implications of pandemic on children.

d) concerns mainly about the mental state of mothers during the pandemic due to the guilt they feel.

18 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professora Fabiana Lanza) In the sentence “Guilt can

be helpful as an uncomfortable emotion that motivates us to make amends and change hurtful behaviors,” (paragraph 01), it is possible to find an option to substitute the highlighted pronoun accordingly in a) which.

b) who. c) how. d) when.

19 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professora Fabiana Lanza) In the fragment “because

they ‘just can’t do it all anymore.’” (paragraph 02), the highlighted word refers to

a) children b) jobs c) women d) numbers

20 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professora Fabiana Lanza) In the eighth paragraph,

the author

a) blames the guilt working moms feel on fathers and employers.

b) starts reinforcing the importance of denying guilt. c) tries to make controversial issues about guilt clear. d) introduces the topic of what can be done about the

guilt moms feel.

21 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professora Fabiana Lanza) Mark the option which

shows the best answer for the question “So, what can we do about the guilt hanging heavy around our collective necks?” (paragraph 8)

a) nothing more than mindfulness. b) a merging of different strategies. c) ignoring the guilt.

d) only meaningful self-care.

22 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professora Fabiana Lanza) In the sentence “She has

told her children, ‘I really wish I could spend more time with you guys, and it’s been so hard on all of us.’” (paragraph 09), the contraction refers to

a) It is. b) It has. c) It was. d) It will.

23 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professora Fabiana Lanza) Mark the option which

shows the appropriate question tag for the sentence “I’m vulnerable to the influence of our cultural messaging” (paragraph 01).

a) I’m not? b) Am I? c) Aren’t I? d) Am I not?

24 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professora Fabiana Lanza) Mark the option that

shows a synonym for the underlined expression in “These stress management essentials strengthen us, which will help us ward off the guilt.” (paragraph 14). a) repel

b) contradict c) forbid d) accept

(9)

25 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professora Fabiana Lanza) Choose the best option to

change the sentence “we are … hurting ourselves.” (paragraph 01), into the passive form.

Ourselves _______________ by us. a) are being hurt

b) are hurting c) have been hurt d) is been hurt

26 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professora Fabiana Lanza) In the third paragraph, it’s said that

a) parents are feeling as stressed as nonparents according to surveys.

b) stress levels have risen more in nonparents compared to parents.

c) nonparents are outpacing parents in stress levels in surveys.

d) surveys show parents are now more affected by stress than nonparents.

27 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professora Fabiana Lanza) Mark the alternative in

which the problems described in paragraph 2 are correctly summarized.

a) employers are expecting remote-learning children to behave during work day.

b) right now, there is potential guilt with anything moms do.

c) women are leaving jobs in record numbers.

d) parenting lives were not precarious before the pandemic.

28 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professora Fabiana Lanza) Mark the option that

contains the correct negative form for the sentence “Stress levels have risen” (paragraph 3).

a) Stress levels not have risen. b) Stress levels do not have risen. c) Stress levels have not risen. d) Stress levels have risen not.

29 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professora Fabiana Lanza) The underlined expression “Then, stay committed to making it happen.” (paragraph 13) means

a) stand still.

b) create a commission.

c) keep dedicated. d) let go.

30 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professora Fabiana Lanza) Mark the option which

shows the appropriate plural form for the word “child” (paragraph 5).

a) childs. b) childrens. c) childen. d) children.

31 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professora Fabiana Lanza) The expression “our

already precarious parenting lives” (paragraph 2) suggests that parenting lives

a) were unstable even before the pandemic. b) became precarious after the pandemic. c) were unlikely to collapse before the pandemic. d) were steady before the pandemic.

32 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professora Fabiana Lanza) According to the last

paragraph

a) several recent generations of parents accomplished to endure a pandemic.

b) acknowledging one is not enough sometimes is the only way to face hard times.

c) it is impossible to be tough enough to handle a global pandemic.

d) moms must recognize they are more than enough when trying to cope with guilt.

(10)

33 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professor Victor So) O ano de 2020 foi histórico,

deixando várias marcas e consequências na vida de toda humanidade. A pandemia do Corona Vírus obrigou o fechamento de lojas, parques, restaurantes, estádios e, escolas, dentre outros.

