• Nenhum resultado encontrado

A Integridade da Verdade do Santuário - Um Grupo de Declarações de Ellen G. White Feitas em 1905, 1906 e 1907 Sobre os Ensinamentos de A. F.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Integridade da Verdade do Santuário - Um Grupo de Declarações de Ellen G. White Feitas em 1905, 1906 e 1907 Sobre os Ensinamentos de A. F."

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

https://m.egwwritings.org/en/book/48.2#0 Manuscript Release n.760

A INTEGRIDADE DA VERDADE DO SANTUÁRIO

A Integridade da Verdade do Santuário - Um Grupo de Declarações de Ellen G. White Feitas em 1905, 1906 e 1907 Sobre os Ensinamentos de A. F. Ballenger

Nota introdutória:

Para a Igreja Adventista do Sétimo Dia, a primeira década do presente século foi uma época em que as incursões doutrinárias foram seriamente ameaçadas.

Os ensinamentos panteístas adotados e promulgados pelo Dr. John Harvey Kellogg de 1897 em diante, foram apoiados por seu livro The Living Temple, publicado em Battle Creek em 1903. Ellen White viu os conceitos panteístas de Deus na flor, na árvore, na atmosfera, e em cada um de nós, virtualmente “eliminando Deus” e, portanto, minando seriamente a verdade do santuário. Isso ela frequentemente mencionou.

Então, no início de 1905, A. F. Ballenger, trabalhando na Inglaterra, desenvolveu e expôs pontos de vista que formavam a base para um ataque direto à verdade do santuário. Mais tarde, naquele ano, essas visões ficaram conhecidas pelos trabalhadores adventistas na sessão da Conferência Geral realizada em Washington, D.C.

Naquela conferência, Ellen White apontou os erros de Ballenger, não apenas em entrevistas com ele, mas também em comunicações escritas baseadas em visões que recebera do Senhor. Ballenger rejeitou as admoestações de Ellen White e continuou a manter suas opiniões inalteradas.

Apresentadas aqui estão as declarações de Ellen White dando advertência contra as posições dos baluartes e ressaltando a integridade da doutrina do santuário conforme ensinada pelos adventistas do sétimo dia desde seus primeiros anos.

As cartas e manuscritos são citados na íntegra, ou quase, embora Ellen White lide com vários assuntos em alguns dos documentos.

White Estate. Washington DC.,

17 de Janeiro, 1980, e 12 de Março, 1981.

Eu não consegui dormir de pois da uma hora. Fui despertada para escrever algumas coisas que ficaram impressionadas em minha mente. Não muito tempo atrás, conheci o irmão Ballenger no hall do prédio em que temos quartos. Enquanto eu falava com ele, veio à mente que esse era o homem que eu tinha visto em uma assembleia trazendo diante dos presentes certos assuntos, e colocando nas passagens da Palavra de Deus uma construção que não podia ser mantida como verdade. Ele estava reunindo uma massa de escrituras que confundiria as mentes por causa de suas afirmações e sua má aplicação

(2)

dessas escrituras, pois o entendimento era enganoso e não influenciava de maneira alguma o assunto que ele alegava justificar sua posição. Qualquer um pode fazer isso e seguirá seu exemplo para testemunhar uma falsa posição: mas era sua própria. Eu disse a ele: Você é a pessoa que o Senhor apresentou diante de mim em Salamanca, como se estivesse em pé com uma parte que estava insistindo que, se a verdade do sábado fosse deixada fora da Sentinela, a circulação daquele papel seria aumentada. Você foi quem chorou e confessou seus erros, e nós tivemos o poder do Espírito Santo naquela reunião matinal.

Eu estava muito doente e tentara falar com o povo, e o Senhor me fortaleceu muito. Eu não tinha conhecimento das minhas palavras. O Senhor falou realmente através de mim. Depois que dei minha última palestra, meus sofrimentos foram tão severos que se tornaram quase insuportáveis.

Uma lista de compromissos tinha sido enviada para eu preencher no meu caminho de Salamanca para Battle Creek. Parecia impossível preencher esses compromissos. Fui para o meu quarto e fiz uma oração. Eu não tinha sido capaz de proferir uma palavra de oração antes que a sala estivesse iluminada com a glória de Deus e as cenas passassem diante de mim. Vi uma assembleia em uma sala em Battle Creek e uma pessoa em pé levantou o Sentinela e disse: “A questão do sábado deve ser cortada deste papel; então a circulação será grandemente aumentada e a verdade virá diante de milhares ”.

Uma autoridade veio e disse solenemente: “Guarda o testemunho e sele a lei entre meus discípulos”. Então veio a repreensão, decidida, firme e cortante: “A verdade do sábado deve ser proclamada. É a verdade para estes últimos dias”. As palavras encontradas em Êxodo 31: 12-18 foram repetidas com grande solenidade.

Não posso agora repetir todas as coisas relacionadas com a reunião, mas sei que as medidas que me foram antecipadas não foram tomadas. A obra do Espírito de Deus estava naquela reunião. Aquela noite foi muito solene para mim. Veio à minha mente a verdade que temos proclamado desde a passagem do tempo em 1844, quando a mensagem chegou até nós em relação ao erro que cometemos ao manter o primeiro dia da semana. Tínhamos evidência bíblica e o testemunho do Espírito do Senhor de que estávamos guardando um dia que não tinha santidade e que, ao fazê-lo, estávamos transgredindo a lei de Deus. Esta mensagem que temos transmitido desde então; e eu solenemente perguntei : O nosso povo agora está cortando a mensagem do Sábado da Sentinela e atendendo ao conselho e desejo de homens mundanos, impedindo que a Sentinela carregasse essa verdade mais importante para o mundo? Eu não consegui dormir muito naquela noite. Na manhã seguinte, partimos para Washington. Fiquei muito doente, e foi melhor que Sara e eu voltássemos para Battle Creek e não comparecêssemos às reuniões que foram feitas para mim em minha jornada.

Quando cheguei a Battle Creek, soube que nossos irmãos líderes pediram ao Senhor em oração que me enviasse diretamente a Battle Creek. Reuniões estavam sendo realizadas nas várias salas do Tabernáculo. Certa manhã, acordei antes do amanhecer. Era como se uma voz falasse comigo: Assista à reunião da manhã. Levantei-me e vesti- me e atravessei a estrada para a reunião. Quando entrei no quarto, os irmãos estavam em oração. Eu uni minha oração com os do restante, orando com grande seriedade. O Espírito do Senhor estava na reunião e minha alma estava profundamente agitada. Depois do período de oração, levantei-me para falar e prestar um testemunho decidido

(3)

com o Espírito e o poder de Deus, relatando minha experiência em Salamanca e contando-lhes o que o Senhor havia revelado a mim na visão da noite.

Depois de ter prestado um decidido testemunho, o irmão Ballenger levantou-se de coração partido e chorando, e disse: “Recebo este testemunho como do Senhor. Eu estava naquela reunião ontem à noite e estava do lado errado.

Qual foi minha surpresa ao saber que a luz que eu tinha em Salamanca me foi dada algum tempo antes da reunião ser realizada. O Senhor preparou o caminho para eu voltar a Battle Creek e levar minha mensagem na reunião da madrugada, logo após a reunião da noite. Foi-me mostrado que seriam tomadas medidas para que o Sentinela não falasse mais ousadamente sobre a questão do verdadeiro sábado do Senhor. As circunstâncias eram tais que, nesta ocasião, a desculpa não poderia ser usada, “Alguém disse a ela”. Ninguém teve a oportunidade de me ver ou falar comigo entre a reunião da noite e a reunião da manhã em que participei.

Eu carreguei a mensagem que o Senhor me deu e alguns fizeram confissões com corações quebrantados e espíritos contritos.

E agora, novamente, nosso irmão Ballenger está apresentando teorias que não podem ser substanciadas pela Palavra de Deus. Será um dos grandes males que virão ao nosso povo que as Escrituras sejam tiradas do seu verdadeiro lugar e assim interpretadas de forma a substanciar o erro que contradiz a luz e os testemunhos que Deus tem nos dado no último meio século. Declaro em nome do Senhor que as heresias mais perigosas estão procurando entrar entre nós como povo, e o irmão Ballenger está estragando sua própria alma. O Senhor me fortaleceu para que eu fizesse a longa viagem a Washington para esta reunião, a fim de prestar meu testemunho em defesa da verdade da Palavra de Deus e da manifestação do Espírito Santo em confirmação da verdade bíblica. A palavra é certa e firme, e resistirá ao teste. Investigações humanas serão feitas, mas o Senhor vive e Ele não despertará tais invenções. Devemos proclamar a plena verdade da Palavra de Deus com decisão e firmeza inalterável. Não há verdade nas explicações das Escrituras que o irmão Ballenger e aqueles associados a ele estão apresentando. As palavras estão certas, mas mal aplicadas para justificar o erro. Não devemos admitir seu raciocínio. Ele não é liderado por Deus. Nosso trabalho é manter os Testemunhos que Deus deu e selar a lei entre Seus discípulos.

