• Nenhum resultado encontrado

Programa de Desenvolvimento de Cadeias Produtivas do Grupo Simpesc. Relatório Técnico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa de Desenvolvimento de Cadeias Produtivas do Grupo Simpesc. Relatório Técnico"

Copied!
69
0
0

Texto

(1)

Programa de Desenvolvimento

de Cadeias Produtivas do

Grupo Simpesc

Relatório Técnico

(2)

PDCP: Relatório Técnico Grupo

Simpesc

(3)

SUMÁRIO

1 O SIMPESC ... 3 1.1 Informações da Âncora ... 3 1.1.1 Histórico ... 3 1.1.2 Perfil... 3 1.1.3 Origem do contato ... 4 1.2 Sensibilização da âncora ... 4 1.2.1 Reunião de Sensibilização ... 4 1.2.2 Formalização da Adesão ... 6

1.3 Sensibilização e adesão dos fornecedores (associados) ... 7

1.3.1 Pré-validação com a Âncora ... 7

1.3.2 Reunião de Sensibilização ... 7

1.3.3 Formalização da Adesão ... 8

1.4 Perfil das empresas que aderiram ao Programa ... 8

1.4.1 CEB ... 8 1.4.2 Homeplast ... 8 1.4.3 Mantac ... 8 1.4.4 Plastibel ... 9 1.4.5 Plastibrás ... 9 1.4.6 Tecnoperfil ... 9 1.4.7 Víqua ... 9

1.5 Aplicação do diagnóstico e priorização dos módulos de desenvolvimento ... 10

1.5.1 Planejamento das Aplicações ... 10

1.5.2 Elaboração dos relatórios e Consolidação dos resultados ... 11

1.5.3 Validação dos resultados e Priorização dos módulos ... 12

1.6 Definição dos consultores ... 14

1.7 Elaboração do cronograma de desenvolvimento ... 15

(4)

1.8.1 Gestão da Produção ... 18

1.8.2 Gestão da Inovação ... 26

1.8.3 Gestão de Marketing e Vendas ... 31

1.9 Monitorias ... 35 1.10 Visitas de Verificação ... 36 1.11 Comitê Gestor ... 38 1.12 Ações de Relacionamento ... 43 1.12.1 Visita Técnica ... 43 1.12.2 Rodada de Negócios ... 45 Anexos ... 47

Anexo I – Termo de Adesão Simpesc ... 48

Anexo II - Matriz de Identificação e Priorização de Fornecedores ... 49

Anexo III – Convite para a reunião de sensibilização de fornecedores do Simpesc ... 50

Anexo IV – Capa do relatório enviado às empresas após a consolidação dos dados colhidos no diagnóstico empresarial ... 51

Anexo V – Proposta para Priorização dos Módulos de Desenvolvimento no Simpesc ... 52

Anexo VI – Lista de presença da reunião de apresentação de resultados do Diagnóstico e Priorização dos módulos de desenvolvimento na Simpesc ... 53

Anexo VII – Planilha Gestão de Consultores Externos do IEL/SC ... 54

Anexo VIII – Informativo da 1ª, 2ª e 3ª oficinas de Gestão da Produção do grupo Simpesc (página 01) ... 55

Anexo IX – Informativo da 1ª, 2ª e 3ª oficinas de Gestão da Produção do grupo Simpesc (página 02) ... 56

Anexo X – Informativo da oficina de Apresentação de Resultados do módulo Gestão da Produção do grupo Simpesc ... 57

Anexo XI – Informativo da 1ª oficina de Gestão da Inovação no Grupo Simpesc ... 58

Anexo XII – Informativo da 2ª oficina de Gestão da Inovação no Grupo Simpesc. ... 59

Anexo XIII – Informativo da oficina de Apresentação de Resultados do módulo Gestão da Inovação no Grupo Simpesc. ... 60

(5)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 3

1 O SIMPESC

1.1 Informações da Âncora

Razão Social: Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado de Santa Catarina - Simpesc. Fundação: 02 de outubro de 1970.

Endereço: Rua Abdon Batista,121 - 13º andar - sala 1301/1302 - Centro - Joinville/SC.

Estrutura: O Simpesc conta com infra-estrutura física completa, unindo a categoria e possibilitando às empresas associadas a sua utilização para encontros e reuniões.

1.1.1

Histórico

A Fundação da Associação Profissional da Indústria de Material Plástico no Estado de Santa Catarina foi fundada em 1970, e aprovada pela Portaria nº 281, baixada em 11.05.1971 pela DRT/SC.

Nos termos do parecer do Departamento Nacional do Trabalho e atendendo ao que requereu a Associação Profissional da Indústria de Material Plástico do Estado de Santa Catarina, resolveu reconhecê-la sobre a denominação Sindicato da Indústria de Material Plástico, no Estado de Santa Catarina, como entidade sindical de 1º grau, representativa da correspondente categoria econômica componente do 10º grupo-indústrial química e farmacêutica do plano da Confederação Nacional da Indústria, na base territorial do Estado de Santa Catarina, com sede no município de Joinville, naquele Estado, homologados os Estatutos, com as correções sugeridas. Transmita-se e publique-se em 27 de dezembro de 1971.

1.1.2

Perfil

Sua atuação abrange 124 municipios, a saber: Agrolândia, Agronômica, Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anita Garibaldi, Anitápolis, Antonio Carlos, Apiúna, Araquari, Arroio Trinta, Ascurra, Atalanta, Aurora, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Bela Vista do Toldo, Benedito Novo, Biguaçú, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Botuverá, Braço do Trombudo, Caçador, Calmon, Campo Alegre, Campo Belo do Sul, Canelinha, Canoinhas, Capão Alto, Celos Ramos, Cerro Negro, Chapadão do Lageado, Correia Pinto, Corupá, Curitibanos, Dona Emma, Doutor Pedrinho, Florianópolis, Fraiburgo, Frei Rogério, Garopaba, Garuva, Governador Celso Ramos, Guabiruba, Guaramirim, Ibirama, Imbuia, Indaial, Iomerê, Irineópolis, Itaiópolis, Itapoá, Ituporanga, Jaraguá do Sul, Joinville, José Boiteux, Lages, Laurentino, Lebon Régis, Leoberto Leal, Lontras, Macieira, Mafra, Major Gercino, Major Vieira, Massaranduba, Matos Costa, Mirim Doce, Monte Castelo, Nova Trento, Otacílio Costa, Painel, Palhoça, Palmeira, Papanduva, Paulo

(6)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 4

Lopes, Petrolândia, Pinheiro Preto, Ponte Alta do Norte, Ponte Alta, Porto União, Pouso Redondo, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Rancho Queimado, Rio das Antas, Rio do Campo, Rio do Oeste, Rio do Sul, Rio dos Cedros, Rio Negrinho, Rio Rufino, Rodeio, Salete, Salto Veloso,Santa Cecília, Santa Rosa de Lima, Santa Terezinha, Santo Amaro da Imperatriz, São Bento do Sul, São Bonifácio, São Cristóvão do Sul, São Francisco do Sul, São João Batista, São João do Itaperiú, São Joaquim, São José, São José do Cerrito, São Pedro de Alcântara, Schroeder, Taió, Tijucas, Timbó, Timbó Grande, Três Barras, Trombudo Central, Urubici, Urupema, Vidal Ramos, Videira, Vitor Meireles, Witmarsum.

Visão

Ser referência estadual de excelência na representação e no desenvolvimento das indústrias do setor plástico do estado de Santa Catarina.

Missão

Promover o desenvolvimento das empresas associadas através da representação e da defesa de seus interesses, contribuindo para a melhoria constante das suas condições socioeconômicas. Politica de Qualidade

Desenvolver e consolidar uma cultura voltada para os resultados da entidade, buscando a melhoria contínua e a satisfação das empresas do setor plástico de Santa Catarina.

1.1.3

Origem do contato

Filiado à FIESC, o Simpesc obteve conhecimento do Programa por meio de uma apresentação na reunião de Diretoria da Federação. Nesta reunião, o presidente do Simpesc, Sr. Albano Schmidt, demonstrou interesse em participar do Programa, estendendo o mesmo aos seus associados. A partir deste contato, agendou-se uma reunião com o administrativo do sindicato, viabilizando o início das ações para a participação no Programa, com a denominação de um interlocutor no sindicato para o acompanhamento das atividades no desenvolvimento do grupo de associados do Simpesc.

1.2 Sensibilização da âncora

1.2.1

Reunião de Sensibilização

Após alguns encontros, visando a retomada dos trabalhos, foi realizada uma nova reunião para a reapresentação do Programa e o respectivo planejamento do início das ações. As figuras a seguir ilustram a apresentação utilizada na reunião de sensibilização.

(7)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 5

Figura 1. Método utilizado para desenvolvimento do Programa.

(8)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 6

Figura 3. Principais resultados do primeiro ciclo

Figura 4. Índice de satisfação do primeiro ciclo

1.2.2

Formalização da Adesão

O Planejamento das ações culminou na formalização de adesão da âncora ao programa no dia 26 de agosto de 2009, conforme se pode verificar no Termo de Adesão apresentado no anexo I deste documento.

(9)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 7

1.3 Sensibilização e adesão dos fornecedores (associados)

A sensibilização dos associados foi realizada em duas etapas, sendo que, na primeira delas a equipe de consultores do IEL/SC se reuniu com o Simpesc para identificar e definir as empresas que poderiam aderir ao Programa. Na segunda etapa de sensibilização, os associados definidos anteriormente foram convidados a participar de uma reunião para apresentação do Programa.

1.3.1

Pré-validação com a Âncora

Ainda em 2009, foi realizada uma reunião para identificação e definição das empresas associadas que seriam convidadas a aderir ao Programa. A ocasião contou com a presença dos associados, além da equipe interna do IEL/SC e representante do Simpesc.

Durante o encontro, a equipe participante contou com a Matriz de Identificação e Priorização de Fornecedores (ver anexo II), que auxilia a tomada de decisão por meio dos critérios Porte, Volume de compras e Localização e, de um guia de pontuação pré-estabelecido.

1.3.2

Reunião de Sensibilização

No dia 04 de Novembro de 2009, as 10h00, realizaram-se a reunião de sensibilização de fornecedores (associados) na sede do Sindicato, conforme apresentado no anexo III, deste documento. A pauta da reunião foi dividida em duas partes, conforme segue:

Parte I - Simpesc: Abertura (45 minutos);

Parte II - IEL: Programa de Desenvolvimento de Cadeias Produtivas - método, cases e investimento (45 minutos).

A figura 05 apresenta o slide contendo os benefícios oferecidos às empresas associadas que participam do Programa.

(10)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 8

1.3.3

Formalização da Adesão

Entre os associados presentes na reunião de sensibilização, 07 (sete) aderiram ao Programa, a saber: CEB, Homeplast, Mantac, Platibel, Plastibras, Tecnoperfil e Víqua. A seguir serão descritas maiores informações sobre o perfil destes associados.

1.4 Perfil das empresas que aderiram ao Programa

A seguir são apresentadas razão social, data de fundação, endereço e informações sobre o negócio das 07 (sete) empresas associadas ao Simpesc que aderiram ao Programa.

1.4.1

CEB

Razão Social: Conexões Especiais do Brasil Ltda; Fundação: 1997.

Endereço: Rua Miguel Angelo, 52- São Marcos – Joinville/SC.

Especialidades: Produz soluções em conexões de PVC, PRFV e PEÇAS TÉCNICAS sob medida para as mais diversas aplicações.

Indústria/Produtos: Acessórios para Saneamento; Conexões de PVC Rígido; Conexões Defofo; Conexões Leves; Conexões p/ Irrigação; Conexões Para Esgoto Leve; Conexões PBS; Conexões Plásticas; Conexões Roscável; Eletrodutos Plásticos; Tarraxas p/ Rosca; Tubos de PVC.

1.4.2

Homeplast

Razão Social: Homeplast Indústria de Plástico Ltda; Fundação: Maço de 2005.

Endereço: Rua Dorothóvio do Nascimento, 3980 - Zona Indl. Norte - Joinville/SC. Especialidades: Extrusão de perfis industriais em PVC, bem como ferramentais.

Indústria/Produtos: Construção Civil; Flexíveis; Perfis Diversos; Porta Etiquetas e Refrigeração.

1.4.3

Mantac

Razão Social: Mantac Indústria e Comércio Ltda. Fundação: 1999.

Endereço: Rua Santa Catarina, 7222 km 07 – Bairro Santa Catarina Joinville / SC. Especialidades: Fabricação de mangueiras, tubos e acessórios.

(11)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 9

1.4.4

Plastibel

Razão Social: Plastibel Indústria de Plásticos Ltda. Fundação: 1971.

Endereço: Rua João Sell, 340 - Boa Vista - Joinville/SC.

Especialidades: Injeção de peças técnicas em termoplásticos de engenharia.

Indústria/Produtos: Setores da construção civil, automobilístico, odontológico, eletroeletrônico, pneumáticos, metal-mecânico, embalagens, cosméticos, moveleiro, informática, têxtil, entre outros.

1.4.5

Plastibrás

Razão Social: Plastibrás Indústria de Plásticos Ltda. Fundação: 1995.

Endereço: Rua Ten Antônio João, 4000 - Jardim Sofia - Joinville/SC. Especialidades: Ferramentaria.

Indústria/Produtos: Desenvolvimento de peças técnicas em termoplásticos, válvulas para pias e cubas, injeção de termoplásticos, construção e manutenção de ferramentais.

1.4.6

Tecnoperfil

Razão Social: Tecnoperfil Plásticos Ltda. Fundação: 1992.

Endereço: Rua Clodoaldo Gomes, 375 - Zona Industrial Norte – Joinville/SC. Especialidades: Extrusão de perfilados plásticos, especialmente PVC.

Indústria/Produtos: Forros, forro removível em réguas, portas sanfonadas, perfis de acabamento para cerâmica e outros tipos de pisos e revestimentos, cantoneiras, bate-macas, protetores de parede, calha beiral e perfis técnicos sob encomenda.

1.4.7

Víqua

Razão Social: Víqua Indústria de Plástico Ltda. Fundação: 1995.

Endereço: Rua Parati, 16 B – Nova Brasília - Joinville/SC. Especialidades: Conexões.

(12)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 10

1.5 Aplicação do diagnóstico e priorização dos módulos de desenvolvimento

O Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina – IEL/SC utiliza uma ferramenta própria de diagnóstico chamada Mapeamento de Gestão para Grupos Empresariais, por meio da qual realiza o mapeamento e a análise da gestão nas empresas associadas, comparando o nível de maturidade que cada uma delas apresenta nas diversas áreas de gestão analisadas. É a partir desta ferramenta que os módulos de desenvolvimento são sugeridos, ficando a cargo da própria âncora e suas empresas associadas a decisão quanto aos módulos a serem desenvolvidos. A figura a seguir representa as etapas utilizadas pelo IEL/SC para aplicação do diagnóstico:

Figura 6. Etapas para aplicação do diagnóstico nas empresas participantes do Programa

1.5.1

Planejamento das Aplicações

A aplicação do diagnóstico é planejada pelo IEL/SC e validada em conjunto com a âncora e seus associados, resultando na elaboração de um cronograma, que é enviado para todas as empresas participantes do Programa, possibilitando que as mesmas se programem para receber os consultores do IEL/SC e acompanhar o andamento das atividades.

Visando à otimização dos recursos disponíveis, a logística de viagens é definida considerando a localização das empresas associadas.

A figura 07 apresenta o cronograma elaborado para a aplicação do diagnóstico nas empresas associadas do Grupo Simpesc:

(13)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 11

Figura 7. Cronograma de aplicação do diagnóstico nas empresas do Grupo Simpesc.

1.5.2

Elaboração dos relatórios e Consolidação dos resultados

Após a realização das visitas programadas para a aplicação do diagnóstico, os dados coletados são compilados e os relatórios do Mapeamento de Gestão para Grupos Empresariais (ver anexo IV) são elaborados e enviados aos associados, possibilitando à cada um ter conhecimento sobre seus resultados individuais. Então, o IEL/SC consolida os resultados apresentados individualmente e elabora uma apresentação que é utilizada durante a reunião de priorização dos módulos.

As figuras a seguir demonstram parte da apresentação elaborada com a consolidação dos resultados do Grupo Simpesc.

(14)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 12

Figura 9. Slide demonstrando a opinião dos empresários quanto a priorização dos módulos.

Figura 10. Slide demonstrando as metas do Programa.

1.5.3

Validação dos resultados e Priorização dos módulos

Em 12 de Fevereiro de 2010, foi realizada reunião para validar a consolidação dos resultados mapeados por meio do diagnóstico e apresentar a proposta de priorização dos módulos de desenvolvimento, também elaborada a partir resultados obtidos na aplicação dos diagnósticos (ver anexo V).

(15)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 13

Conforme apresentado no anexo VI, o encontro contou com a participação das 07 (sete) empresas associadas, que concordaram com o desenvolvimento dos seguintes módulos: Gestão da Produção, Gestão da Inovação e Gestão de Marketing e Vendas, os quais são apresentados a seguir:

Gestão da Produção Carga Horária:

Oficinas Coletivas - 40 horas;

Consultorias Individualizadas - 60 horas. Ementa:

Oficinas Coletivas – Mentalidade Enxuta; Mapa do Fluxo de Valor; Fluxo de estabilidade; Seminário de Apresentação de Resultados; Monitorias.

Consultorias Individualizadas - Avaliação da empresa e de sua produção e análise preliminar de possibilidade de trabalho; Definição da família de produto; Mapa do Fluxo de Valor (Atual e Futuro); Plano de Ação; Reunião de validação do MFV (Grupo e líderes); Elaboração de Plano de ação detalhado; Pré-Kaizen; Kaizen; Pós-Kaizen.

Gestão da Inovação Carga Horária:

Oficinas Coletivas - 20 horas;

Consultorias Individualizadas - 24 horas. Ementa:

Oficinas Coletivas – Conceito de Inovação e Diagnóstico inovação "Estruturação da Inovação"; Planejamento inovação; Carteira de projetos; Critérios de priorização; Elaboração de projetos e fontes de financiamento; Seminário de Apresentação de Resultados; Monitorias.

Consultorias Individualizadas - Formação do núcleo de inovação e nivelamento de conceitos; Árvore de competências; Workshop de identificação de oportunidades; Elaboração de projetos para captação de recursos; Elaboração de projeto priorizado; Preparação de seminários de qualidade.

Gestão de Marketing e Vendas Carga Horária:

Oficinas Coletivas - 12 horas;

(16)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 14

Ementa:

Oficinas Coletivas - Conceituações da "Gestão de Marketing"; Percepção de cliente, posicionamento, canais de comunicação; "Planejamento de Marketing"; Boas práticas; Seminário de Apresentação de Resultados; Monitorias.

Consultorias Individualizadas - Análise de cenários (informações preliminares da empresa/mercado); Avaliação dos Canais de Comunicação; Percepções dos clientes e posicionamento; Priorização de objetivos; Preparação de seminários de qualidade.

Obs.: Além da carga horária descrita acima, estão previstas 28 horas de monitorias ao final do Programa, visando a elucidação de dúvidas que venham a surgir no processo de implementação das melhorias identificadas, conforme descrito no item 1.9 (Monitorias).

1.6 Definição dos consultores

O IEL/SC conta com uma ferramenta de software que auxilia na seleção e homologação de seus consultores externos, inclusive os participantes do Programa de Desenvolvimento de Cadeias Produtivas. O anexo VII, apresenta a página inicial da ferramenta Gestão de Consultores Externos, contando as etapas previstas para a homologação destes consultores e inclusão no banco do IEL/SC.

Na ausência de consultores cadastrados nos módulos priorizados, o IEL/SC também contrata empresas de consultoria independentes, por meio de processo licitatório e respeitando todas as etapas do processo de homologação de consultores externos. No entanto, consultores do SENAI/SC e do SEBRAE/SC, por pertencerem ao Sistema S e serem também parceiros do IEL/SC, são dispensados de licitações e possuem contrato de prestação de serviços de consultoria relativo ao Programa.

Assim, para a execução do módulo Gestão da Produção, o IEL/SC abriu um processo licitatório e contratou, por meio de um Pregão Presencial, a empresa de consultoria independente Intakt Treinamento em Gestão Empresarial Ltda Me. O consultor líder selecionado, após a análise de currículos e a realização de entrevistas, foi o Sr. Élvio da Silva Lima, o qual já está cadastrado no banco de consultores externos do IEL/SC como consultor homologado.

Para o módulo Gestão da Inovação, foi contratada a empresa Inoplan Consultoria e Desenvolvimento Ltda ME, por meio de um contrato de prestação de serviços, dispensando a necessidade de um processo licitatório devido ao valor da prestação de serviço. A consultora selecionada para a execução das oficinas e consultorias foi Nicole Spohr.

(17)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 15

Para o módulo Gestão de Marketing, o SEBRAE/SC foi contatado e o consultor Marcos Breda foi selecionado para a execução do serviço pois o mesmo já havia atuado no Programa em seu primeiro ciclo e estava homologado como consultor externo no banco de consultores do IEL/SC.

1.7 Elaboração do cronograma de desenvolvimento

O cronograma de desenvolvimento é elaborado juntamente com os consultores selecionados e validado com a âncora e associados, que recebem cópias físicas e eletrônicas do mesmo.

As figuras a seguir demonstram o cronograma elaborado para o desenvolvimento (oficinas coletivas e consultorias individualizadas) dos módulos priorizados no Grupo Simpesc.

1ª Oficina - PRODUÇÃO

Mentalidade Enxuta

8h - 17h

1ª Consultoria - PRODUÇÃO 1ª Consultoria - PRODUÇÃO 1ª Consultoria - PRODUÇÃO 1ª Consultoria - PRODUÇÃO

Tecnoperfil (Estrat.) Homeplast (Estrat.) Viqua CEB

1ª Consultoria - PRODUÇÃO 1ª Consultoria - PRODUÇÃO

Mantac (Estrat.) Plastibras (Estrat.)

2ª Oficina - PRODUÇÃO 1ª Consultoria - PRODUÇÃO 2ª Consultoria - PRODUÇÃO 2ª Consultoria - PRODUÇÃO 2ª Consultoria - PRODUÇÃO

Mapa de Fluxo de Valor Plastibel Tecnoperfil Mantac Homeplast

8h - 17h (MFV Atual e Futuro) (MFV Atual e Futuro) (MFV Atual e Futuro) (Plano Ação) (Plano Ação) (Plano Ação) 2ª Consultoria - PRODUÇÃO 2ª Consultoria - PRODUÇÃO 2ª Consultoria - PRODUÇÃO 2ª Consultoria - PRODUÇÃO

Plastibrás Viqua CEB Plastibel

(MFV Atual e Futuro) (MFV Atual e Futuro) (MFV Atual e Futuro) (MFV Atual e Futuro) (Plano Ação) (Plano Ação) (Plano Ação) (Plano Ação) 3ª Oficina - PRODUÇÃO 3ª Oficina - PRODUÇÃO 3ª Consultoria

Fluxo e Estabilidade Fluxo e Estabilidade Mantac (Pré-Kaizen)

8h - 17h

4ª Consultoria - PRODUÇÃO 4ª Consultoria - PRODUÇÃO 4ª Consultoria - PRODUÇÃO

Mantac (Kaizen) Mantac (Kaizen) Mantac (Kaizen)

4ª Consultoria - PRODUÇÃO 4ª Consultoria - PRODUÇÃO

Mantac (Kaizen) Mantac (Kaizen)

3ª Consultoria - PRODUÇÃO 5ª Consultoria - PRODUÇÃO 3ª Consultoria - PRODUÇÃO

Homeplast (Pré-Kaizen) Mantac (Pós Kaizen) Viqua (Pré-Kaizen)

4ª Consultoria - PRODUÇÃO 4ª Consultoria - PRODUÇÃO 4ª Consultoria - PRODUÇÃO 4ª Consultoria - PRODUÇÃO 4ª Consultoria - PRODUÇÃO

Homeplast (Kaizen) Homeplast (Kaizen) Homeplast (Kaizen) Homeplast (Kaizen) Homeplast (Kaizen)

4ª Consultoria - PRODUÇÃO 4ª Consultoria - PRODUÇÃO 4ª Consultoria - PRODUÇÃO 4ª Consultoria - PRODUÇÃO 4ª Consultoria - PRODUÇÃO

Viqua (Kaizen) Viqua (Kaizen) Viqua (Kaizen) Viqua (Kaizen) Viqua (Kaizen)

3ª Consultoria - PRODUÇÃO 5ª Consultoria - PRODUÇÃO 3ª Consultoria - PRODUÇÃO 5ª Consultoria - PRODUÇÃO

CEB (Pré-Kaizen) Viqua (Pós Kaizen) Plastibrás (Pré-Kaizen) Homeplast (Pós Kaizen)

4ª Consultoria - PRODUÇÃO 4ª Consultoria - PRODUÇÃO 4ª Consultoria - PRODUÇÃO 4ª Consultoria - PRODUÇÃO 4ª Consultoria - PRODUÇÃO

CEB (Kaizen) CEB (Kaizen) CEB (Kaizen) CEB (Kaizen) CEB (Kaizen)

4ª Consultoria - PRODUÇÃO 4ª Consultoria - PRODUÇÃO 4ª Consultoria - PRODUÇÃO 4ª Consultoria - PRODUÇÃO 4ª Consultoria - PRODUÇÃO

Plastibrás (Kaizen) Plastibrás (Kaizen) Plastibrás (Kaizen) Plastibrás (Kaizen) Plastibrás (Kaizen)

