• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL nº 01/2014 AGOSTO DE 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL nº 01/2014 AGOSTO DE 2014"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL – nº 01/2014 AGOSTO DE 2014

Artigo 1º: O Conselho Regional de Serviço Social / 7ª Região (RJ), pelo presente Edital e observando a legislação sobre estágio, oficializa abertura de uma vaga para estágio em Serviço Social (com duração de seis meses, podendo ser prorrogada, mediante interesse e acordo das partes, nos termos do artigo 11 da Lei 11.788/2008), segundo critérios e prazos previstos neste Edital.

Artigo 2º: Podem se candidatar estudantes de Serviço Social de quaisquer unidades de ensino cujo curso de Serviço Social encontre-se reconhecido pelo Ministério da Educação, respeitadas as seguintes condições:

a) comprovar estar matriculado em curso de ensino superior em Serviço Social;

b) comprovar ter cursado as disciplinas que são pré-requisitos para o cumprimento de estágio obrigatório;

c) comprovar Coeficiente de Rendimento (CR) ou aproveitamento acadêmico igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento);

d) ter disponibilidade para o cumprimento de 10 horas semanais de estágio, que compreenderão atividades presenciais e, eventualmente, em outros locais – eventos, atividades do Conselho etc.;

e) participar das etapas de seleção abaixo descritas.

DA INSCRIÇÃO E SUA HOMOLOGAÇÃO

Artigo 3º: A inscrição de estudante para a vaga que dá origem ao presente Edital consistirá das seguintes etapas:

a) preenchimento de ficha de inscrição – anexo 1 do presente Edital – (disponível no site www.cressrj.org.br);

b) envio da ficha de inscrição e das comprovações requeridas pelo artigo 2º, devidamente assinada, pelo e-mail secretaria@cressrj.org.br ou entrega dos mesmos documentos pessoalmente, à Rua México, 41, sala 1202, entre 10 e 16 horas a contar do dia de publicação do presente Edital até o dia 08/08/2014.

(2)

Parágrafo primeiro: No ato da inscrição a/o candidata/o receberá um código de inscrição que será utilizado para todas as etapas da presente seleção, inclusive divulgação de resultados. A/o candidata/o compromete-se a consultar o site do Conselho para acompanhar todos os atos previstos por este Edital.

Parágrafo segundo: A não apresentação de toda a documentação requerida ensejará a desclassificação automática da/o estudante da próxima etapa de seleção.

Parágrafo terceiro: Nas inscrições eletrônicas (via e-mail) o protocolo com o código de inscrição será enviado por e-mail em até 24 horas. Caso não o receba neste prazo, a/o candidata/o se compromete a fazer contato imediato com o Conselho até o dia 11/08, às 16 horas.

Parágrafo quarto: A homologação ou não das inscrições serão divulgadas no dia 12/08/2014, até 16 horas, pelo site www.cressrj.org.br , pelo código de inscrição referido nos parágrafos anteriores. Na hipótese de não homologação, a razão da mesma estará identificada.

DA SELEÇÃO E APROVAÇÃO

Artigo 4º: A aprovação de estudante para a vaga que dá origem ao presente Edital cumprirá o seguinte calendário:

a) prova em data e local a serem divulgados até as 16 horas do dia 15/08/2014 pelo site do Conselho (www.cressrj.org.br);

b) a prova ocorrerá entre os dias 18 e 20 de agosto de 2014;

c) divulgação do resultado e gabarito: 25 de agosto de 2014, até 16 horas;

d) prazo de recurso, que deverá ser entregue, por escrito e fundamentado, na sede do Conselho no dia 26 de agosto de 2014, até 16 horas, pelo mesmo formato em que foi feito a inscrição (presencialmente, à Rua México, 41, sala 1202, entre 10 a 16 horas; pelo e-mail secretaria@cressrj.org.br postado até as 16 horas);

e) divulgação do resultado final: 28 de agosto de 2014, até 16 horas, pelo site do Conselho (www.cressrj.org.br) e no mural da entidade.

Artigo 5º - A prova referida no artigo anterior terá duração máxima de duas horas e poderá versar sobre o Código de Ética da/o Assistente Social (1993), a Lei 8.662/93 (que

(3)

regulamenta a profissão de assistente social no Brasil e dá outras providências) e/ou sobre o projeto ético-político do Serviço Social brasileiro.

Parágrafo primeiro: A prova será composta de cinco questões de múltipla escolha (valendo um ponto cada) e uma questão dissertativa entre 40 e 80 linhas (valendo cinco pontos – dos quais quatro pontos serão relativos à apreensão da/o estudante sobre o tema e um ponto relativo à qualidade de redação, no que diz respeito à coesão, raciocínio lógico, ortografia e gramática).

Parágrafo segundo: A bibliografia de referência será a seguinte:

1) CFESS – Conselho Federal de Serviço Social. Código de Ética da/o Assistente Social. Disponível em http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP2011_CFESS.pdf

2) _______. Lei 8.662/93 (Regulamenta a profissão de assistente social e dá outras providências). Disponível em http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP2011_CFESS.pdf 3) CRESS-RJ – Conselho Regional de Serviço Social – 7ª Região. Projeto ético-político e exercício profissional em Serviço Social. Os princípios do Código de Ética articulados à atuação crítica de assistentes sociais. Rio de Janeiro: CRESS-RJ, 2013. (Disponível na sede do CRESS-RJ para consulta – agendar pelo e-mail biblioteca@cressrj.org.br – ou para aquisição)

4) NETTO, José Paulo. A construção do projeto ético político do Serviço Social. Disponível em http://cpihts.com/PDF03/jose%20paulo%20netto.pdf

Artigo 6º - As provas receberão um código fornecido junto com o protocolo da inscrição e serão preenchidas em folha sem identificação do nome da/o candidata/o e/ou de sua unidade de ensino; estes dados constarão de folha à parte, que terá o mesmo código da prova de cada estudante.

Parágrafo primeiro: As/os candidatas/os deverão apresentar documento de identificação civil, com foto, no local da prova.

Parágrafo segundo: As/os candidatas/os deverá(ão) trazer caneta esferográfica azul ou preta. Somente questões com resposta a caneta serão corrigidas.

Parágrafo terceiro: Não será permitido uso de aparelhos eletrônicos, tais como celulares, tablets, pagers e similares.

(4)

Artigo 7º - Serão critérios para eventual desempate, nesta ordem: a) enquadrar-se na condição de idoso (conforme Lei 10.741/2003);

b) possuir maior coeficiente de rendimento ou aproveitamento acadêmico;

c) estar cursando períodos iniciais de estágio, de forma a possibilitar maior continuidade na contribuição do estágio para a formação, conforme preenchimento da ficha de inscrição em anexo;

d) comprovar participação em movimento estudantil em Serviço Social, conforme preenchimento da ficha de inscrição em anexo;

e) maior idade, excetuada a previsão da alínea “a” do presente artigo.

DO INÍCIO DO ESTÁGIO E DE SUAS CARACTERÍSTICAS

Artigo 8º: O estágio que gera o presente Edital se iniciará, preferencialmente, no mês de setembro de 2014. É condição para a convocação da(o) estudante aprovada(o) o prévio estabelecimento de convênio entre sua instituição de ensino superior e o CRESS-RJ. Parágrafo único: Na hipótese de não estabelecimento do convênio referido no caput do presente artigo em prazo que permita o início do estágio, seja por responsabilidade da(o) estudante ou de sua instituição do ensino, a(o) estudante poderá perder sua vaga, podendo haver, por parte do Conselho, a convocação de outra(o) estudante classificada(o), respeitada a ordem de classificação.

Artigo 9º: A vaga de estágio a que se refere o presente Edital, em consonância com a Política de Estágio do CRESS-RJ, será inicialmente oferecida na modalidade estágio não remunerado, que corresponde a dez horas semanais de atividades.

Parágrafo único: Por acordo entre as partes, e cumpridas as etapas previstas pela Política de Estágio do CRESS-RJ, a vaga em questão poderá se transformar em estágio remunerado, com consequentes alterações de carga horária.

Artigo 10: O estágio de que trata o presente Edital será supervisionado por assistente social devidamente inscrito no CRESS-RJ e em dia com suas anuidades e terá como foco

(5)

principal a prestação de assessoria, competência e atribuição profissional reconhecida de assistentes sociais.

Parágrafo primeiro: A previsão do caput do presente artigo não será interpretada no sentido de impedir contato de estudantes em estágio com as diversas tarefas e políticas desenvolvidas pelo CRESS/RJ, evidenciando-se que estudantes em estágio devem ter o mesmo compromisso com o sigilo imposto a profissionais e dirigentes do Conselho em situações que envolvam tal necessidade.

Parágrafo segundo: O eventual descumprimento da previsão do parágrafo anterior sujeitará a/o estudante em estágio a processo interno de apuração de responsabilidades – no qual lhe será garantido amplo direito de defesa e contraditório – que poderá resultar no rompimento do convênio de estágio estabelecido.

DOS CASOS OMISSOS

Artigo 11: Eventuais casos omissos neste Edital serão apreciados e deliberados pela Comissão de Gestão do CRESS-RJ, com a participação do profissional responsável pela futura supervisão de campo de estágio.

Rio de Janeiro, 05 de agosto de 2014.

Rodrigo Silva Lima Presidente do CRESS-RJ

(6)

ANEXO 1

Ficha de inscrição para seleção de estágio em Serviço Social

Nome completo, sem abreviação: ___________________________________________________ Data de nascimento: _____/____/____ R.G.:__________________C.P.F.:___________________ Endereço completo:______________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ Fone(s) para contato: Residencial:___________________________________________

Celular: ______________________Outros:____________________________________

e-mail(s):_______________________________________________________________________ Período em que se encontra no curso:________________________________________________ Período de estágio em que ingressará no segundo semestre letivo de 2014:__________________ Unidade de ensino em que cursa Serviço Social:_______________________________________ ( ) Declaro que possuo disponibilidade para o cumprimento de dez horas semanais de estágio. Especifique e anexe comprovação, caso haja, de sua participação em movimento estudantil. ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ Anexe as comprovações:

a) de que se encontra matriculado em curso superior de Serviço Social;

b) de seu Coeficiente de Rendimento (ou aproveitamento acadêmico) e histórico escolar, que comprove ter cursado as disciplinas pré-requisito para estágio, em documento com identificação da respectiva unidade de ensino.

( ) Declaro, para os devidos fins, que as informações acima prestadas e os documentos anexados são verídicos, sob pena de desclassificação, a qualquer momento do certame.

_______________________________________________________ Assinatura da(o) candidata(o)

Envie esta ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada, bem como os documentos comprobatórios solicitados para o e-mail secretaria@cressrj.org.br ou entregue-os à Rua México, 41, Sala 1202, Centro, Rio de Janeiro – RJ, nos prazos e horários previstos pelo Edital.

Referências

Documentos relacionados

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

E ele funciona como um elo entre o time e os torcedores, com calçada da fama, uma série de brincadeiras para crianças e até área para pegar autógrafos dos jogadores.. O local

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Frondes fasciculadas, não adpressas ao substrato, levemente dimórficas; as estéreis com 16-27 cm de comprimento e 9,0-12 cm de largura; pecíolo com 6,0-10,0 cm de

Em síntese, no presente estudo, verificou-se que o período de 72 horas de EA é o período mais ad- equado para o envelhecimento acelerado de sementes de ipê-roxo

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa