• Nenhum resultado encontrado

SUCULENTAS 9 DICAS PARA MANTER SUAS SUCULENTAS SAUDÁVEIS!! U M A M O R S U C U L E N T A S. C O 1 A M O R. S U C U L E N T A S

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SUCULENTAS 9 DICAS PARA MANTER SUAS SUCULENTAS SAUDÁVEIS!! U M A M O R S U C U L E N T A S. C O 1 A M O R. S U C U L E N T A S"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

SUCULENTAS

9 DICAS PARA

MANTER SUAS

SUCULENTAS

SAUDÁVEIS!!

U M A M O R S U C U L E N T A S . C O M @ 1 A M O R . S U C U L E N T A S

EDIÇ

ÃO

ESPE

CIAL

GRA

TUIT

A

PARA

INICIA

NTES

!

(2)

SUCULENTAS

9 DICAS PARA MANTER SUAS

SUCULENTAS SAUDÁVEIS!!

UM AMOR SUCULENTAS

UMAMORSUCULENTAS.COM @1AMOR.SUCULENTAS

(3)

DIREITOS AUTORAIS

Todos os direitos reservados para Um Amor

Suculentas. Nenhuma parte desta publicação pode

ser reproduzida, distribuída  ou transmitida por qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação ou outros métodos eletrônicos, sem a prévia autorização por escrito do editor, exceto  no caso de breves citações incluídas em revisões críticas e alguns outros usos não-comerciais permitidos pela lei de direitos autorais.

A violação dos direitos autorais é crime estabelecido na lei n° 9.610/98 e punido pelo artigo 184 do Código Penal

Copyright © 2020. Um Amor Suculentas Todos os direitos reservados.

(4)

OLÁ, LEITOR!

Estou imensamente feliz em saber que você se tornou leitor de um dos meus Guias Digitais! Neste momento eu não tenho dúvidas de que você é uma pessoa que AMA SUCULENTAS assim como eu, e que quer ver elas crescendo fortes e saudáveis!

Aqui quem fala é a Cris, paisagista e amante das suculentas, criadora da página no Instagram

@1amor.suculentas e de um dos maiores Blogs sobre suculentas do Brasil, o umamorsuculentas.com, onde compartilho diversos conteúdos e dicas sobre cultivo dessas plantinhas que amamos!

Confesso que no começo matei muitas suculentas até aprender a cultivar, cheguei a desistir das suculentas por um tempo, até realmente entender o que estava faltando!

E como eu realmente não quero que você perca tempo e gaste dinheiro como eu gastei, comprando e matando suculentas, decidi criar e distribuir gratuitamente este Guia Digital!

Agora vamos ao que interessa? Separei as 9 melhores dicas que eu poderia ter recebido quando comecei a cultivar Suculentas, e expliquei todas aqui neste Guia Digital!!

(5)

INTRODUÇÃO

Quantas Suculentas você precisou matar para aprender que, regar em excesso é um problema?

Ou então, quantas suculentas suas definharam dentro de casa, provavelmente dentro do banheiro, porque você acreditou que ficariam lindas lá?

Se você não se viu nessas situações que comentei, meus parabéns, você está começando muito bem! Acredito que, quando falamos de plantas suculentas,  devemos nos atentar  em tantos fatores que as vezes acabamos dando atenção apenas para os mais básicos.

Sabe quando você acaba deixando de lado pequenos cuidados que parecem dar menos resultados e acaba focando apenas no básico ou “padrão”?

Listei 9 dicas que irão agregar muito na sua rotina de cuidados com suas suculentas!

Vale lembrar que, o básico funciona e deve ser feito! São dicas que aprendi colocando a mão na terra, ou com pessoas mais experientes, e algumas até em minhas aulas de paisagismo!

(6)

As plantas suculentas são aquelas que conseguem viver com pouca quantidade de água, quer porque seus metabolismos tenham naturalmente baixa necessidade da mesma ou porque conseguem armazenar água em suas folhas, caule e raízes para o uso durante o período de escassez.

"Suculentas" é o nome popularmente atribuído às plantas que tem essa características, não existe cientificamente falando uma família de plantas com esse nome.

Ao meu ponto de vista, gosto de fazer a analogia de que as plantas suculentas são semelhantes aos camelos, que ingerem grande quantidade de água para sobreviverem a grandes períodos de seca.

O QUE SÃO

"PLANTAS SUCULENTAS"

Essas lindas plantinhas são capazes também de suportar ambientes com grande exposição a luz solar e calor, pois são nativas de regiões desérticas ou semi-desérticas!

(7)

Não podemos nos esquecer que as plantas suculentas tem como habitat natural áreas semi-desérticas, onde recebem uma quantidade considerável de luz solar.

Vale lembrar que, suculentas recém plantadas não são tão resistentes a luz solar e podem queimar se não cuidarmos, então vá dosando a quantidade de luz gradativamente.

Mas, suas necessidades de luz são um pouco mais sutis, algumas espécies não tem seu melhor desenvolvimento em áreas com exposição total ao sol e temperaturas elevadas.

O mesmo também ocorre caso ela não tenham exposição ao sol, o que torna necessário entender quando elas estão recebendo luz solar suficiente.

1. CERTIFIQUE-SE DE QUE SUAS

PLANTAS SUCULENTAS RECEBAM

(8)

Um dos sinais que percebo primeiro quando minha suculenta esta recebendo mais sol do que deveria é o fechamento das rosetas.

As suculentas usam esse mecanismo de defesa para proteger suas folhas dos raios intensos, elas se fecham e assim não recebem diretamente a luz solar. Outro sinal bem claro é na coloração das folhas, que ficam amarelas ou apresentam manchas marrons que geralmente começam pelas bordas externas e terão uma textura áspera.

Se uma suculenta permanece por muito tempo nessas condições, os danos se tornam irreversíveis, e suas folhas começam a e desenvolver escuras e descoloridas.

EXPOSIÇÃO EXCESSIVA A LUZ

SOLAR

(9)

Se com muita luz solar elas se fechavam, com falta de luz ela irão se abrir, na tentativa de alcançar cada vez mais a fonte de luz.

A suculenta também ira se alongar, gerando o que chamamos de Estiolamento.

Na maioria das vezes, ela também vai desenvolver folhas menores e mais claras que o normal.

As folhas inferiores começam a arquear e apontar para baixo em vez de para cima a medida que a privação de luz continuar.No caso das suculentas com folhas redondas, como o Colar de Pérolas, começam a ter suas folhas mais espaçadas que o normal.

(10)

Pode parecer besteira, mas o simples fato de rotacionar suas plantas suculentas de vez em quando pode torna-la mais saudável e bonita.

O motivo dessa necessidade é simples, ela está estática em um local e provavelmente recebe luz solar em apenas um dos lados.

As plantas se inclinam em direção ao sol, se ela receber essa luz em apenas um dos lados, ela começara a se inclinar.

Rotacionando essa planta com frequência, garantimos que ela receba essa luminosidade de forma uniforme.

2. ROTACIONE SUAS SUCULENTAS

FREQUENTEMENTE

(11)

Em determinados períodos de crescimento, as plantas suculentas precisam de uma quantidade maior de água, e isso é completamente normal...

Lembra aquela frase que, a maioria de nós ouviu quando era pequeno??

"Come bem, você ta em fase de crescimento!"

Pode parecer simples, mas muitas das vezes não nos atentamos a isso e acabamos regando com um padrão, sem perceber a real necessidade da nossa suculenta.

3. REGAR DE ACORDO COM A

ESTAÇÃO

(12)

Nas estações mais quentes, como o verão e a primavera, nossas suculentas estão no período de crescimento, sendo assim, vão consumir uma quantidade maior de água.

Já em épocas mais frias, como no inverno e outono elas entram em estado de hibernação e devemos cuidar e prestar mais atenção na hora de regar nossas suculentas.

Apesar dela demonstrar vários sinais quando a rega não esta correta, esses sinais são tão semelhantes que podem gerar confusões na hora de avaliar.

A forma mais simples de saber se sua planta esta recebendo pouca ou muita água é observando suas folhas.

As folhas das suculentas são as partes mais sensíveis, então são elas que irão apresentar os sinais mais rápido, a tempo de salvar sua planta.

(13)

Quando as suculentas tem folhas roliças, como uma  echeveria  ou  graptoveria, elas irão mostrar os sinais de falta de água quando estiverem enrugadas e murchas.

FALTA DE ÁGUA

Isso ocorre pois as folhas armazenam água, e a medida que o armazenamento de água vai reduzindo, as folhas vão secando lentamente.

Outro ponto fácil de observar é quando as folhas da parte inferior começam a secar e cair, como forma de reduzir as folhas e economizar

Imais água pra que a planta sobreviva.

Incrível né?

A suculenta vai reduzindo naturalmente a quantidade de folhas para que o pouco de água que resta seja suficiente para manter a planta viva por mais tempo!

(14)

No seu  habitat natural, essa técnica natural de sobrevivência pode salvar uma suculenta, visto que algumas épocas existe escassez de chuva!

No caso das suculentas com folhas planas, como o Aeonium, essa perda de água ira resultar em folhas caídas e murchas.

Ao persistir a falta de água, veremos também as folhas da parte inferir amarelando e caindo.

(15)

Neste caso, se você estiver regando muito sua suculenta, as folhas roliças terão um tom amarelado, translúcido e com as folhas macias e úmidas, que também podem parecer murchas.

Existem até algumas espécies, como os Lithops, que tem suas folhas literalmente rachadas e quebradas devido ao excesso de água.