O tempo é pior do que o perdido na criação de teorias que não são sustentadas na Bíblia para justificar tais erros. Sou instruída a dizer ao irmão Ballenger: Suas teorias, que têm multidões de fios finos e precisam de tantas explicações, não são verdadeiras e não devem ser levadas ao rebanho de Deus. O bem que você e seus associados puderam receber nesta reunião, você não recebeu. Deus proíbe seu curso de ação - fazer as abençoadas Escrituras, agrupando-as em seu caminho, para testificar a construção de uma falsidade.

Vamos todos nos apegar à verdade estabelecida do santuário. Aqueles que são tão míopes que começarão a fazer o trabalho que alguns outros têm feito ao defender os sentimentos contidos no Templo Vivo, estão se afastando do Deus vivo em experiências satânicas e espiritualistas que não farão bem às almas que as recebem. Eles estão se afastando da fé, buscando derrubar o fundamento da verdade. Os homens que perderam seu domínio sobre as verdades da questão do santuário, conforme foram apresentados

(4)

por homens que estiveram sob a direção do Espírito Santo, deveriam orar mais e falar menos. Testifico em nome do Senhor que o irmão Ballenger é conduzido por agentes satânicos e líderes espiritualistas invisíveis. Aqueles que têm a orientação do Espírito Santo se afastarão desses espíritos sedutores. - Manuscrito 59, 1905. (“A Verdade do Sábado na Sentinela e as Opiniões do irmão Ballenger”, 20 de maio de 1905).

Todos os que obtiverem o céu devem seguir o exemplo dAquele que deu a vida para salvar uma raça apóstata, resgatar homens e mulheres da morte eterna. Se os obreiros missionários médicos se unirem na plataforma da verdade com aqueles que estão carregando responsabilidades na causa de Deus, eles serão bem-vindos de bom grado. Mas em nenhuma outra plataforma além daquilo que o Senhor estabeleceu, podemos nos unir a eles. Nunca poderíamos nos combinar em qualquer outra base. O fundamento foi estabelecido e todos os que se posicionarem sobre esta plataforma, unindo-se de todo o coração ao povo do Senhor, serão acolhidos com júbilo. Mas não podemos nos unir com aqueles que optam por tomar posição sobre outro fundamento.

Não adianta falar em harmonia enquanto continuam a fazer isso, pois a harmonia nunca poderia existir. Deus proíbe isso. Haverá uma decidida mudança naqueles que mantiveram sua guerra contra os princípios que nos foram entregues pelo Senhor. Verdade é verdade e justiça é justiça. Para aqueles que se separaram em princípio dos verdadeiros crentes, escolhendo o seu próprio curso, a palavra é falada: “Sejam transformados pela renovação da vossa mente.” Deve haver unidade, mas é para estar na base correta. Os testemunhos que Deus deu não podem ser anulados. Permanecem firmes em conformidade com a palavra do Deus vivo.

Aqueles que se unem com base na verdade eterna prosperarão. Mas não pode haver união entre o povo de Deus e aqueles que escolhem seguir o mesmo curso de ação que alguns têm seguido nos últimos anos. O Senhor exige uma exibição diferente.

Alguns se afastarão da fé, dando ouvidos a espíritos sedutores. Foi-me mostrado o modo pelo qual esses espíritos trabalham, e fui encarregado de dizer àqueles que estão partindo da fé que estão agindo pelo mesmo engano espiritual que tivemos que enfrentar em vários momentos durante nossa experiência. Não podemos nos harmonizar com aqueles que nutrem o espírito e os sentimentos do inimigo de Deus.

Nenhuma ciência da invenção humana pode descobrir a Deus. Sobre esse assunto, o silêncio é eloquência. Aqueles que tentarem estudar a ciência humana à parte da Palavra de Deus serão ensinados por aquele que, no jardim do Éden, causou a queda de nossos primeiros pais. Quantos são os que são vítimas da ciência humana e, por sua vez, tornam-se enganadores. Tais pessoas terão o sangue das almas em suas vestes. Sobre aqueles que elaboraram a filosofia do antagonismo e da apostasia será pronunciada sentença de acordo com suas ações.

Cristo assumiu a natureza humana sobre Ele e veio ao nosso mundo para representar e estabelecer a verdade. Aqueles que se apartam do caminho lançado para os resgatados do Senhor cairão sob o raciocínio enganoso de Satanás. Ele se torna seu líder e sob sua direção eles buscam problemas científicos e sentimentos errôneos. Sou instruída a dizer: Ai daqueles que dão lugar aos sentimentos enganosos e insinuantes do inimigo. Eles não são mais líderes seguros e não percebem para onde estão sendo levados. Não há perigo tão grande quanto o de um homem se recusar a confessar seus erros e procurar

(5)

escalar o céu através de seu estudo da ciência. Tal homem não está sendo conduzido por Deus, mas por Satanás, que está usando teorias enganosas para arruinar sua alma. Aquele que teimosamente se recusa a ver a luz será entregue à sua própria sofística e perderá o poder de distinguir entre a verdade e o erro.

Sou instruído a dar um testemunho àqueles que estão entretendo sentimentos errôneos e a dizer-lhes claramente seu perigo. Mas não estamos em nenhum caso para nos ligarmos a eles ou para discutir com eles. A verdade é a verdade, e devemos nos posicionar do lado afirmativo, apresentando a verdade e recusando sermos levados à controvérsia. Quando Cristo foi tentado, Sua arma era: “Está escrito”. Ele se recusou a discutir com Satanás. “Novamente o diabo o recolhe a um alto monte e mostra- lhe todos os reinos do mundo e a sua glória; E disse-lhe: Todas estas coisas te darei, se prostrado me adorares ”(Mateus 4: 8, 9). Chegara a hora de Cristo levar uma mensagem positiva. “Vai-te, pois, Satanás”, disse ele, “porque está escrito : Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou , e eis que os anjos vieram e serviram a ele ”(Mateus 4:10).

Sou instruída a dizer que fortes tentações virão a todos, mas devemos nos recusar a ouvi-las. Quando os homens expulsam Deus de seus pensamentos, o reino da mente é tomado por Satanás. Eles são cobertos por uma atmosfera criada por Satanás.

Nos últimos cinquenta anos, vários tipos de heresia tem sido exercida sobre nós, para obscurecer nossas mentes a respeito do ensino da Palavra - especialmente concernente ao ministério de Cristo no santuário celestial, e a mensagem do céu para estes últimos dias como dados pelos anjos do décimo quarto capítulo do Apocalipse. Mensagens de todos os tipos e ordens foram feitas aos adventistas do sétimo dia, para que tomem o lugar da verdade que, ponto por ponto, tem sido buscada pelo estudo da oração e testemunhada pelo poder milagroso do Senhor. Mas os sinais que nos tornaram o que somos, devem ser preservados, e serão preservados, como Deus significou por meio de Sua Palavra e do testemunho de Seu Espírito. Ele nos chama a manter firmemente, seguros na fé, os princípios fundamentais baseados na autoridade inquestionável. - Manuscrito 44, 1905. (“Apelo para Mordomia Fiel”, 29 de março de 1905).

Estou convidado a levar uma mensagem ao nosso povo. Em nome do Senhor, sou convidado a advertir nossos ministros a não misturar teorias errôneas com a verdade de Deus. A verdade pura da Bíblia é manifestar-se em sua nobreza e santidade. Não deve ser classificada e ajustada de acordo com a sabedoria do homem. Os ministros do evangelho devem apresentar a verdade em sua simplicidade, através da bênção de Deus, tornando as Escrituras proveitosas para a doutrina, para repreensão, para correção, para instrução em retidão. “Justamente repartindo a palavra da verdade” - esta é a palavra que deve ser falada de todos os nossos ministros. Mas longe disso, muitos de nossos ministros se afastaram dos planos de Cristo. O louvor dos homens é cobiçado e eles colocam cada faculdade em um esforço para caçar e apresentar coisas maravilhosas. O Senhor me aconselha a andar com humildade e oração com Ele.

Nossa mensagem não precisa daquilo que o irmão Ballenger está tentando atrair para o povo. Ele tira certas passagens tão bem que elas perdem sua força. Que nossos ministros se contentem em receber a Palavra como Cristo a deu. Dele está escrito que as pessoas comuns o ouviam alegremente. A verdade que Ele apresentou era para eles como o pão do céu.

(6)

Em linguagem clara e limpa, devo dizer aos participantes desta conferência que o irmão Ballenger tem permitido que sua mente receba e acredite em erro ilusório. Ele tem interpretado mal e mal aplicado as Escrituras nas quais ele fixou sua mente. Ele está construindo teorias que não são fundadas na verdade. Uma advertência agora é vinda para ele e para o povo, pois Deus não indicou a mensagem que ele está transmitindo. Esta mensagem, se aceita, minaria os pilares de nossa fé.

O irmão Ballenger não discerne o que está fazendo mais do que o Dr. Kellogg percebeu que o livro Living Temple continha alguns dos mais perigosos erros que poderiam ser apresentados ao povo de Deus. Os mais especiosos erros estão ocultos nessas teorias e suposições, que, se recebidas, deixariam o povo de Deus em um labirinto de erros. Aqueles que apreciam essas teorias estão construindo sobre a areia, e quando a tempestade e a tormenta vierem, a estrutura será varrida.

Estude as palavras de Cristo no sétimo capítulo de Mateus. Todo o capítulo deve ser cuidadosamente considerado. Contém avisos para o povo de Deus nestes últimos dias. [Mateus 7: 15-27 citado]

Nossa única segurança é caminhar prudentemente diante de Deus. Perigosos tempos estão diante de nós. Devemos fazer todos os esforços para nos posicionarmos no conselho de Deus e não em nossa própria sabedoria. Que as doutrinas simples da Palavra brilhem em seu verdadeiro significado, e que elas sejam levadas para casa de acordo com sua importância relativa. Vamos ensinar apenas a verdade da origem celestial. Coisas novas e antigas são conectadas através da orientação do Espírito Santo quando a verdade é ensinada como é em Jesus, sem obscuridade, sem compromisso, sem medo, sem perder de vista a cruz como o grande centro de toda a verdade. Uma apresentação santificada da mensagem para este tempo, o Espírito Santo se tornará efetivo para a salvação das almas dos ouvintes.

Observe como você mistifica o evangelho. O claro “Assim diz o Senhor” repreende o mundanismo, dissipa as dificuldades, amplia o entendimento e responde à pergunta: “O que devo fazer para herdar a vida eterna?” O Senhor conclama Seus ministros a revelarem uma inteligência maior em relação ao à santa obra de graça do Espírito. Ele deseja que eles mostrem em seus sermões e em suas orações que eles conhecem a obra da graça de Jesus Cristo, nosso exemplo divino, o Senhor nossa justiça.

Uma determinação mais forte de não saber nada entre os homens, exceto Cristo e Ele crucificado, teria dado um caráter diferente ao trabalho do irmão Ballenger nesse terreno. Com isso, ele teria sido salvo de gastar seu tempo apresentando como verdade aquilo que, se recebido, minaria as poderosas verdades que foram estabelecidas por séculos. Aquele que afirma que seus ensinamentos são sólidos, enquanto ao mesmo tempo está trabalhando longe da verdade do Senhor, chegou ao lugar onde ele precisa ser convertido.

Um rico e inesgotável armazém da verdade está aberto a todos os que caminham humildemente com Deus. As ideias daqueles cujos corações estão plenamente na obra de Deus são clara e claramente expressas, e não faltam variedade, pois há sempre diante deles um rico gabinete de joias. Aqueles que estão se esforçando pela originalidade vão

(7)

ignorar as preciosas joias do gabinete de Deus, em um esforço para conseguir algo novo.

Que nenhum homem entre na obra de derrubar os fundamentos da verdade que nos fez o que somos. Deus conduziu Seu povo passo a passo, embora houvesse armadilhas de erro por todos os lados. Sob a maravilhosa orientação de um claro: “Assim diz o Senhor”, foi estabelecida uma verdade que resistiu ao teste. Quando os homens se levantarem e tentarem afastar os discípulos após eles, encontre-os com as verdades que foram testadas como pelo fogo.

[Apocalipse 3: 1-3 citado]

Aqueles que buscam remover os marcos antigos não estão se segurando; eles não estão se lembrando de como receberam e ouviram. Aqueles que tentam introduzir teorias que removem os pilares de nossa fé sobre o santuário ou sobre a personalidade de Deus ou de Cristo, estão trabalhando como cegos. Eles estão procurando trazer incertezas e colocando o povo de Deus à deriva sem uma âncora.

Aqueles que afirmam estar identificados com a mensagem que Deus nos deu devem ter percepções espirituais claras e objetivas, para que possam distinguir a verdade do erro. A palavra falada pelo mensageiro de Deus é “Acorde os vigias”. Se os homens discernirem o espírito das mensagens dadas e se esforçarem para descobrir de que fonte vêm, o Senhor Deus de Israel os impedirá de serem desviados. Mas Deus não deve ser enganado.

As mensagens que recebemos do céu são verdadeiras e fiéis. Quando um homem se esforça para introduzir novas teorias que não são a verdade, os ministros de Deus devem dar clara advertência contra essas teorias, indicando onde, se recebidas, elas liderariam o povo de Deus. Aqueles que receberam a luz da verdade presente não devem ser facilmente enganados e prontamente levados do verdadeiro caminho para caminhos estranhos. Os vigias devem estar bem despertos para discernir o resultado de todo raciocínio ilusório, pois erros graves serão introduzidos para desencaminhar o povo de Deus.

Se as teorias que o irmão Ballenger apresenta fossem recebidas, elas levariam muitos a se afastarem da fé. Eles abandonariam às verdades sobre as quais o povo de Deus permaneceu nos últimos cinquenta anos. Fui convidado a dizer em nome do Senhor que o irmão Ballenger está seguindo uma falsa luz. O Senhor não lhe deu a mensagem que ele está dando sobre o serviço do santuário.

Nosso instrutor falou as palavras ao irmão Ballenger: “Você está trazendo confusão e perplexidade pela sua interpretação das Escrituras. Você pensa que recebeu uma nova luz, mas sua luz se tornará escuridão para aqueles que a recebem.

Ande nos passos de Cristo e segure firme o que você recebeu e ouviu, e deixe de lado qualquer exposição da Escritura que signifique: “Meu Senhor retarda a Sua vinda.” Em um dia como o que você não espera, o Filho do homem vem, e então como será com você e aqueles cujas mentes você confundiu? Pare exatamente onde você está, pois Deus não lhe deu esta mensagem para levar ao povo. Aqueles que recebem sua interpretação da Escritura sobre o serviço do santuário estão recebendo erro e seguindo

(8)

em caminhos falsos. O inimigo irá trabalhar a mente daqueles que estão ansiosos por algo novo, preparando-os para receber falsas teorias e falsas exposições das Escrituras.

Quando homens entrarem e moverem um alfinete ou pilar do fundamento que Deus estabeleceu pelo Seu Espírito Santo, que os homens idosos que foram pioneiros em nosso trabalho falem claramente, e que aqueles que estão mortos falem também pela reimpressão de seus artigos em nossos periódicos. Reúna os raios da luz divina que Deus deu ao conduzir Seu povo passo a passo no caminho da verdade. Essa verdade resistirá ao teste do tempo e do julgamento.

Cristo é chamado o ministro do verdadeiro tabernáculo. Ele é o chefe de Sua igreja na terra. Ele declara: “Todo poder me é dado no céu e na terra. Ide, portanto, e ensina a todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo: Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos ordenei; e eis que estou convosco todos os dias. até o fim do mundo ”(Mateus 28: 18-20). Ele é o ministro do verdadeiro tabernáculo e constantemente envia mensagens ao Seu povo. O rico alimento da sã doutrina será dado a todos os verdadeiros trabalhadores. Os fiéis embaixadores de Cristo serão ensinados por Deus em todo sermão que fala a verdade ao coração. Cristo é de fato o ministro das coisas santas no verdadeiro tabernáculo, que o Senhor armou e não o homem.

Há uma grande obra a ser feita na proclamação do evangelho. Deus chamará os homens do arado e da vinha e os enviará para o seu serviço, assim como Cristo chamou os pescadores de sua ocupação diária. Assim como os primeiros discípulos, em obediência ao chamado de Cristo, deixaram suas redes e O seguiram, assim também os homens em humildes esferas de vida vão hoje com a mensagem para este tempo. Esses devotados servos de Cristo não procurarão o lugar mais elevado , mas seguirão a Cristo no caminho da abnegação e do sacrifício, e ganharão almas para o Salvador .

