• Nenhum resultado encontrado

Arquitetura da solução de implantação da série Dell KACE K2000

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Arquitetura da solução de implantação da série Dell KACE K2000"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Arquitetura da solução de

implantação da série Dell

KACE K2000

Como aproveitar a performance da solução para revolucionar a implantação

de sistemas

Introdução

As organizações, independentemente do tamanho ou do setor, implementam aplicativos de negócios para seus funcionários. Esses aplicativos e os respectivos sistemas operacionais

compatíveis devem ser constantemente atualizados e gerenciados por equipes limitadas de profissionais de TI. Essas mesmas equipes dão suporte a uma variedade de plataformas mais ampla que nunca. Em resposta a esses desafios, algumas organizações se voltaram para soluções de implantação de gerenciamento de TI de software empresarial tradicional. Entretanto, o custo e a complexidade de implantar e manter essas soluções geralmente as colocam fora do alcance. As soluções tradicionais de software empresarial exigem a aquisição e a configuração de hardware, bem como a instalação, a integração e a personalização do software. Na realidade, elas são tão complexas que a maioria dos fornecedores de softwares tradicionais recomenda semanas ou meses de serviços profissionais caros para a implantação

oferecem preços mais baixos em detrimento da funcionalidade. Por exemplo, elas não podem automatizar o desenvolvimento de sistemas de referência (modelos de referência), nem podem oferecer provisionamento remoto. Embora as ferramentas de imagens em disco ofereçam uma maior eficiência, elas não automatizam totalmente a implantação nem poupam tempo e esforço das organizações, coisa que as ferramentas completas de implantação de sistemas podem fazer.

A solução de implantação Dell™ KACE K2000 (K2000) ultrapassa essas barreiras de custo e complexidade e oferece um provisionamento completo e acessível para as organizações de todos os tamanhos usando uma arquitetura com base em appliance. As soluções oferecem um pacote completo e pré-integrado de software aplicativo e ambiente operacional por meio de uma solução de servidor dedicado. Elas podem ser conectadas a uma rede e começam a funcionar imediatamente. Arquiteturas

(2)

e controle excepcionais por meio de uma solução com desenvolvimento direcionado, que é pré-ajustada, avançada e de autorrecuperação. Este documento descreve como a arquitetura com base em appliance K2000 representa uma solução de implantação centralizada, concentrada na rede, que é extremamente eficiente e altamente acessível.

Completamente integrado

O K2000 é uma solução completa, totalmente integrada, do material à função. Essa forte integração de hardware, ambiente operacional e funcionalidade de aplicativo é um dos principais fatores que permitem que as arquiteturas com base em appliance forneçam o mais alto índice de performance, confiabilidade e praticidade. As três camadas integradas do K2000 são:

• Uma camada de plataforma base de hardware (físico ou virtual) e software • Uma camada de serviços comuns de

gerenciamento

• Uma camada de serviços de aplicativo

Cada camada foi projetada para funcionar exclusivamente com (e otimizar) os serviços de desenvolvimento direcionado das camadas adjacentes para maximizar a performance e confiabilidade da solução total.

Uma base sólida: a camada da

plataforma

A camada da plataforma de hardware e software representa uma base de alta performance, confiável e segura para as camadas de serviços de aplicativos e gerenciamento. As soluções K2000 são oferecidas na forma de appliances físicos e virtuais; portanto, a plataforma de hardware pode ser composta de hardware físico ou virtual.

As soluções virtuais K2000 (VK2000) são implantadas diretamente na infraestrutura virtual VMware®. Isso permite que

O K2000 é uma

solução completa,

totalmente

integrada, do

material à função.

Implantação instantânea de solução Gerenciamento RAID

Failover/backup/recuperação Segurança

Serviços de gerenciamento

Geração de relatórios call-home Atualização automática de solução

Sistema operacional Banco de dados

Processadores Dual Xeon Servidor de arquivos Samba

Plataforma

Portas Ethernet GB duplas Backup e RAID array

K2000 Appliance Architecture

Biblioteca de implantação

centralizada Driver feeds

Recuperação de sistemas Gerenciamento de localidades remotas

Serviços de aplicativos

Instalação de sistema operacional pela rede

Pré e pós-processamento Geração de imagem do disco

(3)

as organizações que investiram em infraestrutura virtual implantem rapidamente as soluções VK2000 nos servidores existentes. E permite ainda que as organizações transfiram facilmente o VK2000 para servidores diferentes ou ajustem a quantidade de memória ou processador atribuída ao VK2000 para atender às necessidades dinâmicas de seu ambiente. As organizações podem otimizar a alta disponibilidade integrada e os recursos de backup do VMware para melhorar a performance e a confiabilidade. A plataforma de hardware da solução física K2000 é composta de um servidor 1U montável em rack com processadores Intel®, portas Ethernet gigabit duplas e discos rígidos em uma configuração RAID. Essa configuração de hardware dá excelente confiabilidade e performance por meio de redundância de hardware e failover automático.

