• Nenhum resultado encontrado

10 dicas que todo investidor em imóveis precisa conhecer

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "10 dicas que todo investidor em imóveis precisa conhecer"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

10 dicas que todo

investidor em imóveis

precisa conhecer

(2)

QUEM

É ESSE

CARA?

Guilherme Andrade é Administrador de Empresas e Pós-Graduado em Gestão da Construção Civil. Empresário da Construção Civil, Investidor, Diretor Executivo da Alcorp Construtora e criador do programa de treinamento Construindo Milhões, que objetiva ensinar as pessoas a investir em imóveis e desenvolver empreendimentos imobiliários do zero mesmo em tempos de crise.

(3)

Introdução

Agradeço a você leitor pela oportunidade de compartilhar um pouco do que aprendi em minha carreira de investidor, construtor e incorporador imobiliário.

Obrigado porque você está realizando um sonho antigo dentro de mim, que era compartilhar o conhecimento que adquiri ao longo destes anos de muito estudo, muito trabalho, muitos erros, mas muitas realizações.

Sempre senti-me sensibilizado em compartilhar, porque passei muitos anos da minha vida buscando as informações que disponibilizo neste eBook e nos próximos livros que virão, mas elas nunca estiveram disponíveis. Tive que compilar conhecimento acadêmico, experiência prática e experiência de outros profissionais que fazem parte da minha equipe para produzir uma fórmula de sucesso em empreendimentos imobiliários que, em muito breve, estarei colocando à sua disposição.

Espero que goste da leitura e, mais que isto, traga benefícios práticos para o seu dia-a-dia.

Forte abraço!

Guilherme Andrade

“É capaz quem pensa que é capaz.”

(4)

SUMÁRIO

1. Sua mente está preparada?

2. Consegui comprar minha casa

própria! Sou um ótimo

investidor em imóveis!

3. Imóveis? Isso é muito

conservador...

4. Imóveis sempre se valorizam!

5. Localização?

6. Cadê sua equipe?

7. Cadê seu mentor?

8. Tenha foco!

9. Duplique o sucesso!

10.Sucesso gera sucesso!

(5)

Dica #1

Sua mente está preparada?

Inicio este e-book levantando este questionamento, porque é na sua mente que seu mundo é criado. Isso já foi provado pela física quântica. O seu mundo é exatamente aquilo que você enxerga dele. Isso é muito interessante, porque transforma você em co-criador da sua própria existência. Desta forma, não existe mais espaço para vitimismos ou lamentações.

Assuma as rédeas desta aventura fantástica que se chama vida e coloque-se no papel de escritor da sua história! Sonhe grande, vôe alto, porque a única limitação que existe é aquela colocada por nós mesmos. Deixe de esperar as coisas acontecerem e passe a fazer as coisas acontecerem.

Se você acredita que nunca terá condições de comprar sua casa própria ou se acredita que tem condições de realizar empreendimentos imobiliários de 100 milhões ou mais, de qualquer forma, você estará sempre certo!

“O seu mundo é exatamente

aquilo que você enxerga dele.”

(6)

Dica #2

Consegui comprar minha casa própria!

Sou um ótimo investidor em imóveis!”

Quando escuto alguém falando esta frase, procuro fazer um esforço enorme para me calar. Se eu manifestasse minha opinião, estaria sendo um estraga prazeres. Mas entendo que, dentro da programação mental desta pessoa, que é idêntica à da maioria dos brasileiros, esta compra remete a uma grande conquista.

Entenda: investir é comprar ativos que coloquem dinheiro no seu bolso! Uma casa própria só tira dinheiro do seu bolso. E o que é pior: provavelmente isto aconteceu através de um financiamento bancário que vai deixar esta pessoa presa a uma dívida por 30 ou até 35 anos. Só depois deste tempo todo você poderá ter o direito de se intitular proprietário de algo que só serve para tirar dinheiro do seu bolso.

Não me parece uma estratégia muito inteligente... Por isso a importância da dica #1.

“Investir é comprar ativos que

coloquem dinheiro no seu bolso.”

(7)

Dica #3

Imóveis?

Isso é muito conservador...

Essa é uma das maiores falácias do mercado, e já ouvi várias pessoas falarem sobre esta questão, até em livros e em seminários sobre investimentos. Só posso pensar que quem repete algo assim ou não sabe o que está dizendo, ou não sabe investir em imóveis.