Mais especificamente nas escolas, a opção de estudo à distância foi adotada por várias unidades, a fim de não atrapalhar a educação dos países. No Brasil, uma instituição de pesquisa, interessada em analisar o desempenho de alunos na escola na modalidade de ensino à distância, fez um levantamento das médias dos alunos em inúmeras turmas em várias escolas. Os resultados da pesquisa são brevemente mostrados no gráfico a seguir:

Cada cor representa um intervalo de notas, e a gradação na vertical indica a quantidade de alunos naquele intervalo.

Seja 𝑥 o ângulo central correspondente à quantidade de alunos com médias menores que 4 no gráfico de setores. Com relação a 𝑥, pode-se afirmar que: a) sen2𝜋 3 < sen 𝑥 b) sen 𝑥 − cos2𝜋 3 > 0 c) 2 sen 𝑥 < sen3𝜋 4 − cos 5𝜋 4 d) cos 𝑥 > cos5𝜋 12

Cada cor representa um intervalo de notas, e a gradação na vertical indica a quantidade de alunos naquele intervalo.

Seja 𝑥 o ângulo central correspondente à quantidade de alunos com médias menores que 4 no gráfico de setores. Com relação a 𝑥, pode-se afirmar que:

a) sen2𝜋 3 < sen 𝑥 b) sen 𝑥 − cos2𝜋 3 > 0 c) 2 sen 𝑥 < sen3𝜋 4 − cos 5𝜋 4 d) cos 𝑥 > cos5𝜋 12 RASCUNHO 0 100 200 300 400 500 600 700 800

Distribuição de notas

[0, 2) [2, 4) [4, 6) [6, 8) [8, 10]

(11)

34 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professor Victor So) Um engenheiro civil deseja

construir uma rampa que ligará o solo a parte superior de um viaduto, conforme a figura abaixo:

É dito que:

• A altura da parte superior do viaduto é ℎ = 10m.

• Os ângulos 𝛼 e 𝛽 podem ser obtidos através da equação:

𝑥3(sen2𝛼 ⋅ cos 𝛽) + 𝑥2(cos2𝛽) − 2𝑥 sen 𝛼 − 2 = 0

• √2 = 1,4 e √3 = 1,7. Onde 𝑥 = 2 é raiz.

Portanto, o valor do comprimento da rampa 𝐴𝐵 em metros, é:

a) 14,0 b) 21,0 c) 8,5 d) 12,5

35 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professor Victor So)

Sejam as retas 𝒓: 𝟒𝒚 + 𝟓𝒙 − 𝟐𝟎 = 𝟎 e a reta 𝒔 que passa pelos pontos (−𝟑, 𝟒) e (𝟔, −𝟐). Seja 𝑨 a área do quadrilátero formado por essas retas e os eixos coordenados. O volume do sólido obtido ao rotacionar essa figura em torno do eixo 𝒚 é:

a) 61𝜋 4 b) 29𝜋 7 c) 82𝜋 5 d) 62𝜋 3 RASCUNHO

(12)

36 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professor Victor So) No gráfico abaixo, 𝑀𝑁̅̅̅̅̅ = 4 unidades de comprimento, e a curva representa a função 𝑓(𝑥) = −4 log1

5

𝑥.

Se log53 = 𝑦, então a área do quadrilátero 𝐴𝐵𝐶𝐷, em unidades de área, é:

a) 25𝑦 + 2𝑦2

b) 52𝑦 + 24 c) 2𝑦 + 12𝑦2

d) 44𝑦 + 29

37 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professor Victor So) Considere a função:

𝑓(𝑥) = √𝑥

3+ 𝑥2− 10𝑥 + 8

𝑥2+ 7𝑥 + 10

Sendo assim, marque a alternativa que apresenta o maior domínio real que a função 𝑓 pode assumir:

a) ℝ − [(−8, −5] ∪ (−4, −1]]

b) ℝ − [(−∞, −5] ∪ (−3, −1] ∪ (1, 3)] c) ℝ − [(−∞, −5] ∪ (−4, −1] ∪ (1, 2)] d) ℝ − [(−4, −1] ∪ (0, 2)]

