• Nenhum resultado encontrado

49 JLbril de 19C9. "^^^^^^^^^^^ ^^^^ ^^*^ ^?^^^^^T ^BB^&.. ^S^^-^í^^^- -> Kioi'"»"fRK PAGAMENTO. 2" 1 BPPMííl llí média, cadesta

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "49 JLbril de 19C9. "^^^^^^^^^^^ ^^^^ ^^*^ ^?^^^^^T ^BB^&.. ^S^^-^í^^^- -> Kioi'"»"fRK PAGAMENTO. 2" 1 BPPMííl llí média, cadesta"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

-

' SWM?^":ú-:f>f.sa'K*

_______ * _______ ___j^E_h ___ ^»_ * ^k .*""— ... -. ¦¦ -*.'*% *^^T""Í^Hfc^^B^Hí5í^'*^9^í(í'^!^^jS^-i^*''^^^^^í^^^'^^^^^^ ^^^^^~ "^^^^^^^^^^^¦^^^^ ^^*^ ^?^^^^^T ^BB^&.. ^S^^-^í^^^- ->

¦¦ ' ' ' '

"GAZETA

^-i ¦—¦-—-»»----^«--W««l^ V'.'i'¦¦|gE-g**Sg**«

DE

49 JLbril de 19C9

¦•»>-'•.

HH

»«Í3t8i:^:

_* ¦.. iiiiârj.^í-jf*;

!^5_JM|

H

ISSUMTIMS PAU MPITIL

Kioi'"»"fRK * ãnafloÃ

PAGAMENTO ADIANTADO ESCRJI»TOIUO

EB -0MIBA CHAI1.70, âlTICA DO OüTlDOI

^K^L ^a ^H ^-r W^- ___j__m ^^t^ÉvHf a»»»r EB Ks^ üM ^____j ____y

ASSieKêT8Uf PAU OS ESTADSS

íA^K9«• *• *• • • • ??••*4«« *.••••• *•*•••••••

PAGAMENTO ADIANTADO

1610»

«ws»

TYPOeilAPIUA

71 IDA SITi li UTHIM 71

NUMERO AVULSO IOO RS.

ne srtieos enviado», à redacção ato srafo mtituldos ainda qne

us

sejam

publicados

Bi*

Stereotypada e impressa nas machinas rotativas de Marinoni, na typographia da

Sociedade anonyma € Gazeta de Noticias»

NUMERO AVULSO IOO RS.

A> Mtlgnahiraa começam e terminam «m qualquer mez

aaansa

(itffi P ROTICIAS

RS* suçposooo

PHESIOS t|»£STBA|S.^0S SEUS IKTOIIS i-ciuloil.e *">°*a í 9V>____5I

, .';, "4oo»

I r&AàWk

& fe9H$ VÉi

•»f. «Ie al>rll do <OOC

| NTREQA DOS PRÊMIOS

.

JOJS3

JTJL.HO

HOJE--6 PAGINAS

SLSKI^ÃRIO

0 i

Ca

A !

,\ i

As

Pi tf" li, O.1 (1 l

C

i * t-Oi Pri

hristo no jury

bio & Café

L-lbgem do vinho e o Sr.

mi-atro da íazenda

•estão monetária — Augusto

ur.os

i.-t-.M na Camara

eleições íederaes

;tOS. . •

rgos agrícolas

i conspiração em França

¦>/.i dos «sports»

ime das degolladas

tei das crianças

.etim— Amor- Tisgico

leitura

-¦>'.*'/ifp"»

Sas

,rM lioras

,Xi

INTERIOR

gorar francamente o pretjo tóais ele-vado embora bem supprido -o mercado. Nos exportadores as vendas foram or-cadas em 4.000 saccas, das quaes a maior Eartc

adquirida aos commissarios.Houve astante trabalho em cafés de côr e mesmo era americano, tendo as taxas mais baixas de cambio permittido of-ferias mais liberaes por parte dos com-pradores; os ensaccadores, porém, no-vãmente reanimados, foram mais exig-entes, vigorando a base de 78200. nos negócios concluídos.

Para junho foram concluído» durante a manhã alguns contract» s * .8300, ba-vendo compradores francos á tarde a este preço com vendedores * "1400.

A bolsa de Nova York, lendo baixado ante-hontem 5 pontos e _16, abriu hontem com a alta parcial de 5 pontos, fechando ante-hontem os mercados da Europa com 1(4 de baixa e abrindo hontem - inalterados, subindo 1_4 nas segundas bolsas.

Por Jundiahy passaram 9.200 saccas, entrando aqui 2.648 saccas por barra dentro e cabotagem.

Santos:—base, 41300; mercado estável. Foram vendidas hontem. 28.000; regia-traiiora, 2 000; entraram Iiontem,10.747. Entradas desde 1 deste mez, 202.242 média, 7.490. Entradas desde 1 «' iulho, 6.501.038. Existiam honteni em _>._ 'rneiras

e segundas mãos, 523.993; pas-sagenshontem, 9.184: desde 1« do mez, TJ7 S91 ; desde 1» de julho, 6-498.890; pauta semanal. 480réis. Foram hontem baldcadas com destino a Santo*: era Jundiahv. 5.097; em S. Paulo e Soroea-bana, 1.735; em Campo Limpo, l«sj¦'»©' Parv, 2.160; total 9.184. Foram embw-cadãs: em 1°, 22.927; desde l»do mes; 841.208. Foram despachadas hontem.

10.3-^0.

EXTERIOR

Parece que os Estados Unidos estão a acabar.

Ha contra os domínios do Sr. Ho-osevelt um evidente furor da parte dos céus.

Ha dias, era um terremoto pavoroso; ante-hontem, repetição tremelicativa; hontem um cyclone, que damnifleou varias casas, derrubou outras, tacea-diou diversas, cm Stoneburgo, Hamil-ton Kyle e Bellevue.

Ha evidentemente um propósito ce-leste em molestar o Sr. Roosevelt...