Há milhares de almas dispostas a trabalhar para o Mestre que não tiveram o privilégio de ouvir a verdade como alguns a ouviram, mas elas têm sido fiéis leitores da Palavra de Deus, e serão abençoadas em seus humildes esforços para transmitir luz para os outros. Que eles mantenham um diário e quando o Senhor lhes der uma experiência interessante, anotem, como Samuel fez quando os exércitos de Israel conquistaram uma vitória sobre os filisteus. Ele montou um monumento de gratidão, dizendo: "Até aqui o Senhor nos ajudou" (1 Samuel 7:12). Irmãos, onde estão os monumentos pelos quais você mantém em vista o amor e a bondade de Deus? Esforce-se para manter em mente a ajuda que o Senhor lhe deu em seus esforços para ajudar os outros. Não deixe que suas ações mostrem um traço de egoísmo. Cada lágrima que o Senhor ajudou você a enxugar dos olhos tristes, todo medo que foi expulso, toda misericórdia mostrada - trace um registro disso em seu diário. “Como os teus dias, assim será a tua força” (Deuteronômio 33:25). Estejam dispostos a ser homens pequenos lidando com grandes assuntos.

Eu tenho uma advertência para aqueles que supõem que receberam o trabalho de revelar as Escrituras sob uma nova luz. Este trabalho significa substituir a interpretação humana pela interpretação que Deus deu. Assim os mensageiros celestes se pronunciaram sobre o esforço no qual o irmão Ballenger entrou.

Meu irmão, você está na presença daquele que nunca falhou em realizar seu trabalho ou em cumprir Sua palavra. Não leve esta mensagem que você acha que significa muito.

(9)

De certa forma, isso significa muito. Significa o desenraizamento da fé em Deus e a criação de infiéis. Cesse de todo esse trabalho, pois isso abrirá a porta para muitos se afastarem da fé uma vez entregue aos santos, e darem ouvidos a espíritos enganadores. - Manuscrito 62, 1905. (“Uma Advertência Contra as Falsas Teorias”, 24 de maio de 1905). 190.)

No futuro, toda espécie de engano deve surgir, e queremos terra firme para nossos pés. Queremos pilares sólidos para o edifício. Nenhum pino deve ser removido daquilo que o Senhor estabeleceu. O inimigo trará falsas teorias como a doutrina de que não há santuário. Este é um dos pontos em que muitos se apartarão da fé. Onde encontraremos segurança a menos que seja nas verdades que o Senhor tem dado nos últimos cinquenta anos?

Eu quero te dizer que Cristo vive. Ele faz intercessão por nós e Ele salvará a todos que vierem a Ele com fé e obedecerem às Suas orientações. Mas lembre-se que Ele não quer que você entregue suas energias à crítica de seus irmãos. Atenda à salvação de sua própria alma. Faça o trabalho que Deus lhe deu. Você encontrará tanto para fazer que não terá nenhuma inclinação para criticar outra pessoa. Use o talento da fala para ajudar e abençoar. Se você fizer o trabalho que Deus lhe deu, você entenderá o que significa a santificação do Espírito.

Não pense que Satanás não está fazendo nada. Não pense que seu exército é passivo. Ele e suas agências estão no terreno hoje. Nós devemos colocar toda a armadura de Deus. Tendo feito tudo, devemos nos posicionar, encontrando os principados e poderes e a maldade espiritual nos altos escalões. E se tivermos na armadura celestial, descobriremos que os ataques do inimigo não terão poder sobre nós. Anjos de Deus estarão ao nosso redor para nos proteger. Eu tenho a garantia de Deus que assim será. Em nome do Senhor Deus de Israel, peço-lhe que venha em auxílio do Senhor, para ajudar o Senhor contra os poderosos. Se você fizer isso, você terá ao seu lado um forte ajudante, um Salvador pessoal. Você será coberto pelo escudo da providência. Deus fará um caminho para você, para que você nunca seja ultrapassado pelo inimigo. Estou orando para que o poder do Salvador seja exercido em favor daqueles que entraram nas tentações do inimigo. Eles não estão de pé sob o amplo escudo da Onipotência. Meus irmãos, é nosso privilégio ficar sob este escudo. Review and Herald, 25 de maio de 1905. (Discurso de EG White na sessão da Associação Geral de 16 de maio de 1905.)

Não vou agora tentar descrever a experiência pela qual passei durante a noite. Eu dormi e muitas coisas foram representadas para mim. A instrução dada a mim, eu escrevi na estação da noite, enquanto outros estavam dormindo. Tenho muito mais a dizer sobre o que será dito ao nosso povo com caneta e voz. Devemos dar atenção especial à conversão dos pecadores. Agora é a hora de cada alma testar seu próprio caso. É o costume predominante em agências humanas procurar por simpatia. Há um chamado para um elemento muito mais forte de poder moral. O povo de Deus deve viver no sentido claro de que tem um Deus a quem deve ir com todos os seus problemas, mas não vai para as agências humanas. “Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que liberalmente dá a todos os homens e não retém, e será dado a ele. Mas deixe-o pedir cdeixe-om fé, nada vacilante. Mas aquele que vacila é cdeixe-omdeixe-o uma deixe-onda ddeixe-o mar, impelida pelo vento e lançada. Esse não deve pensar que receberá qualquer coisa do Senhor. Um homem de mente dupla é instável em todos os seus caminhos ”(Tiago 1: 5-8).

(10)

Precisamos andar humildemente diante do Senhor. Sua verdade deve ser justificada e ampliada. Somos avisados de que qualquer tipo de heresia será introduzida entre o povo de Deus nestes últimos dias. Uma heresia leva a muitas outras heresias na explicação da Palavra de Deus e no afastamento dos planos e objetivos do Senhor. Que nossas reuniões nesta conferência sejam momentos para a investigação e construção dos locais de desperdício. [Isaías 58: 12-14 citada]

O Senhor quer que neste momento tragamos o testemunho escrito por aqueles que estão mortos para falar em nome das coisas celestiais. O Espírito Santo nos deu instruções nestes últimos dias. Devemos repetir os testemunhos que Deus deu a Seu povo, os testemunhos que apresentam claras concepções das verdades do santuário e que mostram a relação de Cristo com as verdades do santuário tão claramente trazidas à vista.

Se nós somos os mensageiros designados pelo Senhor, não brotaremos com novas ideias e teorias para contradizer a mensagem que Deus deu através de Seus servos desde 1844. Naquela época muitos procuraram o Senhor com coração e alma e voz. Os homens a quem Deus levantou foram diligentes buscadores das Escrituras. E aqueles que hoje afirmam ter luz, e que contradizem o ensinamento dos mensageiros ordenados por Deus que estavam trabalhando sob a orientação do Espírito Santo, aqueles que levantam novas teorias que removem os pilares de nossa fé, não estão fazendo a vontade de Deus, mas estão trazendo falácias de sua própria invenção, as quais, se recebidas, afastarão a igreja da âncora da verdade e as colocarão à deriva, à deriva, onde receberão qualquer sofisma que possa surgir. Isso será semelhante ao que o Dr. JH Kellogg, sob a orientação especial de Satanás, vem trabalhando há anos.

Nosso trabalho é trazer as fortes razões de nossa fé, nossa posição passada e presente, porque há homens que, nunca foram estabelecidos na verdade, e trarão falácias que podem destruir o ancoradouro de nossa fé. Até presidentes de conferências devem temer se mover, como alguns fizeram, ditando, comandando e proibindo. Eles levam as ovelhas para caminhos proibidos. Deus não envia ninguém com uma mensagem que leve as almas a se afastarem da fé que tem sido nossa fortaleza por tantos anos. Devemos substanciar essa fé em vez de derrubar o fundamento sobre o qual ela repousa.

*****

Haverá muitos convertidos dentre os judeus, e esses conversos ajudarão a preparar o caminho do Senhor e a fazer diretamente no deserto uma estrada para nosso Deus. Judeus convertidos devem ter uma parte importante para agir nos grandes preparativos a serem feitos no futuro para receber a Cristo, nosso Príncipe. Uma nação nascerá em um dia. Como? Por homens a quem Deus designou sendo convertidos à verdade. Haverá visto: "Primeiro a erva, depois a espiga, depois o grão cheio na espiga" (Marcos 4:28). As previsões da profecia serão cumpridas. O dia do Senhor virá de repente, inesperadamente, e os homens estarão dormindo. Leia Mateus 10:16: “Eis que vos envio como ovelhas no meio de lobos; sê pois sábio como as serpentes e inofensivo como as pombas”. Manuscrito 75, 1905. (“Construindo os lugares devastados”, maio de 1905 .)

(11)

Eu acordei às três horas. Meu coração sai em grata gratidão por estar livre de dores e sofrimentos. Minha mão direita está calma e firme, e posso encher minha caneta-tinteiro sem derramar uma gota de tinta. Agradeço a Deus pois, por muitos anos essa mão raramente foi fraca. Eu posso subir e descer escadas com perfeita facilidade, e alguns dias eu subo e desço doze vezes.

Desejo de coração e alma fazer o trabalho que Deus me deu como seu mensageiro. Estou ansioso para dar às pessoas as evidências de nossa fé, conforme encontradas nas Escrituras. Há muitos hoje que apresentam doutrinas estranhas, dando às Escrituras um significado errado. O irmão Ballenger acha que tem nova luz e está sobrecarregado para entregá-la ao povo, mas o Senhor me instruiu que ele aplicou mal os textos das Escrituras e aplicou-os incorretamente. A Palavra de Deus é sempre a verdade, mas as doutrinas que o irmão Ballenger traz, se recebidas, irão desestabilizar nossa fé na questão do santuário. O irmão Ballenger tem mistificado a mente por sua ampla gama de textos. Estes textos são verdadeiros, mas ele os colocou onde eles não pertencem.

A luz sobre a questão do santuário foi dada pelo Espírito de Deus, e nós, que passamos pelo desapontamento de 1844, podemos testemunhar que essa luz foi então dada sobre a questão do santuário. O irmão Ballenger precisa descansar um pouco e deixar de semear o joio que levará nosso povo a um caminho falso. Como o mensageiro de Deus, não suportarei nenhuma mensagem hesitante sobre este assunto.

O irmão Ballenger não vê o que ele está tentando fazer acontecer. A mensagem que Cristo veio dar a João na Ilha de Patmos precisa agora ser cuidadosamente estudada pelo irmão Ballenger, pois estas palavras de advertência nos dizem que surgirão homens que reivindicam ter nova luz, cujas teorias, se recebidas, destruiriam nossa vida e fé nas verdades que resistiram ao teste por meio século. Precisamos estudar e entender a mensagem dada no terceiro capítulo do Apocalipse.

[Apocalipse 3: 1-3 citado]

Este é um trabalho a ser feito. Há necessidade de o irmão Ballenger humilhar sua alma diante de Deus e se recusar a receber novas interpretações das Escrituras. Tivemos que encontrar muitos homens que vieram exatamente com tais interpretações, procurando estabelecer falsas teorias e perturbando a mente de muitos pela sua prontidão em falar, e por sua grande variedade de textos que eles aplicaram erroneamente para se adequar às suas próprias ideias.

É muito tarde na história da Terra para levantar algo novo. As teorias errôneas que tivemos que encontrar em nossas primeiras experiências neste trabalho nos levaram ao Senhor em oração. E o Senhor me deu, por Seu mensageiro, uma mensagem decidida de que os homens estavam colocando uma falsa aplicação na Palavra de Deus. Cristo se referiu a esse perigo com as palavras: "Vigiai e fortalecei as coisas que permanecem, que estão prontas para morrer" (Apocalipse 3: 2). Ai, ai do homem que ensina falsas teorias.

Fomos advertidos a não ouvir as doutrinas dos homens que estavam obtendo uma experiência falsa. Passamos noites inteiras em oração e o Espírito Santo transmitiu a mensagem clara e distinta. Ao longo do caminho, tivemos que encontrar apenas essas coisas. Mas nós não demos atenção a eles. Outras apresentações foram feitas em

(12)

doutrinas que negavam a verdade que no passado havia sido defendida. Assim será até o fim da história da Terra.

A advertência desce ao longo da linha: “Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te” (Apocalipse 3: 3). Arrependa-se da inclinação para se distinguir como um homem que tem uma grande luz. Sua suposta luz me é mostrada como escuridão que levará a caminhos estranhos.

A Palavra de Deus contém a verdade, mas quando esta Palavra é mal aplicada e feita para fortalecer o erro, devemos enfrentar este perigo sem hesitação. Devemos chamar nosso povo a abandonar tais teorias, a não as receber, a lembrar-se de como elas receberam, ouviram, se apegaram e se arrependeram. Nós os conclamamos a manter sua visão espiritual clara e a não receber as explicações elaboradas e não solicitadas das Escrituras oferecidas por alguns, porque essas explicações minariam os pilares de nossa fé. Reverência da Palavra, mas não sua má aplicação para substanciar o erro.

A advertência é: “Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o e arrepende-te” (Apocalipse 3: 3). Esta é a mensagem que eu carrego para o irmão Ballenger. O Senhor diz a ele: Eu poupei sua vida para que você se lembre do que recebeu e ouviu. Para nós que passamos pelo desapontamento de 1844, parece impossível esquecermos a experiência e o conhecimento que nos foi dado para estabelecer nossa fé nas verdades que nos foram dadas pela ministração do Espírito Santo.

Para aqueles que passaram pelos difíceis testes que aconteceram ao longo dos anos, o Senhor diz: “Vós sois minhas testemunhas”. Todos os que foram iluminados devem estar atentos e fortalecer as coisas que permanecem, diante daqueles que estão prontos para morrer espiritualmente em razão das falsas teorias trazidas pela má aplicação das Escrituras.

Há muitos que não aperfeiçoaram um caráter cristão: suas vidas não foram purificadas e através da santificação da verdade, e elas trarão suas imperfeições para a igreja e negarão sua fé, captando teorias estranhas que sustentarão como verdade.

Que todos atentem para o aviso: “Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o e arrepende-te. Se, pois, não vigiarás, virá sobre ti como um ladrão, e não saberás em que hora hei de vir sobre ti ”(Apocalipse 3: 3). Satanás está usando toda a sua ciência em jogar o jogo da vida pelas almas humanas. Seus anjos estão se misturando com os homens e instruindo-os nos mistérios do mal. Esses anjos caídos atrairão os discípulos após eles, falarão com os homens e estabelecerão princípios que são tão falsos quanto possível, levando as almas a caminhos de engano. Esses anjos podem ser encontrados em todo o mundo, apresentando as coisas maravilhosas que logo aparecerão em uma luz mais decidida. Deus chama seu povo para compreender o mistério da piedade. Jesus Cristo é nossa dependência, e o Senhor conclama seu povo a tomar cuidado em seguir um curso que lhes roubaria sua utilidade.

Na proclamação da verdade não deve haver exibição. Que os mundanos continuem em suas grandes reuniões com sua grande demonstração, mas não permita que o povo de Deus suponha que esse seja o caminho para pregar o evangelho ou apresentar a verdade. Exibição exterior não dá influência para a verdade. Isso não aumenta a utilidade ou o

(13)

sucesso dos trabalhadores da vinha de Deus. Ministros e missionários médicos, sejam fiéis ao seu chamado. Não faça exposições para exibição. Em seu dispêndio de recursos, permita que a autonegação de Cristo seja vista. Em nosso favor, Ele colocou de lado Seu manto real e coroa real e revestiu Sua divindade com humanidade, vindo a este mundo como um bebê, e por trinta anos vivendo aqui como um homem entre os homens. Ele viveu a vida de um homem pobre, mas Ele era o Príncipe do Céu. “Eis que venho”, declarou ele, “no volume do livro está escrito a meu respeito; Tenho prazer em fazer a Tua vontade, ó Meu Deus: sim, a tua lei está no meu coração ”(Salmos 40: 7-8). O profeta Isaías presta testemunho: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da eternidade, Príncipe da Paz ”(Isaías 9: 6).

João, o discípulo amado, testemunha: [João 1: 1-4, 14-16; 3: 34-36 citada.]

Nesta Escritura, Deus e Cristo são mencionados como duas personalidades distintas, cada uma agindo em sua própria individualidade.

“Porque a lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (João 1:17). [Salmos 85: 10-13; João 1:18 citado.]

Moisés, suplicando a Deus, disse: [Êxodo 33: 18-23]. - Manuscrito 145, 1905. (Diário, 31 de outubro de 1905)

O Senhor não é nosso vigia? Eu não deveria me importar em viver outro dia. Mas esta é uma questão estabelecida em minha mente - que estamos sob um poder que está além do controle humano e, nesse poder, podemos confiar. O Senhor é bom para nós e, se andarmos com cuidado diante Dele, Ele sempre revelará Seu poder em nosso favor. Ele salvará ao máximo todos os que o amam e obedecem.

