• Nenhum resultado encontrado

DESTAQUES. Paisagismo nos muros é iniciado Pág. 02. Cartões de proprietários não podem ser emprestados Pág. 03

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESTAQUES. Paisagismo nos muros é iniciado Pág. 02. Cartões de proprietários não podem ser emprestados Pág. 03"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Sorocaba, Abril de 2012. Informativo gratuito do Residencial Sunset

Bimestral

Ano I

Nº 10

DESTAQUES

Cartões de

proprietários

não podem ser

emprestados

Pág. 03

Gamah defende

animais com a

cultura da guarda

responsável

Pág. 04

Prestadores de

serviços com

irregularidades

poderão ser

proibidos de

entrar no Sunset

Pág. 06

Paisagismo nos muros é iniciado

(2)

02

Expediente

Diretora Presidente: Mônica Cenci A. Hungaro • Diretor Tesoureiro: Osvaldo Antonio Figueira Diretor Social: José Vitório Jeronimo • Presidente do Conselho: Vanderley Rodrigues Silva Conselheiros: Flavio Luiz Zanata, Lucio Ângelo Rosa e Mario Osamu Hayakawa

Administrador: Fábio Martins Vieira • Contato ADM: (15) 3211.2942 Reportagens: Joellen Pereira • Diagramação: FTJ Artes Gráficas Ltda. Redação: joellen@informativosdoscondominios.com.br

Comercial: telma@informativosdoscondominios.com.br

Coordenação Geral: Telma Cerqueira • Tel. Comercial: (15) 2104.0018 / 7834.4780 Impressão: Paratodos Gráfica e Editora • Tiragem: 350 exemplares • Distribuição Interna

Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, com a opinião da FTJ Artes Gráficas.

Anuncie Conosco: (15) 2104.0018

Ibiti, Granja Olga, Angelo Vial, Tivoli, Lago da Boa Vista, Mont Blanc, City Castelo, Sunset, Villa dos Inglezes, Vivendas do Lago, Golden Park, Ibiti Royal e Aldeia da Mata

Anúncios de Linha

FOTOGRAFIA DE FESTAS INFANTIS

(15) 9124.0970

PAISAGISMO NOS MUROS É INICIADO

Na portaria processo está concluído

O projeto paisagístico aprova-do em Assembleia começa a ser aplicado no Sunset. Com o plantio de plantas e flores, de-pois de concluído, o paisagismo dará beleza e harmonia às áreas comuns do residencial. As espé-cies adotadas no projeto foram escolhidas pela arquiteta pai-sagista Maria Luiza Aceituno e posteriormente aprovadas pela diretoria, todas escolhidas pela beleza e adaptação ao local.

Nos muros, por exemplo, foram plantadas moréia branca e árvore do viajante, mas ainda serão incluídas barba de serpente, ipê-amarelo, palmeira, lírio entre outros. Além das plantas, na portaria foi instalada iluminação nos pilares, que deram um toque sofisticado em nossa porta de entrada.

(3)

03

Mais uma vez problemas referentes à má utilização do cartão de acesso tornam-se as principais ocorrências na portaria. Cartões de propriedade de moradores estavam em posse de ou-tras pessoas que tentavam entrar no residencial.

Desde parentes até vidraceiros tenta-ram acessar as cancelas com cartões inadequados. Conforme convenciona-do no Regimento Interno, o acesso de qualquer pessoa que não seja morador ou proprietário deve ser feito dentro do padrão de segurança, através das cancelas de visitantes ou de prestado-res de serviços, após preenchimento de cadastro e liberação do associado.

Em hipótese alguma este procedimento deve ser burlado, pois, conforme é de co-nhecimento geral, estas normas servem para maximizar a eficiência de nossa se-gurança e inibir qualquer tentativa ilícita.

PAPEL DO PROPRIETÁRIO

É FUNDAMENTAL PARA

SUCESSO DA SEGURANÇA

Como o grande número de casas e mo-radores no Sunset, é grande também o número de prestadores de serviços – pe-dreiros, domésticas, encanadores, entre-gadores etc que entram no residencial. Quando estas pessoas possuem acesso

diário liberado, ou seja, quando o pro-prietário autorizou a entrada sem que sua confirmação seja solicitada todos os dias, é imprescindível que o cadas-tro esteja atualizado.

Quando um funcionário é dispensa-do, é obrigação do proprietário avisar imediatamente na portaria para que o acesso deste prestador seja bloquea-do. Se esta comunicação não é feita, a pessoa poderá entrar normalmente no Sunset, podendo, inclusive, agir de má fé. Esta, assim como não em-prestar o cartão de acesso pessoal, é uma pequena atitude que faz toda a diferença na segurança do residencial. Faça sua parte.

Um chip escondido no interior da capa branca controla toda a tecnologia do cartão de proximidade. Através da antena de rádio-frequência, basta aproximá--lo do leitor para que o código seja identificado pelo sistema e as informações transmitidas para o computador do monitoramento.

As informações cadastradas no chip não são possíveis de ser copiadas, fazendo do cartão um mecanismo extremamente seguro e de longa durabilidade, sendo frágil apenas a exposição solar direta.

COMO FUNCIONA

O CARTÃO DE

PROXIMIDADE?

CARTÕES DE PROPRIETÁRIOS NÃO

PODEM SER EMPRESTADOS

(4)

04

C

om um engajado trabalho em defesa dos animais desempe-nhado nos últimos cinco anos, a ONG Gamah divulga o conceito de guarda responsável entre proprietá-rios de animais de estimação. Guar-da e não posse, como geralmente é divulgado, é para deixar claro que o animal não é uma pro-priedade, mas um ser vivo. A entidade realiza em média duas feiras de doações ao mês, período em que cerca de 10 a 15 cachorros vão

para um novo lar, porém a quantidade de animais de rua em Sorocaba é mui-to maior que isso. Sem um canil, a ong trabalha com lares provisórios para os animais. Os voluntários da Gamah ficam

com os cães em suas casas até que sejam adotados nas feiras. Filhotes, como ex-plica Jussara, são rapidamente levados, porém os vira-latas adultos, de pelagem “rajada” geralmente demoram a ser ado-tados. E para recolher outros animais é preciso conseguir lares saudáveis para os que estão sob guarda da ong.

Para levar os animais para casa, o

candi-dato deve mostrar que além de gostar de animais, possui condição

finan-ceira e social para prestar

GAMAH DEFENDE ANIMAIS COM A

CULTURA DA GUARDA RESPONSÁVEL

(5)

05

E você, pretende adquirir outro animal? Pense nisso primeiro:

1. Casa protegida para que o animal não tenha acesso à rua?

Sim, por muro ( ) ou alambrado ( )

2. Algum animal morreu nos últimos meses com alguma doença contagiosa, como parvovirose ou cinomose? ( ) Sim ( ) Não 3. Tem condições financeiras de vacinar o animal anualmente com vacina múltipla e anti-rábica (cerca de R$90,00,dependendo da Clínica Veterinária)? ( ) Sim ( ) Não 4. Todos os familiares estão de acordo com a adoção? ( ) Sim ( ) Não 5. Em caso de mudança de casa, o animal irá acompanhar a família?

( ) Sim ( ) Não

6. Tem na casa local apropriado para receber o animal, protegido do sol, chuva e vento? ( ) Sim ( ) Não

7. Tem outros animais na casa?

( ) Sim ( ) Não ( ) Quantos

8. Aceitam outros animais na casa?

( ) Sim ( ) Não

QUESTIONÁRIO PARA

ADOÇÃO E GUARDA RESPONSÁVEL

assistência veterinária. “Não basta gos-tar de cães”, explica Jussara. “É preciso ter condições para mantê-lo em um am-biente saudável”.

Na opinião de Jussara, para algumas pessoas os animais são descartáveis, associados há momentos de suas vidas. “Tem recém-casado que sente a casa vazia e compra um filhote, sem pensar nas implicações que vem junto. Quando aparece o primeiro problema, resolver descartar o animal”.

Nas feiras é muito comum que os pais acabem acompanhando o impulso dos filhos em levar o filhote para casa, mas se esquecem de verificar com os outros integrantes da família se o animal é bem quisto. Antes de adotar, os candidatos respondem um questionário em que uma das informações é a respei-to do local em que o cachor-ro irá ficar. A Gamah não doa para quem pretende deixá-lo

se-mi-domiciliado. “Não é uma situação boa para o animal

ter um dono, mas viver nas ruas. Ele cor-re risco de ficar sem rumo e ser atrope-lado. A pessoa tem que se comprometer a deixá-lo em local adequado, devida-mente protegido”, afirma.

A Gamah precisa

de voluntários para continuar atuando em de-fesa dos animais. Se você é ou conhece veterinário, contador, ou pode doar medicamentos, ração e até mesmo o seu lar, entre em contato com a ONG.