3ª Consultoria - PRODUÇÃO 5ª Consultoria - PRODUÇÃO 3ª Consultoria - PRODUÇÃO 5ª Consultoria - PRODUÇÃO

Tecnoperfil (Pré-Kaizen) CEB (Pós Kaizen) Plastibel (Pré-Kaizen) Plastibrás (Pós Kaizen)

- - -

-4ª Consultoria - PRODUÇÃO 4ª Consultoria - PRODUÇÃO 4ª Consultoria - PRODUÇÃO 4ª Consultoria - PRODUÇÃO 4ª Consultoria - PRODUÇÃO

Tecnoperfil (Kaizen) Tecnoperfil (Kaizen) Tecnoperfil (Kaizen) Tecnoperfil (Kaizen) Tecnoperfil (Kaizen)

4ª Consultoria - PRODUÇÃO 4ª Consultoria - PRODUÇÃO

Plastibel (Kaizen) Plastibel (Kaizen)

4ª Consultoria - PRODUÇÃO 4ª Consultoria - PRODUÇÃO 4ª Consultoria - PRODUÇÃO

Plastibel (Kaizen) Plastibel (Kaizen) Plastibel (Kaizen)

5ª Consultoria - PRODUÇÃO 5ª Consultoria - PRODUÇÃO

Tecnoperfil (Pós-Kaizen) Plastibel (Pós-Kaizen)

4ª Oficina - PRODUÇÃO Encerramento 8h - 17h -19 24 13 14 12 12 11 2 28 3 4 1 2 6 27 20 21 7 14 28 30 13 19 12 4 3 6 26 20 10 15 26 27 29 5 28 9 2 25 1 8 17 7 3 2 1 29 21 22 11 4 18 16 25 30 23 9 14 25 24 7 22 8 16 27 17 11 10 21 18 m ai /1 0 6 ju l/ 1 0 27 26 28 24 ju n /1 0 20 5 31 ag o /1 0 31 15 6 30 29 5 25 18 19 30 10 9 24 23 16 17 26 23 31 8 15 1 7 14 22 3 27 20 29 21 28 13 13 16 10 5 17 22 4 24 12 19 8 15 Feriado Independência do Brasil 9 11 30 25 23 18 29 se t/ 1 0 26 Figura 11. Cronograma do módulo Gestão da Produção do Grupo Simpesc.

(18)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 16

1ª Oficina - Inovação 8h - 17h

1ª Consultoria - INOVAÇÃO 1ª Consultoria - INOVAÇÃO 1ª Consultoria - INOVAÇÃO 1ª Consultoria - INOVAÇÃO 2ª Consultoria - INOVAÇÃO Viqua (8h - 12h) Plastibrás (8h - 12h) CEB (8h - 12h) Mantac (8h - 12h) Viqua (8h - 12h) 1ª Consultoria - INOVAÇÃO 1ª Consultoria - INOVAÇÃO - 1ª Consultoria - INOVAÇÃO 2ª Consultoria - INOVAÇÃO

Plastibel (13h - 17h) Homeplast (13h - 17h) Tecnoperfil (13h - 17h) Plastibel (13h - 17h)

2ª Oficina - INOVAÇÃO 9h30 - 17h30

2ª Consultoria - Inovação 2ª Consultoria - INOVAÇÃO 3ª Consultoria - INOVAÇÃO 3ª Consultoria - INOVAÇÃO CEB (8h - 12h) Tecnoperfil (8h - 12h) Plastibel (8h - 12h) Tecnoperfil (8h - 12h) 2ª Consultoria - INOVAÇÃO 2ª Consultoria - INOVAÇÃO 3ª Consultoria - INOVAÇÃO 3ª Consultoria - INOVAÇÃO 3ª Consultoria - INOVAÇÃO

Plastibrás (8h - 12h) Mantac (13h - 17h) Viqua (13h - 17h) Plastibrás (13h - 17h) CEB (13h - 17h) 3ª Consultoria - INOVAÇÃO 4ª Consultoria - INOVAÇÃO 4ª Consultoria - INOVAÇÃO

Mantac (8h - 12h) Viqua (8h - 12h) Plastibrás (8h - 12h) 2ª Consultoria - INOVAÇÃO 4ª Consultoria - INOVAÇÃO 3ª Consultoria - INOVAÇÃO

Homeplast (13h - 17h) Plastibel (13h - 17h) Homeplast (13h - 17h) 4ª Consultoria - INOVAÇÃO 4ª Consultoria - INOVAÇÃO 5ª Consultoria - INOVAÇÃO 4ª Consultoria - INOVAÇÃO 5ª Consultoria - INOVAÇÃO

CEB (8h - 12h) Tecnoperfil (8h - 12h) Plastibel (8h - 12h) Homeplast (8h - 12h) Mantac (8h - 12h) 4ª Consultoria - INOVAÇÃO 5ª Consultoria - INOVAÇÃO 5ª Consultoria - INOVAÇÃO 5ª Consultoria - INOVAÇÃO 5ª Consultoria - INOVAÇÃO

Mantac (13h - 17h) Viqua (13h - 17h) Plastibrás (13h - 17h) CEB (13h - 17h) Tecnoperfil (13h - 17h) 6ª Consultoria - INOVAÇÃO 6ª Consultoria - INOVAÇÃO 6ª Consultoria - INOVAÇÃO 6ª Consultoria - INOVAÇÃO

Viqua (8h - 12h) Plastibrás (8h - 12h) CEB (8h - 12h) Tecnoperfil (8h - 12h) 6ª Consultoria - INOVAÇÃO 5ª Consultoria - INOVAÇÃO 6ª Consultoria - INOVAÇÃO 6ª Consultoria - INOVAÇÃO

Plastibel (13h - 17h) Homeplast (13h - 17h) Mantac (13h - 17h) Homeplast (13h - 17h)

-3ª Oficina Ap. Resultados INOVAÇÃO 8h - 12h 1 2 3 1 2 14 15 o u t/ 1 0 12 13 4 18 5 19 25 26 27 11 Feriado 8 9 10 20 17 29 31 3 22 23 28 30 21 24 4 5 7 7 6 16 14 27 21 19 12 6 28 20 Feriado 17 8 23 15 Feriado 22 9 16 11 25 18 10 24 13 26 19 11 3 26 5 12 10 4 17 18 24 31 25 2 15 16 9 8 6 7 14 13 28 27 22 23 29 30 20 21 d e z/ 1 0 n o v/ 1 0 1 29 30

(19)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 17 1ª Consultoria (8h-12h) 1ª Consultoria (8h-12h) 1ª Consultoria (8h-12h)

CEB Plastibel Homeplast

1ª Consultoria (13h-17h) 1ª Consultoria (13h-17h)

Mantac Plastibrás

2ª Consultoria (08h-12h) 2ª Consultoria (8h-12h) 2ª Consultoria (8h-12h)

CEB Plastibel Homeplast

2ª Consultoria (13h-17h) 2ª Consultoria (13h-17h)

Mantac Plastibrás

3ª Consultoria (8h-12h) 3ª Consultoria (8h-12h) 3ª Consultoria (8h-12h)

CEB Plastibel Homeplast

3ª Consultoria (13h-17h) 3ª Consultoria (13h-17h)

Mantac Plastibrás

4ª Consultoria (8h-12h) 4ª Consultoria (8h-12h) 4ª Consultoria (8h-12h)

CEB Plastibel Homeplast

4ª Consultoria (13h-17h) 4ª Consultoria (13h-17h) Mantac Plastibrás 1ª Consultoria (08h-12h) Tecnoperfil 1ª Oficina - MARKETING Workshop 8h - 12h 5 18 19 6 27 13 20 20 18 23 16 Quarta-feira de Cinzas 12 13 25 1 2 17 22 23 16 9 8 5 24 11 3 10 4 12 26 6 27 26 14 21 15 15 7 Carnaval 8 1 14 Carnaval 10 4 11 2ª Oficina - MARKETING Workshop 8h - 17h 21 24 17 9 2 3 5 19 31 25 17 15 3 2 21 Feriado 23 24 1 16 10 14 9 8 7 1 20 Feriado 22 28 27 29 30 31 9 30 17 23 24 16 11 12 8 22 15 14 21 27 28 29 20 7 19 5 6 13 2 3 4 26 7 28 10 28 29 22 18 4 11 fe v/ 1 1 m ar /1 1 ab r/ 1 1 m ai /1 1 25 18 25 26 3ª Oficina - MARKETING Seminário Final 8h- 12h 6 13 19 12 30

(20)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 18

1.8 Desenvolvimento dos módulos

O IEL/SC acompanha todas as oficinas coletivas realizadas e registra os encontros por meio de lista de presença e envio de informativo às empresas. Para as consultorias individualizadas, 10% delas são acompanhadas, mas não existe uma formalização destes acompanhamentos.

