• Nenhum resultado encontrado

JÓ: PACIÊNCIA NO SOFRIMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "JÓ: PACIÊNCIA NO SOFRIMENTO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Momento com Deus – Crianças de 10 a 11 anos

NOME:______________________________________________________________DATA: 25/08/2013

JÓ: PACIÊNCIA NO SOFRIMENTO

Versículos para Decorar:

1 - Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra. Jó 19:25

2 -

Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Jó 42:2

3 - Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também,

quan-do a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria. 1 Pedro 4.13

SEGUNDA-FEIRA - Dois Dramas: No céu e na terra Entendendo a História

1. Esta semana vamos aprender sobre a vida de um homem incrível: Jó. No livro de Jó 1.1b vemos quatro características que nos mostram como ele vivia uma vida que agradava a Deus. Escreva nos espaços abaixo essas características.

2. Agora vamos conhecer um pouco mais sobre Jó. Leia cada frase abaixo. Consulte Jó 1.1-5 e verifique se está correta ou errada. Caso esteja errada, escreva a forma correta ao lado. Siga o exemplo:

Frase Certa ou

Errada? Escreva a forma correta se necessário. Jó era o homem mais pobre de todo

oriente. Errada Jó era o homem mais rico de todo oriente.

Jó possuía muitos servos e rebanhos. Ele tinha 7 filhos e 7 filhas.

Seus filhos davam banquetes uma vez no ano.

Jó oferecia sacrifícios por seus filhos.

3. Deus abençoava Jó em tudo o que ele fazia. Tudo parecia perfeito na sua vida! Satanás, porém, com sua astúcia entrou na história. Aqui começam nossos 2 Dramas, um acontecendo no céu e outro na

terra. Vamos descobrir como esses dois dramas ocorreram? PARTE 1

PARTE 2

Resumindo e Refletindo:

BOM

1

2

3

4

1 - No céu - Jó 1.6-12 – Os anjos se apresen-tam para prestar contas a Deus e Satanás vai junto. Deus elogia seu servo Jó, mas Satanás acusa Jó de ser um interesseiro já que Deus lhe dá muitas coisas. Deus permite Satanás to-car em tudo o que Jó ______________ ; ape-nas não pode tocar ________________. (v.12)

2 - Na terra - Jó 1.14-19 – Jó não sabe de nada do que está ocorrendo no céu, e de repente ele perde 4 coisas:

1. Bois e jumentos (v.14,15)

2. _______________________ (v. 16) 3. _______________________ (v. 17) 4. ____________________ (v. 18,19)

1 - No céu - Jó 2.4-6 - Satanás volta à presen-ça do Senhor para acusar Jó novamente. O que Satanás diz que Jó fará se seu corpo (sua saúde) for ferido? ______

___________________________________ O Senhor permite que Satanás faça o que quer, mas ordena que poupe a __________ de Jó.

2 - Na terra - Jó 2.7-10 – Jó fica com feri-das terríveis por todo o corpo e jamais fica sabendo o que havia acontecido no céu. Sua mulher então diz: “Amaldiçoe a _______________ e ____________!” Mas Jó a repreendeu e mesmo em tudo isso não ________________ com seus lá-bios.

(2)

4. Você já se imaginou no lugar de Jó? Jó passou por tudo isso sem ter feito nada de errado e sem entender o porquê, mas mesmo assim não amaldiçoou a Deus. Ele entendia que tudo o que tinha era de Deus e não dele. Leia Jó 2.10 e complete essa frase muito importante que Jó falou:

“Se _________________ de _____________ as coisas ______________, por que não vamos aceitar também as_________________________________?”

Compartilhando: Agradeça a Deus pelas coisas boas e ruins que tem acontecido na sua

vida. ( ) Orei.

TERÇA-FEIRA - Satanás Entendendo a História

Como você viu ontem, quem acusou Jó diante de Deus foi Satanás, o inimigo de todo filho de Deus. Você conhece esse inimigo? Para vencer o inimigo é necessário ser mais esperto do que ele. Siga as setas e faça os exercícios a seguir e conheça a natureza desse inimigo e que armas você pode usar contra ele.

Revisando e Refletindo:

Agora que sabemos quem é nosso inimigo podemos saber quais as armas que podemos usar para vencê-lo! Deus nos deu uma armadura completa! Leia os versículos, ligue com a armadura do soldado de Cristo. Siga o Exemplo:

Compartilhando: Agradeça a Deus por todas as armas que Ele deixou para você. ( ) Eu agradeci. QUARTA-FEIRA - Reações em meio ao sofrimento

SA – CU - A – ÇÃO

_______________________

_

 Efésios 6.17a  Efésios 6.14a  Efésios 6.16  Efésios 6.14b  Efésios 6.17b  Efésios 6.15 TI – MEN - RA

______________________

1. Nosso inimigo é invisível.

Invisível é algo que não podemos ver. Nós não podemos vê-lo porque ele não é um ser humano como nós.

Leia Efésios 6.12 e responda: Quem é nosso inimigo?

( ) Uma pessoa má.