Eu anseio diariamente por poder cumprir o duplo dever. Eu tenho implorado ao Senhor por força e sabedoria para reproduzir os escritos das testemunhas que confirmaram nossa fé no início da história da mensagem. Após a passagem do tempo em 1844, eles receberam a luz e andaram na luz, e quando os homens que afirmavam ter nova luz vinham com suas maravilhosas mensagens sobre vários pontos das Escrituras, nós tivemos, através do mover do Espírito Santo, testemunhos corretos, que cortam a influência de mensagens como essa que o irmão Ballenger está dedicando seu tempo à apresentar. Este pobre homem tem trabalhado decididamente contra a verdade que o Espírito Santo confirmou. Quando o poder de Deus testifica sobre o que é a verdade, essa verdade é para sempre uma verdade. Nenhuma pós-suposição contrária à luz que Deus deu deve ser considerada.

Os homens surgirão com interpretações da Escritura que são para eles verdade, mas que não são verdade. A verdade para este tempo, Deus nos deu como fundamento para nossa fé. Ele mesmo nos ensinou o que é a verdade. Um surgirá, e outro ainda com nova luz, que contradiz a luz que Deus deu sob a demonstração de Seu Santo Espírito. Alguns ainda estão vivos, que passaram pela experiência adquirida no estabelecimento dessa verdade. Deus graciosamente poupou suas vidas para repetir e repetir, até o fim delas, a experiência pela qual eles passaram, assim como o apóstolo João fez até o final de sua vida. E os porta-estandartes que caíram na morte devem falar através da reimpressão de

(14)

seus escritos. Eu estou instruído que suas vozes devem ser ouvidas. Eles devem prestar seu testemunho sobre o que constitui a verdade para este tempo.

Não devemos receber as palavras daqueles que vêm com uma mensagem que contradiz os pontos especiais de nossa fé. Eles reúnem uma massa de escrituras e a colocam como prova em torno de suas teorias e afirmações. Isso foi feito repetidas vezes nos últimos cinquenta anos. E enquanto as Escrituras são a Palavra de Deus, e devem ter sua aplicação respeitada, se tal aplicação mover um dos pilares do fundamento que Deus sustentou nestes cinquenta anos, é um grande erro. Aquele que faz tal aplicação não conhece a maravilhosa demonstração do Espírito Santo que deu poder e força às mensagens passadas que chegaram ao povo de Deus.

As demonstrações do irmão Ballenger não são confiáveis. Se recebidas, eles destruiriam a fé do povo de Deus na verdade que nos fez o que somos. Nós devemos estar decididos sobre este assunto, pois os pontos que ele está tentando provar pela Escritura não são sólidos. Eles não provam que a experiência passada do povo de Deus era uma falácia? Nós tínhamos a verdade: fomos dirigidos pelos anjos de Deus. Foi sob a orientação do Espírito Santo que a apresentação da questão do santuário foi dada. É eloquência para todos que não atuaram, ficarem calados em relação às características de nossa fé.

Deus nunca se contradiz. As provas das escrituras são mal aplicadas e forçadas a testemunhar aquilo que não é verdade. Outro e ainda outro surgirá e trará luz supostamente grande, e fará suas afirmações. Mas nós estamos ao lado dos antigos marcos. [1 João 1: 1-10 citado]

Sou instruído a dizer que essas palavras podemos usar como apropriadas para este tempo, pois chegou o tempo em que o pecado deve ser chamado pelo nome certo. Somos impedidos em nosso trabalho por homens que não são convertidos, que buscam sua própria glória. Eles desejam ser considerados originadores de novas teorias, que eles apresentam, afirmando que são verdade. Mas se essas teorias forem recebidas, elas levarão a uma negação da verdade que, nos últimos cinquenta anos, Deus tem dado a Seu povo, substanciando-a pela demonstração do Espírito Santo.

Que todos os homens estejam cientes de qual é o caráter de seu trabalho. É melhor que entrem na linha pelo bem de suas próprias almas e pelo bem das almas dos outros. “Se andarmos na luz como Ele está na luz, o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1: 7). Nenhum crédito deve ser dado a qualquer homem que começar em um novo caminho, usando as Escrituras para substanciar teorias de erro, levando as mentes à confusão, longe das verdades que devem ser indelevelmente impressas nas mentes do povo de Deus, para que elas possam segurar firmes à fé. - Carta 329, 1905. (Para JA Burden, 11 de dezembro de 1905)

Nunca houve um tempo em que o inimigo trabalhou com tanta sutileza como no presente, e precisamos perceber que estamos agora totalmente preparados para enfrentar o que quer que apareça no caminho da apostasia. A Palavra de Deus declara que alguns se afastarão da fé, dando ouvidos a espíritos sedutores e a doutrinas de demônios.

Tenho muito a agradecer pela saúde e força que o Senhor me dá. Precisamos manter nossa coragem no Senhor. Eu estou orando para que o povo do Senhor tenha poder especial agora e que eles não pensem ou falem em desânimo. Precisamos fortalecer

(15)

nossa crença na experiência passada que tivemos na causa de Deus. Precisamos orar muito e falar palavras de encorajamento para os outros.

Precisamos manter constantemente diante de nosso povo a instrução contida nos três primeiros capítulos do Apocalipse. Deus diz: “Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.” (Apocalipse 3: 2, 3).

Satanás usará seus melhores planos para levar almas a trazer novas teorias, algumas ideias estranhas e fantasiosas. Essas almas tentarão substanciar falsas doutrinas, e elas usarão textos das Escrituras e as aplicarão erroneamente, a fim de fazer com que suas doutrinas apareçam como verdade. As teorias que o irmão Ballenger advogou, que removem a verdade do santuário, são exatamente as que o inimigo traria como assuntos da maior importância, para nos abalar de nosso fundamento de fé. Mas devemos prestar atenção à palavra: “Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o”. Quando esforços são feitos para desestabilizar nossa fé em nossa experiência passada e nos deixar à deriva, vamos nos apegar à verdade que temos recebido.

Ontem à noite recebi instruções, como você verá quando ler as cópias em anexo. O aviso é dado, Mantenha-se firme na experiência passada. [1 Coríntios 2: 1-5 citado]

O poder de Deus! É isso que suportará o teste da prova, derrubando a oposição, derretendo o raciocínio científico e levando homens e mulheres a uma apreciação da verdade que nos manteve onde estamos, sobre uma base sólida.

Que o Senhor o abençoe em grande parte e mantenha você firme na fé. - Carta 40, 1906. (Para o irmão e a irmã Hughes, 23 de janeiro de 1906)

Estou muito satisfeito que a bênção do Senhor tenha acompanhado seus trabalhos em San Diego. Eu ficaria muito feliz em receber uma carta sua dando alguns detalhes do seu trabalho. O interesse ainda é bom? É em lugares como San Diego que o trabalho precisa ser feito. Eu me senti tão triste, ao ver o tempo passar, e que tão pouco está sendo realizado. Estou profundamente interessado no trabalho que você tem feito em Los Angeles e em San Diego. Alegro-me ao saber que em San Diego as almas aceitaram a verdade.

Eu ficaria muito satisfeito em visitar San Diego e Loma Linda, mas seria muito difícil deixar meus trabalhadores agora e ainda realizar o trabalho que desejo fazer. Há uma grande quantidade de matéria inédita relacionada à nossa experiência inicial na mensagem que deveria ser republicada. A instrução dada a mim é que as palavras do Senhor não devem ser perdidas, mas devem ser sempre mantidas em mente, porque estamos constantemente em perigo de perder a verdade da alma e recolher coisas que estão fora da linha da verdade, coisas que levarão à confusão.

As verdades que nos foram dadas após a passagem do tempo em 1844 são tão certas e imutáveis como quando o Senhor as deu a nós em resposta às nossas orações urgentes. As visões que o Senhor me deu são tão notáveis que sabemos que o que aceitamos é a verdade. Isso foi demonstrado pelo Espírito Santo. Luz, preciosa luz de Deus,

(16)

estabeleceu os principais pontos de nossa fé como os mantemos hoje. E estas verdades devem ser mantidas diante da mente. Devemos despertar da posição de mornidão, de não ser nem frio nem quente. Precisamos de fé aumentada e confiança mais sincera em Deus. Não devemos ficar satisfeitos em permanecer onde estamos. Devemos avançar passo a passo, em direção a maior luz.