X

b.'I

imperatura máxima dc hontem, i; mínima, líl» 8. Barometro: 753».8, manhã. "l1-"'-' a tarde, céu enco-,'Estados: Belém. 25.50; S. Luiz. **.; IV Pãrnahybà; 25.00; Fortaleza, 2'.">.65; N ... , í/.feParahyba, 29.25; Becife, 2.VJ;: Juazeiro, 2óaH»; Maceió, 26.25; Ar.icâjú, 26.20; Ondina, 23.40; S. Salva-der 2l."5; Cuyabá, 25.C0; Vietoria, £s 6V Barbacena, 10.20; Juiz de Fora; o_ so- Campinas, 17.30: S. Paulo, 17.55, Santos. 22. ii.: Paranaguá. 23.00; Curi-tviia; 17.75; Florianópolis, 21.85; lta-i_..i. 12.10; Bio Grande, 15.70.

X

Tempo indeciso, quasi claro nela mnhhit, e muito nublado á tarde, bus-quente, destoando o dia por cora-qu

da noite que fora muito agra-Neste momento difíicil e complicado para a meteorologia, em que o planeta nn.h aos solavancos, abalado por terre-motos e mareterre-motos e os observatórios s-itronomicos numa roda viva, solici-tados incessantemente pelos phenome-n. s da natureza e petos interrogatórios d., reportagem insaciável, as mudanças de tempo não deixam de produzir uma certa inquietação. Vai chover? Nestaiu-Urrògaçao íneluem-ic todas as duvidas c receios de chuva diluvial.de temporaes errivels, com trovuadaa equivalentes, cliei.is formidáveis, inundações. E quando não é a chuva a ameaçar sâo as marés colossaes* com resacas acima de qualquer medida, ou outro qualquer ptienomeno inclusive os tremores de terra e os vulcões, que, felizmente, não passaram ainda da região do boato, mas cm todo caso entraram para a ordem dai cousas prováveis, na opinião de multa gente que pôde não ter elemen-tos o convicção, mas tem medo • é quanto liasla.

I'or tudo isso os dias como o de hon-tem. já de si tristes pelo aspecto que apresentam, são ainda inquietadores. Felizmente continua a vigorar a boa regra de que não ha nada como um dia depois do outro e o de hoje pódc dissipar as nuvens e as impres-küts, umas e outras muito escuras do de hontem.

X

A Camara liquidará hoje um dos casos dilliceis da verificação de pode-res votando o parecer da 6a commissão dc inquérito sobre as eleiçfics de Matto Grosso. Havia, como se sabe, duas tur-mas de candidatos diplomados, uma representando o partido do governador do Estado, outra a colligação dos ele-mentos opposieionistas, figurando em ambos os grupos o Sr. Serzedello Ct.rrt-a.

O parecer reconhece os da eolligajão. Fora destes devem ser reconhecidos mais quatro de Minas e os sete do Pará. Furam hontem reconhecidos os tio 2" districto de S. Paulo e do 3» do Rio Cirande do Sul.

O numero dc reconhecidos subirá hoje a 83.

Nas eommissões de inquérito ficou encerrado o debate entre contestantes e contestados de diversos districtos. Onde esteve mais interessante e mais renhida a ditputa foi no 2» e 3» sobre as eleições de Pernambuco e do Dis-tricto Federal. Era ambas ficou muito adiantado o trabalho.

X

No Senado mais dous senadores ra-conhecidos—os Srs. Gonçalves Ferreira, por Pernambuco, e Álvaro Machado, pela Parahyba.

A ronimfssãodepoderessóse oecupou

hontem da eleição do Districto Federal, ouvindo as contestações dos Srs. Can-áido Mendes, Thomaz Delfino. Sampaio Ferraz c Andrade Figueira. Está encer-rado o debate sobre a eleição de Ala-goas e talvez boje seja assignado o pa-recct- reconhecendo o Sr. Araújo Góes.

X

fi cambio.—A feição do mercado, h'nt ip, era de baixa, mas sem que in-ci tis e medo, porque subsistia a con-ficção do propósito decidido de fazer ítibir o cambio. Emquanto Uso, con-timinva a depreciar-se o café, cujo stock dc TA 000 saccas nenhum valor repre-tenta, apenas respondendo, mas de fu-tur,,, pelo curso do cambio, a nova sa-fra (_ue promette ser grande. Por outro lado. restam ainda operações de credito internacionaes dc certa importância, nisso continuando baseado o mercado para agir na alta, tendo agora em seu Bvor oa saques sobre £ 300.000 do go-verno.

Entretanto, o seu funecionamento, hontem, foi de baixa bastante pronun-ciada, tendo cabido dc 15 3i8 a 15 1_8 d. o bancário e de 15 7x16 a Io 1_4 d. o pa-pcl indirecto.

-Foram dadas e mantidas as tabellas de 15 :i[ic e 15 1*4 d., regulando esta no Republica que daria a 15 13_32 d, na abertura, contra lettras a 15 15.32 d., Mas. rcgiilarisou-se o mercado a 163*3 directo e 15 7(10 d. indirecto, para ca-bir, com pequenas alternativas inter-correntes, a ltf 1*3 e 15 5i32 d. contra lettras a 15 1.4 e 15 7*32 d.

ds soberanos subiram dc 168 a 168200 e os vales, ouro, de 18785 a 18800, tendo Constado ns cambiaes de lettras dlre-ctas dc 15 i{|S a 15 l.S d. contra indirc-ciusa 15 7.Í6 e 15 1|4 d.

O café — Apezar do fcctmmcnle hontem em baixa «Io .mercado e das no-tidas também desfavoráveis dodiít.an-terior nos- mercados estrangeiros, o mercado abriu hontem com melhoi leição. rcslabelecendo-sc gradualmçhti' '< conliança com as melhoras seatida: no correr do dia. No,'CenfTS"as offerln foram inidüíhrs fla "base de 78300, pa gaiitto, pnrém, os ensaccadores 7840'. ao ser conhecida a abertura do cambit «m baixa, quando passouVentão a

"vi-Achou-se o pope Gapone.

Diziam que elle audava fugido. Con-tavam que fora raptado, fosinuavam que se mettêra era um convento. Falia-vam em pesquizas feitas pela esposa para conhecer-lhe o paradeiro.

