• Nenhum resultado encontrado

EDITAL COLTEC/UFMG/PRONATEC Nº 102/2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL COLTEC/UFMG/PRONATEC Nº 102/2014"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

EDITAL COLTEC/UFMG/PRONATEC Nº 102/2014

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE BOLSISTAS NO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO – PRONATEC/COLTEC/UFMG – BELO HORIZONTE E GRANDE BH

A Coordenadora Geral do PRONATEC COLTEC-UFMG, no uso das atribuições que lhe foram conferidos pela Portaria nº 042/2014, torna público que entre os 30 de setembro a 07 de outubro de 2014 estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Público Simplificado, com cadastro de reserva, para exercer as funções vinculadas aos cursos aprovados pelo MEC, no âmbito das bolsas formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC.

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1. A presente chamada pública tem como objetivo selecionar profissionais para atuação nas unidades do PRONATEC/COLTEC/UFMG, de acordo com a relação constante no ANEXO I deste edital.

1.2. Os profissionais selecionados por este instrumento desenvolverão suas atividades no âmbito dos cursos do PRONATEC, oferecidos pelo COLTEC/UFMG, caso haja demanda suficiente para formação de turmas, dentro dos dias e horários disponibilizados conforme calendário escolar.

1.3. A seleção dos candidatos obedecerá à lista de classificação final. Os selecionados serão convocados por e-mail, conforme a demanda do COLTEC/PRONATEC.

1.3.1. A convocação poderá ser realizada a qualquer tempo, durante o período de andamento dos cursos, com antecedência mínima de 5 (cinco) dias úteis do início das atividades, sendo sua recusa ou ausência de manifestação o motivo para a imediata chamada do próximo classificado.

1.4. O processo seletivo se dará através das etapas abaixo descritas: 1ª etapa: Análise Quantitativa – Eliminatória e classificatória; 2ª etapa: Análise Qualitativa – Eliminatória e classificatória;

2. DO PROGRAMA

O PRONATEC instituído pela Lei n.º 12.513/2011, tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. Esta ação intensifica a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

(2)

3. DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA

3.1. Poderão concorrer às vagas ofertadas no presente instrumento, servidores públicos federais, estaduais e municipais; e/ou público em geral.

3.2. Possuir a formação mínima exigida, conforme ANEXO II, para exercer as funções descritas no ANEXO I deste Edital.

4. DAS ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES: (de acordo com o Art. 13, III a VI da RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 04 de 16 de março de 2012)

4.1 Das atribuições do Professor:

a) planejar as aulas e atividades didáticas e ministrá-las aos beneficiados pela bolsa formação; b) adequar à oferta dos cursos às necessidades específicas do público-alvo;

c) alimentar o sistema de gestão do PRONATEC com os dados de frequência e desempenho acadêmico dos estudantes;

d) promover a assinatura das atas de presenças dos alunos durante as aulas e entregá-las ao coordenador adjunto para arquivamento;

e) adequar conteúdos, materiais didáticos, mídias e bibliografia às necessidades dos estudantes participantes da oferta, justificando formalmente as adequações ao coordenador adjunto;

f) propiciar espaço de acolhimento e debate com os estudantes; g) avaliar o desempenho dos estudantes;

h) participar dos encontros de coordenação, promovidos pelos coordenadores geral e adjunto. 4.2. Das atribuições do Apoio às atividades Acadêmicas e Administrativas:

a. apoiar a gestão acadêmica e administrativa das turmas; b. acompanhar e subsidiar a atuação dos professores;

c. auxiliar os professores no registro da frequência e do desempenho acadêmico dos estudantes no SISTEC;

d. participar dos encontros de coordenação;

e. realizar a matrícula dos estudantes, a emissão de certificados e a organização de pagamentos dos bolsistas, entre outras atividades administrativas e de secretaria determinadas pelos coordenadores geral e adjunto;

(3)

g. prestar serviços de atendimento e apoio acadêmico às pessoas com deficiência

h. Participar dos eventos, palestras, seminários e outros quando definidos pela Coordenação Geral;

i. desenvolver outras atividades necessárias ao perfeito desenvolvimento de suas funções no PRONATEC;

j. Informar à Coordenação Geral qualquer alteração em seu cargo efetivo, carga horária ou outra condição funcional que possa interferir na execução de suas funções no PRONATEC.

5. DAS UNIDADES, DA CARGA HORÁRIA E DO NÚMERO DE VAGAS

5.1. As unidades onde serão desenvolvidas as atividades dos bolsistas selecionados, bem como a respectiva carga horária e número de vagas para seleção constam do ANEXO I.

5.2. Os candidatos selecionados desenvolverão suas atividades nas unidades do PRONATEC/COLTEC/UFMG indicadas, observado o disposto no item 6.2 sobre os casos dos candidatos classificados no cadastro de reserva.

5.3. A carga horária semanal de dedicação ao programa para profissionais que não pertencem ao quadro de servidores ativos e inativos das instituições da Rede Federal de EPCT ficará limitada a até 20 horas semanais, salvo a função de professor, que ficará limitada a até 16 horas (de 60 minutos) semanais.

5.4. A carga horária indicada acima poderá ser cumprida na totalidade ou parcialmente, dependendo do calendário escolar e das especificidades do curso/área; havendo variação de acordo com as necessidades do programa.

5.5. É vedado o acúmulo, por um mesmo profissional, de bolsas de diferentes atribuições, excetuando-se a de professor, sendo de 20 horas semanais a carga horária máxima em atividades vinculadas à Bolsa-Formação, nos termos do art. 14, § 5º da Resolução n.º 004/2012.

5.6. No caso de bolsista servidor ativo ou inativo do quadro permanente da Rede Federal ou de outra rede pública, a bolsa só poderá ser concedida mediante autorização do setor de recursos humanos da instituição à qual o servidor for vinculado.

5.7. No caso de bolsista servidor da Rede Federal ou de outra rede pública, a bolsa ficará limitada a um máximo de 20 horas semanais, salvo a função de professor, que ficará limitada a 16 horas (de 60 minutos) semanais.

5.8. Na função de professor da Bolsa-Formação, o servidor ativo da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) só poderá atuar e receber bolsa no limite da mesma carga horária regular em que desempenha em sala de aula na instituição.

(4)

6. DO CADASTRO DE RESERVA

6.1. Os candidatos classificados fora do limite de vagas constarão de CADASTRO DE RESERVA e poderão ser convocados, obedecendo à rigorosa ordem de classificação, desde que dentro do prazo de validade deste edital.

6.2. Os candidatos classificados no cadastro de reserva poderão ser convocados para vagas novas em cursos e unidades do PRONATEC/COLTEC distintas daquelas constantes do ANEXO I, para atuar em uma função com as mesmas características da vaga concorrida. Neste caso, serão respeitados a formação acadêmica e o perfil profissional exigido para o desempenho da função; e também, rigorosamente, a ordem de classificação.

7. DA SELEÇÃO

7.1. O processo seletivo se dará através das etapas descritas no item 1.4 deste edital e observará o seguinte procedimento:

7.1.2.- 1ª etapa: Fase Eliminatória e classificatória, com valor de 50 pontos:

Será realizada através de análise da formação e experiência do candidato com

base nos seguintes critérios e pontuação:

Tabela de Pontuação

Função: Apoio às atividades Acadêmicas e Administrativas

CRITÉRIOS ELEMENTARES Ensino Médio; ou Formação Técnica ou

Formação acadêmica – Graduação em andamento ou concluída.

30 pontos

CRITÉRIOS COMPLEMENTARES

TITULAÇÃO:

Pós- graduação Lato Sensu em andamento Pós- graduação Lato Sensu concluído

Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado em andamento Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado concluído Pós-graduação Stricto Sensu Doutorado em andamento

Pós-graduação Stricto Sensu Doutorado concluído

(5)

Função: Cargo de Professor

CRITÉRIOS EL EM EN TARE S Ensino Médio; Formação Técnica OU

Formação acadêmica – Graduação em andamento ou concluída. REQUISITOS MÍNIMOS Não pontuados C RITÉRI OS C OM P LE M EN TA RE S TITULAÇÃO:

Pós- graduação Lato Sensu em andamento Pós- graduação Lato Sensu concluído

Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado em andamento Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado concluído Pós-graduação Stricto Sensu Doutorado em andamento Pós-graduação Stricto Sensu Doutorado concluído

01 ponto 02 pontos 04 pontos 06 pontos 08 pontos 10 pontos EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL/TÉCNICA NA ÁREA DE

FORMAÇÃO EM FUNÇÃO CORRELATA:

Até de 6 meses de experiência... Acima de 6 meses a 1 ano de experiência... Acima de 1 ano a 2 anos de experiência... Acima de 2 anos a 4 anos de experiência... Acima de 4 anos a 6 anos de experiência... Superior a 6 anos de experiência...

01 ponto 02 pontos 04 pontos 06 pontos 08 pontos 10 pontos EXPERIÊNCIA EM DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO

(apenas para professores):

Até 1 ano de experiência... Acima de 1 anos a 2 anos de experiência... Acima de 2 anos a 4 anos de experiência... Acima de 4 anos a 6 anos de experiência... Acima de 6 anos a 8 anos de experiência... Superior a 8 anos de experiência...

01 ponto 02 pontos 04 pontos 06 pontos 08 pontos 10 pontos

(6)

EXPERIÊNCIA EM DOCÊNCIA NO ENSINO TÉCNICO (apenas para professores):

Até 6 meses de experiência... Acima de 6 meses a 1 ano de experiência... Acima de 1 ano a 3 anos de experiência... Acima de 3 anos a 5 anos de experiência... Superior a 5 anos de experiência...

02 pontos 04 pontos 06 pontos 08 pontos 10 pontos EXPERIÊNCIA EM DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO (apenas

para professores):

Até 2 anos de experiência... Acima de 2 anos a 4 anos de experiência... Acima de 4 anos a 6 anos de experiência... Acima de 6 anos a 8 anos de experiência... Acima de 8 anos a 10 anos de experiência... Superior a 10 anos de experiência...

01 ponto 02 pontos 04 pontos 06 pontos 08 pontos 10 pontos

7.1.2.1. As exigências mínimas de formação acadêmica devem ser cumpridas para que o candidato seja submetido aos critérios de avaliação acima descritos. Caso não seja comprovada o atendimento às exigências mínimas o candidato será desclassificado.

7.1.2.2. Os candidatos classificados para a 2ª etapa terão seu nome divulgado no Extrato de publicação do resultado da primeira etapa, disponibilizado no endereço eletrônico

http://www.pronatec.coltec.ufmg.br/pronatec/index.php/editais/91-resultados-de-editais

7.1.3. - 2 ª etapa: Entrevista e entrega de Documentos Comprobatórios do Currículo - 50 pontos

7.1.3.1. Para cada vaga disponível no presente edital serão convocados para participar da 2ª etapa os candidatos que alcançarem melhor classificação na 1ª etapa, limitado ao máximo de 10 (dez) candidatos por vaga, observado a ordem de classificação.

7.1.3.2. Nesta etapa o candidato deverá comparecer no local e data divulgada no endereço

http://www.pronatec.coltec.ufmg.br/pronatec/index.php/editais/91-resultados-de-editais

trazendo cópias autenticadas ou simples dos seguintes documentos:

a) uma cópia do email encaminhado pelo PRONATEC que confirma sua inscrição neste processo seletivo - candidatos que não apresentem este comprovante serão desclassificados;

(7)

b) todos os documentos comprobatórios da formação e experiência profissional declaradas no ato da inscrição, tais como; diplomas, atestados de prestação de serviços, carteira de trabalho (página de identificação e vinculo), contratos, declarações sobre serviços efetuados.

c) documentos pessoais (CI, CPF, comprovante de Endereço atualizado, comprovante de cumprimento das obrigações eleitorais).

d) no caso de Servidor Público é obrigatória a entrega da Declaração de Vínculo e a autorização de seu chefe imediato para participação no programa PRONATEC. Somente as informações devidamente comprovadas serão pontuadas.

7.1.3.3. Antes do início das entrevistas, serão apresentados os critérios e quesitos avaliativos específicos para o perfil da vaga ofertada.

7.1.3.4. Durante a entrevista, o candidato será arguido sobre sua experiência profissional, atendendo a descrição indicada no anexo II, de modo a comprovar sua habilitação para a vaga pretendida.

7.1.3.5. A entrevista será realizada por profissional capacitado na data determinada no Extrato de publicação do resultado da primeira etapa, disponibilizado no endereço eletrônico mencionado no item 7.1.2.2.

7.1.3.6. O candidato se responsabiliza civil, administrativa e criminalmente por todas as informações prestadas.

7.1.3.7. No caso de aproveitamento inferior a 10% (dez por cento) dos pontos distribuídos na 2ª etapa, o candidato será desclassificado.

7.1.3.8. O candidato cujo perfil profissional não se adequar ao da vaga poderá ser desclassificado, desde que o supervisor responsável pela segunda etapa de entrevistas o faça justificativamente, utilizando argumentos e critérios não discriminatórios.

8. DO ENCARGO E DA REMUNERAÇÃO DA BOLSA

8.1. Os candidatos selecionados receberão bolsas pela participação nas atividades do PRONATEC/COLTEC/UFMG, em conformidade com o art. 9º da Lei nº 12.513/2011 e art. 15º da Resolução CD/FNDE nº 04 de 16 de março de 2012.

8.2. A carga horária dedicada, pelos bolsistas, ao PRONATEC/COLTEC/UFMG, deverá ser comprovada através de documento específico, para fins de análise dos órgãos de controle. 8.3. As atividades exercidas pelos bolsistas no âmbito do PRONATEC/COLTEC/UFMG não caracterizam vínculo empregatício e os valores recebidos a título de bolsa não se incorporam, para qualquer efeito, ao vencimento, salário, remuneração ou proventos recebidos, consoante art. 9º, § 3º da Lei nº 12.513/11.

8.4. Os valores das bolsas obedecerão aos seguintes parâmetros de distribuição da carga horária semanal dedicada ao PRONATEC e respectivos valores:

(8)

FUNÇÃO CARGA HORÁRIA MÁXIMA SEMANAL

VALOR DA BOLSA

Professor 16 (dezesseis) horas

R$ 50,00 (cinquenta reais) pela hora de 60 (sessenta)

minutos Apoio acadêmico e

administrativo 20 (vinte) horas

R$ 18,00 (dezoito reais) pela hora

8.4.1. Não haverá pagamentos extraordinários, tais como: deslocamento, estadas ou compensações, além do recurso destinado para execução de atividade fim.

8.5. A divulgação da classificação dos candidatos não caracteriza obrigatoriedade de contratação para a realização das atribuições da função e consequente recebimento de bolsa. A contratação dependerá da demanda de alunos nos cursos ofertados.

9. DO PROCEDIMENTO PARA AS INSCRIÇÕES

9.1. A inscrição será realizada exclusivamente no link http://www.pronatec.coltec.ufmg.br/editais/inscricao no período de 30 de setembro a 07 de outubro de 2014. Não serão aceitos documentos ou formulários impressos.

9.2. Para efeito deste edital não haverá cobrança de taxa de inscrição.

9.3. Para efetivar a inscrição, o candidato deverá preencher obrigatoriamente o formulário eletrônico, incluindo o resumo do currículo no próprio formulário. Será enviada uma confirmação da inscrição para o e-mail do candidato.

9.4. É vedada a inscrição condicional.

9.5. O PRONATEC/COLTEC não se responsabilizará por inscrições recebidas em desacordo com os termos deste Edital.

9.6. Não serão aceitos documentos em desconformidade com o previsto neste instrumento.

10. DA COMISSÃO JULGADORA E SELEÇÃO

10.1. A Comissão Julgadora, indicada pela Coordenadora Geral do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) – COLTEC - UFMG, realizará a análise documental com base nos critérios de seleção e nos requisitos deste edital.

10.2. Os currículos serão selecionados, obedecendo aos critérios da tabela de pontuação, previstos no item 7.1.2.

(9)

11. DA CLASSIFICAÇÃO

11.1. A classificação dos candidatos obedecerá à ordem decrescente de pontuação obtida pelo candidato a partir dos critérios estabelecidos neste edital.

11.1.1. Não haverá publicação das notas individuais dos candidatos.

11.3. Em caso de empate, serão observados sucessivamente os seguintes critérios: a) Maior tempo de experiência profissional e docente;

b) Maior idade;

c) Maior titulação na área objeto do curso PRONATEC;

12. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E DOS RECURSOS

12.1. Os resultados finais serão publicados até o dia 31 de outubro de 2014 no endereço eletrônico do PRONATEC/COLTEC/UFMG.

12.2. O Candidato que desejar interpor recurso contestando o resultado da etapa poderá fazê-lo em até 24 (vinte e quatro horas) contadas a partir da divulgação do resultado, protocolando recurso na Área Administrativa do PRONATEC/COLTEC/UFMG, Campus Pampulha – sala 208. 12.3. Os recursos serão analisados e os resultados publicados em até 03(três) dias úteis após o protocolo das razões recursais.

12.4. Serão inadmitidos os recursos interpostos fora do prazo definido neste edital.

13. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1. A Área administrativa do PRONATEC/COLTEC/UFMG solicitará após a publicação do resultado final a apresentação dos seguintes documentos:

a) Comprovação de dados bancários contendo banco/agência/conta corrente, não podendo ser conta poupança nem conta conjunta;

b) No caso de candidato servidor ativo ou inativo do quadro permanente da Rede Federal ou de outra rede pública, deverá apresentar Autorização, Declaração de Disponibilidade ou documento equivalente do setor de recursos humanos da instituição à qual for vinculado, devidamente assinado e expedido há no máximo 30(trinta) dias.

b.1)Ressalte-se que no caso no candidato a função de PROFESSOR que seja servidor ativo da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) o documento deverá conter expressamente a carga horária regular em que desempenha em sala de aula na instituição. 13.2. Caso o selecionado não apresente os documentos solicitados no prazo de 02 (dois) dias úteis, após a convocação, o mesmo será considerado desistente.

(10)

13.3. A inexatidão ou irregularidade de informações, ainda que constatadas posteriormente, eliminará o candidato do processo seletivo, declarando-se nulos todos os atos delas decorrentes.

13.4. A inscrição do candidato implicará o conhecimento das resoluções e leis disponíveis na página http://pronatec.mec.gov.br/institucional/base-legal que compõem a base legal do PRONATEC e o compromisso de cumpri-las.

13.5. Cabe unicamente ao candidato a responsabilidade de acompanhar a publicação dos resultados das etapas de avaliação no portal do PRONATEC/COLTEC/UFMG.

13.6. O prazo de vigência deste edital é de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período, através de instrumento próprio que será publicado no site http://www.pronatec.coltec.ufmg.br/pronatec.

13.7. Os bolsistas estarão sujeitos à avaliação pedagógica e institucional realizada pelos órgãos competentes, sendo o seu resultado fator determinante para a permanência, podendo o termo de concessão da bolsa ser cancelado, caso a produtividade e qualidade não estejam atendendo os critérios do programa.

13.8. As ações do PRONATEC, também serão monitoradas pelo Ministério da Educação por meio do acompanhamento e análise de indicadores e dos registros no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica – SISTEC, ou na forma presencial, por diligência in loco.

13.9. Todos os candidatos aprovados deverão assinar o Termo de Concessão de Bolsa para que tenham direito ao recebimento da bolsa.

13.10. A admissão será imediata, não sendo facultado ao candidato selecionado o direito a postergá-la.

14. DOS CASOS OMISSOS

Os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital serão analisados pela Coordenação Geral do PRONATEC/COLTEC/UFMG.

15. CRONOGRAMA

ATIVIDADE PERÍODO LOCAL

Inscrição dos candidatos 30 de setembro a 07 de outubro de 2014.

http://www.pronatec.coltec.ufmg.br /editais/inscricao

(11)

Publicação do Extrato de Resultados 1ª Etapa Resultado Parcial da Seleção

A partir de 13 de outubro de 2014 http://www.pronatec.coltec.ufmg.br /pronatec Publicação do Extrato de Resultados 2ª Etapa Resultado Final da seleção

Até 31 de outubro de 2014 http://www.pronatec.coltec.ufmg.br /pronatec

Interposição de Recursos 24 horas após divulgação

resultado Secretaria Geral Pronatec- COLTEC- Sala 208

Resultado Final Pós Recurso

5 dias após a interposição do

recurso, caso haja. http://www.pronatec.coltec.ufmg.br /pronatec

Belo Horizonte, 30 de setembro de 2014.

Carmen Maria De Caro Martins

(12)

ANEXO I

COD.

VAGA

TIPO DE

EDITAL UNIDADE CURSO FUNÇÃO

ÁREA DE ATUAÇÃO QUANTID ADE DE VAGAS CARGA HORÁRIA PREVISTA HORÁRIO DE TRABALHO

COM 01 Externo Publico

Belo Horizonte E Vespasiano Comunicação visual Professor Artes Gráficas, Planejamento e Processos Gráficos, Linguagem Visual 01 16 h semanais matutino

MOD 01 Externo Publico Belo Horizonte Produção de Moda Apoio Apoio administrativo 01 20h semanais matutino

(13)

ANEXO II

COD. VAGA DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES -

PERFIL PROFISSIOGRÁFICO FORMAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA Especificação da Formação CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS EXPERIÊNCIA ESPECÍFICA COM 01

Ensinar os aspectos artísticos e estéticos dos elementos da linguagem visual voltados para a construção da imagem.

Desenvolver os princípios básicos da computação gráfica através de softwares livres, do tratamento da imagem e sua posterior utilização no desenvolvimento de peças gráficas.

Desenvolver elementos de identidade visual e estabelecer o conhecimento de operações envolvidas na materialização de qualquer projeto gráfico.

Superior Incompleto  Design Gráfico  Programação Visual  Belas Artes  Comunicação Visual  Comunicação Social  Design  Desenvolvimento de produtos gráficos, tais como cartões, cartazes, convites, layout , jornais, revistas, folhetos, catálogos, outdor entre outros impressos  programações visuais gráficas, impressão offset e pré-impressão  operacionalidade de maquinário e equipamentos de pré-impressão de produtos gráficos  planejamento e controle de processos de produção gráfica  Controle de qualidade das matérias-primas e do produto final  Conhecimentos teóricos e práticos a serem desenvolvidos em sala de aula  Análise crítica da imagem  Princípios organizadores da imagem (cor, forma, textura, luz)

 Elementos formais da imagem e sua composição  Experiênci a profissiona l na área  Experiênci a em docência

(14)

COD. VAGA

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES - PERFIL PROFISSIOGRÁFICO FORMAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA Especificação da Formação CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS EXPERIÊNCIA ESPECÍFICA MOD 01 Conhecimento em arquivamento, almoxarifado, planilhas de Word e Excel. Segundo Grau Completo - - Experiência em secretaria escolar.

Referências

Documentos relacionados

Embora o fim do tráfico atlântico não implicasse numa previsão de fim da escravidão, o governo adotou em 1850 uma medida que visava ao reforço da hierarquia social, preparando

Na fazenda fi cava em baia aberta, bem espaçosa, para poder enxergar os movimentos de gente e cavalo, como os outros cavalos, de modo que o estresse não seria jus� fi ca� va para

• Material didático composto de pasta e/ou bolsa, lapiseira e/ou caneta, bloco para anotações, livro e/ou apostila texto contendo todo desenvolvimento teórico necessário

Em consequência, orientar a gestão turística com base num forte enfoque de Marketing é um paradigma cada vez mais partilhado e aceite pela comunidade científica e

1 — Os hospitais previstos na alínea b) do n.º 1 do artigo 2.o regem-se pelo respectivo diploma de criação, pelos seus regulamentos internos, pelas normas em vigor para os hospitais

II - No caso concreto, porém, em que o requerente invocou que não tinha qualquer relação pessoal ou de outra natureza com as testemunhas cuja notificação para comparecimento

Apesar de a Arte ser um passatempo para Jasmine e não ser o seu projeto de pesquisa na NYU, ela o considera muito importante. De acordo com ela, numa entrevista dada à

Parágrafo Terceiro - É assegurado o reembolso, nos limites das obrigações contratuais, das despesas efetuadas pelo beneficiário com assistência à saúde, em casos de urgência