• Nenhum resultado encontrado

Granissetrom Hameln 1 mg/ml concentrado para solução injectável ou para perfusão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Granissetrom Hameln 1 mg/ml concentrado para solução injectável ou para perfusão"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Granissetrom Hameln 1 mg/ml concentrado para solução injectável ou para perfusão

Substância ativa: Cloridrato de Granissetrom

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para si.

− Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente.

− Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.

− Este medicamento foi receitado apenas para si. Não deve dá-lo a outros. O medicamento pode serlhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença.

− Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.

O que contém este folheto:

1. O que é Granissetrom Hameln e para que é utilizado

2. Antes de utilizar O que precisa de saber antes de utilizar Granissetrom Hameln 3. Como utilizar Granissetrom Hameln

4. Efeitos secundários possíveis

5. Como conservar Granissetrom Hameln

6. Conteúdo da embalagem e outras informações

1. O QUE É GRANISSETROM HAMELN E PARA QUE É UTILIZADO

Granissetrom Hameln contém uma substância activa denominada granissetrom. Esta pertence a um grupo de medicamentos denominados “antagonistas do receptor 5-HT3” ou “antieméticos”.

Granissetrom Hameln é usado na prevenção ou tratamento de náuseas (sentir-se enjoado) e vómitos causados por outros tratamentos médicos, tais como quimioterapia ou radioterapia para o cancro, e pela cirurgia.

A solução injectável ou para perfusão destina-se a utilização em adultos e crianças a partir dos 2 anos de idade.

2. O QUE PRECISA DE SABER ANTES DE UTILIZAR GRANISSETROM HAMELN

Não utilize Granissetrom Hameln

- se tem alergia (hipersensibilidade) ao granissetrom ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6).

Advertências e precauções

Fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro antes de utilizar Granissetrom Hameln.

Antes de tomar Granissetrom Hameln , fale com o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico, se:

- tem tido problemas com os seus movimentos intestinais devido a um bloqueio do seu intestino

- tem problemas cardíacos, está a ser tratado para o cancro com um medicamento que é conhecido por danificar o seu coração ou tem problemas com os níveis de sais no seu organismo, tais como o potássio, o sódio ou o cálcio (alterações electrolíticas)

(2)

- está a tomar outros medicamentos “antagonistas do receptor 5-HT3”. Estes incluem dolassetrom, ondansetrom, usados como o Granissetrom Hameln , no tratamento e prevenção de náuseas e vómitos.

A síndrome serotoninérgica é uma reação pouco frequente mas com potencial risco de vida que pode ocorrer com granissetrom (ver secção 4.4). A reação pode ocorrer se tomar granissetrom isoladamente mas é mais provável que ocorra se tomar granissetrom com determinados medicamentos (em particular fluoxetina, paroxetina, sertralina, fluvoxamina, citalopram, escitalopram, venlafaxina, duloxetina).

Outros medicamentos e Granissetrom Hameln

Informe o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica. Granissetrom Hameln pode afectar o modo de funcionamento de alguns medicamentos e também porque outros medicamentos podem afectar o modo como esta injecção actua.

Em particular informe o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico se estiver a tomar os seguintes medicamentos:

- medicamentos usados para tratar um ritmo cardíaco irregular

- outros medicamentos “antagonistas do receptor 5-HT3” tais como dolassetrom ou ondansetrom (ver “Advertências e precauções ” acima)

- fenobarbital, um medicamento usado para tratar a epilepsia

- ISRSs (inibidores seletivos da recaptação da serotonina) utilizados para tratar a depressão e/ou a ansiedade. São exemplos: , incluindo fluoxetina, paroxetina, sertralina, fluvoxamina, citalopram, escitalopram.

- IRSNs (inibidores da recaptação da serotonina e noradrenalina) utilizados para tratar a depressão e/ou a ansiedade. São exemplos:, incluindo venlafaxina, duloxetina.

Gravidez, amamentação e fertilidade

Não deverá receber esta injecção se estiver grávida, a tentar engravidar ou a amamentar, excepto se o seu médico o tiver recomendado.

Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Não é provável que Granissetrom Hameln afecte a sua capacidade de conduzir ou utilizar quaisquer ferramentas ou máquinas.

3. COMO UTILIZAR GRANISSETROM HAMELN

A injecção ou infusão ser-lhe-á dada por um médico ou enfermeiro. A dose de Granissetrom Hameln varia de um doente para outro. Depende da sua idade, do seu peso e do medicamento estar a ser-lhe administrado para prevenir ou para tratar náuseas e vómitos. O médico decidirá qual a dose a administrar-lhe.

Granissetrom Hameln pode ser administrado por injecção ou infusão através das veias (intravenoso).

Posologia

A dose recomendada é:

Prevenção de náuseas ou vómitos após a radioterapia ou quimioterapia

Ser-lhe-á administrada a injecção ou infusão antes do início da radioterapia ou da quimioterapia. A injecção ou infusão numa das suas veias demorará entre 30 segundos (injecção) a 5 minutos (infusão) e a dose será normalmente entre 1 e 3 mg. O medicamento poderá ser diluído antes de ser injectado numa veia.

(3)

Tratamento de náuseas ou vómitos após a radioterapia ou quimioterapia

A injecção ou infusão demorará entre 30 segundos (injecção) a 5 minutos(infusão) e a dose será normalmente entre 1 e 3 mg. O medicamento poderá ser diluído antes de ser administrado numa veia.

Após a primeira dose poderão ser-lhe administradas mais injecções para parar o seu enjoo. Haverá um intervalo de pelo menos 10 minutos entre cada injecção. O máximo de Granissetrom Hameln que lhe será administrado é de 9 mg por dia.

Combinação com esteróides

O efeito da injecção ou infusão pode ser reforçado pela utilização de medicamentos denominados adrenocorticosteróides. O corticosteróide será administrado como uma dose entre 8 e 20 mg de dexametasona antes do início da sua radioterapia ou quimioterapia ou de 250 mg de metilprednisolona antes e depois da radioterapia ou da quimioterapia.

Utilização em crianças na prevenção ou tratamento de náuseas ou vómitos após radioterapia ou quimioterapia

As crianças receberão Granissetrom Hameln através de infusão numa veia tal como descrito acima, dependendo a dose do peso da criança. As infusãoes serão diluídas e administradas antes da radioterapia ou da quimioterapia, demorando 5 minutos. As crianças receberão um máximo de 2 doses por dia com um intervalo de pelo menos 10 minutos.

Tratamento de náuseas ou vómitos após cirurgia

A injecção numa veia demorará entre 30 segundos e 5 minutos e a dose será normalmente de 1 mg. O máximo de Granissetrom Hameln que lhe será administrado é de 3 mg por dia.

Utilização em crianças na prevenção ou tratamento de náuseas ou vómitos após cirurgia Esta injecção não deve ser administrada a crianças para tratamento de náuseas ou vómitos após cirurgia.

Se lhe for administrado mais Granissetrom Hameln do que deveria

Não é provável que lhe seja administrada uma dose demasiado elevada, uma vez que esta injecção ou infusão lhe é administrada por um médico ou enfermeiro. No entanto, se estiver preocupado fale com o seu médico ou enfermeiro. Os sintomas de sobredosagem incluem dores de cabeça ligeiras. O tratamento dependerá dos seus sintomas.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico.

Para obter mais informações destinadas aos profissionais de saúde, por favor consulte o ponto seguinte.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSIVEIS

Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas.

Se notar o seguinte problema deve consultar imediatamente o médico:

- reacções alérgicas (anafilaxia). Os sinais podem incluir inchaço da garganta, da face, dos lábios e da boca, dificuldade em respirar ou engolir.

Outros efeitos secundários que poderá sentir enquanto estiver a tomar este medicamento são:

Muito frequentes: afectam mais de 1 utilizador em cada 10 - dor de cabeça - obstipação (prisão de ventre). O seu médico irá vigiar a sua situação.

(4)

Frequentes: afectam 1 a 10 utilizadores em cada 100 - problemas em adormecer (insónia)

- alterações no funcionamento do fígado demonstradas através de testes ao sangue. - diarreia.

Pouco frequentes: afectam 1 a 10 utilizadores em cada 1.000

- erupções da pele ou uma reacção alérgica da pele ou urticária (erupção da pele com comichão). Os sinais podem incluir altos avermelhados na pele e que dão comichão. - alterações do batimento cardíaco (ritmo) e alterações observadas no electrocardiograma (ECG, registo eléctrico do coração).

- movimentos involuntários anormais, tais como tremores, rigidez muscular e contrações musculares.

- Síndrome serotoninérgica. Os sinais podem incluir diarreia, náuseas, vómitos, temperatura e pressão arterial elevadas, sudação excessiva ou batimento cardíaco acelerado, agitação, confusão, alucinações, tremores, contrações, fasciculações ou rigidez muscular, perda de coordenação e inquietação.

Comunicação de efeitos secundários

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou enfermeiro. Também poderá comunicar efeitos secundários através do site do INFARMED:

INFARMED, I.P.

Direção de Gestão do Risco de Medicamentos Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil 53 1749-004 Lisboa

Tel: +351 21 798 71 40 Fax: + 351 21 798 73 97

Sítio da internet: http://extranet.infarmed.pt/page.seram.frontoffice.seramhomepage E-mail: farmacovigilancia@infarmed.pt

Ao comunicar efeitos secundários, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.

5. COMO CONSERVAR GRANISSETROM HAMELN

Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças. Não conservar acima de 25ºC.

Não congelar.

Manter as ampolas dentro da embalagem exterior para proteger da luz.

Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso no rótulo da ampola e da embalagem exterior após “VAL.”. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Não utilizar este medicamento se verificar que a solução não se encontra límpida, incolor e livre de partículas.

Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente.

6. CONTEÚDO DA EMBALAGEM E OUTRAS INFORMAÇÕES

(5)

A substância activa é o cloridrato de granissetrom.

Cada ampola de 1 ml contém cloridrato de granissetrom equivalente a 1 mg de granissetrom.

Cada ampola de 3 ml contém cloridrato de granissetrom equivalente a 3 mg de granissetrom.

Os outros componentes são cloreto de sódio, ácido cítrico mono-hidratado, hidróxido de sódio e água para preparações injectáveis

Qual o aspecto de Granissetrom Hameln e conteúdo da embalagem

Granissetrom Hameln é uma solução límpida e incolor em ampolas de vidro incolor contendo 1 ml ou 3 ml de solução injectável e em embalagens de 5 ou 10 unidades.

É possível que não sejam comercializadas todas a apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante

Titular da Autorização no Mercado: hameln pharma plus gmbh Langes Feld 13 31789 Hameln Alemanha Fabricante: Hameln pharmaceuticals gmbh Langes Feld 13 31789 Hameln Alemanha

Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados Membros do Espaço Económico Europeu (EEE) sob as seguintes denominações:

DE Granisetron-hameln 1 mg/ml DK Granisetron Hameln 1 mg/ml FI Granisetron Hameln 1 mg/ml NL Granisetron-hameln 1 mg/ml PT Granissetrom Hameln 1 mg/ml SE Granisetron Hameln 1 mg/ml UK Granisetron 1 mg/ml

Este folheto foi revisto pela última vez em 013/2017

A informação que se segue destina-se apenas aos profissionais de saúde:

Guia de preparação:

Granissetrom Hameln 1 mg/ml concentrado para solução injectável ou para perfusão.

É importante que leia todo o conteúdo deste manual antes da preparação deste medicamento.

(6)

Granissetrom Hameln é comercializado como um concentrado para solução injectável ou para perfusão intravenosa, em ampolas de vidro incolor, com um volume de 1 ml e 3 ml, contendo uma solução estéril, límpida e incolor.

2. PREPARAÇÃO PARA ADMINISTRAÇÃO INTRAVENOSA

Em adultos: A dose de Granissetrom Hameln pode ser administrada por bólus intravenoso durante pelo menos 30 segundos ou diluída numa solução de perfusão compatível. O conteúdo de uma ampola de 1 ml pode ser diluído para um volume de 5 ml, assim como o conteúdo de 3 ml pode ser diluído para um volume de 15 ml.

O Granissetrom Hameln também pode ser diluído em 20 a 50 ml de solução para perfusão e, em seguida, administrada durante 5 minutos, por perfusão intravenosa.

Em crianças: Granissetrom Hameln deve ser administrado por perfusão intravenosa, diluído num volume total de 10 a 30 mL de uma solução para perfusão, durante 5 minutos.

Granissetrom Hameln é compatível com uma das seguintes soluções para perfusão:

Cloreto de sódio injectável a 0.9 % p/v

Cloreto de sódio a 0.18 % p/v e glucose injectável a 4% Glucose injectável a 5 % p/v

Solução de Hartman

Lactato de sódio injectável a 1.87 % p/v Manitol injectável a 10%

Hidrogencarbonato de sódio injectável a 1.4% p/v Hidrogencarbonato de sódio injectável a 2.74% p/v Hidrogencarbonato de sódio injectável a 4.2% p/v

Se necessário, Granissetrom Hameln só deve ser diluído com uma destas solução de perfusão.

De uma forma geral e por precaução, a solução Granissetrom Hameln não deve ser misturada com outros medicamentos.

Para utilização única. O produto deve ser utilizado imediatamente após abertura da ampola.

A estabilidade química e física durante a utilização foi demonstrada por 24 horas se conservada a 25°C em condições normais de iluminação interior ao abrigo da luz natural directa.

Sob o ponto de vista microbiológico, o medicamento deve ser utilizado imediatamente. Se não for imediatamente utilizado, os períodos de conservação em uso e as condições prévias à utilização são da responsabilidade do utilizador e, normalmente, não devem ser superiores a 24 horas se acondicionadas a temperaturas entre 2 a 8°C, a menos que a diluição tenha decorrido em condições assépticas controladas e validadas.

Não conservar acima de 25ºC. Não congelar.

Manter as ampolas dentro da embalagem exterior para proteger da luz.

Os produtos não utilizados ou os resíduos devem ser eliminados de acordo com as exigências locais.

Referências

Documentos relacionados

Obs: Valores percentuais referentes ao mercado oficial de seguros Fonte: SUSEP, Terra Brasis Re, acumulado de 12 meses Obs: Valores percentuais referentes ao mercado oficial

No período acumulado dos últimos 12 meses até março de 2017, o volume de resseguro (bruto de comissão) emitido pelas Resseguradoras Locais provenientes de Cedentes brasileiras

O diazepam não deve ser administrado a pacientes com hipersensibilidade (alergia) aos benzodiazepínicos (classe de medicamentos) ou a qualquer um dos produtos que

'XDO , Utilize os botões ou para seleccionar um modo e pressione o botão ou OK para permutar para este modo.. Pode também mudar a sua TV para os modos EXT pressionando directamente

 Uma Comissão de Seleção formada por dois profissionais da área de artes visuais, indicados pela coordenação do Núcleo de Artes Visuais SESI/PR será responsável pela

Mostrou-se consensual, entre os coordenadores dos cursos estudados em Belo Horizonte, que a implantação de alguma experiência de ensino de projeto simultâneo é importante para

As atividades realizadas durante o período referente ao 2º relatório compreenderam o desenvolvimento de um método automático para subtração de fundo de

No  seu  entendimento,  qual  o  papel  do  gerente  de  contrato  no  processo  de  planejamento da contratação?