( ) Uma pessoa que não gosta da gente. ( ) Um ser espiritual, uma força do mal.

2. Ele foi expulso dos céus.

Satanás era um anjo de Deus, mas algo fez com que Deus o expulsasse dos céus. Leia Isaías 14.13-14 e responda: Por que Satanás foi expulso dos céus? ( ) Porque ele queria ser tão importante quanto Deus. ( ) Porque ele não fez o seu trabalho direito.

( ) Porque ele não queria mais ficar perto de Deus.

Quando Satanás foi expulso alguns outros anjos se uniram a ele e também foram expulsos do céu. Eles são chamados de demônios.

3. Ele precisa da permissão de Deus.

Satanás não pode fazer tudo o que quer. Ele só pode agir se Deus permitir. Ele e os outros demônios só estão sendo usados para realizar os planos de Deus. Leia Jó 2.6, e marque o que Deus proibiu a Satanás.

( ) Que ele tirasse as riquezas de Jó. ( ) Que ele tirasse os filhos de Jó. ( ) Que ele tirasse a vida de Jó.

4. Deus é muito mais poderoso.

Nosso Deus é o Todo-Poderoso. Esse é o maior de todos os motivos para não termos medo de Satanás. Leia 1 João 4.4 e responda: Quem já venceu a luta, nós ou Satanás? _____________________.

5. Ele sabe que já perdeu a luta. Satanás sabe que Deus é mais poderoso e que jamais

conseguirá derrotá-lo. Ele também sabe que tem pouco tempo e por isso está furioso! Já que ele não tem chance contra Deus, ele ataca os filhos de Deus, aqueles que Deus ama e usa duas táticas principais para atingi-los. Desembaralhe as sílabas e descubra que táticas são essas:

CINTO DA VERDADE ●

COURAÇA DA JUSTIÇA ●

SANDÁLIA DO EVANGELHO DA PAZ ●

ESCUDO DA FÉ ●

CAPACETE DA SALVAÇÃO ●

ESPADA DO ESPÍRITO ●

(3)

Entendendo a História

1. Jó sofreu muito, mas apesar de tudo o que passou ele não desonrou a Deus. Hoje você verá as reações de Jó e da sua mulher em meio ao sofrimento. Leia as questões abaixo e coloque F para falso e V para quando for verdadeiro.

a. A mulher de Jó falou: (Jó 2.9)

( ) “Meu bem, Deus te abandonou, você tem um pecado muito grande!” ( ) “Você ainda continua sendo bom? Amaldiçoe a Deus, e morra!” b. Jó respondeu para sua mulher: (Jó 2.10)

( ) “Você está dizendo uma bobagem. Se recebemos de Deus as coisas boas, por que não vamos aceitar também as desgraças?”

( ) “É, acho que Deus me abandonou mesmo!”

Resumindo e Refletindo

2. Jó e sua mulher encararam sofrimento de maneiras bem diferentes. Cada um revelou a atitude de seu coração a respeito de Deus. Leia as frases abaixo e escreva J se a frase descreve a atitude de Jó ou M se a frase descreve a atitude da mulher de Jó.

_____ Amava a Deus pelo que Ele dava, por interesse.

_____ Amava a Deus independente do que Ele dava, sem interesse. _____ Pensava somente no aqui e agora.

_____ Pensava no futuro, na eternidade.

_____ Independente do que acontecia, sabia que Deus estava no controle de tudo. _____ Achava que circunstâncias negativas era sinal que Deus tinha esquecido. _____ Deu razão à acusação de Satanás diante de Deus.

_____ Provou que Satanás não tinha razão.

Jesus diz em João 16:33b: “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. Você pode ter muitos sofrimentos, mas saiba que Deus está ao seu lado. Reaja corretamente!

3. Todos nós passamos por algum momento difícil, mas lembrem-se: os sofrimentos não duram para sempre! Olhe para Jó, ele sofreu muito, mas não durou sua vida toda. E você, esta passando por algum tipo de sofrimento? Que tal escrever este sofrimento no baú abaixo:

Compartilhando Com Deus

Ore: “Que minha reação diante dos sofrimentos seja certa, igual como as de Jó. Amém”. ( ) Orei

QUINTA-FEIRA - O papel do sofrimento na nossa vida Entendendo a História

1. Sabendo do sofrimento de Jó, alguns de seus amigos vieram para consolá-lo. Leia Jó 2.11-13 e responda:

a. Quais os nomes destes amigos? _________________, _______________ e _________________ b. O que eles fizeram quando o viram? ___________________________________________________ c. Quantos dias ficaram em silêncio? _________________

2. Esses três amigos deram vários palpites para explicar os sofrimentos de Jó. Resumindo, eles disseram que Jó estava recebendo o castigo de Deus porque ele pecou. Porém, sabemos que isso não era verdade, pois Jó 1.1 nos diz que ele era bom, honesto, (termine de preencher) temia a ________________ e procurava não fazer nada que fosse __________________.