No caso das suculentas com folhas planas, o excesso de água deixa as folhas marrons ou pretas.

Esse sinal geralmente começa pelo centro da planta e vai subindo lentamente, a medida que a suculenta apodrece.

(16)

Ao regar as plantas suculentas, molhe o solo até a água escorrer pelos orifícios de drenagem.

Se o seu vaso não tiver orifícios de drenagem, use menos água ou, deixe as raízes absorverem a água por aproximadamente 1 hora e depois de uma leve inclinada no vaso para escorrer o excesso de água. Não use um borrifador para regar suas suculentas – a nebulização pode causar raízes quebradiças e folhas mofadas.

Tem dúvidas sobre como regar suas suculentas? Sem problemas, vamos para a próxima página.

(17)

Regar plantas suculentas pode ser uma das partes mais difíceis de cultivá-las.

Mas não se preocupe!

Você aprenderá não apenas como regar suculentas, mas também determinará o horário de rega perfeito para suas plantas.

Quer saber um segredo ?

Eu simplesmente coloco meu dedo nos vasos o mais fundo que consigo até sentir que ele está seco até o fundo, ai eu rego!

Passo pelo meu Jardim o tempo todo então sempre que lembro, confiro e já imagino quando vou ter que tirar um tempo pra rega quando sinto como está o Solo.

No meu caso, tenho MUITAS (muitas mesmo!) então tenho que agendar isso.

Mas pra você que cultiva só algumas na sua casa não precisa, vai sentindo a necessidade delas e vai regando.

MÉTODO QUE UTILIZO PARA REGAR

CORRETAMENTE MINHAS

(18)

Mesmo dentro de casa suas suculentas podem acumular poeira.

Vale lembrar que, uma grande camada de poeira pode dificultar a absorção da luz solar, acumular umidade sobre as folhas e até atrais bixinhos indesejáveis.

Realizar a limpeza das folhas, caules e espinhos com um paninho úmido pode ser uma ótima alternativa. Crie uma rotina, sempre observe suas suculentas e limpe suas lindas folhas quando necessário!!

5. MANTENHA SUAS PLANTAS

SUCULENTAS LIMPAS

(19)

Primeiramente, as suculentas não gostam de ficar em solo alagado, por isso a drenagem é importante para evitar a podridão.

6. UTILIZE VASOS COM DRENAGEM

O excesso de água nas suculentas gera apodrecimento das folhas e caule, atrai pragas e pode matar sua planta!

Seu recipiente deve ter um orifício de drenagem no fundo para permitir que o excesso de água escape.

Vasos de terracota são ideais para iniciantes, se você não tem tanta experiência, aposte neles nesse momento!

Um ponto que eu acredito ser importante, é que, quando usar esses tipos de vaso com furo no fundo, é legal manter o cuidado com as pragas que podem entrar por ele.

Uma simples manta de Bidim ou feltro neste furo pode ajudar a evitar que pragas entrem por ali!

(20)

As suculentas precisam de solo que drene, de modo que o solo comum para envasamento – ou terra do seu quintal – não serve.

O melhor substrato para as suculentas em vasos, retém água suficiente para absorver o que precisa, mas ainda seca rapidamente para que as raízes não apodreçam.

As suculentas absorvem a água do ar ao seu redor e não através do contato direto.

Vários fatores ambientais podem fazer com que o solo seque, portanto, diferentes tipos de solo serão mais adequados para diferentes áreas de cultivo.

7. PLANTE SUAS SUCULENTAS NO

SOLO CORRETO

(21)

Pragas não devem ser um problema para as suculentas cultivadas dentro de casa, mas ocasionalmente você pode ter que lidar com insetos. Os mosquitos são atraídos por plantas suculentas plantadas em solo muito úmido e sem drenagem adequada.

Para se livrar de ovos e larvas, pulverize o solo com 70% de álcool isopropílico.

Cochonilhas  são outras pragas que os proprietários suculentas precisam lidar, o excesso de água e excesso de fertilização são as causas mais comuns de cochonilhas.

(22)

A cochonilha é um inseto sugador, ou seja, se alimenta da seiva das plantas, seja através das raízes, folhas, pseudobulbos, axilas (junção do pecíolo com o caule) e, até mesmo, dos frutos, causando o enfraquecimento da planta.

Embora muitos pesticidas vegetais matem cochonilhas, a melhor solução que encontrei para matá-los foi o álcool isopropílico a 70%.

Muitas pessoas recomendam o uso de cotonetes para absorver o álcool, mas eu descobri que um frasco de spray é muito mais eficaz para alcançar os ovos e fácil de usar.

Na verdade, mantenho um pequeno frasco de spray ao lado das minhas plantas para poder matar as coisas desagradáveis assim que elas aparecerem.

