• Nenhum resultado encontrado

PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. - Mandado de Segurança, IPI e PIS/COFINS-importação - MINIPRICE. Sr. Aparecido Cruz

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. - Mandado de Segurança, IPI e PIS/COFINS-importação - MINIPRICE. Sr. Aparecido Cruz"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

- Mandado de Segurança, IPI e PIS/COFINS-importação -

MINIPRICE

__________________________________________________________ Sr. Aparecido Cruz

(2)

Curitiba, 06 de agosto de 2013.

MINIPRICE São Paulo (SP)

Prezado Senhor,

Conforme solicitado, encaminhamos a presente proposta de honorários para a prestação de serviços de advocacia tributária à MINIPRICE (MINIPRICE).

Apresentamos, abaixo, a descrição do serviço que será prestado, nossa proposta de honorários, assim como as condições gerais de contratação, para sua aprovação.

1. Serviço proposto e Escopo

Nosso serviço consistirá no patrocínio de medida judicial específica de natureza tributária, cujo objeto consubstancia-se na elaboração, interposição e acompanhamento de Mandado de Segurança, bem como das peças e recursos processuais inerentes à medida, estudados e aplicados ao caso especifico, de acordo com os interesses da MINIPRICE.

Diante da identificação da situação passível de ser questionada judicialmente, objetiva-se propiciar à MINIPRICE o adequado cumprimento de suas obrigações. Ainda, nossas análises, opiniões e abordagens considerarão o caso específico

(3)

apresentado, a fim de oferecer soluções personalizadas que melhor correspondam à legislação aplicável e, sendo necessário, ao posicionamento dos tribunais.

1.1. PIS-importação e COFINS-importação ilegalidades e inconstitucionalidades

Conforme nos foi informado, a MINIPRICE realiza a importação de bens inerentes às suas atividades, pelo que está sujeita ao recolhimento do PIS-Importação e da COFINS–Importação, incidentes sobre o valor de entrada de bens estrangeiros no território nacional.

A Constituição Federal ao autorizar a instituição das contribuições sobre a importação de produtos estrangeiros (art.149, § 2º), consagrou que estas deveriam ter por base de cálculo o valor aduaneiro da mercadoria importada.

Nesse sentido, deve ser considerado como base de cálculo das referidas contribuições o preço efetivamente pago ou a pagar pela mercadoria importada, adicionado do custo do transporte, valor da carga, valor da descarga, valor do manuseio e custo do seguro, no exato conceito de “valor aduaneiro”, assim entendido apenas como o valor que servir de base para o cálculo do imposto de importação, previsto no Decreto nº 6.759/2009 (Regulamentação das atividades aduaneiras e operações de comércio) e Decreto-Lei nº 37/1966 (Imposto Importação).

Entretanto, a Lei nº 10.865/2004, ao regulamentar os referidos tributos e determinar a base de cálculo das contribuições, considerou o valor aduaneiro como sendo o valor utilizado na base de cálculo do imposto importação, acrescido do valor do ICMS relativo ao desembaraço aduaneiro e do valor das próprias contribuições (PIS e COFINS) na incidência sobre a importação de bens.

(4)

A referida norma não só ampliou as diretrizes constitucionais, mas como também estendeu o próprio conceito de valor aduaneiro, inclusive alargando a base de cálculo de tais contribuições.

Tal incongruência já restou analisado, por meio de repercussão geral, pelo próprio E. Supremo Tribunal Federal. Vejamos a ata de julgamento do processo paradigma:

“Decisão: Prosseguindo no julgamento, o Tribunal negou provimento ao recurso extraordinário para reconhecer a inconstitucionalidade da

expressão “acrescido do valor do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS incidente no desembaraço aduaneiro e do valor das próprias contribuições”, contida no inciso I do art. 7º da Lei nº 10.865/04, e,

tendo em conta o reconhecimento da repercussão geral da questão constitucional no RE 559.607, determinou a aplicação do regime previsto no § 3º do art. 543-B do CPC, tudo nos termos do voto da Ministra Ellen Gracie (Relatora). Redigirá o acórdão o Ministro Dias Toffoli. Em seguida, o Tribunal rejeitou questão de ordem da Procuradoria da Fazenda Nacional que suscitava fossem modulados os efeitos da decisão. Votou o Presidente, Ministro Joaquim Barbosa. Plenário, 20.03.2013.” (RE nº

559937 - substituto do paradigma de repercussão geral - RE 559607) Por todo o exposto, objetiva-se afastar integralmente a exigência do PIS-importação e da COFINS-importação, ou, quando menos, garantir que sua exigência se dê sobre a base de cálculo adequada, frente às inconstitucionalidades e ilegalidades presentes na Lei nº 10.865/2004, conforme exposto.

1.2. IPI vinculado à importação e revenda de bens

A MINIPRICE importa produtos para a posterior revenda no mercado interno, razão pela qual está sujeita à exigência do IPI na operação interna e na importação.

(5)

Analisando-se o art. 46 do CTN, pode-se adotar a linha de interpretação de que o fato gerador do IPI ocorre, alternativamente, em três momentos: i) na saída do produto do estabelecimento industrial, ou equiparado a industrial; ii) no desembaraço aduaneiro de produtos de procedência estrangeira, pois há o reconhecimento de que o processo de industrialização se dá antes da importação; e iii) na arrematação em leilão.

Ocorre que a empresa importadora (comerciante dos produtos importados), após efetuar o pagamento do IPI no desembaraço, está novamente obrigada ao pagamento do IPI no momento em que dá a saída da mercadoria importada para o mercado interno, mesmo quando esta não sofre novo processo de industrialização. Ou seja, pode-se entender que ocorre indevidamente a dupla incidência do IPI sobre a mesma situação.

Decisões proferidas pelo TRF da 4ª Região e pelo STJ1 abalizam tal entendimento, ao consignarem que após o recolhimento do tributo, no momento do desembaraço aduaneiro (art. 46, I, do CTN), o comerciante/importador não poderá ser novamente considerado contribuinte do imposto, no caso de mera revenda de mercadorias. Assim, visa-se garantir o direito da MINIPRICE ao não pagamento do IPI na saída do bem importado, por ser considerado bis in idem.

1 TRIBUTÁRIO. EMPRESA IMPORTADORA. FATO GERADOR DO IPI. DESEMBARAÇO ADUANEIRO. REVENDA. O fato gerador do IPI, nos termos do artigo 46 do CTN, ocorre alternativamente na saída do produto do estabelecimento; no desembaraço aduaneiro ou na arrematação em leilão. Tratando-se de empresa importadora, o fato gerador ocorre no desembaraço aduaneiro, não sendo viável nova cobrança do IPI na saída do produto quando de sua comercialização, ante a vedação ao fenômeno da bitributação. Precedentes. (TRF4, APELREEX 5041451-34.2011.404.7000, Primeira Turma, Relator p/ Acórdão Joel Ilan Paciornik, D.E. 02/08/2012) No mesmo sentido: 5000342-85.2012.404.7200/SC; 5000531-73.2011.404.7208/SC; 5004919-77.2010.404.7200/SC; 5007615-86.2010.404.7200/SC; 0010443-77.2009.404.7200/SC. EMPRESA IMPORTADORA. FATO GERADOR DO IPI. DESEMBARAÇO ADUANEIRO.

I - O fato gerador do IPI, nos termos do artigo 46 do CTN, ocorre alternativamente na saída do produto do estabelecimento; no desembaraço aduaneiro ou na arrematação em leilão.

II - Tratando-se de empresa importadora o fato gerador ocorre no desembaraço aduaneiro, não sendo viável nova cobrança do IPI na saída do produto quando de sua comercialização, ante a vedação ao fenômeno da bitributação.

(6)

2. Honorários

Para a prestação dos serviços de advocacia descritos acima, propomos a cobrança de nossos honorários observando, alternativamente, uma das formas a seguir:

2.1 – Patrocínio de ambas as discussões:

(i) Pró-labore: R$ 9.800,00 (nove mil e oitocentos reais), para ambos as discussões, devidos em duas parcelas mensais, iguais e sucessivas, vencendo a primeira após 15 (quinze) dias do aceite da presente proposta. (ii) Honorário de Acompanhamento: 1/3 (um terço) do salário mínimo nacional vigente, por mês, para ambas as discussões, devidos desde a impetração do mandado de segurança até o trânsito em julgado da decisão final, limitados a 60 (sessenta) meses.

(iii) Honorários de êxito: 12% (doze por cento), incidentes sobre o benefício auferido em cada discussão. O montante será devido no mês em que ocorrer o trânsito da decisão que dê fim a cada uma das discussões.

2.2 – Patrocínio de apenas uma das discussões – PIS-importação e COFINS-importação:

(i) Pró-labore: R$ 6.000,00 (seis mil reais), devidos em duas parcelas mensais, iguais e sucessivas, vencendo a primeira após 15 (quinze) dias do aceite da presente proposta.

(7)

(ii) Honorários de êxito: 12% (doze por cento), incidentes sobre o benefício auferido. O montante será devido no mês em que ocorrer o trânsito em julgado da decisão final.

Para fins da presente proposta se considera benefício auferido os valores que deixarem de ser recolhidos ou puderem ser recuperados a título dos tributos discutidos, desde a propositura da ação até o seu trânsito em julgado, bem como os valores referentes aos recolhimentos passados passíveis de compensação ou restituição, devidamente atualizados pela taxa SELIC (ou outro índice que a substitua).

Nos valores acima descritos não estão incluídos eventuais custos e despesas administrativas relacionadas à execução dos trabalhos, de que trata o item 3.a abaixo.

3. Disposições gerais

a) Despesas de natureza administrativa (transporte, hospedagem,

comunicações, correspondentes, etc.) serão objeto de reembolso em separado;

b) Para que este serviço atinja os resultados almejados, vamos valer de toda a nossa experiência e esforços. Ainda, reiteramos a importância de estreita colaboração entre os profissionais envolvidos, seja antecipando problemas e projetos, seja atendendo com presteza às informações e documentos solicitados;

c) Nosso trabalho será principalmente conduzido e orientado de acordo com os dados, documentos, planilhas, relatórios e informações, inclusive

(8)

verbais, que nos foram prestadas pelos colaboradores e responsáveis da

MINIPRICE. Assim, a conclusão do mesmo pode restar prejudicada caso as

referidas informações sejam inexatas, incompletas ou que, por qualquer razão, não venham a se confirmar.

d) Diante de alguns precedentes jurisprudenciais, caso haja modificação da razão social ou objeto da empresa, bem como outras alterações societárias, tais como fusão, cisão e incorporação, pedimos a gentileza de que nosso escritório seja prontamente informado, a fim de que seja regularizada a representação processual e convalidados os atos praticados por nossos advogados no(s) processo(s).

e) Para tornar mais ágil a prestação dos serviços e facilitar a

comunicação, troca de informações e arquivos relacionados aos serviços prestados, via de regra nos utilizaremos de e-mail, encaminhando, sempre que necessário e solicitado por V. Sas., nossa posição formal por meio de documentos físicos, impressos e assinados pelos sócios responsáveis.

Entretanto, como as mensagens e arquivos eletrônicos enviados através de email poderão ser corrompidos, extraviados, interceptados, barrados por spam ou chegar com atraso por fato superveniente à nossa vontade, pedimos a especial gentileza de V. Sas., sempre que entenderem necessário, entrar em contato conosco para solucionar a eventual pendência.

f) A presente proposta pode ser rescindida a qualquer tempo, mediante prévia notificação de 30 (trinta) dias, sem prejuízo do pagamento dos honorários previstos.

No caso de rescisão, ou desistência das defesas (inclusive em razão de parcelamento ou pagamento de eventuais débitos discutidos), será devido,

(9)

em sua integralidade, os honorários objetos do tópico anterior, inclusive de êxito.

Caso estejam de acordo com a nossa proposta, pedimos gentileza de nos devolver uma via assinada no campo “de acordo”, abaixo, juntamente com duas testemunhas devidamente identificadas, transformando esta proposta no instrumento legal de prestação de serviços que trata.

Permanecendo à disposição de V.Sas., subscrevemo-nos. Atenciosamente,

LING & MONEDA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

Rafael Ling Willian Moneda

De acordo: MINIPRICE Representante Legal Testemunhas: ________________________ Nome CPF: ________________________ Nome CPF:

Referências

Documentos relacionados

2- A autenticidade desta Nota Fiscal poderá ser verificada no site, com a utilização do Código de Verificação... RELAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA Nº DO RG ADMISSÃO

Assinado por 1 pessoa: LUIZ BENEDITO ROBERTO TORICELLI Para verificar a validade das assinaturas, acesse https://atibaia.1doc.com.br/verificacao/ e informe o

Valor do Apartamento (R$) Valor da Vaga de Garagem (R$) Valor Total da Garantia (R$).. Valor Total da Garantia

O seu aparelho faz uma lista de todos os coman- dos de envio, incluindo os faxes que foram pre- parados para recepção interna ou que deverão ser enviados mais tarde. Chamar a lista

Todos os dias, fazemos uma porção de pequenas coisas, sem prestar a mínima atenção à quantidade de energia e trabalho que estão por trás de tudo o que fazemos. São gestos

Os exames de imagem são os exames de escolha para o diagnóstico da espondilodiscite, sendo a ressonância nuclear magnética (RNM) o.. diagnóstico da espondilodiscite, sendo a

6 NOGUEIRA, Ataliba “Teoria do Município”, in Revista de Direito Público. São Paulo: Editora Revista dos.. aumento das necessidades de recursos dos níveis supra locais

As inscrições serão feitas na Comissão Permanente de Vestibular da UFMG (COPEVE), situada no Prédio da Reitoria da UFMG, à Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – Campus da