Aprendendo mais

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

(4)

S O F R I M E N T O R O C D S Ç K L J O F N C R E S C I M E N T O O I U O L B E S A U S N A S F R Ç R D R D S T Ç V R E Ã P A E O O R Ã A I B O M N B Q E O O M M A S E P O U L L I J E S U S Q S I E E U D N C R I A D O R D V O T I E R I D O S F M A O A G I N D O Ç

3. Leia em voz alta: Quando vem sofrimento em minha vida a tendência é querer saber por quê. É errado

concluir logo que Deus está me castigando por pecado. Não há castigo o suficiente que eu possa pagar para compensar meu pecado. A Bíblia afirma que Jesus foi castigado por meu pecado. Só Jesus que não

pecou pôde pagar o preço alto do meu pecado. ( ) Eu li.

4. Para entender um possível motivodo sofrimento em nossa vida, leia estas passagens e escreva o que ensinam sobre possíveis causas do sofrimento:

1 Pedro 4.12-13 _______________________________________________________________________ Hebreus 12.7 e 11______________________________________________________________________ Resumindo e Refletindo

5. Então, juntando o que aprendemos até agora, podemos afirmar “com todas as letras” algumas verdades. Complete as frases abaixo com as letras A – O.

 S__friment__ n _ ~ _ __ é c__stig__ p__r ter pec__d__.

Quem p__g__u __ c__stig__ d__ meu pec__d__ f__i JESUS.  Jesus j__m__is pec__u e mesm__ __ssim s__freu.

 S__friment__ me f__z crescer e refletir a gl__ri__ de Deus!

SEXTA-FEIRA - Verdades que eu posso saber

1. Lembrandoa história de Jó e tudo o que aprendemos durante essa semana, nós podemos chegar a uma grande verdade que às vezes pode passar despercebida. Para decifrá-la, risque todas as letras G que aparecem na frase abaixo. Depois a escreva abaixo.

__________________________________________________________________________________ 2. Para encarar corretamente o sofrimento é importante lembrar o que é verdade. Leia as frases abaixo que falam de grandes verdades. Depois procure as palavras que estão destacadas ao lado. Atenção: As palavras podem estar ao contrário como mostra o modelo.

a. Deus sabe de TUDO!

b. SOFRIMENTO traz CRESCIMENTO.

c. JESUS está AGINDO e está no CONTROLE de tudo.

d. DEUS é SOBERANO e não erra.

e. Nem SEMPRE vamos SABER o por quê.

f. Deus é NOSSO CRIADOR e tem o DIREITO sobre sua CRIAÇÃO.

Resumindo e Refletindo

3. Mesmo sabendo essas verdades, muitas vezes continuamos aflitos quando o sofrimento aparece e não temos a resposta. Mas temos que lembrar que Deus se preocupa conosco. Quem respondeu a Jó (Jó

38:1)? ______________ E Deus continua falando conosco hoje através da B___________ (sua Palavra). Aplicando na minha vida

Agora analise como você tem se saído em cada uma dessas áreas:

TENHO BUSCADO: Tô fazendo feio! Preciso melhorar ... Estou praticando.

Ser paciente no sofrimento.

Ver a mão de Deus nas coisas que me acontecem.

Crescer em meio à provação.

CGOGIGSGAGS GMGÁGSG GPGOGDGEGMG GAGCGOGNGTGEGCGEGRG GCGOGMG GPGEGSGSGOGAGSG GBGOGAGSG

(5)

Decisão: Se você tem falhado ou precisa melhorar em alguma dessas áreas, faça uma decisão prática e

escreva aqui___________________________________________________________________________.

Compartilhando com Deus: Ore agradecendo pelo cuidado constante que Deus tem com você e por Ele

Referências

Documentos relacionados

sólidos totais, proteínas, lipídios, fibra, cinza e carboidratos, compostos fenólicos totais, 15.. flavonóides e carotenóides totais, sólidos insolúveis em álcool

Há alunos que freqüentarão o AEE mais vezes na semana e outros, menos. Não existe um roteiro, um guia, uma fórmula de atendimento previamente indicada e, assim sendo, cada aluno terá

 Acionar o serviço autorizado Gelopar mais próximo caso o produto apresente algum defeito; a relação de oficinas autorizadas encontra-se disponível no site www.gelopar.com.br, ou

suspensivo será realizado da mesma forma que o cumprimento definitivo, sujeitando-se ao seguinte regime: I - corre por iniciativa e responsabilidade do exequente, que se obriga, se

Lendo o livro de Jó eu descobri que Deus trabalha em silêncio para não criar em nós expectativas, porque quando criamos expectativas, normalmente, falamos para alguém, e o diabo ouve,

check Mistura em reatores químicos check Micro/nano materiais estruturados check Valorização de produtos naturais check Engenharia de perfumes. check Engenharia de polímeros check

É importantíssimo que seja contratada empresa especializada em Medicina do Trabalho para atualização do laudo, já que a RFB receberá os arquivos do eSocial e

4.. Necessário se dizer, no entanto, que essa permissão de Deus, para que satanás investisse contra Jó, não tinha o condão de defender o próprio Deus, pois Ele não precisa