• Nenhum resultado encontrado

Viagem à Argentina, com a Birds & Nature

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Viagem à Argentina, com a Birds & Nature"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Viagem à Argentina, com a Birds & Nature Data: 26 de Novembro a 8 de Dezembro de 2018

Partida de Lisboa – dia 26 de Novembro (segunda-feira), às 19,50h

Regresso a Lisboa – dia 7 de Dezembro (sexta-feira), às 13,20h. Chegada às 06,50h (8 de Dezembro)

A viagem de observação e fotografia de aves à Argentina é organizada pela Birds & Nature em parceria com a agência de viagens TopAtlântico e com uma empresa local especializada. O programa tem a duração de treze dias (incluindo os dias de viagem - ou onze dias na Argentina) e inclui a visita a alguns dos locais deste país mais interessantes para observar aves, numa altura do ano especialmente fascinante em que, para além das numerosas espécies residentes, se encontram também presentes as espécies que aqui invernam (e que nidificam no norte das Américas).

O programa da viagem concentra-se em diversas áreas de grande importância para a conservação da natureza e concretamente de aves, incluindo as regiões de Buenos Aires, San Clemente, Iberá/Corrientes e Puerto Iguazú/Misiones.

A viagem em solo argentino tem o seu início e final em Buenos Aires, uma cidade com numerosas áreas de interesse do ponto de vista turístico; por esta razão, o programa inclui um dia, bem como parte de uma tarde e de uma manhã livres na capital argentina, como forma de dar a oportunidade aos participantes de conhecer minimamente a cidade. Mesmo relativamente às aves, Buenos Aires proporciona excelentes oportunidades de observação, especialmente devido à Reserva Ecológica de Costanera Sur, que fica localizada na margem do Rio de la Plata, em plena cidade. Trata-se de uma reserva muito rica em aves, com destaque para os grupos das aves aquáticas e dos passeriformes.

A famosa região das Pampas constitui uma magnífica paisagem de extensas planícies que se estende dos Andes até ao oceano Atlântico e que possui um ligeiro declive de oeste para leste, adquirindo progressivamente e no sentido do oceano, um carácter de zona húmida com rios, canais e lagoas. Ambas as zonas mais secas e as zonas mais alagadas sustentam uma importante comunidade de aves, sendo a presença humana relativamente escassa. Na província de Buenos Aires, visitaremos parte desta região das Pampas, nomeadamente a zona entre esta cidade e a cidade de San Clemente (localizada a sudeste da capital argentina), junto ao estuário do Rio de la Plata. Nesta região teremos excelentes oportunidades de observar numerosas espécies características das Pampas, bem como outras espécies aquáticas e marinhas.

As duas regiões que descobriremos de seguida nesta viagem, possuem um clima do tipo sub-tropical e possuem uma enorme biodiversidade. A primeira, a região de Iberá, que em Guarani significa “águas brilhantes”, fica localizada na província argentina de Corrientes e constitui a segunda maior zona húmida do planeta (a seguir ao Pantanal), cobrindo uma área de cerca de 20.000 km2. Trata-se de uma região parcialmente protegida como reserva (Reserva Provincial de Iberá), existindo planos para constituir um parque nacional. Esta reserva inclui mais de 350 espécies de aves (com destaque para as aves aquáticas), bem como cerca de 85 espécies de mamíferos, 45 espécies de anfíbios e 35 espécies de répteis.

Por fim, visitaremos a província argentina de Misiones (designação derivada das missões Jesuítas estabelecidas aqui durante o século XVII), com um especial enfoque na região de Puerto Iguazú, onde ficam localizadas as famosas cataratas de Iguazú, as maiores quedas de água do planeta e que fazem fronteira entre a Argentina, o Brasil e o Paraguai (a designação deriva do Guarani e significa “grandes águas”) e que teremos a oportunidade de conhecer. A humidade é aqui muito elevada, originando uma vegetação sub-tropical luxuriante e cujo ecossistema dominante é a Floresta Atlântica, conhecida pela sua enorme biodiversidade e abundância de espécies endémicas (a província de Misiones possui a maior mancha contínua de Floresta Atlântica do planeta, com mais de 2000 espécies de plantas, 500 espécies de aves

(2)

e numerosas espécies de mamíferos característicos das florestas do tipo rainforest da América do Sul). Esta região inclui o Parque Nacional de Iguazú, local de excelência para a observação de aves, com destaque para as aves de floresta pertencentes aos grupos das rapinas, tucanos, tanagers, trogons, manakins, pica-paus e beija-flores. Nesta região teremos a oportunidade de visitar as ruinas de uma das mais importantes missões Jesuítas: San Ignacio Miní, datada de 1610 e que é Património Mundial da Unesco.

