• Nenhum resultado encontrado

Conversores de ficheiros e Compressores/descompressores de dados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conversores de ficheiros e Compressores/descompressores de dados"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

2009

Maria João Bastos e Simone Santos 772 Sistemas Operativos

Megaexpansão 13-11-2009

(2)

Página 2

ÍNDICE

Introdução ... 3

Conversores de ficheiros ... 4

ALO Power Áudio Converter ... 4

Conversor Nero 9 ... 5

Nitro PDF Professional ... 6

icsoft DVD Ripper Platinum ... 7

ImTOO iPod Movie Converter ... 8

Compressores/descompressores de dados, Conversores de ficheiros ... 9

WinZip ... 9 PowerISO ... 10 WinRAR ... 11 7 -Zip ... 12 Conclusão ... 13 Webgrafia ... 14 Índice de Legenda 1 - Alo Power Áudio Converter ... 4

2- Conversor Nero 9 ... 5

3- Nitro PDF Professional ... 6

4- Dicsoft DVD Ripper Platinum ... 7

5- InTOO iPod Movie Convetrter ... 8

6 - WinZip ... 9

7 - PowerISO ... 10

8 - WinRAR ... 11

(3)

Página 3

Introdução

Este trabalho surge no âmbito da UFCD 772 – Sistemas Operativos Instalação e Configuração. Onde nos foi proposto falar destes tipos de utilitários: compressores e conversores.

Neste trabalho vamos descrever o que são e para que servem os conversores e compressores de ficheiros, iremos efectuar um levantamento acerca de alguns conversores e descompressores existentes no mercado. Analisaremos que tipos de conversões se podem realizar.

(4)

Página 4

Conversores de ficheiros

Conversores são aplicativos que convertem valores, de um sistema para outro. Actualmente existe no mercado uma vasta gama de conversores de software.

ALO Power Áudio Converter

O ALO Power Áudio Converter é uma ferramenta de conversão de áudio que permite converter entre diversos formatos de áudio (WAV, MP3, MP2, MP1, MPEG, MP4, AAC, OGG, AVI, MPC, MOV, QT, WMA ou 3GP) para os formatos WAV, MP3, MP2, OGG, AC3, VOX ou AMR. Traz uma interface simples e completamente personalizável. As conversões, que podem ser feitas em conjunto, são realizadas directamente, sem geração de qualquer arquivo temporário.

Trabalha em Windows 98, NT, 2000, Millenium, XP, 2003, Vista e Windows 7.

(5)

Página 5

Conversor Nero 9

O Conversor Nero 9 é um conjunto de ferramentas multimédia poderoso e de simples utilização. Com ele, pode-se criar, extrair, gravar, modificar, salvar, partilhar e fazer download de qualquer multimédia: música, vídeos, fotos e dados. Música:

Pode-se organizar e escutar o MP3 ou o rádio na Internet. O novo serviço de reconhecimento musical possibilita a obtenção de informações sobre o artista ou sobre a música, assim como a capa do álbum. Também é possível escutar discos e criar uma lista de músicas preferidas Vídeo:

As ferramentas de criação e modificação de vídeos possibilitam a inserção de menus 2D ou 3D ou a sua banda sonora preferida. A gravação do vídeo suporta os formatos HD e exporta os projectos para o AVCHD e discos Blu-ray. A montagem do vídeo é apoiada por modelos que facilitam a realização do filme.

Pode-se decorar e partilhar fotos digitais. O programa possibilita a exibição de fotos em tela cheia e as ferramentas de modificação oferece opções como: cortar, rodar, ajustar e melhorar a qualidade das fotos.

(6)

Página 6

Nitro PDF Professional

Nitro PDF Professional, o total do Adobe Acrobat alternativa, permite que faça mais com o formato PDF através de poderosas ferramentas para criar, converter, editar, combinar, seguro, anote preenchimento de formulário e salvar 100% indústria padrão de arquivos PDF. Destinatário de vários prémios de melhor produto, Nitro Professional é projectado especificamente para o usuário e torna o trabalho com PDF mais rápido e mais fácil do que nunca! Criar PDF e PDF/A arquivos de praticamente qualquer aplicativo do Windows, com controlo total sobre as opções de saída PDF. Oferecendo uma conversão, para muitos tipos de arquivos comummente utilizados (incluindo o Microsoft Word, Excel, PowerPoint, WordPerfect, e mais), Nitro PDF Professional simplifica o processo de criação de PDF. Todos os ficheiros PDF criados com Nitro PDF Professional são 100% compatível com outras aplicações, incluindo visualização PDF Adobe Reader e o Adobe Acrobat.

(7)

Página 7

icsoft DVD Ripper Platinum

Dicsoft DVD Ripper Platinum é uma solução que permite criar qualquer vídeo de conversão de DVD. Pode-se converter DVD para vídeo do iPod, Microsoft Zune, Pocket PC, 3GP telefone móvel ou qualquer outro jogador MP4, como a Samsung iRiver, Archos, Creative Zen Vision e outros. DVD to MP4 converter, DVD to MP3 converter, convert DVD to MOV, DVD ao conversor MP4, DVD ao conversor de MP3, converter DVD para MOV Convert ANY DVD to ANY video files format at one time. Converta qualquer DVD para qualquer formato de arquivos de vídeo em uma hora.

(8)

Página 8

ImTOO iPod Movie Converter

Conversor para iPod. Converta arquivos do tipo AVI, MPEG, WMV, MOV, MP4, RM, RMVB, DivX, ASF, VOB e 3GP directamente para o iPod. Também é possível transferir áudio de vídeos directamente para iPod MP3. O programa possui 2 modos de operação, um com guia para iniciantes e outro com várias opções para usuários avançados.

(9)

Página 9

Compressores/descompressores de

dados, Conversores de ficheiros

WinZip

WinZip é o compressor por excelência, o qual inclui um painel completo de funções necessárias para uma óptima administração de arquivos ZIP.

As características do programa: Capacidade de auto-executável, encriptação avançada, arquivos comprimidos com administração interna, suporte para antivírus, ficheiros divididos ou unidos e pastas de favoritos, etc.

Esta nova versão permite integração com correio electrónico e FTP. Pode enviar imagens individuais ou compactá-las em novas pastas para envio tanto por correio electrónico quanto por FTP. Para tal, precisa configurar contas de acesso.

6 - WinZip

(10)

Página 10

PowerISO

O PowerISO cria, edita, extrai, comprime, criptógrafa e agrupa arquivos de imagem de CD/DVD.

O programa pode processar arquivos de imagem de CD e comprimi-los, permitindo que se crie, extraia, comprima, edite e converta imagens ISO/BIN e monte estes arquivos com uma drive virtual interna.

E na maioria dos casos, os arquivos comprimidos podem ser usados directamente sem qualquer descompressão.

PowerISO suporta a maioria dos formatos de imagem de CD/DVD-ROM (ISO, BIN, NRG, DAA e outros), integra-se com o shell (possui um menu de contexto), suporta o recurso arrastar e área de transferência.

Características: Processar imagens ISO/BIN, criar arquivos de imagem de boot de CDS Montar arquivos de imagem usando uma drive virtual, comprimir arquivos e pastas, dividir arquivos comprimidos em vários volumes e proteger arquivos comprimidos com senhas.

(11)

Página 11

WinRAR

O WinRAR é um dos compressores mais famosos do mercado e que trabalha com o eficaz formato RAR. Este popular formato gera ficheiros com até 15% mais da compressão do que outras extensões, dum modo simples e eficaz, conseguindo um resultado óptimo ao momento de fazer a sua tarefa.

O WinRAR conta também com suporte para outros formatos de compressão como ZIP, CAB, ARI RAR, GZIP, TAR, UUE, ACE, 7-ZIP, ISO, JAR, admite nomes de ficheiros extensivos, pode criar auto-executáveis, e restaura ficheiros danificados. Ademais permite adicionar comentários a nossas compressões, executar programas ao interior do ficheiro comprimido, integração com qualquer antivírus e protecção através do sistema de senhas.

Por outro lado, este tradicional compressor, descompressor possui uma interface muito acessível que também permite visualizar ficheiros de imagem CD como ISSO e JAR e se complementa perfeitamente com o explorador de Windows.

(12)

Página 12

7 -Zip

7-Zip é uma excelente ferramenta de administração de arquivos comprimidos e a característica que o destaca é a grande compressão de arquivos que nos oferece.

O formato de compressão próprio é o 7z, melhor que o formato ZIP. Também suporta formatos como TAR, CAB, ARJ, ZIP, RAR, GZIP e alguns mais. Tem uma interface muito afável e fácil de compreender; uma excelente utilidade para ter em nosso PC.

Em sua área principal o usuário selecciona os arquivos e pastas que deseja trabalhar e acima selecciona os ícones para compactar, descompactar ou ainda verificar se o arquivo está corrompido.

(13)

Página 13

Conclusão

Na elaboração deste trabalho tivemos a necessidade de efectuar uma pesquisa exaustiva acerca destes tipos de utilitários. Com esta pesquisa adquirimos um maior e mais aprofundado conhecimento no âmbito desta matéria.

Ficámos com uma melhor percepção de como seleccionar, aplicar e utilizar cada um deles e a ter em conta a sua compatibilidade, consoante o fim a que se destinam.

Gostamos muito de realizar este trabalho.

(14)

Página 14

Webgrafia

http://superdownloads.uol.com.br/download/52/alo-power-audio-converter/ http://www.softonic.com.br/s/nero-9-converter-gratis http://www.baixaki.com.br/download/nitro-pdf-professional.htm http://www.daulodes.com/2009/11/dicsoft-dvd-ripper-platinum-3-6-1-2/ http://superdownloads.uol.com.br/download/80/imtoo-ipod-movie-converter/ http://www.baixaki.com.br/download/poweriso.htm http://www.baixaki.com.br/download/WinZip.htm http://www.baixaki.com.br/download/WinRAR.htm http://www.baixaki.com.br/download/7-zip.htm

Referências

Documentos relacionados

 He is the President of the General Assembly of Lusitanian Association of Trauma and Emergency Surgery (Associação Lusitana de Trauma e Emergência Cirúrgica, ALTEC), since 2005.

Desta forma, o objetivo deste estudo foi analisar a segurança e a eficácia da técnica de infusão percutânea no foco da pseudo-artrose do aspirado de medula óssea autóloga simples e

Entre os motociclistas que apresentaram deficiência motora como consequência dos acidentes de trânsito, puderam ser identificadas 4 categorias de comprometimentos

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

 Rendimentos de trabalho por conta própria, os quais são os auferidos no exercício, de forma independente, de profissão em que predomine o carácter

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

No caso do erro na coluna P´ os-Rotula¸ c˜ ao, para cada uma das 5 (cinco) experiˆ encias realizadas na fase Pr´ e-Rotula¸ c˜ ao, o conjunto de treinamento foi incrementado com