Até Janeiro de 2011, as empresas associadas ao Simpesc foram qualificadas no módulo Gestão da Produção e Gestão da Inovação, por meio das consultorias individualizadas e oficinas coletivas previstas no cronograma de desenvolvimento (figuras 11 e 12) e apresentadas nos item 1.8.1 – Gestão da Produção e 1.8.2 – Gestão da Inovação. O módulo Gestão de Marketing, como se pode verificar na figura 13 e no item 1.8.3 – Gestão de Marketing e Vendas, foi finalizado em maio de 2011.

Na sequencia serão demonstradas as oficinas coletivas realizadas juntamente com a âncora e empresas do Grupo Simpesc.

1.8.1

Gestão da Produção

1ª Oficina de Gestão da Produção

Conforme se pode verificar nas figuras 14 e 15,a primeira oficina do módulo aconteceu no dia 31 de maio de 2010 e contou com a presença de 22 pessoas de 07 empresas associadas do Grupo Simpesc. O informativo apresentado nos anexos VIII e IX possui maiores informações e imagens do encontro, que tratou de Produção Enxuta: conceituação, princípios e cases e Conceituação de produção continua.

(21)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 19

Figura 14. Lista de presença da 1ª oficina de Gestão da Produção no Grupo Simpesc (página 01).

(22)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 20

2ª Oficina de Gestão da Produção

Conforme se pode verificar nas figuras 16 e 17,a segunda oficina do módulo aconteceu no dia07 de junho de 2010 e contou com a presença de 28 pessoas de 07 empresas associadas do Grupo Simpesc. O informativo apresentado nos anexos VIII e IX possui maiores informações e imagens do encontro, que tratou o mapeamento do fluxo de valor e a conceituação de família de produto.

(23)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 21

Figura 17. Lista de presença da 2ª oficina de Gestão da Produção no Grupo Simpesc (página 02).

3ª Oficina de Gestão da Produção

Conforme se pode verificar nas figuras 18 e 19, a terceira oficina do módulo aconteceu no dia 22 de junho de 2010 e contou com a presença de 25pessoas de07 empresas associadas do Grupo Simpesc. O informativo apresentado nos anexos VIII e IX possui maiores informações e imagens do encontro, que tratou o Fluxo de Estabilidade.

(24)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 22

Figura 18. Lista de presença da 3ª oficina de Gestão da Produção no Grupo Simpesc (página 01).

(25)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 23

4ª Oficina de Gestão da Produção (Apresentação de Resultados)

Conforme se pode verificar nas figuras 20 e 21, a quarta oficina do módulo aconteceu no dia 19 de novembro de 2010 e contou com a presença de 20 pessoas de 07 empresas associadas do Grupo Simpesc. O informativo apresentado no anexo X possui maiores informações e imagens do encontro, onde as empresas associadas apresentaram os resultados obtidos com a execução do módulo em questão.

Figura 20. Lista de presença da Oficina de Apresentação de Resultados do módulo Gestão da Produção no Grupo Simpesc (página 01).

(26)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 24

Figura 21. Lista de presença da Oficina de Apresentação de Resultados do módulo Gestão da Produção no Grupo Simpesc (página 02).

A seguir são apresentadas imagens do encontro:

(27)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 25

Figura 23. Apresentação dos resultados de produção das empresas do Grupo Simpesc.

Figura 24. Apresentação dos resultados de produção das empresas do Grupo Simpesc (II).

No encontro a empresa âncora e seus associados receberam questionários de avaliação de satisfação, com o objetivo de avaliar o desempenho dos consultores externos e do IEL/SC, na execução e gerenciamento do módulo, respectivamente. A figura a seguir apresenta a consolidação dos resultados obtidos na pesquisa.

(28)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 26 Empresa: Módulo de Produção do Simpesc Data: 17/09/2010

MÉDIA DA AVALIAÇÃO: 92,11%

MÉDIA DAS NOTAS: 9,11111

Satisfação Q1 Q2 Q3 Q4 Q5 Q6 Q7 Q8 Q9 Q10 Q11 Q12 Q13 Q14 Q15 Q16 Q17 Q18 Q19 Q20 Média: Satisfação

AS OFICINAS

Compreensão dos conceitos abordados 95,00% 5 5 4 5 5 5 5 5 5 4 5 5 5 5 4 5 4 5 5 4 4,75 95,00%

Relevância dos conteúdos abordados 89,00% 5 5 4 5 4 5 5 4 4 4 5 5 5 4 4 4 5 4 4 4 4,45 89,00%

Apresentação de novos conceitos 85,00% 5 5 4 4 4 5 5 4 4 2 4 4 5 5 4 4 4 4 5 4 4,25 85,00%

AS CONSULTORIAS

Impactos financeiros das ações implementadas 89,00% 5 5 5 5 4 5 5 4 4 4 4 5 4 4 5 4 4 5 4 4 4,45 89,00%

Possibilidade de ampliação e continuidade das práticas implementadas 94,00% 5 5 5 5 4 5 5 4 4 5 5 5 5 5 5 4 5 4 5 4 4,70 94,00%

Relevância das ações e ferramentas implementadas 93,00% 5 5 5 5 5 5 5 4 4 4 5 5 5 4 5 4 5 4 5 4 4,65 93,00%

AO CONSULTOR

Domínio sobre os métodos e ferramenteas aplicados 95,00% 5 5 5 5 5 5 5 4 4 4 5 5 5 5 4 5 5 5 5 4 4,75 95,00%

Cumprimento de prazos e horários 96,00% 5 5 5 5 5 5 5 4 5 4 5 5 5 5 4 5 5 5 5 4 4,80 96,00%

Postura e comportamento ético e profissional 97,89% 5 5 5 5 4 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 4 4,89 97,89%

A ORGANIZAÇÂO Carga horária 88,00% 4 5 4 5 5 5 5 4 5 4 4 5 5 5 4 4 4 3 4 4 4,40 88,00% Cronograma 87,00% 5 5 4 5 4 5 5 4 5 4 4 4 5 5 4 4 4 3 4 4 4,35 87,00% Ambiente da oficina 93,00% 5 5 4 5 5 5 5 4 4 4 5 5 5 5 4 4 5 5 5 4 4,65 93,00% Coffee Break 94,00% 4 5 4 5 4 5 5 4 5 5 5 5 5 5 4 5 5 5 5 4 4,70 94,00% Média geral:

De 0 a 10 qual a sua nota em relação ao serviço prestado 9,111111111 9 10 9 10 9 10 8 9 8 10 10 10 10 8 9 8 9 8

Recomendaria a outras empresas? Sim: 19 sim sim sim sim sim sim sim sim sim sim sim sim sim sim sim sim sim sim sim

Não: 0

AVALIAÇÃO DE SATISTAÇÃO

Figura 25. Consolidação da avaliação de satisfação do módulo Gestão da Produção no Grupo Simpesc.

Durante o Módulo de Gestão da Produção, as empresas fornecedoras do Grupo Simpesc apresentaram diversos resultados na melhoria de seus processos. Pode-se observar no anexo X, ganho médio das empresas com a aplicação do módulo da produção nos vários tópicos trabalhados como: Setup Rápido e Fluxo Contínuo.

Com a implementação do Setup rápido houve uma redução de até mais de 50% de no tempo de setup de certos produtos, gerando um aumento no número de peças por produtor/hora e um aumento na capacidade produtiva da empresa. Também foram verificadas reduções no Lead Time de 47%, assim como melhorias drásticas nos trajetos e deslocamentos dos operadores da máquina.

1.8.2

Gestão da Inovação

1ª Oficina de Gestão da Inovação

Conforme se pode verificar na figura 26, a primeira oficina do módulo aconteceu no dia 01 de outubro de 2010 e contou com a presença de 20 pessoas de 07 empresas associadas do Grupo Simpesc. O informativo apresentado no anexo XI possui maiores informações e imagens do encontro, que tratou a definição dos conceitos de Inovação.

(29)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 27

Figura 26. Lista de presença da 1ª oficina de Gestão da Inovação no Grupo Simpesc.

2ª Oficina de Gestão da Inovação

Conforme se pode verificar na figura 27 a segunda oficina do módulo aconteceu no dia 22 de outubro de 2010 e contou com a presença de 19 pessoas de 07 empresas associadas do Grupo Simpesc. O informativo apresentado no anexo XII possui maiores informações e imagens do encontro, que tratou o desenvolvimento da criatividade e inovação na solução de problemas.