Na viagem é esperado que sejam registadas cerca de 300 espécies de aves, das quais se destacam as seguintes: Greater Rhea, Spotted, Red-winged e Tataupa Tinamous, Rusty-margined Guan, Black-fronted Piping-guan, Jabiru e Maguari Storks, Green Ibis, Chilean Flamingo, Pinnated e Stripe-backed Bitterns, Azure, Purple e Spot-flanked Gallinules, Rufous-sided, Ash-throated e Yellow-breasted Crakes, Plumbeous, Blackish e Spotted Rails, Giant e Slaty-Breasted Wood-rail, Southern Screamer, Limpkin, Coscoroba e Black-necked Swans, Silver e Ringed Teals, Rosy-billed Pochard, King e Lesser Yellow-headed Vultures, Swallow-tailed, Hook-billed e Snail Kites, Cinereous e Long-winged Harriers, Great Black, Savanna, Black-collared e Roadside Hawks, Yellow-headed e Chimango Caracaras, Aplomado Falcon, Red-legged Seriema, Hudsonian Godwit, Upland Sandpiper, South American Painted Snipe, Olrog´s Gull, Snowy-crowned, Cayenne e Large-billed Terns, Little e Scissor-tailed Nightjars, Ringed, Amazon e Green Kingfishers, Reddish-Bellied Parakeet, Blue-winged Parrotlet, Scaly-headed e Turquoise-fronted Parrots, Squirrel Cuckoo, Great-dusky Swift, Rufous-capped Motmot, Surucua e Black-throated Trogons, Toco e Red-breasted Toucans, Spot-billed e Saffron Toucanets, Chestnut-eared Aracari, Robust, Blond-crested, White-spotted e Yellow-fronted Woodpeckers, Ochre-collared Piculet, Campo Flicker, Hudson’s Canastero, Correndera e Hellmayr’s Pipits, Scarlet-headed Blackbird, Green-winged Saltator, Buff-bellied Puffbird, Rusty-breasted Nunlet, Blue, Band-tailed e White-bearded Manakins, Yellow-billed Cardinal, Araucaria Tit-spinetail, Great Pampa-finch, Violaceus e Chestnut-bellied Euphonias, Blue-naped Chlorophonia, Guira, Blue Dacnis, Green-headed, Hepatic, Sayaca, Fawn-breasted, Magpie e Chestnut-headed Tanagers e Red-rumped Cacique.

Relativamente a mamíferos, teremos boas possibilidades de observar diversas espécies, de que são exemplos: Black Howler e Brown Capuchin Monkeys, Cavy, South American Coypu, Capybara, Tawny Tuco-tuco, Azara's Agouti, South American Coati, Guianan Squirrel, Molina's Hog-nosed Skunk, Neotropical River Otter, White-eared Opossum, Pampas e Crab-eating Foxes, Pampas, Marsh, Grey Brocket e Red Brocket Deers e Seven-banded Armadillo.

A lista de espécies de répteis e anfíbios possíveis de observar é relativamente numerosa, sendo de destacar: Broad-snouted e Jacare Caimans, Yellow Anaconda, Black Tegu Lizard e Hilary’s Sidenecked Turtle.

Programa

26 de Novembro – Viagem de Lisboa para Buenos Aires (com escala em Madrid), às 19,50h. 27 de Novembro – Chegada a Buenos Aires às 08,45h. Transfer do Aeroporto de Buenos Aires para o hotel. Visita à Reserva Ecológica de Costanera Sur, que fica localizada a uma curta distância do hotel. Esta reserva localizada em Buenos Aires, na margem do rio de la Plata, representa uma excelente oportunidade para um primeiro contacto com as aves argentinas. Aqui, é estimado que observemos um grande número de espécies, entre as quais: White-tufted e Great Grebes, Coscoroba e Black-necked Swans, Neotropic Cormorant, White-faced Ibis, Whistling e Sriated Herons, Red-gartered, White-winged e Red-fronted Coots, Silver e Ringed Teals, Brown Pintail, Red Shoveler, Brazilian Duck, Rosy-billed Pochard, Wattled Jacana, Southern Lapwing, Nanday e Monk Parakeets, Glittering-bellied Emerald, Spectacled Tyrant, Great Pampa-finch, Yellow-billed Cardinal, Black-and-rufous Warbling-finch e Masked Gnatcatcher. Outros animais possíveis: Cavy, Black Tegu Lizard e Hilary’s Sidenecked Turtle. Alojamento no Hotel Lafayette, em Buenos Aires.

(3)

28 de Novembro – Dia livre em Buenos Aires, para visita à cidade (ou para visita à reserva de Costanera Sur). Alojamento no Hotel Lafayette.

29 de Novembro – Viagem para San Clemente, na província de Buenos Aires, através da região das pampas (cerca de 300 km). Durante este dia, teremos como espécies-alvo aves ligadas a este tipo de habitat, de que são exemplos as seguintes: Greater Rhea, Spotted Tinamou, Wood e Maguari Storks, Snail Kite, Cinereous e Long-winged Harriers, Southern Screamer, Limpkin, South American Painted Snipe, Upland, Pectoral e Solitary Sandpipers, Field Flicker, like Rushbird, Firewood Gatherer, Hudson's Canastero, Bay-capped Wren-spinetail, Warbling Doradito, Correndera e Hellmayr's Pipits, Scarlet-headed Blackbird e Long-tailed Reed-finch. Teremos também boas possibilidades de observar: South American Coypu, Tawny Tuco-tuco, White-eared Opossum, Molina's Hog-nosed Skunk, Pampas Fox, Pampas Deer e Seven-banded Armadillo. Alojamento no Hotel Morales, em San Clemente. y to

e

30 de Novembro – Visita à península arenosa de Punta Rasa, local de confluência entre o rio de la Plata com o oceano Atlântico. Trata-se de uma reserva natural excelente para observar aves aquáticas, com destaque para os grupos das limícolas, gaivotas e andorinhas-do-mar. Caso as condições atmosféricas sejam favoráveis, teremos também uma boa oportunidade de observar aves pelágicas (por exemplo Southern Giant Petrel e Black-browed Albatross). Aqui estimamos observar, entre outras, as seguintes espécies: Chilean Flamingo, American Golden e Two-banded Plovers, Rufous-chested Dotterel, American Oystercatcher, Black-necked Stilt, Hudsonian Godwit, Greater e Lesser Yellowlegs, Red Knot, White-rumped e Stilt Sandpipers, Wilson’s Phalarope, Olrog´s e Kelp Gulls, Snowy-crowned, Cayenne, Common, Royal e Gull-billed Terns e Black Skimmer. Alojamento no Hotel Morales.

1 de Dezembro – Da parte da manhã, transfer para o aeroporto, para voo com destino a Posadas, no sul da província de Misiones, junto ao rio Paraná, que aqui faz fronteira com o Paraguai. Após a chegada, viagem para Iberá, na província de Corrientes, imediatamente a sul (cerca de 170 km). Pelo caminho e à chegada, será possível observar os primeiros indivíduos de espécies como Jabiru Stork, Rufescent Tiger-heron, Cocoi Heron, Bare-faced e Plumbeous Ibises, Roseate Spoonbill, Giant Wood-rail, Lesser Yellow-headed Vulture, Great Black, Savanna, Black-collared e Roadside Hawks, Yellow-headed e Chimango Caracaras, Aplomado Falcon, Red-legged Seriema, Large-billed Tern e Ringed, Amazon e Green Kingfishers. Alojamento no Hotel Estancia San Juan Poriahu, em Iberá.