A plataforma de software é formada por componentes consagrados de infraestrutura de código aberto que oferecem um ambiente de computação seguro, estável e econômico. Os

componentes de código aberto permitem o ajuste preciso do ambiente operacional para otimizar a funcionalidade da camada do aplicativo e gerenciamento do K2000. Esses componentes também podem ser rigidamente controlados, para garantir um ambiente seguro e avançado, que execute somente serviços necessários para as camadas de aplicativo e gerenciamento do K2000. Isso elimina as vulnerabilidades de segurança que podem existir quando são executados serviços de plataforma desnecessários. Finalmente, os componentes de código aberto ajudam a manter baixo o custo do K2000, eliminando a necessidade das caras licenças comerciais de um sistema operacional.

Os componentes da plataforma de software do K2000 são:

• FreeBSD – este sistema operacional foi especificamente escolhido por ser conhecido por sua excelente segurança e estabilidade. O FreeBSD é configurado especialmente para executar somente os serviços necessários para o K2000, fornecendo um ambiente avançado e eliminando uma fonte comum de vulnerabilidade e instabilidade.

• Servidor HTTP Apache (Apache) – como o servidor da Web para o console

administrativo do K2000, fornece serviços de comunicação padrão seguros e confiáveis para sistemas de destino. O Apache é um mecanismo confiável de alta performance para a infraestrutura de comunicação e a interface do usuário do K2000, além de ser o servidor da Web mais implantado na Internet. • MySQL – banco de dados usado para coleta

de dados de aplicativos e relatórios sobre eles. O MySQL tem uma performance notável e é configurado para maximizar a performance e a confiabilidade das camadas de serviços de aplicativos e gerenciamento do K2000. A interface SQL padrão permite fácil acesso a relatórios extensíveis. O KACE inclui uma licença comercial de MySQL para cada K2000. • Samba – um servidor de arquivos Windows®

eficiente e comprovado para o K2000. O Samba permite que o K2000 execute de forma confiável o provisionamento de tarefas em diversos sistemas Windows remotamente pela rede. A implementação do Samba no K2000 foi ajustada para proporcionar o máximo de performance, confiabilidade e segurança em implantações de sistemas. • OpenPGM – uma implementação de código

aberto de uma biblioteca confiável e com autocorreção de protocolos de multicasting, usada pelo K2000 para sua estrutura de multicasting.

Tecnologias baseadas em código aberto trazem o benefício adicional da evolução constante e amplo suporte. Os novos recursos e funcionalidades constantemente disponibilizados pela ativa comunidade de código aberto podem ser usados para aperfeiçoar o ambiente operacional do K2000.

Essa configuração

de hardware

dá excelente

confiabilidade

e performance

por meio de

redundância de

hardware e failover

automático.

Sistema operacional Banco de dados

Processadores Dual Xeon Servidor de arquivos Samba

Plataforma

Portas Ethernet GB duplas Backup e RAID array

(4)

Os componentes de hardware e software da camada da plataforma dão uma base sólida para as camadas de serviços de aplicativos e gerenciamento do K2000. Esse design específico à função é uma importante vantagem das arquiteturas com base em appliance de forma geral (e no K2000 em especial), permitindo uma performance e uma confiabilidade superiores.

Confiabilidade integrada: a camada

de serviços de gerenciamento

A camada de serviços de gerenciamento do K2000 oferece alta disponibilidade por meio da grande integração com a camada da plataforma, backup e recuperação integrados e manutenção e autorrecuperação automatizadas. A camada de serviços de gerenciamento também acelera a implementação pela implantação plug-and-play e um servidor DHCP integrado.