(6)

06

Para sua segurança, pedimos que não atravessem as cancelas de veículos a pé. A maioria dos carros entra de forma brusca e não espera encontrar um pe-destre ali. Segundo o administrador do Sunset, Fábio, alguns moradores tem o costume de deixar o cartão no car-ro, mas o ideal é que seja mantido na carteira. “Entendo que deixar o cartão no veículo é mais prático no dia a dia,

mas chega o fim de semana, o morador quer ir caminhando para a padaria, mas chega à portaria sem o cartão (que ficou no carro) e acaba passando pela cancela de veículo. Ele está correndo um risco”, afirma.

Para evitar este tipo de situação, quan-do não for sair com o carro, basta digitar o número do RG na catraca e o acesso será liberado.

Saída de pedestres deve

ser feita pelas catracas

Diariamente, centenas de pres-tadores de serviços entram no Sunset e para garantir a segu-rança dos moradores, é preciso que um efetivo controle seja re-alizado. Segundo Fábio, o admi-nistrador do residencial, presta-dores com irregularidades, seja na falta de documentos (como antecedentes criminais) ou pelo descumprimento do Regimento Interno, poderão ser proibidos de entrar no Sunset.

“Isso só acontece nos casos em que o prestador insiste em algo que não é permitido. Assim que for notificado sobre a irregula-ridade, basta fazer o solicitado para evitar futuros problemas”, afirma.

Prestadores de

serviços com

irregularidades

administrativas

poderão ser

proibidos de

entrar no Sunset

(7)

CLASSIFICADOS

(8)

08

Em harmonia com o projeto de paisagis-mo em execução, a diretoria do Sunset decidiu padronizar as lixeiras, de forma que o residencial fique bonito, unifor-me e o mais importante, higiênico. Sa-cos plástiSa-cos e as (agora em extinção) sacolas plásticas de supermercado são comumente colocados nas calçadas en-quanto o recolhimento não ocorre. Sem o devido compartimento, esses ma-teriais são violados facilmente por ani-mais domésticos, espalhando lixo e mau cheiro pelas ruas. Com a lixeira adequa-da, o problema deverá ser resolvido.

O padrão escolhido foram os containe-res de 120 litros, tamanho suficiente para comportar o lixo produzido por uma família. A administração recomen-da que sejam adquiridos dois containe-res, um preto e outro branco – o primei-ro para lixo orgânico e o segundo para o reciclável.

Cada morador poderá adquirir os mate-riais pessoalmente, mas também pode-rá optar em solicitar a compra através da administração. O administrador do Sunset, Fábio, já realizou orçamentos, porém poderá reduzir os valores atra-vés da compra em maior quantidade. Os moradores que queiram realizar a compra das lixeiras através da admi-nistração – e pagá-lo no boleto da taxa condominial – devem entrar em conta-to com o Fábio através do email resi-dencialsunsetvillage@hotmail.com

Lixeiras das residências

serão padronizadas

Interessados em comprar com menor

custo devem procurar o administrador

Referências

Documentos relacionados

Indaga, o autor, até que ponto alguns temas da filosofia reforçaram os sistemas de sujeição do discurso, ao “propor uma verdade ideal como lei do discurso e uma racionalidade

No processo inclusivo, o docente é elemento essencial, devendo estar, de forma significativa, fundado em conhecimentos inovadores e empenhado em práticas de ensino

Os Casos e Exercícios “Liderar Equipas no dia-a-dia”, no âmbito de um percurso pedagógico que visa desenvolver as competências de liderança e gestão de equipas, permitem

Desligue sempre o aparelho antes de mudar o acessório ou para manipular as peças que estejam em movimento durante a utilização.. Não deixar o aparelho exposto

- Tenha cuidado com a disposição de aparelhos eletrônicos sobre o móvel, a falta de ventilação e excesso de calor pode prejudicar a durabilidade e acabamento do seu produto..

Entretanto, os efeitos adversos que a morfina pode causar como, por exemplo, a tolerância e a dependência, são fatores que podem causar receio em médicos que pretendem prescrever esse

Toxicidade para órgãos-alvo específicos – exposição repetida: Dados não disponíveis.. Perigo por aspiração: Não é esperado que o produto apresente perigo

Os resultados desta pesquisa permitem concluir que a metodologia de implementação de práticas baseadas em evidências científicas na prevenção e reparo do trauma pe- rineal no