2 de Dezembro – Visita a Iberá. A lista de espécies de aves que esperamos observar neste primeiro dia completo em Iberá é numerosa e inclui: Red-winged Tinamou, Muscovy e Masked Ducks, Pinnated e Stripe-backed Bitterns, Azure, Purple e Spot-flanked Gallinules, Rufous-sided, Ash-throated e Yellow-breasted Crakes, Plumbeous, Blackish e Spotted Rails, Little e Scissor-tailed Nightjars, Blue-crowned Parakeet, Striped Cuckoo, Blue-tufted Starthroat, Black-and-white Monjita, Crested Doradito, White-headed Marsh-Tyrant, Strange-tailed e Streamer-tailed Tyrants, Donacobius, Ochre-breasted Pipit, Purple-throated Euphonia, Green-winged Saltator, Yellow-rumped Marshbird e Chopi, Saffron-cowled e Scarlet-headed Blackbirds. Boas oportunidades de observar diversos mamíferos, entre os quais Black Howler Monkey, Capybara, Neotropical River Otter, Crab-eating Fox e Marsh e Grey Brocket Deer. A nível de répteis, Broad-snouted e Jacare Caimans e mesmo Yellow Anaconda. Alojamento no Hotel Estancia San Juan Poriahu.

3 de Dezembro – Visita a Iberá. Este dia inclui um passeio de barco, o que aumenta as possibilidades de detetar espécies não observadas nos dias anteriores. Alojamento no Hotel Estancia San Juan Poriahu.

(4)

4 de Dezembro – Durante a manhã, observação de aves em Iberá. Viagem para Puerto Iguazú, na província de Misiones, com visita pelo caminho às ruinas da Missão Jesuíta de San Ignacio Mini (cerca de 470 km). Passaremos também por florestas de Araucaria, onde tentaremos observar espécies típicas deste tipo de habitat, como por exemplo: Araucaria Tit-spinetail, Chestnut‐backed Tanager, Red‐capped e Vinaceous Parrots, Canebrake Groundcreeper e White‐bearded Antshrike. Chegada a Puerto Iguazú ao final da tarde. Alojamento no Hotel Iguazu Orquideas Palace, em Puerto Iguazú.

5 de Dezembro – Visita às cataratas de Iguazú, com observação de aves ao longo dos diversos trilhos pedestres do Parque Nacional de Iguazú. Esta rede de percursos, através de uma vegetação luxuriante que inclui numerosas espécies de orquídeas e de bromeliáceas, segue ao longo das diferentes quedas de água, proporcionando excelentes oportunidades de observação de vida selvagem e nomeadamente de aves. Neste primeiro dia no parque estimamos observar numerosas espécies características da Floresta Atlântica, como são exemplos: Rusty-margined Guan, Black-fronted Piping-guan, Tataupa Tinamou, Green Ibis, Slaty-breasted Wood-Rail, Spot-winged Wood-quail, King Vulture, Swallow-tailed e Hook-billed Kites, Reddish-bellied Parakeet, Blue-winged Parrotlet, Scaly-headed e Turquoise-fronted Parrots, Squirrel Cuckoo, Great-dusky Swift, Rufous-capped Motmot, Surucua e Black-throated Trogons, Toco e Red-breasted Toucans, Spot-billed e Saffron Toucanets, Chestnut-eared Aracari, Robust, Blond-crested, White-spotted e Yellow-fronted Woodpeckers, Ochre-collared Piculet, Campo Flicker, Buff-bellied Puffbird, Rusty-breasted Nunlet, Blue, Band-tailed e White-bearded Manakins, Long-tailed e Cattle Tyrants, Planalto Tyrannulet, Russet-winged Spadebill, Boat-billed, Three-striped e Variegated Flycatchers, White-winged, White-rumped, Black-collared e Twany-headed Swallows, Black‐capped Foliage‐gleaner, Black‐billed Scythebill, Red‐ruffed Fruitcrow, Creamy‐bellied Gnatcatcher, Blue Dacnis, Spot-backed Antshrike, Violaceus e Chestnut-bellied Euphonias, Blue-naped Chlorophonia, Guira, Green-headed, Hepatic, Sayaca, Fawn-breasted, Magpie e Chestnut-headed Tanagers e Red-rumped Cacique. Relativamente aos mamíferos, teremos a possibilidade de observar Brown Capuchin Monkey, South American Coati, Azara’s Agouti, Guianan Squirrel e Red Brocket Deer. Alojamento no Hotel Iguazu Orquideas Palace. 6 de Dezembro – Da parte da manhã, visita aos jardins dos beija-flor, onde esperamos observas diversas espécies deste grupo de aves, como são exemplos: Black Jacobin, Blue‐tufted Starthroat, Scale-throated e Planalto Hermits, Black-throated Mango, Glittering-bellied e Versicolored Emeralds, Plovercrest, Violet-capped Woodnymph e Gilded Sapphire. Após o almoço, transfer para o aeroporto, para voo com destino a Buenos Aires. Tarde livre. Alojamento no Hotel Lafayette, em Buenos Aires.

7 de Dezembro – Início da manhã livre, até ao transfer do hotel para o aeroporto de Buenos Aires, para voo com destino a Lisboa às 13,30h.

8 de Dezembro – Chegada a Lisboa às 06,50h. Preço

4.380 euros por pessoa (suplemento de 460 euros para quarto individual).

40% do pagamento é efectuado na pré-inscrição e 60% até um mês antes da viagem.

O preço inclui: acompanhamento permanente de guia da Birds & Nature, guia especializado em aves e natureza na Argentina, passagens aéreas em classe económica de Lisboa para Buenos Aires e de Buenos Aires para Lisboa, passagens aéreas em classe económica de San Clemente para Posadas e de Puerto Iguazú para Buenos Aires, transporte ao longo de toda a estadia na Argentina (com exceção do segundo dia), passeio de barco em Iberá, alojamento ao longo de toda a viagem, refeições (com exceção do segundo dia), água engarrafada ao longo de toda a viagem, custo de entrada em áreas protegidas e privadas e IVA.

(5)

Não inclui: taxas de aeroporto dos voos internacionais (valor que deverá rondar os 480 euros), bebidas nas refeições e despesas de carácter pessoal.

Alojamento

HotelLafayette. Site do hotel: http://lafayettehotel.com.ar/ Hotel Morales. Site do Hotel: http://www.hotelmorales.com.ar Hotel Estancia San Juan Poriahu (não tem website)

Hotel Iguazu Orquideas Palace. Site do Hotel: http://www.orquideashotel.com/ Notas

Serão tomadas todas as precauções possíveis para não perturbar as aves e outros animais. Nas atividades organizadas pela Birds & Nature tentamos proporcionar não só excelentes momentos de birdwatching, mas também oportunidades fotográficas únicas.

A viagem realiza-se com um mínimo de 6 participantes; o número máximo de inscrições aceites é de 12.

Referências

Documentos relacionados

Apesar de algestona acetofenida + enantato de estradiol solução injetável ser altamente eficaz, a prática e os estudos têm mostrado que podem ocorrer casos de gravidez, uma vez

Atualmente presidindo a Cooperativa dos Agricultores da Região de Orlândia (Carol) e a Cooperativa Central de Crédito Rural do Estado de São Paulo (Cocecrer-SP),

2 camas de solteiro que não podem ser convertidas em camas de casal Ar-condicionado, closet, banheiro com banheira, televisão interativa, telefone, conexão de internet

Na Tabela 2 são apresentados os valores de potência elétrica para diferentes configurações da câmara de secagem em camada delgada, considerando a temperatura final de

A reserva é um destino para observadores de aves de todo o mundo, abrigando mais de 1000 espécies de aves, mais do que o número de espécies de aves que ocorrem nos Estados Unidos

Com o intuito de avaliar o potencial de áreas semiurbanas no semiárido Potiguar para nidificação e manutenção de aves nestes ambientes, os principais objetivos

Relativamente à situação conhecida e publicada no último Atlas, também esta espécie, conheceu uma evolução da sua área de distribuição para norte, estando já

O desejo está no âmbito da conjunção entre o intelecto e a vontade, e pode ser conhecido a priori, enquanto o querer é a pura característica daquela vontade expressa no organismo