Não esqueça de verificar perto dos caules onde eles se escondem.

Pode ser que precise repetir a dose em 10 dias, caso a infestação esteja grande, então se nesse período voltar não quer dizer que não funcionou mas que alguns ovos não foram alcançados na primeira aplicação e chocaram.

COMO SE LIVRAR DAS

COCHONILHAS

(23)

O mais importante é que as suculentas não precisam de muito fertilizante, mas você pode dar-lhes adubações leves durante a estação de crescimento da primavera e do verão.

Tenha cuidado para não fertilizar demais – isso pode fazer com que sua planta suculenta cresça muito rapidamente e fique fraca.

Consequentemente, o erro na adubação pode atrair pragar para suas plantas suculentas, visto isso devemos nos atentar ao tipo de adubo que iremos utilizar.

9. FERTILIZE SUAS PLANTAS

SUCULENTAS NO VERÃO

(24)

De maneira geral, Suculentas e Cactos não precisam ser adubadas com frequência.

O adubo pode ser orgânico ou químico e geralmente é utilizado nas Suculentas e Cactos para favorecer o crescimento e florescimento delas.

Se utilizar adubo  NPK nas Suculentas, procure combinações como 4-14-8 ou 08-09-09.

Alguns, próprios para esse tipo de planta, são adicionado de micronutrientes que potencializam o resultado.

Cada adubo, dependendo da composição, pode ter uma utilização com intervalo de tempo diferente.  Sempre é importante ler atentamente as instruções nas embalagens.

COMO EU ADUBO MINHAS

SUCULENTAS

(25)

Vale lembrar que, o termo "Suculenta" é apenas uma denominação nada científica que demos para essas plantinhas que tanto amamos devido suas características.

Então, cada espécie tem suas diferenças e não devem ser tratadas como iguais!

ALGUMA VEZ VOCÊ JÁ MATOU UMA SUCULENTA MESMO CUIDANDO MUITO BEM DELA??

Isso pode ser mais comum do que você imagina!

Acontece  que,  muitas vezes erramos sem nem perceber,  pensamos que todas as suculentas precisam dos mesmos cuidados.

Mas não é bem assim, diferentes espécies precisam de cuidados específicos.

O que funciona para uma espécie,  pode  matar outra.  E enquanto não tiver certeza  o que eles precisam, você terminará em um CICLO VICIOSO!

DICA EXTRA!!

(26)

Por mais que você compre as suculentas mais lindas e  saudáveis, no começo elas irão sobreviver,  mas depois acabam morrendo.

Você vai acabar se perguntando o que deu errado, e pode até ficar envergonhado quando te perguntarem como você conseguiu matar uma suculenta...

Ter essas informações  sobre cuidados específicos sobre as necessidades individuais de suas suculentas interromperá esse ciclo! 

Você vai parar de matar suas suculentas,  porque saberá que o seu Colar de Pérolas tem necessidades diferentes do seu lindo cactos.

Cada planta suculenta tem necessidades diferentes  quando se trata de iluminação, água e temperatura. Depois de conhecer essas diferenças para suas suculentas, mantê-las vivas se torna muito mais fácil.

(27)

SUCULENTAS

9 DICAS PARA MANTER

SUAS SUCULENTAS

SAUDÁVEIS!!

Uma obra de:

Um Amor - Suculentas

É HORA DE COLOCAR EM

PRÁTICA!

Fico muito feliz que tenha chego até aqui! Agora é hora de colocar todo o conhecimento em

prática.

Estude este guia e adote como habito seguir as nove dicas ensinadas neste Guia Digital!!

Referências

Documentos relacionados

APELO: Deus trabalha ativamente nas nossas escolas em todo o mundo através dos seus professores, que dão o seu melhor para que os seus alunos aprendam também a amar

17.2 O licitante que, convocado no prazo de 05 (cinco) dias úteis, não celebrar o contrato, deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida para o

Representados dessa forma, os dados permitem facilmente entender quais países são considerados mais parecidos entre si, e quais são considerados muito diferentes (note a

Saba, em que in- tervenção de enfermagem é definida como “uma ação de enfermagem, um tratamen- to, um procedimento, atividade ou servi- ço, designado a atingir um resultado para

O 1º Nível de desenvolvimento de Qigong corresponde ao desbloqueio da circulação da energia vital nos dois meridianos centrais ou vasos principais denominados

Sumita, que também é diretor-científico da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e um dos organizadores de uma recente publicação sobre o

A Câmara deliberou por unanimidade autorizar, bem como emitir a respectiva Licença Especial de Ruído, nos termos legais;. Isenção de Taxas – Associação de Ciclismo

Da categoria-fonte de fazer (Vpredicador pleno) decorrem duas categorias semi-gramaticais, que, em certas predicações, se interligam e até se sobrepõem: (a) marcador causativo