• Nenhum resultado encontrado

SELEÇÃO 2014 PARA INGRESSO 2014 MESTRADO EM EDUCAÇÃO SEXUAL MODALIDADE PROFISSIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SELEÇÃO 2014 PARA INGRESSO 2014 MESTRADO EM EDUCAÇÃO SEXUAL MODALIDADE PROFISSIONAL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Ciências e Letras da UNESP – Campus de Araraquara Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual

Edital 2014 – Ingresso 2014 SELEÇÃO 2014 PARA INGRESSO 2014

MESTRADO EM EDUCAÇÃO SEXUAL – MODALIDADE PROFISSIONAL

DIVULGAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO: 07/03/2014 até 19/03/2014

INSCRIÇÕES: 20/03/2014 a 25/03/2014 no endereço: http://www.fclar.unesp.br/#!/pos-graduacao/stricto-sensu/

DATA DA PUBLICAÇÃO DAS INSCRIÇÕES DEFERIDAS E INDEFERIDAS: 07/04/2014 a partir das 16h00min.

PROVA ESCRITA: 23/04/2014, às 09h00min

DIVULGAÇÃO DA 1ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO E DA AGENDA DAS ENTREVISTAS: 05/05/2014, a partir das 16h00min.

ENTREVISTAS: 12 , 13 e 14/05/2014 (segunda, terça e quarta-feiras) Divulgação do resultado: 16/05/2014, a partir das 16h00min.

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL: 23/05/2014 , a partir das 16h00min.

APRESENTAÇÃO

Este edital traz um conjunto de informações básicas a respeito do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual, da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP – Câmpus de Araraquara, para o ano de 2014, com ingresso em agosto de 2014. O Programa está estruturado em linhas de pesquisa. Nesta Seleção está prevista a oferta de 18 vagas para o Mestrado.

INSCRIÇÕES

O candidato ao Curso de Mestrado deverá inscrever-se exclusivamente pela internet, no site http://www.fclar.unesp.br/#480,480, no período de 20 a 25/03/2014. Após a inscrição, o candidato deverá entregar toda a documentação exigida para o Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual, pessoalmente, no balcão de atendimento da Seção Técnica de Pós-Graduação (no horário de atendimento – das 09h00min às 10h30min horas

(2)

ou das 13h30min às 15h00min), ou enviar, via correio (SEDEX) juntamente com o Anexo II (Requerimento de Inscrição), que deverá ser impresso e preenchido do endereço WWW. http://www.fclar.unesp.br/Home/Pos-raduacao/StrictoSensu/EducacaoSexual/anexo_1.pdf

Endereço para envio:

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO SEXUAL FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS

SEÇÃO TÉCNICA DE PÓS-GRADUAÇÃO Rodovia Araraquara-Jaú, Km 1 Caixa Postal 174

14800-901 Araraquara SP

Só serão aceitas inscrições com data de postagem até 25/03/2014

OBS: Os candidatos portadores de necessidade especiais que necessitarem de condições especiais para a realização das provas deverão manifestar-se até o dia 25/03/2014, encaminhando mensagem para o endereço eletrônico da Seção Técnica de Pós-Graduação, mencionando sua necessidade.

E-mail: spg@fclar.unesp.br

MESTRADO

Poderão inscrever-se candidatos portadores de diploma de curso superior obtido em instituições oficialmente reconhecidas.

Documentos obrigatórios a serem enviados pelos candidatos:

1- Comprovante de inscrição (que será emitido pelo sistema de inscrições on-line e encaminhado ao endereço eletrônico do candidato);

2 - Carta Justificativa escrita pelo candidato, contendo as razões de sua opção pelo programa e pela Linha de Pesquisa indicada. O candidato deverá indicar obrigatoriamente três possíveis orientadores de sua preferência, em ordem alfabética, conforme a lista constante deste edital;

(3)

3- Cópia do diploma ou certificado de conclusão da graduação. Se o candidato estiver cursando o último semestre da graduação, deverá apresentar documento da instituição de ensino, na qual realiza a graduação, atestando que poderá concluí-la antes da data fixada para a matrícula da pós-graduação, que ocorrerá no período de 23/06 a 27/06/2014; 4- Cópia do Histórico Escolar da Graduação;

5- Curriculum Lattes devidamente atualizado, obrigatoriamente cadastrado na plataforma Lattes. Não sendo necessário o envio dos certificados.

Endereço da Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/, impresso na versão completa; 6- 01 (uma) Cópia do projeto de pesquisa ou de intervenção para a Dissertação de Mestrado, com no máximo 10 páginas, em espaço 1.5, contendo os seguintes itens: título, nome do candidato, justificativa do tema escolhido, introdução com fundamentação teórico-metodológica, objetivos, metodologia, bibliografia básica e cronograma de realização (em 30 meses);

7- 01 foto 3/4 recente;

8- Cópia do RG, CPF, Título Eleitoral, Certidão de Nascimento ou Casamento, Documento Militar (para o sexo masculino);

Obs: Os documentos acima solicitados não precisam ser autenticados.

9- Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 53,00 (cinquenta e três reais), a ser depositada na seguinte agência bancária:

Banco do Brasil Número do Banco: 001 Agência: 6933-7 Conta-corrente: nº 360-3 CNPJ: 48031918/0026-82 Notas:

a) As inscrições serão indeferidas se estiver faltando qualquer um dos documentos especificados acima, sendo de total responsabilidade do candidato a conferência do material apresentado. O material solicitado para inscrição deverá ser enviado obrigatoriamente de forma encadernada (em espiral).

b) Os candidatos ao Mestrado que estiverem em fase de conclusão do curso de graduação poderão inscrever-se para o processo seletivo, ficando sua matrícula condicionada à

(4)

apresentação dos comprovantes da referida conclusão antes da data fixada para a matrícula, que ocorrerá, provavelmente, em junho de 2014.

c) O deferimento das inscrições fica condicionado à análise técnica da documentação exigida.

d) Em hipótese alguma será devolvida a taxa de inscrição.

e) desde que devidamente justificado será aceito no prazo máximo de três dias úteis após a divulgação do resultado, pedido de recurso (por meio de requerimento protocolizado na Seção Técnica de Comunicações da FCL - Sala 8 do Prédio da Administração, dirigido ao Diretor da FCL);

f) O candidato não selecionado poderá retirar o material encaminhado para a seleção no período de 02 a 30/06/2014. Após esse período, o material não retirado será incinerado.

SELEÇÃO

A seleção de candidatos ao Mestrado será realizada em duas etapas: A primeira etapa, de caráter eliminatório, constará de duas fases:

a) Prova dissertativa com tema referente ao campo da Sexualidade e da Educação Sexual; b) Análise dos projetos de pesquisa ou intervenção apresentados;

Na segunda etapa, cada candidato aprovado na etapa precedente será submetido a entrevistas com uma banca de orientadores.

Nas entrevistas serão considerados:

Avaliação do projeto de pesquisa e do Curriculum Lattes;

Experiência do candidato na área da Sexualidade e Educação Sexual;

Em seguida, ouvidos os orientadores, a Comissão de Avaliação indicará os selecionados para o ingresso no Programa de Mestrado.

ATENÇÃO

O exame de proficiência em língua estrangeira será realizado durante o primeiro ano do Curso, devendo optar por um idioma entre inglês, francês, espanhol, italiano ou alemão.

(5)

LINHAS DE PESQUISA E QUADRO DE VAGAS

Linha 1. Sexualidade e educação sexual: interfaces com a história, a cultura e a sociedade

Tem por objetivo investigar questões históricas e sócio-antropológicas da sexualidade e da educação sexual. Aglutina projetos que contribuam para: a) a compreensão da relação cultura – sexualidade; b) o desenvolvimento de uma historiografia da educação sexual no Brasil; c) a institucionalização dos saberes sexuais; d) a produção de conhecimento sobre a interdisciplinaridade existente nas ações e estudos no campo da sexualidade e da educação sexual; e) sistematização de estudos e propostas para ações contra a violência sexual e a homofobia. Docentes vinculados à linha: Débora Raquel da Costa Milani, Fábio Tadeu Reina, Luci Regina Muzzeti, Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória, Paulo Rennes Marçal Ribeiro, Sueli Aparecida Itman Monteiro.