38 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professor Victor So) Considere a função real 𝑓 definida por 𝑓(𝑥) = |𝑧 − |𝑥 − 𝑧||, com 𝑧 ∈ ℂ, e 𝐴𝑟𝑔(𝑧) ∈ {0,𝜋

2}. Dos gráficos apresentados nas alternativas a

seguir, o único que não pode representar a função 𝑓 é:

(13)

a)

b)

c)

d)

39 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professor Victor So) Considere no plano de Argand

Gauss os números complexos 𝑧 = 𝑎 + 𝑏𝑖, em que 𝑎 e 𝑏 são números reais e √−1 = 𝑖, tais que:

{ |𝑧 − 4| + |𝑧 + 4| = 10

𝑧2+ 𝑧 ⋅ 𝑧̅ − 𝑅𝑒(𝑧) ⋅ (2 ⋅ (𝑖2021) ⋅ 𝐼𝑚(𝑧) + 𝑎) = 𝐼𝑚(𝑧) + 4

Dessa maneira, os afixos 𝑧(𝑎, 𝑏) que obedecem às condições acima formam:

a) Quadrado

b) Triângulo equilátero c) Trapézio isósceles d) Pentágono

(14)

40 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professor Victor So) Sejam 𝑧 e 𝑤 números complexos tais que |𝑤| = 3|𝑧|. A representação desses números complexos no plano de Argand Gauss é mostrada abaixo:

Dessa maneira, marque a alternativa contendo um complexo 𝑢 cuja distância ao afixo de 𝑧 é igual à distância ao afixo de 𝑤, sabendo também que a distância de 𝑢 à origem é de 15 unidades de comprimento. a) (−2 +3√47 2 ) + 𝑖 (−6 + √47 2 ) b) (−2 −3√74 2 ) + 𝑖 (−6 + √74 2 ) c) (2 +√37 2 ) + 𝑖 (3 − √37 2 ) d) (1 −√74 3 ) − 𝑖 (5 + √111 2 )

41 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Victor So)

O polinômio 𝑃(𝑥) = 𝑎𝑥5− 15𝑥4− 𝑚𝑥3+ 75𝑥2+

20𝑥 − 60 possui pares de raízes simétricas. Dessa maneira, o valor de 𝑃(−3) é: a) 1824 b) −1200 c) 2022 d) −1726 e) 1800

42 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professor Victor So)

A curva 𝜆: (𝑥 − 2)2+ (𝑦 + 3)2= 9 é a maior

circunferência completamente interna a uma elipse horizontal 𝜇 de excentricidade igual a 0,8. Assim, marque a alternativa contendo a equação da elipse 𝜇 e da circunferência Γ externa à 𝜇 que a tangencia em dois pontos:

(15)

a) 𝜇: 𝑥2− 36𝑥 + 25𝑦2+ 15𝑦 + 16 = 0, Γ: 𝑥2+ 4𝑥 + 𝑦2+ 6𝑦 − 22 = 0 b) 𝜇: 9𝑥2− 36𝑥 + 25𝑦2+ 150𝑦 + 36 = 0, Γ: 𝑥2− 4𝑥 + 𝑦2+ 6𝑦 − 12 = 0 c) 𝜇: 3𝑥2− 12𝑥 + 5𝑦2+ 30𝑦 + 25 = 0, Γ: 2𝑥2− 4𝑥 + 2𝑦2− 6𝑦 − 2 = 0 d) 𝜇: 9𝑥2− 6𝑥 + 2𝑦2+ 15𝑦 + 36 = 0, Γ: 𝑥2− 4𝑥 + 𝑦2+ 4𝑦 − 12 = 0

43 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Victor So) Um grande sorteio feito para

participantes de uma rede social teve 16 vencedores. Esses vencedores foram classificados de 16º a 1º lugar, recebendo prêmios distintos, seguindo a seguinte regra:

• O 16º colocado recebeu R$ 1,00. • O 15º colocado recebeu R$ 2,00. • O 14º colocado recebeu R$ 4,00

E assim, sucessivamente. Dessa maneira, assinale a alternativa correta:

a) O prêmio recebido pelo 4º colocado foi de R$ 512,00.

b) O total pago em prêmios aos vencedores foi R$ 131072,00.

c) A soma dos prêmios do 5º e 7º colocados é R$ 2560,00.

d) O primeiro colocado ganhará R$ 65536,00.

44 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professor Victor So)

Um professor de matemática e seu filho estavam brincando de um jogo de perguntas e respostas. Na última rodada, ele disse ao filho que se ele acertasse a resposta, lhe daria um prêmio em reais cujo valor numérico é igual à quantidade de números capicuas que existem entre 100 e 2022. O professor então perguntou: "O que é um número capicua?". O filho respondeu corretamente: "Capicua é um número cujos algarismos lidos da esquerda para direita são exatamente os mesmos quando lidos da direita para esquerda", e citou um exemplo: "1001 é capicua". Sendo assim, quanto o filho do professor recebeu, em reais? a) 555 b) 88 c) 101 d) 272 RASCUNHO

(16)

45 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professor Victor So) A partir da pandemia do novo

Coronavírus no início de 2020, a indústria farmacêutica e biomédica focalizou seus esforços em pesquisas médicas a fim de encontrar a tão desejada vacina que pudesse evitar a morte de mais pessoas ao redor do mundo. Felizmente, várias vacinas hoje estão atingindo resultados significativos e poderão, num futuro próximo, ser distribuídas às populações. Suponha que o Brasil possa fechar contrato no próximo mês, equiprovavelmente, com os seguintes fabricantes de vacina: • AstraZeneca/Oxford • Covax Facility • Pfizer • Janssen • CoronaVac • Bharat Biotech • Moderna • Sputnik

A população brasileira só vai ser vacinada se pelo menos 4 contratos forem fechados (pela quantidade de vacinas). Portanto, a probabilidade de não se confirmar a vacinação de todo país no próximo mês está no intervalo: a) [1 10, 1 5] b) (1 5, 9 25] c) (9 25, 1 2] d) [3 4, 1)

46 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professor Victor So) Considere uma esfera Γ de raio 𝑅. Um cone reto inscrito em Γ é formado da seguinte maneira: sua base é a interseção de Γ com um plano cuja distância ao centro da esfera é 3

5𝑅. Dessa maneira,

a razão entre o volume do cone e o volume da esfera é, aproximadamente: a) 0,256 b) 0,312 c) 0,487 d) 0,673 RASCUNHO

(17)

47 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professor Victor So) Sejam as funções 𝑓: ℝ+∗ →

(3, +∞) e 𝑔: ℝ+∗ → (3, +∞) definidas por 𝑓(𝑥) = 3 +3𝑥12

e 𝑔(𝑥) = 𝑥2+ 3 e, também, a função real definida por

ℎ(𝑥) = 𝑓−1(𝑔(𝑥)). Assim, assinale a alternativa falsa.

a) ℎ é estritamente decrescente. b) ℎ(√3) = 2.

c) ℎ(𝑥) é par.

d) ℎ é função injetora.

48 - (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita –

Professor Victor So) Uma loja fecha um contrato com

sua fornecedora da seguinte maneira: na 1º semana, receberá 10 produtos e venderá cada por 50 reais. Na 2ª semana, receberá 14 produtos e venderá cada por 48 reais. Na 3ª semana receberá 18 produtos, e venderá cada por 46 reais, e assim sucessivamente. Segundo essa lógica, calcule o quanto a loja irá faturar durante as primeiras 15 semanas, em reais:

a) 24220 b) 14385 c) 48100 d) 18280

49 - (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita –

Professor João Maldonado) Em um lançamento

oblíquo com uma velocidade inicial v0=50 m/s, a bola colide com uma parede (sem perder energia cinética), conforme mostra o diagrama abaixo. Calcule o ângulo 𝜃. a) 30° b) 37° c) 45° d) 53° RASCUNHO

(18)

50 - (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita –

Professor João Maldonado) Se a velocidade do

bloco é 2m/s, calcule a velocidade da esfera, sabendo que o fio de mantém vertical.

a) 1 𝑚/𝑠 b) √2 𝑚/𝑠 c) 2 𝑚/𝑠 d) 2√2 𝑚/𝑠

51 - (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita –

Professor João Maldonado) Calcule a força que o

bloco m faz sobre o bloco 3m no esquema da figura abaixo, admitindo que os blocos não deslizam um em relação ao outro. a) √37 2 𝑚𝑔 b) √37 4 𝑚𝑔 c) √37 5 𝑚𝑔 d) √37 6 𝑚𝑔

52 - (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita –

Professor João Maldonado) Na colisão elástica

abaixo, em uma mesa de sinuca, as bolas coloridas, inicialmente em repouso, se deslocam para as caçapas com velocidade 6m/s. Calcule v0.

(19)

a) 2 m/s b) 3 m/s c) 4 m/s d) 5 m/s

53 - (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita – Professor João Maldonado) Um bloco está sujeito a

um movimento cuja equação temporal é:

𝑥 = −0,2 + 0,3 sin (20𝑡 +𝜋

5) + 0,4 cos (20𝑡 + 𝜋 5) Calcule a amplitude e o período desse movimento.

a) 0,3 e𝜋 10 b) 0,4 e𝜋 10 c) 0,5 e𝜋 10 d) 0,7 e𝜋 5

54 - (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita –

Professor João Maldonado) Calcule a velocidade da

imagem (em relação à Terra) da bolinha na figura abaixo.

a) 1 m/s b) 2 m/s c) 7 m/s d) 6 m/s

55 - (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita – Professor João Maldonado) Um espelho esférico

tem um aumento de -3 para um objeto virtual. Identifique o espelho e as características da imagem. a) côncavo, virtual, invertida e maior

b) côncavo, real, invertida e maior c) convexo, virtual, direita e menor d) convexo, virtual, invertida e maior

(20)

56 - (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita –

Professor João Maldonado) Uma certa massa de

H2O é sujeita à variação de temperatura conforme o gráfico abaixo. Calcule a composição de fases final desse sistema. Considere uma pressão atmosférica normal de 1 atm e 𝐿𝑓𝑢𝑠ã𝑜= 80 𝑐𝑎𝑙/𝑔, 𝐿𝑣𝑎𝑝𝑜𝑟𝑖𝑧𝑎çã𝑜 = 540 𝑐𝑎𝑙/𝑔, 𝑐𝑔𝑒𝑙𝑜= 0,5 𝑐𝑎𝑙/𝑔`. a) 100g de água e 50g de vapor b) 100g de vapor c) 50g de água e 100g de vapor d) 50g de água e 50g de vapor

57 - (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita –

Professor João Maldonado) Determine a corrente no

gerador de 10V. a) 0 A b) 4 A c) 6 A d) 8 A RASCUNHO

(21)

58 - (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita –

Professor João Maldonado) Supondo que as

transformações BC e DA são adiabáticas e que a expansão isotérmica absorve 1kJ de calor, calcule a quantidade de calor absorvida por ciclo.

a) 350 kJ b) 450 kJ c) 550 kJ d) 650 kJ

59 - (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita –

Professor João Maldonado) Um homem empurra um

cilindro que não desliza sobre o chão. Se no momento mostrado a barra tem uma velocidade angular w, calcule a velocidade angular do cilindro

a) 𝑤 2 sin2𝛽 2 b) 𝑤 2 c) 𝑤 2 cos2𝛽 2 d) 𝑤 RASCUNHO

(22)

60 - (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita –

Professor João Maldonado) Calcule a velocidade do

disco maior após a colisão, sabendo que o menor disco tem raio r, velocidade inicial 25 m/s e uma massa de 0,2 kg e o maior tem uma massa de 0,5 kg e um raio R=4r.

a) 10 m/s b) 15 m/s c) 18 m/s d) 20 m/s

61 - (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita – Professor João Maldonado) Inicialmente o sistema

abaixo, em repouso, tem uma mola distendida 12 cm. O que acontecerá se o sistema for acelerado horizontalmente com uma aceleração cujo valor é 7,5 m/s2.