O Senhor certamente fará grandes coisas por nós se tivermos fome e sede de justiça. Nós somos a propriedade comprada de Jesus Cristo. Não devemos perder nossa devoção, nossa consagração. Estamos em conflito com os erros e ilusões que devem ser eliminados das mentes daqueles que não agiram sobre a luz que já possuem. A verdade bíblica é nossa única segurança. Eu sei e entendo que devemos nos estabelecer na fé, à luz da verdade que nos foi dada em nossa experiência inicial. Naquela época, um erro após o outro se apoderou de nós, e ministros e médicos trouxeram novas doutrinas. Examinamos as Escrituras com muita oração e o Espírito Santo trouxe a verdade para nossas mentes. Às vezes, noites inteiras eram dedicadas a pesquisar as Escrituras e sinceramente pedir orientação a Deus. Grupos de homens e mulheres fervorosos e dedicados, reuniam-se para esse fim. O poder de Deus vinha sobre mim e eu era habilitado a definir claramente o que era verdade e o que era erro.

Quando os pontos de nossa fé foram assim estabelecidos, nossos pés foram colocados sobre uma base sólida. Nós aceitamos a verdade ponto por ponto sob a demonstração do Espírito Santo. Eu era levado em visão e as explicações me eram dadas. Recebi ilustrações das coisas celestiais e do santuário, de modo que fomos colocados onde a luz brilhava sobre nós em raios claros e distintos.

Todas essas verdades são imortalizadas em meus escritos. O Senhor nunca nega a Sua Palavra. Os homens podem levantar esquema após esquema, e o inimigo procurará seduzir as almas da verdade, mas todos que acreditam que o Senhor falou pela irmã White e lhe deu uma mensagem estarão a salvo das muitas ilusões que virão nestes últimos dias.

Eu sei que a questão do santuário está em retidão e verdade, assim como a temos mantido por tantos anos. É o inimigo que leva as mentes a desviar a atenção. Ele fica satisfeito quando aqueles que conhecem a verdade ficam absortos em coletar as Escrituras para se acumularem em torno de teorias errôneas, que não têm fundamento na verdade. As Escrituras assim usadas são mal aplicadas; elas não foram dadas para substanciar o erro, mas para fortalecer a verdade.

Então você vê que é impossível para nós termos qualquer acordo com as posições tomadas pelo Irmão AF Ballenger, pois nenhuma mentira é da verdade. Suas provas não pertencem onde ele as coloca, e embora ele possa levar as mentes a acreditar em sua teoria em relação ao santuário, isso não é evidência de que sua teoria seja verdadeira. Tivemos um testemunho claro e decidido a suportar por meio século. As posições tomadas em meus livros são verdadeiras. A verdade nos foi revelada pelo Espírito Santo e sabemos que a posição do irmão Ballenger não está de acordo com a Palavra de Deus. Esta teoria é uma teoria enganadora e ele aplica erroneamente as Escrituras. Teorias do tipo que ele vem apresentando, tivemos que nos encontrar de novo e de novo.

Eu sou grato que a instrução contida em meus livros estabelece a verdade presente para este tempo. Estes livros foram escritos sob a demonstração do Espírito Santo. Eu louvo

(17)

ao Senhor com coração e alma e voz, e oro para que Ele conduza em toda a verdade aqueles que serão guiados. Eu louvo a Ele que Ele tem poupado maravilhosamente a minha vida até agora, para levar a mesma mensagem sobre os pontos importantes de nossa fé que tem suportado por meio século.

Minha saúde é boa e minha mente está clara. Por isso eu louvo ao Senhor. Geralmente escrevo das duas ou três horas da manhã até as seis ou sete da noite. Ao levantar-me, tomo um banho de esponja, me visto e, em seguida, faço meu fogo. Normalmente escrevo o dia todo. O Senhor é bom e grandemente deve ser louvado. “Bendize ao Senhor, ó minha alma, e tudo o que há em mim bendiga Seu santo nome” (Salmo 103: 1 ). - Carta 50, 1906. (Para WW Simpson, 30 de janeiro de 1906)

Estou instruído que não devemos entrar em nenhuma controvérsia sobre as representações espiritualistas que estão vindo rapidamente de todos os quadrantes. Além disso, devo falar aos responsáveis de nossa edição de artigos que não publiquem nas colunas da Review and Herald, nos Signs of the Times ou em quaisquer outros periódicos publicados pelos adventistas do sétimo dia, artigos que tentem explicar esses sofismas. Estamos em perigo sempre que discutimos os sofismas do inimigo. A publicação de artigos que tratam desses sofismas é uma armadilha para as almas. Deixe essas teorias em paz e avise a todos para não lê-las. Suas explicações serão nada. Deixe as teorias sozinhas. Não tente mostrar a inconsistência ou falácia delas. Deixe-os em paz.

Não perpetue o mal falando dessas teorias em sermões ou publicando em nossos periódicos artigos sobre eles. O Senhor diz: Que sejam inexplicáveis. Apresente a afirmação da verdade clara, pura e decididamente. Você não pode se dar ao luxo de estudar ou combater essas falsas teorias. Apresentar a verdade, ela está escrita. O tempo gasto para lidar com essas falácias é muito tempo perdido. Nossos artigos não são publicados com o propósito de lidar com tais assuntos. Artigos sobre assuntos bíblicos, cheios de verdades práticas e escritos num estilo tão simples que as crianças e as pessoas comuns não podem entendê-los mal, devem preencher nossos papéis.

Os escritores que são citados em artigos que discutem esses assuntos estão muito satisfeitos em ter suas visões assim apresentadas ao nosso povo. Mas isso é semear joio. Nossos ministros não receberam o trabalho de discutir assuntos da ciência espiritualista. Eles devem manter estritamente a verdade da Bíblia. Está escrito. Eles devem apresentar as razões de nossa fé e nunca reproduzir as heresias sedutoras que continuamente aparecerão. Nenhum tempo ou estudo deve ser dado a essas teorias sedutoras. O inimigo está perto dos que proclamam seus sentimentos.

Deixe a verdade da Bíblia ser apresentada em nossos documentos. Dê as razões da nossa fé. Aos mais alegres e esperançosos, os artigos encorajadores recomendam a busca diligente das Escrituras. Incentive nosso povo a se familiarizar com a Palavra de Deus. Em seu estudo, os alunos de nossas escolas devem se comprometer em memorizar partes da Palavra. Chegará o tempo em que muitos serão privados da Palavra escrita. Mas se esta Palavra está impressa na memória, ninguém pode tirar isso de nós. É um talismã que confrontará as piores formas de erro e maldade.

As doutrinas do mal serão acumuladas pela publicação de falácias sedutoras. Tornar essas falácias assunto de discurso, é colocar na mente de muitos pensamentos que nunca

(18)

teriam existido se esses erros não tivessem sido apresentados a eles. Que os jovens sejam ensinados a evitar publicações que tratem desse assunto. Não imprima um artigo disso, pois você não pode, sem perda, entrar nessas coisas. Assim a semente será semeada que brotará e trará joio.

O que precisamos é a verdade, verdade presente. Deixe a verdade brilhar em sua superioridade incomensurável, em toda a dignidade e pureza que distingue a verdadeira religião. Um conhecimento da Palavra de Deus nos fortalecerá para resistir ao mal. Segure a cruz do Calvário. Isto irá repreender a filosofia pagã e a idolatria pagã. Levante a cruz do Calvário acima e ainda mais alto como a identificação real do cristianismo. Que todas as nossas obras, todos os nossos empreendimentos, mostrem os princípios sagrados do evangelho.

A verdade bíblica deve ser apresentada em breves artigos feitos intensamente interessantes. “Pesquise as Escrituras; porque neles considerais ter a vida eterna ” (João 5:39). Eu às vezes imaginei esse texto estranhamente formulado, mas está tudo claro agora. Pense no que você lê, pois nas Escrituras “vocês creem que tem a vida eterna; e são eles que testificam de mim” Ibidem.

Estamos agora a fazer um trabalho diligente para a eternidade. Somente por muito pouco tempo o Senhor suportará a maldade grosseira que enche o mundo. Oh, como de repente virá o fim, surpreendendo o mundo em sua crescente iniquidade.