Linha 2. Desenvolvimento, sexualidade e diversidade na formação de professores

Reúne estudos e projetos de pesquisa voltados à formação de professores e outros profissionais de Educação e Saúde que necessitam de conhecimento teórico e prático para lidar com a especificidade das questões e situações envolvendo sexo e sexualidade. É esperado que o resultado das pesquisas contribua para a compreensão sobre a importância da formação especializada em educação sexual como coadjutora do trabalho de profissionais que lidam com crianças, adolescentes e até mesmo adultos em variadas situações e instituições. Inclui o estudo das práticas pedagógicas, da metodologia de ensino e da criação de técnicas e material didático-pedagógico para o campo da sexualidade e da educação sexual. Esta linha de pesquisa aglutina estudos e projetos que produzam conhecimento sobre o desenvolvimento sexual em suas diversas vertentes, passando pela infância, adolescência e vida adulta. Pretende-se que as pesquisas desenvolvidas contribuam para: a) a consolidação das pesquisas fundamentadas na psicanálise enquanto coadjutoras da compreensão do processo de desenvolvimento psico-sexual normal e patológico; b) a realização de estudos aprofundados sobre sexualidade e deficiências, com ênfase na inclusão educacional, de gênero e afetivo-sexual ; c) a investigação acerca da função sexual e sua relação com o desenvolvimento psicológico normal e patológico do ser humano. Docentes vinculados à linha: Ana Claudia Bortolozzi Maia, Andreza Marques de Castro Leão, Célia Regina Rossi,

(6)

Fátima Elisabeth Denari, Márcia Cristina Argenti Perez, Maria Alves de Toledo Bruns, Patrícia Porchat Pereira da Silva Knudsen e Vagner Sérgio Custodio.

DISPONIBILIDADE DE ORIENTAÇÃO DOS DOCENTES

Docente Vagas para 2014

Andreza Marques de Castro Leão 02

Célia Regina Rossi 01

Débora Raquel da Costa Milani 02

Fábio Tadeu Reina 02

Fátima Elisabeth Denari 02

Luis Antonio Calmon Nabuco Lastória 01

Márcia Cristina Argenti Perez 02

Maria Alves de Toledo Bruns 02

Patrícia Porchat Pereira da Silva Knudsen 02

Paulo Rennes Marçal Ribeiro 01

(7)

CONSELHO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO SEXUAL

Membros Titulares

Prof. Dr. Paulo Rennes Marçal Ribeiro – Coordenador Profa. Dra. Ana Claudia Bortolozzi Maia

Profa. Dra. Márcia Regina Argenti Perez Profa. Dra. Luci Regina Muzzeti

Membros Suplentes

Prof Dr. Fábio Tadeu Reina

Profa. Dra. Sueli Aparecida Itman Monteiro Profa. Dra. Célia Regina Rossi

Profa. Dra. Andreza Marques de Castro Leão

Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Endereço: Rodovia Araraquara - Jaú, km 1 - Caixa Postal 174 CEP: 14.800-901 - Araraquara - SP

Telefone: (0XX16) 3301-6212/3301-6242 Home Page http://www.fclar.unesp.br/pos E-mail: spg@fclar.unesp.br

Referências

Documentos relacionados

A pesquisa tem como objetivo geral compreender se o ajuste, pelos órgãos do governo federal, em especial a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e

A atribuição de incentivos financeiros à equipa multiprofissional depende da concretização dos critérios para atribuição das unidades contratualizadas (UC) referentes às

Biólogo, mestre em ciências (Biologia celular e molecular) pelo instituto oswaldo cruz (ioc/Fiocruz) e egresso do curso técnico de Pesquisa em Biologia Parasitária do mesmo

da resposta imune que, frequentemente, resultam em anular a ação de biopatógenos, por meio da ativação do sistema complemento, opsonização dos antígenos para

Esses vírus se ligam a receptores específicos localizados na superfície da membrana celular e entram na célula hospedeira via fusão do envelope viral, com a superfície da célula em

Algumas dificuldades podem ser encontradas quando se deseja de- monstrar este tipo de organela através de microscopia ótica, já que a produção bacteriana de flagelos não é contínua

Para diminuir ao máximo a interferência das proteínas que ainda podem estar presentes na amostra, deve-se fazer uma leitura a 280 nm – comprimento de onda em que as

A membrana plasmática é formada por moléculas de lipídeos (fosfoglicerídeos e esfingolipídeos), colesterol, proteínas periféricas (localizadas somente em uma das camadas