• Nenhum resultado encontrado

Transferência Bilateral de Aprendizagem em Crianças. Um Estudo no Ballet Clássico..

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Transferência Bilateral de Aprendizagem em Crianças. Um Estudo no Ballet Clássico.."

Copied!
78
0
0

Texto

(1)Transferência Bilateral de Aprendizagem em Crianças. Um Estudo no Ballet Clássico.. Catarina Machado de Oliveira Porto, 2012.

(2)

(3) Transferência Bilateral de Aprendizagem em Crianças. Um estudo no Ballet Clássico. Dissertação apresentada com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ciências do Desporto na área de especialização de Desenvolvimento Motor, nos termos do Decreto-lei n.º 216/92, de 13 de Outubro. Orientador: Professora Doutora Maria Olga Fernandes Vasconcelos. Catarina Machado de Oliveira Porto, 2012.

(4) Oliveira, C. (2012). Transferência Bilateral de Aprendizagem em Crianças. Um estudo no Ballet Clássico. Porto: Dissertação apresentada à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto para a obtenção do gau de Mestre em Ciências do Desporto, na área de Especialização em Desenvolvimento Motor.. Palavras-chave:. TRANSFERÊNCIA. BILATERAL. BALLET CLÁSSICO; CRIANÇAS. II. DE. APRENDIZAGEM;.

(5) AGRADECIMENTOS. AGRADECIMENTOS Os meus sinceros agradecimentos, em especial: À minha orientadora Professora Doutora Olga Vasconcelos por me iluminar o caminho sempre com um sorriso no rosto e por contribuir para o enriquecimento da minha aprendizagem.. Não encontro muitas palavras que descrevam o meu profundo agradecimento à Professora Virgínia Cardoso por todos os momentos, por contribuir de forma decisiva na pessoa que sou hoje e certamente na que serei no dia de amanhã. Obrigado por tudo, particularmente por me cativar para o mundo da dança e do ensino, pois é de facto onde me sinto mais feliz.. Às instituições que me autorizaram a realizar a minha pesquisa e permitiram a recolha de dados, nomeadamente ao Colégio de São Gonçalo em Amarante, à Associação Nuclisol Jean-Piaget e ao Centro Cultural, ambos de Vila Real.. Às Professoras Susana Silva e Ana Silva por contribuírem de forma pronta e decisiva na avaliação das performances.. A todos os Encarregados de Educação e sobretudo às crianças que participaram neste projeto com muito o empenho e dedicação.. À minha família e amigos: Aos meus avós e verdadeiros exemplos de vida, Rosa Teixeira e Manuel Machado, Natércia Barreira e Camilo Oliveira; Aos meus pais, Isabel Machado e Délio Oliveira, pelo amor absoluto, por serem os pilares que me sustêm e por nunca desistirem; Ao meu irmão, Guilherme Oliveira, pelo esforço e ajuda incondicionais e que não passam despercebidos; Ao meu namorado, Carlos Alberto Silva, pelo amor, pelo apoio, pelas chamadas à realidade e pela verdade. O meu obrigada a todos.. III.

(6)

(7) ÍNDICE GERAL. ÍNDICE GERAL. AGRADECIMENTOS ........................................................................................ III ÍNDICE DE QUADROS ..................................................................................... IX ÍNDICE DE TABELAS ....................................................................................... XI RESUMO......................................................................................................... XIII ABSTRACT ..................................................................................................... XV LISTA DE ABREVIATURAS E SÍMBOLOS ................................................... XVII. CAPÍTULO I - INTRODUÇÂO .......................................................................... 19 1.1. Propósitos e finalidades do estudo ..................................................... 21 1.2. Estrutura da Dissertação ....................................................................... 23 1.3. Referências Bibliográficas ..................................................................... 24. CAPÍTULO II – Revisão da Literatura .............................................................. 25 2.1. Transferência de Aprendizagem ............................................................ 27 2.1.1. Definição e Conceitos ..................................................................... 27 2.1.2. Classificações ................................................................................. 28 2.1.3. Teorias explicativas da TBA ............................................................ 32 2.1.4. Transferência bilateral de aprendizagem e Ballet Clássico ............. 33 2.2 Referências Bibliográficas ...................................................................... 36. CAPÍTULO III – ESTUDO EMPÍRICO .............................................................. 39 Resumo ........................................................................................................ 41 Abstract......................................................................................................... 43. V.

(8) ÍNDICE GERAL. Introdução ..................................................................................................... 45 Metodologia .................................................................................................. 46 Amostra ..................................................................................................... 46 Instrumento e Tarefa ................................................................................. 46 Delineamento Experimental e Procedimentos .......................................... 47 Resultados .................................................................................................... 51 Discussão dos Resultados............................................................................ 57 Conclusões e sugestões para futuras investigações .................................... 61 Referências Bibliográficas ............................................................................ 63. CAPÍTULO IV – ANEXOS ................................................................................ 65 ANEXO 1: Pedido de autorização aos Encarregados de Educação ................ 67 ANEXO 2: Pedido de autorização à Royal Academy of Dance .................... 69 ANEXO 3: Dutch Handedness Questionnaire............................................... 71 ANEXO 4: Parâmetros de avaliação ............................................................. 73 ANEXO 5: Exemplar da tabela de avaliação ................................................ 75. VI.

(9) ÍNDICE DE FIGURAS. ÍNDICE DE FIGURAS. Figura 1: Pontuação obtida pelas alunas em função da idade. ........................ 52. Figura 2: Pontuação média em ambos os exercícios em função da condição de prática. ............................................................................................................. 53. VII.

(10)

(11) ÍNDICE DE QUADROS. ÍNDICE DE QUADROS. Quadro 1: Média e desvio padrão da pontuação dos exercícios nº1 e nº2 nas condições MP-MNP e MNP-MP, para a técnica, música e performance. ........ 51. Quadro 2: Resultados significativos do exercício 1 nos parâmetros técnica, música e performance, valores de F e de p ..................................................... 53. Quadro 3: Resultados significativos do exercício 2 nos parâmetros técnica, música e performance, valores de F e de p ..................................................... 54. Quadro 4: Valores médios do exercício 1 e do exercício 2. Resultados significativos dos parâmetros técnica, música e performance, valores de F e de p………………………………………………………………………………………..55. IX.

(12)

(13) ÍNDICE DE TABELAS. ÍNDICE DE TABELAS. Tabela 1: Descrição dos exercícios da RAD (Primário). .................................. 48. Tabela 2: Descrição dos exercícios da RAD (Grau 1) ...................................... 49. XI.

(14)

(15) RESUMO. RESUMO A metodologia convencional utilizada no ensino do Ballet Clássico postula a demonstração e prática inicial dos movimentos e elementos técnicos do lado direito, geralmente o lado preferido. Após a aprendizagem e prática, os alunos são incentivados a realizar a transferência para o lado não preferido. Este estudo procurou investigar os efeitos da condição de aprendizagem e da idade na transferência bilateral de aprendizagem, em 32 crianças do sexo feminino dos 6 aos 11 anos de idade (8,76 ± 1,52 anos), sendo todas destrímanas e de preferência pedal direita. A amostra foi dividida em 2 grupos de acordo com a idade. Consideraram-se duas condições de transferência: as crianças que iniciaram a aprendizagem da tarefa com os membros preferidos (MP) e as que a iniciaram com os membros não preferidos (MNP). A tarefa proposta consistiu em aprender 2 exercícios do antigo programa da Royal Academy of Dance, adaptados à idade e experiência das crianças. Com o intuito de avaliar a TBA, foi solicitada a realização do exercício proposto para o lado oposto ao qual tinha sido aprendido. Cada performance foi avaliada de acordo com 3 parâmetros distintos (Técnica, Música e Performance). Utilizou-se a estatística descritiva (média e desvio padrão) e a estatística inferencial (ANOVA II Fatores). O nível de significância fixou-se em 5%. Os resultados revelaram: (i) efeitos significativos na direção da transferência dos MNP para os MP; (ii) efeitos significativos do factor idade, uma vez que as crianças mais jovens obtiveram pontuações inferiores comparativamente às mais velhas; (iii) não se verificaram efeitos significativos na interação das variáveis condição de prática e idade. Estes resultados sugerem que os instrutores e professores de dança, nomeadamente de Ballet Clássico, demonstrem os exercícios e iniciem a prática com os MNP tendo em vista uma aprendizagem mais eficaz do ponto de vista da simetria do movimento. Seria interessante um estudo com o mesmo referencial teórico e metodológico mas com crianças sinistrómanas.. Palavras-chave transferência. bilateral. de. aprendizagem;. XIII. ballet. clássico;. crianças..