Ora, toda essa agitação era sem mo-tivo. O conhecido pope, que deveu sua celebridade ao facto de ter sido quem desencadeou a revolução russa, tinha pacificamente emigrado pare a Finlan-dia, onde está quietinho, em uma aldeia.

X

Da Rússia vem, entretanto, uma no-ticia singular: em Kazan foram rouba-dos dons canhões que ornavam um monumento da cidade.

Ora.os monumentos não costumam es-tar escondidos. O de que se trata é uma grande pyramide truncada de 21 metros de altura. Cbamam-n'a a Pgromide dos Craneos porque foi erigida para lembrar a degola em massa que Ivan, o terrivel, abi praticou em 1552, reunindo nesse logar uma alta pyramide com as cabe» ças de seus inimigos.

Por outro lado, canhões não são cousas fáceis, nem de carregar, nem de escon-der. Pode-se garantir que ninguém os raetteu era nenhum bolso do collete. Como. portanto, explicar essa myste-riosa desappariçãot

Si mesmo lá na Rússia não o sabem fazer, quanto mais nos, por aqui!

X.

Em Portugal, amanhã, grande reboliço

eleitoral. . ..

Dizem as noticias de li que o pleito está acceso. Os republicanos tem gran-des esperanças de vietoria em muitos círculos, mormente os das grandes ci-dades.

X

Uma valise que continha duas bom-bas vazias, encontrada em um hotel de Sevilha, fez um barulho dos diabos. Era um simples e inoffensivo cidadão que queria parecer anarchista para... obter um emprego.

Os soberanos inglezes chegaram a Nápoles e foram hospedados pelo duque de Aosta,

-— Chegaram a Riviera (Uruguay) ãuiuze

brasileiros que dizem ter sofixi-o hsofixi-orrsofixi-ores em Caty.

No Chile está trfumphante a candidatura Montt.

Na Sicilia foram sentidos novos tremores de terra, que "produziram o exodo das populações de muitas cida-des e aldeias

crença, a mais tênue fé aconselhariam era que essa imagem fosse de lá retirada e collocada num logar sagrado pela prece e pela oração e nio conservado noutro, onde geralmente predomina sobre as consciências uma outra es-pecie de sentimentos, qne não são po-sitivamente os religiosos.

A questão, pois, não é só de consti-tncionalidade é igualmente de respeito e ds amor pelo Christo e pela sua re-ligião.

««>

Estiveram hontem em palácio, era Petropolis, em visita ao Sr. presidente da Republica, o Sr. Dr. Espirito Santo, ministro do Supremo Tribunal Federal e a familia Basanez.

et» ¦¦¦¦ ¦

-O Sr. ministro da íazenda deve conft»-rencia? e despachar boje, em Petropolis. com o Sr. presidente da Republl«a, ácuja assignatura S. Ex. submetterã vários de-cretos provendo vagas nas repartições fiscaes dos Estados do Amazonas, Pará e Matto Grosso e abrindo créditos para paga-mentos em virtude de sentença judiciaria. Nesse despacho é provável qae seja assiguado.o «Secreto concedendo aposenta-doria ao cõnfèreBte da alfândega desta ca-pitai Henrique Mxaretn e preenchendo a respectiva vaga."^.

" *iȋT

CAMBIO* CAFÉ

0 Jornal do Commercio publicou

hon-tom Interessantes e instroetlTos

algaris-mos sobre a Republica Argentina, qae os

¦ossos lllustres collegas continuam a achar

qae 4 «o único pai* ao mando qu* fixou o aambio, ou por outra, qae impediu legal-mente a valorisação do seu meio circulante», apesar dos casos do Japão onde doas yens credito passaram a valer uva yen ouro.e da Rússia onde o padrão loi quebrado a 2/3, o que parece eqüivaler, para o nosso caso, & fixação dos câmbios em 13 1/2 e em 18. Mas tudo dá logar * divergências, até os algarismos, e os nossos eminentes collegas acham que aquelles casos do Japio e da Rússia nio importam em flxaçSo de cam-bio. Ainda assim, a Republica Argentina não pode ser considerada essa «unidade» a qae se refere o Jornal, salvo se o Jornal entende que as duas quebras de padrio <_ue no Brasi! tírecederam a taxa de 27, sendo em ambas reduzida de cerca de um terço o valor do papel, também não con-stituem impedimento legal para a valorisa-ção do meio circulante. Antes da lei de 1816, todo o mundo sabe, 2«500 do nosso papel adquiriam uma oitava de ouro-, essa lei declarou que para adquirir uma oitava de ouro eram precisos 48; o padrão bai-xou de 64 a 27; mas apesar disso é «bas-tante humilhante para nós esta tentativa de imitar o único pais, do inundo», a Re-publica Argentina, que aliás não quebrou o padrão mas estabeleceu uma taxa para a sua caixa de conversão...

Notas e Noticias

O CHRISTO NO JURY

•<_V E' realmente digno de notar-se o

C^* contraste entre duas idéas actual-mente em voga. Uma é a da snppressão da instituição do jury, por desmorali-sada e desprestigiada; outra é a da col-locação da imagem de Christo na sala em que funeciona essa instituição. A* primeira vista resalta a contradicção entre essas idéas, mas, reflectindo-se um pouco, talvez se chegue á conclusão de que a realisaçâo, a execução de uma, da segunda, possa annullar entornar absolutamente dispensável e desneces-sarla a realisaçâo da outra, a primeira. Effectivamente, parece aos adeptos'que a coilocaçãò da imagem do Crucificado na sala do tribunal do jury pôde des-pertar na consciência dos jurados sen-timentos de uma justiça diversa da-quella que elles estão habituados a pro-ferir. Por outro lado, pôde mesmo haver quem pense que * exposição da imagem do fundador do Christianismo invoque na memória dos juizes a scena da expulsão dos vendilhões do emplo. Tudo isto, porém, são hypotheses que de algum modo justificam a pro-paganda em favor da idéa da volta de Christo, ao tribunal do jury.

Mas a questão tem outro aspecto, mesmo sem ser o da constitucional!-dade da exbibição de um" symbolo religioso em edificio pertencente a um Estado que não tem, nem pôde ter re-ligião alguma. Esse aspecto é para nós o de menor importância, porque, apesar da disposição constitucional que torna o Estado leigo, nôs estamos ha-bituados * vel-o promover, concorrer e contribuir para festas e cerimonias religiosas. Sob esse ponto de vista, a coilocaçãò da imagem de Christo no jury seria apenas mais um golpe no artigo constitucional _ e praticamente não teria outro inconveniente,':aliás muito menor e de mais insignificante resultado.do que outros ostensivamente

tolerados. '. f,';

Masa imagem de Christo, crãvçda ná parede de uma sala do jury, em vez de constituir uma prova de respeito e du imor ao symbolo de- uma religião,-da própria -religião

"da

maioria dos jírasi-eiros, é quanto a nós- uma verdadeira irreverência.

Se ainda, como autigamel^e^sij co^-ervasse nas salas dos-^yâ.a^imagei^ lo-Rédemptor, o que o mais coniesi-nfio íscFupulo" religioso, a mais débil

Quanto aos algarismos, vê-se que nos dois exercícios de 1903 e 1904—únicos a que alludimos por já termos estatísticas completas—a Republica Argentina offe-rece as seguintes dinerenças entre a importação e a exportação, em pesos :

Importação Exportação

1903 187.207.000 220.983.000

1904..." 187.307.000 264.158.000 Ã relação entre a exportação e a impor-taçioéde71 *_. e de 60 •_..

O Brasil, no mesmo periodo, apresenta as seguintes diuerenças, em conlos ouro : Importação Exportação

1903 223.000 327-000

1904 230.000 350.000

A relação, para nós, é de 69 '\. e 66 *_.. Nos quatro exercícios de 1901-1904, a exportação argentina Ioi de 840 milhões de pesos e a importação Ioi de 554 mi-lhões, o que. dá uma relação de 66i*/.; no mesmo periodo, a exportação brasileira Ioi de 3.115.000 contos ouro e a impor-tação foi de 1.353.000 contos, o que dá a relação de 42 */.. No exercício de 1905, a exportação argentina foi de 322 milbões de pesos e a importação foi de 205 ml-lhões, o que dá ainda a relação de 65 •/.; desse exercício ainda não temos eslatis-tica. Nos exercícios parciaes ve-se gue as relações se eqüivalem; no total dos quatro exercícios v«Vse que ao passo que a Republica Argentina apresenta a reia«_Jo de 66 */«. para a sua importação comparada com a sua exportação, o Brasil apresenta a de 42 */..

Se a simples troca de importação e exportação produzisse os saldos que o Jornal diz constituírem a caixa de con-versão, os nossos «aWo* deveriam ser maiores, e entretanto são negativos. Ha um outro elemento que é o credito, e_ ainda um outro que é a estabilidade que dá á moeda em espécie a segurança do seu valor em qualquer época.

Mas ha algarismos também curiosos, qae nos dizem respeito. Ao passo que a Republica Argentina, depois de fixar o sea cambio da caixa de conversão, teve a sua producção beneficiada com a estabi-lidado de uma taxa em que se cotavam todos os valores internos do respectivo custo, aproveitando a mais o excesso de

S^";

fefe Jfe~~ Sfe"~. fer;^

._.;*..-'.j^L.jS'-i-v.ií. \: yii¦."—'¦¦'¦¦ -. 7--C.X'S^';.'-iX^XiX~l'JX-'^'ví-'?"--íí.2^

___j_BÍj_pS&_ -X v -" '

*r* >" <? ~+ '**.1ah'-u-nr'* tm.jMnl

jm&k. Avenida, ^&±3?&i. ^ãisiic

_______

" «V "^ %bm^ %**$

3

ifliooo

iiiiS E

"III

IM

COM OS 31 «COUPONS » DO

I fUrM

EZ DE HaIO

^^^^^^^^^^9m§\

to

1 rPAirr s?a

THHlwP^rÇIR

wS^fe^ifeOTÍ

l 1P™1*18- • • • •

%&*<¦%?*- ít-JApSt \_§g__U 2" 1 BPPMííl llí

Wm '^^iM fífe

'kWBBm

^^»

-AnZc^m^ú 3o 1 preniia Se

fe.(jS!Sái3*r" *á

Mm

m^è*,7ia:m '7-; •.-.•,-•»--?¦•._;

mm

mm

mm

mm

iii

ü

4o 5 premios üe 56$õí

5-10 prêmios de 30S0O0 !Bi$00l

EfelS preiiiSGS fie 1ESS0D 15CSBSQ

1:5001889

Lieiam a «©as-sta âe Noticias» e

sguardem. os novos <{ coupons}) cie

Estes premios extraordinários que a Gazeta vae distribuir

representam a sua gratidão pelo apoio que o publico tem prestado

ao coucurso de «coupons» do trimestre.

Os concursos são inteiramente independentes

urn

do

outro.

ü dos mezes de abrií. maio e junho continua nas condições

já sabidas, dando 3:000$ de prêmios.

_^

fiiéin desses, haverá o concurso extraordinário corn 1

de prêmios, com o sorteio apenas dos 3! «coupons» corr

dentes aos dias do mez ds maio.

A partir do dia i° será publicado o novo «coupon», cor-t

do a publicação dos acíuaes.

500$

;spon-

tiauan-dos jornaes anti-maçonicos «La | P"i* mtr* delicad-za-a^\m pensamos—

r>¦¦¦-¦'• o i„^;^ Z, „^^iiJ°tn soccòrro a 0 Paiz, declara aue nao Croix» e «Pelerin» e nas,se^ —

Croix» e íFeierin» e.^nas secies ;sa,)e se ha des„ientidns com fundamcnios, d' Confederação Geral do l ra- 5 aiolhor é dar por tarniínada a queslão,

alííados aos clericaes, vinham ha ; tótandb-da' visita «pie,. iltustr^Dr.C ^„;r^ t^no nr.^r.ndo nm de Almeida í^ a Maranna, «aclarou

zem ao cambio de 16, 591.000 contos. E a producção continua a pagar em réis as suas despezas internas.

Mas um telegraiuma ainda hontem pu-blicado mostra bem como esta questão pôde ser encarada por duas laces. E* o presidente da Great Western quem lalla em Londres e relere-se «ás vantagens da luxa cambial para as emprezas de estradas de lerro, embora a perspectiva das plan-ta;0es em Pernambuco não seja das me-lhores». E' claro: a perspectiva não é das melhures para o plantador ; mas o plan-tador deve ficar muito contento deante das vantagens da alta cambial pura as estradas de lerro.

,i«

O governo do Estado do Rio de Ja-neiro, attendendo ás solicitações da la-voura, resolveu prorogar até 15 de ju-nho vindouro o prazo para pagamento do imposto territorial,

«i»

Não ha modéstia que faça calar eer-tos suecessos. E seria «-ei-tamente falta de gentileza não agradecer aos nossos collegas de S. Paulo, Minas e Estado do Rio, que transcreveram, com elo-gios, as nossas minuciosas noticias so-bre a dolorosa scena de sangue oceor-rida na Tijuca, terça-feira ultima.

Sn Reato -Dentista. Espec. ouro e dentes artiliciaes. Rua Sete Setembro 60. O Sr. Dr. César de Campos, director geral dos telegraplios, partiu hontem, no nocturno.para o Estado de S. Paulo, onde vai iniciar os seus trabalhos de inspecção ás estações e districtos da-quelle estado.

S. S. esteve houtem, á tarde, no ga-binete do Sr. ministro da industria, onde foi apresentar as suas despedidas. Está provado que o melhor café e chocolate é o do Moinho de. Ouro.

- * 1

Os Srs. Galeão Carvalhal e Arnolpbo Azevedo voltaram da sua viagem a Bello Horizonte, onde tinham ido confereuciar com o Sr. Francisco Salles, presidente de Minas.

Essa conferência,-''como a que os mes-mos deputados, paulistas tiveram no pa-custo aprove «nao ama.» "J*™r

j laP,.le do Rio Negro com o Sr. Nilo Pe

trabalho que elevava o Talordaexuortaçao prende.Se á questão da valori

de 177.715 a322.S43 milhões de pesos- ao gg'.r"?^ ffiedÍQís „ue a esta s

passo que isto se dava là, nôs aqui tinha mos apenas a elevação nominal em ouro dos nossos valores exportáveis, dimi-nuindo em papel a somma que recebiam as classes produetoras, pelo natural effeito da alta cambial. Note-se bem que a Re-publica Argentina fixou o ágio do ouro em 1901 a 127, quando em 1900 ella teve ama média de 124; mas não besitou diante de interesses que.ella soube encarar de um ponto de vista nacional, em vez de esperar uma conversibilidade proble-maiica, para inglez ver.

As seguintes cilras da nossa exportação em papel e em ouro slo pelo menos Uo interessantes como ás qae foram citadas

sação do cale e medidas_ que a

prendem. ___.

Hotel Paris», reabriu-se. guayana 37.

nicomios mantidos oi' subsidiados pela União ou peios Estados, semi>re que tal transporte lhes lôr r- ciiisitàdo pelos che-les de nolicia dos Estados ou do Districto Federa!, para os enfèrfe is que tenham de ser gratuitamente tratados nos rpferidos manicômios ern virtude de seu estado de pobreza.

Foi boatem concedida aposentadoria, nos termos do art. 91 da lei n. 844, de 19 de dezembro de 1901, ao director da Directoria Geral de Instrucção Publica José ds Medeiros e A!imquerque,sendo nomeado para esse cai-go, em commis-são, o director do Pcdugogium,

Dr.Ma-nuel Bomthn. «+*

Conteceionados pelo Dr. Morales de los Rios e impressos pela casa C. Carvalhaes 6t Irmão, eompçnrpin hontem a ser dis-tritiuiilos os riipliiinas da Associação dos Funecionarios Riíblicos Civis.

0 Dr. Morales lez uius ..oniecçãosimples, mas austera, procur:;rido alaslar o seu trabalho do commum, tendo produzido muito boa impressão nos associados.

, — « 1 «fc— ¦¦——

Gravador.—Especialista em lettras, Ernesto Braga, Rosário 105, sobrado.

0 Lloyd.

0 Sr. Dr. Btiarque de. Macedo esteve bontem i tarde no gabinete do Sr. minis-tro da industria em longa conferência com S. Er.

Aquelle distineto engeulieiro scientifl-cou ao Sr. ministro que jà chegaram á Europa os planos para a construcção dos novos navios da Corripanhlá Novo Lloyd Brasileiro e quo osla empreza prosegue nos trabalhos e diligencias para creação do traíe^o mutu.i com diversas compa-nhias estrangeiras, e naciouses.

Ainda tratou aquelle Sr. das novas li-nhas de navegação de Santa Catnarina á Republica Argentina e outros assumptos de interesse e progresso do Lloyd.

Visitem — O Londres, Restaurante, o mais alegre salão. Assemblèa 113.í" m 1» . . —

0 Sr. ministro da íazenda reiterou ao seu collega da viação o pedido de remessa dos Imlanços mensaes da administração dos Correios de S. Paulo relativos a 1905. Recebemos e. com desvanecimento re-gislramo«;._a seguinta carta:

< A baroneza do Penedo e familia cum-se primei.taní á illustrada r.edacçâo da Gazela de Noliciase lheagradetfêin immensam«_nte as amáveis referencias" por ella ultima-Uru- mente leitãs ao seu lallecido marido, pai

e avô, o Sr. barão do Penedo. >

para o cargo ie director tia escola de ar-tilliaria e loguist**, a bordo do cruzador Tãmandaré: e o capitão de corveta João Carlos Muiirão dos Santos, para o cargo de director da escola de timoneiros, si-gnak-iros e sondadores, a bordo do

navio-escola Primeiro de Março.

100:0003 por 48200, Grande Loteria Esperança, em 3 de maio.

Orna conspaçâo em França

OS REALISTAS EJI ÂCÇÁO

A connivencia dos clericaes

pelo Jornal: 1901.. 1902.. 1903.. jl904.. papel 860.000 735.000 142.000 T76.0C0 381 323 327 350

A REVOLUÇÃO ABORTOU

O boato fez hontem uma entrada trium-phal era Paris. Apparecemlo logo pela manhã a annunciar que graves cousas se passavam, teve o poder de alarmar toda a irrequieta população da grande Cidade-Luz. espalhando pelos boulevards um In-tenso frisson de curiosidade.

O que, porém, eram do manhã simples bpquejos, passou ã tarde a ser facto, dl-vulgado largamente pelos Jorn-jes vesper-tfhos.

Alguma cousa, realmente, so passava de muito grave : era, nada mais, nada menos, uma grande conspiração promo-vida pelos carlistas e da qual o movi-mento operário do norte de França lôra a primeira manitestação.

São os seguintes os telegrammas que sobre isso recebemos do nosso correspon-dente e da Agencia Havas :

PAUIS, »Tf

Falla-se ter-se tramado uma conspiração realista, combinada com as projectadas manifesta-ções de operários para terça-feira; o ministro da guerra pediu a decretação do estado de sitio.

PARIS, »» fe -- .

A população desta capital foi hoje abalada pelos boatos que desde cedo começaram a cir-cular de haver sido descoberta

uma bem engendradaconpiração

com o fim de mudar a fôrma de

governo.

Múltiplas

e

desencontradas

eram as versões correntes.

Di-ziam uns que o movimento

ti-muito tempo

preparando um

movimento operário ao norte do

paiz, tendo se dado o

rompi-mento após a catastrophe

de

Courriéres, de que se

aprovei-taram.

Também na sede do

Syndica-to dos Metallurgistas

encontra-ram

as

auetoridades

grande

cópia de documentos e

interes-sante

correspondência trocada

entre os chefes da conspiração,

muitos dos quaes faziam

propa-ganda entre os próprios

opera-rios que arrastavam á gréve;

Até agora

a policia está

se-nhora dos nomes de 63

legiti-mistas e bonapartistas

envolvi-dos na conspiração, para a qual

se gastaram grandes quantias.

O governo ordenou severa

vi-gilancia para com as associações

operárias e

os

representantes

mais influentes do partido

rea-lista.

(Agencia Havas)

Grande exposição de roupas feitas, desde a capa ao fino sobretudo, nos

, declarou qi S. Ex. alli linha ido 8Conip.-iúh3do u balho e de outras associações 1 para nao estarmos a perder lempo ern

.nr:,5 repisai-úm caso sem importância e que

upci.ai.i_i.&. 'nem merecia at-'-a insistf-nciá-com aue Ficou perfeitamente provado ; 0 C0\U.v,a delle se tem occupado.

aue os realistas e bonapartistas, a. . ¦ Depois, não ha múiios .íla< que 0 Paiz,

.* I »...,.... 1.. ,1., ..:.;i„ ,...,. ;i.,,-1.. i\«. /Y»a~|q

ue os engenheiros Josó d>v Andrade Pinto e Carlos Eul-ír, tendo lambem se corres-pendido com os engenheiros das oi.ras do porto.

São sendo essas informações vc-rdsdel-ras, não fomos nós aue as désmentimosi nia? um oulro jornal da mauiiü, que ató fig-.ra espera uma replica.

Cochilo de reportagem, como r>« caso do descierrilameuto, não vaila a pc-na Irazcl-o á discussão so a oceasião i.5o se ofTerecesse, agora que os nossas collegas nos obrigaram ainda a fallar.

m * m ¦ ¦' ¦-¦—

Conforme a Gazeta foi o único jornal a noticiar, o navio escola Benjamin Cons-tan! deixará hoje o nosso porto em via-gem de experiência de machiiias, indo alé á ilha Rasa.

<<

*>

TU*

1 ir 1 \n t

armazéns da Casa Colombo.

Conforme ã~Gazèta antecipara, deixou hontem o nosso porto, às 9 horas e 20 mi-nutos da manhã, o cruzador Barroso, do commando do capitão de- mar o guerra João Pereira Leite.

Segundo ouvimos de pessoa auetonsada, o Barroso locará na Ilha Grande e S. So-bastião, onde se demorará em ei>-rcicios. No dia 1* de maio próximo aqneüe vaso de guerra deve achar-so lundeado no porto de Santos.

Em flns de maio o Barroso estará no nosso porto, de regresso, afim do, se-gundo consta, ler outra commissão.

Grande exposição de roupinbas para crianças, preços reduzidos, nos arma-zens da Casa Colombo.

P.ealisa-se hoje. ás 3 1_2 da tarde, no salão da Sociedade de Geographia, a 1» conferência da serie que aquella so-ciedade se propõe fazer. Fallará Gus-tavo Santiago, nome que dispensa elo-gios, como poeta e como Orador.

O assumpto é curiosissimo e novo: As impressões de urna viagem pelo lit-toral do norte do Brasil.

O Dr

De 1901 para 1902 a differença em r«f£* è para menos de 125.000 contos; a diffe-rença entra os extremos é de 104.000 mil contos. E é em réis que continuamos a pagar todos os preços de producção— -salário, ^transporte, casa, allmenta.ão. Os algarismos de 1904- comparados com òs de ISOl.sãoedificantes: 350.000 coutos de exportação ouro produziram 776.000 contos' de papel; 331 mil conlos de ex-porlacão ouro, produziram em 1901 8ü0:"000 mil contos de papel. Não é" ura dyUiirambo àocambio baixo; é a simples citação do um lãclo. EJssas oscillaçõès não affeclafarü a producção. argeiilip.^rés-gttòrdada pela. Gáixa de Conversão.' Na Republica Argontihàbs 350.000 conlos, puro."da nossa exportação u*è f904 teriam. sempre o mesmo valor interna; aqui elles produzem, a 12,7!&.Ó:o eohtos, e produ.

O Supremo Tribunal Militar, em sessão de hontem. reformou a sentença do con-selho de guerra que absolveu o 2o tenente do 28* batalhão de infantaria Orestes de /Salvo Castro, para condemnal-o a tres

mezes de prisão.

Resolveu também devolver ao general chefe do estado-maior os autos do pro-cesso do 2* tenente do 28* batalhão, An-tonto Cabral, para completar a sentença que o conselho de guerra, que o julgou em Manáos, não lavrou.

O Tribunal julgou dez processos de praças de pret, acensadas do crime de de-serção, condem nando a todas.

*««

Vlu-va do Dp. João Henrique ?lei «-a «Ia Silva, precisa-se fallar na Livraria Alves.

Noa primeiros dias do próximo mez de maio será restabelecido o trafego da companhia Jardim Botanu-o pela rua do Cattete, deseendo todos os carros por essa rua, excepto os carros via Fla-inengo e Laranjeiras.

Hontem,a Prefeitura começou a collo-car os tijolos em cima do concreto no trecho do largo do Machado á esquina da rua das Laranjeiras, devendo .ficar concluído o trabalho, ató deP°is &c

amanhã.

-ei-»—: ¦

0 sr. minislro da fazenda' apprcyqií ante-horiiemnão a reforma dos eslálatps da Companhia de Seguros Minerva, mas sim da üüüijjat.hlafdo Seguros. Mercúrio.;

- -> " _.-.>---'i.-i:

mt*-Calçado-para senhoras e crianças, o' nha o apoio da força armada no mais confortável, elegante e durável,

nos armazéns da Casa Colombo.

:be ordem do Sr. miüislro da industria, rccominendoü-se .aos direcíovcs das esf lradas.de lel-ro.Central do Brasil e Oeste do Mlti.as quo pi-ovidenciúía paVa. que, de-accorilò:'corn o disposto nòarl...8* da vi-gente : lei do orçamento, seja concedido trausporte graiüilo, nas mesmas:estradas, áòs alienados que se destinarem aos' maT

0 Sr. ministro da faz- nda esteve hontem confereníiiando -com òs Srs. Drs. Paula Guimarã^i, íiresidénte ^da Câmara dos Deputados, Guimarães Natal, ministro do Supremo Tribunal. Federal, deputados Ignicio Tosta e José Euzebio e senador

Urbano Santos^ ^^.

8ort«M* grandea na casa Guima-rães, Rò^ario 33.

¦ «i»

O Sr. ministro da fazenda presidiu bontem á sessão extraordinária do con-selho de íazenda, tendo sido resolvidos 12 recursos sObrè. classificação de merca-dorias.

- Com relação ao recurso da Empreza O Paiz, màndòii--se qúe á Alfândega pro^ ceda áexami' das machinas linotypo.

Ptirarien.-^O pürgativo ideal.

; í": .'¦- ¦ » | *, ¦ *

-O Sr. Djcv Lindolpho Camara, inspe.-ctor da À|fandega^. desta capital, esteve hontem èni demorada conferência com o Sr. ministro da fazenda.

• O Dr. -;^indoipho Camara tratou, es-pcciahnente, do ' preenebimeuto tias vagas q&,se vãr. dar. em conseqüência da apos^pAdoi-ia' dos confeiienl^&jFróçs '.'e

Na*za«fh, ...: :XX¦'.-" O iiisg^cijor dá A!randçgapfei;;énti'ef.ã ão Divljulliões c!e uma pi'i^òstaé.da-e.<c-posição : AsJ 'prwrs&çoes ¦iL.HlifieaiUlo as escolhasi-feüar,. vãó-s<ci;. ^ítás, seguiiilo á 'a.utjgttldiiiic e lue^ecinígnto dc. caiiá uliTilps i.mrcicuurids iiid^ttos'. '

Pçí(_-Srü "alrffirairfc. íiíiiriah-Q. dãjmarinha-. ioranK nomeados .: io''caiáíão" iiq.híáT* -o gucrA-Il&yniuuuo:íFiutáíla.de Mendonça ,para-"íi. cargo- de director üá:escola -ãe torpedos,; 110 coinnlãndò goi-âl das, tor-.pedeirâs,. na ilha do .Mücanguê;'o capitão de marVcuerra João Baulisla das Noves;

.-- .,>*•«¦,_. '-¦ ¦' ,..' '..¦

?: ' . '¦-' ... - *

sentido de obrigar-se o actual

presidente a renunciar a

dife-cção dos negócios públicos

;.ou-tros acreditavam em um

movi-naento socialista bem

accentua-do dada a importância

adquiri-da actualmente pelos grevistas

em vários pontos do território

francez.

Passou-se o dia, finalmente,

em commentarios os mais

ex-travagantes; algo de muito

anor-mal se passava, pois, o

movi-mento de tropas e mesmo a

des-confiança

notável

nas

trans-àcçõés da bolsa demonstravam

um estado de cousas ha muito

não' sentido em Paris.

Esses-boatos foram no

emtan-to confirmados em parte pelos

jornaes da tarde

que sobre o

caso publicaram detalhadas

no-ticias.

"-

T-ratava-se, de facto, de uma

conspiração tramada pelos

rea-listas,'" com o auxilio dos

opera-.rios dirigidos por agonies

se"çre-tos perftn.tamente itisíruidos.

¦ :A esse resultado chegou, a

po-¦licia-,nas inv.eàügáções.

proc.edj-dás.-

.

-'

¦....--Na "rèsidenc-ia .'de membros

proeminentes, do,' partido

rea-lista, as auetoridades

encontra-ram* documentos importantes e

ássás compromettedores.

O mesmo se deu nas rcdacçõss

Prefeito

"dirigia-

hontem uma mensagem ao Conselho Municipal sóli-citando a «-oncessão de üm credito ex-traordinario de 2:000:000s000 como re-forço ao credito de 250:0003 destinado á edificação das habitações operárias projectadas.

Em outra seccão publicamos na inte-gra^essa mensagem.

-O Sr. ministro ria íazenda approvou a classificação do concurso de 1* enlrancia da delegacia fiscal do Amazonas:

Foram classificados os candidatos : Luiz E"Vdio Martins de Lemos, Can.tiilo Boi-eéV Miguel Alves Dantas de Araújo,

Arlhur Theòdoricò da Cosia, de Oliveira Amaral o Anlonio de Araújo Jorge.

GAZETA

O numero da Gazela de Noticias,de amanhã constitua uma folha verdadeiramente ex-cepcioual pela abundância e hellesa da» gravuras do supplemenlò illustradti'. issa parte da Gazeta consta de q-.iaíro pag nas, com numerosas IHustraçÕes a phòtogra-vura o zinco, sendo tres pagiu:-.s ocrupa-das com vistas dos principaes pontos e edifícios da grande e rica cidade d- São Francisco da Califórnia, agora cm recon-strucção.

E* sahido que os americanos nessa rtv cônslrucção da sua formosa metrópole do Pacilico vão Iransíormal-a completamente de modo que a Califórnia de amanhãnão lembrará mais a de hontem.

As gravuras que a Gazeta insere ama-nhã ficam assim constituindo uma vaiiosa lembrança da cidade que o terremoto des-

truiu-Alím dessas dâ ainda a Gazeta ouírss gravuras sobre os nossos calraeiros, ;irc-mottidas no numero do domingo passado e o novo ministério portugurz carii-alu-rado pelo nosso collaliocarii-alu-rador arüslico om Lisboa, Francisco Teixeira.

As gravuras da Calilomia são emoldu-radas por um brilhante arligo de distineto palri -io nosso, que visitou a grande União Americana.

Os jornaes americano 1 são accordes em aflirmar que o calçado Watk-Over, além de sua grande durabilidade e elegância, é o único fabricado com as regras anatômicas do pé, razão porque é tão confortável.

#» TaFSè^íE DE BSIJEHI

Exposição permanente de roupas fei-tas para fiomens e meninos : Gonçalves

Dias 52, iunto ao Jornal do tlrosã. ('

«1-I-»

Ha um velho e inconveniente uso da policia que lende a desapparecer. (As-sim acontecesse com todos os velhos usos da policia !) As autoridades eram obrigadas a enviar para a Misericórdia os presos que se achassem feridos. Como na Sanla Casa não ba prisões, os crirninoscis, em sc apánb-»"»^' «v»s1»1m«.

Esteve honteni no gabinete do Dr. Prefeito o Sr. Alaor de Queiroz que foi solicitar de S. Ex. permissão para fazer uma ascenção no dia 6 de maio próximo, do parque da praça da Accla-mação.

0*Dr. Prefeito declarou ao Sr. Queiroz que requeresse o que pretendia, afim de ulterior detiberasão.

O Sr. Queiroz, caso obtenha licença do Dr. Prefeito, teuciona na sua as-censão demorar-se 110 espaço, em seu balão crGruzeirp do Suls, durante o tempo de 52 horas. •^-m»— .

O Paiz voltou' liuiiit-ni a Iralar do caso do (íescanilutn-uti) do Ireni SS P, cin ÇascáSurà. dàsta v.-z poVóin pàbiicánáò unia caría^ Cujo ojiçtòr luii^-salü-.lieiii se a .verdade '.esUVcoiu a Gazeta ou çd.in os nos-jos cotle;-as.

üra, ò-qisô tónos;répisaúo c qae o caso não levo. ii impüt-í-siieia-que' 0 Paiz Uu-quor ciiiprestai-, visto como já il.Oiiárahios quo apenas .in passageiro iia via toffrida hees /*Cí"í..'!e:-iío - nfís dedos.. ]K-!o i-sTo... va iiioiilocòm que, üaleu caiií a mão nó vidro do á'i)p:iÇi*ll4o de Sígoraaiça, para fizer parar oÍtcjii. giiassi» imaginou estar di-auto tio

"u-ai

gt-anâo dwastr

irmaiitlo j ¦•- -.

Augusto lecidos, fugiam. As cxccpçocs eram ra-rissimas.

Agora já a Detenção possue enferma-rfas süfficientes ao recolhimento de todos os indivíduos náquèllas condi-ções, outro melhoranieitlo devida à iniciativa do capitão Meira Lima, que installou também uma pharmacia,

dei-Islo ioi o «íltí* i-fíi oeiileslaçãa tlissemas, em nome fia vewtade.

No.-..m'âis. desde quo o auetor da caria;

xando, com grande economia, de for-necer-sc na Correcção.

Brevemente 1'uniima....

O Sr. ministro da guerra mandou ele-j_iar_ em nome do Sr. presidente da Re-publica, ao coronel Campos, coniman-danle do Collegio Militar, aos c-llici.-.tjs encarregados da construcção do novo paviüião. aos alümiios qae tomarani parte nos exercicibs dê bayoneta e aos demais, pelo zelo, dedicação e coaijic-tçhcia ctm: que dcseir-pc-nlirr^ii; as suas fuKcçõcs_ por oÇcjisião ikl inauguração dõ busto d«j.çohscIlrcirO-Thon;:\i Coelho. S. iix. maiidcu fazer scnil; ;ío com-màntiátílci daquelle eslahel«.*ciiiicnto-rhi-litár a sua- satisfação por U1J0 «jua.nto viu c observou por oceasião da «i" vi-sita ao hiesino cstabelcciméhio;

Moveis e Tapcravias a preços stm e.ompetcníia. Ktfa do.

Õuvitiai*.^-m

m

' :'¦ A :i-V saa^ja^aglâ

Referências

Documentos relacionados

O trauma deixa de ser anterior ao sujeito, como queria Freud em sua concepção do mal estar, para ser aquilo que pode surgir como efeito do furo produzido

A exposição ao subprime e o agudizar da crise de liquidez e de crédito reflectiu-se de forma extrema em muitas instituições financeiras que, ou foram nacionalizadas

Há amplo espaço para preocupação quanto às dificuldades para aprovação de reformas necessárias à contenção do déficit público, peça crucial para o sucesso

Não diga “amém” para tudo e, quando for dizer, saiba que o nosso Deus, que é o nosso Rei e o único que é Fiel, vai fazer com que assim seja feita a vontade d’Ele em nós e

As Festas Bíblicas não existem para ser guardadas como lei, pois Jesus já as cumpriu no seu ato redentivo, embora a Igreja Cristã creia em Páscoa, Pentecoste e Tabernáculos?.

O relator do processo, desembargador Daniel Viana Júnior, destacou em seu voto o termo de inspeção elaborado pelo MPT, que demonstrou que o tempo gasto

Benetton (1999) apresenta o caráter de funcionalidade na Terapia Ocupacional como tendo sido assumido por muitos autores, pelos precurssores da profissão (Meyer, Simon e Schneider)

Percebemos posicionamentos diferentes diante da Lei: no caso dos adolescentes não infratores, há o encontro com um Outro que se coloca como lugar de