Backup e recuperação nativos

A alta disponibilidade e uma performance confiável exigem a implementação efetiva de failover, backup e recuperação. Diferentemente das soluções tradicionais de software, nas quais essa tarefa essencial é deixada para a organização implementar, o K2000 traz failover, backup e recuperação integrados. Isso garante alta confiabilidade e tolerância a falhas, além de reduzir os custos de manutenção do K2000. Cada K2000 inclui uma configuração RAID para fornecer redundância baseada em hardware e failover automático, caso haja uma falha de disco. Além disso, os administradores constantemente podem criar backups do banco de dados do K2000 (bem como qualquer ativo de software carregado no K2000) em um local externo. Os arquivos de backup são usados para restaurar o K2000 em caso de perda de dados ou durante uma atualização ou migração para novo hardware. Eles também são uma forma

eficaz de sincronizar ativos de software com soluções K2000 em escritórios remotos. Esse recurso de backup externo também permite que as organizações protejam seus dados em um local físico separado para ajudar na recuperação de desastres. Os discos rígidos do K2000 são automaticamente conectáveis, garantindo uma operação livre de interrupções, mesmo quando houver substituição do hardware com defeito.

Manutenção e autorrecuperação automatizados

A manutenção programada com regularidade é um componente importante na garantia de alta

performance e confiabilidade. Em vez de depender dos administradores para fazer a manutenção manualmente, o K2000 fornece manutenção e autorrecuperação noturnas e automatizadas. Isso assegura a realização da manutenção regular e ainda reduz custos administrativos. Todas as noites, o K2000 verifica a integridade de todos os sistemas e faz manutenção regular em seus componentes de hardware, armazenamento e segurança. Os resultados da manutenção e

das verificações de integridade são informados aos administradores em um e-mail noturno.

Para aumentar ainda mais a confiabilidade e reduzir a sobrecarga administrativa, o K2000 pode automatizar suas próprias atualizações de sistema e segurança. Todas as noites, o K2000 verifica no KACE.

com se há atualizações para seu software. O administrador é notificado quando é encontrada alguma atualização, que é automaticamente baixada e aplicada. Essas atualizações incluem não apenas atualizações e patches da camada de aplicativo, mas também atualizações da camada de plataforma e gerenciamento (sistema operacional, banco de dados e servidor da Web). Os administradores não precisam mais aplicar patches e

Todas as noites,

o K2000 verifica

a integridade de

todos os sistemas

e faz manutenção

regular em seus

componentes

de hardware,

armazenamento e

segurança.

Implantação instantânea de solução Gerenciamento RAID

Failover/backup/recuperação Segurança

Serviços de gerenciamento

Geração de relatórios call-home Atualização automática de solução

(5)

atualizar cada componente de solução independentemente. Para simplificar e acelerar o suporte técnico, o K2000 envia logs relacionados ao suporte à KACE para análise e data warehousing.

Implantação plug-and-play

A camada de serviços de gerenciamento permite rápida implementação por meio da implantação plug-and-play e componentes integrados de rede, como um servidor DHCP on-board. Isso leva à redução significativa dos custos de implantação em relação às soluções tradicionais de software, que geralmente exigem meses de implantação complexa e demorada, além de serviços profissionais caros.

A implantação plug-and-play permite que as organizações simplesmente conectem o K2000 à sua rede e iniciem, de imediato, o provisionamento de sistemas. Não é necessária nenhuma instalação ou integração de software, pois a camada de serviços de gerenciamento do K2000 integra perfeitamente a camada da plataforma à camada de serviços de aplicativos pré-instalados. O K2000 também inclui seu próprio servidor DHCP integrado, que acelera a implantação dessas organizações que querem usar seus servidores DHCP existentes para tarefas de provisionamento. Por último, o K2000 gerencia diretamente todas as solicitações de PXE, eliminando o custo e a complexidade de solicitar servidores PXE autônomos.

Resumidamente, a camada de serviços de gerenciamento é exclusiva das arquiteturas com base em appliance e exige grande integração com a camada da plataforma. Essa camada permite o fornecimento de serviços, como um provisionamento de localidades remotas

eficiente, backup e recuperação nativos, manutenção automatizada e implantação plug-and-play. Confiabilidade inigualável, facilidade de implantação e baixos custos de manutenção são o resultado desses recursos específicos de função e integração total de plataforma.

Controle preciso e praticidade: a

camada de serviços de aplicativos

A camada de serviços de aplicativos oferece um conjunto abrangente de funcionalidades de implantação centralizadas e uma interface fácil de usar para provisionamento remoto de sistemas pela rede. A camada de serviços de aplicativos é desenvolvida sobre (e utiliza) as camadas de serviços de gerenciamento e de plataforma para maximizar a praticidade, o controle e a confiabilidade da implantação.