(16)

(17) ABSTRACT. ABSTRACT. The conventional teaching methodology for dance classes postulates movement demonstration on the right side, usually the dominant one. After learning and practice, the students must transfer to the non-dominant side. This experiment tested the effects of the practice condition and age in bilateral transfer of learning. Subjects were 34 right-handed pre-pubertal females, aged from 6 to 10 years old (8,76 ± 1,52 years). The sample was divided into two groups according to age. The subjects were also divided into two transfer conditions groups: those who initiated the task with the preferred members and those who started with non-preferred members. The task consisted in learning two exercises from the former Royal Academy of Dance’s syllabus, which are adapted to the age and experience of the students. In order to evaluate the bilateral transfer of learning, the subjects were asked to perform the proposed exercise to the opposite side of which had been learned. An ANOVA yielded significant main effects for direction of transfer from the non-preferred to preferred side, and for age - the younger dance students obtained lower performance scores that the older ones. It is suggested that the dance instructor initiates the exercise demonstration on the non-dominant side, with the purpose of a more effective learning. With the same theoretical and methodological reference, it would be interesting to study children with left lateral preference.. Key-words bilateral transfer of learning; classical ballet; children.. XV.

(18)

(19) LISTA DE ABREVIATURAS E SÍMBOLOS. LISTA DE ABREVIATURAS E SÍMBOLOS. MNP. Membro Não Preferido / Membros Não Preferidos. MP. Membro Preferido / Membros Preferidos. NP. Não Preferido. P. Preferido. PM. Preferência Manual. RAD. Royal Academy of Dance. TBA. Transferência Bilateral de Aprendizagem. ±. Mais ou menos. =. Igual. ≤. Menor ou igual. XVII.

(20)

(21) CAPÍTULO I - INTRODUÇÂO. 19.

(22)

(23) INTRODUÇÃO GERAL. 1.1.. Propósitos e finalidades do estudo O presente estudo corresponde à dissertação de Mestrado em Ciências. do Desporto e está inserido no âmbito da área de especialização em Desenvolvimento Motor. Esta dissertação, a ser apresentada na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, foi elaborada sob a orientação da Professora Doutora Maria Olga Fernandes Vasconcelos. Segundo Batalha (2004), a dança reflete uma forma de expressão, com o propósito primordial de comunicar essencialmente através do corpo. Enquanto arte e expressão de sentimentos, a dança remonta aos primórdios da humanidade, com o objectivo de expressar variados aspectos do quotidiano. Esta tendência mantém-se nos dias de hoje, traduzindo-se num comportamento humano que inclui movimentos e gestos corporais, os quais são organizados culturalmente e que atendem a desígnios e intencionalidades dos bailarinos, inerentes a um forte valor estético (Quadros et al.; 1999). Desta forma, consideramos relevante realçar o papel desempenhado por esta forma de arte no desenvolvimento de movimentos originais, estimulando a criatividade. No decorrer da história, a dança clássica adquire grande relevo social enquanto primeiro estilo de dança a alcançar o reconhecimento popular como forma de arte internacional (Stevens, 1977). A história do Ballet continua a transformar-se no decorrer da nossa contemporaneidade, aliando aspectos técnicos e estéticos do corpo humano. Atualmente, a performance de coreografias de Ballet associa-se estreitamente com a prática de movimentos próprios e de habilidades técnicas particulares, as quais são exercitadas ao longo de vários níveis de treino. No decorrer deste processo, é natural que aumente o grau de exigência a nível motor e ao nível da técnica específica.. 21.

(24) INTRODUÇÃO GERAL. O processo de treino do Ballet é universal, baseando-se numa estrutura básica de movimentos e passos originários das cortes francesas, com os quais é possível criar combinações com diferentes sequências, níveis e tempos (Farrar-Baker & Wiimerding, 2006). No ensino do Ballet Clássico, a metodologia convencionalmente utilizada assenta na demonstração e prática dos movimentos e elementos técnicos do lado direito, geralmente o lado preferido. Após a aprendizagem e prática inicial, os alunos devem transferir a aprendizagem para o lado não preferido. A questão da transferência da aprendizagem, nomeadamente da transferência bilateral de aprendizagem (TBA), tem suscitado o interesse de professores e instrutores de dança como resultado da observação e da experiência quotidiana no contexto das aulas. Magill (2011) definiu a TBA como o processo através do qual a prática de uma tarefa motora com um segmento corporal optimiza a aprendizagem e a performance com o segmento contralateral homólogo. Neste sentido, torna-se pertinente investigar se a quantidade de transferência de aprendizagem é assimétrica, superior num sentido em detrimento do outro [do membro preferido (MP) para o membro não preferido (MNP) ou vice-versa] ou se, por outro lado, é simétrica, sendo transferida a mesma quantidade de informação, cognitiva e motora, de um membro para o outro. Por outro lado, a compreensão a respeito da direção da transferência pode fornecer-nos informações não só sobre a função e contribuição dos hemisférios cerebrais no controlo motor, como também a respeito de como será realizada a prática, tendo em vista atingir o desempenho ótimo de uma habilidade motora específica (Vasconcelos, 2006a). No âmbito do Ballet Clássico, e apesar da relevância do estudo da TBA como instrumento de otimização da performance, não existem muitas pesquisas que se debrucem sobre este assunto.. 22.

(25) INTRODUÇÃO GERAL. Instrutores e professores de Ballet têm-se questionado sobre esta questão, nomeadamente em como aprender e transferir habilidades e combinações de movimentos dos MP para os MNP e vice-versa, como parte integrante da aula de dança. Assim, o objetivo principal deste estudo foi contribuir para o conhecimento acerca da TBA, dos MP para os MNP e vice-versa, com o intuito de fornecer um conjunto de informações que fundamentem a adoção de estratégias de ensino e de prática do Ballet Clássico.. 1.2. Estrutura da Dissertação. A presente dissertação foi organizada segundo o “Modelo Escandinavo”, e dividida em 3 capítulos, os quais foram dispostos da seguinte forma: . No 1º capítulo realizamos uma introdução geral ao tema, apresentando os propósitos e finalidades do estudo, assim como a sua organização estrutural.. . No 2º capítulo apresentamos uma revisão da bibliografia relativa ao estado dos conhecimentos da área, abordando alguns conceitos associados com a TBA.. . No 3º capítulo apresentamos um estudo empírico, com o intuito de dar resposta ao principal propósito da dissertação. Este contém uma breve introdução ao tema, a metodologia utilizada, os resultados obtidos que serviram de base à discussão, terminando com as principais conclusões e algumas sugestões para estudos futuros.. . O 4º capítulo corresponde aos anexos referentes a esta dissertação.. As referências bibliográficas serão apresentadas no final de cada capítulo.. 23.

(26) INTRODUÇÃO GERAL. 1.3. Referências Bibliográficas. Batalha, A. P. (2004). Metodologia do ensino da dança: Cruz Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana, Serviço de Edições. Farrar-Baker, A., & Wiimerding, V. (2006). Prevalence of Lateral Bias in the Teaching of Beginning and Advanced Ballet. Journal of Dance Medicine & Science, 10(3/4), 81-84. Magill, R. A. (2011). Motor Learning and Control (Nineth ed.): Mc-Graw Hill. Quadros, C., Canfield, J., Streit, D. & Benetti, G. (1999). Desempenho do professor no processo ensino-aprendizagem da técnica e da expressão na dança. In A. Macara (Ed.), Continentes em movimento. Cruz Quebrada: Universidade Técnica de Lisboa – Faculdade de Motricidade Humana. Actas da Conferência Internacional Novas Tendências no Ensino da Dança, Oeiras, 1998, pp.53-55. Stevens, F. (1977). O mundo da dança (Vol. X): Lidador. Vasconcelos, O. (2006). Aprendizagem motora, transferência bilateral e preferência manual. Brazilian Journal of Physical Education and Sport, 20, 37-40.. 24.