Alguns argumentos que reforçam meu ponto de vista:

1. Multimilionários investem em imóveis. Será que os multimilionários são maus investidores?

2. Em qualquer investimento no mercado financeiro, você sempre terá que escolher se seu retorno gerará ganho de capital, aumentando o valor inicialmente investido, ou um fluxo de caixa mensal. Nunca os dois. Um imóvel gera o valor do aluguel mensal enquanto se valoriza. Em nenhum outro investimento isto acontece.

3. O potencial para investimentos alavancados em imóveis é gigantesco! Você pode desenvolver empreendimentos multimilionários utilizando capital de terceiros.

O investimento em imóveis só é conservador para quem não sabe o que está fazendo.

“O investimento em imóveis só é conservador

para quem não sabe o que está fazendo.”

(8)

Dica #4

Imóveis sempre se valorizam!

Cuidado com essas verdades amplamente disseminadas por pessoas que não são especialistas em investimentos imobiliários. Sempre procurei ter muito cuidado com os chamados “ditos populares”. Na maioria das vezes, eles estão errados.

Evite fazer o que todo mundo faz.

Já vi muita gente perdendo dinheiro com imóveis, já vi muitos imóveis perdendo seu valor assustadoramente, justamente porque as pessoas não estavam atentas ao que estava acontecendo no mercado. Basta lembrar do passado recente dos EUA.

Com imóveis, assim como com qualquer outro tipo de ativo, você precisa saber o que comprar, como comprar, quando comprar, onde comprar e como pagar, porque nosso objetivo é gerar alta velocidade e alto volume nos seus investimentos imobiliários.

Guarde estas palavras: alta velocidade e alto volume.

“O investimento em imóveis precisa ser de

alta velocidade e de alto volume.”

(9)

Dica #5

Localização?

Outro dito popular comum a este mercado é de que o sucesso com imóveis se resume a 3 fatores: localização, localização, localização.

Como você já deve ter percebido um pouco da minha personalidade subversiva neste e-book (rsrsrsrs), mais uma vez vou discordar neste ponto.

Já vi várias pessoas estragarem excelentes localizações e uma porção de “iluminados” investirem milhões em localizações horrorosas.

Neste ponto faço um paralelo aos 4P’s de Kotler, visto que essa ideia também se aplica aqui.

O sucesso com investimentos imobiliários também depende dos 4P’s, o que vou chamar de “os 4P’s do sucesso com imóveis:

• Produto: precisa estar adequado ao terreno, à sua localização e à procura do mercado;

• Preço: precisa estar adequado ao seu público-alvo;

• Praça (localização): precisa ter a melhor localização possível;

• Promoção: a publicidade e a propaganda precisam atingir seu público-alvo.

“O sucesso com imóveis não depende

só da localização, mas dos 4P’s.”

(10)

Dica #6

Cadê sua equipe?

Não, não estou falando de pedreiros, serventes, carpinteiros, eletricistas, bombeiros... Eles são importantes também! Mas estou falando aqui de uma equipe muito mais ampla.

Para ter sucesso no ramo imobiliário, você não precisa saber de tudo, mas precisa ter o telefone de quem sabe. Corretores imobiliários (estes são fundamentais), arquitetos, engenheiros, despachantes imobiliários, agentes cartorários, advogados, contadores, agências de publicidade...

Forme a sua equipe, pois o objetivo é que você seja o maestro da orquestra, e não o solista. Não caia na tentação de querer fazer tudo sozinho, e pague bem seus parceiros.

Faça com que sua equipe tenha muita vontade de trabalhar para você, de colocar dinheiro no seu bolso!

“Seja o maestro da orquestra,

não o solista.”

(11)

Dica #7

Cadê seu mentor?

No seu processo de desenvolvimento, é fundamental ter alguém em quem se espelhar e, se possível, trocar ideias, orientações, direcionamentos e até puxões de orelha. Busque orientação de quem já fez o que você quer fazer. Você pode estar pensando: “Mas Guilherme, eu não conheço ninguém diretamente que poderia ser meu mentor.”

Existem outras formas de suprirmos este papel. Você pode optar por livros específicos sobre o tema, comprar cursos, participar de congressos, assistir a vídeos de profissionais renomados na internet, estudar biografias de quem já chegou lá e até mesmo optar por uma ferramenta que se tornou comum nos dias de hoje: o coaching.

Independentemente da ferramenta que você escolher, o objetivo deste mentoreamento é evitar que você cometa erros que outras pessoas já cometeram, direcionar seu trabalho para o máximo resultado, conhecer as melhores técnicas, evitando que perca tempo e dinheiro para aprender. É sempre um excelente investimento!

“Busque orientação de quem já fez o

que você quer fazer.”

(12)

Dica #8

Tenha foco!

O principal motivo que impede a maioria das pessoas de atingir seu objetivo é não saber qual é o objetivo!

Foco é a chave!

Depois que você começar a operar no mercado, várias oportunidades aparecerão. Oportunidades em outros mercados, outros tipos de investimento, outras localidades e até mesmo outros perfis de imóveis. Pode ser que você se encontre querendo abraçar o mundo e todas as oportunidades que aparecerem.

O risco deste tipo de atitude é não fazer nada bem feito. Quando tinha pouco tempo com minha construtora, me ofereceram para comprar uma loja de materiais de construção. Achei que seria o casamento perfeito. O que aconteceu? Desvio de foco e quase coloco tudo a perder...

“O principal motivo que impede a

maioria das pessoas de atingir seu

objetivo é não saber qual é o objetivo!”

(13)

Dica #9

Multiplique o sucesso!

Ao invés de ficar tentando conhecer um milhão de fórmulas diferentes de investimento no mercado, aprenda uma que seja muito eficaz, testada e aprovada, preferencialmente por você. Coloque-a em prática, domine-a e depois... multiplique-a! Torne-se o melhor possível nesta fórmula! Multiplique o conceito, o passo-a-passo que você conhece o máximo possível!

Desta forma, além de obter muito mais controle da sua operação, você estará se tornando um expert neste assunto.

“Domine uma fórmula de sucesso e

depois... multiplique-a!”

(14)

Dica #10

Sucesso gera sucesso!

No mundo dos negócios, sucesso gera sucesso. Você precisa criar sucesso para impressionar as pessoas deste meio.

Então, se você está começando agora, precisa criar a impressão de sucesso. Não importa o tamanho do seu sucesso, se é grande ou pequeno, mas você precisa esbanjar sucesso.

Todo mundo prefere estar, conversar e fazer negócios com pessoas bem sucedidas. Energia atrai energia semelhante. Faça com que as pessoas queiram fazer negócios com você.

Observe a forma como se veste, a forma como se comunica, o carro que você anda. Não quero aqui pregar nada vazio nem pequeno. Não estou falando para você usar roupas de grife e nem que só vai ter sucesso quando dirigir um Jaguar. Mas se vista para o sucesso, com roupas bem passadas, com bom caimento e use um bom perfume. Se ainda não pode ter o carro dos seus sonhos, que seu carro esteja limpo e em bom estado de conservação. Além disso, seja otimista e uma pessoa positiva. As pessoas sempre observam.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do presente estudo de ACV é comparar os impactos ambientais causados pelo transporte de cabotagem PA-PA e pelo transporte puro rodoviário para a rota escolhida,

“Atendimento rápido, ambiente agradável, comida ótima e preço justo!” Henrique N., cliente, no Trip

setembro do corrente ano, para os discentes de graduação abaixo listados, com apresentação de trabalhos e participação em eventos... deferido PRO 13.2.9711 Luíza Zambalde de

2.17 O candidato que não tenha indicado atendimento especial previsto no item 2, no momento da inscrição do processo seletivo, ou adquirir necessidade de atendimento especial

Este comando permite o uso de uma imagem fornecida pelo usuário para a filtragem no domínio de frequências. Este comando correlaciona, convolui ou desconvolui

Para obter a listagem de arquivos de pacotes já instalados no sistema, use o comando: dpkg -L arquivo.. 22 Instalando

Para receber o produto, você deve fazer uma compra normal e depois, nesta página dos pontos, clicar em “Redeem for free”.. Indique lá em que pedido aberto você deseja colocar

Sabendo que uma amostra de Cu com 98% de pureza reage com O2 para formar CuO, determine a massa de Óxido de Cobre obtida a partir de 13g de Cu....