Provisionamento facilitado

Interfaces gráficas de usuário intuitivas O console de implantação K2000 é a interface administrativa baseada na Web que fornece uma interface unificada e intuitiva para todas as funcionalidades do K2000. Essa interface fácil de usar mantém o tempo de treinamento em um mínimo, oferece rápida implantação e permite que técnicos de todos os níveis administrem o K2000. A integração total reduz ainda mais os custos e aumenta a facilidade de uso, dando aos administradores uma interface unificada exclusiva para todas as funções de implantação. Por exemplo, um administrador pode usar essa interface exclusiva para elaborar um sistema de referência usando instalação de sistema operacional pela rede, capturar e implantar essa imagem Gold Master e realizar tarefas de recuperação em qualquer sistema que não seja adequadamente implantado.

O console de

implantação

K2000 é a interface

administrativa

baseada na Web

que fornece uma

interface unificada e

intuitiva para todas

as funcionalidades

do K2000.

Biblioteca de implantação

centralizada Driver feeds

Recuperação de sistemas Gerenciamento de localidades remotas

Serviços de aplicativos

Instalação de sistema operacional pela rede

Pré e pós-processamento Geração de imagem do disco

(6)

O K2000 oferece

uma notável

facilidade de uso do

provisionamento de

sistemas exclusivos

com instalação de

sistema operacional

pela rede.

A recuperação de sistemas, em particular, é amplamente simplificada pelos dois ambientes de recuperação combinados, que apresentam interfaces gráficas de usuário intuitivas. O primeiro ambiente de recuperação, o ambiente de inicialização do KACE K2000 (KBE), é um ambiente Windows personalizado baseado em pré-instalação (PE) que permite aos administradores a execução de uma ampla variedade de tarefas de recuperação, como adição, exclusão ou modificação de arquivos, edição de configurações de registro, início ou interrupção de serviços e reparo do registro mestre de inicialização. O acesso a essa ampla variedade de recursos de recuperação por uma interface de apontar e clicar facilita o trabalho de administradores de todos os níveis ao realizar a efetiva recuperação de sistemas corrompidos. Implantação sem agente

A implantação sem agente torna a implantação e administração do K2000 extremamente fácil. Ao contrário das soluções tradicionais de provisionamento, não é necessário manter nenhum agente. Em vez disso, todas as implantações do K2000 podem ser executadas pela rede a partir de uma biblioteca de implantação centralizada do K2000, sem que nenhum agente persistente permaneça no

dispositivo. A implantação sem agente reduz a complexidade e aumenta a eficiência e confiabilidade do provisionamento, garantindo que todas as implantações sejam conduzidas remotamente de uma biblioteca confiável centralizada.

A arquitetura sem agente e baseada em rede do K2000 utiliza protocolos de rede padrão para provisionar qualquer sistema baseado em x86 conectado à LAN. Quando os sistemas habilitados para rede são ligados, seu servidor DHCP local os

direciona para a inicialização da rede pelo K2000, e não pelo respectivo disco rígido local. Esses sistemas são disponibilizados para tarefas de implantação no console de implantação K2000, e os administradores podem imediatamente agendar tarefas de provisionamento, como captura ou implantação de uma imagem. Os administradores também podem, manualmente, adicionar sistemas ao K2000 pelos endereços MAC, antes que os sistemas sejam inicializados pelo K2000, de maneira que as tarefas de provisionamento possam ser agendadas para a primeira inicialização no K2000. Esses recursos sem agente não apenas reduzem o custo da implantação inicial, mas também os custos recorrentes de manutenção, pois não há necessidade de manutenção de agentes, nem de atualizações.

Provisionamento automatizado O K2000 oferece uma notável facilidade de uso do provisionamento de sistemas exclusivos com instalação de sistema operacional pela rede. Primeiro, o console de implantação K2000 contém um assistente intuitivo para criação rápida de instalações de sistema operacional pela rede e para implantação de aplicativos, arquivos e scripts. A arquitetura do K2000 simplifica significativamente a instalação do sistema operacional pela rede, determinando e instalando automaticamente os drivers corretos dos sistemas de destino e automatizando a instalação de aplicativos. Isso permite a implantação automatizada de qualquer configuração de hardware e software, aumentando, assim, a eficiência e a flexibilidade da TI por meio da eliminação completa da necessidade de desenvolver sistemas manualmente. Além disso, a instalação do sistema operacional pela rede do K2000 pode implantar

Sub-rede K2000 Solicitação DHCP Servidor DHCP Sub-rede Solicitação DHCP Servidor DHCP Aplicativos e scripts KBE Inicialização Instalação de sistema operacional pela rede

K-images

1 2

2 1

(7)

As interfaces

intuitivas baseadas

na Web, a

implantação

sem agente, a

automação

inovadora e o

acesso seguro

trazem novos níveis

de facilidade de uso

ao provisionamento

de sistemas.

sistemas de maneira totalmente remota e autônoma, reduzindo visitas técnicas e aumentando a eficiência da equipe de TI. Acesso seguro

Uma interface unificada (o console de implantação K2000) proporciona uma segurança eficiente com um único ponto de entrada para toda a solução, da plataforma à funcionalidade no nível de aplicativo. O ambiente é avançado e inviolável pela eliminação das vulnerabilidades que podem ocorrer quando interfaces independentes ficam disponíveis para serviços de plataforma e de gerenciamento, como o sistema operacional e o banco de dados. O acesso é restrito por um portal da Web seguro, que pode oferecer uma autenticação externa por sua interface de protocolo LDAP para proporcionar maior flexibilidade. As interfaces intuitivas baseadas na Web, a implantação sem agente, a automação inovadora e o acesso seguro trazem novos níveis de facilidade de uso ao provisionamento de sistemas. Agora, administradores de todos os níveis podem economizar tempo e reduzir erros por meio de provisionamento remoto e automatizado de qualquer sistema de sua rede.

Controle de implantação e

confiabilidade

Implantação centralizada baseada em rede A arquitetura sem agente baseada em PXE do K2000 permite que todas as atividades de implantação sejam

executadas remotamente pelas redes local e expandida de uma biblioteca de implantação integrada. Isso não apenas reduz o tempo e os custos de implantação, como também aumenta a confiabilidade e controle do provisionamento, garantindo sempre o uso da imagem correta em cada sistema de destino. Os administradores não precisam mais ficar pesquisando DVDs e CDs para determinar se contêm ou não a imagem correta.

A biblioteca de implantação do K2000 contém todas as imagens, instalação de sistema operacional pela rede, drivers, ambientes de recuperação, aplicativos, arquivos, ferramentas de configuração e scripts de pré e pós-implantação. Os administradores gerenciam essa extensa biblioteca pelo console intuitivo baseado na web do K2000. Os administradores podem carregar mídia (como sistemas operacionais e aplicativos) diretamente na biblioteca, bem como ferramentas de configuração, como utilitários de RAID e BIOS. Eles também podem usar o console de implantação para criar instalações do sistema operacional pela rede, capturar imagens de disco e montar pacotes completos de implantação, incluindo aplicativos e scripts de pré e pós-implantação. Essa extensa e integrada biblioteca aumenta a confiabilidade e a eficiência com o armazenamento e a catalogação automática de todos os ativos necessários à implantação.

Implantação centralizada baseada em rede

Captura de imagem

Implantação

da imagem Recuperação de sistemas remotos Configuração pré e pós-implantação Instalação de sistema operacional pela rede Carregar sistemas operacionais, ambientes de recuperação, aplicativos, scripts, arquivos e drivers Biblioteca integrada de implantação

(8)

Depois que os pacotes de implantação são montados, os administradores podem implantar os pacotes, local ou remotamente, pela biblioteca centralizada de implantação do K2000. Os pacotes são montados em torno de uma instalação de sistema operacional pela rede ou imagem e incluem tarefas de pré-implantação, como configuração de disco, RAID e BIOS, e tarefas de pós-implantação, como configuração de rede, migração de usuários e instalação de aplicativos. Os pacotes podem ser implantados remotamente em qualquer sistema conectado à rede pelo console administrativo ou localmente, por um menu de inicialização gerado de forma dinâmica pelo K2000.

Gerenciamento de localidades remotas Com a realidade cada vez maior de várias localidades remotas na organização, a capacidade de implantar sistemas a partir de um local centralizado é fundamental para a redução do tempo e custo

associados ao gerenciamento de sistemas nesses locais.