(27) CAPÍTULO II – Revisão da Literatura.

(28)

(29) REVISÃO DA LITERATURA. 2.1. Transferência de Aprendizagem. 2.1.1. Definição e Conceitos Segundo (Magill, 2011), a transferência de aprendizagem designa a influência que experiências anteriores exercem no desempenho de uma habilidade motora, quer relativamente a um novo contexto, quer na aprendizagem de uma nova habilidade. Este fenómeno pode ser observado quando a prática de uma tarefa motora com um membro resulta num aumento na proficiência no desempenho da mesma com um membro contralateral, sem qualquer envolvimento prévio deste na fase de aquisição. Assim, transferência bilateral de aprendizagem ocorre quando a prática de uma tarefa motora com um segmento corporal optimiza a aprendizagem e a performance com o segmento contralateral homólogo (Magill, 2011). No que concerne ao desporto, a capacidade de realizar, com o membro não preferido, habilidades específicas de uma determinada modalidade, após estas terem sido aprendidas com o membro preferido, tem sido associada aos efeitos da TBA. Estes efeitos surgem após o treino com um membro, o que permite partilha de componentes específicos da tarefa entre ambos os membros. Os motivos que despoletam o interesse e a investigação desta questão podem ser de cariz teórico ou prático. Do ponto de vista teórico, analisar a direção da TBA pode permitir descobrir qual o papel desempenhado pelos hemisférios cerebrais no que concerne ao controlo do movimento. O aspecto prático relaciona-se com a possibilidade de transmitir informações relevantes a treinadores, educadores e terapeutas, que permitam um melhor planeamento do treino, com o intuito de optimizar a aprendizagem e a performance de habilidades motoras especificas (Magill, 2011). O estudo deste fenómeno popularizou-se no anos 30, especialmente com as investigações de Cook (1936), as quais conduziram a evidências consistentes que permitiram afirmar a ocorrência da TBA, referindo-se à mesma como “educação cruzada”.. 27.

(30) REVISÃO DA LITERATURA. Este investigador identificou um conjunto de características da TBA, entre as quais se destacam os ganhos significativos dos diferentes segmentos corporais após o treino com apenas um dos membros, o cariz simétrico ou assimétrico da transferência, assim como a quantidade relativa de informação transferida, a qual aumenta com o aperfeiçoamento da aprendizagem. A TBA pode, ainda, ser mencionada como transferência intermanual, inter-lateral ou contra-lateral. Estas denotações distintas foram surgindo na literatura devido aos paradigmas da transferência que são utilizados para o estudo de variadas questões de investigação, as quais abrangem diferentes áreas de pesquisa, como a fisiologia, as ciências neurais, as ciências da saúde, o desporto (Stöckel & Wang, 2011).. 2.1.2. Classificações A TBA pode ser classificada como positiva ou negativa, dependendo do impacto que a experiência anterior exerce na aprendizagem de uma nova habilidade. Quando a experiência anterior favorece a aprendizagem, do membro contralateral, classificamos a TBA como positiva. Por outro lado, esta pode ser negativa se a experiência prévia interfere de forma prejudicial na aprendizagem ou na prática da habilidade motora por parte do membro do lado oposto. Nos casos em que experiência anterior não surtiu qualquer efeito ou influência na aprendizagem ou na prática da habilidade motora em questão, a transferência é considerada neutra ou nula (Magill, 2011). Este fenómeno constitui um alvo da literatura de investigação, sendo amplamente estudado de há alguns anos a esta parte, nomeadamente no que diz respeito aos motivos pelos quais ocorre, ou à direção de transferência. No que concerne à direção, a TBA pode ser classificada como sendo simétrica, isto é, quando a transferência é idêntica entre os membros, ou assimétrica, quando esta é superior de um membro para o outro.. 28.

(31) REVISÃO DA LITERATURA. A revisão da literatura revela que alguns estudos nesta área sugerem uma direção assimétrica da TBA (e.g. (Criscimagna-Hemminger et al., 2003; Parlow & Kinsbourne, 1989; Wang, 2004) enquanto outros, mais recentes, apresentam resultados que indicam a simetria da TBA, verificando uma transferência similar em ambas as direções (e.g. (Boroujeni & Shahbazi, 2011; Koeneke et al., 2009; Schulze et al., 2002; van Mier & Petersen, 2006). Neste sentido, van Mier &Petersen (2006) analisaram a transferência intermanual de aprendizagem em 24 sujeitos de ambos os sexos (12 destrímanos e 12 sinistrómanos), através de uma tarefa denominada de mazelearning, a qual consiste em mover uma caneta ao longo de um labirinto o mais rapidamente possível. Os erros e a velocidade foram medidos em diferentes condições: no desempenho inicial, após a prática no labirinto, durante a transferência intermanual no mesmo labirinto e para o labirinto de espelhos. A direção da transferência foi testada a partir da mão preferida para a não preferida e vice-versa. Não foram encontradas diferenças significativas no que concerne à lateralidade, ao género, e à direção da transferência. Por sua vez, Koeneke, Battista, Jancke e Peters (2009) estudaram a transferência intermanual e intramanual, com uma tarefa com dificuldade intermédia (finger tapping), em 38 estudantes. Esta tarefa consiste na ação de bater o dedo em sincronia com eventos rítmicos externos, tendo sido praticada 6 dias por semana durante 2 semanas. Não se verificaram diferenças significativas quer na força de transferência a partir do dedo praticado para outros dedos da mesma mão (transferência intramanual) ou para os dedos da mão contralateral. (transferência. intermanual).. Assim, os autores não. observaram uma assimetria dos efeitos de transferência. Por outro lado, Boroujeni &Shahbazi (2011) investigaram a TBA numa habilidade de serviço curto no badminton, estudando uma amostra constituída por 36 estudantes do sexo feminino. Os resultados provenientes da análise da performance de um exercício de serviço sugerem que a TBA ocorre do lado preferido para o não preferido e vice-versa.. 29.

(32) REVISÃO DA LITERATURA. Assim, a TBA é um processo complexo que associa as funções sensoriomotoras inerentes à realização da tarefa, o sistema efetor envolvido e as características particulares de cada sujeito (Vasconcelos, 2006). Podemos referir um vasto leque de investigações que apontam assimetria da TBA, a qual pode ser determinada por vários fatores, tais como a sequência de aprendizagem (MP ou MNP em primeiro lugar), os parâmetros de movimento a serem examinados, e a natureza das transformações sensóriomotoras associadas com o processo de aprendizagem (Wang, 2004). Na literatura existem referências a TBA facilitada pela ordem de instrução dos MNP para os MP (Kai & Watari, 2006; Kumar & Mandal, 2005; Panzer et al., 2010; Senff & Weigelt, 2011; Stockel et al., 2011). Kumar &Mandal (2005) estudaram a transferência de aprendizagem de uma tarefa em 60 indivíduos, dos quais 40 destrímanos e 20 sinistrómanos. Os autores sugerem que a magnitude da transferência não depende da lateralidade dos sujeitos, variando de acordo com a ordem de instrução, sendo superior quando a habilidade é aprendida do lado dominante, nomeadamente no que respeita à velocidade de execução da tarefa. Fries et al. (2010) conceberam uma experiência utilizando sequências de movimento com múltiplos elementos. A tarefa proposta pelos autores consistiu na movimentação de uma alavanca horizontal em direção a 16 metas projetadas de modo sequencial. A amostra, constituída por 22 estudantes com uma média de idades de 24,2 anos, sendo 12 sujeitos do sexo feminino e 10 do sexo masculino. Estes foram divididos em dois grupos distintos: um grupo praticou a sequência com o membro dominante, enquanto o outro grupo praticava com o membro não dominante. Após o período de aquisição, ambos os grupos foram testados relativamente à sequência aprendida com diferentes níveis de carga. Os resultados indicam que tanto sujeitos destrímanos como sinistrómanos são capazes de compensar o aumento da carga sem alterações no desempenho com a sua mão dominante. Todavia, apenas os destrímanos foram capazes de transferir a sequência e as diferentes cargas aplicadas para a sua mão não dominante.. 30.

(33) REVISÃO DA LITERATURA. Stockel et al. (2011) propuseram a prática de uma tarefa motora associada ao drible no Basquetebol. Cerca de cinquenta e duas crianças, com a idade média de 11,7 anos, praticaram essa mesma habilidade em 8 sessões, no período temporal de 4 semanas. Os resultados indicam ganhos de aprendizagem significativamente superiores para o grupo que realizou a aprendizagem com o MNP e a performance como o MP, em comparação com o grupo que realizou o processo inverso. No âmbito da TBA assimétrica, algumas investigações indicam que os ganhos de transferência são superiores do MNP para o MP. Teixeira (2000) verificou a assimetria da transferência bilateral no controlo da força, sendo significativa do membro preferido para o não preferido. Contudo, num estudo mais recente, o mesmo autor verificou que determinados componentes da tarefa motora são controlados com igual proficiência pelos hemisférios cerebrais. Desta forma, Teixeira (2006) sugere que, para estes componentes, ocorre uma simetria na transferência entre membros.. Ainda. no âmbito da produção de força, Stöckel &Weigelt (2011) concluíram que a prática inicial com a mão preferida permite uma transferência mais eficiente para a realização de tarefas de força máxima, quando comparada com a prática com a mão não preferida. Criscimagna-Hemminger et al. (2003) testaram a TBA em indivíduos destros. Um dos objetivos deste estudo incidiu em investigar a direção da transferência (MP - MNP). Os resultados obtidos demonstram que a generalização ocorreu somente a partir do MP para o MNP. Teoricamente, a relevância em estudar e classificar a TBA como simétrica ou assimétrica reside no facto de obtermos informações acerca do papel desempenhado pelos hemisférios cerebrais no controlo do movimento. Do ponto de vista prático, este conhecimento é indispensável para a orientação para o modo como se irá praticar, com o intuito de facilitar o desempenho ótimo para uma determinada habilidade motora (Vasconcelos, 2006b).. 31.

(34) REVISÃO DA LITERATURA. 2.1.3. Teorias explicativas da TBA Os motivos pelos quais a TBA ocorre ainda é um tema controverso na comunidade científica. Enquanto alguns autores postulam a explicação cognitiva, outros defendem teorias baseadas no controlo motor (Magill, 2011). Os modelos de Perícia (Laszlo et al., 1970) e de Cross-Activation (Parlow & Kinsbourne, 1989) foram os pioneiros na tentativa de explicar os motivos pelos quais a TBA ocorre. O primeiro modelo defende a formação de programas motores de cariz unilateral, que podem ser armazenados em áreas motoras contra-laterais. Assim, quando o centro de controlo motor superior, localizado no hemisfério esquerdo cerebral, é treinado, ocorre a transferência da informação para os centros motores do hemisfério oposto. Esta situação verifica-se apenas da mão dominante preferida para a não preferida, sugerindo que um sistema composto por hemisfério e membro é superior ao outro. Por sua vez, o modelo proposto por Parlow &Kinsbourne (1989) defende a criação de um programa motor em cada hemisfério, os quais operam em acoplação. Quando uma habilidade é aprendida com a mão preferida, essa informação é armazenada em programas motores independentes do grau de dominância do córtex. Uma vez que apenas o córtex motor dominante tem a capacidade de aceder a programas motores superiores, a aprendizagem da habilidade com a mão não preferida baseia-se em programas motores inferiores. Desta forma, após a aprendizagem com a mão dominante, o desempenho da habilidade com a mão não preferida é facilitado (Schulze et al., 2002). Por outro lado, Taylor &Heilman (1980) apresentaram o modelo de Callosal Access, sugerindo que o padrão assimétrico de transferência resulta da relevância do hemisfério dominante na organização e no controlo dos movimentos, uma vez que os programas motores são armazenados no mesmo, independentemente da mão ou segmento usados na aprendizagem. Desta forma, a mão preferida acede diretamente a estes programas.. 32.

(35) REVISÃO DA LITERATURA. Em contraste, a mão não preferida tem acesso aos mesmos de uma forma indireta, através do corpo caloso. Atualmente, com os resultados verificados na literatura, estes modelos não parecem ser os mais apropriados para explicar este fenómeno. De acordo com Magill (2011), a prática com o MP beneficia a aprendizagem da mesma tarefa com o membro contra-lateral, comparativamente à situação oposta. O autor defende que este facto ocorre devido à motivação, uma vez que o desempenho efetuado na prática com o membro mais proficiente fomenta a realização da tarefa com qualquer membro. Descobertas recentes apontam para um modelo de lateralização motora distinto, no qual ambos os hemisférios cerebrais e/ou segmentos corporais encontram-se lateralizados de um modo funcional, isto é, cada sistema é especializado em diferentes características do movimento (Bagesteiro & Sainburg, 2003; Wang & Sainburg, 2004, 2006). O MP apresenta vantagens na adaptação a novas condições de dinâmica, nomeadamente no que concerne à coordenação entre segmentos (Sainburg & Kalakanis, 2000). Contudo, e apesar dos erros de coordenação intersegmentar verificados durante o movimento, o MNP apresenta melhor precisão na posição final (Duff & Sainburg, 2007). Estes estudos sugerem que o hemisfério não dominante pode ser especializado no controlo do estado estacionário do membro (Wang & Sainburg, 2007). Conjuntamente, estes resultados demonstram o papel especializado do hemisfério dominante no controlo da trajetória inicial, assim como o do hemisfério não dominante no controlo da posição final do membro, sugerindo que as assimetrias na TBA são determinadas diretamente por essas diferenciações hemisféricas (Stockel & Weigelt, 2012; Wang & Sainburg, 2006).. 2.1.4. Transferência bilateral de aprendizagem e Ballet Clássico No caso do Ballet Clássico, é desejável que o aluno seja capaz de executar as suas tarefas de uma forma simétrica, tendo como objectivo tornarse um bailarino versátil. Deste modo, não só é possível alcançar a correção. 33.

(36) REVISÃO DA LITERATURA. dos movimentos, como também é provável diminuir a ocorrência de lesões (Steinberg et al., 2012). Todavia, na iniciação da prática da Dança verifica-se alguma discrepância em habilidades motoras básicas em termos de lateralização. Em acréscimo, um bailarino inexperiente demonstra uma clara preferência na aprendizagem e prática para um determinado lado (Kimmerle, 2010). Desta forma, consideramos relevante analisar a TBA, especialmente no contexto das aulas de Ballet Clássico, uma vez que se podem colher benefícios no desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem que promovam a simetria do movimento. Na literatura, os estudos que se debruçam sobre a TBA no ensino e aprendizagem na dança, e mais especificamente no Ballet Clássico, são muito reduzidos. No âmbito das aulas de dança, o único estudo de que temos conhecimento remonta à década de 80 do século passado, tendo sido realizado por uma investigadora Alemã de nome Puretz. Esta autora, em 1983, analisou a TBA em 40 estudantes de dança, todos destrímanos, com níveis de experiência distintos. Os sujeitos foram distribuídos em dois grupos, em conformidade com a sua experiência: um dos grupos era composto pelos participantes que não tinham qualquer conhecimento de dança moderna ou Ballet; os sujeitos com alguma experiência em dança formavam o outro grupo. A TBA foi investigada através da prática de padrões de movimentos complexos. A autora propôs a performance de sequências de movimentos, a qual foi alvo de uma avaliação de acordo com um questionário criado pela própria. O questionário era constituído por duas partes, as quais promoviam a análise geral da sequência de movimentos, assim como a avaliação dos parâmetros mais específicos do movimento. Os resultados obtidos indicam uma transferência em maior escala dos MNP para os MP. Todavia, a autora sugere que em estudos futuros a amostra seja constituída por sujeitos com níveis técnicos claramente distintos, como por exemplo em bailarinos profissionais e em sujeitos com exposição a experiências de dança reduzida.. 34.

(37) REVISÃO DA LITERATURA. Uma vez que este assunto não se encontra muito descrito e clarificado na literatura, com este estudo pretendemos investigar e contribuir para a compreensão acerca da TBA no Ballet, mais especificamente no que respeita à direção da transferência e à influência exercida pela idade na aprendizagem de elementos próprios do Ballet Clássico.. 35.

(38) REVISÃO DA LITERATURA. 2.2 Referências Bibliográficas Augusto Teixeira, L. (2006). Intermanual transfer of timing control between tasks holding different levels of motor complexity. Laterality, 11(1), 43-56. Bagesteiro, L., & Sainburg, R. (2003). Nondominant arm advantages in load compensation. during. rapid. elbow. joint. movements.. Journal. of. Neurophysiology, 90(3), 1503-1513. Boroujeni, S. T., & Shahbazi, M. (2011). The Study of Bilateral Transfer of Badminton Short Service Skill of Dominant Hand to Non- Dominant Hand and Vice Versa. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 15(0), 31273130. Cook, T. W. (1936). Studies in cross education. V. Theoretical. Psychological Review, 43(2), 149-178. Criscimagna-Hemminger, S. E., Donchin, O., Gazzaniga, M. S., & Shadmehr, R. (2003). Learned Dynamics of Reaching Movements Generalize From Dominant to Nondominant Arm. Journal of Neurophysiology, 89(1), 168176. Duff, S. V., & Sainburg, R. L. (2007). Lateralization of motor adaptation reveals independence in control of trajectory and steady-state position. Exp Brain Res, 179(4), 551-561. Fries, U., Panzer, S., Shea, C. H., Grutzmacher, N., & Kruger, M. (2010). Intermanual transfer and handedness. Zeitschrift Fur Sportpsychologie, 17(1), 1-11. Kai, S., & Watari, K. (2006). Intermanual transfer of effects of motor learning from the dominant to non-dominant hand using a grip force retaining task. Journal of Physical Therapy Science, 17(2), 57-61. Kimmerle, M. (2010). Lateral bias, functional asymmetry, dance training and dance injuries. Journal of dance medicine & science : official publication of the International Association for Dance Medicine & Science, 14(2), 5866.. 36.

(39) REVISÃO DA LITERATURA. Koeneke, S., Battista, C., Jancke, L., & Peters, M. (2009). Transfer Effects of Practice for Simple Alternating Movements. Journal of Motor Behavior, 41(4), 347-355. Kumar, S., & Mandal, M. (2005). Bilateral transfer of skill in left- and righthanders. Laterality, 10(4), 337-344. Laszlo, J. I., Baguley, R. A., & Bairstow, P. J. (1970). Bilateral transfer in tapping skill in the absence of peripheral information. Journal of Motor Behavior, 2(4), 261-271. Magill, R. A. (2011). Motor Learning and Control. Concepts and Applications. (9th ed.): Mc-Graw Hill. Panzer, S., Krueger, M., Muehlbauer, T., & Shea, C. H. (2010). Asymmetric effector transfer of complex movement sequences. Human Movement Science, 29(1), 62-72. Parlow, S. E., & Kinsbourne, M. (1989). Asymmetrical transfer of training between hands: Implications for interhemispheric communication in normal brain. Brain and Cognition, 11(1), 98-113. Sainburg, R. L., & Kalakanis, D. (2000). Differences in control of limb dynamics during. dominant. and. nondominant. arm. reaching.. Journal. of. Neurophysiology, 83(5), 2661-2675. Schulze, K., Lüders, E., & Jäncke, L. (2002). Intermanual Transfer in a Simple Motor Task. Cortex, 38(5), 805-815. Senff, O., & Weigelt, M. (2011). Sequential effects after practice with the dominant and non-dominant hand on the acquisition of a sliding task in schoolchildren. Laterality, 16(2), 227-239. Steinberg, N., Siev-ner, I., Peleg, S., Dar, G., Masharawi, Y., Zeev, A., & Hershkovitz, I. (2012). Extrinsic and intrinsic risk factors associated with injuries in young dancers aged 8–16 years. Journal of Sports Sciences, 30(5), 485-495. Stöckel, T., & Wang, J. (2011). Transfer of short-term motor learning across the lower limbs as a function of task conception and practice order. Brain and Cognition, 77(2), 271-279.. 37.

(40) REVISÃO DA LITERATURA. Stöckel, T., & Weigelt, M. (2011). Brain lateralisation and motor learning: Selective effects of dominant and non-dominant hand practice on the early acquisition of throwing skills. Laterality: Asymmetries of Body, Brain and Cognition, 17(1), 18-37. Stockel, T., Weigelt, M., & Krug, J. (2011). Acquisition of a Complex BasketballDribbling Task in School Children as a Function of Bilateral Practice Order. Research Quarterly for Exercise and Sport, 82(2), 188-197. Taylor, H. G., & Heilman, K. M. (1980). Left-hemisphere motor dominance in righthanders. Cortex; A Journal Devoted To The Study Of The Nervous System And Behavior, 16(4), 587-603. Teixeira, L. A. (2000). Timing and Force Components in Bilateral Transfer of Learning. Brain and Cognition, 44(3), 455-469. van Mier, H. I., & Petersen, S. E. (2006). Intermanual transfer effects in sequential tactuomotor learning: Evidence for effector independent coding. Neuropsychologia, 44(6), 939-949. Vasconcelos, O. (2006a). Aprendizagem motora, transferência bilateral e preferência manual. Brazilian Journal of Physical Education and Sport, 20, 37-40. Wang, J., & Sainburg, R. (2004). Interlimb transfer of novel inertial dynamics is asymmetrical. Journal of Neurophysiology, 92(1), 349-360. Wang, J., & Sainburg, R. (2006). Interlimb transfer of visuomotor rotations depends on handedness. Experimental Brain Research, 175(2), 223230. Wang, J., & Sainburg, R. L. (2007). The dominant and nondominant arms are specialized for stabilizing different features of task performance. Exp Brain Res, 178(4), 565-570. Wang, J. S., R. (2004). Interlimb transfer of novel inertial dynamics is asymmetrical. Journal of Neurophysiology, 92(1), 349-360.. 38.

(41) CAPÍTULO III – ESTUDO EMPÍRICO.

(42)

(43) ESTUDO EMPÍRICO. Resumo A metodologia convencional utilizada no ensino do Ballet Clássico postula a demonstração e prática inicial dos movimentos e elementos técnicos do lado direito, geralmente o lado preferido. Após a aprendizagem e prática, os alunos são incentivados a realizar a transferência para o lado não preferido. Este estudo procurou investigar os efeitos da condição de aprendizagem e da idade na transferência bilateral de aprendizagem, em 34 crianças do sexo feminino dos 6 aos 11 anos de idade (8,76 ± 1,52 anos), todas elas destrímanas. A preferência manual e pedal foi avaliada através da aplicação de dois questionários: Dutch Handedness Questionaire (van Strien, 2002) e Lateral Preference Inventory (Coren, 1993) respetivamente. A amostra foi dividida em 2 grupos de acordo com a idade. Os sujeitos foram também divididos em duas condições de transferência: os que iniciaram a tarefa com os MP e os que a iniciaram com os MNP. A tarefa proposta consistiu em aprender 2 exercícios do antigo programa da Royal Academy of Dance, adaptados à idade e experiência das crianças. Com o intuito de avaliar a TBA, foi solicitada a realização do exercício proposto para o lado oposto para o qual tinha sido aprendido. Cada performance foi avaliada de acordo com 3 parâmetros distintos (Técnica, Música e Performance). Utilizou-se a estatística descritiva (média e desvio padrão) e a estatística inferencial (ANOVA II Fatores). O nível de significância fixou-se em 5%. Os resultados revelaram: (i) efeitos significativos na direção da transferência do MNP para MP; (ii) efeitos significativos do factor idade, uma vez que as estudantes de dança mais jovens obtiveram pontuações inferiores comparativamente às mais velhas; (iii) não se verificaram efeitos significativos na interação das variáveis condição de prática e idade. Estes resultados sugerem que os instrutores e professores de dança, nomeadamente de Ballet Clássico, demonstrem os exercícios e iniciem a prática com os MNP tendo em vista uma aprendizagem mais eficaz do ponto de vista da simetria do movimento. Palavras-chave transferência. bilateral. de. aprendizagem;. 41. ballet. clássico;. crianças..

(44)

(45) ESTUDO EMPÍRICO. Abstract. The conventional teaching methodology for dance classes postulates movement demonstration on the right side, usually the dominant one. After learning and practice, the students must transfer to the non-dominant side. This experiment tested the effects of the practice condition and age in bilateral transfer of learning. Subjects were 34 right-handed pre-pubertal females, aged from 6 to 10 years old (8,76 ± 1,52 years). Lateral preference was assessed by applying two questionnaires: Dutch Handedness Questionnaire (van Strien, 2002) and Lateral Preference Inventory (Coren, 1993).The sample was divided into two groups according to age. The subjects were also divided into two transfer conditions groups: those who initiated the task with the preferred members and those who started with non-preferred members. The task consisted in learning two exercises from the former Royal Academy of Dance’s syllabus, which are adapted to the age and experience of the students. In order to evaluate the bilateral transfer of learning, the subjects were asked to perform the proposed exercise to the opposite side of which had been learned. An ANOVA yielded significant main effects for direction of transfer from the nonpreferred to preferred side, and for age - the younger dance students obtained lower performance scores that the older ones. It is suggested that the dance instructor initiates the exercise demonstration on the non-dominant side, with the purpose of a more effective learning. With the same theoretical and methodological reference, it would be interesting to study children with left lateral preference.. Key-words. bilateral. transfer. of. learning;. 43. classical. ballet;. children..

(46)

(47) ESTUDO EMPÍRICO. Introdução A performance do Ballet Clássico requer o treino de movimentos e habilidades técnicas específicas, que são praticados ao longo de vários níveis de formação. Durante este processo, o nível de exigência aumenta, bem como a intensidade e complexidade do movimento. É expectável que um estudante de Ballet seja capaz de desempenhar as suas tarefas de uma forma simétrica, a fim de se tornar um bailarino versátil e para prevenir possíveis lesões. No entanto, no início da prática de dança verifica-se uma proficiência discrepante no que respeita a habilidades motoras básicas em termos de lateralização. Por outro lado, um bailarino inexperiente demonstra uma clara preferência para a aprendizagem e prática de um movimento para um lado específico (Kimmerle, 2010). A investigação sobre a transferência de aprendizagem especificamente no contexto da aula de Ballet pode beneficiar o desenvolvimento de estratégias de ensino que promovam a simetria dos movimentos. A TBA ocorre quando a prática de uma tarefa motora com um dos segmentos do corpo melhora o desempenho com o membro contralateral homólogo (Magill, 2011), constituindo um alvo literatura de investigação. Ao longo dos anos, têm sido investigados diversos assuntos, tais como a razão pela qual a TBA ocorre, ou a direção do montante superior da transferência. Apesar de a TBA ter despoletado o interesse dos professores de dança como resultado da experiência obtida no contexto da aula, verificamos a quase inexistência de pesquisas desta matéria associadas à dança. Desta forma, o objetivo de nosso estudo é investigar a direção da TBA especificamente no Ballet Clássico. Esta pesquisa procura testar a relação entre a prática e a preferência lateral, assim como os seus efeitos sobre a transferência bilateral de padrões de movimento complexos de dança.. 45.

(48) ESTUDO EMPÍRICO. Metodologia Amostra Participaram no estudo 34 crianças do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos de idade (8,76 ± 1,52 anos), sendo todas elas destrímanas. A preferência manual e pedal foram avaliados através da aplicação de 2 questionários: Dutch Handedness Questionaire (van Strien, 2002) e Lateral Preference Inventory (Coren, 1993) respetivamente. A amostra foi dividida em dois grupos de idade (6-8 anos, n=20 e 9-11 anos, n=14). Posteriormente, cada grupo foi dividido de acordo com a ordem de prática dos exercícios propostos (6-8 anos, MP-MNP, n=10; 6-8 anos, MNP-MP, n=10; 9-11 anos, MP-MNP, n=7; 9-11 anos, MNP-MP, n=7). Todas as crianças iniciaram a prática do Ballet Clássico com 5 anos. Para além de duas aulas semanais de Ballet Clássico, nenhuma destas crianças pratica ou realiza atividades desportivas, musicais ou plásticas a nível extracurricular. Instrumento e Tarefa O autor e um professor credenciado da RAD conceberam um questionário com escala, com o propósito de avaliar o desempenho dos padrões de movimento. Os critérios para elaborar o questionário baseiam-se na visão da própria academia, assim como nos seus objetivos e nas diferentes especificações dos níveis de ensino (RAD, 2011). O questionário foi dividido de acordo com a capacidade técnica (considerando a postura, alinhamento, coordenação e equilíbrio), música (considerando o timing, tempo de resposta) e desempenho (considerando expressão e comunicação). Estes parâmetros foram classificados numa escala de Lickert de 1 a 5 pontos, recorrendo à avaliação qualitativa: "muito pobre (1), pobre (2), suficiente (3), bom (4) e muito bom (5)".. 46.

(49) ESTUDO EMPÍRICO. Todas as performances foram gravadas no formato de vídeo com uma câmara de filmar analógica CANON, modelo MV510. Os vídeos foram analisados posteriormente por três juízes. Para determinar a consistência inter-avaliadores, realizou-se uma análise de variância, a qual não revelou diferenças significativas nas classificações médias para os três parâmetros nas quatro sequências de movimentos (Coeficiente de Kappa: entre 0.487 e 0.722; p = 0.000).. Delineamento Experimental e Procedimentos. O estudo realizou-se em três salas diferentes, sem marcas nem referências assimétricas e familiares às alunas. O fator idade envolveu dois níveis distintos, 6 a 8 anos e 9 a 11 anos. Por sua vez, as condições de transferência foram as seguintes: MP-MNP e MNP-MP. As alunas foram aleatoriamente distribuídas para uma das duas condições de tratamento referidas, tendo em conta uma distribuição quantitativa idêntica em cada condição no que respeita à idade. A tarefa consistiu em executar dois exercícios do antigo currículo da RAD, os quais envolvem movimentos estáticos e dinâmicos: Step Close Step Point e Walks and Point (Primary), Classical Walks e Transfer of Weight (Grade 1) representados e descritos na Tabela 1 e na Tabela 2.. 47.

(50) ESTUDO EMPÍRICO. Tabela 1: Descrição dos exercícios da RAD (Primário).. Primeiro Exercício - Step Close Step Point Tempos. Descrição 1a posição en face. Início. Segurando na saia. Intro – 4 tempos 1–2. Passo para a direita e fecha em 1ª posição. 3. Passo para a direita. 4. Ponta com o pé esquerdo à frente com fondu. 5–8. Repetir para o outro lado. 1–8. Repetir tudo Segundo Exercício - Walks and Point 1a posição en face. Início. Segurando na saia. Intro – 4 tempos 1–2. Dégagé pé direito à frente. 1–3. 3 passos para a frente. 4. Dégagé pé esquerdo à frente em fondu. 5–8. Repetir para o outro lado. 1–8. Repetir tudo. 48.

(51) ESTUDO EMPÍRICO. Tabela 2: Descrição dos exercícios da RAD (Grau 1). Primeiro Exercício: Classical Walks Tempos. Descrição Colocação na parte superior do palco, à esquerda 1a posição natural. Início. Voltado para a direita da parte inferior do palco Bras bas. Intro - 6 counts. 1-3. Espera Dégagé direita, pé direito à frente. 4-6. Membros superiores em demi-seconde Cabeça voltada para o centro 8 passos para a frente, dirigindo-se para a direita. 1–8. inferior do palco Fechar em 1a posição. 9. Meia volta para se direcionar para a esquerda inferior. 10 – 12. do palco. 1 – 12. Repetir para o outro lado Segundo Exercício: Transfer of Weight 1a posição. Início. Bras bas. Intro – 4 tempos 1–4. 5 7 8 1–8. 2 Battement tendus para 2 a posição fechando em 1 a posição Dégagé para 2 a posição Membros superiores para demi-seconde Transferir peso e dégagé em 2 a posição Fechar em 1 a posição Bras bas Repetir para o outro lado. 49.

(52) ESTUDO EMPÍRICO. A instrução foi realizada por um professor credenciado da RAD. Foi solicitado a cada grupo a aprendizagem e performance de dois exercícios, os quais se encontram adequados à idade e nível técnico das alunas. Em. ambas. a. condições. de. tratamento,. cada. aluna. realizou,. relativamente à sequência de movimentos solicitada, 5 tentativas na fase de aprendizagem, 5 na de retenção e apenas 1 tentativa na avaliação final (fase de transferência da aprendizagem). Nesta última fase, cada participante foi convidada a realizar a performance para o lado oposto ao qual praticou, sendo privada de qualquer instrução adicional. A fase de aquisição é relativa ao processo de aprendizagem da sequência de movimentos propostos. Por sua vez, a fase de retenção diz respeito à prática e aperfeiçoamento do conhecimento adquirido durante a fase anterior. Desta forma, as fases de aquisição e de retenção não foram consideradas para análise no presente estudo, não sendo alvo de avaliação, tendo sido descritas na medida em que fizeram parte do desenho experimental. Um dos motivos pelo qual não foram avaliadas as performances nestas duas fases incide no facto de todas as alunas que constituem a amostra terem os mesmos anos de prática de Ballet e o mesmo número de treinos semanais, situando-se, segundo a opinião da professora, no mesmo nível de desempenho. Por outro lado, os exercícios propostos são constituídos por elementos técnicos frequentemente treinados durante as aulas, como por exemplo os tendus e as transferências de peso. Assim, não foram necessariamente aprendidos novos elementos técnicos, mas apenas o seu enquadramento e encadeamento numa sequência de movimentos e música específicas. No que respeita ao cálculo do transfer, o nosso estudo encontra-se de acordo com os procedimentos metodológicos propostos e realizados por Puretz (1983), que considerou, como valor da transferência de aprendizagem, a pontuação obtida pelas alunas na performance dos exercícios propostos para o lado contrário ao inicialmente executado. A TBA foi calculada de acordo com a média das pontuações dos dois avaliadores em 3 parâmetros distintos (técnica, música e performance) na fase de avaliação final (fase de transferência de aprendizagem).. 50.

(53) ESTUDO EMPÍRICO. Resultados O programa de estatística Statistical Package for the Social Science (SPSS 20.0) foi o selecionado para o tratamento dos dados. Foi realizada uma análise exploratória de dados com o objectivo de garantir a normalidade da distribuição e excluir a eventual presença de outliers, através do teste de Shapiro-Wilk e do teste de Levene.. Os quatro exercícios foram agrupados em duas variáveis: Exercício 1 para Step Close Step Point (Primário) e Transfer of Weight (Grau 1); Exercício 2 para Walks and Point (Primário) e Classical Walks (Grau 1). A performance dos exercícios mencionados foi avaliada em três subsecções distintas: capacidade técnica, música e performance. Efetuámos a análise descritiva dos resultados, assim como uma ANOVA II Fatores para examinar o efeito dos fatores idade e condição de transferência, e suas interações relativamente à TBA. Foi calculada a média dos resultados das subsecções de cada juiz, bem como os resultados dos dois exercícios de Ballet específicos para cada grupo. A análise de variância foi realizada posteriormente com estes resultados. No Quadro 1 encontram-se descritos os resultados médios obtidos com o desempenho dos exercícios. Quadro 1: Média e desvio padrão da pontuação dos exercícios nº1 e nº2 nas condições MP-MNP e MNP-MP, para a técnica, música e performance. Condição. MP  MNP. MNP  MP. 6-8. 9 - 11. 6–8. 9 - 11. Técnica. 2.42 ± 0.67. 2.75 ± 0,96. 2.57 ± 0.89. 3.50 ± 1.00. Música. 2.50 ± 0.87. 3.13 ± 1.31. 3.00 ± 1.44. 3.85 ± 1.27. Performance. 2.31 ± 0.52. 2.75 ± 0.95. 2.57 ± 0.89. 3.15 ± 0.67. Técnica. 2.12 ± 0.85. 2.25 ± 0.50. 3.00 ± 0.65. 2.95 ± 0.93. Música. 2.19 ± 0.93. 2.50 ± 1.15. 3.00 ± 0.58. 3.20 ± 0.90. Performance. 1.88 ± 0.55. 2.38 ± 0.48. 2.50 ± 0.76. 2.80 ± 0.98. Idade. Exercício 1. Exercício 2. 51.

(54) ESTUDO EMPÍRICO. Os resultados evidenciados no Quadro 1 revelam valores médios da técnica, música e performance em ambos os exercícios predominantemente superiores no grupo etário 9 – 11 anos, assim como na condição MNP – MP. A Figura 1 ilustra as pontuações obtidas pelas alunas em ambos os exercícios em função da sua idade, enquanto a Figura 2 evidencia as pontuações obtidas em função da condição de prática (MP-MNP ou MNP-MP).. Figura 1: Pontuação obtida pelas alunas em função da idade.. O diagrama de extremos e quartis revela que os sujeitos cuja idade está compreendida entre os 9 e os 11 anos de idade obtiveram melhores resultados médios nos 2 exercícios propostos comparativamente às alunas mais jovens.. 52.

(55) ESTUDO EMPÍRICO. Figura 2: Pontuação média em ambos os exercícios em função da condição de prática.. A Figura 2 evidencia melhores resultados médios das alunas que aprenderam e a praticaram com os MNP e realizaram a performance com os MP. Seguidamente apresentamos os resultados significativos obtidos em ambos os exercícios em cada um dos parâmetros em análise.. Quadro 2: Resultados significativos do exercício 1 nos parâmetros técnica, música e performance, valores de F e de p. Secção. Fator. F. p. Efeito. Técnica. Idade. 5.341. 0.011. 9 – 11 anos. Condição de prática. 4.360. 0.045. MNP – MP. Idade. 5.629. 0.024. 9 – 11 anos. Idade. 6.857. 0.013. 9 - 11 anos. Música. Performance. 53.

(56) ESTUDO EMPÍRICO. Para o Step Close Step Point e Transfer of Weight, tanto os sujeitos do grupo 6 – 8 anos como os do grupo 9 - 11 anos obtiveram melhor pontuação na condição MNP-MP. Através do Quadro 2, observou-se um maior efeito da condição de prática na TBA no parâmetro relativo à música [F1,32=4,360; p=0,045]. Por sua vez, o fator idade revelou efeitos estatisticamente significativos nos três parâmetros em análise, principalmente no que concerne à técnica [F1,32=5,341; p =0,01] e à performance [F1,32=6,857; p=0,01] nas idades 9 -11 anos. Apesar dos valores de p se encontrarem muito próximos do nível de significância considerado no presente estudo (p ≤ 0,05), não se verificaram efeitos significativos da condição de prática na técnica [F1,32=4,027; p=0,053] e na performance [F1,32=4,063; p=0,052]. A interação entre a idade e o sexo não se revelou significativa em nenhum dos parâmetros em análise: técnica [F1,32=0,871; p=0,358], música [F1, 32=0,065;. p=0,801] e performance [F1,32=0,066; p=0,799].. No Quadro 3 apresentamos os resultados das performances do exercício nº2, constituído pelo Walks and Point (Primário) e Classical Walks. (Grau 1).. Quadro 3: Resultados significativos do exercício 2 nos parâmetros técnica, música e performance, valores de F e de p.. Secção. Condição. F. p. Efeito. Técnica. Condição de prática. 9.403. 0.004. MNP – MP. Música. Condição de prática. 8.670. 0.006. MNP – MP. Condição de prática. 7.125. 0.012. MNP – MP. Idade. 4.742. 0.037. 9 – 11 anos. Performance. 54.

(57) ESTUDO EMPÍRICO. Pela análise do Quadro 3, observaram-se valores significativos na condição MNP-MP em todos os parâmetros de avaliação do exercício 2, com valores de p em consonância com o nível de significância considerado no presente estudo. De realçar os resultados obtidos ao nível da técnica na condição MNPMP [F1,32= 9,403; p= 0,004], muito embora os valores relativos aos restantes parâmetros para a mesma condição de prática também se revelem significativos [música: F1,32= 8,670; p= 0,006; performance: F1,32=7,125; p=0,012]. No caso do exercício 2, o factor idade não revelou efeitos significativos na TBA nos parâmetros técnica [F1,32=1,136; p=0,295] e música [F1,32=2,717; p=0,109].. À semelhança dos resultados obtidos no exercício 1, a interação. entre os factores idade e sexo não se revelou significativa ao nível da técnica [F1,32=0,092; p=0,764], da música [F1,32=0,027; p=0,870] e da performance [F1,32=0,114; p=0,735]. No Quadro 4 apresentamos os resultados significativos obtidos tendo em conta. o movimento geral,. isto. é,. a. avaliação. de. cada. parâmetro. independentemente do exercício.. Quadro 4: Valores médios do exercício 1 e do exercício 2. Resultados significativos dos parâmetros técnica, música e performance, valores de F e de p. Secção. Condição. F. p. Direção do Efeito. Condição de prática. 8.188. 0.007. MNP – MP. Idade. 4.471. 0.042. 9 – 11 anos. Condição de prática. 7.619. 0.009. MNP – MP. Idade. 5.326. 0.028. 9 – 11 anos. Condição de prática. 7.072. 0.012. MNP – MP. Idade. 7.351. 0.011. 9 – 11 anos. Técnica. Música. Performance. 55.

(58) ESTUDO EMPÍRICO. De acordo com o apresentado no Quadro 4, e se considerarmos os parâmetros de avaliação independentemente dos exercícios, verificamos efeitos significativos tanto do factor idade como na condição de prática na técnica, música e performance, sempre na direção MNP-MP. Porém, a interação entre a idade e o sexo não se revelou significativa tanto para a técnica [F1,32=0,141; p=0,701], como para a música [F1,32=0,007; p=0,932] e performance [F1,32=0,003; p=0,955].. 56.

(59) ESTUDO EMPÍRICO. Discussão dos Resultados Os. nossos. resultados. revelaram. diferenças. estatisticamente. significativas da TBA na técnica, música e performance, em ambos os exercícios, na comparação entre as condições de transferência, tendo revelado a condição MNP–MP valores mais elevados de transferência, e na comparação entre os grupos de idade. As meninas mais velhas (9 – 11 anos) apresentaram valores de transferência significativamente mais elevados do que as mais novas (6-8 anos). A TBA ocorre quando uma nova habilidade é aprendida primeiro para um lado e, em seguida, transferida para o outro (Magill, 2011). Os instrutores e professores de dança devem refletir sobre esta questão em termos de aula, a fim de optimizar o processo de treino, facilitando a aprendizagem e a transferência de habilidades motoras específicas. Presumimos que os padrões motores usados nesta pesquisa são sequências de movimentos complexos, que foram aprendidos para um lado do corpo e transferidos para o lado oposto como resultado da prática. A razão que motivou a escolha destes movimentos baseia-se no cariz específico das aulas de Ballet Clássico, uma vez que estas raramente envolvem tarefas simples, como as utilizadas tradicionalmente em estudos na área da TBA. Por outro lado, os exercícios selecionados são parte integrante do currículo precedente da RAD, estabelecendo uma relação muito próxima com as aulas de Ballet, conferindo a esta pesquisa o caráter ecológico tido como fundamental nos estudos sobre desenvolvimento e aprendizagem motora. Ao longo dos últimos anos, um dos pontos de controvérsia sobre a TBA refere-se à sua direção (Vasconcelos, 2006). Através da análise dos valores obtidos no nosso estudo relativamente aos valores dos exercícios propostos nos estudos constantes da literatura, quando consideradas as condições de transferência e a idade, os nossos. resultados revelaram diferenças. estatisticamente significativas na comparação entre os grupos quanto à capacidade técnica, à música e à performance.. 57.

(60) ESTUDO EMPÍRICO. Assim,. no. nosso. estudo. observámos. uma. TBA. assimétrica,. corroborando estudos como o de Puretz (1983). Esta investigadora obteve resultados significativos na transferência de sequências de dança, os quais indicaram uma maior transferência do lado não preferido para o preferido. De acordo com os resultados obtidos, a autora sugere o ensino da dança para o lado não preferido dos sujeitos, “maximizando a aprendizagem através da transferência bilateral”. Puretz (1983) defende ainda que os professores de dança podem colher benefícios do ensino para o lado não preferido, uma vez que, através da prática, os MNP vão experienciar melhorias significativas e, em simultâneo, o bailarino é capaz de manter um alto nível de performance para o lado preferido. Os nossos resultados encontram-se em conformidade com esta perspectiva, visto que as crianças que realizaram o treino com os MNP obtiveram melhores resultados do que aquelas que aprenderam e praticaram com os MP. Todavia, Magill (2011) defende que a prática com o MP beneficia a mais aprendizagem. da. mesma. tarefa. com. o. membro. contra-lateral,. comparativamente à situação oposta. O autor refere que este fenómeno ocorre devido a factores motivacionais, visto que a prática com o membro mais proficiente fomenta a realização da tarefa com o membro oposto. Apesar de sentimos alguma dificuldade em comparar os padrões de movimento. específicos. do. Ballet. com. habilidades. motoras. discretas,. geralmente utilizadas em estudos na área da transferência de aprendizagem, os resultados que obtivemos não se encontram na linha dos que são descritos em. grande. parte. dos. estudos efetuados. com. sujeitos destrímanos.. Investigações recentes apontam para uma TBA simétrica (Gonçalves, 2011; Magalhães, 2007; Teixeira, 2006). Segundo Teixeira (2006), determinados componentes da tarefa motora são controlados com a mesma proficiência por ambos os hemisférios cerebrais, sugerindo que ocorre uma simetria na transferência entre membros. Contrastando com as investigações referidas, as crianças que participaram no presente estudo obtiveram melhores pontuações na performance dos exercícios com os MP quando a prática dos mesmos foi realizada inicialmente com os MNP.. 58.

Referências

Documentos relacionados

A presente licitação tem por objeto a contratação de empresa especializada em atividades de manutenção preventiva, corretiva e conservação de jardins, áreas

Há dois elementos gerais do Universo: matéria e espírito (princípio inteligente ou espiritual) e, acima de tudo Deus, o criador, o pai de todas as coisas.. Deus, espírito

- Embalagem Secundária e Terciária: Os cases são envoltos em embalagem de plástico bolha (embalagem secundária) e, em seguida, em papel cartonado (embalagem terciária),

Para os produtos afundados das amostras 'Rejeito Fino " e Rejeito Grosso" foram inicialmente elaboradas curvas acumulativas de distribuição de cassiterita

Gráfico 19 – Dados coletados referente o tamanho da cintura, através de questionário aplicado, à avaliação de hirsutismo em jovens de escolas estaduais – Unaí – MG no

CARDOSO ALVES, Paulo Alberto e VIANA, Ronaldo Sá. Aterramento de sistemas elétricos - inspeção e medição da resistência de aterramento. Riscos em instalações e serviços

a) A sala de aula da educação infantil deve ser um espaço visualmente limpo, claro, permitindo que as crianças sintam-se à vontade para desenvolver suas capacidades de criar

Smith constituem uma amostra de tamanho dois, retirada da população humana; ao mesmo tempo eles formam uma amostra de tamanho um, retirada da população de todos os