• Nenhum resultado encontrado

NuCA PROJETO CONSTRUTIVISTA E MULTICULTURAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NuCA PROJETO CONSTRUTIVISTA E MULTICULTURAL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

NuCA – PROJETO CONSTRUTIVISTA E MULTICULTURAL

G. Oliveira Penna1 L. Maria Filipetto2 C. Souza3 E. Carpes Camargo4

RESUMO: O Projeto NuCA – Núcleo de Cultura e Arte tem como objetivo levar a cultura para dentro do IFRS – Bento Gonçalves, proporcionando aos alunos conhecimentos artísticos e incentivando a produção cultural e artística em suas diferentes linguagens, proporcionando aos envolvidos, o exercício contínuo da imaginação, do pensamento crítico, da percepção estética, dos sentimentos de capacidade e responsabilidade. Diante disso, são realizadas atividades de teatro, Invernada Artística, instrumentação musical e canto coral. No Teatro desenvolve-se não só a atuação, mas também expressão corporal, exercícios para extroversão, e interação com outros alunos.Na Invernada Artística, os participantes têm aulas de dança gaúcha visando a preparação para apresentações dentro e fora do Câmpus. Na música, são realizadas oficinas de violão e bateria e o canto coral está em processo de formação. As atividades do projeto são desenvolvidas no próprio Câmpus Bento Gonçalves do IFRS, juntamente com instrutores capacitados e alunos que atuam também como coordenadores e monitores auxiliando na organização e execução. O NuCA visa intensificar a produção artística aproximando a comunidade e valorizando o contexto histórico-cultural da região. Palavras-Chave: cultura, educação, artes integradas

1 Estudante, Curso Tecnologia em Alimentos, IFRS – Câmpus Bento Gonçalves s, Av. Osvaldo

Aranha, 540, CEP 95.700-000, Bento Gonçalves, RS, gahpenna@gmail.com

2

Prof. IFRS Câmpus Bento Gonçalves s, Av. Osvaldo

Aranha, 540, CEP 95.700-000, Bento Gonçalves, RS, leane.felipetto@bento.ifrs.edu.br

3

Estudante, Curso Tecnologia em Alimentos, IFRS – Câmpus Bento Gonçalves s, Av. Osvaldo Aranha, 540, CEP 95.700-000, Bento Gonçalves, RS, canndi.sz@gmail.com

4 Prof. IFRS Câmpus Bento Gonçalves s, Av. Osvaldo

(2)

INTRODUÇÃO: O projeto é centrado no fortalecimento da relação entre a instituição e a comunidade, uma vez que os projetos vinculados estarão abertos à participação externa, bem como os resultados de cada atividade serão apresentados em locais públicos, promovendo enriquecimento sócio - cultural, cooperação, maior satisfação no ambiente escolar, diversidade e pluralidade cultural.

Elaborou-se esse programa visando intensificar a produção artística no IFRS – Campus Bento Gonçalves, aproximando a comunidade e valorizando o contexto histórico-cultural da região, possibilitando a fruição artística dos sujeitos envolvidos.

A importância das diferentes manifestações artísticas, ressaltada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), intensifica-se com a concepção de que a área de artes relaciona-se com todas as demais áreas do conhecimento, contribuindo para a formação de um sujeito completo. Entretanto, mesmo tendo sido inserida há mais de 20 anos no currículo escolar brasileiro, o ensino de arte tem sido marginalizado, inibindo o processo criativo, o pensamento artístico e a formação de um sujeito participativo no ambiente escolar. A arte tem o poder de transformar, uma vez que “solicita a visão, a escuta e os demais sentidos como portas de entrada para uma compreensão mais significativa das questões sociais” (BRASIL, 1997)

Decorre deste momento de mudança conceitual, a ideia de contextualizar o processo de ensino e aprendizagem em artes, tornando as atividades artísticas e culturais elementos educativos, reconhecidos no currículo escolar. Barbosa (1998) argumenta que a contextualização pode assumir diversas perspectivas, ultrapassando a pura condição histórica. Desse modo, “contextualizar é estabelecer relações. A contextualização no processo de ensino-aprendizagem é a porta aberta para a interdisciplinaridade. A redução da contextualização à história é um viés modernista. É através da contextualização que se pode praticar uma educação em direção à multiculturalidade e à ecologia, valores curriculares que definem a pedagogia pós-modernas [...]” (BARBOSA, 1998, p.38)

O projeto tem como objetivos incentivar a manifestação artística propiciando à comunidade escolar o estabelecimento de correlações entre a arte e o campo educacional, proporcionar a interação com materiais, instrumentos e procedimentos em diversas linguagens artísticas considerando o desenvolvimento de potencialidades e o percurso criativo da aprendizagem humana e intensificar o diálogo entre o IFRS - Câmpus Bento Gonçalves e a

(3)

comunidade por meio das diferentes linguagens artísticas e culturais que perpassam o tempo e a história, ressaltando a arte como parte cultura da humana.

MATERIAL E METODOS: Essa proposta concebe a arte não como um saber normatizado, mas como um fato cultural, que ultrapassa a representação da expressão íntima para tornar-se expressão do contexto. Neste sentido, a aprendizagem torna-se dialógica com pertinência construtivista e multicultural. A Proposta Triangular está ancorada nos conceitos de fazer, apreciar e contextualizar, possibilitando uma amplitude sistêmica do processo de ensino e aprendizagem.

Sendo assim, o processo metodológico deste programa está centrado na Proposta Triangular com o desenvolvimento de quarto projetos voltados para as seguintes linguagens artísticas: dança tradicionalista; música instrumental; canto coral e teatro. O público-alvo dos projetos desenvolvidos neste programa são os integrantes tanto da comunidade interna quanto da comunidade externa do IFRS – Câmpus Bento Gonçalves.

Os projetos a serem desenvolvidos deverão prever encontros semanais para ensaio, reuniões periódicas com moderador e apresentações artísticas para a comunidade. O projeto é desenvolvido com a participação de dois articuladores bolsistas com atividades no Departamento de Tradições Gaúchas Cultura Sem Fronteiras e no grupo de teatro Sem Roteiro, dois instrutores estagiários (danças tradicionalistas e teatro), dois instrutores bolsistas de violão, um instrutor bolsista de bateria, um instrutor bolsista de canto e dois moderadores bolsistas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O projeto visa a construção no grupo participante o comprometimento social, a tríade ensino-pesquisa-extensão voltada para a formação profissional à luz da apropriação e produção do conhecimento científico. Deste modo, leva em consideração a relevância de cada componente da tríade para a formação, instrumentalização e potencialização dos educandos do IFRS – Câmpus Bento Gonçalves.

Toda ação verdadeiramente humana pressupõe o conhecimento de uma realidade. Toda ação educativa pressupõe uma práxis em que pese a capacidade de transformação da realidade. Sendo assim, a relação indissociável entre ensino-pesquisa-extensão se concretiza no instante em que forem oportunizadas pesquisas a partir das atividades artísticas

(4)

desenvolvidas no programa, levando em consideração a formação integral dos participantes. O ensino ocorre no momento em que os envolvidos utilizam-se dos preceitos da aprendizagem colaborativa para socializar o conhecimento artístico visando o desenvolvimento de potencialidades na perspectiva do sujeito cidadão. A extensão, por sua vez, tem papel de propulsora das capacidades artísticas, servindo como elemento de ligação da Instituição com a comunidade, por meio de projetos desenvolvidos e direcionados para a participação da comunidade externa e interna do IFRS – Câmpus Bento Gonçalves. Educar para essas três dimensões implica a constituição de sujeitos conscientes de sua importância social, inseridos em espaços contextualizados e em permanente transformação.

O projeto está com um total de 45 alunos participantes, sendo 12 no Teatro (Figura 1), 3 no coral (Figura 2) 21 na Invernada (Figura 3) e 9 nas aulas de música.

Quanto a divulgação externa o grupo de danças tradicionalistas apresentou-se no Hotel Dal’Onder (Figura 4), Festa Junina do Câmpus (Figura 3), Escola s Municipais, Casa das Artes e na programação do Câmpus Bento Gonçalves na Semana Farroupilha. Além disso participará no encontro de Institutos Federais em novembro.

O grupo de teatral Sem Roteiro apresentou-se na VI Semana Acadêmica das Licenciaturas do IFRS Campus Bento Gonçalves nos dias 27 e 28 de agosto de 2014, com a performance ''sombras'' (Figura 5 e 6).

Figura 1: Ensaio do Teatro no Salão de Atos do IFRS – Campus Bento Gonçalves

Figura 2: Ensaio do Coral no Salão de Audios do IFRS – Campus Bento Gonçalves

Figura 3: Apresentação do Grupo de Invernada na Festa Junina do IFRS – Campus Bento Gonçalves

(5)

Figura 5 – Preparação Sombras do Grupo Teatral Sem Roteiro

Figura 6 – Grupo Teatral Sem Roteiro - Sombra

CONCLUSÕES: Levanto em conta o que foi observado, só nos resta esperar que os alunos conscientizem-se da importância que tem a cultura na formação de cada sujeito e da oportunidade que o IFRS – Campus Bento Gonçalves está proporcionando através desse projeto, dispondo de ambientes próprios para a aprendizagem e instrumentos, trazendo melhorias para o sujeito não só artisticamente, mas também profissional e pessoalmente, implementando características como dinamismo e espirito de equipe.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

BARBOSA, Ana Mae. História da arte-educação. São Paulo: Max Limonad, 1986. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.

Referências

Documentos relacionados

Perspectiva antropológica das danças tradicionais da Lousã-Beira Baixa : análise contextual, coreográfica e musical da Dança das Virgens, Dança dos Homens e Dança das Tesouras /

09:15 - 10:00 Aula híbrida sobre: Para os alunos presenciais: atividade prática – E-Class Não é necessário enviar atividade Dodgeball e Rouba-bandeira. Para os alunos

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O objetivo deste experimento foi avaliar o efeito de doses de extrato hidroalcoólico de mudas de tomate cultivar Perinha, Lycopersicon esculentum M., sobre

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Outros problemas observados foram o do espaço físico das empresas serem muito restritos ao número de funcionários, a iluminação não atender às normas, o ruído em certas

O projecto “Viver Saúde”, com o qual colaborei no meu estágio tem como objectivo principal melhorar o estilo de vida da população de Dois Portos, promovendo