Os appliances remotos virtuais K2000 permitem que uma única solução K2000 centralizada prepare e implante imagens de disco, instalações de sistema operacional pela rede, drivers e aplicativos em localidades remotas sem precisar de hardwares ou funcionários dedicados em instalações remotas. Embora a solução de implantação K2000 centralizada acione implantações remotas, o appliance remoto virtual atua como o mecanismo de implantação. Ela fica na rede remota para proporcionar benefícios

de performance e minimiza a latência, comunicando-se com a rede da sede apenas para fins de sincronização. Essa abordagem permite que o K2000 ofereça a facilidade e consistência da implantação centralizada com a velocidade do provisionamento local. Os principais recursos da arquitetura de localidade remota do K2000 incluem:

• Configuração rápida e fácil administração Uma única MSI que pode ser baixada do K2000 possibilita a instalação do software de virtualização e da imagem da localidade remota. O K2000 agrupa a infraestrutura do appliance virtual, eliminando os pré-requisitos de infraestrutura de virtualização. Os administradores podem facilmente configurar quais ativos de implantação devem ser armazenados em cache em cada localidade remota, bem como a agenda de sincronização. A tecnologia de sincronização do K2000 permite a atualização automática dos ativos de implantação da localidade remota, de modo que mantenham a consistência com os da rede da sede. A fácil configuração e administração reduz o tempo e o esforço necessários para provisionar sistemas remotos.

• Implantação sem agente

Como os computadores remotos podem inicializar na rede no ambiente de

inicialização do K2000 (KBE) fornecido pelo appliance remoto virtual, eles podem usar a mesma funcionalidade de implantação das máquinas locais (imagem, instalação de sistema operacional pela rede e recuperação) sem os custos de implantação e manutenção associados aos métodos baseados em agentes.

• Aceleração da largura de banda e do caching Os ativos relevantes de implantação remota são armazenados em cache no appliance remoto virtual que reside na rede remota. Isso proporciona alta performance na execução de

Os appliances

remotos virtuais

K2000 permitem

que uma única

solução K2000

centralizada

prepare e implante

imagens de disco,

instalações de

sistema operacional

pela rede, drivers

e aplicativos em

localidades remotas

sem precisar

de hardwares

ou funcionários

dedicados em

instalações remotas.

Rede da sede da KACE Localidade remota 1

K2000 Firewall Roteador Appliance remoto virtual KACE Localidade remota 2 Appliance remoto virtual KACE VMware Localidade remota 3 Appliance remoto virtual KACE

(9)

implantações de localidade remota sem afetar a rede de longa distância. Nas redes com restrições de largura de banda, os usuários podem alocar uma quantidade máxima de largura de banda para o K2000 usar ao executar a sincronização da localidade remota. Além disso, os usuários podem indicar um momento específico para a sincronização da localidade remota, de maneira que ela não ocorra durante um período de alto tráfego. Por último, o K2000 somente sincroniza alterações no appliance remoto virtual, novamente mantendo o impacto da rede em um nível mínimo.

A fim de provisionar sistemas para os quais a inicialização de rede talvez não seja uma opção viável, o KBE pode ser baixado em uma unidade flash USB (KBE USB). O KBE USB permite que um sistema seja inicializado no KBE e acesse a biblioteca centralizada de implantação do K2000 para qualquer tarefa de implantação. A implantação centralizada baseada em rede propicia excelente controle e eficiência ao organizar efetivamente todos os ativos em uma biblioteca central e permitir que todas as implantações utilizem essa biblioteca como fonte de implantações executadas remota e localmente.

Automação completa de implantação O K2000 automatiza todo o ciclo de vida da implantação. Isso elimina os custos e erros gerados por processos manuais ou soluções pontuais, melhorando significativamente a eficiência e confiabilidade da implantação. A funcionalidade central de implantação do K2000 inclui instalação de sistema operacional pela rede, imagens, migração, inventário, recuperação de sistemas, tarefas de pré e pós-implantação e uma biblioteca de implantação integrada. O documento de dados técnicos do K2000 inclui uma lista completa dos recursos de aplicativos. O KBE, sendo um ambiente Windows baseado em pré-instalação, fornece a plataforma para automatizar a maioria das tarefas de pré e pós-implantação. Quando inicializada no KBE, toda a variedade de tarefas do Windows pode ser executada pelo K2000. Além disso, as ferramentas e os scripts de terceiros, como utilitários de configuração RAID e BIOS, podem ser

carregados e usados no KBE. Isso oferece um ambiente avançado para automatizar todas as tarefas de pré e pós-implantação associadas a imagens ou instalação de sistema operacional pela rede, incluindo:

• Avaliação de inventário • Associação a domínio • Automação do sysprep

• Nomenclatura automatizada da estação de trabalho

• Implantação de pacote de serviços • Configuração de RAID e BIOS • Particionamento de disco • Formatação de disco

• Relatório de verificação de drivers

• Instalação de registro mestre de inicialização • Configuração de rede

• Migração de usuários • Instalação de aplicativos • Execução de scripts

O K2000 inclui diversas opções de imagens, incluindo as imagens nativas Windows e Apple, as imagens baseadas em partição otimizada NTFS e as imagens baseadas em arquivos K-Image da Dell KACE. Esse conjunto completo de tecnologias de imagens permite que o K2000 seja compatível com uma grande variedade de plataformas e sistemas de arquivo, incluindo os sistemas Windows e Mac, bem como sistemas de arquivo NTFS e FAT. Isso garante que o K2000 possa efetivamente gerenciar a maioria dos sistemas no ambiente de uma organização Imagens inteligentes

As imagens baseadas em arquivo da KACE (K-imaging) utilizam tecnologia exclusiva e inteligente de instâncias para reduzir significativamente o tempo, a largura de banda e o armazenamento necessários para capturar e arquivar imagens em disco. O K-imaging funciona com a biblioteca de implantação do K2000 para determinar quais arquivos já existem em sua biblioteca usando somas de verificação. Ele só copia arquivos de sistemas de destino exclusivos e que ainda não existam na biblioteca. Como somente arquivos exclusivos são copiados na captura de qualquer imagem, isso reduz muito o tempo e a largura de banda necessários para imagens em disco. Além disso, como as imagens compartilham arquivos comuns na biblioteca, as necessidades de armazenamento também diminuem muito.

O K2000

automatiza o ciclo

de vida completo de

implantação.

(10)

O K-imaging também permite que as imagens sejam editadas e recebam novas finalidades na organização, reduzindo custos de manutenção de imagem. Por exemplo, as K-Images podem ter arquivos e diretórios adicionados, removidos e modificados. Isso significa que, quando as configurações mudarem ao longo do tempo, as imagens poderão simplesmente ser alteradas, poupando tempo e recursos necessários no desenvolvimento de um novo sistema de referência e na recaptura uma imagem atualizada. As etapas de implantação manual adicionam custos, desaceleram o processo de implantação e aumentam a possibilidade de enganos, enquanto imagens incorretas ou desatualizadas resultam em implantações falhas e maior tempo de inatividade de usuário. O K2000 reduz custos e aumenta a confiabilidade da implantação ao automatizar

completamente a implantação de todos os sistemas pela rede por uma biblioteca de implantação centralizada e integrada. Além da flexibilidade do formato

K-imaging proprietário, o K2000 também oferece suporte total aos formatos de imagens nativas de sistemas operacionais como Windows WIM e Apple® DMG. Os formatos de imagens nativas tornaram-se um padrão no setor para portabilidade entre ferramentas. A própria natureza dos formatos de imagens nativas oferece vantagens, como uma rápida implantação de imagens e facilidade de transporte, ambos realizados por mídia ou por rede. O K2000 aproveita esses formatos, ampliando seus próprios recursos para abranger as imagens nativas. Ferramentas como a integração de bibliotecas de driver, replicação de localidades remotas, mecanismos de implantação de tarefas e multicasting implicam em uma pequena (ou nenhuma) curva de aprendizagem associada à implantação de sistemas usando esses formatos.

Conclusão

Uma arquitetura com base em appliance permite que o K2000 elimine muitas das complexidades e custos de soluções tradicionais de software empresarial.

Durante a implantação, não é necessário procurar ou configurar hardware de servidor, o que reduz consideravelmente o custo e os esforços. Além disso, não há necessidade de nenhuma aquisição, instalação, integração, ajuste ou personalização de software. O K2000 físico é conectado à rede por um cabo Ethernet, enquanto o K2000 virtual é implantado em uma infraestrutura virtual. E ambas as opções começam a funcionar imediatamente.

A arquitetura com base em appliance também mantém baixos os custos de manutenção. O K2000 tem

autorrecuperação e realiza manutenção automática em todos os seus sistemas internos. Isso automatiza muitos procedimentos de manutenção que eram tradicionalmente manuais. Essa manutenção é aplicada não apenas à camada do aplicativo, mas também às camadas de gerenciamento e da plataforma. O K2000 é avançado e todas as suas interações são feitas por um console baseado na web, mantendo o K2000 seguro e inviolável. Além disso, como o hardware e software do K2000 são fornecidos como uma unidade integrada, as organizações de TI só precisam lidar com um fornecedor para questões relacionadas ao suporte. Uma arquitetura com base em appliance não apenas reduz os custos de implantação e manutenção, como também permite que o K2000 ofereça performance e escalabilidade sem precedentes. O K2000 oferece altos níveis de performance e confiabilidade pela integração do material à

função. Finalmente, a interface do usuário integrada e baseada na Web, a biblioteca de implantação centralizada, a arquitetura sem agente, o suporte a localidades remotas e os amplos recursos de provisionamento proporcionam às organizações controle e confiabilidade inéditos relativos à implantação, ao mesmo tempo em que reduzem substancialmente o custo e a complexidade do provisionamento de sistemas.

Uma arquitetura

com base em

appliance permite

que o K2000

elimine muitas das

complexidades e

custos de soluções

tradicionais

de software

empresarial.

(11)

© 2014 Dell, Inc. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Este documento contém informações proprietárias protegidas por direitos autorais. Nenhuma parte deste documento pode ser reproduzida ou transmitida em qualquer forma ou por qualquer meio, eletrônico ou mecânico, incluindo fotocópia e gravação para qualquer finalidade, sem a permissão por escrito da Dell, Inc. ("Dell").

Dell, Dell Software, o logotipo e os produtos da Dell Software, como identificados neste documento, são marcas registradas da Dell, Inc. nos EUA e/ou em outros países. Todas as outras marcas comerciais ou registradas são de responsabilidade de seus respectivos proprietários.

As informações deste documento são relativas aos produtos Dell. Nenhuma licença, expressa ou implícita, por embargo ou de outra forma, a qualquer direito de propriedade intelectual é concedida por este documento ou em conjunto com a venda de produtos Dell. EXCETO CONFORME ESTABELECIDO NOS TERMOS E CONDIÇÕES DA DELL, CONFORME ESPECIFICADO

NO CONTRATO DE LICENÇA DESTE PRODUTO, A DELL NÃO ASSUME NENHUMA RESPONSABILIDADE E SE ISENTA DE QUALQUER RESPONSABILIDADE EXPRESSA, IMPLÍCITA OU LEGAL REFERENTE A SEUS PRODUTOS, INCLUINDO, SEM LIMITAÇÃO, A GARANTIA DE COMERCIALIZAÇÃO, ADEQUAÇÃO A UM DETERMINADO FIM, OU NÃO VIOLAÇÃO. EM HIPÓTESE ALGUMA A DELL SERÁ RESPONSÁVEL POR QUAISQUER DANOS INDIRETOS, CONSEQUENCIAIS, PUNITIVOS, ESPECIAIS OU INCIDENTAIS (INCLUINDO, SEM LIMITAÇÃO, DANOS POR PERDA DE LUCROS, INTERRUPÇÃO DE NEGÓCIOS OU PERDA DE INFORMAÇÕES), DECORRENTES DO USO OU IMPOSSIBILIDADE DE UTILIZAR ESTE DOCUMENTO, MESMO QUE A DELL TENHA SIDO AVISADA DA POSSIBILIDADE DE TAIS DANOS. A Dell não faz quaisquer representações ou garantias com relação à exatidão ou completude do conteúdo deste documento e se reserva o direito de fazer alterações nas especificações e descrições de produtos a qualquer momento sem aviso prévio. A Dell não se compromete em atualizar as informações contidas neste documento.

Sobre a Dell Software

A Dell Software ajuda os clientes a revelar um potencial maior pelo poder da tecnologia, oferecendo soluções escaláveis, acessíveis e fáceis de usar que simplificam a TI e reduzem os riscos. O portfólio da Dell Software abrange cinco áreas principais de necessidades dos clientes: data center e gerenciamento de cloud computing, gerenciamento de força de trabalho móvel, segurança e proteção de dados. Este software, quando combinado com o hardware e os serviços da Dell, proporciona eficiência e produtividade inigualáveis para acelerar os resultados dos negócios. www.dellsoftware.com.

Se você tiver dúvidas sobre o possível uso deste material, entre em contato:

Dell Software

5 Polaris Way Aliso Viejo, CA 92656 www.dellsoftware.com

Consulte nosso site para obter informações sobre escritórios regionais ou internacionais.

Referências

Documentos relacionados

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

The hotel is one of the most recognized icons in Lisboa with a privileged location in the city center, just minutes away from Lisbon International airport.. SHeratoN LISBoa

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

Assim, este trabalho apresenta uma abordagem que tem como objetivo principal: (i) analisar a cobertura de código levando em consideração os fluxos de chamadas existentes no sistema