• Nenhum resultado encontrado

E A VIOLÊNCIA NO DESPORTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E A VIOLÊNCIA NO DESPORTO"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)
(2)

Definição do projeto Contexto Local

pág. 3

pág. 4

pág. 5

Objetivos

pág. 6

ACTION: As boas práticas do SJPF Slogan

Embaixador - Abel Xavier Parceiros Ações a promover Materiais promocionais Programa Edições Anteriores

pág. 7

pág. 8

pág. 9

pág. 10

pág. 11 e 12

pág. 13

pág. 14

pág. 15 e 16

pág. 17

Testemunhos

(3)

Conceito

“Futebol é união”

O desporto desempenha na sociedade um papel transversal. É fator de integração

social, de promoção da educação, da diversidade e da saúde pública.

Paralelamente reforça os valores do respeito mútuo, da tolerância, não

discrimi-nação e fair-play.

Assume, assim, um papel acrescido, enquanto instrumento de inclusão social, na luta contra o racismo, a violência, contra a xenofobia, a intolerância, numa palavra, contra as más práticas.

Em particular, os jogadores, enquanto principais protagonistas são seguidos por milhares de jovens e adeptos.

Neste contexto, compete ao SJPF convocar os jogadores e, paralelamente, as institu-ições com responsabilidade social, para em conjunto combater este fenómeno.

DEFINIÇÃO

(4)

CONTEXTO

Infelizmente o futebol, fonte de paixão e emoção, continua a potenciar extremismos que afrontam os princípios da fraternidade, igualdade, justiça, dignidade e respeito pelo ser humano. A violência e o racismo, como tem sido evidenciado, não só no plano desportivo mas também no plano social e político, continuam a marcar a atualidade.

Neste contexto, o SJPF cumpre a sua missão enquanto representante dos profissionais de um desporto que também pode ser exemplar e inspirador: o futebol. E assim organiza, entre 25 de fevereiro e 4 de março de 2014, a 10ª edição da Semana Contra o Racismo e a Violência no Desporto.

(5)

Palácio Foz

Museu do Desporto

Pelo seu caráter multicultural e cosmo-polita, Lisboa é o local perfeito para dar lugar a mais uma edição da Semana Contra o Racismo e a Violência no Desporto. Como tal, o SJPF faz-se valer da tolerância e acol-himento que sempre pautaram o comporta-mento dos lisboetas no que toca à com-preensão perante as questões ligadas à seg-regação social. A capital portuguesa, em especial o Museu do Desporto, é desta forma o local ideal para a realização de um evento desta magnitude e com esta ideia-base de uma comunidade variada e respei-tadora da diferença, tanto no desporto como fora dele.

(6)

OBJETIVOS

• Promover o futebol e os valores do respeito, fair-play e tolerância; • Valorizar a inclusão social no e pelo desporto;

• Enfatizar a função do desporto enquanto unificador da sociedade, fomentando espaços de convívio e de tolerância;

• Promover a participação dos jovens em atividades salutares, evitando o desvio para práticas de risco;

(7)

Uma das áreas que merece especial atenção do SJPF é a da Educação, compreen-dendo aqui a promoção das boas práticas, sendo o combate ao racismo e à violência o que merece maior empenho.

Precisamente pelos seus projectos de natureza social, o SJPF foi distinguido pela Agência Europeia de Direitos Fundamentais (FRA). Integra ainda no plano europeu o Projecto SPIN (Sports Inclusion Network - Inclusão Social no e pelo Desporto) recon-hecido e apoiado pela Comissão Europeia, desenvolvendo atividades que visam a inclusão social no e pelo desporto.

Neste contexto, considerando as várias iniciativas que desenvolve, decidiu agregá-las no programa ACTION, onde se incluem, entre outras:

ANTIDOPING

ESTÁGIO DO JOGADOR

SOS FUTEBOL

SOLIDARIEDADE

MATCH FIXING

INTEGRAR

ESCOLA.FUTEBOL.CIDADANIA.PT

ACTION

(8)

SLOGAN

Por forma a oferecer força à própria campanha, o SJPF propõe que a Semana Contra o Racismo e a Violência no Desporto tenha como slogan a frase:

(9)

Abel Xavier (Nampula, 30 de novembro de 1972) jogou em 14 clubes de oito países diferentes. Português com sangue africano, fez carreira na Europa e acabou-a na América, jogou na Seleção Portuguesa (20 internacionalizações; 2 golos), disputou um Europeu e um Mundial e tornou-se num dos ícones da sua geração, fruto de uma personalidade forte, de uma imagem característica e de um discurso marcante, que tanto aborda futebol como religião.

Abel Xavier considera-se um cidadão do Mundo e aceitou o desafio do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol para ser o embaixador da Semana contra o Racismo e Violência no Desporto.

EMBAIXADOR

Abel Xavier

“Temos de chegar onde

o racismo está enraizado”

(10)

É impossível conferir credibilidade e força simbólica a um projeto se não o associarmos a instituições com relevância e autoridade no meio desportivo. Desta forma, e de molde a alcançar o impacto pretendido, contamos com instituições nacionais e inter-nacionais de reconhecido mérito, nomeadamente:

NACIONAIS

• Federação Portuguesa de Futebol

• Liga Portuguesa de Futebol Profissional

• Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol

• Associação Nacional de Treinadores de Futebol

• Instituto Português do Desporto e Juventude

• Câmara Municipal de Lisboa

• Universidade de Lisboa

• A Bola

• Record

• O Jogo

INTERNACIONAIS

• FIFPro

• FARE

PARCEIROS

(11)

- CERIMÓNIA DE ABERTURAcom a presença das mais variadas personalidades dos diversos quadrantes da sociedade portuguesa, com destaque para os representantes do Desporto.

- MEMORANDO DE ENTENDIMENTO: POR UM FUTEBOL SEM VIOLÊNCIA E RACISMO.

Documento que pretende conjugar as forças de diversas entidades do Desporto no com-bate a esta praga que afeta a sociedade em geral e o desporto em particular.

- ROADSHOW EM LISBOA: Ação de sensibilização, animação e proximidade entre a comunidade e os jogadores. Para tanto, será usado um camião com contentor multiusos com imagem exterior e interior para ação de proximidade junto do público. O veículo será palco da dinamização do evento, com sessões de autógrafos e atribuição de brindes, entre outros.

- ROADSHOW NAS ESCOLAS:

Ação de sensibilização nas escolas preparatórias e secundárias com vista à consciencialização juvenil para o problema do racismo e da violência no Desporto. O meio de suporte será o mesmo que o referido na alínea anterior.

(12)

reflexão. Assim sendo, o SJPF promove uma mesa redonda sobre boas práticas no com-bate ao racismo e à violência no desporto, com convidados das entidades competentes e afetas à realidade.

- JOGO DE FUTEBOL 11

entre ex-jogadores e personalidades da sociedade civil.

- TESTEMUNHOS: O EXEMPLO DOS PROTAGONISTAS

,

o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, tendo acesso aos protagonistas do jogo – os atletas –, fará uma recolha de frases relacionadas com o racismo e a violência no desporto. Essas frases serão alvo de promoção na imprensa, nas redes sociais, no site do Sindicato e

ainda constituirão o ambiente decorativo na sede do evento.

- ENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL

tendo em conta o sucesso de anos anteriores, mais uma vez o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol associa-se a órgãos de comunicação social para promoverem a campanha.

- PUBLICAÇÃO DE CONTEÚDOS

alusivos ao evento na revista “Jogadores”, Newsletter, no site www.sjpf.pt e nas redes sociais. Será ainda elaborado um “Action” bilingue dedi-cado à edição deste ano da iniciativa.

(13)

Por forma a obter uma comunicação mais eficaz junto das entidades-alvo, bem como da

imprensa e do público em geral, está prevista a produção dos seguintes materiais promocionais:

• T-shirts • Bolas de Futebol • Estojos escolares • Crachás • Pen-Drives • Revistas

(14)

Por forma a obter uma comunicação mais eficaz junto das entidades-alvo, bem como da

imprensa e do público em geral, está prevista a produção dos seguintes materiais promocionais:

• T-shirts • Bolas de Futebol • Estojos escolares • Crachás • Pen-Drives • Revistas

PROGRAMA

25 de FEVEREIRO

18-20 horas de FEVEREIRO26 a 28 28 de FEVEREIROa 1 de MARÇO

28 de FEVEREIRO

a 3 de MARÇO 1 de MARÇO11 horas 5 de MARÇO18h (Sub-21) 20:45h (AA)

Cerimónia de abertura Assinatura de memorando

Museu do Desporto

Ações nos estádios

Exibição de faixas nos jogos: Sporting vs. Braga, Belenenses vs. Benfica, Vitória de Guimarães vs. FC Porto, Estoril vs. Olhanense

Ações nos estádios Exibição de faixas nos jogos das seleções sub-21 (vs. Macedónia)

e AA (vs. Camarões) Roadshow Ação com a comunidade

Largo do Camões, Lisboa

Jogo das estrelas

Entre ex-jogadores e personalidades da sociedade civil Visita diária a duas escolas

preparatórias/secundárias

Roadshow Ação nas escolas

(15)
(16)
(17)
(18)

Referências

Documentos relacionados

TABELA 7 – Produção de massa fresca e seca das plantas de almeirão, cultivadas sob três e quatro linhas por canteiro, em cultivo solteiro e consorciado, na

As rimas, aliterações e assonâncias associadas ao discurso indirecto livre, às frases curtas e simples, ao diálogo engastado na narração, às interjeições, às

Quem pretender arrematar dito(s) bem(ns), deverá ofertar lanços pela Internet através do site www.leiloesjudiciais.com.br/sp, devendo, para tanto, os interessados,

“Uma vez realizada uma generalização, somente pode ser descrita como boa ou má, não como certa ou errada, uma vez que as alterações introduzidas na informação têm

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

Como visto no capítulo III, a opção pelo regime jurídico tributário especial SIMPLES Nacional pode representar uma redução da carga tributária em alguns setores, como o setor

EXPERIMENTANDO E DESCOBRINDO: A CONTRIBUIÇÃO DE UMA OFICINA PARA DESPERTAR ALUNOS DE NÍVEL MÉDIO PARA AS DIMENSÕES DA ÓPTICA COMO DISCIPLINA E CAMPO DE PESQUISA..

Aos 7, 14 e 21 dias após a emergência (DAE), foi determinado o índice SPAD no folíolo terminal da quarta folha completamente expandida devido ser esta folha recomendada para verificar