(30)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 28

Figura 27. Lista de presença da 2ª oficina de Gestão da Produção no Grupo Simpesc.

3ª Oficina de Gestão da Inovação (Apresentação de Resultados)

Conforme se pode verificar nas figuras 28 e 29, a terceira oficina do módulo aconteceu no dia 07 de dezembro de 2010 e contou com a presença de 19 pessoas de 07 empresas associadas do Grupo Simpesc. O informativo apresentado no anexo XIII possui maiores informações e imagens do encontro, onde as associadas apresentaram os resultados obtidos com a execução do módulo em questão.

(31)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 29

Figura 28. Lista de presença da 3ª oficina de Gestão da Inovação no Grupo Simpesc (página 01).

(32)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 30

Ao concluírem o Módulo de Gestão da Inovação, foi realizada uma Oficina de Apresentação de Resultados, onde foram consolidados os principais ganhos e melhorias proporcionados, no anexo XIII encontra-se o informativo da Oficina.

Dentre os resultados apresentados, destaca-se a criação de núcleos de inovação, também como a elaboração de indicadores e a criação de cartilhas de inovação. A introdução do sistema de premiação e quadro com os colabores que dão ideias novas à empresa também foram práticas adotadas pelas empresas do Grupo Simpesc.

A seguir é apresentada imagem do encontro:

Figura 30. Participantes do módulo de Inovação do Grupo Simpesc.

No encontro, a empresa âncora e suas associadas receberam questionários de avaliação de satisfação, com o objetivo de avaliar o desempenho dos consultores externos e do IEL/SC, na execução e gerenciamento do módulo, respectivamente. A figura a seguir apresenta a consolidação dos resultados obtidos na pesquisa.

Empresa: Módulo de Inovação do Simpesc Data: 07/12/2010

MÉDIA DA AVALIAÇÃO: 88,04%

MÉDIA DAS NOTAS: 8,75

Satisfação Q1 Q2 Q3 Q4 Q5 Q6 Q7 Q8 Q9 Q10 Q11 Q12 Q13 Q14 Q15 Q16 Q17 Q18 Q19 Q20 Média: Satisfação

AS OFICINAS

Compreensão dos conceitos abordados 88,00% 5 4 4 4 5 4 5 4 5 4 4 4 5 5 4 4,40 88,00%

Relevância dos conteúdos abordados 88,00% 5 4 4 4 5 4 5 4 4 4 4 5 5 5 4 4,40 88,00%

Apresentação de novos conceitos 84,00% 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 5 5 5 4 4,20 84,00%

AS CONSULTORIAS

Impactos financeiros das ações implementadas 75,71% 5 4 3 4 5 4 3 4 3 3 4 4 4 3 3,79 75,71%

Possibilidade de ampliação e continuidade das práticas implementadas 85,33% 5 5 3 4 5 4 4 4 3 5 4 5 4 5 4 4,27 85,33%

Relevância das ações e ferramentas implementadas 84,00% 5 4 3 4 5 4 5 4 4 4 4 4 5 4 4 4,20 84,00%

AO CONSULTOR

Domínio sobre os métodos e ferramenteas aplicados 94,67% 5 5 4 4 5 5 5 4 5 5 4 5 5 5 5 4,73 94,67%

Cumprimento de prazos e horários 93,33% 5 5 4 4 5 4 5 4 5 5 4 5 5 5 5 4,67 93,33%

Postura e comportamento ético e profissional 96,00% 5 5 4 5 5 5 5 5 5 4 4 5 5 5 5 4,80 96,00%

A ORGANIZAÇÂO Carga horária 88,00% 5 4 3 4 5 5 5 4 4 4 4 5 5 5 4 4,40 88,00% Cronograma 90,67% 5 4 4 4 5 5 5 4 4 4 5 5 5 5 4 4,53 90,67% Ambiente da oficina 86,67% 5 4 4 4 5 4 5 4 4 4 3 5 5 5 4 4,33 86,67% Coffee Break 90,67% 5 5 4 4 5 4 5 4 5 5 4 5 5 4 4 4,53 90,67% Média geral:

De 0 a 10 qual a sua nota em relação ao serviço prestado 8,75 9 9,5 8 9 9 8 8 8 9 9 9 10 9 8

Recomendaria a outras empresas? Sim: 15 Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim

Não: 0

AVALIAÇÃO DE SATISTAÇÃO

(33)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 31

Figura 31. Consolidação da avaliação de satisfação do módulo Gestão da Inovação no Grupo Simpesc.

1.8.3

Gestão de Marketing e Vendas

1ª Oficina de Gestão de Marketing e Vendas

Conforme se pode verificar na figura 32, a primeira oficina do módulo aconteceu no dia 08 de fevereiro de 2011 e contou com a presença de 11 pessoas de 7 empresas associadas do Grupo Simpesc. O informativo apresentado no anexo XIV possui maiores informações e imagens do encontro, onde foram tratado os principais conceitos, a produção e implementação do planejamento de marketing, foco de produto e matriz SWOT.

Figura 32. Lista de presença da 1ª oficina de Gestão de Marketing e Vendas no Grupo Simpesc.

2ª Oficina de Gestão de Marketing e Vendas

Conforme se pode verificar na figura 33, a segunda oficina do módulo aconteceu no dia 14 de março de 2011 e contou com a presença de 09 pessoas de 05 empresas associadas do Grupo Simpesc. O informativo apresentado no anexo XV possui maiores informações e imagens do

(34)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 32

encontro, onde foram discutidos o processo de Gestão Estratégica de Vendas e os elementos do composto de Marketing.

Figura 33. Lista de presença da 2ª oficina de Gestão de Marketing e Vendas no Grupo Simpesc.

3ª Oficina de Gestão de Marketing e Vendas (Apresentação de Resultados)

Conforme se pode verificar na figura 34, a terceira oficina do módulo aconteceu no dia 30 de maio de 2011 e contou com a presença de 18 pessoas de 06 empresas associadas do Grupo Simpesc. O informativo apresentado no anexo XVI possui maiores informações e imagens do encontro, onde as empresas associadas apresentaram os resultados obtidos durante a execução do módulo em questão.

(35)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 33

Figura 34. Lista de presença da 3ª oficina de Gestão de Marketing e Vendas no Grupo Simpesc.

A seguir são apresentadas imagens do encontro:

(36)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 34

Figura 36. Imagem do encontro Simpesc. (II)

Figura 37. Imagem do encontro Simpesc. (III)

No encontro, a empresa âncora e suas associadas receberam questionários de avaliação de satisfação, com o objetivo de avaliar o desempenho dos consultores externos e do IEL/SC, na execução e gerenciamento do módulo, respectivamente. A figura a seguir apresenta a consolidação dos resultados obtidos na pesquisa.

(37)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 35

Dentre os resultados apresentados pelas empresas está a elaboração de plano de marketing com metas definidas para ampliação das vendas, estratégias de comunicação e pesquisa de satisfação; elaboração de planos de fidelização de clientes e recuperação de clientes inativos, planos para o fortalecimento de marca e comunicação via mala direta, assim como planos de indicadores de desempenho e comercial gerencial.

Empresa: Módulo de Marketing do Simpesc Data: 30/05/2011 MÉDIA DA AVALIAÇÃO: 83,98%

MÉDIA DAS NOTAS: 8,8

0 Q1 Q2 Q3 Q4 Q5 Q6 Q7 Q8 Q9 Q10 AS OFICINAS

Compreensão dos conceitos abordados 60,00% 5 4 5 5 5 4 4 4 4 1

Relevância dos conteúdos abordados 80,00% 5 5 5 4 5 4 4 4 4 3

Apresentação de novos conceitos 70,00% 4 4 4 5 4 4 4 4 3

AS CONSULTORIAS

Impactos financeiros das ações implementadas 30,00% 5 4 4 4 4 4 3 3

Possibilidade de ampliação e continuidade das práticas implementadas 60,00% 5 4 4 4 5 4 4 4 4 1

Relevância das ações e ferramentas implementadas 80,00% 5 4 5 4 5 4 4 4 4 3

AO CONSULTOR

Domínio sobre os métodos e ferramenteas aplicados 60,00% 5 5 4 4 5 4 4 5 4 1

Cumprimento de prazos e horários 70,00% 5 5 5 5 5 5 5 5 4 2

Postura e comportamento ético e profissional 70,00% 5 5 5 5 5 5 5 5 4 2

A ORGANIZAÇÂO Carga horária 70,00% 4 4 4 4 4 4 5 5 4 3 Cronograma 80,00% 5 4 4 4 5 4 4 5 4 3 Ambiente da oficina 80,00% 5 4 5 5 5 4 5 5 4 3 Coffee Break 60,00% 5 4 5 4 4 4 5 5 4 1 Média geral:

De 0 a 10 qual a sua nota em relação ao serviço prestado 8,8 9,5 9 9 9 10 8 9 8 8,5 8

Recomendaria a outras empresas? Sim: 10 sim sim sim sim sim sim sim sim sim sim

Não: 0

Figura 38. Consolidação da avaliação de satisfação do módulo de Marketing e vendas do Grupo Simpesc.

1.9 Monitorias

Após a conclusão dos módulos de desenvolvimento, as horas trabalhadas em oficinas coletivas somavam 72 horas, ou seja, havia um residual de 28 horas contratadas e não realizadas com o grupo. Sendo assim, foi acordado com as empresas do Grupo Simpesc, a utilização destas horas em visitas a cada empresa do grupo, com o objetivo de elucidar eventuais dúvidas que tenham surgido no processo de implementação das melhorias identificadas durante a qualificação, reforçando os trabalhos realizados até então.

A decisão quanto ao módulo de Gestão da Produção para trabalhar as horas de monitorias, foi realizada por meio de votação do grupo de empresas associadas. A empresa Víqua, optou por trocar o módulo de Marketing por Inovação e utilizou as horas de monitoria da mesma forma. A figura a seguir apresenta o cronograma de monitorias seguido pelo grupo.

(38)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 36

Monitoria (Sustentabilidade) Monitoria (Sustentabilidade) Monitoria (Sustentabilidade) Plastibel (8h-12h) CEB (8h-12h) Plastibras (8h-12h)

Monitoria (Sustentabilidade) Monitoria (Sustentabilidade) Tecnoperfil (13h-17h) Homeplast (13h30-17h) -Monitoria (Sustentabilidade) Mantac (08h-12h) ag o /1 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 24 25 26 27 28 29 30 31 se t/ 1 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Figura 39. Cronograma de monitorias das empresas do Grupo Simpesc.

1.10 Visitas de Verificação

As visitas de verificação são realizadas com o objetivo de evidenciar a evolução das empresas associadas nas áreas desenvolvidas por meio do Programa e, a partir dos resultados alcançados, emitir a certificação das mesmas. Para tanto, o IEL/SC volta a aplicar a ferramenta Mapeamento de Gestão para Grupos Empresariais, utilizada na etapa de Diagnóstico, por meio da qual realiza um novo mapeamento e análise da gestão nas empresas do grupo. No caso do grupo Simpesc, as visitas de verificação foram agendadas com as empresas participantes entre os meses de setembro e outubro de 2011.

A partir daí, os resultados são consolidados, comparando os níveis de maturidade apresentados na primeira (t0) e na segunda (t1) aplicações do questionário. Um novo relatório individual é elaborado e entregue para as empresas, possibilitando sua análise individual, bem como a comparação com a média do grupo. As figuras a seguir apresentam resultados do Grupo Simpesc.

(39)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 37

Figura 40. Posição das empresas em relação aos índices de Prática e Performance.

Figura 41. Comparação do t0 e do t1, em relação às áreas avaliadas.

Além disso, as empresas que apresentam evolução nas suas áreas de gestão, conforme os critérios definidos para o Programa, são reconhecidas durante um evento de certificação organizado pelo IEL/SC.

(40)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 38

Neste 2º ciclo, o evento marca o encerramento do ciclo de 18 meses de desenvolvimento das 37 empresas fornecedoras das âncoras Mexichem, Termotécnica, Simpesc, Dass e Altenburg. Entre as empresas desenvolvidas, 34 serão certificadas por terem atingido os critérios definidos para o Programa.

O evento será realizado no dia 24 de novembro, a partir das 11h30, no Centro de Eventos do Sistema FIESC, conforme programação a seguir.

Figura 42. Programação do evento de certificação do 2º ciclo do Programa.

1.11 Comitê Gestor

O Programa de Desenvolvimento de Cadeias Produtivas possui uma estrutura de governança em que a equipe técnica do IEL/SC compõe a Coordenação Executiva, responsável pela execução das atividades, prestação de contas e promoção do Programa; as empresas âncoras, juntamente com o IEL/SC compõem o Comitê Gestor, responsável pelo acompanhamento das ações e desempenho das empresas; e o Comitê Estratégico, composto pela alta direção das âncoras, reúne-se uma vez a cada ciclo para definir a abrangência e diretrizes de atuação do Programa. As atividades da coordenação executiva são diárias e resultam no conteúdo deste relatório. O Comitê Estratégico realizará sua reunião no dia 24 de novembro de 2011, antes do Evento de

(41)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 39

Certificação do Programa. O Comitê Gestor se reúne periodicamente, conforme descrição a seguir.

1ª Reunião do Comitê Gestor

Foi realizada no dia 11 de agosto de 2010, na sede da empresa âncora Altona, em Blumenau, e contou com a presença de representantes das empresas Amanco, Dass, Altona e Altenburg, além de gestores do IEL/SC e SEBRAE/SC. Na ocasião foram discutidos: o status do Programa, as ações de relacionamento, a estrutura de governança, os indicadores do PDCP, plano de monitoramento e as atribuições da equipe do Programa. A seguir, são apresentadas imagens da reunião.

(42)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 40

Figura 44. Primeira Reunião do Comitê Gestor (II).

2ª Reunião do Comitê Gestor

Foi realizada no dia 11 de novembro de 2011, contando com a presença das empresas âncoras Altenburg, Simpesc, Brandili, Mexichem, Termotécnica e Grupo Dass, além da equipe técnica do IEL/SC. Na ocasião foram discutidos: ações de relacionamento do Programa, como visitas técnicas às empresas e Rodada de Negócios, o desempenho dos fornecedores do ciclo de 2008, e também os indicadores trabalhados no PDCP. A seguir, são apresentadas imagens da reunião.

(43)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 41

Figura 46. Segunda Reunião do Comitê Gestor (II).

3ª Reunião do Comitê Gestor

Foi realizada no dia 20 de outubro de 2011, na Sede do Sistema FIESC, onde estiveram presentes as empresa âncoras Altenburg, Termotécnica, Simpesc, Wetzel, assim como gestores do IEL/SC e SEBRAE/SC. Entre os assuntos discutidos na reunião destacam-se os principais resultados alcançados pelas empresas fornecedoras durante o 2º ciclo, a saber.

(44)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 42

Principais Resultados Alcançados

PRODUÇÃO

- Implementação de Fluxo Contínuo na célula de transposição - Espaço utilizado na fábrica (Melhoria de 52,28%) - Redução do lead time de produção de 6,5 dias para 3,4 dias - Aumento da capacidade produtiva de 1980 pçs/dia para 4752 pçs/dia - Aumento no nº de peças por operador/hora de 495 para 1188 - Redução do estoque em processo de 13290 pçs para 31 peças

INOVAÇÃO

- Criação de Nucleo de Inovação

- Programa Ver e Agir: são realizados encontros mensais do núcleo onde se realiza premiação aos colaboradores da célula que apresentam mais idéias

MARKETING

- Elaboração de um plano de ações que possam auxiliar e direcionar a empresa no rumo certo, com 3 ações: - 1 - Ampliação nas vendas (Conquistar novos clientes, crescimento das receitas e lucratividade) - 2 - Estratégias de comunicação (Fortalecer a marca CEB como fabricante de conexões especiais em PVC) - 3 - Pesquisa de satisfação ( Conhecer o real nível de satisfação do cliente, Validar estratégias, identificar os possíveis gargalos no momento da compra

PRODUÇÃO

- Implementação de Setup rápido na extrusora - Redução do tempo de setup de 2 horas para 40 minutos - Aumento da flexibilidade e capacidade de produção

INOVAÇÃO

- Criação de Nucleo de Inovação - Elaboração de Indicadores da Inovação - Elaboração de Cartilha da Inovação

MARKETING

- Elaboração de plano de comunicação - Elaboração de Plano de prospecção - Elaboração de Plano de fidelização de cliente - Elaboração Plano de recuperação de clientes inativos - Elaboração de Pesquisa de satisfação

PRODUÇÃO

- Implementação de Setup rápido na extrusora (Engate flexível) - Redução do tempo de setup de 25 minutos

- Aumento da capacidade de 700 pçs/h para 1000 pçs/h

INOVAÇÃO

- Criação de Núcleo de Inovação - Elaboração de Cartilha da Inovação - Elaboração de Indicadores da Inovação

MARKETING

- Elaboração de plano de comunicação - Elaboração de Plano para fortalecimento da marca - Utilização de mala direta como canal de divulgação

PRODUÇÃO

- Implementação de Setup rápido na Injetora 100t - Redução do tempo de setup de 95 minutos para 26 minutos - Redução do deslocamento do operador de 805 m para 209 m

INOVAÇÃO

- Criação de Núcleo de Inovação - Elaboração de Cartilha da Inovação

- Criação do Grupo Incubador (Responsável pela gestão do Núcleo) - Acompanhamento semanal das ações

MARKETING

- Elaboração de planos: 1 - Comunicação 2 - Prospecção 3 - Fidelização de cliente 4 - Recuperação de clientes inativos; 5 - Pesquisa de satisfação

PRODUÇÃO

- Implementação de Setup rápido

- Redução do tempo de setup de 143 minutos para 35 minutos - Redução do deslocamento do operador de 2809 m para 107 m

INOVAÇÃO

- Criação do Núcleo de Inovação - Elaboração da Cartilha de Inovação - Elaboração de Indicadores

MARKETING - Elaboração de Plano Comercial Gerencial

- Elaboração de Indicadores de Desempenho

PRODUÇÃO

- Implementação de Setup rápido

- Redução do tempo de setup de 151 minutos para 44 minutos - Redução do deslocamento do operador de 2110 m para 56 m

INOVAÇÃO

- Criação do Núcleo de Inovação - Elaboração de Sistema de Premiação - Elaboração de Indicadores da Inovação

MARKETING - Formlalização do Planejamento Estratégico com foco em marketing - Elaboração de Plano de Ação

PRODUÇÃO

- Implementação de Setup rápido Injetora

- Redução do tempo de setup de 45 minutos para 13 minutos - Redução do deslocamento do operador de 702 m para 325 m - Retorno Total Anualizado: R$3.577,53

INOVAÇÃO

- Criação do Núcleo de Inovação - Elaboração de Sistema de Premiação - Elaboração de Indicadores da Inovação

- Confecção de quadro com listagem de pessoas que fornecem idéias

INOVAÇÃO 2 - Em andamento CEB HOMEPLAST MANTAC VIQUA PLASTIBEL PLASTIBRAS TECNOPERFIL

Figura 47. Principais resultados alcançados pelas empresas do Grupo Simpesc.

(45)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 43

Figura 48. Terceira Reunião do Comitê Gestor.

1.12 Ações de Relacionamento

Com vistas à promoção de negócios para fortalecimento da cadeia produtiva, são realizadas as chamadas ações de relacionamento possibilitando a integração das empresas participantes do Programa, o surgimento de novos negócios e a abertura de novos mercados.

1.12.1

Visita Técnica

No dia 11 de novembro de 2010 aconteceu o II Fórum IEL/SC de Gestão – Inovação na Cadeia de Fornecedores, ver anexo XVII, onde foi realizada uma visita técnica à Mexichem. Na ocasião, onde IEL/SC e SEBRAE/SC realizaram a abertura, houve uma palestra onde a Mexichem apresentou sua estrutura de Lean Manufacturing. Na sequencia, as empresas participaram de uma mini rodada de negócios acompanhada do coffee break.

A visita ao chão de fábrica da Mexichem aconteceu após o coffee break e as empresas presentes foram divididas em dois grupos, visando facilitar o deslocamento pela fábrica. O encontro contou com a participação de representantes do SEBRAE/SC, IEL/SC e empresas dos setores têxtil, metal mecânico e plástico, a saber: Homeplast, Willrich, Santa Rosa, Plastibras, Peblo, C&B Ferramentaria, Simpesc, Embalplan, Flashpack, Uniplast, Termotécnica, Altenburg, Cores e Tons, Viqua, Incofios, Vineplast, Gráfica 3 de maio, Grupo Dass, Temperaville, Valletex, C&B, Borrachas NSO, Sistematic, Pafer, Metalúrgica Wind, Microjuntas, Tinturaria Holstein, Intakt, Tecnoperfil e Plastibel.

(46)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 44

Figura 49. Visita Técnica à empresa Mexichem (l).

(47)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 45

Figura 51. Visita Técnica à empresa Mexichem (lll).

1.12.2

Rodada de Negócios

Realizada no dia 20 de outubro de 2011, na Sede o Sistema FIESC, a 1ª Rodada de Negócios do Programa de Desenvolvimento de Cadeias Produtivas, organizada pelo IEL/SC em parceria com o SEBRAE/SC, contou com a presença de 62 empresários de 09 empresas compradoras e 29 empresas fornecedoras, que aproveitaram a oportunidade para a troca de informações e fechamento de negócios.

Foram aproveitadas 63 reuniões de negócios realizadas durante o evento, o que gerou R$ 6.335.000,00 em negócios fechados, havendo a possibilidade de aumentar este montante na medida em que as empresas tornem a fazer contato. A satisfação das empresas participantes foi 8,65. A seguir estão apresentadas imagens do evento.

(48)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 46

Figura 52. Rodada de Negócios do PDCP (I).

(49)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 47

(50)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 48

(51)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 49

(52)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 50

Anexo III – Convite para a reunião de sensibilização de fornecedores do

Simpesc

(53)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 51

Anexo IV – Capa do relatório enviado às empresas após a consolidação dos

dados colhidos no diagnóstico empresarial

(54)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 52

Anexo V – Proposta para Priorização dos Módulos de Desenvolvimento no

Simpesc

Capacitação Consultoria Capacitação Consultoria Opção Consult.

Planejamento Estratégico 8 8 12 20

Gestão de Marketing 12 12 16 28 Opção 1 12

Gestão de Custos 18 20 18 24

Gestão Financeira 20 12 18 24

Gestão da Qualidade 24 30 24 40

Gestão da Produção 36 40 36 60 Opção 2 60

Meio Ambiente 16 20 16 60

Saúde e Segurança no Trabalho 16 12 16 12

Responsabilidade Social 8 8 8 8

Gestão da Inovação 16 24 16 40 Opção 1 24 96 100

Capacitação Consultoria Capacitação Consultoria Opção Consult.

Planejamento Estratégico 8 8 12 20

Gestão de Marketing 12 12 16 28

Gestão de Custos 18 20 18 24

Gestão Financeira 20 12 18 24

Gestão da Qualidade 24 30 24 40 Opção 2 40

Gestão da Produção 36 40 36 60 Opção 2 60

Meio Ambiente 16 20 16 60

Saúde e Segurança no Trabalho 16 12 16 12

Responsabilidade Social 8 8 8 8 Gestão da Inovação 16 24 16 40 100 100 Proposta 2 PRIORIZAÇÃO Horas Contratadas Total (horas)

PROPOSTAS PARA A PRIORIZAÇÃO

Horas Contratadas

PRIORIZAÇÃO Opção 1 Opção 2

Proposta 1

Opção 1 Opção 2

(55)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 53

Anexo VI – Lista de presença da reunião de apresentação de resultados do

Diagnóstico e Priorização dos módulos de desenvolvimento na Simpesc

(56)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 54

(57)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 55

Anexo VIII – Informativo da 1ª, 2ª e 3ª oficinas de Gestão da Produção do

grupo Simpesc (página 01)

(58)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 56

Anexo IX – Informativo da 1ª, 2ª e 3ª oficinas de Gestão da Produção do grupo

Simpesc (página 02)

(59)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 57

Anexo X – Informativo da oficina de Apresentação de Resultados do módulo

Gestão da Produção do grupo Simpesc

(60)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 58

(61)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 59

Anexo XII – Informativo da 2ª oficina de Gestão da Inovação no Grupo

Simpesc.

(62)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 60

Anexo XIII – Informativo da oficina de Apresentação de Resultados do módulo

Gestão da Inovação no Grupo Simpesc.

(63)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 61

(64)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 62

Anexo XVI – Informativo da Oficina de Apresentação de Resultados do Módulo de Gestão de Marketing do Grupo Simpesc.

(65)

PDCP: Relatório Técnico do Grupo Simpesc 63

(66)
(67)
(68)

Referências

Outline

Documentos relacionados

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Em 1981 esse grupo de enfermeiros elaborou um documento com atribuições do enfermeiro, oficializado pela direção da Secretaria (Porto Alegre, 1981) que definia aos chefes de

Para tal, foram testadas as seguintes hipóteses; i- em locais mais íngremes ocorre maior substituição de espécies de macrófitas, visto que essas áreas são mais instáveis devido a

Os resultados mais significativos foram alcançados para o controle de emissão e menor perda de carga usando membrana ePTFE, com um retorno de produtividade de 10% no

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Após retirar, da maré observada, o valor da maré teórica, aplicou-se uma linha de tendência aos dados resultantes, a qual representa a variação do nível médio das águas no

Não Não Min./horas Baixa Semi- persistente Min./horas Min./horas Não Não Horas/dias Média Circulativa Min./horas Min./horas Horas/dias Não Dias/semanas Alta Propagativa