• Nenhum resultado encontrado

Se procuras. o PROGRAMA ONLINE de MINDFUL EATING é indicado para ti!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Se procuras. o PROGRAMA ONLINE de MINDFUL EATING é indicado para ti!"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Se procuras…

Paz e felicidade;

Soluções práticas de como acabar com a luta contra o peso;

Encontrar serenidade relativamente à alimentação;

Fazer as pazes com a balança e com a sua própria imagem

corporal.

(2)

Olá!

O despoletar da tua curiosidade relativamente ao Mindful Eating significa que já te encontras no caminho da procura das respostas que tanto almejas encontrar, e que já se encon-tram dentro do teu interior.

É o 1.º passo para recuperares a confiança nas tuas escolhas alimentares, que ficou algures perdida no decorrer da tua vida. A confiança de que necessitas para ouvires o teu corpo e tomares decisões mais conscientes e saudáveis.

Ninguém o pode fazer por ti.

Ao abraçar o mindfulness, mais especificamente o Mindful Eating, irás aprender a (re)parar, a ouvir e reconhecer aqui-lo que é verdadeiramente importante para viveres uma vida plena!

Contata-nos através através de e-mail

geral@centromindfuleating.pt ou telefone 917 342 323 para iniciares o PROGRAMA ONLINE DE MINDFUL EATING.

Aprende a comer de forma consciente, à hora que mais te convier, sem ter de te deslocares de casa!

(3)

Mindfulness

A solução para a modernidade

Aprender a viver mindfulness é a chave para alcançar saúde e paz.

O MINDFULNESS é uma prática ancestral com profundas aplicações na vida moderna. Mindfulness significa prestar atenção no momento PRESENTE, cultivando consciência nas experiências internas e externas, observando-as e aceitando-as com uma atitude de não julgamento, escolhendo entre as opções e decisões com intenção.

Há décadas que estudiosos se debruçam sobre o mindfulness e há muito que se compro-vam os benefícios ao nível da melhoria da saúde física, mental, promoção de bem-es-tar, incluindo casos de depressão, ansiedade, dor, stress, insatisfação, entre outros. Esta prática tem estado cada vez mais em voga e foi-se estabelecendo de modo permanen-te ao nível particular e empresarial, onde empresas tais como a Google e Apple cedo se aperceberam de modo visionário dos benefícios que os seus funcionários obteriam com a prática do mindfulness.

Ao abraçar o MINDFULNESS, mais especificamente o MINDFUL EATING, vai aprender a (re) parar, a ouvir e reconhecer aquilo que é verdadeiramente importante para viveres uma vida plena!

(4)

Mindfulness

A solução para a modernidade

Mindfulness Eating:

O comer com Intenção e Atenção

Ninguém deseja somente o alimento. Desejamos a experiência em si: o mundo sen-sorial de sabores, do mastigar, do sentir a textura, o prazer e o total preenchimento da nossa insatisfação. Se comermos sem esta experiência sensorial, de uma forma natural iremos desejar mais e mais, mas iremos permanecer insatisfeitos e Vazios.

O Mindful Eating é uma aplicação

dos princípios do Mindfulness no comportamento alimentar e na relação que estabelecemos com a comida. É comer com propósito e com consciência. As práticas de mindful eating oferecem-nos a pos-sibilidade de encontrar tempo para parar e observar o que se passa con-nosco, permitindo-nos deste modo perceber quais os pensamentos, sen-timentos ou emoções que nos levam para longe do momento presente, e que nos fazem devorar de modo insconsciente uma barra inteira de chocolate, para evitar o desconforto que não desejamos sentir.

As metas e objetivos do Mindful Eating

incluem: a descoberta das necessidades físicas e emocionais, o reconhecimentos dos gatilhos não relacionados com a fome física que provocam o comer demais, a es-colha do alimento pelo prazer e desejo nu-tricional, o comer até um nível satisfatório e de saciedade, e o utilizar da energia para viver de modo saudável e vibrante.

No programa de Mindful Eating aprendes a observar e estar consciente das tuas mo-tivações e dos obstáculos que o impedem de ser saudável.

Porque comes sem ter fome? Como comes e como te sentes depois de comer? Qual a tua atitude relativamente à prática de exercício físico?

Que barreiras físicas, psicológicas, culturais e/ou ambientais te impedem de comer de modo saudável e de te manteres fisicamente ativo?

À medida que ganhas consciência do teu corpo, pensamentos e sentimentos, da reali-dade que te impede da tomada de decisões mais saudáveis, ficas consciente do suporte de que necessitas para a mudança comportamental.

Com esses insights adquires as ferramentas de que necessitas para derrubares os muros no caminho de uma vida saudável e no controlo do teu peso. Ao optarmos por não sermos mindfulness em relação à forma como nos alimentamos+, não nos apercebemos da nossa verdadeira fome. Comemos muito, quando na realidade comer menos pode ser a opção que melhor nos serve.

(5)

As dietas não funcionam

Acredita. Nós já passamos por isso

Independentemente do tempo, energia e dinheiro despendido em programas de emagrecimento centrados exclusivamente no peso, observa-se que a população mun-dial sofre cada vez mais de excesso de peso. Quantas vezes por dia pensamos em comi-da e nos efeitos que ela tem no nosso corpo?

A típica intervenção de um programa de emagre-cimento baseia-se em métodos restritivos, conta-gem de calorias, hidratos de carbono ou pontos, low fat, low carb, rigidez ao nível de horários, exercício físico intenso focado única e simplesmente no gasto calórico e no aumento do metabolismo basal. Este tipo de intervenção requer um insustentável dispêndio de energia, tempo e força de vontade, e os resultados são totalmente contraproducentes, pois as consequências abrangem distúrbios físi-cos e emocionais: preocupação excessiva e obses-siva com comida e dietas, fome emocional derivada da restrição alimentar, alterações de humor, aumento dos desejos alimentares e distúrbios alimentares.

Pior ainda, elas não funcionam!

Recentemente o Journal of Obesity estimou que no máximo, das pessoas que se sujeitam a este tipo de abordagem, apenas 20 % mantêm a perda de peso, percentagem essa que desce consideravelmente após um ano. Os autores sugerem igualmente que esta abordagem tradicional de um programa de emagrecimento tem efeitos nocivos nos participantes ao nível de ciclos restritivos alternados com ciclos compulsivos, desordens alimentares, e imagem corporal (culto da magreza). O efeito mais comum é sem dúvi-da as dietas iô-iô, que provocam a curto prazo perdúvi-da de massa muscular, hipertensão, ganho de peso, stress, baixa autoestima, frustração, cancro e aumento da mortalidade.

Quando as pessoas pensam em comida 200 vezes ao dia (número que aumenta se adicionarmos os pensamentos relacionados com a aparência), insistem em ver o mundo com olhos “magros” ou “gordos”, e quando nos encontramos em modo de batalha, esquecemo-nos das dádivas que nos vão sendo concedidas, esquecendo-nos de viver!

(6)

Então e agora?

O Centro Português de Mindful Eating

As escolhas do alimento devem satisfazer tanto o corpo como a mente.

Gostas de comer?

Sentes-te culpado quando comes determinado alimento?

Sentes-te perdido relativamente ao que comer e quando comer? Pensas de modo obsessivo em tudo o que comes?

Quando comes algo que pensas que não deverias ter comido, é-te difícil parar?

Afirmas que adoras comer, contudo, comes tão depressa que mal notas o sabor do al-imento?

Comes enquanto realizas outras atividades, como por exemplo, ver televisão/telemóvel? Sente-te inchado depois de comer?

Comes quando estás stressado, preocupado, entediado, ansioso, ou qualquer outra razão?

Comer faz-te sentir melhor durante algum tempo?

Pensas no exercício como uma forma de punição ou de permissão para comeres de-mais?

Lutas constantemente com a balança?

Sabias que podes optar por aprender como comer o que gostas e a gostar do que comes?

As respostas sempre estiveram ao seu alcance, no teu interior!

No Centro Português de Mindful Eating temos

como Missão difundir esta mensagem, a men-sagem de que através do Mindful Eating desco-brirás o prazer de comer, saboreando todos os as-petos inerentes a esta experiência.

(Re) aprenderás a confiar nos seus instintos e na tua habilidade para comer exatamente a quanti-dade de alimento de que necessitas.

Irás de encontro às tuas necessidades, encontrando a melhor forma de lidar com o stress, com as preocupações, com as frustrações.

Aprenderás a comer sem medo e sem culpa. Encontrarás prazer no movimento e na capacidade do seu corpo de ficar mais forte e flexível.

(7)

O Programa Online de Mindful Eating

(Re)aprender a comer de forma instintiva

Usa a informação nutricional como uma ferramenta e não como uma arma.

O PROGRAMA ONLINE DE MINDFUL EATING é um programa criado de forma

trans-disciplinar, que não exige restrições alimentares e que encoraja o modo instintivo e natu-ral de comer.

Já reparaste em alguém que come de forma instintiva?

Não faz dieta, não se priva de nenhum alimento. Não tem sentimento de culpa nem tão pouco se pune com restrições e exercício físico quando come um pouco mais. O pro-grama está desenhado para que possas (re)aprender a forma como lidas com a comi-da, tornando-te mais consciente das tuas necessidades, níveis de fome e saciedade, em vez de te focares em regras restritivas, que não tens, de forma alguma, capacidade para seguir de forma continuada. O conceito de “não dieta” rejeita o rótulo de “alimento bom” ou “alimento mau”, substituindo-os pelo rótulo universal “todos os alimentos servem”, regendo-se por princípios de equilíbrio entre alimentação, nutrição e prazer.

Colocando a questão: tenho fome do quê?

Abre-se uma porta para uma consciência mais profunda, que te permitirá a verdadeira descoberta de quem realmente és e do que verdadeiramente necessitas. Uma vez no teu interior, há muito a explorar! E na maior parte das vezes, os problemas que nos le-vam a comer demais não têm absolutamente nada a ver com comida…

O alcance de um estilo de vida mais saudável é muito mais complexo do que deter o conhecimento de o que comer e quando comer. O falhanço das dietas é a maior prova disso!

(8)

Em que consiste o Programa Online de Mindful Eating?

Lidar com o excesso de peso não é uma luta que deva ser travada. Em vez disso deve-mos fazer as pazes com as dificuldades e desafios. Eles existem para nos auxiliar. São uma valiosa oportunidade de autoconhecimento e transformação interior.

Considera este programa como a tua jornada pessoal.

O programa não se baseia somente no que comer ou quando comer, adiciona uma ferramenta extremamente valiosa para alguém preocupado com o peso (que muito provavelmente já tenha enveredado por um sem número de dietas): como comer.

A solução para contrariar as dietas iô-iô e a sensação de descontrolo alimentar, não passa apenas pelo que colocas no teu prato, mas sim no que reside no seu interior, no estado de consciência que colocas em cada experiência alimentar.

Como funciona?

Através de uma aprendizagem contínua, através de aulas realizadas de modo in-dividual, online (via Skype), com duração de aproximadamente 1h (em horário acordado entre professor-aluno), supor-tadas por material teórico, aprenderás que a perfeição não é necessária!

Após o término da aula, o teu professor estará disponível para esclarecimento de dúvi-das (48h após a aula) através de comunicação via e-mail.

É um programa que requer uma boa dose de compreensão, carinho e paciência, mas a liberdade, a sensação de prazer e de plenitude sem dúvida que valem o esforço!