a) Nada

b) A mola se distenderá 3 cm a mais c) A mola se distenderá 15 cm a mais d) A mola se distenderá 9 cm a mais

62 - (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita – Professor João Maldonado) Em um rio uma bolha de

água sobre de uma altura de 30m para uma altura de 10m. A temperatura é constante. Pode-se falar, em relação ao seu volume, que o mesmo (𝑃𝑎𝑡𝑚= 105 𝑃𝑎):

a) Permaneceu constante b) Triplicou

c) Dobrou d) Quadruplicou

(23)

63 - (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita –

Professor João Maldonado) Calcule a velocidade de

escape na Terra a uma distância igual a R da superfície. R = raio do planeta Terra = 6400 km.

a) 1500 m/s b) 2000 m/s c) 7500 m/s d) 8000 m/s

64 - (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita –

Professor João Maldonado) Uma esfera de

densidade 0,5 𝑘𝑔/𝑐𝑚3 é soltada na água na posição

mostrada. Qual a velocidade da esfera na posição B?

a) √2𝑅 b) √6𝑅 c) √7𝑅 d) √10𝑅

(24)

PROVA DE REDAÇÃO

(Estratégia Militares 2020 – Inédita – Prof. Celina Gil) Com base nos textos da prova de Língua Portuguesa, bem como

no seu conhecimento de mundo, escreva um texto dissertativo-argumentativo, em prosa, sobre o seguinte tema:

A valorização da história para o bom desenvolvimento da sociedade

Orientações

• Considere os textos da prova de Língua Portuguesa como motivadores e fonte de dados. Não os copie, sob

pena de ter a redação zerada.

• A redação deverá conter no mínimo 100 (cem) palavras, considerando-se palavras todas aquelas pertencentes

às classes gramaticais da Língua Portuguesa.

• Recomenda-se que a redação seja escrita em letra cursiva legível. Caso seja utilizada letra de forma (caixa alta),

as letras maiúsculas deverão receber o devido realce.

• Utilize caneta de tinta preta ou azul.

• Dê um título a sua redação.

(25)
(26)

PREENCHA O GABARITO E

CONQUISTE

DESCONTOS

ATENÇÃO: O candidato conquistará desconto no percentual de 100% caso apresente um desempenho acima de 70% de acertos.

Somente podem se beneficiar da premiação os candidatos, não atuais alunos do Estratégia Militares, que participarem e preencherem o gabarito com suas respostas dentro do prazo de aplicação da prova simulada.

Preencha seu Gabarito!

Conheça o Estratégia Militares!

(INSERIR BANNER e LINK)

RECEBA MATERIAIS GRATUITOS

GRUPO

Link do Grupo

Estratégia Militares

https://t.me/estrategiamilitares

Referências

Documentos relacionados

Durante o ano 2006 deu-se continuidade ao esforço de manutenção da ordem nas contas relativamente à emissão de facturas e recibos de quotas dos Associados, à venda de documentos e

O fato das duas heurísticas analisadas testarem o agendamento de todos os sinais ainda não agendados para cada slot ou minislot disponível garante que todas as mensagens são

A entrevista visa obter dados complementares da Intenção de Pesquisa, da prova escrita e do currículo, além de outras questões consideradas importantes pela banca responsável

Mas essa deficiência é compensada por três mecanismos: aulas expositivas, onde os temas das leituras são apresentados pelos professores numa sequência coerente e com

Agora os números naturais não são apenas elementos do conjunto- padrão N , mas servem também para responder perguntas do tipo &#34;quantos elementos tem o conjunto X?,&#34;ou

A hipótese contrária, de que o sol está mais distante da Terra que a lua, é a única compatível com as várias faces da lua, em particular com a ocorrência de luas novas. Outro fato

• As operações de regulação, manutenção, reparação e limpeza da máquina , bem como outras intervenções na máquina, devem ser efectuadas com a máquina parada, ou caso

N o dia 15 de março, a presidente da ABF, Cristina Franco, recebeu associados de seis marcas de franquia para o primeiro Café com a Presidente – encontro que tem por