Tenho que dizer ao nosso povo em Battle Creek: As sementes da incredulidade foram semeadas por alguém em quem eu sempre tive um interesse intenso. Eu orei para que ele seja inteiramente mudado e feito um novo homem em Cristo Jesus. Eu vi as sementes que ele tem semeado em outros países, e seu coração está pronto para fazer este trabalho. Cartas vêm a mim que o trabalho está sendo dificultado por causa da influência de _____, e os ministros estão trabalhando com grande desânimo por causa dos relatórios que foram distribuídos. Isso me obrigará a fazer todos os esforços possíveis para impedir que ele tome almas pobres cativas que sejam facilmente enganadas.

Na estação da noite, sou instruído que surgirão problemas que terão de ser enfrentados a partir de agora, mais decididamente por causa do grande sanatório que foi erigido em Battle Creek. Posso manter minha paz e permitir que nosso povo seja exposto às influências exercidas pelos líderes do trabalho médico lá? Não, não! Aqueles que aceitam as teorias defendidas por alguns certamente serão desencaminhados. O Dr. ____ e seus associados já estão doentes com uma espécie de sentimentos espiritualistas, e a menos que mudem, eles serão, num futuro próximo, influenciados pelo maravilhoso poder que opera o milagre que a Palavra de Deus disse que será visto nestes últimos dias. “Alguns se desviarão da fé, dando ouvidos a espíritos sedutores e a doutrinas de demônios” (1 Timóteo 4: 1). Aqueles que têm alimentado suas mentes nas teorias supostamente excelentes, mas espiritualistas, do Templo Vivo estão em um lugar muito perigoso.

Nos últimos cinquenta anos tenho recebido informações sobre as coisas celestiais. Mas a instrução dada a mim agora tem sido usada por outros para justificar e endossar teorias no Templo Vivo que são de caráter enganoso. Que o Senhor me ensine como lidar com

(19)

essas coisas. Se necessário, posso carregar todo esse trabalho que veio diretamente de Satanás, fazendo com que as palavras que Deus me deu testemunhem uma mentira.

Nashville, 4 de julho - Lamentamos muito a leitura do artigo escrito pelo irmão Tenney, no Medical Missionary, sobre a questão do santuário. O inimigo obteve a vitória sobre um ministro. Se este ministro tivesse permanecido longe das influências sedutoras que Satanás está exercendo no tempo presente em Battle Creek, ele ainda poderia estar em terreno vantajoso.

Lamentamos muito o resultado de reunir um grande número de pessoas em Battle Creek. Ministros que foram crentes nas verdades fundamentais que nos tornaram o que somos - adventistas do sétimo dia. Os pastores que foram a Battle Creek para ensinar e fortalecer as verdades da Bíblia, agora, quando velhos e grisalhos, abandonam as grandes verdades da Bíblia e aceitam sentimentos infiéis. Isso significa que o próximo passo será a negação de um Deus pessoal, derrubando os baluartes da fé que são claramente revelados nas Escrituras. A questão do santuário é a base da nossa fé.

A advertência é dada na Palavra: “Alguns se desviarão da fé, dando ouvidos a espíritos sedutores e a doutrinas de demônios” (1 Timóteo 4: 1). Nós agora repetimos, Pais, mantenham seus filhos longe de Battle Creek. Alguns de nossos obreiros médicos missionários estão ficando levedados com infidelidade. Heresia especiosa tem tomado conta das mentes e seus fios foram entrelaçados na matriz da imagem. Quem é responsável por dar aos jovens homens e mulheres uma educação que deixou uma influência sedutora em suas mentes? Um pai escreve que de seus dois filhos que foram enviados para Battle Creek, um é agora um infiel e o outro desistiu da verdade.

Cartas como esta têm vindo de pessoas diferentes. O aviso me é dado para dar aos pais: Se seus filhos estiverem em Battle Creek, convoque-os imediatamente. Satanás desceu com grande poder para operar com todo o engano da injustiça. - Manuscrito 20, 1906. (“Pregar a Palavra”, 7 de fevereiro de 1906)

Eu tenho palavras para falar com você e com os outros em Battle Creek. Eu irei pelo caminho, passo a passo, conforme sou guiado pelo Espírito Santo. É-me apresentado que há alguns em Battle Creek que estão sendo enganados por homens ligados entre si para apoiar um ao outro. Eu poderia nomear pessoas, mas isso pode não ser necessário.

Sua carta recente foi recebida. Você escreve como um homem honesto, e eu acredito que você seja sincero, mas você é um homem muito enganado. No passado, tive um grande interesse em seu bem-estar. Eu tenho considerado você como um homem que temia a Deus e guardava Seus mandamentos. Mas quando você saiu da Austrália e veio para Battle Creek pela última vez, e ligou seus interesses com os médicos do Sanatório, você cometeu um grave erro. Você seguiu seus próprios impulsos nesse assunto, em vez de seguir o conselho de Deus.

Estamos vivendo em uma época da história da Terra em que os homens devem buscar o conselho de Deus e não serem afastados de seus postos de trabalho, e longe da verdade, por homens que não têm uma fé real em Cristo. Que ninguém considere seguro seguir o impulso humano. Irmão Tenney, você se afastou da verdade mais do que pensa, e sua ligação com os homens em Battle Creek foi para sua grande queda. A luz da sua experiência passada está sendo deixada.

(20)

Fiquei surpreso e fiquei triste ao ler alguns dos seus artigos no Medical Missionary, e especialmente aqueles sobre a questão do santuário. Esses artigos mostram que você se afastou da fé. Você ajudou a confundir a compreensão do nosso povo. A correta compreensão do ministério no santuário celestial é o fundamento de nossa fé.

Se você tivesse permanecido longe das influências sedutoras que Satanás está exercendo no tempo presente em Battle Creek, você estaria em terreno vantajoso.

Lamentamos muito o resultado de reunir um grande número de pessoas em Battle Creek. Os ministros que foram crentes nos fundamentos da verdade que nos tornaram o que somos - os adventistas do sétimo dia - ministros que foram a Battle Creek para ensinar e sustentar a verdade da Bíblia, estão agora, quando velhos e grisalhos, abandonando as grandes verdades da Bíblia e aceitando sentimentos infiéis. Isso significa que o próximo passo será a negação de um Deus pessoal, derrubando os baluartes da fé que são claramente revelados nas Escrituras. Na Palavra é dada a advertência: “Alguns se desviarão da fé, dando ouvidos a espíritos sedutores e a doutrinas de demônios” (1 Timóteo 1: 4).

Devo dizer novamente ao nosso povo: Mantenha seus filhos longe de Battle Creek. Alguns de nossos obreiros médicos missionários estão ficando levedados com infidelidade. Heresia especiosa tem tomado conta das mentes e seus fios foram entrelaçados na matriz da imagem. Quem é responsável por dar aos rapazes e moças uma educação que tenha deixado uma influência maligna em suas mentes? Um pai escreve que de seus dois filhos que foram enviados para Battle Creek, um é agora um infiel e o outro desistiu de sua fé na mensagem do Advento.

Aqueles que não estão andando fora da luz da mensagem podem recolher declarações de meus escritos que por acaso os agrade, e que concordam com seu julgamento humano, e separando essas declarações de sua conexão e colocando-as ao lado de raciocínios humanos, faça parecer que meus escritos sustentam aquilo que eles condenam. Eu te encarrego de não fazer este trabalho. Usar meus escritos assim e, ao mesmo tempo, rejeitar a mensagem que carrego para corrigir erros, é enganoso e inconsistente.

Eu agradeço ao Senhor que o único Deus vivo e verdadeiro ainda vive. Jesus Cristo levou a humanidade sobre si mesmo para tornar possível aos seres humanos, através da fé, ser participantes da natureza divina e assim escapar da corrupção que existe no mundo através da luxúria.

O fim está tão perto que virá inesperadamente, como um ladrão na noite, e se nós não vigiarmos, seremos encontrados desprotegidos, com nossas lâmpadas apagadas, despreparados para encontrar o Noivo. - Carta 208, 1906. Para GC Tenney , 29 de junho de 1906.)

Em visões da noite, parecia estar falando com grande seriedade diante de uma assembleia de pessoas. Um fardo pesado estava em minha alma. Eu estava apresentando diante daqueles reunidos a mensagem do profeta Ezequiel a respeito dos deveres dos vigias do Senhor. [Ezequiel 33: 1-11]

Referências

Documentos relacionados

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

E, quando se trata de saúde, a falta de informação, a informação incompleta e, em especial, a informação falsa (fake news) pode gerar danos irreparáveis. A informação é

As variáveis peso, estatura e circunferência da cintura apresentaram valores médios superiores aos homens em relação as mulheres, sendo o inverso observado para índice

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários