• Nenhum resultado encontrado

Critérios Gerais de Avaliação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Critérios Gerais de Avaliação"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Escola Sede: EB Prof Alberto Nery Capucho Escola Secundária de Pinhal do Rei

Critérios Gerais de Avaliação

Ensino Básico

(2)

ASPETOS GERAIS

A avaliação incide sobre os conhecimentos e capacidades definidas no currículo nacional, programas e metas curriculares. Sendo um processo contínuo, privilegia a diversidade de estratégias e instrumentos de avaliação, para que os alunos realizem experiências de aprendizagem significativas que visem a sua integração e sucesso escolares.

A avaliação, enquanto processo de recolha sistemática e contínua de informação acerca do progresso do aluno, integra as vertentes: diagnóstica, formativa e sumativa.

Avaliação Diagnóstica – Procura determinar se o aluno possui os pré-requisitos (em termos

de conhecimentos, capacidades e atitudes) necessários para iniciar uma nova aprendizagem.

Avaliação Formativa – Assume caráter contínuo e sistemático e visa a regulação do processo

ensino aprendizagem. Tem implicações diretas na melhoria das aprendizagens dos alunos e permite, ao professor, orientar os percursos de aprendizagem de forma individualizada e adaptada ao ritmo, perfil cognitivo e comportamental de cada aluno. Esta avaliação recorre a uma variedade de instrumentos de recolha de informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens e metas de modo a permitir rever e melhorar os processos de trabalho. Expressa-se através de menção qualitativa.

Avaliação Sumativa – Traduz-se na formulação de um juízo global das aprendizagens do

aluno. Realiza-se no final de cada período e de cada ano letivo e é expressa sob a forma

descritiva, à exceção do 4º ano, nas disciplinas de Português e Matemática, em que se

expressa numa escala de 1 a 5 (Despacho normativo n.º13/2014, art.º 8.º, pontos 4 e 5). A avaliação sumativa decide a progressão ou retenção dos alunos, expressa através das menções, respetivamente, de Transita ou Não Transita, no final de cada ano, e de Aprovado ou Não Aprovado no final do ciclo. No final de ciclo, 4º ano, à avaliação sumativa interna junta-se a avaliação sumativa externa, da responsabilidade do Ministério da Educação e Ciência, nas disciplinas de Português e Matemática e com um peso de 30% na avaliação final (Despacho Normativo nº13/2014, art.º 13.º, ponto 1 e art.º 10.º, ponto 15).

A informação resultante da avaliação sumativa dos alunos, expressa-se segundo a tabela de classificação a seguir indicada:

Tabela de Classificação

MENÇÃO QUALITATIVA INTERVALOS % NÍVEL

4.º Ano (Português e Matemática)

Insuficiente (IN) De 0 a 19% 1

De 20% a 49% 2

Suficiente (SF) De 50% a 69% 3

Bom (BO) De 70% a 89% 4

(3)

Instrumentos de avaliação - No processo de avaliação são considerados os seguintes

instrumentos: fichas de avaliação formativa; fichas de avaliação sumativa; outros trabalhos realizados pelos alunos: trabalhos individuais e/ou de grupo (exemplos: produção de textos, resolução de problemas…), registos de observação e outros instrumentos específicos de cada disciplina que o professor ou o grupo de ano entenda serem adequados e necessários às situações de aprendizagem em que os alunos estejam envolvidos.

DIMENSÕES/PESOS PERCENTUAIS

A avaliação no primeiro ciclo do ensino básico incide sobre duas dimensões, os conhecimentos e

as capacidades e as atitudes e os valores às quais é atribuído um peso percentual.

Na avaliação global do aluno, a dimensão dos conhecimentos e capacidades, em cada disciplina, terá um peso percentual de 80% em todos os anos de escolaridade.

A dimensão referente às atitudes e valores terá um peso percentual de 20% em todos os anos de escolaridade.

Domínio Disciplinas Instrumentos de avaliação * Peso

percentual %Total Cognitivo e Psicomotor Português Matemática Estudo do Meio Expressões Inglês (3.º ano)

Testes de avaliação formativa 30%

80%

Testes de avaliação sumativa 30%

Trabalhos individuais e de grupo 15% Registos de observação 5% Atitudes e Valores Autonomia 5% Registos de observação 20% Responsabilidade 5% Participação 5% Sociabilidade 5% Observações:

*Quando o docente não necessite da utilização de todos os instrumentos de avaliação referidos, o seu valor relativo será distribuído de forma equitativa pelos restantes instrumentos.

Os trabalhos realizados diariamente pelos alunos serão avaliados, quando possível, de forma qualitativa (Insuficiente, Suficiente, Bom e Muito Bom).

A planificação trimestral deve prever a existência de pelo menos dois momentos formais de avaliação sendo que pelo menos um sumativo. Sempre que a duração de qualquer período escolar o justifique, poderá haver apenas um momento formal de avaliação sumativa.

(4)

A disciplina de Apoio ao Estudo tem por objetivo apoiar os alunos na criação de métodos de estudo e de trabalho visando prioritariamente o reforço do apoio nas disciplinas de Português e de Matemática.

Apoio ao Estudo

Domínios Peso Percentual

Cognitivo 80%

Atitudes e valores 20%

Oferta Complementar

Domínios Peso Percentual

Cognitivo 80%

Atitudes e valores 20%

Parâmetros de Avaliação de Atitudes e Valores - 20%

Autonomia 5%

Realiza trabalhos propostos

Tenta ultrapassar, sozinho, as dificuldades Expõe dúvidas e solicita ajuda

Emite opinião sobre o que vê e ouve Responsabilidade

5%

É assíduo e pontual

Aceita as regras de funcionamento dos diferentes espaços escolares É cuidadoso com os materiais

Manifesta empenho e persistência Participação

5%

Está atento

Questiona sobre os temas desenvolvidos Pondera as respostas

Intervém oportunamente em situações de aula Sociabilidade

5%

Aceita as observações / sugestões que lhe são feitas Coopera na realização de trabalhos de grupo/ pares Mostra respeito pelos outros

(5)

EFEITOS DA AVALIAÇÃO SUMATIVA FINAL/CONDIÇÕES DE PROGRESSÃO OU RETENÇÃO

De acordo com a legislação em vigor, no 1.º ano de escolaridade não há lugar a retenção, com exceção da situação prevista na mesma legislação, referente ao excesso de faltas injustificadas. Nos 2.º e 3.º anos de escolaridade, a progressão do aluno para o ano seguinte exprime-se com a menção de Transitou e a não progressão com a menção de Não Transitou.

Nestes anos de escolaridade o aluno ficará retido, não transitando para o ano seguinte, numa das seguintes condições:

Se obtiver classificação de Insuficiente, simultaneamente, nas disciplinas de Português e de

Matemática.

Se obtiver classificação de Insuficiente a Português ou a Matemática e, simultaneamente, a

Estudo do Meio e Expressões Artísticas e Físico-Motoras.

No 4.º ano de escolaridade, a progressão do aluno para o ciclo seguinte exprime-se pela menção de Aprovado e a não progressão pela de Não Aprovado.

Neste ano de escolaridade o aluno ficará retido, obtendo a menção de Não Aprovado, numa das seguintes condições:

Se obtiver classificação inferior a 3, simultaneamente, nas disciplinas de Português e de

Matemática.

Se obtiver classificação inferior a 3 a Português ou a Matemática e, simultaneamente,

Insuficiente a Estudo do Meio e Expressões Artísticas e Físico-Motoras.

Nota: As restantes componentes do currículo – Oferta Complementar, Apoio ao Estudo e

Atividades de Enriquecimento Curricular – não são consideradas para efeitos de progressão de ano ou conclusão de ciclo, devendo, no entanto, a sua avaliação sumativa exprimir-se através da tabela de classificação qualitativa atrás referida.

Referências

Documentos relacionados

(II) Animais com Área de Vida Restrita ao Sítio de Fidelidade: Foram incluídos neste grupo os peixes-bois reintroduzidos que apresentaram uma restrita distribuição geográfica de

Territórios, neste sentido, não são apenas dimensões materiais ou concretas, mas também um campo de forças, uma teia ou rede de relações sociais que se

Embalagens de 1000ml, em pacotes de polietileno leitoso atóxico, isento de mofo, odores estranhos e substâncias nocivas, embalagens plástica, prazo mínimo de

Para cálculo do valor da poupança anual foi considerado um valor padronizado (capítulo 3), indexado à potência das lâmpadas a instalar, tal como acontece com o período de

E quando você toma a decisão de ler a palavra de Deus, o Espirito Santo vai sonda aquilo que está oculto na Palavra do Senhor (Coração de Deus) e levar até o seu coração para

Mas ele é ( verbo ser, no Presente do Indicativo ) apenas um gato e não tinha tido ( verbo ter, no Pretérito Mais-Que-Perfeito Simples do Indicativo ) tempo de aprender (

Jorge, Madalena, Maria, Miranda e Manuel de Sousa, entrando com vários Criados que o seguem, alguns com brandões acesos. Já, sem mais detença! Não apaguem esses brandões;

[r]