O programa tem como foco a aprendizagem e a mudança comportamental, integran-do cada etapa nas várias etapas de tointegran-do o processo alimentar. Objetivos gerais:

- Sair do piloto automático e cultivar uma maior consciência dos padrões habituais de alimentação;

- (Re)aprender a confiar na fome e (Re)aprender a confiar no instinto de quando/o quê/ como e quando comer;

- Entrar em contacto com o comer emocional como resposta a factores desencadeantes como stress, tédio, excesso de afazeres, ansiedade, etc.

- Identificar e atender efectivamente às necessidades subjacentes que impulsionam a alimentação excessiva;

- Comer os alimentos que amas sem culpa.

- Libertar a energia para cuidares de outros aspectos da tua vida e viveres a vida que desejas!

(9)

Todos nascemos com os requisitos necessários para nos tornarmos um “Mindful Eater”, apenas temos de (re)aprender a ouvir com a tenção o nosso corpo.

Contacta-nos para mais informações.

Estamos aqui para te ajudar a fazer as pazes com a comida e com a balança!

O Programa passo a passo..

- Definição e conceito de Mindful Eating;

- O Ciclo de Mindful Eating – um trabalho de constante questionamento;

- O Ciclo de Mindful Eating de um comedor compulsivo- não consigo parar de comer!

- O Ciclo de Mindful Eating de um comedor restritivo – a verdadeira privação; - O Ciclo de Mindful Eating de um comedor intuitivo – o melhor dos dois mun-dos

- As dietas não funcionam!

- Conceitos fora de controlo, no controlo e no comando;

- A culpa não é tua! – circuito neural de recompensas e dependências; - Fome, o mecanismo básico de sobrevivência;

- Tens fome do quê?

- A escala da Fome/Saciedade, aprende mais sobre ti; - Gatilhos que te levam a comer;

- Basta ouvires a tua voz interior: ferramenta FEAPA (Foco, Exploração, Aceit-ação, Planificação e Ação);

- A “voz esfomeada”, o advogado da tua Fome Emocional;

- Introdução ao modelo PSAR (Pensamentos/crenças – sentimentos/emoções – ação – resultados);

- Medo da comida e estratégias para introduzir “alimentos proibidos” na ali-mentação;

- Estratégias para incorporares o Mindful Eating na tua realidade;

- Desconstrução de ciclos de comer compulsivo (aprender a interpretá-los; - Mindfulness & Movimento, o exercício associado ao prazer;

(10)

Tabela de preços

IMPORTANTE

O papel do professor é unicamente educacional no contexto do programa que lecciona. Não abrange qualquer tipo de auxílio médico ou terapêutico.

Notas:

Pagamento prévio por transferência bancária, 48h antes do início da aula.

Em caso de desistência (24h antes do horário previamente acordado entre aluno e professor), terás possibilidade de um reagendamento.

1 Aula 25 euros

Pack 2 Aulas 40 euros

Referências

Documentos relacionados

Nas Lições de Epicteto há inúmeras passagens onde o tó soma é apresentado como o primeiro item listado entre aquelas coisas “não sobre nós”, ou seja, que não nos

A análise dos protocolos do Mindful eating mais utilizados na literatura que pode auxiliar no tratamento do DM é o Programa de consciência alimentar baseada em Mindfulness

A pesquisa “Estratégias para o varejo brasileiro – Reflexões sobre os anseios do consumidor” realizada pela Deloitte em 2010 apresentou de forma muito objetiva o que

No 8º dia após o último comprimido de DELLAX 20 e DELLAX 30 (ou seja, após os 7 dias da semana de intervalo), inicie a fita seguinte, mesmo que a hemorragia não tenha parado.

- “ Mindful Eating : Técnicas de Mindfulness (Atenção Plena) na Alimentação”; (Para profissionais de saúde e terapeutas que trabalhem com alimentação saudável, idosos

Visando a este cenário, o Ministério da Saúde criou o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), regulamentado pela Portaria Interministerial

As coisas relativas à vida com Deus e ao seu serviço lhes são tediosas, e não podem encontrar qualquer alegria nelas, porque apagaram o Espírito Santo e

16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.. 17 Porquanto Deus enviou o